30 agosto 2013

Gala de Cristiano com os pobres da Corunha

Sem títulos que se vissem (a Supertaça de Espanha foi oferecida por Valdés a di Maria no Camp Nou), Cristiano Ronaldo voltou a faltar, ontem,. à Gala do Mónaco, onde era suposto ser um dos três melhores do ano mas a quem faltavam, de facto, argumentos. Teve 3 votos como 1º, o bonzo da Marca, o delgado da Bola e o shvili qualquer da Geórgia... mas nenhuma edição online da Imprensa de trazer por casa mencionou sequer ao de leve a votação, não fosse o brilho da estrela empalidecer...
CR7, "inspirado" por José Mourinho que também alegou dores de cotovelo para não ir ver o vencedor de "melhor da Europa" em 2012, faltou já no ano passado. Curiosamente, Mourinho instava os votantes (jornalistas ou similares) a premiar os 47 golos do melhor marcador em Espanha na época anterior 2010-2011 e Bota de Ouro...
 
Ganhou Messi em 2011. Em 2012, apesar de Messi ter pulverizado o recorde de golos de CR7 do ano anterior (50-47) e marcado quase 100 golos num ano civil para recorde mundial, foi consagrado Iniesta, a quem faltou o título espanhol mas sobrou o europeu de selecções, mais o resto dos troféus em Espanha. Mourinho não gostou, nem de del Bosque "part-time" com a "Roja"...
 
Fartos de dar lições de desportivismo deste calibre, os mais renomados tugas no mundo - de tal forma que o "banqueiro" Horta Osório é chamado "Mourinho do Money" à frente do Lloyds inglês - continuam em grande esta época.
 
Mourinho parte hoje para a Supertaça europeia em Praga - os lambe-botas da TVI já lhe estão no encalço... - e o reencontro com Guardiola a vangloriar-se das vitórias e a esquecer as derrotas com Pep do tempo do Barça. Não fez puto para estar na Supertaça e o Chelsea, ganhando a Liga Europa ao Benfica "traumatizado", até acabou a época a somar mais pontos de bónus (26) no ranking da UEFA do que o Madrid de Mourinho (25) na Champions...
 
A UEFA não elegeu treinadores de 2012-13, não sei porquê, mas lá levou avante a votação de melhor jogador europeu pela 3ª vez. Ganhou Ribery (36 votos como 1º), naturalmente (Bundesliga, DFB Pokal, Champions), não obstante outros 50 golos de Messi (13 vezes nomeado 1º) que, como em 2012, de nada valeram ante a mestreia de Iniesta, agora do diabólico dribler gaulês no auge do seu futebol.
 
Pois Cristiano Ronaldo, fazendo gala da sua soberba, desta vez faltou porque o Madrid jogou, ontem à tarde, o Teresa Herrera na Corunha, a um jogo (era um quadrangular de grande prestígio), nada cobrando ao Depor e até com o lendário Lendoiro pedindo ovação para os merengues por não cobrarem caché no Riazor.
 
Ou seja, a subserviente Imprensa tuga pode vangloriar-se de CR7 ajudar os "pobres": o Depor voltou a descer à 2ª divisão, de onde os tugas aos montes desertaram entretanto, e continua em risco de, por finanças arruinadas, desaparecer do mapa, bem como Lendoiro a quem acusam da tragédia... CR7 foi snob com os ricos e, qual Robin dos Bosques, acorreu a dar uma mão aos galegos.
 
Entretanto, num Agosto mortífero pelos fogos a sério e não pelas faúlhas do futebol que são tanga na vida real, nem Mourinho nem CR7 se lembraram, ainda, de elogiarem os nossos Bombeiros e darem uma palavra de apreço pelo seu trabalho. A esquerdalha das redes sociais ainda não se lembrou disso, mas cantam o hino e beijam o escudo e as quinas se os nossos da estranja aparecem nos píncaros e elevam o "sentir português" dando lições ao mundo e levantando o moral da malta tuga.
 
Aliás, vai cumprir-se a 3ª jornada da Liga este mês e o futebol tuga também não dará sequer um minuto de silêncio, e respeito, pelos "Soldados da Paz", os que lutam arduamente e os infelizes 5 mortos já contabilizados.  Nem sempre o futebol parece ser o melhor veículo para nos unirmos por causas nobres e gestos patrióticos. Não há bandeiras às janelas, nem a meia-haste. Um nojo!

A mesma esquerdalhada que não se incomodou com o simulacro do Chiado, a apoteose de Costa que já quer Woody Allen (ou o Woody Woodpecker?) a filmar em Lisboa picando o ponto ao erário municipal público e o palco para a RTP instalar e produzir a parafernália do seu telejornal no sábado à noite... Isto é que é uma Nação! 

Sem comentários:

Enviar um comentário