21 junho 2007

Cadê o Chefi?

O grande responsável de todas as selecções nacionais continua a primar pela ausência. Entretanto, toda a gente se esquece do péssimo contributo que, pelo segundo ano consecutivo, Scolari deu aos sub-21 portugueses…

Portugal tem uma final inesperada pela frente e na Itália um obstáculo tremendo para aceder ao Torneio Olímpico de futebol de 2008, na China. As duas grandes desilusões do Europeu de sub-21 do ano passado, no nosso País, são as meias desilusões da categoria, ou falta dela, na Holanda. Mas têm direito a disputar um bilhete extra para os Jogos Olímpicos (1), algo que serviu a ambas para Atlanta-96 (2) embora os “azzurrini” tenham levado vantagem final de forma a ganhar o título continental desse ano, dois anos após a verdadeira final do Europeu em Montpellier (3) que disputaram.

Em devido tempo, aqui, enumerei as perplexidades sobre as convocatórias das selecções com jogos fundamentais em Junho. Agora, com Portugal afastado do Europeu de sub-21 (o jogo de apuramento a fazer não é da competição), depois de ver nas bancadas holandesas vários seleccionadores principais, como van Basten, McClaren, Donadoni, e constatar mais uma vez a ausência de Scolari, e consumada mais uma fraca participação portuguesa a que acredito ir juntar-se a eliminação pré-olímpica por me parecer mais forte a “Under” italiana, pergunto se ninguém tem alguma coisa mais a apontar ao que se auto-apelidou de “chéfi” há precisamente um ano?

Excessos das Arábias
Já me pareceu mal Scolari levar com os A alguns sub-21 que precisavam descansar e preparar bem o respectivo Europeu. Citei Moutinho, Hugo Almeida, Nani como exemplos maiores que deviam estar na Holanda e não ir à Bélgica. Compreende-se que, ali onde Simão, Nuno Gomes, Cristiano Ronaldo estavam ausentes por castigo ou lesões, fossem chamados alguns sub-21 a que se juntou, depois, Antunes que não está habituado às andanças de uma selecção menor, muito menos a pensar em três selecções num mês só, incluindo os sub-20 que vão ao Mundial do Canadá.

Mas Nani era dispensável de ir ao Kuwait, pela viagem, o calor, os exames médicos depois em Manchester e chegar à Holanda a dois dias do primeiro jogo dos sub-21 com a Bélgica. Moutinho nem foi titular em Bruxelas e seguiu para a Holanda. Antunes foi mais do que um preciosismo de Scolari no Kuwait: foi reflexo da estupidez que ninguém perdoaria a outro seleccionador nacional mas que Scolari insiste em exibir sem o mínimo desagravo.

Portugal esteve mal na Holanda: em campo, em forma física de alguns como… Nani; em comportamento; em atitude; em dignidade institucional a que não faltou a bacoca colaboração do palhaço do regime, Gilberto Madail a dar-se ao luxo de comentar cá, porque não teve tempo de ir à chatice que é a Holanda acima de Amesterdão, os desmandos dos tugas de serviço no país das tulipas.

Há um ano, Scolari deitou fora os sub-21 para ir ao Mundial. Alguns fizeram-lhe bem falta. Desta vez, deixou os sub-21 acumularem “milhas”, mas a viagem que contava, como ele confessou, era só a sua: “Pedi a Deus uma coisa, ganhar da Bélgica”.

Já agora, só para lembrar, da equipa que iniciou o Europeu-2006 (0-1 com a Frana), para a que empatou 0-0 com a Bélgica este ano, mantêm-se Nani, Moutinho, Manuel Fernandes e Hugo Almeida como titulares. No grupo, constam ainda Paulo Ribeiro, Vaz Tê, Semedo, Varela e Filipe Oliveira.

Este ano a culpa não é do Raul Meireles e, especialmente, do Quaresma. De quem será, então?

O “respeito” político
Quando se reclamou “Chéfi” de todas as selecções, inspirando o “respeito”, hoje politicamente em voga no desgoverno do País, em Agostinho Oliveira que ousou dizer não saber quem convocar nos sub-21 à falta de orientação do “Chéfi”, Scolari acabou a despedir o seleccionador mais antigo da FPF. Com Couceiro num cargo e uma ascensão que até o treinador do Atlético zombou (“Há quem desça equipas de divisão e tenha como prémio uma selecção nacional”, disse após ganhar no Dragão), Scolari tratou mal os mesmos sub-21 pelas convocatórias impregnadas do seu interesse exclusivo e arriscou a que Portugal perdesse o Europeu e, pior, o Torneio Olímpico.

Até hoje, passadas estas semanas, não li alguma linha sobre o assunto. Couceiro foi um treinador isolado, fora do contexto dos sub-21, e como Agostinho e, antes dele, José Romão em 2004, será o bode expiatório, apesar da culpa própria na estratégia e onze escolhidos frente à Holanda, de uma coisa que continua como sempre foi: as selecções sem rei nem roque, à vontade do freguês que no caso continua a ser Scolari. Sem muitos se darem conta disso, satisfeitos por meias vitórias e resultados avulso porque de títulos, até nos escalões de formação, continuamos mais afastados do que nos últimos 18 anos.

Riade-89 ajudou a projectar o futebol jovem português. Muitos se aproveitaram, na estrutura federativa, mas a Casa das Selecções há uma década que está para sair do papel. Agora, só os ilusórios resultados da selecção principal, e os milhões das fases finais ou dos passeios ao Kuwait, tapam tudo. E não se vêem mais responsáveis por nada. Sempre foi assim na FPF.

(1) - O Reino Unido (que compreende Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte) compete como equipa conjunta nos Jogos Olímpicos. Dada a independência das federações britânicas no futebol e assim protegidas nos Estatutos da FIFA, a vaga da Inglaterra não é ocupada por uma equipa “mista” de britânicos.

(2) - Portugal-Itália nos ¼ final do Euro-96, 1-0 na Luz e 0-2 em Bérgamo com bis de Vieri: só por ganhar uma mão, Portugal apurou-se para os Jogos de Atlanta onde terminou em 4º, sob o comando de Nelo Vingada.

(3) - Em França, um golo de ouro (104’) de Orlandini derrotou a equipa onde, em 1994, jogavam Figo e Rui Costa.

44 comentários:

  1. Luis Aguiar médio ofensivo uruguaio vem para o Porto.

    - Leandro Lima já não vem?

    - Vamos ficar com o Jorginho?

    ResponderEliminar
  2. Zé Luís, caro amigo, permita que lhe pergunte qual é a necessidade de trazer para aqui as alfinetadas políticas?
    Bem sei que tem direito à opinião, não há é necessidade de misturar também aqui política e futebol. Acho eu.

    De resto, e a despropósito de uma guerrilha sobre o comentador que esteve no Trio de Ataque (Luís Freitas Lobo), o amigo Mereilesportuense usou a coincidência de escolhas entre aquele e o António Pedro Vasconcelos para denunciar o perigo encarnado que ali mora. Penso que, tirando a questão do Simão Sabrosa, LFL esteve mais sintonizado com Oliveira e Costa e Rui Moreira. De qualquer modo, isso é irrelevante. Eu permito-me é usar o argumento do Meirelesportuense para também aqui notar uma enorme coincidência de opinião entre o Zé Luís e o António Pedro Vasconcelos a propósito do Luís Felipe Scolari.
    Vai agora o amigo Meirelesportuense zurzir o Zé Luís?

    ResponderEliminar
  3. Henrique:
    Pelo que ouvi dizer, o Leandro Lima também vem.
    Quem está em sério risco de não vir poderá ser o Bollati porque o juíz terá decidido avançar com uma licitação pública. E como o Corunha oferece mais, segundo dizem...

    ResponderEliminar
  4. O Scolari daria a cara caso a selecção conseguísse fazer uma boa figura, não duvidem disso. Seria o primeiro a aparecer. De resto uma selecção com estes conjunto de bons jogadores não precisa do "chéfi" para nada (ele vê pela televisão :-)), precisava era de um bom treinador, que não tem, e precisava que os seus jogadores não fossem já, a sua maior parte, certezas do campeonato português, o que faz com que cheguem a esta fase já esgotados, ao contrário de outras selecções em que os seus jogadores cheguem às fases finais pelo menos mais frescos e disponíveis. O aparecimento de alguns jogadores nucleares na selecção A ainda piorou a situação.

    Para os jornais o "chéfi" existe e por isso a falta de criticas, aliás criticas é algo que Scolari não sabe o que é em Portugal, por isso gosta tanto deste paía onde nada faz e é elogiado por isso.

    Para o jogo de logo com a Itália, sinceramente, o que me faz mais querer vê-lo é um jogador precisamente da Itália :-), o Rossi. Não tive oportunidade de ver outros jogos dele e quero ver até que ponto o puto é bom. Se for como tenho lido, só servirá para ficar chateado para o caso de ele não vir para o Dragão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. mais um delirio do pasquim vermelho

    http://www.abola.pt/epocas/index.asp?epoca=2004/2005&id=174&op=mercado

    reparem na classificação ...

    ResponderEliminar
  6. Não caro Quintino eu só zurzo nos que me são suspeitos, nos que pertencem à família sem "dudas" nenhumas nunca! Aliás as coincidências vão a este ponto: Rui Moreira escolheu Pepe; Rui
    Oliveira Sportinguista e Costa escolheu Moutinho; o realizador Benfiquista escolheu Simão e Luís Freitas Lobo escolheu...Simão!...Não sei quem escolheria o homem de Paredes mas "suspeito" que não seria a Simona...E aqueles olhares embevecidos entre eles sempre que algum deles escorrega e se sente em dificuldades cheira-me a esturro...Já disse que não gosto de onanismos e ali onanismos ainda que encapotados é o que mais há!...Quanto ao Scolari também concordo que ele faz tudo o que lhe é possível para roubar protagonismo aos seus rivais nas Selecções, é normal a bem da Nação Scolariana...Quando se aproximam Torneios de alguma importância para os Sub21 lá vai o Scolari fazer o seu papel de abutre e zás, bicada em cima do colectivo! Assim ele mantém o seu estatuto de incontestável, simples não é? Quanto à vertente Política sinceramente, está contente com o rumo das coisas desde que o Pinóquio tomou conta do nosso desgoverno?...O homem para lá da questão do título de licenciado tirado ao Domingo que é questão de somenos importância -dado que eu gosto de coleccionar cromos- só vê uma coisa à frente do bruto apêndice nasal, baixar o défice e o Zé -povinho- que se lixe!...

    ResponderEliminar
  7. Offshore, o Abutre empurra o Abutre pequenino para cima do Dragão este como consequência natural da força da gravidade faria o Setúbal sair fora da classificação e o benfica ficaria bem melhor e a rir-se, mas felizmente, a estratégia não resultou como todos já sabem...

    ResponderEliminar
  8. «FC Porto/Bolatti:
    A "estranha" apatia do juiz!
    PEDRO MARQUES COSTA»

    Será que o Fiscalista também foi à Argentina?....

    ResponderEliminar
  9. Vamos ficar com uma equipa de peso, o Katsouranis que se cuide, para o ano cá o esperamos!....

    ResponderEliminar
  10. Quintino, os temos expostos implicam, a priori, que a nossa amiga comunidade fale deles. Diga a sua opinião sobre o assunto, não procure relacionar se o a coincidiu com b, que nem me interessam nem o antónio nem o luís nem o fabiano, verdadeiramente, importam-me mais os amigos daqui, deste espaço.
    Já agora, deixe-me acrescentar que, pelo que vou vendo na tv, também ja descortinei nas bancadas do checo Brückner e até o Roy Hodgson que é seleccionador da Finlândia mas cujos sub-21 não estão presentes no Europeu. Scolari anda em conferências a ganhar o dele, como imagina...
    Como somos uma comunidade amiga, confesso-lhe que nenhuma alfinetada me apaga a dor que me vai na alma. Eu, que nunca me arrependo do que faço, lamento ter votado PS pela primeira e, sei-o bem, única vez na vida, mas sei que tenho oportunidade de corrigir o mal, assim dure um par de anos.
    Se não vê, porém, similitudes no autoritarismo socrático com o scolástico, não sei que lhe diga. Mas repare que o faço só por me merecer a oportunidade. A alfinetada não é política, é social, comportamental, vem de dentro de mim. A política diz-me pouco, as coisas, os homens, dizem-me mais. Não tenho dogmas de espécie alguma, mas princípios, de resto habituei-me à liberdade que é dos bens mais escassos que nos estão a cercear ultimamente.
    Do mentiroso de Vila de Maçada está tudo dito, tudo escancarado também do desgoverno do País, da saúde miserável que nos espera, à economia periclitante que nos desespera, aos laivos de totalitarismo que nos cercam.
    A propósito, João Miranda publicou, com oportuna referência ao autor porque até eu pensava que era de Brecht esta sinopse da desgraça humana (e política!), no Blasfémias:
    First they came ...
    A área de comentários tem sido muito instrutiva nos últimos dias, em especial nos posts relacionados com o caso DREN e com o caso António Balbino Caldeira, porque permite ver em primeira mão como as escolhas pessoais mais triviais contribuem para a instauração de um regime autoritário. É um processo bem ilustrado pelo poema atribuido a Martin Niemöller:


    First they came for the Communists, and I didn’t speak up,
    because I wasn’t a Communist.

    Then they came for the Jews, and I didn’t speak up,
    because I wasn’t a Jew.

    Then they came for the Catholics, and I didn’t speak up,
    because I was a Protestant.

    Then they came for me, and by that time there was no one left
    to speak up for me.


    Alguns processos rumo ao autoritarismo só podem ser travados se a maior parte dos indivíduos tiver coragem nos pequenos momentos. De qualquer das formas, quem não tiver coragem para os pequenos momentos, dificilmente a terá para os grandes.

    ResponderEliminar
  11. Esta -Zé Luís- de colocares o Poema em inglês foi de mestre...Lá vai o Pinóquio -se andar por aqui- ter quer ir "fast" buscar o Dicionário! Também supunha serem do Brecht estas palavras e o aborrecido -para mim- é verificar que na sua forma de pensar as coisas, eu era dos primeiros a seguir viagem...Mas como já estou habituado a ser primeiro em quase tudo -valha-me em muito nisso o FCPorto- tenho que aceitar as consequências...Mas guardando embora as devidas proporções é bem verdade que o mal dos outros pouco nos afecta e devia afectar, para nos sentir-mos humanos de corpo inteiro. Mas já diz o Povo: enquanto o pau vai e vem...E é este sentimento do "deixa andar" que me arrepia porque me dá a sensação das pessoas andarem anestesiadas, embrutecidas -desculpem a força da expressão- a ponto de não conseguirem ou "quererem" raciocinar direito...O Mundo se nós verdadeiramente quiséssemos poderia ser tão organizado e pacífico, em vez de tão brutal e egoísta como todos os dias constatamos...Um momento porém existe na nossa existência em que ficamos "todos" literalmente "iguais" e esse momento é inexorável, mas até lá, podíamos ser tão verdadeiramente felizes!...

    ResponderEliminar
  12. mais uma descrição de Luis Aguiar por quem supostamente o deve conhecer bem:

    Juan Teixeira, ex-treinador de Luis Aguiar no Liverpool, traçou o perfil do jogador. "Tem uma característica que o distingue a componente física. É muito bom nessa vertente, mas também tecnicamente. É valente. Faz bem a transição para o ataque. Logicamente, por ser novo, tem aspectos a melhorar, mas estou certo que vai vingar. Fucile será uma ajuda importante. Não me surpreende a sua transferência", disse.

    ResponderEliminar
  13. Pelas declarações de ambos no Mais futebol parece q estão mesmo asseguradas as contratações de L.AGUIAR E L.LIMA.

    ResponderEliminar
  14. Bem-vindo das férias, off-shore. Pena a chuva, não? Desconheço em, absoluto o Luis Aguiar, mas parece-me que é mais uma aposta para o futuro. Já há tantas e se tudo der bem teremos uma equipa formidável em 3 anos. Mas, até lá, há que manter a estrutura campeã para esta malta nova se integrar. Já aqui o disse, temo muitas mexidas no miolo, as coisas devem ser feitas com conta, peso e medida. Acredito que Jesualdo as fará, mas é muita gente nova e parece que vamos ter uma revolução no plantel, mas não na equipa se não sair mais ninguém. Esta malta com novo título em cima será imparável nos cinco anos seguintes. Penso eu de que... Mas é sempre uma incógnita inserir tanta gente, a ocasião é boa mas a quantidade parece considerável, quando o ideal é meter dois ou três novos em cada época. Caso algo corra mal, há sempre a crítica aos comissionistas e tal, mas acho que o FC Porto está, muito bem, a assegurar valores para o futuro. Se "engatarem", não haverá tanta necessidade de ir ao mercado daqui para a frente, só casos pontuais.
    O onze penso que terá uma ou duas novidades, resta saber se terá o respaldamento do banco.
    O que se reforça é uma linha de continuidade, com um treinador por vários anos e uma política "611" já traçada e a dar frutos. Em tese parece-me muito bem, repito, mas os resultados em campo ditarão as grandes "sentenças". Alguns corações poderão não aguentar-se...
    Sobre mais um desconhecido uruguaio: depois de ouvir o Rui Brilhantina a reprovar o Fucile, estou com medo destas reacções epidérmicas...

    ResponderEliminar
  15. "Os termos expostos implicam, a priori, que a nossa amiga comunidade fale deles. Diga a sua opinião sobre o assunto, não procure relacionar se o A coincidiu com B, que nem me interessam nem o antónio nem o luís nem o fabiano, verdadeiramente, importam-me mais os amigos daqui, deste espaço.
    (...)
    Como somos uma comunidade amiga, confesso-lhe que nenhuma alfinetada me apaga a dor que me vai na alma. Eu, que nunca me arrependo do que faço, lamento ter votado PS pela primeira e, sei-o bem, única vez na vida, mas sei que tenho oportunidade de corrigir o mal, assim dure um par de anos.
    Se não vê, porém, similitudes no autoritarismo socrático com o scolástico, não sei que lhe diga."

    Assim escreveu Zé Luís, que ainda não é Zaratustra!

    Escrevi o que escrevi e assumo-o.
    Pelos vistos, terei cometido um ou outro pecadilho. Só que desta vez, acho que estou certo.
    Repare-se: o Freitas Lobo, para falar português, aos olhos de alguns é um "badameco" porque escolheu o Simão (eu também não escolheria, para que conste) e nisso coincidiu com o Vasconcelos.
    Ou muito me engano o epíteto de badameco resulta forçosamente de existir um denominador comum aos dois: a escolha de Simão Sabrosa que é benfiquista ou pelo menos joga no Benfica.
    Mas eu que nem sequer apodei o Zé Luís de nada (quando muito apenas o poderia apodar de portista) e apenas quis limitar-me a mostrar que raciocínios lineares às vezes levam a vias perigosas... em vez disso, sou convidado a dizer a minha opinião.
    Presumo que bastava que tivessem dispensado um bocado mais de atenção à história e à memória para saberem que não gosto de Scolari.
    Não gosto, ponto final. E não perco tempo com esse senhor, especialmente neste blogue.

    Quanto Sócrates, o Zé Luís se tiver a amabilidade de ir ao meu blogue perceberá algumas coisas.
    E eu votei PS por causa de José Sócrates.
    E já havia votado por causa de Soares, mas já não o fiz por causa de Ferro Rodrigues.
    E sou militante do PS, para que se esclareçam bem as coisas.
    Mas, eu só perguntei o que é o Sócrates tinha a ver com o Scolari e, tendo alguma coisas a ver, se era necessário trazer a política para aqui. Mais nada.
    Pelos vistos, há quem ache que, à boa maneira de Orwell, todos somos iguais, mas uns são mais iguais que outros. Penso que percebem...
    Quanto ao poema, meu caro Zé Luís, não é por aí que as coisas vão. Sócrates pode ter tiques de autoritarismo (como Cavaco os tinha e tem), mas estamos longe, muito longe, de nos virem buscar a casa pela calada da noite.
    Olhe, nesse domínio, temo mais os moralistas tipo Louçã.

    De qualquer modo, eu também esperava que dissesse algo era sobre Raviola, sobre o novo uruguaio, sobre o emperrar do Bolatti, sobre esta nova aposta de substituir a escola de samba por malta das pampas...
    É que, se quer que lhe diga, o Scolari a mim diz-me tanto como nada. E no resto, especialmente Portugal e política, sou um pessimista na senda de Hobbes e não um optimista da escola de Rousseau...

    ResponderEliminar
  16. Abram alas: o Chéfi foi à Holanda, presumo que para ver o desastre. Mas diz que é pena os maus resultados, mas o trabalho está bem feito e Couceiro, que não foi ele que escolheu, diz Scolari, não merece críticas. Porventura deve continuar...

    ResponderEliminar
  17. Peço desculpa, enquanto escrevia vi que já falou das contratações.

    ResponderEliminar
  18. Ó Zé Luís, você não se exaspere... o Couceiro não vale os tarecos dum gato. O outro... fuck him, como dizia o Berardo.

    ResponderEliminar
  19. Quintino, olhe que ao António Balbino Caldeira já lá foram a casa às 7 da manhã e depois à da mãe dele. E informam-no por telefone que é arguido num caso e testemunha doutro. Para bom entendedor.
    Não é por gostar do Scolari que deixarei de falar dele, porque há acima dele a Selecção e há ali jogadores do FC Porto. Parece-me ter cabimento.
    Não me imiscua nas conversas cruzadas que por vezes aqui correm, não vi nem ouvi falarem do Simão nem sei quem é o badameco.
    O Rabiola (já mudou de v para b, para se adaptar...) não tem que se lhe diga, além do que já disse ontem. Recusou M. United e Corunha para ficar em Guimarães a ganhar menos do que poderia ganhar noutro clube. Mas como foi o Jorge Mendes a tratar de tudo, não admira que o destino seja o Dragão. Mas continuará em Guimarães, talvez agora tenha oportunidade de vê-lo.
    Lamento que não se aperceba do autoritarismo e totalitarismo socráticos hoje em voga. Eu votei também por ele, hoje atirava-o ao rio, acho insuportável a ele e à cambada que destrói o que ainda se aguentava em assistência social, educação, cultura, ambiente, justiça. Já passou tempo suficiente para não dar mais azo a dúvidas. Tal como Scolari, que também detesto pelo que paulatinamente foi fazendo. Duas desgraças e muitas similitudes.

    ResponderEliminar
  20. Quintino, o Couceiro nunca me caiu no goto, pena foi ter caído no goto do presidente. Mas que se há-de fazer? Para mim foi sempre um produto de marketing, que é a sua área. Claro que para treinador é muito novo. E atribuo-lhe responsabilidades. Veremos como será hoje. Agora gosto de apontar as várias vertentes do que me parece mal e não poupar nada nem ninguém. Nestes casos, a Imprensa destrutiva não existe. É tão fraca como ele. Mas há mais responsáveis.

    ResponderEliminar
  21. Zé Luís, eu juro que não é por birra...
    Títulos: "Temos muito «eduquês», mas pouca Educação", "O Governo, afinal, dialoga... mas só com os poderosos", "Ota? Margem Sul? É que é já a seguir, Já a seguir!", "O Charrua, a Margarida e a sacristia...", "Reserve já um lugar na sopa dos pobres" - tenha a amabilidade de ir ao notassoltasideiastontas.blogspot.com e far-me-á o obséquio de admitir que vejo. Não vejo é o Gulag ou Treblinka. Só.

    Falemos agora de bola. Raviola (ou Rabiola, nem eu sei) diz-me o dono do café onde costumo ir (que é um vitoriano dos quatro costados) parece que promete. Penso que, a confirmar-se o que me disseram, temos ali jogador com futuro.

    Não sei se leu a Gazzetta dello Sport, mas e Itália parece que os moralistas de ontem podem estar em vias de ser os desonestos de hoje.
    Fabio Capello até já pergunta:
    "Ma non era lo scudetto degli onesti?"...
    Como dizem o Vieira e o Veiga, se Portugal fosse Itália já as escutas que os apanharam a eles também tinham dado frutos.
    Os "gajos" afinal sabem do que falam.

    ResponderEliminar
  22. Outra dos jornais lá de fora:
    parece que Deco perdeu o estatuto de intocável no Barcelona...
    Noitadas a mais, farra em demasia...

    ResponderEliminar
  23. Esta é da Folha de São Paulo de hoje (por isso vai mesmo em brasileiro):
    "A camisa 1 da seleção brasileira está sem dono. Depois de quatro Copas do Mundo e o monopólio de três goleiros, o técnico Dunga abriu a corrida pelo posto, que está vago desde o final do Mundial da Alemanha, em julho do ano passado.
    Na disputa pela posição que já coroou e enterrou carreiras, quatro atletas despontam, mas dois, atualmente, estão em vantagem. Helton e Doni terão a chance de mostrar, na Copa América, quem pode assumir o trono deixado por Dida.
    Helton, do Porto, favorito para iniciar a competição na Venezuela como titular (...)"...

    Vocês já me vão conhecendo e eu admito que às vezes sou birrento. Até já mandei umas favas ao Helton por causa de um ou outro golito mal sofrido...
    Mas um guarda-redes destes merecia um segundo linha melhor que o Nuno Espírito Santo... ´
    Quem tem o goleiro do escrete, tem de ter outro guarda-redes à altura das circunstâncias.

    ResponderEliminar
  24. Quintino, mensagens captadas. roger. Fico é sem perceber, mirando o seu blogue, a razão de se espantar com uma mera referência de passagem ao "respeitinho" socrático e à ordem do dia "quem se mete com o PS leva", digna do Jorge Coelhone.
    Coisa de lana caprina.
    Do Rabiola (é mesmo com b) já ouvi, mas prefiro ver. De qualquer maneira, está seguro, feito, falta pôr a render.
    De Itália? Ó amigo, conheço de ginjeira. As modas, os truques, os mafiosi, os jornais. Há muito digo que quem pediu para a Liga lusa a Justiça da Legacalcio devia ter vergonha porque o que fizeram não é exemplo de nada se foi apenas para apanhar a Juve: havia mais clubes para descer, mais pontos para penalizar e ficou tudo bem para o Milan ir à Champions, a Fiorentina recuperar este ano para voltar à Europa e tutti quanti.
    Já fiz essas questões todas a quem ousava falar da Justiça italiana como algo a seguir.
    O Brasil, mas é claro que o Helton é o titular. O Pinto da Costa contou a história toda, o Helton estava seguro há muito em Leiria, era esperar até Baía começar a decair. Saiu Baía e é óbvio que um experiente teria de ficar, sem resmungar, como suplente. Não podem ser dois suplentes sem experiência. Do Bruno Vale que muitos não entendem, como eu não entendo, pelo visto as suas qualidades não são apreciadas no Dragão e assim nada a fazer. Há anos ouvi falar muito do Taborda, por exemplo, mas não tem nível para o FC Porto. E outros do género. Nuno sabe o que é ser segndo no Porto, pode ter oportunidade na Taça e é sempre alguém com quem contar, descontando que os guarda-redes são dos menos fiáveis jogadores de todos.

    ResponderEliminar
  25. Mais uma...
    O Porto vai a Aveiro empatar 0-0 e, salvo qualquer lapso, até ficou com razões de queixa.
    Pois bem, depois de alguém ter afirmado ter visto Pinto da Costa a dar ao árbitro um envelope grosso com dinheiro lá dentro, sai mais uma acusação...
    Reparem no preciosismo... o envelope era grosso e tinha dinheiro lá dentro... mas, com um bocado de jeito, até podia ser do Monopólio que a dama não sabe. Ela só sabe que era grosso e tinha dinheiro!
    Portanto, Pinto da Costa vai ser formalmente acusado de três crimes Porto/Estrela da Amadora; Beira-Mar/Porto e Nacional/Benfica (já anunciado há uns tempos)...
    Eu bem vos digo: ainda vão arranjar maneira de levarem o Porto a descer de divisão.
    Eu insisto que há comportamentos e atitudes que não eram necessárias e que, aqui e ali, o Porto ou pessoas a ele ligadas se põem a jeito.
    Continuo intrigado é com o que sucedia em Canal Caveira (agora que se descobriu que Pinto da Costa comprava os árbitros em casa, quem seria que ia lá para baixo?) e com o que é que sucedeu às Veigadas e Vieiradas? Não há nada? Nadinha? Mas mesmo nadinha? Nem assim uma suspeitazita?

    ResponderEliminar
  26. Quuando digo que vão arranjar maneira de levar o Porto a descer de divisão, penso mesmo no que sucedeu em Itália.
    A Juventus apanhou com as malhas todas, o Milan (que volta a aparecer nesta vaga com umas habilidades contabilísticas e não só) até participou na Champions e o Inter ficou com os títulos. A Fiorentina safou-se, a Lazio aspas aspas, e o resto era tudo boa gente e assim podemos dormir descansados.
    Quer dizer, mafiosos eram só os da Juve, desceram e subiram outra vez. Não se fala mais no assunto.
    É que nos andam a cozinhar, notem bem. Eu bem digo que isto é uma "choldra"...

    ResponderEliminar
  27. amigo Offshore,será que é a classificação virtual para 07/08 ou conseguiram saltar para o poleiro.não tem desculpa,pois é só fazer copy e paste.A BOLA=mouros
    quanto a contratações,esta-mos a ficar com um clube mais parecido com os sul americanos,com alguns jogadores de qualidade duvidosa para representar o nosso clube(supondo que haja verdade no que é publicado).
    scolari simplesmente igual a si mesmo=arrogante
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. Quintino, em Itália só a justiça desportiva actuou. Fizeram-se manigâncias inacreditáveis que ainda há meses se concluíram, pois salvo erro à Reggina foram devolvidos três pontos que lhe tinham tirado.
    Creio que não há ainda acusação do Nacional-Benfica. O CM admitiu que iria sair acusação, mas não terá saído ainda. A Imprensa destrutiva joga na antecipação.
    Esta terá piada. Acusar Pinto da Costa, nós todos afinal, de se regozijar por o Benfica perder um jogo. Somos todos culpados, não há que fugir!
    Sobre o Beira-Mar, a Carolina acabou por dizer que eram 2500 euros a massa no envelope. Foi na acareação (frente a frente) com Augusto Duarte na semana passada na PJ no Porto.
    Ela lembrou-se, ao fim deste tempo todo, que eram 2500 euros. Acho coisa pouca para a I Liga, até para a II Liga, porque ouço falar de vários preços e dos árbitros mais ou menos caros.
    A Carol, curiosamente, dada como testemunha presencial do crime, a tal senhora da "razão de ciência" - já fixei esta coisa jurídica, devemos aprender sempre - a 9/1/2007, diante da Morgado, disse que era um envelope grosso, em dinheiro. E disse que Augusto Duarte, como Martins dos Santos, visitava frequentemente a casa do casal Pinto da Costa.
    Na acareação, além do pormenor dos 2500 euros (tê-los-à ido buscar à gaveta das meias e das cuecas?), ela disse, contradizendo o testemunho de Janeiro, que foi a única vez que Augusto Duarte esteve lá em casa.
    Bem, no livro da Carol era um ror de árbitros em fila para ir a casa. Ela só disse dois nomes. Agora, depois das visitas frequentes dos dois citados, o Augusto já só foi lá aquela vez.
    A Morgado fiada na "razão da ciência" reabriu o processo com esta testemunha. A acusação sai sem mais factos novos. Que dizer mais desta farsa toda? Que o Porto também precisou de comprar um 0-0 em Aveiro, no dia seguinte ao Sporting ter perdido no Bessa?
    Dassse.

    ResponderEliminar
  29. «Considero-me um jogador dinâmico, veloz, de passada larga. Prefiro jogar pelas alas, na direita ou na esquerda, embora também me sinta à vontade em alinhar nas costas do ponta-de-lança».

    Afinal é extremo, e pior que o Alan, Vieririnha e Tarik não deve ser...

    ResponderEliminar
  30. No sol.pt, tirado da lusa, Gil Moreira dos Santos dixit:
    «A acusação em causa assenta nos mesmos factos que levaram ao anterior arquivamento», refere o advogado, admitindo que a situação pode ter sido alterada por «declarações que foram prestadas por uma testemunha, autora de recente best-seller», numa alusão a Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa.

    O advogado do presidente do FC Porto questiona a credibilidade do depoimento desta testemunha e critica a «leviandade» com que Pinto da Costa é acusado, frisando que a única novidade no processo «é um depoimento falso e motivado por razões de 'revanche' e outras, quiçá mais obscuras».

    Para o advogado, «seria de esperar que o Ministério Público, como era sua obrigação, distinguisse o trigo do joio».

    Neste quadro, revela que decidiu requerer a abertura de instrução «por forma a demonstrar o infundado do testemunho, a grave lesão que uma acusação ligeira causa ao bom nome (de Pinto da Costa e do FC Porto) e o desperdício de meios humanos e financeiros da máquina judicial que o, mais que previsível, malogro da acusação irá acarretar»

    ResponderEliminar
  31. Eu lá do livro da D. Carolina Salgado só conheço a capa. Fico elucidado por aquilo que o Zé Luís escreve. É lapso a mais.
    Mas, conforme se vai vendo, a coisa vai.
    E os 2500 eram em notas de quê?
    Vamos descubrir no julgamento?
    Tem razão quanto ao Nacional/Benfica, mas como já se percebeu a norma é que quando alguns jornais escrevem alicerçados em fugas selctivas, a coisa vai. Ai vai, vai.
    Gil Moreira dos Santos - que conheço bem pois foi o meu professor de Processo Penal - é bom técnicamente, mas vai ter de suar. A Nação (aquela que os tais libertadores da Pátria dizem existir por aí) clama por sangue. Desde que seja o de Pinto da Costa ou alguém do Porto.

    ResponderEliminar
  32. pedro, do Luis Aguiar há mais isto:
    "«Este é o meu maior desafio de sempre e estou perfeitamente consciente dele». Assim, de forma desarmante, Luís Aguiar fez questão de dizer que o F.C. Porto «não é uma montra». É, isso sim, «um clube onde quero ficar muitos anos e ser muito feliz. Não penso em mostrar-me a outros, mas sim agradar aos que mandam no Porto».

    Nesta primeira conversa, Aguiar teve tempo ainda para deixar uma mensagem aos adeptos dos bicampeões nacionais. «Tenham confiança em mim. Peço-vos paciência. Darei, como retribuição, tudo o que tenho. Prometo a maior das entregas».

    Este não vem para dar o salto. Só pede paciência. E promete toda a entrega. Afinal, já o conheço como Dragão, tem o espírito certo.

    Quintino, eu também não li, seria incapaz, mas apanhei o essencial do muito que se propalou.
    E questiono-me porque mais ninguém se questiona?
    Há tantas contradições, tanta mentira pegada, tanta coisa por provar que resulta disto tudo ser fácil acusar alguém, sem prova, só por ser "razão de ciência", basta ser o vizinho do lado que sabe a que horas saio, entro, ligo o rádio e sacudo a cama a pinar.
    É esta justiça, de letra pequena, que tem sido feita até agora.
    O testemunho da "razão de ciência" esmaga-se em três tempos.
    Mas nem estranho, eu, não estranhar que a Imprensa destrutiva não faça nem coloque questões: aceita a palha que lhe dão, é como pão e bolos atirados aos tolos. E o pessoal das barracas come tudo. E siga a rusga.
    O advogado diz que vai pedir a abertura da instrução. Logo ali desfaz o testemunho e, como este caso de ontem do major, nem vai a julgamento. Depois a Morgado da ciência exacta vai fazer o Estado gastar mais dinheiro com recurso para a Relação.
    Ora aqui toca a apontada
    "leviandade" em sustentar uma coisa destas sem pés nem cabeça para quem tiver dois dedos... de testa. Mas eu já sabia que este ramerrão vai enquanto isto durar e se esgotarem os processos. Então, a Justiça seguirá o seu caminho.

    ResponderEliminar
  33. Mas, quintino, concordo inteiramente que o PdC pôs-se a jeito. Há mesmo más companhias e sempre ouvi dizer que quem com putas joga ao vinte ou fica pobre ou pedinte. Vamos lá ver...

    ResponderEliminar
  34. Apresentação com o Mónaco a 21 de Julho.

    ResponderEliminar
  35. «E eu votei PS por causa de José Sócrates.
    E já havia votado por causa de Soares, mas já não o fiz por causa de Ferro Rodrigues.
    E sou militante do PS, para que se esclareçam bem as coisas.»

    Está tudo esclarecido.
    Basta lançar um pouco de melaço que o urso aparece logo para se lambuzar...Mas eu não queria na verdade catalogar ninguém porque não preciso, eu percebi logo o que estava subjacente àquela súplica do "não misturemos futebol com política". É um velho discurso muito mais velho e cansado do que o do fantasma do Social-Fascismo ou até do que o do Nacional-Socialismo para catalogar quem não sabe ser videirinho... Uma das coisas que eu entendi logo após o vinte cinco de Abril foi a extraordinária capacidade de "adaptação às circunstâncias" dos "Socialistas"...Eles dão cartas nessa "maleabilidade" quase "contorcionista" de se adaptarem ao Mundo que os rodeia, tal e qual os camaleões eles mudam de cor de acordo com as cores dominantes no ambiente...O Azul e Branco está a dar, então vou ser Azul e Branco!... Vem o tempo do Encarnado, olha que giro que é o encarnado!... Agora aparecem os Verdes, vou ser já Ecologista...E por aí fora, por aí fora sem parar..A verdade é que a realidade nos diz que os Socialistas conseguiram retirar ao Mundo do Trabalho em Portugal direitos que a Direita quando estabelecida no poder não teve coragem de eliminar, fazer e sufragar...Foram eles -sempre muito criativos- que inventaram os Contratos a Prazo -numa fase difícil da Nação diziam- e agora não há mais outro tipo de contratos de trabalho para quem quer ou necessita de arranjar um emprego no nosso País...Criaram um prazo de dois anos findo o qual os contratos passariam de termo certo a definitivos, damos-lhe a volta, despedimos os empregados antes de concluirem esse prazo, deixamo-los marinar em casa um anito voltamos a chama-los e vira a rusga!... Pretenderam incluir a caducidade dos contratos de trabalho já existentes, utilizando o argumento simples de que se uma das partes não quiser renegociar esses contratos -é claro que aparece sempre misteriosamente sempre o Patronato a tomar essa posição- eles passam ao fim de algum tempo -não muito para não cansarem- a não existir pura e simplesmente...Não há qualquer dia alguma regulação nas relações entre Trabalhador e Empregador, queres ,tens de trabalhar oito horas e se descansares cinco/dez minutos -para tomar um café p.ex.- durante um dos períodos diários de trabalho és obrigado a compensar esse tempo "perdido" no fim do dia...Qualquer dia se fores "verter águas" também vais ter de compensar esse tempo...Já pensaram em colocar relógios de ponto nas retretes e locais afins...Queres trabalhar oito horas, nem penses, vais trabalhar só quatro, recebes claro metade do vencimento e as outras quatro horas - e a outra metade vencimento mínimo- vais ter de as conseguir noutro lado, noutro emprego, aqui não...Não fui eu que inventei a denominação depreciativa mas engraçada de "chuchialista", foi o Povo Português que com o seu agudo espírito crítico cedo percebeu que o Socialismo de alguns era mesmo só para "chuchar" e não só para o "meter na gaveta" como já tinham feito com o Marxismo...Agora são "liberais" de primeira linha e amanhã sabe lá Deus o que serão, pois mais ninguém sabe ou conseguirá saber, nem eles, tal a flexibilidade de rins destas dúcteis personalidades...Comparticipações nos medicamentos têm que ser reduzidas numa primeira fase, depois iremos eliminar alguns deles e emagrecer paulatinamente a lista dos comparticipados neste momento...Amanhã: comparticipações? Estão a brincar?...Para quê, estão loucos?...
    Queres trabalhar para mim?...
    OK, inscreve-te nas Finanças como trabalhador por conta própria, trabalhas para mim eu pago-te e tu passas-me recibos verdes e se quiseres descontas ou não para a Segurança Social...Depois vêm os idiotas -de grandes ideias- dizer que a Segurança Social está na bancarrota, pudera!...Queres a reforma, pois até aqui reformavas-te com trinta e seis anos de descontos, agora tens de dar quarenta e quando atingires os quarenta, tens de dar quarenta e cinco...Queres passar uns anitos a gozar da reforma? Estás parvo como em princípio só morrerás aos setenta, reformamos-te aos sessenta e cinco e já é muito bom...Se for possível o melhor é reformares-te mesmo já no cemitério, tal como aconteceu ainda recentemente com aquela professora que padecia de leucemia aguda e que foi obrigada a apresentar-se assim ao serviço...Foi reformada posteriormente mas já tinha falecido há um mês!...O engraçado é que quem tem estas "ideias geniais" é dos tais que já está reformado por vários sistemas e serviços e continuam a conseguir taxinhos...Vais para a CGD e ao fim de um ano de serviço como Administrador tens direito à reforma por inteiro porque és um gajo porreiro, pois de outra maneira irias apenas receber a reforma da segurança social a que tinhas realmente direito mas como é muito curta, levas a outra que é muito melhor e abonada... Quanto aos outros -os parasitas dos trabalhadores- levam a mínima que é perfeitamente suficiente para eles viverem a triste vidinha a que têm direito...Se preferires vais para o Banco de Portugal e depois para a Petrogal, f.... aquela merda toda e claro reconhecidamente, colocamos-te no Ministério "x"...
    No fundamental é isto o que eu penso muito sinceramente dos Socialistas...Desculpem os que não são assim pouco importam, devem ser tão poucos!...E acreditem que não sou só eu a fazê-lo, a culpa não é minha é vossa, que fabricaram esta "imagem de integridade absoluta" -hihihihi- ao longo de trinta e tal anos bem contadinhos...Podem chamar-me de Comunista ou Fascista por dizer isto, esta é a verdade dos factos e essa não a podem contrariar de forma alguma..."Primeiro vieram buscar os Comunistas, como eu não gostava mesmo deles, não me preocupei muito...Depois vieram para levar os Judeus, consultei os cardápios e como neles nada vi que me dissessem ser eu Judeu, deixei tranquilamente que os levassem...Depois...."
    É esta a tal mentalidade de que falo....É a tal questão da cor dos óculos com que se vê...Por isso falei nas coincidências...Não acredito em coincidências como naõ acredito em bruxas...Por isso, acho estranho que venham agora dizer que o LFLobo até tem uma costela Azul e Branca, se a tem realmente porque não a confessa? Qual é o problema dele? Há que resguardar a possibilidade de as coisas mudarem? Pois aí está a teoria do "camaleão" a funcionar..."Tens que estar prevenido meu filho, o Mundo gira o Tempo voa, tens que estar atento ao que melhor te pode servir"...
    E já agora um pedido aos comentadores: sejam corajosos e frontais e não façam comentários subliminares e cobardes... "Porque me detens desgraçado, não tenho nada nos bolsos, o contrabando está na minha cabeça"...

    ResponderEliminar
  36. Meireles, o objectivo é nunca ir por aí, matraquear as opções políticas, basta dar de raspão porque não há necessidade.
    E lá perdemos com a Itália, o Chéfi a ver, o Madaíl também, o Couceiro a dizer que jogámos melhor, o pé de microfone estendeu-lhe logo a passadeira com o sair de cabeça levantada e andamos para trás mais um ror de anos.
    Depois da incrível expulsão de Rossi, com um árbitro francês de que Portugal não se pode queixar nem do Batta, jogámos uma hora contra 10 e só nos 15 minutos finais do prolongamento o nosso Zé sem boné (terá carteira?) tirou o João Pereira e meteu o Djaló. Mas jogámos uma hora contra 10 e nada, as ocasiões flagrantes foram dos italianos ainda nos 90 minutos porque nos deixaram a bola para os miúdos se entreterem.
    Djaló falhou a única oportunidade flagrante portuguesa porque um italiano teve um deslize e sem honra nem glória, nem mérito nem demérito, sem nada, nem dignidade, nem Scolari e Couceiro terem vergonha do que fizeram, vimos um futebol de antigamente e Portugal em 4 jogos só vencer aos mecos de Israel que se estreavam. Vamos longe nas camadas jovens, falta ver o Mundial do Canadá.
    Uma tristeza, mas saímos de cabeça levantada? Francamente...

    ResponderEliminar
  37. Mas ao contrário do Poeta -ou talvez não- eu vou por aí Zé Luís, porque a consciência me manda, nada mais me comanda neste mundo senão a consciência...Foi assim que aprendi a ser pessoa, a viver de consciência tranquila,a desperdiçar oportunidades porque não queria ter os bolsos sujos de dinheiro ganho com o malefício dos outros e era tão fácil em determinados momentos fazê-lo...Mas eu olhava os mais fracos, os que não sabiam falar e se encolhiam e receavam se lhes levantavam a voz e eu rebelava-me e dizia a verdade...Perdoavam aos outros e castigavam-me a mim, não importava, quando os outros olhavam para mim com aquela gratidão genuína, isso valia muito mais que todo o dinheiro e compensações do Mundo...Merda para a hipocrisia!... Deviam cortar essa -como outras- palavras dos dicionários não por um decreto qualquer, mas por não haver razão para lá estarem e nada representarem em verdade...

    ResponderEliminar
  38. Quanto à selecção de esperanças eu estive apenas atento ao Rossi e nem sequer vi o jogo todo. O que vi deu-me a certeza de ter um bom pé direito, rapidez e pontapé fulminante, bem melhor que o Miccoli, muito mais jovem e sem parafusos...Foi expulso? Não soube, não vi o jogo todo...Ouvi uns gritos dos vizinhos de cima -óculos vermelhos vivo- e pensei: bem Portugal marcou!...Depois silêncio: Portugal perdeu!...Para quê ver as imagens é preciso saber ler nas entrelinhas e nos ruídos de fundo...

    ResponderEliminar
  39. Bem, parece que tenho de actualizar o meu plantel, depois de perdido o Cardozo.

    GR: Helton, Vale, Ventura
    DD: Fucile, Bosigwa
    DE: Lino, Cech
    DC: Pepe, Alves, Emanuel, Joao Paulo
    MD: Assunção, Bolatti
    MC: Lucho, Meireles, Ibson, Kaz, Castro
    10: Lima, (Vukcevic?)
    Ext: Quaresma, Lisandro, Maciel, (Luis Aguiar?)
    PL: Adriano, (Postiga?), Edgar, Rui Pedro

    Vender: R.Costa (devia mudar para jogar), Alan, Mareque, Jorginho, Moraes, Postiga
    Emprestar: Castro, Renteria, Fernando, Vieirinha

    Não acredito na venda de R.Costa nem do Postiga, e como tal, na vinda de outro avançado (o Cardozo já era, infelizmente). Assim como não acredito no Maciel e no Renteria e o mais fácil de colocar será o Ibson, mas o meu plantel seria este.

    ResponderEliminar
  40. 1-0, João Moutinho
    1-1, Pelle
    2-1, Nani
    2-2, Motolivo
    2-2, Manuel Fernandes (falhou)
    2-3, Criscito
    3-3, Miguel Veloso
    3-4, Palladino
    3-4, Antunes (para fora)

    -Com os meus "óculos" Azuis e Brancos descubro facilmente que quem enterrou os Sub21 foram o Benfiquista Manuel Fernandes e o provável Sportinguista Antunes...Hihihihihi.....

    ResponderEliminar
  41. Bem!!! Isto anda para aqui uma politiquisse :-).

    Não tenho problemas que discutam isso aqui, acho que até fazem bem, embora preferisse só futebol, mas é sinal que o blog serve de ponto de encontro e de tertúlia. Isso agrada-me, mas eu não me meto em política, não sei desses assuntos (ou sei pouco) e muito menos os sei discutir. Só peço que não se matem :-).

    Pedro, o Cardozo, pelo preço que foi, é um risco enorme. Pode ser muito bom, mas se corre mal... Eu não queria que o FCPorto contratasse um desconhecido por aquele valor.

    Qt à selecção, tb estive a ver o Rossi, nada de especial neste jogo, mas teve alguns pormenores muito interessantes. Mas não me impressionou.

    Quem me impressionou foi o Antunes e ele aqui tão perto, agora, agora temos o Lino. Está bem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  42. Quanto ao Cardozo, até concordo que podiaser um risco, mas pelo que vi gostei. No entanto, e contrariamente a muitos, era defensor da compra do Edgar. Por cá, e na minha opinião, só faltava comprar o Dame da Académica.

    Quanto ao Lino, trata-se de um bom jogador, experiente em grandes clubes do Brasil. E têm que ver que o FCP para o ano já tem defesa esquerdo: Fucile. O Lino é alternativa, bem mais ofensiva. Agora temos um defesa e um lateral. A minha única dúvida é o que pretendem do Cech? Podia ser esse lateral, pode ser médio interior esquerdo ou ser vendido!

    ResponderEliminar
  43. Zirtaev: ó meu caro amigo escreveu acertadamente quando disse que preferia que aqui se discutisse só futebol.
    Era o que eu pretendia ter dito.

    Meirelesportuense: eu nem sequer vou perder tempo a responder-lhe porque tremo só de pensar no que você me faria se tivesse poder. Basta ver que, não me conhecendo de lado nenhum e só porque tive a frontalidade de assumir o meu posicionamento ideoloógico (veja lá se sabe distibnuir entre ideologia e política), você escreveu o que escreveu...
    E não passe atestados de moral que eu não sou nenhum mentecapto.

    ResponderEliminar
  44. Quem começou a história?...Não vale a pena tremer Quintino porque eu só como criancinhas ao pequeno almoço...No restante tempo do dia entretenho-me a ler as provocações dos "menteraptos" e a comer bolachinhas de chocolate enquanto tento encontrar respostas para o significado de estar aqui...E se tivesse poder, ensinava que todos devemos considerar-mo-nos iguais e devemos ajudar os que mais necessitam de apoio. Ensinava que os valores humanos maiores são os da amizade, da integridade, sinceridade e despojamento...Que todos os que só olhassem para o seu umbigo e sorrissem quando vêm ao seu lado pessoas a dormir na rua e a estender a mão a uma esmola ou a procurar um alimento no meio do lixo, fossem reeducados e os obrigassem a passar pelo mesmo tormento para aprenderem a saber o que é doce viver assim...Que devemos estar sempre, mas sempre sem tibiezas, do lado do mais fraco e nunca olhar apenas para o fausto e a aparente perfeição...A beleza é um valor em si, mas sozinha não vale nada a não ser que esteja implantada apenas em objectos artísticos sem qualquer vida aparente...Não passo atestados a ninguém, assim como também não passo Certidões de Habilitações ilícitas...Não gosto de associações secretas! Acho que a transparência é linda...Através dela podemos ver o Azul do céu e do Mar, as nuvens, a luz do sol, da lua e das estrelas, a cor das flores e as imensas florestas que ainda se conservam...Detesto claustros escuros e esconsos e ainda mais detesto casas secretas, sem número de porta conhecido, aonde nos conduzem de olhos vendados como marionetas...Secretos, secretos, só alguns amores que nascem dentro de mim de vez em quando, mas que não posso nem quero contrariar, sou humano e por isso gosto de amar os outros! Eu não lancei acusações fortuitas, apenas referi o que a generalidade dos Portugueses pensa acerca dos Socialistas -escutem, escutem bem o que diz o Povo e saberão- e das suas habilidades contorcionistas....Da sua traição constante aos valores em que diz apoiar-se, nos desGovernos, nos Sindicatos "Amarelos" criados para destruir e diminuir a força dos Trabalhadores e na sua acção em todo o lado onde se metem com olhos esbugalhados de ambição e gula...São uma autêntica irmandade de incompetentes e corruptos...Dizem ser Socialistas Modernos e o que defendem: o Liberalismo Oitocentista! Por favor sejam honestos e risquem a palavra "Socialismo" dos vossos panfletos e propagandas e aquela mãozinha fechada que deveria significar a luta por um Mundo melhor, mas tão só demonstra a vossa ganância e o vosso sincero desejo do "venha a mim o vosso reino", tirai-a definitivamente das vossas bandeiras assim como a cor de fundo do sangue derramado por causas justas...Depois escolhei os vossos autênticos símbolos: o cifrão e o verde acinzentado das notas emitidas nas Casas da Moeda do Mundo inteiro desenhadas em fundo amarelo de icterícia traiçoeira e vinde fazer o vosso discurso Político sem aldrabices e camuflagens para enganar tolos...E mais, confesso, eu considero que falar com os outros não é perder mas sim ganhar tempo, porque não acho ser melhor que ninguém ou algum ser superior saído de alguma virgem "tocada" pelo Espírito Santo, que não tem tempo a perder para falar com o Zé Povinho...Gosto de falar e discutir as razões profundas da vida e quero aprender sempre cada vez mais e melhor, sem receio de encontrar alguém que me queira intimidar com discursos e ameaças bacocas...Vejo-os todos os dias pelas ruas a empurrar pessoas, maltratá-las verbal e fisicamente, a não respeitarem os objectos perdidos e alheios, a não ajudarem os mais periclitantes a encontrar o caminho que procuram...A cometerem toda a espécie de barbaridades e depois irem à missa perfumados, para sossegaram as consciências e acalmarem os Deuses das tempestades que se avizinham...

    ResponderEliminar