30 abril 2016

Coerência de Peseiro também bateu no fundo

Lembram, decerto, que alguém disse, no FC Porto, que a presença de Helton em Coimbra na semana passada, era para preparar o Jamor. Ou que a aposta em mais portugueses no onze era o virar de página já com vista à próxima época. Ou, há mais tempo, que o plantel tinha muita qualidade. E, ainda, tanta coisa que a cada semana vai por água abaixo no Dragão.
Layun deixou de ser lateral à esquerda e dos melhores no campeonato para ser central adaptado. Faz lembrar o Lopetegui a pôr o central Reyes a lateral em Munique...  Depois foi Danilo a recuar para central, em que estabilizou o sector e abriu vaga no miolo. E o prometedor Rúben Neves a emparelhar com Sérgio Oliveira que não aguenta um jogo completo.
E temos o tridente ofensivo mais improdutivo, ou inepto, de volta...
Peseiro não podia escolher altura para se afundar do que "pensar" assim o "melhor onze" frente à melhor equipa do campeonato.
E se de repente, acabado o jogo, dominado em todos os capítulos e em todo o tempo pelo Sporting que confirma merecer galões de campeão, eu não lembrava, em muitos anos, uma equipa nacional que tenha sido muito melhor e merecido ganhar no Porto, com o tempo e frieza recupero o 0-2 com o Benfica em 2005. Era Koeman contra Adriaanse e na 2a volta o FC Porto averbou outra derrota com o Benfica (1-0), mas seria campeão a uma jornada do fim, no 25 de Abril em Penafiel, como obteria a dobradinha - e iniciava o ciclo do Terra que Jesualdo completou entre os infames títulos de 2005 e 2010 do Benfica.
Pois, mas eu sou do tempo, também, com memória de outros tempos. Como há 40 anos, a última vez que o Sporting ganhou no campeonato os dois jogos ao FC Porto, um deles na noite de nevoeiro nas Antas, com um golo fantasma e um 3-2 final que raramente se acompanhou na íntegra - eu estava lá...
Pois consigo lembrar a última equipa a merecer ganhar no Porto para o campeonato em jogos importantes (não o 0-3 com o Nacional já com o título ganho e a poupar para a final da taça, precisamente a última equipa a ganhar os dois jogos da liga ao FC Porto).
Mas esta superioridade do Sporting não teve só a ver com os erros de Peseiro. Os centrais que jogam à zona larga e um Chidozie que não faz ideia de como estar em campo e posicionar-se, são do mais ridículo que possa conceber-se - mas a poupança indevida de Peseiro foi não ter posto Antero Henrique e Pinto da Costa a centrais para aprenderem.
Sou, então, do tempo em que o FC Porto não ganhava nada mas nunca teve 6 derrotas em casa como agora. Parabéns à SAD reconduzida no Ferrari para o qual não tem habilitação.
E nem com a memória de uma arbitragem tão favorável nas duas últimas épocas o FC Porto conseguiu evitar uma dolorosa derrota mesmo que não contava para nada.
Tivera o FC Porto arbitragens assim esta época e estaria a lutar pelo título. Um jogo senão único, pelo menos raríssimo em que o primeiro amarelo não foi para um portista e Maxi tantas fez que bem merecia um cartão, e com uma gp generosa muito menos evidente do que tantas e tantas negadas está época - gp de facto mas antecedida de falta de Aboubakar; ou lances de fora de jogo não assinalados a portistas contra outros infames mercados que não existiram noutros jogos... é pena que, indevidamente, mas também por bater no fundo da credibilidade e da coerência em protestar arbitragens, ver o presidente do FC Porto comentar que a derrota ficou a dever-se a Artur Soares Dias. Isto só por ironia a par de ver benfiquistas reclamarem gp para o FC Porto enquanto, tendo perdido os dois jogos com os Dragões, ainda seguem incrédulos como não ganharam ao FC Porto - mas com um futebol medíocre e colinho arbitral se preparam para um tri que só quem é de outros tempos lembra como era...
Há dois anos, na Luz, depois de 2 gp negadas evidentes numa derrota por 2-0, Pinto da Costa conteve o impulso de bater no árbitro do Porto,  vindo a confessar numa anedótica entrevista ao canal de trazer por casa que ficou à espera de na conferência de imprensa pós jogo os jornaleiros levantarem questões de arbitragem... Foi na vez em que disse renovar com o preocupações Fonseca se fosse preciso - dois meses antes de sair de cena após muita insistência.
Esperemos que isto não seja o prenúncio de renovar com o medíocre Peseiro.
Porque já não sabemos mais que esperar para a final do Jamor, a ver pela coerência do treinador das derrotas - onde bater no fundo mesmo, como alvitrei há meses, seria perder com o Braga do preocupações Fonseca...
Quanto a Jorge Jesus, nunca ganhou no Dragão com esta categoria de limpinho, limpinho e tendo melhor equipa, melhores jogadores e melhor futebol, ao contrário da época passada onde venceu 2-0 no Dragão sem saber ler nem escrever, arrisca perder um título que merecia e justifica.
Mas o futebol é isto...
Dasse...

2 comentários:

  1. Caro Zé Luís, é assim mesmo, a incoerência do treinador deitou tudo a perder, esperemos é que também tenha sido para provar que não será seguramente ele a treinar na próxima temporada.
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  2. Com este treinador,esta Sad incompetente,e uns jogadores do mais fraco que há memória,o futuro não se afigura fácil.

    ResponderEliminar