16 março 2007

No papel de domadores

Muitos dizem que o nosso futebol é um circo, poderão ter alguma razão, mas como devem compreender, e logo hoje, não quero entrar por aí. No importantíssimo jogo que hoje temos, e que nos faz já estar com aquele nervoso próprio de antes dos grandes jogos, vamos ter pela frente a tão apregoada equipa jovem e que, pelo que dizem, quer pôr as garras de fora devido à sua má posição neste campeonato. Temos pela frente os leões e é nossa missão domá-los.

O FCPorto vem de uma importante vitória na Madeira, não conseguida como todos gostaríamos, mas conseguida e que quebrou uma tradição que já durava há uns anos, tal como já havia acontecido também para o campeonato no Dragão com o Braga e isto em duas das três finais já jogadas este mês. Foram duas importantes vitórias que demonstram, embora com defeitos, que a equipa está coesa e que tem aguentado bem os “obstáculos” deste campeonato, conseguindo com tudo isto ganhar os índices de confiança necessários para as restantes finais.

O “obstáculo” de hoje, como já disse, está ferido no orgulho e, se ainda alguma esperança poderá ter em relação ao campeonato, ela passa por uma vitória no Dragão. É um adversário difícil, que vai dar tudo o que tem e não tem e que trás como figura principal, e dada a ausência de vulto de Liedson, um grande jogador no meio-campo que admiro muito, João Moutinho.

O FCPorto também se pode queixar de algumas ausências de peso. Ibson, Bosingwa, Anderson são algumas delas, mas a ausência mais inesperada e de última hora é a de Lisandro Lopes, que se lesionou no último treino. Logo o nosso jogador com mais garra de… dragão e que poderá fazer Jesualdo alterar a táctica do habitual 4-3-3 para o 4-4-2.

Como todos sabem o FCPorto não tem extremos de grande qualidade para além de Quaresma, e Lisandro ia disfarçando essa falha. Sem ele fica aberto o caminho para o professor colocar em prática a táctica que utilizou com o Chelsea. Um 4-4-2 em losango e que deverá dar grande liberdade aos defesas laterais para subirem, já que o adversário joga sem extremos e em que na ponta mais ofensiva do losango poderá jogar Postiga, que já nos tinha dado boas indicações nesse lugar, tendo atrás os dois médios de cariz mais defensivo e Lucho que pode fugir, quando em posse de bola, para a extrema direita, tentando explorar a subida do lateral adversário desse lado. Havendo sempre a possibilidade de, durante, o jogo passar ao 4-3-3 típico, bastando para isso adiantar Postiga. Em Londres não foi muito diferente o 4-4-2, tendo conseguido o FCPorto superiorizar-se ao poderoso meio campo adversário, apesar de não ter dado o resultado que queríamos, e todos sabemos que o meio campo verde e branco também é forte, mas também todos sabemos que os leões de Alvalade não são os galácticos de Mourinho. Aqui vai a minha equipa:Mais uma vez, e como sempre, seja qual for a equipa, temos de entrar em campo neste jogo crucial para o FCPorto no campeonato como favoritos que somos, entrar a dominar e a tentar resolver o jogo o mais depressa possível. Temos sobretudo de vencer, vencer e vencer mais esta final, temos equipa para isso, bastando jogarem o que sabem, tornando-se assim bons domadores de feras, fazendo dos leões, gatinhos mansos.

FCPorto - Sporting, 20H30, SportTv1

12 comentários:

  1. O Postiga não me convence. E muito menos na posição 10. Desde que o vejo a jogar que ele me faz lembrar o N. Gomes...para o bem e para o mal. Ou seja é o que eu chamo o bom jogador indefenido...

    Preferia optar pelo Mareque como lateral esquerdo, fazendo subir Cech para a meia esquerda e o Lucho a ocupar a posição 10.

    Ainda assim preferia ver o FCP a jogar num declarado 4-3-3 para tirar vantagem dos laterais do SCP, Abel e Tello. Teriamos vantagem no confronto directo com o Quaresma numa das linhas e fariamos com que estes não subissem no terreno.

    Leiam o PATO de hoje. Uma carta de uma investigadora da PJ que é bem esclarecedora e que vai de encontro ao que eu acho. Ou seja, que do apito dourado não existem inocentes, existe sim uma dualidade de critérios quanto ás investigações tendo ficado muita gente de fora...

    Um abraço e até já...
    [[]]

    ResponderEliminar
  2. Hoje, seja qual for a equipa há que entrar muito fortes, concentrados e com o veraddeiro espírito do Dragão. Os lagartos não são fáceis e É um jogo crucial que temos de ganhar.
    No entanto, acho que o Postiga não fica muito bem nessa posição, talvez concorde mais com o Teixeira.
    Quanto à questão do apito à dualidade de critérios no apito, isso é um facto. Onde estão as investigações ao veigarista em relação aos beijos do estoril? onde se está a investigar o vieira quando fala dos árbitros para a taça e sublinha que " está a tratar de tudo por outro lado" ?
    É claro que só contam as coisas cá do Norte. O resto é música celestial

    ResponderEliminar
  3. Penso na linha do Teixeira.
    Mas se Postiga jogar, fará só a posição de Lisandro, flectindo de um flanco (preferencialmente esquerdo) para o meio, com Adriano na frente e Quaresma no outro flanco.
    Salvo erro o JN avança com Alan como possibilidade. Significaria o 4x3x3 com extremos fixos, pois Alan joga só na direita, tem muitas dificuldades com o pé esquerdo e o trabalho dele é furar e centrar.
    Atenção que o Sporting não tem flanqueadores, mas os laterais Abel e Tello são mais ofensivos do que as adaptações que o Paulo Bento vinha efectuando nessas posições. De resto, Nani e Djaló são rápidos e também não permitirão as subidas dos nossos laterais, pois todo o cuidado é pouco. Como Alecs e Bueno devem jogar na frente, neste cenário os encaixes seriam totais, ainda que o Porto, naturalmente, insistisse mais numa linha ofensiva de 3.
    Para o 4x4x2 sugerido pelo Zirtaev, eu colocaria o Jorginho a nº 10, porque trabalha mais com o Postiga e um 10 não é de andar distraído no jogo como o Postiga, é preciso recuar, fecar, defender, correr atrás e subir à área.
    Com a lesão de Lisandro fica, de facto, mais complicado prever a equipa. Com Bosingwa de fora, deixa de haver dúvidas nas laterais, amarrando Fucile à direita.
    O que não pode duvidar-se é que o jogo é para ganhar. Não por 10-0, mas jogando certinho, sem nervosismo a contagiar o público ou contagiando das bancadas... E, mais afoitos no ataque, contra o habitual tom especulativo que o Paulo Bento coloca nos jogos, vamos mas é ganhar, caralho, ganhar!!!

    ResponderEliminar
  4. "Investigue-se: questões em torno do Apito Dourado


    Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.

    E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.

    Por exemplo:

    - Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;

    - Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;

    - Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);

    - Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

    Pelo que (contributo d’O PATO) aqui fica isto."

    Aqui fica a notícia d'O PATO. Quem quiser investigar pelos seus meios já tem algumas pistas porque, ao que parece, a PJ nem sequer vai pegar nisso.

    ResponderEliminar
  5. Tava a ver nas noticias k vai haver lotação esgotada no Dragão! Fico feliz por isso, e xpero k tds os portistas lá presentes dêm 1grande apoio, do inicio ao fim!!
    Kuanto ao 11 inicial, axo irá ser msm ese, e fico triste c/ausencia d Lisandro!!! Xpero tb k o Quaresma use a cabeça, e ñ se sinta pressionado, como no passado..
    Tou 1pouco apreensiva pk o SCP por x surpreende..mas se jogarmx calmamente, sei k a Vitória será nossa! Venha + 1a final ganhadora!!
    Saudações Portistas!!

    ResponderEliminar
  6. Pegando no alerta do amigo Teixeira: meu caro, esse alerta parece surpreendê-lo, mas a mim não, nem a muitos amigos deste blogue.
    Se o amigo Teixeira dá credibilidade a uma coisa destas, é porque previamente admitia haver coisa por trás destas manigâncias do Apito Dourado.
    Mas, com essa premissa sendo verdadeira, isto é, sabendo o Teixeira haver manigâncias no escuro a mexer os cordelinhos do processo kafkiano em curso, para quê o amigo Teixeira bater tanto na tecla de que o presidente devia afastar-se, aí que as coisas dele queimavam o clube, afectavam a equipa, intranquilizavam os sócios?...
    Se o amigo Teixeira, como eu e muitos, estiver convencido - por conhecimentos que tenha, por saber ler os acontecimentos e as entrelinhas das notícias, por saber que o que se diz tem o valor que tem e não conteúdo probatório que esteve sempre por fundamentar -- de haver gente interessada em aproveitar-se disto, com o objectivo de derrubar o presidente para imaginar, assim, enfraquecer o FC Porto, apoucar a equipa, minar a sua confiança, influenciar o seu rendimento em campo -- então o amigo Teixeira escusará de contribuir para minar mais a posição do presidente que foi o que, no seu entendimento do afastamento compulsivo do presidente, acabou por fazer.
    Não leve a mal, tome como sinal de consideração esta chamada de atenção pois sinto que desejará o melhor para o nosso clube.
    Como nunca concordei com essse tipo de posição e sempre desconfiei de tramóias maquinadas nos lugares mais recônditos de Lisboa, com a complacência da Justiça que é o que é neste país, estou à vontade, mais uma vez, para comentar este assunto.
    A mim não me intimidam, não devo nada a ninguém, sei ler notícias, sei até como se fazem, sou um profissional da comunicação, sei o português (até outras línguas) e com estes últimos anos apercebi-me do sistema judicial como nunca antes tinha concebido porque nunca algo me levou aos seus meandros - coincidentemente, ando agora em tribunais pela primeira vez por questões pessoais e profissionais, o que me dá já um entendimento mais próximo do que alguma vez tive sobre procedimentos judiciais.
    Olhe, na esteira do que têm sido as notícias sobre o Apito Dourado, ainda hoje a introdução ao jornal da tarde da SIC era dito assim:
    "Em dia de jogo grande no Dragão [tá a ver, no Dragão, logo com o FC Porto envolvido, pelo menos esse...], Maria José Morgado abriu um processo do Apito Dourado contra [veja lá, meu amigo] Valentim Loureiro e João Loureiro".
    Sic transit gloria mundi.
    Ou seja, o costume.
    Mas aos costumes dizemos... nada.

    P.S. - Já agora, parece que este processo ao pai e ao filho Loureiro tem a ver com um Boavista-E. Amadora, apitado por Jacinto Paixão. O árbitro pode ter sido aliciado, nomeado por favor, feito isto e aquilo, mas o Boavista até perdeu (1-2).
    Curiosamente, parece estar arquivado um Boavista-Alverca, também de 2003-04, que o Boavista ganhou 2-1 virando o resultado nos 7 (sete!) minutos de descontos e com dois golos em faltas claras, lembro-me bem dos lances nos resumos televisivos, creio que apitado por Paulo Pereira, um resultado fraudulento, que foi analisado pela Mizé Morgado mas parece que nada se passou.
    Pergunta-se: o acto de corromper, traficar influências, influenciar alguém para obter um resultado, se não condiz com o desfecho desejado que sentença trará?
    Suspeito mesmo seria o Boavista-Alverca, claramente influenciado pelo árbitro. Terá sido arquivado.
    O Boavista-Amadora podia estar "controlado" mas não se chegou ao ponto de obter o resutlado pretendido. Como será julgado?

    ResponderEliminar
  7. Amigo Zé Luís,

    continuo com a mesma opinião que tenho expressado aqui no blogue. Ou seja, que entendo que todos os clubes se serviram do sistema porque este se meteu a jeito de ser corrompido.

    É óbvio para mim que as coisas foram investigadas (leia-se feitas, congeminadas, conspiradas), de forma a encontrar uma pequena parte da verdade.

    Não posso é concordar que por este facto, o nosso presidente a ser culpado de alguma coisa não tenha que ser penalizado, pois antes de ser portista sou cidadão. E não quero que o futebol continue com os compadrios que ambos sabemos existirem.

    Quando fomos campeões europeus disse públicamente que tinha chegado a altura de PdC se afastar da presidência. O ataque cego que temos sido alvo leva-me a cimentar essa opinião.

    E não considero que isto seja pactuar com o enfraquecimento a que nos querem submeter, porque enfraquecida já está a posição de PdC que não tem conseguido refutar as acusações. Sabemos que se este não tivesse problemas com as pontas soltas que bem ou mal a imprensa tem dado destaque, o direito de resposta já se tinha feito. Só vejo timidas respostas no site do clube e argumentos idênticos aos do Fernando Madureira:

    "Está em segredo de justiça e vou meter um processo na carolina (sal)Gado..."

    ...

    Muito pouco para quem clama inocência.

    PdC saberia usar as influências que ainda terá, para refutar as acusações. Outros estariam disponiveis para trazer a "verdade" ao conhecimento da opinião pública.
    Está a acompanhar o raciocinio Zé Luís?
    Eu sei que está.

    Somos ambos portistas convictos. E queremos o melhor para o nosso clube. Temos é formas diferentes de encontrar soluções para este enlaçe. No final desta época é premente que PdC saia da presidência. Porque com culpabilidade ou não, a verdade é que necessitamos de uma direcção activa, presente e com uma estratégia desportiva diferente desta.

    Aparte do processo apito dourado ainda poderia argumentar com as péssimas escolhas desportivas que acontecem desde 1999 e que apenas foram interrompidas com a chegada de Mourinho. Lembra-se dos motivos que levaram à escolha do Octávio para treinador? Os problemas continuam a ser os mesmos. A influência positiva de PdC deixou de existir desde essa altura. O FCP está nas mãos dos empresários desde o virar do século. Não quero que o meu clube caminhe no sentido de ficar refém do maior cancro do futebol. Os empresários. E isso, já acontece.

    Zé Luís, agora ganhemos ao Sporting, porque estou convencido que o benfica a ter que jogar com beto ou petit como centrais chegaremos à luz com 7 pontos de vantagem.

    Forte abraço

    [[]]

    ResponderEliminar
  8. Os podres internos são conhecidos. Se os empresários têm influência - e a Octávio não lhe foi feita justiça, pelos portistas, de levantar a lebre e apontar os problemas lá dentro - também lhes foi permitido isso, pelo presidente e pelos administradores, um em particular...
    Se quiser contestar o presidente por aí, estou consigo. É preciso outra gente a dirigir a SAD.
    Agora, reforçar as posições de tiro contra o presidente numa altura de tiro ao boneco com ajuda de portistas, isso nunca faria. Para mais sabendo que estaria a reforçar a teoria externa de afastar o presidente por estar sob suspeita. Estar sob suspeita, até estar pronunciado e ir a tribunal estamos todos sujeitos.
    Você acredita que isso é o bastante para afastar o presidente. E que no final da época terá de o fazer. Espere sentado. Não acredito nem na bondade desse período, nem do efeito esperado, nem do processo que o destitua. E o presidente não sairá. Acredito que o faça quando provar a inocência em tribunal. Se tivesse de sair por causa do Apito Dourado já teria saído. Vê indícios de estar-se a caminhar nesse sentido?
    Como tenho evitado o mais possível comentar este assunto que parece mais um ninho de vespas, prefiro pensar em ganhar só ao Sporting. Mainada.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís,

    nem mais.

    Quanto ao resto...aguardemos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Nao sou grande fa de claques mas vejam la isto:

    http://mail.google.com/mail/?realattid=0.1&attid=0.1&disp=attd&view=att&th=11151f15c3e0f398

    Ao menos os nossos estadios (ja) nao abanam assim.

    Força Porto! Espero que façamos abanar e cair o Spoting para irmos ao galinheiro dispostos a decidir la o titulo.

    ResponderEliminar
  11. Pessoal, peço desculpas mas não tenho muito tempo para comentar, dei só aqui um saltinho para ler os comentários e só tenho de vos agradecer a vossa grandiosa colaboração para o engrandecimento deste espaço. EXCELENTES comentários. Parabéns a todos.

    Quero tb só ressalvar que coloquei na equipa o Postiga, mas que escrevi no texto "poderá jogar", que não tem necessariamente de ser ele, aliás sempre achei que o n10 da nossa equipa atrás do Anderson só o Jorginho.

    Seja como for o que interessa é vencer.

    FORÇA PORTO!
    QUEREMOS ESTA VITÓRIA, CONQUISTA-A POR NÓS!!!

    E daqui a pouco, aqui vou eu....

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Acabo de vêr na sic noticias a entrevista na porta do estadio do dragão... foi simplesmente uma vergonha!!! 10 ou 15 portistas que nunca viram uma camara de tv e por isso lutavam para aparecer!!! O "animal" já são muitos pelos lados do dragaam... se fosse só um até se dava um desconto agora tantos??? O que estará se passando aí para baixo?' O que andam a comer???

    ResponderEliminar