08 janeiro 2007

David foi o Golias

FCPorto 0-1 Atlético
David

Contrariamente ao previsto não me pude deslocar ao Dragão para ver este jogo, apenas ouvi partes do relato, por isso não consigo entender ao certo o que se passou. Contrariamente ao previsto o detentor do troféu caiu na primeira eliminatória em que participa. Não fosse o detentor do troféu o FCPorto até seria algo muito curioso, assim sendo torna-se algo muito vergonhoso. Não me lembrava de nada do género desde que numa tarde solarenga me desloquei às Antas para ver uma eliminatória com o Torreense.

Jesualdo Ferreira resolveu fazer o natural, poupou alguns dos melhores atletas e deu oportunidade a outros que deveriam ter agarrado a oportunidade com unhas e dentes. Assim, Helton, Pepe, Postiga, Lucho e B. Alves, habituais titulares, foram poupados até da convocatória. Normalíssimo não fosse o resultado final.

O centro da defesa foi inédito, Ibson foi um fantasma e colocar dois trincos contra um adversário, à partida muito mais fraco, foi um erro. O FCPorto da primeira parte terá sido um FCPorto à espera que os golos caíssem do céu. Mas do céu só caía chuva, chuva essa que terá atrapalhado Bruno Moraes depois de se isolar para o golo na única oportunidade da primeira parte do FCPorto. Como é possível?! Apenas uma única oportunidade?!

O zero-a-zero ao intervalo deu grande alento ao Atlético, cujos jogadores se levantaram às 7 da manhã para, pensavam eles, irem perder ao Dragão. Esse empate significava para os lisboetas que tudo era possível. E foi. Depois de uma perda de bola de Ibson, mais uma (onde é que eu já vi este filme?), no início da segunda parte iniciou-se um contra-ataque do Atlético e no meio de uma confusão na área do FCPorto, David, qual Golias, aproveitou para colocar o clube da segunda divisão na frente. Se a pressão em cima dos jogadores do FCPorto já era grande, a partir daí agigantou-se e pesou o suficiente para o discernimento dos jogadores ser nulo.

Lisandro que entrou já depois do golo resolveu imitar B. Moraes e só com o guarda-redes pela frente resolveu não aproveitar, isto já depois de João Paulo enviar uma bola ao poste. Dava a entender que por mais tempo que os jogadores do FCPorto estivessem em campo, o golo não entraria e isso provou-se no último minuto do jogo. Quaresma teve a oportunidade mor para levar o jogo para prolongamento, mas o poste foi o alvo. Existem dias assim.

Não quero com isto justificar o injustificável. É inadmissível que jogadores, mesmo que pouco rotinados por serem habituais suplentes, mas pagos principescamente envergonhem quem lhes paga o salário, já que a falta de empenho e de seriedade são com toda a certeza a principal razão desta derrota. Se mais razões existem aguardo pela ajuda de quem teve oportunidade de ver o jogo, mas seja qual for a justificação não deixa de ser VERGONHOSO.

Para amenizar um pouco a situação, digamos que o Prof. Jesualdo é avesso à Taça de Portugal e que adquiriu hábitos que são difíceis de perder. Lembram-se do Gondomar na Luz?

PS: Tinha-me esquecido de algo muito importante, de dar os parabéns aos vencedores que não têm culpa nenhuma da falta de humildade, da falta de empenho e da falta de seriedade dos nossos jogadores. Aproveitaram e bem: Parabéns ao Atlético.

61 comentários:

  1. peeerrrrddddeeeemoos.zirtaev diz-me k nao é verdade.como é possivel perdemos isto?

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou em choque. Apenas vi dois lances do jogo - o bizarro golo lá dos gajos e o penalty que falhamos. Por isso, não sei como correu o resto do jogo. Em todo o caso, ainda não me convenci que fomos afastados por uma equipa que, passe o exagero, parece saída da "liga dos últimos". Mas que fez o que nem Chelsea, nem Arsenal nem CSKA, para falar só dos últimos tempos, fizeram - ganhar no Dragão!

    ResponderEliminar
  3. Pronto. Esta já acabou. Está aberto o caminho para os outros fazerem a festa. Com muita seriedade, desta vez.
    Não iremos longe. Neste caso, detesto ter razão.
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  4. Calma amigos Dragões!Não é a primeira vez que damos estas beneces à concorrencia!Pronto a final de oeiras lá vai ter pelo menos um clube da segunda circular,se não forem os dois,o que para este país é óptimo!A mediocridade adora ver aqueles que lhe são superiores perder,deixem-nos dar largas à sua alegria coitados,que no fim fazemos a festa!

    ResponderEliminar
  5. O Ano de 2007 promete...Voces sabem do que é eu estou a falar!

    ResponderEliminar
  6. Quando se falava na constituição da equipa, eu dizia que era melhor misturar mais e menos utilizados ...
    O pior é que quem teria de se esfolar em campo para ganhar a titularidade não o fez e foi com tristeza que vi o Ibson, o Bruno Morais, entre outros a não jogarem nada, sempre devagar, devagarinho e complicados. Vi o jogo, só deve admirar quem não esteve lá. Fraca atitude de quase todos, Jesuldo mal nas substituições ao meter por exemplo o Alan que nada fez e depois muitos atacantes que se estorvaram uns aos outros, Quaresma a falhar com azar, mas penso que ele estava tocado e nervoso, não deveria ter marcado o penalty, mas agora é fácil falar disso...
    Foi pena, uma vergonha, mas se calhar um aviso à navegação ( escusado ) que temos de trabalhar e jogar sempre nos limites seja contra quem for. Que venha já uma resposta determinada no domingo com o Aves.

    ResponderEliminar
  7. Os jogos só se ganham em campo e é preciso suar as camisolas seja contra quem fôr. As camisolas sozinhas não ganham nada.Devo confessar que ficaria infinitamente mais triste e preocupado se o adversário tivesse sido -por exemplo- o Benfica. Que este passo negativo se venha a revelar como algo de benéfico num futuro imediato. Que sirva de lição aos nossos "craques"...Para todos a minha solidariedade e um grande abraço. Ah, tenho a certeza que o Trio de Ataque vai finalmente dispôr de imagens mais abundantes deste jogo do Porto...E já agora a mesma boa fortuna no futuro para os da Tapadinha e que possam manifestar exuberantemente a "mesma alegria" se por exemplo eliminarem outro dos grandes...

    ResponderEliminar
  8. Só falta vir o outro dizer que é o Apito Dourado a funcionar...
    Lembro-me perfeitamente do slb - gondomar, pois estive presente e foi uma felicidade ver o gondomar (minha terra) vencer.
    Infelizmente, hoje não tivemos sorte...
    Fiz bem em ter ido ao cinema

    ResponderEliminar
  9. "Fiz bem em ter ido ao cinema"..
    essa frase é qualquer coisa de fantastico... se fosse o porto-chelsea nao tinhas ido ao cinema.. adeptos como tu, nao precisa o magico porto.. é essa a tua fidelidade o teu amor ?! adeptos de festa... NAO OBRIGADO...

    e digam la se esta hora nao devia ser jogado os jogos do campeonato.. saudades dos nostalgicos tempos com jogos a tarde...

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO SEMRE...

    ResponderEliminar
  10. O Porto perdeu, e perdeu bem verdade seja dita, sempre que facilitamos nesta competição ou fomos arrumados (torriense onde também assisti tal como hoje), ou tivemos alguns dissabores (união de Lamas e Academico de Viseu se não estou enganado jogos aos quais assisti também) e na altura tivemos os mesmo sentimentos a tristesa ou frustração.

    Não são situações isoladas e muito menos sem antecedentes outros jogos assim virão e a festa da taça e os chamados tomba gigantes apreceram sempre, este ano para muito tristesa minha calhou-nos a nós.

    Para os que hoje assistiram como eu ao jogo ainda é mais triste ver 11 jogadores a jogar cada um por si e com toques de calcanhar e fintas vistosas , isto na primeira parte, na segunda a primeira desatenção deu golo com a defesa e o proprio Baía a ficar mal na fotografia depois foi o que se viu e quando se "nasce torto tarde ou nunca se endireita" o penalty ao fim de nada valeu estavamos destinados a perder, saí aborrecido, chateado e a falar sozinho para mais tarde chegar a casa acalmar e ver algumas das vitorias fantasticas do nosso clube em passados bem recentes, faço isto sempre que perdemos porque chega de ouvir esses pardais da televisão a espumarem-se de alegria com as nossas derrotas, simplesmente uns tristes.

    Bem a todos os portistas eu prefiro ir dar um passeio em maio para ver o meu Porto a atenas do que ter de gastar uma pipa de massa para ir ao jamor.

    O Aves é que vai pagar as favas acreditem e nunca deixem de apoiar o nosso clube.

    Um abraço Portista, Portuense e muito tripeiro.

    Ps:blog muito sobrio e de muita qualidade os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  11. sd86, felizmente quando vou ver o porto jogar, não costumo ficar de costas para o jogo, aos saltos e a venerar macacos.
    Se vou ou não ver o fcp, não te diz qualquer respeito. Agora gostava que respeitasses as opções dos outros.

    E caso pretendas sacar um divx do emule, aproveita e vê o "À Noite, no Museu". ;)

    ResponderEliminar
  12. se fiquei de costas por alguma razao foi se na altura nao entendes-t... temos pena como diz o outro, e se estou aos saltos qual é o problema !? nao posso?! ao menos dou vida ao estadio à minha curva, porque se nao parecia um velorio os estadios, mas graças a deus a quem cante festeje se levante, isulte, é futebol, nao é ficar sentado assobiar desde a primeira parte ate ao fim do jogo, se alguem viu o jogo ao vivo, volto a frisar ao vivo, nao no cinema, que fale no espectaculo que demos, e mesmo depois do quaresma falhar o penalty pergunte a quem la esteve o k fizemos... quanto a venerar macacos, é mesmo preciso responder a isso!? nem vale a pena.. depois dizes "Agora gostava que respeitasses as opções dos outros" e tu respeitas as dos outros?! lol com as acusaçoes em cima referidas... continua a ir ao cinema que eu domingo la estarei na vila das aves a apoiar o magico porto...

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE....

    ResponderEliminar
  13. Primeiro esclarecimento: "macacos", no sentido de atingir o V/ Exmo. líder, "O Macaco"...
    Segundo: "espectáculo que demos" ? Mas agora a claque virou circo?! Já lá tem macacos, isso é verdade.
    Terceiro: "ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO" Hooligans? Insultos gratuitos, violência gratuita quando necessária... Muito bem; aplaudo o vosso espírito. Também levas bolas de golfe para Lisboa?
    Quarto e ultimo: costumas medir o adepto pela comparência no estádio?

    Fica bem ;)

    ResponderEliminar
  14. Apenas para dar mais uma achega. Uma das coisas que mais me custa com a derrota de ontem é a questão do Baía. Adivinhando que esta pode muito bem ser a sua última época como jogador (adivinhando que passará à equipa técnica), o jogador com mais títulos na história do futebol mundial merecia pendurar as luvas levantando mais um "caneco". Desta forma, ainda que vá ser campeão e possa fazer o jogo da consagração no campeonato, falta lá o "caneco". É pena, merecia que os seus companheiros fizessem muito mais.

    ResponderEliminar
  15. Não pode surpreender nada. Acontece, não surpreende até por já ser um filme revisto no Porto, como noutros clubes grandes: qual já não foi eliminado assim?
    Agora, é normal rodar jogadores; começa é a ser anormal que os menos utilizados não aproveitem a "deixa". É normal jogar a meio gás; embora seja anormal que o meio gás, por causa de mais exemplos até bem recentes, não seja utilizado APENAS quando a vantagem no marcador está consumada; é normal falharem-se golos "feitos"; já é menos normal que, nestas circunstâncias, mais vezes se repitam; e é normal, para cúmulo da ironia, que uma equipa jogue mais e tenha mais ocasiões de golo do que a outra e seja esta a vencer o jogo com uma só ocasião.
    Estive a trabalhar e só à noite vi o resumo. Bem, para começar o FC Porto criou o dobro das oportunidades que criou quando perdeu com o Torreense que eu vi nas Antas. Logo, houve 2 bolas nos postes e no Dia de Carnaval de 1999 só o Mielcarski acertou na barra. Houve muitas ocasiões de golo, pelo menos as suficientes para ganhar e mesmo dar a volta ao resultado. Creio que foi o Jorge quem viu o Gondomar vencer na Luz em 2001 e decerto não viu o Benfica criar tantas oportunidades como o Porto fez ontem, eu lembro-me de ver o resumo do jogo. Há tardes de desacerto, de pouca alma e isso era esperado mas não compreensível, e tardes em que tudo corre mal, até a marcar um penalty e com o azar que o Quaresma teve. Muitos e grandes jogadores já falharam penalties. Ao contrário do que alguém lembrou atrás, o FC Porto não foi eliminado pelo Lamas nem pelo Viseu. O Lamas falhou um penalty aos 120' e perdeu na repetição. São momentos de sorte, inesperados nestes jogos, mas a provar que os jogos são todos iguais na obrigação de se tentar ganhá-los.
    Agora, duas constatações sobre os jogadores: Sokota não entrou nem vejo que bota calce e Bruno Moraes mostra que não tem nível para o FC Porto. Ficará na história pela vitória sobre o Benfica, como David pelo golo do Atlético. Pouco mais. Adriano vale bem os dois citados e isto a respeito do que as ocasiões do mercado possam ditar até final do mês.
    Ibson é a parte. Desde que entrou na equipa, com muita gana e voluntariedade, correndo muito e demasiado com bola, que o vi mais individualista do que era normal nos poucos jogos da Liga desde a sua recuperação. Ontem fez o que se desaconselha a um júnior, perder a bola para dois adversários junto ao bico da área. Esse, ao que conheço de Jesualdo, tão cedo não volta a jogar. E é bem feito.
    Jesualdo, que foi despedido do Benfica ao perder com o Gondomar, está safo no Porto. Não é só porque vai em primeiro na Liga. É que, apesar de muitas eliminações contra-natura (Tirsense de Neca com Artur Jorge nas Antas; Torrense com Fernando Santos muito contestado... por ser benfiquista e apesar de então liderar a Liga), nenhum sobressalto na Taça, raros mas a que nos vamos habituando, levou à saída de um treinador - ao contrário do que já sucedeu na Luz e em Alvalade.
    Por fim, ganha foros de exclusiva obrigação a equipa ser campeã. O título ou e morte pode ser o mote doravante. Mas é lamentável que não se tenha aproveitado a oportunidade de tentar uma 2ª dobradinha seguida inédita no País, quando a equipa entrou em velocidade de cruzeiro na Liga, tem 5 pontos de avanço sobre o 2º e num campeonato mais reduzido que implica menos desgaste.
    Esta oportunidade histórica não é do Atlético. Perdeu-a o FC Porto.
    Veremos a reacção nas Aves, numa jornada que até pode dar mais vantagem pontual na Liga (Sporting em Belém). Se suceder como o pós-Braga, onde vi a equipa fazer, aí sim, uma exibição miserável e desgarrada, e a liderança da Liga for ampliada até se jogar com o Chelsea sem a canseira e a pressão do desgaste interno, esta derrota será esquecida. Mas o amargo de boca por perder-se, assim, uma oportunidade histórica prevalecerá.

    ResponderEliminar
  16. Algo à parte, já agora, para o Atlético.
    Adorei ouvir o seu técnico pela rádio no carro. Levantaram-se às 7 da manhã e, isso sim, é vergonhoso para quem fica num hotel 5 estrelas e descansar e comer bem. Pagou 360 euros de recurso a um castigo de 3 meses (deve ter sido grave, pelo menos...) que está a 20 dias de cumprir na íntegra e sem saber nada da FPF. Disse que o Porto subestimou o Atlético e jogou a dormir, o que não admira e só assim se admite a derrota.
    Uma conferência de Imprensa genuína, digna do futebol do povo, que já não tem igual nos dias de hoje.
    Por fim, a última foto é excelente.
    O futebol é um jogo de homens, falham, riem e choram. Não é de vida ou morte, apesar de Bill Shankly (Liverpool) ter dito que é muito mais importante que isso. Olhem o lado humano do vencedor, o jogador talvez amador da equipa do 3º escalão do nosso futebol a confortar um portista devastado, para mais Quaresma autor do penalty que não evitou a derrota amarga.
    Isto é futebol, o humanismo, não a humilhação que, infelizmente, fez o título do Record de hoje. O "pobre" acode ao "rico", conforta-o. O futebol como éxemplo de vida. E até aí se torna emocionante.

    ResponderEliminar
  17. zé luis, segundo o JN, o treinador do Atlético (aka "Mourinho dos pobres") foi suspenso porque, segundo ele e passo a citar: "Dei uma entrevista a um jornal local e disse que o futebol é um ninho de chulos!"
    LOL

    ResponderEliminar
  18. Pessoal agora mais a frio há que analisar o que está mal e corrigir. Não podemos ser radicais ao ponto do 8 e do 80. A equipa não tem estado mal. Um jogo destes pode acontecer, onde tudo correu mal. Há que ver o lado positivo das coisas negativas como bem disse e bem Jesualdo no final do jogo.

    Já vejo muitos portistas a pedir a cabeça do treinador. Como ?!?!? Vamos com calma.

    Zé Luís tb ouvi o treinador do Atlético e gostei de o ouvir. A última foto é realmente bonita e ao mesmo tempo triste. Realço o que o GRedes do Atlético disse ao Quaresma antes deste marcar o penaltie: "Tens tantas oportunidades de ser feliz e nós só temos esta, deixa-nos ser felizes" (mais ou menos estas palavras). O subconsciente do Quaresma ter-se-a emocionado com as palavras. Evidente que ninguém acerta no poste de propósito.

    Resta-me acreditar que a vida dos nossos rivais no campeonato ficou a partir de ontem duplamente mais complicada e que alguém terá realmente de pagar esta factura.

    Um abraço.
    PS1: Obrigado ao anónimo que elogiou o blog. Espero que continue a aparecer por aqui e a comentar. Que na próxima tenha um nome ;-)

    PS2: Achei que o título que dei ao post era original, pelos vistos enganei-me. Os trocadilhos à volta do David e Golias são mais que muitos por aí fora.

    ResponderEliminar
  19. VIVA O ATLÉTICO DA...TAPADINHA!

    LOL!

    GANDA FRANGO DO baia!

    LOL!

    ResponderEliminar
  20. Sem palavras...
    Os infortúnios acontecem a qualquer um, e desta vez aconteceu ao Porto.
    Mal, mesmo muito mal, é termos de um grupo de amigos que se juntou para ir dar uma "perninha" ao Dragão.
    Desculpem, mas eu estou a falar do Porto.
    Ricardo Costa provou que de facto é imprescindível... nos treinos e para fazer número.
    Marek Cech começa a ser um caso sério de desacerto.
    Meter o Paulo Assunção e o Raul Meireles contra o Atlético não lembrava a ninguém.
    O Ibson (infelizmente) parece-me que quer seguir as pisadas do Diego.
    O Alan mostrou à saciedade que nesta equipa não cabe.
    O Adriano também pouco ajudou, assim como o Bruno Moraes.
    Se estes se tivessem levantado às 7.00 da madrugada e ido de autocarro até à Tapadinha para jogarem à tarde, eu ainda compreendia. Mas foi o Atlético que teve de fazer isso, não foi o Porto...
    Já aqui disse: perder a jogar bem ou contra um adversário mais forte tem de se aceitar. Agora perder a jogar mal e porcamente, e ainda por cima a menosprezar o adversário é de agendar logo um treino para o fim do jogo e outro para o dia seguinte... Essa é que essa!!!

    ResponderEliminar
  21. Zirtaev tenho de fazer um reparo o Porto não mereceu perder, nem tão pouco o Atlético mereceu ganhar, o que se passou foi que o Porto não mereceu ganhar, e isso é suficientemente grave quando se joga contra uma equipa que teve de fazer 300 quilómetros no dia do próprio jogo e acordou por volta das 5 horas, isso sim é grave.
    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. de regresso o futebol, após impossível e quase infindável paragem, regresso eu também aos comentários. não como gostaria de regressar, mas o futebol tem destas coisas. ou é a vida que tem destas coisas. às vezes não sei bem.

    recapitulemos: não fui ao Dragão. ao contrário de ti, Zirtaev, nunca pensei sequer em ir. gosto da taça pela festa que é, mas não a considero uma competição de justos vencedores. é o problema das competições do "bota-fora". mas gosto da festa, gosto de ver as pequenas equipas engalanarem-se para receberem e/ou irem jogar aos grandes. gosto da infinita alegria deles quando passam. quase gostei de ver o Atlético festejar ontem. quase. não fosse um travo amargo na boca.
    mas repito: nunca pensei ir ao estádio. talvez tenha feito o mesmo que os jogadores do FCP: talvez também eu tenha menosprezado o adversário. mea culpa. não me pareceu um jogo interessante e tinha outros planos. não vi o jogo pela TV, não acompanhei pelo rádio, não vesti a camisola e pus o cachecol (que faço SEMPRE, SEMPRE durante os jogos do porto...). parecia-me uma vitória tão certa...
    a meio da tarde, um amigo avisa-me: olha que o atlético marcou. eu olhei para o relógio: mais de meia hora para o final. nem me preocupei. pronto, os tipos estavam a dormir, agora vão acordar. no final, a notícia impossível: o teu porto perdeu. acontece. como já aqui antes foi comentado, já todos os grandes perderam assim. também eu estava no estádio na famosa solarenga tarde do porto-torreense. acontece, porra. não teve piada nenhuma, mas acontece.
    eu posso ter menosprezado o adversário, mas eu não sou profissional de futebol. no meu trabalho, agarro todos os desafios, grandes e pequenos, com a mesma força. jogadores e equipa técnica do porto têm todos os motivos para sentirem vergonha: falharam o que é possível falhar apenas 1 em cada 1000 vezes. não podiam ter falhado. não podiam. culpa deles e de mais ninguém.
    e agora? agora, as reacções histéricas do costume. as capas de alguns jornais da imprensa dita desportiva a clamarem uma humilhação que não existiu. quase se esquecem de falar do grande Atlético, que seguiu em frente na taça. o que realmente interessa é que o porto perdeu, nada mais. adeptos do porto, de todo o país, pedem diversas cabeças: a do treinador, a do quaresma, a do bruno, a do ibson... nesta altura não falta quem se encha de razão e reclame o direito de mandar tudo abaixo.
    basta.
    perdemos, foi vergonhoso. os jogadores tem que assumir as suas culpas, o mesmo relativamente à equipa técnica. e agora é andar em frente. quando se cai do cavalo, há duas hipóteses: ficar a lamber as feridas ou levantar, voltar a montar, e aprender com o erro que se fez. mais uma vez: não desculpabilizo jogadores e equipa técnica. mas foi um erro isolado numa época que teve um ínicio conturbado e que, apesar de tudo, se tem aproximado do brilhante. os treinadores de bancada que se acalmem: tenho sentido o porto demasiado deslumbrado e sei, por experiência própria, que é nessa altura que se começam a fazer asneiras. se era preciso dar com a testa nas rochas para acordar, que este jogo tenha servido para isso: para recuperar a humildade. em qualquer campeonato, em qualquer batalha, (em qualquer vida), a humildade é essencial.
    perdemos: não fomos humilhados.
    o futebol continua dentro de uma semana.
    e eu vou gritar orgulhosamente pelo meu porto, como sempre gritei.

    PS: sobre o teu PS, zirtaev: são pequenos momentos como estes que distinguem o teu blog dos seus pares. sim, parabéns ao Atlético, que os merece. e parabéns a ti, porque és grande. beijo.

    ResponderEliminar
  24. mais uma palavra (hã, zirtaev? confessa que já tinhas saudades da gaja-que-não-se-cala:))para realçar a última fotografia que é, de facto, Grande.
    o jogador do Atlético, que deve receber 1/100000 do salário do quaresmita, que raras oportunidades tem para festejar um feito desta envergadura, que acordou de madrugada porque o seu clube não tem dinheiro para passar uma noite no porto, em vez de correr para os colegas e festejar, fica a consolar o perdedor. Grande jogador (quem me dera saber o nome dele...). Grande espírito desportivo. quase me apetece ficar contente por ter perdido... como diria o gr dos rapazes, nós temos muitas oportunidades para ser felizes. eles não. força, atlético! força, futebol!

    (e por falar em "não ter dinheiro para passar a noite no porto", para quando em portugal o sistema de, na taça, os grandes irem SEMPRE jogar a casa dos pequenos, à imagem do que se faz na vizinha espanha? não seria mais justo?)

    ResponderEliminar
  25. Quintino, após uma derrota de 4-1 no Bessa a 31 de Dezembro de 1989, salvo erro, Artur Jorge marcou mesmo um treino para as 8 da manhã do dia seguinte.

    ResponderEliminar
  26. Ainda não caí em mim. Como é possível o detentor do troféu e o Campeão Nacional, ser afastado na primeira eliminatória em que joga, em casa diante do Atlético da segunda divisão B??? Espero que isto sirva de lição a todo o plantel. Nenhum clube é imbatível e todos têm os seus dias e jogos maus, mas isto não podia ter acontecido!
    A culpa não é de "A" nem de "B". É da equipa toda. Foi um jogo para esquecer, num dia em que tudo saía mal.
    Não estou a dizer que não se vejam os erros!! Isto foi uma vergonha e não pode voltar a acontecer!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  27. Tou triste! Tou mt triste! :( Custou-me mt a derrota ontem.. falhamos mts oportunidades, mas faltou algo + essencial, como a organização, a equipa, o colectivo.. ñ vi o jogo, certo k só vi o resumo e ouvi o relato! Mas foi esa a impressão k me ficou..
    Os chamados "suplentes" ñ aproveitaram a oportunidade de se mostrarem, e o Atletico lutou com td a força e dedicação e alcançou algo de extraordinário! A eles os meus parabens!
    Custou-me imenso ontem receber sms a gozar! Ai k nervos! :/ Ate pk eu paso pla tapadinha (campo d atletico) tds os dias kuando vou p as aulas..iso sim m custa mt!!!
    Mas enfim, é a vida! Xte ano ñ ha deslocação ao Jamor, como eu tanto gosto..mas acredito k o campeonato será noso!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  28. Caro Zirtaev,
    Havia indícios vários de que que esta trajédia podia acontecer.

    O Prof. ignorou-os (ou, pelo menos, não lidou com eles correctamente).

    Mas para mim, quando erramos, o FUNDAMENTAL, para não se voltar a repetir, é saber atempadamente reconhecer e assumir o erro e... levantar a cabeça e PARTIR EM FRENTE !!!

    Nisso o Prof. foi EXEMPLAR !

    A ter de acontecer, esta derota veio no momento e na competição certa.

    O Aves é teve um grande azar...e os seguintes também...

    P.s. - Há anti-portistas que apesar de estarem em 3º lugar (a 8 pontos do bi-campeão do mundo), de já terem sido varridos da Champions e de fazerem batota a jogar com dopados, andam muito felizes !! Continuem...
    Façam como a Leonor Pinhão e vão beber uns copos com a vossa heroína e exemplo de moral e coragem ... a Sr.a D. Carolina...

    ResponderEliminar
  29. eu queria perguntar a esse ultimo anonimo se gosta de levar na peida?e ja agora frango aonde.quando estao 5 jogadores la e nao conseguiram tirar a bola.

    ResponderEliminar
  30. Fiquei nao horas,como pode haver jogadores a chorar por falta de oportunidade,e fazem isto?so espero que isto tenha servido de LICAO, levantem a cabeca porque os jogos a serio vem ai.
    O Alan joga no Porto por alma de quem?

    ResponderEliminar
  31. Por muito que custe ver a nossa equipa ser eliminada por uma equipa da 2ªB, é isto que faz a Taça de Portugal ter algo de especial.
    Claro que nada desculpa a atitude dos jogadores do nosso FCP...talvez fosse uma boa ideia chegarem ao fim deste mês e receberem o mesmo que um jogador do Atlético recebe. Talvez deste modo acabasse a falta de humildade que se viu neste jogo!
    Agora é esperar que a equipa dê resposta cabal e volte a mostrar a garra que temos visto nos últimos tempos.
    Para finalizar, realço a atitude do Jesualdo,não veio com desculpas e "atacou" quem tinha de atacar. Contudo, isto não o desculpa a ele pois 80% da derrota é dele já que não conseguiu motivar a equipa para encarar este jogo de outra forma.

    ResponderEliminar
  32. Catarina, välkommen (acho que está bem escrito). Acho que todos estavamos com saudades da rapariga-que-não-se-cala. Espero que seja para continuar, por outro lado mostras que nos momentos em que a união dos portistas é necessária apareces.

    Vazini tb já pensei nessa coisa de os jogadores de uma e outra equipa trocarem de ordenados pelo menos neste mês para aprenderem. Ainda fiquei pior qd hoje soube que estes mesmos jogadores tiveram o dia de hoje de folga. Como?!?! Deviam era ter treino já ontem à noite e hoje às 7 da manhã. Espero que o Jesualdo e quem rodeia os jogadores no FCPorto lhes façam ver a vergonha que cometeram e que fizeram todos os portistas passarem.

    Portista não há necessidade dessa linguagem, deixa-os reinar, afinal de contas eles nem uma vez por ano costumam ter uma oportunidade destas. O resto do ano reinamos nós.

    Situacionista qt ao seu PS, se dúvidas haviam quem estava por trás do livro, elas ficam tiradas com a noticia que postou hoje no seu blog. Enfim.

    Outra coisa que anda a chatear é a certeza com que os anti-portistas falam da inexistência do penaltie a favor do FCPorto. Mas eles viram o jogo em alguma televisão que nós não vimos??? De quantas camaras viram eles??? Nojo. E o pior é que este nojo vem tb da comunicação social. Podiam ao menos dizer que não dá para ver bem. Eu não vi bem e que saiba eles não vêm muito melhor que eu.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. Constata-se, facilmente, que o número de posts aumentou vertiginosamente e as visitas ao blog também vão crescendo em foguete. O que daria para lembrar aos adeptos portistas, e desta bancada em especial, que não deve ser só nas horas más e a extravasar especialmente a azia de uma derrota destas, que é hora de cá vir dizer algo. Embora uma ocasião como esta seja rara, convém aparecerem mais vezes e darem mais bitaites.
    O resto... passará à história.

    ResponderEliminar
  34. Caros Portistas
    Vou destoar de todos os comentadores deste post, porque por incrível que pareça, os culpados foram os Portistas de meia tigela que estiveram no Dragão.
    Eu estive lá, entrei, já o jogo andava por volta dos 20m(filas enormes para tirar bilhete) e deparei que quem estava no Dragão não eram as pessoas do costume, mas algumas do costume e a grande maioria a quem eu chamo os Portista de meia tigela. Aplaudem todas as vezes que o Quaresma marca um canto, um livre etc., o rapaz como não poderia deixar de ser fica todo vaidoso, começando logo a jogar para a plateia em vez de para a equipa. Assobiam, dizem disparates a toda a hora quando as jogadas não agradam, nomeadamente a jogadores menos mediáticos. Conclusão, enervam os jogadores a eles próprios e por fim ao resto dos outros Portistas que não falham um.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  35. Hoje, de facto, é um péssimo dia para terem uma folga. Não concordaria que os jogadores fossem para a cama sem jantar (embora o merecessem). Mas lembro-me que B. Robson, após uma vitória por 1-0 do FCP sem brilho, contra um adversário fraco, obrigou os jogadores a fazerem exercícios no terreno de jogo, logo após o apito final!

    Enfim, um "puxão de orelhas" é necessário (e até se pode aceitar que a entrevista de Jesualdo após o jogo foi correctíssima desse ponto de vista). Passado esse momento, necessariamente breve, importa pensar no jogo com o Aves e retomar a boa carreira que o FCP tem vindo a fazer esta época.

    Estamos todos chocados com a derrota. Mas não vale a pena - nem é justo - fazerem-se críticas mais desproporcionadas por causa de um único jogo. Não repetimos a dobradinha do ano passado - uma enorme pena - mas, que diabo, estamos em excelente posição para ganhar novamente o campeonato e já temos uma melhor carreira na Champions.

    ResponderEliminar
  36. Nuno, lembro-me perfeitamente desse jogo em que o Robson pôs os jogadores a treinar no fim do jogo. Fiquei a ver o treino :-). Um exemplo de castigo, mais que o treino em si, o embaraço para os jogadores ao verem os sócios ali qd os meninos estavma a ser castigados.

    A vida continua e não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Todos preferem a permanência na champions à taça. Por isso estamos melhor. Há que tirar as coisas positivas do que acontece de negativo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Zirtaev, ainda estou sem palavras, que é como quem diz, 'sem vontade nenhuma de botar faladura'.
    E olha que ando com uma gana de abrir a goela, que nem te passa.
    Tenho mesmo que deixar o sangue parar de fervilhar... não há outro modo, senão sei que só vai sair asneira... rssssss
    aKeLe aBrAço
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  38. Caros amigos e destaco sem querer menosprezar os outros o "sempre efervescente" Blue, o Zirtaev e a "reaparecida" Catarina...Não fiquemos demasiado tristes, estas coisas acontecem com alguma frequência e não há outra forma de as evitar do que encarar os jogos sempre com o mesmo estado de espírito. Temos de entrar em campo e comer a relva se preciso fôr...Se ficarmos à espera da ajuda do destino estamos fritos. Fomos fadados para conquistar tudo o que temos com enorme sacrifício e não beneficiarmos dos favores de toda uma Nação predisposta a passar a mão pela nossa cabecinha. Lutar sempre até ao fim,tem de ser o nosso lema. E já agora dar os parabéns a quem conseguiu derrotar-nos contra todas as expectativas...Vale bem como exemplo para aqueles que acham que os mais fortes no papel ganham sempre. Que nos sirva de lição para quando estivermos "face to face" com os milionários do Chelsea...Viva o FCdoPorto!

    ResponderEliminar
  39. Ao ler estas opiniões digo-vos: Vão se tratar.Vão para escola e desenvolvam espiritualmente para fazerem algo útil nesta sociedade.
    Os que namoram ou estam casados ... caguem para o futebol e valorizem as vossas mulheres pois o que sinto é que voçes respiram isto!!!
    Deixem a PJ entrar que a maioria de voçes suicidam-se no dia seguinte por prender o vosso Deus. Boa sorte na vossa vida extra futebol.

    ResponderEliminar
  40. Um sociólogo -e bem desenvolvido intelectualmente segundo a sua própria avaliação- que diz "caguem" logo ao segundo parágrafo, terá que rever toda a sua cultura porque esta corre o risco de ser considerada uma "cultura de merda"...E já agora vê é se te acautelas com a tua namorada ou mulher para que nada de desagradável te aconteça enquanto andas a perder o teu tempo na tua Universidade da Burrologia...

    ResponderEliminar
  41. A minha namorada não é portista (como a vossa Rainha Carolina.
    E na cultura portuguesa existe o verbo cagar, não é uma cultura de merda. Já agora o que o Meireles come todos os dias não nos diz respeito. Em relação ao perder o tempo em ler as tuas opiniões ... considero um favor que faço a sociedade amançar gentes (Mei)Reles

    ResponderEliminar
  42. Alto que o "gajo" afinal não é Sociólogo, agora afirma-se Psiquiatra...Deve ser é Tolinho! E se tem namorada deve ser ao estilo da do Mantorras...E ele "até considera que ir à Universidade" é ler os nossos comentários!!!Mais um que anda completamente perdido à procura do Maior Clube do Mundo...E anónimo, cuidado que deve pertencer a algum braço armado da Resistência Nacional...Continua a aparecer meu grande tolinho, nós gostamos de tipos do teu género, para podermos jogar futebol...Assim ganhamos sempre|... Carolina, Pinto da Costa,Investigar,Hum,Hum,Hum,...Carolina, Pinto da Costa, Investigar,Investigar,Hum,Hum,Hum...

    ResponderEliminar
  43. sociólogo/psiquiatra, o seu doutíssimo nível cultural permite-lhe justificar o uso do verbo "cagar" pelo facto deste verbo existir na gramática portuguesa.
    O que eu não percebo é como é que uma pessoa como o senhor, notoriamente evoluida intelectualmente, é capaz de usar o verbo "amançar". É que esse (ao contrário de "amansar") não existe mesmo na gramática portuguesa.

    Sinceramente, acha que tem nível suficiente para dar lições a alguém? Deve estar habituado a lidar com os básicos benfiquistas decerto...

    Critica os que perdem tempo a comentar neste blog mas, no entanto, já é a segunda vez que se desvia do seu iluminado caminho para o fazer também...

    Na minha opinião, o senhor(?) não passa de um frustrado que queria ser psiquiatra mas acabou em sociologia.

    A inteligência não deu para mais, não foi?

    ResponderEliminar
  44. Escreveste, escreveste e não saiu nada. Pode ser efeitos dos livros que só les (ex: eu Carolina)
    Mas podemos retirar algo com alguma (bem escondida) inteligencia - "...se desvia do seu iluminado caminho..."
    Vou retoma-lo desejando-vos toda a sorte do mundo para as vossas vidas (ñ gastem esse desejo com o futebol pois há algo para alem disso...)
    Já agora uma pergunta retorica:
    Preferem um pai aldrabão,mafioso,ladrão e corrupto mas rico ou um pai sèrio mas, com o azar da vida, pobre...???
    (já imaginava a resposta, levem as taças...!!!)

    ResponderEliminar
  45. Que grande confusão vai na tua pobre cabecinha meu "SociológoPsiquiatraPsicólogo", acaso o teu paisinho favorito seria alguém que para comprar sorvetes, a coberto da noite saltou durante muito tempo, os muros do Jardim Zoológco para ir buscar algumas moedas ao fosso dos Elefantes? Ou que vendia pneus recauchutados como se fossem novos, aos incautos que se cruzavam com ele no caminho? E arranjava jantes estragadas por pancadas sucessivas e depois as passava como se novas fossem aos alfacinhas que agora, porventura o apoiam? Ou será que preferias um paisinho que para subir na vida, engatava a filha do patrão para mais fácilmente poder deitar a mão ao "graveto" do ricaço, fosse ele Banqueiro estabelecido, ou dono da fábrica de sabão lá do sítio? A carne é fraca, exemplos não faltam e as mulheres são a representação do demónio: amam-se, odeiam-se ou utilizam-se...Desculpem-me as mulheres respeitáveis...Mas tu meu triste Sociólogo desempregado, meu Psiquiatra ocupado a tentar desvendar os mistérios da tua própria alma, Psicólogo detentor de uma psicologia de "caganeira" e que preenche os seus tempos sem futuro neste espaço doutrinal, vai regar as ruas de Lisboa com essa tua "diarreia mental" e regressa quando tiveres os "intestinos/mioleiras" um pouquinho mais libertos...

    ResponderEliminar
  46. Mais do que as explosivas e gravíssimas revelações de Carolina Salgado, apetece-me comentar a reacção dos “opinadores pró-FC Porto” aos factos contidos em “Eu, Carolina”.

    Fosse eu portista estaria, obviamente, envergonhado e com poucos motivos para sorrir. Só de pensar que algum dos títulos do meu clube possam ter sido conquistados com base em esquemas fraudulentos, dá-me vontade de fugir. Tenho muitos e bons amigos adeptos do FC Porto e percebo bem o drama que devem estar a viver.

    Quanto aos “opinadores profissionais” do FCP, três merecem uma palavra.

    Conheço e admiro Rui Moreira pela delicadeza e cuidado que põe nas suas intervenções no "Trio de Ataque", da RTP, mesmo quando é “marcado em cima” por António Pedro Vasconcelos. Rui Moreira é uma pessoa inteligente e a Associação Comercial do Porto é já, manifestamente, insuficiente para alguém que tem revelado dotes para a política ou para o dirigismo desportivo.

    Conheço, tenho respeito e muita consideração por José Guilherme Aguiar, uma das pessoas que em Portugal mais sabe de futebol. A sua reacção ao livro, no último "O Dia Seguinte", foi muito pouco feliz. Carolina Salgado merece respeito como qualquer pessoa. Percebo o incómodo e a fúria de Guilherme Aguiar, mas, como diz o povo, na sua mais acertada sabedoria, quem semeia ventos, colhe tempestades.

    Quanto a Miguel Sousa Tavares, conheço a figura, as manhas, os truques, e confesso que deixei de ler há muito tempo as suas crónicas em "A Bola", tal a quantidade de disparates e dislates que vai escrevendo semanalmente. Normalmente, este escriba distorce os factos, ataca o Benfica de forma impiedosa e insultuosa, e sobre o "Apito Dourado" é melhor nem falar. Já li uma prosa sua em que teve a lata de sentenciar que o único problema de Pinto da Costa, neste processo, era do foro disciplinar, ocultando as questões de índole criminal. Ou seja, os crimes por que esteve ou ainda está indiciado o presidente dos dragões – corrupção desportiva activa, tráfico de influência, falsificação de documento e abuso de poder sob a forma de instigação.

    O que este senhor diz na TVI e escreve no mais importante diário desportivo do País é-me absolutamente indiferente. Por isso, a sua última crónica a defender a demissão de Pinto da Costa é, concedo, imperdível, surreal e merece reflexão.

    Diz ele que, em nome do seu código de conduta e dos seus valores de vida (etc., etc.), o presidente do FC Porto devia demitir-se para poupar o clube a semelhante vexame, propondo o seu regresso quando estiver provada a sua inocência.

    Ora aqui temos já a sentença dada. Escusam os tribunais e os operadores judiciários de gastar dinheiro ao erário público, pois a sentença está dada - Pinto da Costa é, obviamente, inocente.
    Quanto aos factos em si, a eventual compra de árbitros para jogos do FCP, a alegada tareia a um corajoso autarca, cujas denúncias estiveram na génese do maior escândalo do futebol português, e a extraordinária fuga de informação que terá permitido a Pinto da Costa fugir à justiça, nem uma linha.

    O essencial, para este senhor, é a qualidade do livro, que ele carinhosamente trata por “um pedaço de papel higiénico”. A isto chama-se excesso de elegância!

    Infelizmente, há gente em Portugal que graças ao facto de conhecer as pessoas certas nos sítios certos têm palco em jornais, rádios e televisões. Podem dizer e escrever os maiores disparates que ninguém contesta e ainda são pagos para isso!

    Em vez de se cingir aos factos, que por si só são gravíssimos, o “novo moralista azul e branco” preferiu generalizar os casos, pondo no mesmo saco Valentim Loureiro, João Loureiro, Gilberto Madaíl, José Veiga e Luís Filipe Vieira.

    Comparar as condutas do presidente do Benfica, que corajosamente e de forma algo quixotesca se bateu pelo andamento do processo "Apito Dourado", com as condutas do presidente do FC Porto, reveladas pela sua ex-companheira e indiciadas nos vários processos criminais, é um insulto à inteligência das pessoas.

    Luís Filipe Vieira pode não ser a pessoa mais simpática do mundo. Admito que a sua frontalidade exaspere qualquer adepto de um clube rival, mas Luís Filipe Vieira, que me conste, nunca esteve indiciado por corrupção ou tráfico de influências. Não me consta que o presidente do Benfica tenha mandado contratar algum serviço de prostitutas para premiar os “árbitros amigos” ou que tenha encomendado alguma tareia a alguém.

    Há artigos que não deviam merecer sequer comentários, mesmo que sejam escritos num jornal desportivo de referência. Mas há limites para a desfaçatez e para a falta de vergonha.

    ResponderEliminar
  47. Oh Meireles... eu já imaginava que não chegavas lá...Na pergunta retórica realço a riqueza (titulos)com os procedimentos incorrectos dentro do futebol! Mas já que falas em vida privada ... nem vou comentar o livro da Sra Salgado que diria tudo mas vá a Aveiro (se souberes onde é, já que só olhas para o teu umbigo)e pergunta o que fez o teu papa (P.C.) as falencias fraudulentas que teve e já agora... onde conquistou a fortuna que tem hoje (não foi com a custa dos elefantes mas sim dos palhaços de olhos fechados que não querem vêr - até o cromo do Miguel Sousa Tavares já viu - tarde mas viu!)

    ResponderEliminar
  48. Meu filho da "tua mãesinha"...O senhor Pinto da Costa já nasceu com uns tostões no bolso e se conseguiu manter esse dinheiro e porventura aumentá-lo, lá saberá ele como o conseguiu, agora em relação ao teu querido "aldrabão/presidente" foi ele mesmo que confessou em público no teu querido jornal/sagrado "A Bola" os processos utilizados..É do conhecimento público e devias tu próprio ter vergonha -já que ele mesmo não a tem- de defender um presidente(?) que confessa roubar aos animais para meter à sua boca....

    ResponderEliminar
  49. Ainda acreditas no Pai Natal??
    "confessa roubar aos animais para meter à sua boca...." acreditas que os elefantes apanhem com as trombas as moedas e vão comprar amendoins?? ficas a saber que no final do dia alguém vai-lá apanhar as moedas, por isso não interessa o nome de quem o apanha...(Dáááhh)
    Falando em apanhar, a Salgado, (a tua modelo de mulher - ah,já não é!!)utilizava outra maneira...!!!

    ResponderEliminar
  50. Meu filho da "Tua Mãesinha" pareces conhecer bem a Carolina, para além de conheceres melhor os costumes dos elefantes? Será que afinal és o próprio Orelhas em pessoa? Não tens vergonha de roubares as moedas do Jardim Zoológico? E já agora como te conseguiste recompor da queda que deste do eléctrico quando foste ver o teu clube de paralíticos pela primeira vez?....

    ResponderEliminar
  51. Sou pois - filho da mãezinha e do pãezinho, não sei a história que te contaram quando nasceste mas todos temos que ter um pai...

    Em relação a referencia aos paralíticos nem vou comentar...

    ResponderEliminar
  52. Nem podes,porque para além de paralíticos também são manetas...

    ResponderEliminar
  53. Quem não tem mãos é maneta...
    e punhos???
    A tua sorte é que tens punhos pois senão como é que te viravas??...

    ResponderEliminar
  54. E pernetas e mudos e surdos e sei lá que mais....Uns autênticos fragmentos humanos sem utilização possível só servem para colocar ou "colar" nas paredes como costumo fazer sempre que vou ao Algarve e encontro aqueles intermináveis enxames de mosquitos...Também são aos milhões, que coincidência...

    ResponderEliminar
  55. Não me faças rir, és maneta? O que queres dizer com "como é que te viravas"? Costumas virar-te muito não é, e encostas a cabecinha "emprestada" como tu dizes, à parede?...Olha, vou partir para outra meu grande idiota.

    ResponderEliminar
  56. Se não gostas do Algarve pede ao teu Zeze Cam. para se mudar para o Porto pois assim não há relação que resista (e que deixe o macaco lá, pois aí já há muitos)...

    ResponderEliminar
  57. Para terminar, peço-te desculpa Zirtaev por estar a ajudar a conspurcar o teu espaço....

    ResponderEliminar
  58. Segir em frente, e mostrar que nao e uma derrota que de facto foi bastante embaracosa e triste que poe o dragao adormecido! Forca Porto

    ResponderEliminar
  59. pra o menino do cinema jose luis... sim meu menino nos damos espectaculo, apoio aos jogadores, nao vamos ao cinema... ai deves ter dado um espectaculo do melhor... quanto ao futbol moderno, como mostras-te o pelo que disses.-te ou és burro ou idiota... futebol moderno passo a explicar, contrataçoes milionarias tens o caso do beckam, a falta de amor a camisola, os interesses da televisao a frente dos interesses dos adeptos como eu e muitos que vao aos jogos e nao ao cinema e querem ver os jogos a horas decentes, é sermos tratados como pessoas, pela bofia, e preços razoaveis pra ver a bola... isso é futebol moderno... cromo... se queres falar nas coisas que disses-te força falemos, mas nao confundas futebol moderno, com isso monstras ignorancia e estupidez, e sim um adepto k vai ao estadio mostra a sua fidelidade pelo clube, agora se me dizes à pessoal k vive no estrangeiro e nao pode vir aos jogos e é mais portista que tu, tudo bem... agora pessoal cm tub de gondomar que se vem gabr de ter ido ao cinema é melhor k ir ao estadio entao a atua fidelidade é uma autentica merda...


    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE...

    ResponderEliminar