05 julho 2010

Mais do mesmo... é moléstia


O Sporting, sim, encontrou um novo paradigma, de resto há muito anunciado: já não reteria as pérolas da Academia, o presidente estava disposto a vender na medida do possível o que era, isso sim, a "bandeira" do clube e a aposta de marca na formação. Alguém se lembra disto? Lendo algumas análises, à pressa e à pancada a pedir mais traulitada para aquecer o ambiente como se houvesse necessidade, aí está o cenário perfeito para que o sorteio do campeonato, a decorrer dentro de momentos, cative já quanto ao Sporting-Porto no calendário (*) e a animosidade esquentada de Alvalade contra o seu ex-menino prodígio.

Mas como sou um tipo relativamente bem atento, quando não ando por longe, com memória e sabendo o que gasta a casa alheia, bem como a do Dragão, começo por lembrar o que aí está, no parágrafo inicial.

Ouvindo/lendo o que disse esse inefável presidente leonino com tendência tanto para o "foverer" como para o "never, ever", não fico estupefecto, tantas são as "brancas" como os cabelos brancos. E se na saída de Paulo Bento JEB mostrou a paixão assolapada, parola e rapidamente contrariada pela realidade (de que o ex-técnico não seria esquecido em Alvalade), aliás bem negra pelo tempo restante da época, agora a doença não tem cura e a moléstia prossegue.

Ao menos o presidente leonino afirmou que o negócio se fez bem, "o Sporting defendeu os seus direitos", o FC Porto portou-se lealmente e, claro, era inevitável a transferência que, sabe-se lá porquê, custava a admitir a JEB. Mais: no desespero de encontrar outra saída, aucultando pelo mundo e arredores que já tivessem regressado a casa após o Mundial, o melhor que conseguiriam, confessou JEB, era receber apeas 7ME...

Pois, mas como Paulo Bento pedia mau ambiente para os árbitros em Alvalade, agora é JEB a falar em "maçã podre" sobre João Moutinho, o que contradiz o que ele mesmo fala do passado do jogador formado no clube. E a acirrar os ânimos dos adeptos contra Moutinho, como se muitos já não o desejassem ver pelas costas mas tendo sido o clube a rejeitar uma proposta de 15 ou 17ME do Everton há dois anos. A "maçã podre", realmente, era suposto valer mais, mas isso era enquanto a juventude de Moutinho, Djaló e Miguel Veloso servia de propaganda. Até mudar-se o paradigma...

Importa-me pouco o que fez Moutinho tornar-se numa maçã podre, ainda assim bem paga e vendida algo acima do preço do mercado que depreciou em 2009-2010. Para justificar aos sócios esta coisa incomodativa era preciso descer tão baixo e apoucar o único elemento que salva a época financeira dos leões? Os seus adeptos podem responder, mas custa-me ver como a "rivalidade" continua a turvar as águas.

Depois vem Costinha: "E chegou o momento em que o João me disse que teria de defendê-lo, após uma manchete de um jornal referir a hipótese de deixar de ser capitão. Respondi-lhe que não o faria, porque não tinha de defendê-lo de algo que nunca lhe foi dito e que não tenho de desmentir todas as manchetes sobre o Sporting. Ele ficou muito magoado".

Creio que Moutinho não é parvo e pelo menos eu recuso que façam de mim néscio. Terá havido, claramente, segundo Costinha, uma "notícia" com "pozinhos de encomenda". Pois se ninguém falou em Moutinho perder a braçadeira, a não ser o novo técnico falar em "vários capitães" de equipa e Moutinho "ser um deles", que impulso levou, depois, algum pasquim a atrever-se a noticiar que Moutinho não seria mesmo capitão? Os jornais nem sempre inventam e esta desinformação e intoxicação, preparada por agências de comunicação e gestores de imagem e contra-espionagem, sabem levar a água ao seu moinho. Então, lançado o isco, atiçada a fera que, ferida, alegadamente recusara treinar-se, Moutinho já não suportava mais "aquela gente" de armadilha pronta. Se foi assim, fez bem, o Sporting recebeu o que confirmou ninguém estar disposto a pagar, o FC Porto abriu os cordões à bolsa e sacrificou até um dos seus cordeiros, perdão NA Coelho, em que se depositavam tantas esperanças e, como sempre digo, veremos se compensa vender Raul Meireles, ficar com salvo positivo na conta bancária e ter o futebol, em decadência em Alvalade, de Moutinho no Dragão.
A Imprensa do regime e os actuais guardiões do Sporting fizeram o seu trabalho. Ali rasgam as vestes muito facilmente, foi um presidente "violentado" por ter de despedir Peseiro, outro a chorar por se separar de Bento e este mesmo, agora, entre mercadoria também enjeitada (Vukcevic, antes Izmailov) no vai e vem dos negócios, separa-se de uma "maçã podre" muito ressabiado mas com desculpas de mau pagador, porém aliviado da tensão súbita da tesouraria pendente.

Avalie quem quiser e julgue com dois dedos de testa. Porque isto, realmente, não é para todos, parece só para tolos. Vá lá que Costinha só lhe desejou que não se aleije...

O ambiente em Alvalade para Moutinho não será pior nem melhor, contudo, do que é normal, infelizmente normal, até para os lados da Luz, com maus fígados e má-criação em Lisboa. Quando Quaresma reapareceu frente ao Sporting pelo FC Porto, vindo do Barcelona, também lhe quiseram mal e não houve nada "disto", ms foi tratado como um traidor. Só espero que, à primeira, como Quaresma, Moutinho chegue lá e marque logo.
O Moutinho de azul e branco, porém, não terá pela Imprensa do regime a mesma compaixão pelos seus mergulhos em campo e a APAF tratá-lo-á mais severamente do que lhe permitiram de verde-e-branco a protestar com os árbitros e a ter entradas bem feias sobre adversários.

A vida é outra, no Porto. Mas é a vida e pode ser bela.
(*) ACTUALIZADO (23.48h): pronto, já se sabe quando o Moutinho vai ser "moutado" em Alvalade: jornada 12, 28 deNovembro. E com o Porto-Benfica na 1ª volta, ficou para as calenda lembrar quando os dragões verão, de novo, o túnel da Luz, a 5 jornadas do fim. E, pelas tv's do regime, lá repassou a extensão de um problema de cultura de maçãs de uma quinta sem rei nem roque para um negócio legal e transparente cujo contornos históricos valem mais do que discussões marginais até metendo o carácter das pessoas. Foi o Manha a apontar que muito antes Pinto das Costa seduziu Moutinho e o Cervan a repisar a lenga-lenga que já ouvi ao estrábico Ferreira e alguns ouvirão, ainda, tal cassete pelo cineasta das conspirações. Até parece que os adeptos do desportivo, no fundo para xingar os vizinhos do recretivo, estão mais incomodados por esta transferência.

6 comentários:

  1. "Até parece que os adeptos do desportivo, no fundo para xingar os vizinhos do recretivo, estão mais incomodados por esta transferência"

    Mas tens dúvidas?

    E mais do que xingar, parece-me a mim que a mesquinhez quase maquiavélica com que tentam atiçar os sportinguistas e portistas uns contra os outros serve como escape ao facto de haver a real possibilidade do seu maior rival ser ter reforçado com esta contratação. Mesmo saindo Meireles..

    ResponderEliminar
  2. Parabens pela tua Holanda Zé Luis.

    Amanha esperemos pela melhor Alemanha para uma final inesquecivel.

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Embora seja ainda muito cedo, é notório que este ano só não somos campeões se algo de muito estranho acontecer.

    Como diria Mourinho, este ano em condições normais, seremos campeões e em condições anormais....também seremos campeões!

    Por muito forte que os benfas, com ou sem as ajudas do ano passado, estejam (e acredito que estão), este ano, exceptuando a defesa tem qualidade aliada a uma quantidade de jogadores que faz inveja a muitas equipas da classe média alta europeia à qual nós pertencemos.

    Quanto a Walter tenho que esperar para ver (não vou na conversa dos vídeos do youtube, só mesmo vendo jogos inteiros), mas pelo que tenho ouvido é uma força da natureza, baixo, mas com muita força e velocidade, além de um remate poderoso.

    Quanto ao jovem prodígio James, esse posso assegurar (dentro do possível) que temos em mãos uma das futuras estrelas mundiais. Vi dois jogos dele na Argentina e na altura chamou-me a atenção, pois o seu talento salta à vista. É rápido, tem bom controlo de bola, 'dribla' bem e tem um bom remate. Vi-o marcar um ou dois livres e parece-me que poderemos ter um especialista em bolas paradas.

    Depois, temos Souza, que tem a dimensão física do Fernando, mas consegue sair a jogar e passar para a frente e não para os lados/atrás. E não me admirava que o Fernando este ano ficasse no banco.

    Assim sendo, temos um meio-campo com Fernando, Souza, Mourinho, Micael, Belluschi, Guarín, Castro (?), Valeri (?) e Tomás Costa (?) e um ataque com Ukra, Mariano, C. Rodriguez, Hulk, Varela, James Rodriguez, Falcao, Walter (?), Kleber (?), Farías.


    Se sair Bruno Alves falta um grande central, se Fucille sair um lateral-direito. De resto, apenas falta emprestar Tomás Costa (para ver se o vendemos para o ano)e temos uma grande equipa.

    ResponderEliminar
  4. E posto é aí o Grande Império, ó Carlos V, que tanto te dá ganhar este ou aquele, se o mesmo Sol não se põe de Uruguay a Espanha, ainda que espanhol, rais ta parta, em pós a Alemanha onde moras, já vejo os Países Baixos de Holanda segundo.

    ResponderEliminar
  5. Miguel,

    a minha favorita foi e é a Espanha, desde o início. O problema da Alemanha foi apanhar a Espanha, tal como Portugal.

    E um problema tão grande que já pedem a exoneraçao do seleccionador por perder com a Espanha. E duas vezes. É incrível como os alemaes são tão parecdos com os portugueses.

    ResponderEliminar
  6. quote ben az : "Assim sendo, temos um meio-campo com Fernando, Souza, Mourinho, Micael, Belluschi, Guarín, Castro (?), Valeri (?) e Tomás Costa (?) e um ataque com Ukra, Mariano, C. Rodriguez, Hulk, Varela, James Rodriguez, Falcao, Walter (?), Kleber (?), Farías."


    o mourinho voltou ao porto para jogar no meio campo ???

    sorry , nao resisti :)

    ResponderEliminar