29 novembro 2009

Os campeões também se fazem com sofrimento

FCPORTO 2 - 1 RIO AVE
Marcadores: Hulk ( 23 ') e Varela ( 81' ) e João Tomás ( 24')

Equipa: Beto; Fucile, Maicon, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Belluschi (Varela, 64), Fernando e Raul Meireles (Guarín, 84); Hulk, Falcao e Rodriguez (Farias, 67) .

O FCPorto provou que, apesar das enormes insuficiências na finalização, que impediram um resultado mais volumoso, e alguma intranquilidade no passe, principalmente quando alguns jogadores precisam de arriscar um passe mais longo, ou em jogadores como Fernando que tanto recuperam a bola como depressa a perdem de forma infantil, ao jogar bem é mais fácil encontrar o caminho certo para as vitórias.

Nesta partida, frente a um adversário bravo que se bateu de igual para igual, mostrando uma enorme qualidade, o FCPorto conseguiu uma vitória importante mostrando, em alguns momentos, um futebol bem agradável, com jogadas de ataque bem rápidas, muito bem construídas, criando imensas oportunidades de forma fácil, do melhor que se tinha visto até ao momento, neste campeonato.

A equipa portista não realizou uma exibição perfeita, defensivamente esteve um pouco “aflito” nalguns momentos, o que quase lhe punha em causa a vitória na parte final, e, a já falada, falha na finalização, o que pouparia algum sofrimento aos seus adeptos, mas fez uma exibição uns furos bem acima do que tem feito nas últimas partidas.

Com Maicon no lugar de Rolando, e Hulk de regresso à titularidade, o FCPorto entrou na partida quase surpreendida com a atitude vila-condense, que nunca “estacionou o autocarro na sua defesa”, jogando sempre de peito aberto, embora com muita agressividade, por vezes, uma dureza bem grande, o qual o árbitro iria perdoando.

Com a partida a ser jogada de forma muito rápida, com as equipas a fazerem pela vida, o FCPorto chegou ao golo, quase na primeira oportunidade flagrante, Hulk, um jogador muito mais preponderante para a equipa quando joga no meio do que nas alas, entrou pela defesa do Rio Ave, e beneficiando de dois ressaltos não deu hipóteses a Carlos.

Mas, no minuto seguinte, o Rio Ave igualou o marcador, de forma já por demais vista nas partidas do FCPorto, com a defesa portista a ser batida, nas alturas, num erro de falta de marcação dos defesas que permitiu a João Tomás cabecear de forma fácil para o fundo da baliza.

Mas, ao contrário do que tem sido nas últimas partidas, o FCPorto reagiu bem ao golo sofrido, com Rodriguez electrizante, e Álvaro a subir sempre com perigo, os portistas começaram a criar um festival de oportunidades falhadas, permitindo a Carlos começasse a ser a figura do encontro. A partida ganhou outro interesse, continuando até ao intervalo, sempre jogado de forma rápida e com momentos de bom futebol.

Na segunda parte, o FCPorto entrou menos bem, começando a denotar alguns níveis altos de ansiedade, principalmente, na altura do último passe. À medida que o tempo ia caminhando para o fim, começavam a avolumar as oportunidades de golo portista, os tetra-campeões obrigavam o Rio Ave a jogar muito atrás e com muitos homens, mas sempre bem organizados.

Aos 55 minutos, Falcao desperdiça, mais uma, oportunidade de golo, desta vez enviando a bola à barra, num lance de grande penalidade, a partir dai, a equipa sentiu a falha, Jesualdo Ferreira apostaria num 4x2x4, retirando Rodriguez e Belluschi, colocando Farías e Varela, aumentando a pressão, quase avassaladora, portista sobre os vilacondenses.

E depois de tantas oportunidades perdidas, lá veio o merecido prémio, num canto, Farías desvia a bola e Varela muito rápido empurra para a baliza, fazendo um golo, mais do que merecido, perante as imensas oportunidades falhadas.

Mas, até ao final, o FCPorto ainda teve direito a dois sustos na defesa, mostrando alguma intranquilidade e nervosismo, o Rio Ave ainda poderia chegar à igualdade, o que era um castigo bastante frustrante para quem tanto lutou pela vitória, como foi o caso da equipa portista.

Acima de tudo, ao FCPorto pedia-se uma vitória, frente a um conjunto que é somente a equipa sensação deste campeonato, se possível com uma exibição agradável, a equipa de Jesualdo Ferreira conseguiu o mínimo exigido, apesar de uma tremenda falta de capacidade de finalizar as imensas oportunidades que se cria.

Na próxima jornada, uma deslocação num campo tremendamente, e tradicionalmente, difícil, uma vitória, se possível com uma exibição positiva, poderá recolocar o FCPorto no caminho certo rumo ao objectivo principal.

24 comentários:

  1. Neste jogo deu para reparar que há jogadores do Porto a jogar sobre brasas, alguns deles que já demonstraram por diversas ocasiões que lidam bem com a pressão. A meu ver o Rodriguez e mais flagrante o Fernando. Hoje "um pouco" trapalhão na entrega da bola. No global muitas oportunidades boas mas temos que matar o jogo mais cedo, tem que haver calma na finalização e nos nossos adeptos, não ajudaram(tirando a claque)...

    ResponderEliminar
  2. Ganhamos, foi um jogo fabulástico, estive sempre descansado a assitir ao jogo, aquele ponta de lança que marcou o penalti enche-me as medidas que grande jogo, o trinco sempre a controlar o jogo, nunca perde um passe, e jogamos contra uma grande equipa bem organizada (como disse o mister Jesualdo- palavras sábias) com um orçamento parecido com o nosso.grrrrrrrrrr não aguento mais.

    ResponderEliminar
  3. Quando aos 50mns de jogo existem adeptos que começam a assobiar a equipa, deixa-me profundamente desagradado.
    Com tanto frio, mais valiam ficar em casa..se não gostam, que vão lá fazer?
    Jogamos bem melhor que nas ultimas partidas e vencemos com inteira justiça!
    O guarda redes adversário parecia ter molas, logo se foi o melhor em campo ..é porque jogámos bem, não?

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, comparando com jogos anteriores, hoje vi o Porto com mais alma.
    Hoje só não goleamos o Rio Ave devido a dois pequenos pormenores. Primeiro, continuamos a desperdiçar golos feitos de uma forma verdadeiramente amadora e displicente. Segundo, o Carlos fez uma exibição fantástica.

    Fiquei contente com o falhanço do Falcão naquele penalty "à DiMaria".
    Gosto de ganhar limpo e sem piscinadas e aquele penalty roçou o ridículo. Ainda bem que falhou.

    Ja vi mais alma, já vi mais Rodriguez e agora espero que a evolução técnica e táctica continue, gradual e contínua.

    Na próxima jornada temos uma saída muito complicada onde Jesualdo terá uma oportunidade de luxo para provar aos adeptos que o penta continua nos horizontes azuis e brancos.

    De negativo, registei o nervosismo com que Maicon jogou os 90 minutos e a quantidade avassaladora de passes falhados pelo Fernando, um deles ia dando o 2-2. Este miúdo tem de voltar à terra rapidamente.
    Belluchi, ainda lhe falta alguma coisa. Ainda não esta "à Porto".

    ResponderEliminar
  5. medo, muito medo.
    ...quando o guarda redes do porto leva amarelo por queimar tempo contra o rio ave em casa, pouco mais se pode dizer.....
    quando nos atiramos pra piscina, somo iguais aos outros que tanto criticamos......
    Somos uma equipa sem classe nenhuma. Mas mesmo assim, sem categoria, apenas com vontade será suficiente para vencer este campeonato. o grande derby de sabado, garantiu-me que menos de 5 pontos de avanço no final é pouco. tá no papo, sem categoria, sem classe, sem brilho, mas já cá canta.

    ResponderEliminar
  6. Começa a ser penoso ver um clube como o ENORME FCP, não saber jogar em futebol apoiado.. toda a gente sabe que o juju adora defender para depois sair em contra ataque, e o resto não se treina!? Contra este tipo de equipas, é difícil conseguirmos entrar na área sem ser com os ressaltos e as bolas pelo ar, que a maior parte das vezes não criam dificuldades aos adversários.

    Bolas paradas.. não criamos perigo nenhum…

    Em relação ao penalty falhado, "à primeira todos caem, à segunda cai que quer .." o hulk tem marcado bem os penaltys, porquê dar a marcação ao Falcao que já tinha falhado anteriormente?

    Não venham cá com a história do Rio Ave ser é a equipa sensação, que o FCP é o FCP, ainda mais a jogar em casa, tem que fazer muito mais e muito melhor!!!

    ResponderEliminar
  7. É normal persistir-se nas críticas quando nada mais há a dizer. Também quem não percebeu a razão de, com escassas alternativas, a equipa ter jogado mal há um mês não vai perceber agora as melhoras evidentes, muito menos entender que a equipa está a encontrar-se consigo mesma e a diversificação do seu jogo é já uma realidade com o aparecimento de ex-lesionados e a afinação física e táctica de outros que vinham em recuperação.
    Não vale a pena falar em nomes, porque muitos adeptos não conhecem os seus jogadores.

    O FC Porto jogou muito bem, na escalada de qualidade que tem a fazer e já se notou com o Chelsea. Se joga em contra-ataque e não sabe jogar em ataque continuado é uma discussão em que não me quero envolver tal a espertice de quem muito fala nisso.

    Mas contra os seus adeptos descrentes e que gostam de atrair o "azar" e árbitros que continuam a contemporizar com inúmeras (algumas perigosas) faltas dos adversários, o FC Porto lá vai encarreirando.

    p.s. - talvez por isso, ou sei lá o quê porque as redacções desportivas das tv's conseguem surpreender-nos pela negativa a qualquer instante, a SIC-N agora mesmo fez um "Opinião Pública" sobre o campeonato. Não vi o início, raramente vejo aliás, não sei a razão. Vi aos bochechos que o Jesus acredita nos 32 golos que marcou há não sei quantos jogos e não será importante marcar agora só com a ajuda do SLB como contra a Naval. Ouvi um tipo qualquer dizer que os benfiquistas já andam nervosos com o FC Porto a três pontos e também não vejo razões para andarem nervosos até pelo distanciamento e frieza dos próprios adeptos portistas face à sua equipa. Parece que o campeonato, se não acaba esta noite com o Braga a ganhar ao Leiria e isolar-se no topo, deve estar para terminar em breve.

    Portanto, até pelo que se lê por aqui, nada de novo.

    ResponderEliminar
  8. ah, e outra coisa.
    Já há muito disse que Falcao marca mal os penáltis, vai tenso e falha, continuo sem perceber a lógica e a ordem nesta prioridade.

    Sobre ele, banco far-lhe-á bem. Tal como a Fernando. Acredito que Jesualdo lançará Farias em Guimarães, já Fernando ocupa uma posição muito sensível e não há alternativa em vista para um jogo tão importante.

    Falcoa tem estado desastrado a jogar e a falhar de forma clamorosa. Ainda bem que, agora, parece ser o único a contrariar o bom momento que viveu antes da primeira paragem do campeonato. Tudo o resto vai ficar no ponto.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís, sobre o banco para o Falcao, é uma discussão em que não me quero envolver tal a espertice de quem muito fala nisso...

    Os outros não podem ter opinião, que já é "espertice", tu podes dizer as barbaridades que quiseres, relembro que este blog já foi muitissimo visitado e comentado pela comunidade portista, deixou de ser, devido a individuos como tu, que pensam ser os donos da verdade.
    Foi o meu ultimo post, tal como a minha ultima visita..

    Abraço aos verdadeiros PORTISTAS!!

    ResponderEliminar
  10. Dá-lhes Zé Luís!

    Quanto ao penalty, marcou aquele mas não marcou outro muito mais evidente. É a vida. Parece-me que neste ele já ia em desequilibro e o toquezinho fez o resto, o que obviamente não chega para penalty.

    ResponderEliminar
  11. Tá bem mas são muitos jogos consecutivos com muitas falhas e isto tarda em entrar no razoável. Não há paciência para tantos passes falhados, mesmo com o colega a 1 metro ainda conseguem entregar a bola ao adversário. O Fernando está numa lástima a entregar e o Beluschi precisa jogar (deveria ter ficado os 90) para ganhar mais confiança e ritmo de jogo, sem ele ainda jogamos pior. O Maicon é um grande jogador e ontem estava demasiado nervoso mas penso que o Rolando já era. Vá lá que a jogar tão mal estamos somente a 3 pontos do colosso que joga mais que os outros todos juntos, que marcou não sei quantos golos e que, segundo a imprensa e os seus adeptos já pode encomendar as faixas. Vamos lá a melhorar que Domingo já temos mais uma prova de fogo em Guimarães.

    ResponderEliminar
  12. "mas são muitos jogos consecutivos com muitas falhas".

    Silvestre, foram muitos. Ontem foi dos jogos mais conseguidos dos últimos tempos. Só não vê quem olha apenas para o resultado. O resto, visto assim, não é comigo.

    ResponderEliminar
  13. Nuno Sousa, eu acredito que as pessoas têm imensa dificuldade em ler e entender os outros. Não entro em diálogo de surdos.

    Temos a mesma opinião sobre os penáltis do Falcao. Já tinha feito a observação no penálti falhado com o Sporting. Concordo contigo e reforço a ideia, lembrando o que já escrevi aqui sobre a matéria. Quem quisesse podia ter participado no debate, mas poucos se envolveram, não sei se tu estavas por aí e agora nem interessa.

    Eu não tenho duas opiniões sobre as mesmas coisas. Tenho uma, justifico-a; se mudar, sentindo melhoras, comunico e justifico.

    Não estamos, por isso em desacordo, insisto, mas tu deves ter entendido mal.

    O que estamos em desacordo é provavelmente quanto a jogar em ataque continuado. Há aí uma confusão enorme de conceitos, como há milhões de exemplos de como nenhuma equipa joga no que entendes, e muitos entenderão, por ataque continuado.

    Essas espertices não comento. Começo a cansar de certas confusões de gente que mal sabe o que diz. Se quiseres, tens inteira liberdade para fazer um post sobre ataque continuado. Seja lá o que isso for, porfventura um ataque que dure 25 minutos consecutivos, a atirar ao boneco e a apanhar sempre o ressaldo, a segunda bola e a voltar à carga. Isso deve ser o ataque continuado. Mas para isso não tenho a veleidade de ensinar tipos que são espertos.

    Aceita lá o desafio e explica para o mundo da bola saber. Podes pedir opinião do Lobo das tácticas e ao Tadeia das explicações racionais.

    Eu vi o FC Porto a jogar em ataque continuado, porventura num conceito ou registo que não partilhamos, mas a equipa atacou pela esquerda, pela direita, pelo meio, houve mudanças tácticas, pressão ofensiva.

    No fim, com uns 30 remates, o FC Porto não marcou 7 ou 8 golos porque não calhou. Mas isso devo ser eu que estou a exagerar. A isso, porém, chama-se eficácia e há muitos que falamos que tem faltado, acima de tudo, eficácia.

    Aquela eficácia que o Benfica teve e agora não tem. Não tem nem tem metade dos remates que costumava fazer. Deve estar a faltar-lhe ataque continuado.

    Mas o JJ é que é esperto. Importa são os 32 golos marcados antes, os que deixaram de se marcar não importa.

    Os adeptos do FC Porto empolgaram-se com 4 golos na 1ª parte ao Leixões e pensam que é sempre assim.

    De resto, o mundo gira e a vida continua. Há sempre outros motivos para a gente diversificar interesses e acorrer onde muito bem entende.

    ResponderEliminar
  14. Rizzo da Rat, pode ter acontecido um "acidente", nem me dei conta e até pode ter sido outro administrador a actuar em vez de mim. Não sei o que passou mas podes repetir a tua ideia.

    Se quiseres ir a outro lado, obviamente tás à vontade. O eventual sucesso do blog tem muito ou nada a ver com as participações de todos e cada um pense naquilo que faz por isso ou deixa de fazer.

    Creio que o sucesso do blog tem sido mais vincado até nos últimos tempos. Mas deves andar distraído até a pensar na frequência com que comentas.

    Se quiseres manda vir, se não deixa estar. As pessoas nem imaginam o trabalho e a atenção que isto dá, sem podermos estar em permanência por aqui e sem evitarmos alguma falha ocasional. Talvez se dessem conta desse trabalho tivessem outra ideia do blog que não tens noção de saber realmente o que é.

    ResponderEliminar
  15. "jogadas de ataque bem rápidas, muito bem construídas, criando imensas oportunidades de forma fácil, do melhor que se tinha visto até ao momento".

    O Menphis viu, não precisa de falar em ataque continuado mas deve enquadrar-se por aí algures.

    Só agora li alguma coisa da blogosfera portista e há a ideia de um jogo bem conseguido pelo FC Porto e uma vitória que peca por escassa.

    Mas se há adeptos portistas que gostam de se dizer "exigentes", seja lá o que isso for e como se "mede" em relação a outros, então eles devem abundar mais por aqui, o que é sinónimo da qualidade superior e indiscutível do blog.

    Penso eu de que.

    ResponderEliminar
  16. Não creio que a exibição tenha sido tão boa como alguns comentários o deixam transparecer. Foi melhor que as anteriores, ponto final. Mas se repararmos bem naquilo que foi a partida muitos dos problemas continuam lá, as perdas de bola constantes são na minha opinião um exemplo gritante disso mesmo.
    Concordo com a ideia de que a equipa crescerá ao mesmo tempo que enquadra certos jogadores que regressam de lesão, Varela parece ser um indicador disso mesmo, mas este FCP pode e deve começar a produzir melhor futebol. Ontem as cadeiras vazias foram o suar do alarme para essa insatisfação que se generalizou.

    Não cheguemos ao ponto de pormos tudo subitamente em causa. Par o final do campeonato ainda muito há para jogar, e em Maio conto estar a festejar pelo quinto ano consecutivo, mas tal como já referi, não será alcançado com exibições destas, até lá o FCP ainda vai praticar melhor futebol.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Estive a ver o jogo do Braga, não têm melhores jogadores que o PORTO, mas jogam muito mais futebol, a diferença está no treinador, mais uma vez me repito, DOMINGOS PACIÊNCIA tem tudo para ser o nosso Guardiola.

    ResponderEliminar
  18. Paulop :

    ..."a diferença está no treinador, mais uma vez me repito, DOMINGOS PACIÊNCIA tem tudo para ser o nosso Guardiola."


    Também o Quinito tinha !
    Lembras-te do que aconteceu depois?


    Um abraço


    PS: Isto não quer dizer que o Domingos não seja um bom treinador.

    ResponderEliminar
  19. Azul Dragão,

    não adianta, já foi assim com Jorge Costa em Braga. Para quem se lembrar.

    Começo a achar que há no subconsciente portuense mais profundo uma ligação histórica ao arquétipo da fundação da nacionalidade em que Braga era sede de poder espiritual e temporal, era, então, o País e o resto era paisagem.

    ResponderEliminar
  20. Nada me liga ao priorado, mas de Braga têm saido os técnicos mais badalados.
    Jesualdo,Jesus,J´Costa,Domingos e mesmo Carvalhal, todos passaram por Braga, coincidências?
    Quinito foi de facto um dos maiores flopes.
    Acima de tudo estou cansado de Jesualdo, não tenho cultura británica, mais de 3 anos com o mesmo treinador não resulta, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  21. paulop, ainda bem que percebeste a minha ironia sobre o priorado de Braga.
    Permite-nos falar de outras coisas além de estritamente de bola, não é?
    Quanto ao cansaço de Jesualdo, percebo a ideia e concordo com ela. Só que é ele que está lá e ele tem maneira de pôr isto a render mais.

    Lembro que estranhei a renovação por mais dois anos. Contava só por um porque era difícil, depois dos êxitos de 2008-2009, não renovar com o homem. Era difícil e injustificado, além de então não se ver alternativa. Certo? Portanto, há que aguentar. E apoiar.
    Entre a realidade presente e o wishful thinking, não há que escolher nem ser estúpido ao ponto de usar preconceitos e validar uma cultura que não temos, de facto, dessa temporalidade britânica.
    Se houvesse mesmo mais cultura, desportiva ou britânica, as pessoas veriam melhor o futebol e viveriam melhor o futebol. Poupar-lhes-ia arrelias e dizer disparates sucessivamente.

    Deve ser por isso que eu encaro bem todas as situações, não deixo de fazer as minhas críticas mas tento contê-las sempre em limites razoáveis, o que não me impedirá de cometer um ou outro exagero, obviamente. É tudo uma questao de mentalidade, se não for mesmo a tal cultura. Se as pessoas tivessem outras vivências no futebol talvez olhassem o futebol de maneira mais lúdica e desportiva e com bagagem para saber comentar com argumentos sólidos e não estapafúrdios.

    ResponderEliminar
  22. Rizzo, tu podes achar o que quiseres mas depois não te queixes. Podes ver tudo mau no jogo de domingo sem se perceber se sabes o que dizes. Eu acho que não viste o jogo ou devias estar "bêbado"... Tirar as conclusões que tiras não corresponde com a realidade, mas também deves ser daqueles que imagina ataque continuado como se todas as equipas fossem o Barcelona.

    Portanto, os teus 2º, 3º e 4º parágrafos denotam sérios equívocos da tua parte.

    Quanto às ausências de Lucho e Lisandro, não sei se vale a pena pensar nisso. Digamos que uma coisa é idealizar que gaurdamos sempre os melhores e por esse prisma ainda poderíamos ter o Madjer, o Gomes e o Futre. Obviamente, também preferia tê-los, mas não é possível. Digamos que, em ideia, tu não pensas mal. Depois não poderás vir, como muitos vêm, criticar a falta de receitas e os prejuízos do balanço.
    Há uma realidade que os adeptos recusam ver nas SAD actuais e este ponto está igualmente gasto. Insistir nele é uma birra de menino inconsciente.
    E dispenso lembrar que há um ano, por esta altura, criticava-se não só o Jesualdo, mas também o Lucho e até o Lisandro, que se distinguia pelos golos falhados...
    Portanto, essas arrelias de adeptos vulgares não contam com a minha condescendência.

    Sobre o blog, calhou ficar assim e eu assumir o que já assumia: a despesa dos escritos. Quem comenta, comenta e faça-o bem, o resto tem o lixo como destino. A moderação de comentários é uma necessidade, a falta dessa moderação até levou à presença de intrusos que afastaram outros habituais convivas desta bancada. Não me preocupa a dimensão do blog e nem olho, nem faço alarde disso, aos números, mas posso lembrar-te que, com ou sem comentários, desde há 3 meses e picos tivemos 100 mil visitas, o que é 1/6 das 600 mil anteriores em mais de 3 anos. Podia fechar a loja e dizer está feito, não os aturo mais. Posso fazer muitas coisas e não deixo de responder a quem me demanda. Podem é não gostar da frontalidade, porque argumentos bem delineados nunca ficaram de fora e agora só obriga a vir aqui de vez em quando para publicá-los.

    ResponderEliminar