11 julho 2010

Tão entusiasmante como as manchetes com os reforços...

Ele tinha sido o Sereno, depois o Souza, a seguir o polaco para 3º guarda-redes, mais o James (todos titulares no primeiro teste do estágio alemão) de nome tão inglês como o de Wason Rentería... Mais o negócio chorudo do Moutinho, com tanto cifrões portistas quantos os insultos dos despeitados vendedores resmungões de Alvalade. Por fim, enquanto duram as novelas Walter e Kléber, um tal Emídio Rafael para elevar ainda mais o nível entusiasmante até ao estatuto de uma 1ªpágina (edição Norte) exclusiva como esta.

Lê-se, agora, que o FC Porto empatou com o Preussen Munster, apesar de Preussen aparecer quase sempre mal escrito. Deixa tanta indiferença quanto as contratações anteriores, à parte Moutinho e, ainda assim, sem mérito comprovado.

Mas tudo isto não teria um toque de parolice informativa se não fosse notado que o opositor germânico do teste de hoje é amador. O Preussen Munster joga, de facto, na Regionaliga West, escalão (regional) abaixo das (agora) três Ligas nacionais da Alemanha (havia apenas duas Bundesligas) de que este clube foi campeão amador em 1994, já agora.

Porquê esta nota?

Porque o FC Monthey, que o Benfica venceu ontem na Suíça, começou por ser apresentado pelo Noé Monteiro, que vive lá e reporta para a RTP, como equipa "da V Divisão suíça". Nos noticiários, em Lisboa ou no Porto, por uma menina ou um menino como se fossem meros locutores de continuidade e se dispensasse um editor para a informação, decerto assoberbados pelo Mundial e os seus experts de pacotilha, ouvi ainda hoje, de manhã e ao almoço, que o Monthey era da IV Divisão. Afinal, o próprio Noé, no telejornal do almoço, já promoveu mais o Monthey até à III Divisão, sendo que a Suíça tem duas divisões nacionais. Nunca como amador, o que evitaria deambular pelos escalões regionais helvéticos.

Mas a verdade estraga sempre uma boa história e o Noé Monteiro tem que se repartir pelos estágios do Benfica e do Sporting nos dois lados da fronteira franco-helvética e é natural que ao argentino Torsiglieri, recém-chegado aos leões com o entusiasmo dos reforços portistas, lhe tenha chamado Talhiere, porque o cosmopolita jornalista radicado em Genebra vai amiúde a Milão e, claro, come muita massa e fala italiano.
ACTUALIZADO (24.00h)
nota 1 - há aí muito portista enraivecido por a RTP não seguir o FC Porto na Alemanha, ao contrário do que faz com Sporting e Benfica mas estes à custa da proximidade de Noé Monteiro que se desdobra com evidente sacrifício. Como de costume, porém, os adeptos rasgam as vestes, mas o clube continua no seu silêncio sepulcral... com as esperanças dos primeiros de que este algum dia acorde e dê sinal de si.
nota 2 - as manchetes dos desportivos tugas de hoje, domingo, são de um reforço argentino do Benfica, o que é compreensível e óbvio; amanhã é que não se sabe, depois do que terão sido dois frangos do reforço para a baliza Roberto na derrota de hoje com o Sion, 5º classificado do campeonato suíço, da I Divisão, é certo, mas que no Maisfutebol é apresentado como sendo de "fina água".
Afinal, hoje o Record foi o único com coragem para escarrapachar na 1ª página a frangalhada do Roberto 8,5ME, pelo que também merece destaque positivo e exclusivo entre os pasquins de hoje.

3 comentários:

  1. Segundo a pagina do Preußen Münster,o vencedor por 2 vezes da liga dos campeaos,e apesar da falta de 6 jogadores do mundial,ainda trouxe varias estrelas,notou-se bem a diferenca de 4 escalaoes. Tendo o Porto manda-do 2 bolas ao poste,tambem ouve musica ao vivo e CERVEJA DE BORLA.

    ResponderEliminar
  2. Só uma nota: sou de Coimbra e vou acompanhando a carreira da Académica. E tenho a dizer que este Emídio Rafael é muito bom jogador, dos melhores defesas esquerdos do último campeonato. É um jogador a seguir com atenção.

    ResponderEliminar