18 junho 2007

Batta no revólver e o ricochete em Portugal

A que Luz se deve ler a novel classificação dos árbitros? Muitas questões em aberto… das nomeações imparciais ou neutras ao… prejuízo do FC Porto

Não vou falar, para já, dos sub-21 de Portugal em mais um Europeu fracassado. Mas a alusão ao francês Marc Batta, alegado conspirador contra os interesses portugueses, feita por Rui Caçador na Holanda, tem que se lhe diga, no contexto de vitimização em que tal teoria foi feita e no rescaldo, precisamente, da novel classificação dos árbitros cá da terra. E, assim, a que Luz se deve ler essa classificação?

1) pela declaração do próprio vencedor, autêntico Apito Dourado, Pedro Proença, que disse não haver problema em reconhecer “que todos sabem que sou benfiquista, tal como Pedro Henriques é sportinguista”?

2) por Proença assumir o seu benfiquismo mas garantir que o põe de lado quando apita, o que não se verificou no lance irregular do golo do Benfica frente ao FC Porto e numa gritante dualidade de critério disciplinar muito penalizador para os dragões e a impedi-los de selarem o destino do campeonato na Luz?

3) pela justificação de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, de que Pedro Henriques “é um árbitro de grande categoria, mas as avaliações são feitas segundo critérios técnicos. Muitas vezes há diferença entre o senso comum e aquilo que é intrinsecamente técnico»?

4) por Proença ter sido melhor avaliado tecnicamente, contra a noção parva do senso comum, e em conformidade foi dos árbitros que menos prejudicou o FC Porto, embora outros estivessem sem reparos [ver classificação]?

6) por Caçador lamentar que Marc Batta (e a UEFA) faça(m) nomeações imparciais para as fases finais dos Europeus com árbitros de nenhum dos países finalistas, sendo a Liga portuguesa de reputação imaculada na nomeação de árbitros e no seu perfil isento de polémicas?

7) por os portugueses terem Marc Batta atravessado desde aquela incrível expulsão de Rui Costa em Berlim, ao sair campo para ser substituído levando um amarelo (foi o segundo) e Portugal acabou a jogar com 10, mas esquecemo-nos que Oceano falhou um penálti e não vencemos na Arménia no primeiro jogo?

8) por termos tido, na última época, precisamente o momento Marc Batta com Carlos Xistra a dar amarelo a Jorginho quando saía do campo em Coimbra para ser substituído?

9) por, neste Europeu de sub-21, nenhum jogo ter sido desvirtuado pela arbitragem até ao momento, onde nenhuma equipa deixou de ganhar os pontos que mostrou merecer ganhar pelo seu futebol, ao contrário das meras 14 ocasiões que Vítor Pereira detectou de resultados influenciados pelos árbitros na Liga portuguesa?

10) por Duarte Gomes não ser despromovido pela sua condição de internacional, condição pacífica para não se levantarem questões polémicas como pela mesma razão houve com outros árbitros internacionais, tipo Paraty, e que são alvo, agora, de investigação na viciação alegada da classificação dos árbitros noutras épocas sendo que Carlos Esteves, da arbitragem da FPF e co-autor da novel classificação, ser precisamente arguido neste caso?

11) por, como justificou Vítor Pereira tanta “transparência”, estarem premiados “os mais consistentes e que erraram menos (remete-se para o ponto 4) que terminaram nas posições cimeiras”? Ou serem “prémios” de Pedro Proença e Pedro Henriques pelos erros em prejuízo do FC Porto terem contribuído para a virtual competitividade da 2ª volta, além de Lucílio Baptista, que atirou o Beira-Mar para a II Liga, e Elmano Santos pelo segundo ano consecutivo a fazer a arbitragem mais escandalosa da época (Boavista-Gil Vicente e Leiria-FC Porto)?

Juízos de valor só com quem sabe.

Mas já aqui advoguei que os jogos do FC Porto deviam ser dirigidos por árbitros neutros e, obviamente, estrangeiros. Por muito que doa a Rui Caçador, até por ter lembrado, também, que Couceiro já havia sido prejudicado na sua carreira… no FC Porto!

Adenda
A classificação dos medíocres
(cliquem na imagem para ler)

13 comentários:

  1. Pinto da Costa numa grande entrevista ao jornal "Público" hoje nas bancas...

    www.publico.pt

    ResponderEliminar
  2. De facto gosto muito destas vitorias morais dos ultimos jogos em a equipa demonstra "o seu real valor". Isto segundo os jogadores, equipa técnica e jornaleiros da segunda circular habituados a vitorias morais.

    Temos a melhor equipa (tecnicamente) do europeu. Ficamos em terceiro num grupo mediocre e esta tudo bem? A equipa demonstrou o seu valor? Que tipo de mentalizaçao é esta? Isto é que é a formaçao de jogadores na seleçao?
    Vitorias morais? Sao vitorias morais no Benfica, vitorias morais no Sporting e agora, na seleçao também?

    Assim nao vamos la. Até porque o Porto nao esta a fornecer jogadores para o futuro, fruto da sua formaçao nao chegar aos calcanhares da do Sporting. E todos sabemos como normalmente os jogadores do Porto sao mais aguerridos e teem um mentalidade 'real' de vitoria.

    Ou vem um treinador estrangeiro ou um Mourinho para pegar nesta gente (daqui a ano e meio), ou entao la vamos nos outra vez para a senda de vitorias morais do passado.
    E atençao que estas vitorias morais sao inaceitaveis, dado o valor dos jogadores (apesar de nao termos laterais).

    De facto fomos roubados contra a Holanda, mas tinhamos obrigaçao de ganhar à Bélgica e de jogar para ganhar em todos os jogos.

    Quanto aos telhados de vidro (Rui Caçador) e à corrupçao que vai lavrando no nosso futebol, nao é diferente da corrupçao uefeira. So é feita um pouco mais às claras dado o seu sentido. Quando o prejudicado nao vive na zona da segunda circular esta tudo bem.

    E vitorias morais é do que esse povo se alimenta.

    Estas pontuaçoes dos arbitros sao o culminar do circo e sao a prova de que para o ano ha mais.
    Vamos ter um campeonato normal. Jogar contra 14 e às vezes 15 em mais de metade dos jogos e ter de vencer como é costume.

    E estes pseudo-arbitros que acreditam na profissionalizaçao? Nao seriam mais profissionais se estivessem calados? E se tivessem ombridade para admitirem que erraram, que tiveram influencia no resultado e que tentaräo fazer melhor?

    Nao ha exigencia porque o beneficiado é sempre o mesmo. E nos que temos provado estar acima de toda esta mediocridade, temos de conviver com ela e combate-la a todos os niveis.

    O mais hilariante é que somos os unicos a dignificar o nome do pais além fronteiras, mas a inveja e a cegueira é tanta que temo que as geraçoes mais novas continuem a ser educadas socialmente por estes 'media' facciosos, com laivos de regime fascista, que teimam em esconder o real valor daqueles que trabalham para ganhar e merecem ser elevados à sua real condiçao de campeoes.

    Depois temos estes seleccionadores de meia tigela que sao a continuaçao destes media decadentes. Alimentam-se uns outros.
    Quando é que o pais acorda?

    ResponderEliminar
  3. Vi os 3 jogos dos sub-21 e aquilo é a prova mais que provada do que é ter muitos bons jogadores e não ter equipa. O Couceiro é um treinador(?) fraco e apenas lá está por favores. Nem sei como algum dia ele conseguiu treinar o FCPorto, mas que grande flop.

    A desculpa dos árbitros é para anti-porto ver. Se eles realmente soubessem o que isso é caía o Carmo e a Torre de Belém. O Couceiro provou, como diz o Zé Luís, isso a sério no FCPorto, no ano das vergonhas. Vem agora com essa desculpa e como é bem falante vai tudo na cantiga, além de ter, como estas selecções sempre tiveram, uma comunicação social que serve de rede para todos os (in)sucessos das selecções.

    Eles estão contentes, é deixá-los estar. Estão habituados às vitórias morais como acontece nos próprios clube. Para nós isso é bom. Que se vão acomodando a elas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. finalmente pdc voltou aos velhos tempos:
    quero endereçar os meus parabéns ao senhor procurador e à senhora juíza, musas inspiradoras de tal obra, uma vez que foram eles que criaram o guião. Conheço o suficiente para compreender que tanta invenção e falsidade só serão compreendidas quando todos souberem (o que eu já sei) com quem a Carolina Salgado se reuniu antes do livro, depois de ele ser escrito, quem cortou coisas, quem acrescentou outras, quem a apresentou à D. Quixote, etc., etc. Para se compreender o objectivo desse livro, será suficiente ler, como eu li, há dias num diário, que a escritora Fernanda Freitas está arrependida (e vou citar) por “ter pactuado alegadamente por desconhecimento de causa com falsidades e invenções no texto que escreveu".
    onde é que andou este pdc? porque não deu uma entrevista destas antes para descansar os sócios? será que vamos ter pdc para o próximo campeonato?

    ResponderEliminar
  5. Amen fcportosempre AMEN!!

    cm diria o PDC de outrora
    "Não sou anjo, mas tambem não sou anjinho..."

    Queremos um Porto unido, com garra e raça, como sempre nos habituamos!!

    PARABENS iniciados FCP, mais um título!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  6. Tens razão FCPortoSempre, PdC parece estar de volta, com grande ironia e a atingir na "mouche" os alvos pretendidos. Muito bem, só tenho pena que ele não tenha aparecido antes, mas terá sido mesmo estratégia.

    Um abraço.
    PS: Isto hoje anda muito calminho. Pelos vistos não fui só eu que andei muito ocupado ;-).

    ResponderEliminar
  7. em relação a arbitragens,penso que não vale a pena comentar pois elas são aquilo que valem(mundial 2006,árbitros portugueses 0).
    quanto a Pinto da Costa,mostrou que não está adormecido.
    porto for ever.cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Tens razão Zirtaev isto esta msm calminho
    ainda por cima com um tema cm este..
    só demonstra que as arbitragens já não surpreendem ninguém, o ideal era msm que elas nem sequer fossem noticia,
    mas como as coisas andam isso é praticamente impossível..

    Qt ao PDC ainda bem que acordou, ele mais do que ninguém, culpado ou inocente, tem de defender a sua equipa, o seu clube..

    FORÇA PORTO!!

    18/6/07 22:14

    ResponderEliminar
  10. "Bola Branca sabe que para além de Rossi pode chegar outro avançado ao Dragão, porque Hélder Postiga pode sair. Postiga tem mercado e o golo à Bélgica ajudou a valorizar o jogador.

    A confirmar-se a venda de Postiga, o Porto prepara-se para assegurar um avançado que promete ser uma grande surpresa."

    In RR

    Como?!?

    Bem, só o facto de sair o Postiga já é para mim motivo de satisfação. Quem será o avançado?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ainda vai ser o tal Cardozo :)
    Apesar de achar o rapaz caro!

    ResponderEliminar
  12. O Benfas sempre ganhou alguma coisa este ano, na pessoa do Proença.

    ResponderEliminar