02 junho 2007

Irrecusável?

Porto D'Abrigo

"Os portistas estão chocados com a venda de Anderson que, apesar da lesão que o afastou por longos meses, era a coqueluche do Dragão. Fui apanhado de surpresa e, confesso, quando defendi que o FC Porto poderia negociar Lucho e Pepe mas não devia vender Quaresma porque este tinha margem de progressão, nunca me passou pela cabeça que se pudesse vender o pequeno prodígio. Nós, os adeptos, gostávamos do menino, dos seus gestos e simpatia, mas acima de tudo percebíamos que ele era a maior promessa no plantel do FC Porto. Agora, está de partida para outras paragens, e bem pode Pinto da Costa vir dizer que ele agora vai poder jogar num campeonato melhor, que lá há menos violência e tudo o mais... Desculpas que não convencem a massa associativa e que não conseguem fazer esconder a triste realidade de um clube que nos últimos anos tem vindo a gastar rios de dinheiro em fraquíssimas e incompreensíveis contratações e que assim se vê forçado, para pagar uma parte das suas dívidas, a vender o jogador que maior margem de progressão prometia.

Pinto da Costa disse que o negócio era irrecusável. Percebe-se pelas contas mais recentes que não havia outra solução. Os 40 milhões de euros de activos líquidos da SAD não chegam para as dívidas de curto prazo de 72 milhões de euros. Por isso, não podia recusar um negócio que lhe garante um encaixe de 24 milhões de euros. O que se lamenta, contudo, e eu tenho alertado para essa situação, são os sucessivos erros de gestão que têm arrastado o clube para esta aflição. A SAD andou a comprar anéis inúteis, e agora tem de vender os dedos.

Dirão alguns que, apesar de tudo, se realizou uma excelente mais valia e que Anderson até poderia não vir a corresponder às promessas. É tudo verdade, mas esperava-se que com a aposta nos jovens e na formação, a SAD pudesse sobreviver com as mais valias dos jogadores feitos e não tivesse que saldar o seu futuro.

Veremos nas próximas semanas qual será o próximo activo a ser sacrificado. O que é certo é que as novas contratações anunciadas não prometem nada de bom. A aquisição de Lino (já deve ser mania, esta de comprar defesas-esquerdos...) é um mau sintoma. Com trinta anos de idade, não sei se o jogador será útil. O que tenho a certeza é que não será nunca um activo transaccionável. Tudo isto coloca a questão da sustentabilidade que como já se percebeu, está posta em causa e vai condicionar também os resultados desportivos, se não houver uma mudança de rumo."
Rui Moreira in Record

Em complemento a este artigo, já ontem o Dr. Rui Moreira deu-nos o prazer da sua participação no Portistas de Bancada, que agradeço desde já, e escreveu o seguinte comentário.

"O Presidente tem razão ao dizer que se tratou de uma proposta irrecusável. O que deveremos avaliar é se tratou de uma proposta irrecusável dadas as condições de mercado (ou seja porque se tratou de um valor muito acima do mercado) ou dadas as condições económicas e financeiras da SAD (ou seja um montante indispensável para a SAD).

Creio que o jogador era um dos activos do clube que ainda se poderia valorizar, e por isso, a irrecusabilidade da proposta deve ser avaliada à luz da segunda hipótese. Ou seja, a SAD não poderia, em caso algum, recusar 25 milhões de euros sensivelmente, que é o fluxo de tesouraria que o negócio proporciona.

As contas são de uma simplicidade que não deixa dúvidas: de acordo com o mais recente relatório que é público, a SAD tinha activos correntes que eram insuficientes para fazer face às dívidas de curto prazo: um buraco de 28milhoes de euros. É por isso que não pode recusar uma proposta destas, tanto mais que já se percebeu que as negociações para a venda de Pepe não são tão fáceis como pareciam, não apareceu comprador para Lucho e Quaresma não parece muito interessado em sair. Os outros jogadores têm um valor marginal que não afecta significativamente a tesouraria.

Ou seja, tratou-se de uma venda de recurso. O que é aceitável à luz dos condicionamentos económicos e financeiros da SAD. Tratou-se de liquefazer um activo, cuja eventual valorização é sempre incerta.

Infelizmente, e isso eu tenho vindo a alertar ao longo dos últimos meses, se a SAD estivesse bem gerida e tivessem sido tomadas medidas a tempo, não estaríamos nesta situação de aperto. Bastaria que não se tivessem comprado jogadores de qualidade muito duvidosa, para além de outras medidas óbvias de saneamento económico e financeiro que já referi anteriormente e que me dispenso, agora, de repetir.

O que está, afinal, em jogo, é a tal maratona da sustentabilidade, e o FC Porto está a ganhar no presente mas a perder o futuro. As compras de Nuno Espírito Santo e Lino (activos que nunca se valorizarão dada a sua idade) e a anunciada dispensa de Vieirinha e de Barbosa (dois produtos da casa que se poderão valorizar) é um péssimo sintoma do que se passa no FC Porto. Nada que me surpreenda, mas surpreende o adepto mais presentista, aquele que sobrevaloriza as vitórias do presente mesmo que para as conseguir tenhamos que utilizar os recursos de amanhã.

Em resumo:
Se Anderson fosse vendido porque a proposta era considerada (por quem sabe mais do que nós) como muito acima do mercado e o dinheiro da sua venda estivesse disponível para comprar jogadores jovens e promissores e para rescindir contratos com jogadores caros que temos espalhados pelas 7 partidas do mundo (leandros e sonkayas) tudo estaria bem. Assim, é uma solução de recurso, um "airbag" para o primeiro embate, de muitos que vêm aí, com a dura realidade...

abraço a todos do Rui Moreira"

51 comentários:

  1. excelente artigo!


    na mouche.



    já hoje veio um brasileiro contratado por dvd da 3ªdivisão brasileira,e já levou um contracto de 5 ANOS,vejam lá...


    as comissões não podem parar...



    seguir-se-á um qualquer peruano a actuar na liga chilena...


    isto não tem fim.

    ResponderEliminar
  2. No Pato hoje diz que Pinto da Costa recusou uma proposta de 20 milhões + Micolli da Juve!


    Mas alguém acredita nisto?


    eu não.

    ResponderEliminar
  3. Até parece que Vieirinhas, Ivanildos, Paulo Machados só por serem da formação são grandes jogadores e com estaleca para grandes competições.

    Não valem nada, podem crer. São excelentes par Leirias, Academicas, leixões, do resto não valem nada.

    O ùnico que se pode salvar é o Helder Barbosa e o Bruno Gama de for para Inglaterra e ganhar um fisico como ao Cristiano Ronaldo, caso contrário vão ser mais uns flopes.

    ResponderEliminar
  4. Como serão geridos os casos de bruno Moraes,Ibson,Paulo Assunção....??

    O que irá na cabeça de todos os jovens valores portugueses com contracto com o Porto??

    São postos ao abandono em clubes de 2ªcategoria,e ficam a ver esta $AD a ir buscar contentores de sul-americanos ...

    ResponderEliminar
  5. Sobre os artigos do Rui Moreira já dei a minha opinião no post anterior.
    Hoje vejo com espanto a contratação de um sub-20 brasileiro por ... 5 anos ... aí está mais um contrato de longa duração, de um jogador que ninguém conhece, das divisões inferiores e suspenso por um ano de competições internacionais de selecções por ter agredido um árbitro !!! Até pode ser um achado, mas continua-se a insistir no mercado brasileiro, do qual já estou farto ( sem qualquer tipo de xenofobia, note-se ), preferia os jovens portugueses ou então europeus, por exemplo do leste - mais acessíveis e bons jogadores.
    Será que ir até ao Brasil implica contabilidades menos claras???
    Realmente esta política de aquisições está mesmo muito mal e a procissão ainda vai no adro.

    ResponderEliminar
  6. Jorge aragão, é verdade, não temos apostado convenientemente no mercado de leste.

    Os nossos olheiros devem preferir ir "trabalhar" para o Brasil.

    Pelo menos temos a certeza de que este brasileiro não foi só mais uma compra pelo Youtube (uma vez que ele tem ZERO vídeos no Youtube!)

    Espero sinceramente que seja um achado genial da nossa SAD e que não seja mais um Eliézio...

    ResponderEliminar
  7. Não quer dizer nada, mas vejam o centro de treinos e formação do clube de onde veio este Fernando.

    O homem treina em pelados!

    http://www.vilanova.esp.br/

    A foto está na 1ª página. Não sei o porquê de termos uma "academia"...

    A referencia na imprensa também é interessante:

    "Jovem Fernando foi há dias comprado por grupo de empresários portugueses"

    Ahhh. Então está bem. Pensei que por um jogador de 3ª divisão não fossem necessárias mediações...


    [[]]

    ResponderEliminar
  8. Internacional sub-20.Com a quantidade brutal de escolhas no Brasil e consegue chegar à selecção e ai há quem dúvida do potencial do tipo. Minha nossa.

    5 anos? É muito? Se não se afirmar é evidente que é muito, mas ver o PEPE, se não tivessemos assinado um contrato longo, hoje ele já estaria bem longe a custo zero.

    Tenham bom senso e não critiquem por criticar. Até parecem lampiões.

    ResponderEliminar
  9. "No início da semana, foi noticiado que estaria a caminho do campeonato grego depois de um grupo de empresários portugueses ter adquirido o seu passe ao Vila Nova.

    Está tudo dito.

    NÃO PODIAM COMPRÁ-LO ANTES DOS EMPRESÁRIOS?! PREFERIRAM DEIXAR INFLACIONAR O PREÇO POR UMA SEMANA?!

    Muito estranho...

    Já estou a ver o filme:

    - Porto interessa-se pelo jogador - valor 100 mil euros

    - SAD dá ordem a um grupo de empresários para comprar o passe do jogador no início da semana

    - FC Porto compra o passe do jogador por 400 mil euros (segundo "o jogo", porque o JN diz que no Brasil disseram 720 mil euros)

    - Dirigentes e empresários dividem equitativamente a diferença de 300 mil euros

    Mas nem tudo é mau. Se virmos pelo lado positivo, vai acabar por fazer muitas putas felizes..."


    post de um anónimo no blog Fecepe (passe a publididade)

    Não quer dizer que seja algo deste género que se tenha passado, mas não deixa de ser preocupante.

    Quanto ao jogador, agora só temos de dar tempo e apoiar, em vez de começar a assobiá-lo antes ainda de tocar na bola (como tem acontecido com outros recentemente).

    ResponderEliminar
  10. Enfim...o circo continua. O Pinto da Costa não sai do Porto enquanto "não foder aquela merda toda". Estou cheio daquela cambada de mercenários que se intitula "administração da SAD".
    Quando se debateu, neste blog, a eventual substituição da administração, surgiram logo dezenas de "velhos do Restelo" com a máxima mais que ultrapassada do "Pinto da Costa allez". Pinto da Costa allez uma merda...Pinto da Costa reforma é que podia ser...já ,já, já!
    Brasileiros, mais brasileiros, mais brasileiros... Tou farto desta merda!
    Peço desculpa ao blog pelo comentário parco em palavras inteligentes mas todo ele é escrito com muita raiva!

    ResponderEliminar
  11. Verdadeiro,

    é isso mesmo. Eu não falo da valia do jogador, simplesmente porque não o conheço. Agora, a transação feita com a mediação de empresários é mais um claro erro desta direcção. Se temos olheiros no Brasil (pelo menos deve ser de lá que vem o proeminente bronzeado destes), eles que comprassem o passe.

    Depois temos a questão de ser meio campista, e para isso meus amigos eu prefiro o P. Machado que é sub-20 português. (!)

    Esclarecido u?

    ResponderEliminar
  12. Como todos sabem o Dr Rui Moreira é um gestor com provas dadas no mundo do futebol. Ele e Miguel Sousa Tavares.Ele que me perdoe, mas este artigo tresanda a ressabiamento por ter sido "afastado" do Conselho Superior do FCP.

    Já agora, tenho uma perguntinha para ele, ele que sabe tanto de jogadores e contratações: Ainda acha que Diego é mau jogador e não é jogador para o Porto? Ele que foi só o melhor jogador da Bundesliga e ainda ontem marcou pela selecção brasileira. É que o ridcículo mata, tal como MST e, dizer que o GR titular da selecção brasileira não serve para o FCP!!!

    Não há pachorra para estes ataques constantes a quem fez do FCP um colosso mundial!!!! Tenham a coragem de candidatar em evz de se resguardarem em artigos de opinião!!!! Provem que sabem fazer melhor!!!!

    ResponderEliminar
  13. Não há pachorra é para ver vender porque se tá entalado em prejuizos.

    E ver os jogadores formados no Porto a rodarem 4 ou 5 anos e depois irem parar a clubes de 2ª linha sem terem tido uma oportunidade, e ainda os oferecendo como troca para lino's, ezequias, e outros que tais.
    E ao ver isso quem é o miudo de 13 ou 14 anos que quer vir jogar para o FCP? Sair de junior e ser constantemente encostado?

    É que pelo menos o Helder Barbosa e o Paulo Machado não enganam e podiam perfeitamente ficar no plantel, são melhores que alan ou Cech por exemplo.

    ResponderEliminar
  14. Mas que nojo... foda-se... http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=244835&idselect=9&idCanal=9&p=200

    ResponderEliminar
  15. Carlos Filipe,

    essa do colosso mundial é para rir?

    Gostei sobretudo da palavra colosso.

    ResponderEliminar
  16. E tb aqui:

    http://arrochadas.wordpress.com/2007/06/02/6-milhoes-de-bilhetes-vendidos/

    ResponderEliminar
  17. Carlos filipe se te achas mais ou melhor portista do que tds nos so pq não tens coragem p criticar o que esta mal estas mt enganado..

    Todos nos sabemos o qt o PDC foi, é e será importante p nosso FCP mas que tem feito merda a valer isso tem..desde deixar a sua vida pessoal intrometer-se com a instituição FCP como pelos inúmeros e sucessivos erros de administração do nosso clube..o nosso presidente e a sua sad está a fazer a cama mas quem se vai deitar nela é o clube e tds os portistas!

    Há mt coisa mal no nosso grande clube e as coisas têm msm k melhorar e se não formos nos sócios e adeptos do FCP e do futebol a levantar a voz e a demonstrar o desagrado quem será??não vão ser de certeza aqueles que mais lucram com os negócios da china que o clube tem feito..

    é de portistas como o Rui Moreira e outros que apesar d todo o amor que têm pelo clube conseguem admitir qd as coisas estão mal!!
    o que está errado não é criticar o clube mas sim o clube não ouvir essas criticas..quem mais gosta dos clubes do que os seus sócios e adeptos??

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  18. Meu caro Carlos Filipe,
    agradeço que não me trate por doutor.
    aqui e no futebol, so apenas o Rui Moreira.

    quanto aos seus comentários:
    -estou de acordo consigo, nunca fui gestor de futebol. o meu amigo miguel também não.
    Não estou nada ressabiado, sabe que pertenço ao conseulho consultivo da SAD e, se estivesse ressabiado por não estar no Conselho Superior do FCP ter-me-ia demitido.
    Já agora, quero-lhe lembrar que não fui afastado. Todos os elementos da Lista A (à excepção de Poncio Monteiro, Lourenço Pinto e do novo Vice-Presidente) decidiram por não concorrer às eleições. Por um lado, evitamos que as eleições pudessem ser travadas por uma providência cautelar: tratamos de legalizar uma situação ilegal que o senhor Presidente da Assembleia Geral permitiu. Por outro, porque não fazia sentido concorrermos com 3 membros que estavam em ambas as listas por razões éticas.

    Quanto à sua pergunta; já que escreveu:

    "Já agora, tenho uma perguntinha para ele, ele que sabe tanto de jogadores e contratações: Ainda acha que Diego é mau jogador e não é jogador para o Porto? Ele que foi só o melhor jogador da Bundesliga e ainda ontem marcou pela selecção brasileira."

    Respondo-lhe como disse então: com Co Adrianse e o seu métido de jogo, era impossível contar com Diego, porque este não é um recuperador. Foi isso que eu disse, então. Em 442, Diego é um excelente jogador, nunca o coloquei em dúvida. Mas um clube deve ter uma coerência entre o plantel e a forma de johgar do treinador.

    Depois, o Carlos diz:

    "Não há pachorra para estes ataques constantes a quem fez do FCP um colosso mundial!!!! Tenham a coragem de candidatar em evz de se resguardarem em artigos de opinião!!!! Provem que sabem fazer melhor!!!! "

    Aí, meu caro, você perde toda a razão. A gente pode comentar à vontade. O Carlos, o Miguel, o Tobias ... e eu. Já agora, não ataco o FCPORTO. Limito-me a chamar a atenção, quando é preciso, para o que não está bem. Essa consciencia crítica ´
    é o meu direito e a minha liberdade. E, já agora, mais faltava que cada um que critica seja o que for tivesse que se candidatar a seja o que for. Essa, meu caro Carlos, foi a forma de viver durante 48 longos anos. Durante os quais, recordo-lhe, o nosso FC Porto foi a maior vítima. Como sócio e adepto, tenho todo o direito de emitir a minha opinião. De criticar a SAD, o que nunca é um ataque ao clube, porque certamente o Carlos nunca o fez mas já terá criticado o Governo da Nação, sem que por isso se sinta menos português. Tenha ou não tenha razão, como eu, que nem sempre a tenho é claro. Agora, meus caros, não toleremos os fundamentalismos.

    Somos todos portistas e queremos o melhor, habituamo-nos (e foi com Pinto da Costa), a sermos exigentes. E, para que se recordem todos, Pinto da Costa apresentou-se no seu tempo às eleições depois de deixar a direcção do departamento de futebol, por criticar a forma como as cosas não andavam. Nem por isso deixou de ser portista, pois não?
    Respondo-lhe pois, Carlos:
    -Se não tem paciência para o que não gosta, não leia.
    Por fim, e se acha que eu sou anti-portista, tenha então coragem: vá a uma assembleia geral e proponha a minha exclusão de associado.
    Por mim, continuarei a convivier bem com a diferença de opinião.

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que anda para aqui toda a gente - pelo menos a maioria - um pouco assarapantada, a sentir pelos comentários mais dispares que se podem imaginar...Eu vou deixar apenas um artigo do Hugo Maia de hoje no JOGO...Depois em relação ao Anderson só devo dizer que ele foi mais caro para o MU que o Roonney e quase custou o dobro do Cristiano Ronaldo, isto sem contar com o valor desportivo/financeiro do tal jogador a que Porto ainda tem direito...Calma rapazes!

    «JORGE MAIA

    Há coisa de um ano, numa entrevista dada a O JOGO, por sinal a única grande entrevista que deu em Portugal, Co Adriaanse, na altura acabadinho de ganhar o primeiro, e único, campeonato e a primeira, e única, Taça da sua longa carreira disse que, ao contrário do que a Imprensa e os adeptos do FC Porto julgavam, Anderson estava longe de ser um dos melhores do Mundo. Aliás, terá sido precisamente por estar convencido disso, por acreditar que o médio brasileiro tinha pouco a acrescentar à equipa principal, que o holandês o fez rodar na formação B do FC Porto durante a maior parte da primeira temporada que Anderson passou em Portugal. Ora, pegar num diamante como o brasileiro e tratar de lapidá-lo à trauliteirada na II Divisão B é um daqueles riscos que só Co Adriaanse gostava de correr. Hoje, alguns jogadores do Infesta ainda se devem recordar que a estreia de Anderson no futebol português aconteceu no Estádio Moreira Marques. Os portistas, por seu lado, têm poucas memórias do brasileiro nessa temporada. Um ano depois, mesmo contra a melhor opinião de Co Adriaanse e apesar da paragem a que uma lesão grave o sujeitou esta temporada, o Manchester United identificou Anderson como um dos melhores do Mundo e ofereceu-lhe um contrato correspondente. Um dia destes, Co Adriaanse ainda há-de ser conhecido como o único treinador de futebol que não viu no brasileiro o jogador que ele é. Por outro lado, Adriaanse era adolescente em Amesterdão nos anos 60. E isso pode deixar qualquer um muito confuso, durante muito tempo.»
    Isto é para aqueles que acham que o barrigudo do CO era um treinador muito inteligente...

    ResponderEliminar
  20. Eu estou desolado com o estado do meu clube.

    E todos os que me rodeiam estão como eu.


    Quando é que nós adeptos vamos exigir responsabilidades pelas asneiras cometidas repetidamente pela administração da Sad?



    Aqueles(ou aquele que se tenta multiplicar virtualmente) que difamam os Portistas que não comem e calam perante tudo o que esta Administração da Sad faz de errado....TENHAM JUÍZO E CRESÇAM!


    mesmo com as maiores barbaridades que dizem,eu não desejo calar ninguém.

    Dou muito valor à Liberdade e à diferença de opiniões.

    ResponderEliminar
  21. palavras muito sensatas e correctas deste senhor Rui Moreira. Um portista capaz, competente e que muito poderia fazer pelo nosso clube.

    No que refere ao lino, estou plenamente de acordo..,mas acho que só se pode ver a contratação do lino pelo lado negativo por ter já 30 anos. Agora a nivel desportivo isso não influencia em nada e dou como exemplo o FERNANDO MENDES. Talvez (na minha opinião) o ultimo melhor defesa esquerdo do porto. Se bem me lembro estava já nos finais de carreira e veio ainda para o porto e fez umas enormes epocas.

    A formação n tem aposta pois cmo sabemos os empresários hj em dia comandam o futebol e como tal na formação não conseguem lucrar nada...necessitam de constantes transferencias para irem buscar "o seu".
    Também não vejo qualidade no vieirinha e no bruno gama para serem jogadores da equipa principal do Porto. Acho até que nem são jogadores para grandes voos. No entanto perante alan's, jorginhos e assim respeita-se a preferencia pelos dois jovens.
    Abraço a todos !! e continuação de tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  22. Há aqui muita gente equivocada, confundem liberdade de expressão com verborreia oralizada...Quem estiver convictamente aborrecido e triste com o estado do nosso Clube só tem que fazer uma coisa, ir às Assembleias, assumir as suas posições corajosamente e submetê-las ao escrutínio dos consócios...Agora vir para aqui dar arrotos de pescada e achar que assim vai conseguir seja o que for a não ser fomentar confusão, ou está muito enganado ou é deliberadamente um infiltrado ou um louco...Em vez de estarmos aqui a festejar um título. mais um, conquistado com muito sangue, suor e lágrimas, estamos numa autêntica feira de bitaites dados por sabe-se lá quem...Falam em virtualidade, mas há maior virtualidade que esta, a de poder insinuar isto e aquilo a coberto de um pseudo nome que pode ou não corresponder a alguma realidade? Eu não sou sócio, não tenho moral para exigir seja o que for dos dirigentes do Clube a não ser por uma questão afectiva...Se estiver disposto a mudar radicalmente alguma coisa, devo em primeiro lugar fazer-me sócio conquistar com isso o direito a votar e dar a minha opinião nos sitios adequados...Não basta assumir uma posição de opositor virtual, quem realmente o fôr deve levar até às últimas consequências esse estatuto ou então se tiver medo, fique em casa e compre um cão para poder ir às compras ao Jumbo ou ao Continente....

    ResponderEliminar
  23. Rui Moreira, antes de mais obrigado pela resposta. Devo dizer-lhe que admiro bastante a maioria das suas intervenções, mas já que falamos de forma ponderada, e o Rui Moreira fê-lo uma vez mais de forma elevada, então vou dizer-lhe exactamente o que penso, não obstante achar que o Rui terá até mais conhecimentos do que eu para criticar aspectos financeiros e económicos:

    1- A questão Anderson: Já tive a ocasião de o referir noutros fóruns, é evidente que as contas deficitárias da SAD ajudaram a que ficassemos mais frágeis nesta "OPA" do Manchester, provavelmente com as contas mais equlibradas teríamos aguentado o Anderson até Janeiro, mas vamos ser sérios, nenhum clube ou sociedade, empresa portuguesa pode competir com inglesas, americanas, francesas ou espanholas. Sinceramente, não vejo como poderia a SAD aguentar um talento mais tempo do que aguentou. Aliás, o normal até seria nem Anderson sequer pôr cá os pés para passear o seu talento. Portanto, que tal darmos o mérito prévio à SAD de termos conseguido que Anderson, talvez o futuro melhor jogador do mundo, vestisse a nossa camisola por ano e meio???? Ou só cá estamos para ver os aspectos negativos??? Ou Anderson cá cai por obra e graça do espírito santo?? O Rui Moreira conhecia-o antes do FCP o contratar???

    31,5 Milhões de contos por um miúdo de 19 anos é muita fruta!!! Só se fossemos o Manchester, o Real ou o Milan podíamos dizer que não!!! E digo este mesmo que tivessemos as contas equlibradíssimas!!! Portugal está na cauda da Europa, mas alguns pensam que no futebol somos um oásis!!!!

    2- A questão da gestão, PDC e o direito à crítica:

    Bem, aí, apesar de não ter sido minha intenção coarctar o seu direito de expressão sobre o nosso grande clube, o Rui tem que reconhecer que não é uma pessoa qualquer, o Público e a RTP não são propriamente espaços da blogosfera onde se podem destilar as mais acérrimas críticas a quem dirige os destinos do nosso clube, pelo que me entristece profundamente vê-lo a agudizar cada vez mais as suas críticas de uma forma que nem sempre é fundamentada, as quais se podem reconduzir a 2 conclusões:

    a) O Presidente que o Rui tanto elogia é uma figura decorativa da SAD, pois os comissionistas a quem interessam estas "injustificáveis" transferências é que mandam no clube;

    b)O Presidente não é uma figura decorativa, apenas insandeceu, perdeu qualidades, já não sabe o que faz e então aí, perdoe-me meu caro Rui Moreira, quem tem responsabilidades, quem opina, quem tem formas de ver a gestão do clube, quem tem peso na opinião pública portista como o Rui Moreira tem, deveria, por imperativo clubístico, fazer oposição séria e construtiva, concorrendo contra estes corpos sociais que acabarma de ser eleitos.

    Pergunto-lhe, se estes corpos sociais, apesar de terem sido reeleitos esmagadoramente pelos sócios, estão a hipotecar de forma tão clara o futuro, porque razão não tiveram oposição democrática nas últimas eleições???

    Na resposta, espero que não utilize o argumento pequenino de que os adeptos estão preocupados com o sucesso do presente e com as vitórias do presente. É que sabe, esse presente e esse futuro de que fala já dura há mais de 25 anos com grande sucesso e apesar de termos andado sempre com as contas no vermelho e a vender Futres, Madjers, Baías, Rui Barros, Ricardos Carvalhos, Decos e Andersons, tivemos sempre grandes equipas tanto a nível interno como a nível internacional. Não deixámos de construir um património que nos orgulha, de ter modalidades que nos orgulham, enfim, de acreditar que o nosso clube apesar de tudo não está à beira de acabar como as suas palavras dão a entender.

    3- A questão Diego e outros jogadores, comissões, transferências:

    Já vi que gosta mais de Jesualdo do que Adriaanse, então se é assim porque não dá o benefício da dúvida acreditando qu Jesualdo e a SAD estão a tentar fazer um plantel à sua imagem e semelhança??? Porque não é mais paciente com as contratações que vão sendo feitas??? Ou pensa que Jesualdo não avalizou Renteria??? Mas por acaso acha que Renteria já mostrou que é um flop??? É que se fosse pela opinião do adepto de bancada, por exemplo, Bruno Alves não teria feito a época que fez este ano, pois muitos no ano passado lhe catalogaram logo como um fiasco!!!

    Por outro lado, reforço, a sua opinião no Público vai ser aproveitada pelos nossos "amigos" do costume, para tentarem minar a confiança dos adeptos no seu Presidente, porque pensam que é por aí que o FCP finalmente deixará de ganhar!!!! Ou acha que a sua opinião é assim tão inócua ???? è que se ainda se identifica com este Presidente e ainda pertence aos órgãos da SAD não pode pensar que a sua opinião de colunista se mantém intocável!!!! Há colunistas que quando assumem responsabilidades sociais até abdicam desse espaço de opinião!!!!

    Concluindo, e já vai longa a nossa conversa, gostava do argumento que utiliza para justificar a saída de Diego (estou certo que foi a vontade do treinador que imperou) por falta de encaixe no sistema táctico do treinador, para também ser mais tolerante com as opções que vão sendo conhecidas a nível de contratações. Por exemplo, já vi que gosta muito do Ibson, acha que por exmplo ele encaixa no 4-3-3 de Jesualdo??? Tudo depende da perspectiva, e por isso é que acho que não podem ser escritos artigos como se fosse tudo tão evidente que só aqueles "burros", perdoe-me a expressão, da SAD e do treinador , não estão a ver!!!!

    Continuo a dizer aqueles que acham que o modelo de sustentabilidade está a ser posto em causa para me explicarem o que prentendem. A "sportinguização" do nosso clube??? Ter apenas a "taça" de termos a melhor formação do país, mas depois ganhamos títulos de 5 em 5 anos e nem por isso as contas deles estão muito melhores que as nossas???

    Não creio meu caro Rui.

    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Atenção que as minhas palavras não se dirigem ao senhor Rui Moreira pessoa que muito considero e que se eu não fizer esta ressalva pode entender que me estava a dirigir a ele...Refiro-me a personagens sombra que volta e meia surgem sabe-se lá de onde...Aliás aproveito esta oportunidade para afirmar que gostaria muito de o ver lado a lado com Jorge Nuno nos destinos do FCPorto. Foi isso que preconizei ao longo de um enorme debate tido aqui neste mesmo espaço e confesso que lamentei na devida altura a criação da famigerada lista B que era evidentemente um tiro directo em Rui Moreira...Mas nesse momento todos se calaram como que não percebendo o que se passava...Admirei inclusivé o seu posicionamento e de mais alguns Portistas que acharam por bem retirar do acto eleitoral a lista A para que assim tudo corresse dentro da normalidade electiva...Mas sinceramente esperava um pouco mais de abertura da sua parte para outro tipo de experiência ou então a denúncia pura e simples daquilo que julga serem atitudes erradas da Direcção...Um abraço!

    ResponderEliminar
  25. Pelo menos, já sabemos mais um pseudónimo do FC Limpa Tudo...


    Viva a blogosfera!

    :|

    ResponderEliminar
  26. Uma questão importante prende-se com o seguinte:
    Vale a pena termos jovens e emprestá-los e contratarmos jogadores duvidosos?
    exemplo ... vieirinha ou Ivanildo? são piores que Alan?
    Bruno Vale é pior que o Nuno, já em fim de carreira, ou o Paulo Ribeiro?
    Paulo Machado não cabe na equipa. É pior que o Leo Lima ou Leandro do Bonfim? ( contratados quando o Paulo foi lançado pelo Couceiro )
    Acho que é neste sentido que teremos de ponderar antes de contratar jogadores que depois não dão nada e custam uma fortuna, insisto, com contratos de longa duração.
    Não seria melhor contratar o miudo do Paços que agora deve ir para os lagartos, até remata bem e tudo, em vez do mareque e do Lino? E assim por diante. Mareque chegou, 4 anos, já vai.Agora o da Académica. Quanto se gastou? Não dava para comprar o Antunes?
    E colocar os jovens a jogar, senão não tem hipóteses.
    Assim se poderiam poupar uns dinheiros e valorizar o produto nacional e o made in FCP como já fizemos há uns anos largos.

    ResponderEliminar
  27. Meirelesportuense, denoto sempre nos seus comentários um certo tom de lamentação por, neste momento, não ser sócio do Porto.

    Faça-se lá sócio! É um favor que faz a si e ao clube, que tanto precisa de pessoas de opiniões vincadas e preocupações legítimas como as que o senhor sempre demonstra.

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Agora fico à espera que devolvam o "Postiga da Selecção" :)

    ResponderEliminar
  29. Esta discussão acerca do Anderson/ jogadores das camadas jovens perde para mim o interesse quando se começa a insultar pessoas e a discutir coisas do género "eu sou mais portista do que tu". Acho isto despropositado porque nós, de entre os três grandes, continuamos a ser o que temos menos adeptos e sobretudo necessitamos de união. Já li alguém dizer que em vez de andarmos a festejar um título sofrido como nunca andamos nestas guerras. Concordo inteiramente...
    Vai daí lembrei-me de um outro tópico: os equipamentos da próxima época!!
    Já os viram? Eu honestamente gostei muito do alternativo até por me parecer um regresso aos alternativos da minha infância. Do principal ponho a seguinte questão: mas porque raio é o dragão nas costas vermelho? Então não era mais lógico ser branco já que essa parece ser a cor das letras e números? Vermelho??....safa!!!

    ResponderEliminar
  30. O comentário do amigo Slayer é curto e delicioso,parabéns!

    ResponderEliminar
  31. Relativamente ao Dr. Rui Moreira
    QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO. E corroboro as suas palavras.

    ResponderEliminar
  32. Pessoalmente, acho que a critica em busca de mais é positiva.

    Os festejos demorados só nos deixam inebriados!

    O Bi já foi! Venha o tri!

    Se nos colocarmos na posição do FOMOS os melhores, estamos a perder tempo no trabalho que é preciso ter para SERMOS os melhores.

    A minha garrafa de champanhe já "morreu". Quero outra.




    Abraços à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  33. Nem de propósito, foi um jogador da casa, Postiga, que hoje deu a vitória à Selecção. O que disseram na altura em que Pinto da Costa o quis de volta do Totenham? Que foi uma loucura gastar tanto dinheiro.

    Hugo Almeida rendeu-nos 5 milhões de euros pela transferência para o W Bremen, e ninguém fala que ele veio da formação???

    Bruno Alves também não é da formação???

    Só se vê o negro porquê??? Porque se quer atacar, seja de que maneira for, a SAD comissionista!!!!

    ResponderEliminar
  34. Amigo "Verdadeiro", creia que não há nenhum lamento na confissão do facto de eu não ser sócio, apenas utilizo esse argumento que é realmente autêntico, porque quero apenas afirmar fazendo-o, que estando nesta condição pouco posso exigir de quem está à frente do Clube...Exigir implica também dar e eu tenho apenas ultimamente manifestado a minha opinião nestes espaços, o que sinceramente muito me agrada fazer mas é muito pouco para poder exigir algo...Moro relativamente perto do Dragão e estou ainda mais próximo dele todos os dias para fazer as compras diárias, tomar o meu café lendo um jornal e olhar o Estádio que me enche de orgulho porque o considero um verdadeiro marco na Arquitectura do género...Existem outros maiores, muito maiores em lotação e dimensões, aqueles estádios que eu denomino de Estádios Banheira, mas confesso que não vi até agora nenhum tão bonito como o nosso...Wembley que pude apreciar pela Tv muito recentemente é mais uma daquelas latas de conserva tipo familiar, um pouco ao género e estilo do da Luz. Muitos lugares, espaços muito fechados, claustrofóbicos, completamente isolados do exterior e apresentando cores muito garridas, incitadores ao entusiasmo mas que contráriamente ao meu gosto penso deveriam exigir ser melhor conjugadas e estudadas ao mais pequeno pormenor, concebidos apenas para levar muita gente...Um Estádio já inaugurado há uns anos - o Arena de Amesterdão - pela conjugação das cores dos lugares existentes, contrastantes mas cromáticamente bem enquadradas e conjugadas, considerei muito interessante, agora exemplos do tipo de Alvalade para mim são de todo ridículos, mesmo dignos de quem os imaginou e concebeu como o já célebre pelas "dobradinhas sobre a mesa" e elegantérrimo arquitecto, Tomás Tá-à-beira da Loucura...Mas acredite, não tenho qualquer ressentimento ou sentimento nostálgico em relação à minha situação para com o clube...Quando fôr a altura devida lá entrarei para sócio do Clube nem que seja para nele aparecer já de bengala e a respingar "ranheta" a cada jogada mais movimentada, para cima dos outros consócios...Agora se o posso fazer dou sempre a minha opinião e confesso que o que não compreendo são muitos do que por aqui passam, nuns momentos idolatrando e logo a seguir cruxificando certas e determinadas pessoas...Eu gostaria que os seres humanos fossem mais coerentes e justos mas sei que é uma luta terrível e perdida à partida...Gostaria de ver todos os Portistas do mesmo lado da barricada e sem egoísmos extremos, colocarem todo o seu talento e conhecimentos ao serviço do mesmo ideal fazendo com isso o melhor possível a si próprios...Mas parece que quando se encontram próximos do poder perdem a cabeça e desatam a fazer asneiras que nunca mais terminam a não ser quando levam um tremendo abanão nas suas vidas...

    ResponderEliminar
  35. Amigos, estas sim são atitudes muito bonitas que só engrandecem quemas pratica...


    «Ajuda às crianças com asma
    T.A.
    No Dia Mundial da Criança, e aproveitando o terceiro ano de existência da Fundação Vítor Baía 99, o guarda-redes do FC Porto quis assinalar a data da melhor maneira. De manhã, no Porto, a Fundação a que preside, sem fins lucrativos e que visa ajudar pessoas desfavorecidas, assinou um protocolo de intenção científica denominado "Monitorização da inflamação da asma na criança", em cooperação com os médicos André Moreira e João Fonseca, que há cinco anos iniciaram este estudo com base num aparelho portátil que consegue medir os níveis de asma. Baía não quer apenas que a sua Fundação esteja ligada a donativos, daí a associação a uma causa científica, que pretende incentivar o estudo de um problema que afecta muitas crianças em Portugal.

    Da parte da tarde visitou o Hospital Pediátrico de Coimbra, deixando dezenas de crianças visivelmente satisfeitas, e ofereceu àquela instituição o aparelho, chamado Nioxmino, de leitura dos níveis de asma. "Agradeço imenso. É uma oferta não solicitada. Não tive a coragem de o pedir ao Conselho de Administração do Hospital para não ouvir uma recusa", disse José António Pinheiro, director de alergologia do Hospital Pediátrico de Coimbra.»

    Grande Vítor Baía, obrigado pela tua generosidade e já agora não queiras sair ainda, fica mais um ano e vai pensando sim em estar ligado ao banco como acontece com o João Pinto ou o Rui Barros...Se almejas mais alto então felicidades!

    ResponderEliminar
  36. Muito bem Meireles.

    O Baía não desilude os portistas, e é neste momento, o unico factor de união entre os portistas.

    Esta SAD sabe isso...

    [[]]

    ResponderEliminar
  37. Foi um jogador da casa que deu a vitória à Selecção. Pena é que não nos tenha dado mais vitórias, ao FC PORTO que pagou a sua transferência e lhe paga os chorudos ordenados.

    ResponderEliminar
  38. COMUNICADO

    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar que celebrou um acordo com o Manchester United para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Anderson pelo valor de 30 milhões de euros, ficando ainda com o direito de receber, por empréstimo, um jogador dos quadros do clube inglês.

    No contrato de transferência ficou ainda estabelecido que o Manchester United é o único responsável pelo pagamento de todos os custos inerentes ao mecanismo de solidariedade instituído pela FIFA.

    O Conselho de Administração

    Porto, 2 de Junho de 2007

    Digo eu,
    Sim, irrecusável PORQUE 30 milhões que tem de admitir-se como LÍQUIDOS, porque é a verba oficial arrecada pelo que detinha do passe do jogador (80%) e comunicado à CMVM, não se ganham todos os dias. Mais o empréstimo de um jogador do M.U.
    Parece-me, com este pormenor, ainda mais vantajoso o negócio feito. Nem vejo como se faria melhor.
    Anderson vai jogar o Mundial de sub-20 em Junho, a Copa América em Julho, precisa de férias em Agosto, de fazer pré-época em Setembro e nem acredito que Ferguson o ponha a jogar de repente em Outubro. Até Dezembro não há mais jogador de clube.
    Resolveu-se um problema desportivo de imediato, além da não despicienda questão de passivo de curto prazo de que muitos continuam a não se dar conta.

    P.S. - Com algum atraso, Teixeira, falei de pizza por rimar com Pizzi e não ter apreciado nada esta contratação, bem como muitas outras. Aí concordo com as críticas, generalizadas e justificadas, à péssima gestão orçamental (quando o budget disparou acima de 10 milhões de contos pela primeira vez!) e desportiva com fracos reforços (Maric, Esnaider e outros).
    E não me venhas com a treta de me atirarem areia para os olhos. Não sou negociante, mas conheço relativamente bem o mundo do futebol. Abraço.

    ResponderEliminar
  39. Creio que o que está combinado com o Manchester United é a possibilidade de o FCP ficar com um dos jogadores que os ingleses vão ceder. O problema será o salário desse eventual jogador, por contraste com aqueles que se praticam em Portugal e no FCP. Não sei se será exequível ou mesmo desejável, por causa desse condiconalismo. Veremos.

    ResponderEliminar
  40. Zé Luís,

    Estou elucidado. Por momentos cheguei a pensar onde raio tinha eu falado em pizza. Está certo. :)

    Quanto ao Anderson, eu não digo é mais nada. Criei uma úlcera de nervos e ainda não me restabeleci...

    Entretanto o sub-20 brasileiro Fernando é para emprestar. Sim, convém aprender a jogar na relva.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  41. Dragão de Agueda, onde viste os novos equipamentos do porto?

    ResponderEliminar
  42. IRREPARÁVEL!

    (Eles andam aí!)

    Dez crimes, três de homicídio. Uma pena próxima dos 25 anos é o que espera António Costa, ex-GNR, ex-autarca, ex-dirigente da casa do Benfica em Santa Comba Dão. É o polícia exemplar, alvo de louvores da hierarquia, que amanhã começa a ser julgado no Tribunal da Figueira da Foz. Matou três raparigas suas vizinhas apenas porque lhes queria roubar um beijo. Nunca as violou. Responderá pelos crimes que já confessou ou poderá manter-se em silêncio até ao fim do julgamento

    ResponderEliminar
  43. IRREVOGÁVEL?

    (justiceiros de ocasião?)

    Num requerimento endereçado ao presidente da Assembleia da República tendo por destinatários o procurador-geral da República e a procuradora Maria José Morgado, o deputado do CDS-PP Nuno Melo solicitou dia 29 de Maio que a magistrada esclareça porque razão as ligações da Bragaparques à Câmara de Braga não merecem, aparentemente, o mesmo nível de atenção nas investigações face aos de Lisboa ou se há disparidade de meios empregues nas diligências feitas na capital face ao distrito do Porto e porquê.






    "Porque razão os processos, tendo como visados autarcas, têm em Lisboa, Câmara então governada por uma maioria do PSD, natureza urgente, prioridade nas investigações e gestão mediatizada da informação, ao passo que factos equivalentes em Braga, numa autarquia governada pelo PS [por Mesquista Machado] não justificam empenho equivalente?”, escreve o deputado no requerimento.

    “O detonador” deste requerimento foi a notícia publicada pelo CM no dia 28 de Abril, que dava conta da prioridade dada por Maria José Morgado aos casos relacionados com a Câmara de Lisboa, como o próprio confessa ao CM.

    O parlamentar recorda uma outra notícia, do semanário ‘Sol’, sobre um concurso realizado a 2 de Abril de 1993. Nuno Melo, citando o referido jornal, sublinha que para a construção de parques de estacionamento na praça Conde de Agrolongo, que “no momento da outorga da escritura apareceram a representar como sócios da Bragaparques não os cidadãos espanhóis Nicolas Meixengo e Jesus Pazos – que em seu nome se apresentaram a concurso – mas sim os sócios da empresa perdedora, Domingos Névoa e Manuel Domingos Serino, por cedência gratuita da posição daqueles”. Por isso, o também vice-presidente questiona a coordenadora do Departamento de Investigação e Acção Penal, Maria José Morgado, sobre se tinha conhecimento destes factos.

    Mas há mais. Melo recorda uma queixa que ele próprio apresentou em 1999 junto do Ministério Público, no Tribunal Judicial de Braga, tendo por base “declarações de um vereador da Câmara de Braga, que afirmava a existência de sinais de enriquecimento injustificado de pessoas com ligação à autarquia”. O vereador em causa era Miguel Brito, do CDS-PP.

    CASO PARADO HÁ OITO ANOS

    O deputado do CDS estranha que o caso “esteja parado há oito anos” e volta a citar a Comunicação Social: “Fonte judicial revelou à Lusa que a Polícia Judiciária alega que tem falta de meios e excesso de inquéritos importantes e urgentes”. Ora, para Nuno Melo, sendo a Polícia Judiciária autoridade “de âmbito nacional”, o que justifica “tamanha diferença de investimento, empenho, celeridade e mediatização dos processos, em Lisboa e no Porto?”, questiona

    ResponderEliminar
  44. Nuno Melo? Caso parado há 8 anos?E eu a pensar que o partido desse sr e seus muchachos que nos levaram a este estado lastimável esteve ou fez parte do governo. Ah coisas engraçadas.

    ResponderEliminar
  45. Há três formas de subir a uma árvore, que é como quem diz, de ganhar títulos:

    - Trepar até chegar ao topo (método reservado a treinadores com personalidade, como Co Adriaanse, Robson, Mourinho, etc.)

    - Plantar a semente e esperar que cresça (método "Fergusson", P. Bento, etc.)

    - Conhecer um grande pássaro.

    Jesualdo conheceu um grande pássaro que lhe proporcionou o primeiro título da sua carreira.

    Jesualdo é a prova provada de que qualquer um pode ser campeão no nosso grande mágico clube.

    Mas não exageremos...

    Vender a principal esperança do futebol mundial (a grande figura dos campeonatos de juniores) a preços equivalentes ao do mediano Nani não é grande vitória.

    O treinador já é medíocre. Com uma equipa banal e contratações de anedota, o que nos reservará o próximo ano?

    Ah, não castiguem o Bruno Moraes... ele é o único que tem coragem para dizer a verdade. Não disparem sobre o mensageiro, Alguém tem de dizer que o rei vai nú.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  46. Jesualdo é o homem certo. E alguns jogadores têm de aceitar isso.


    [[]]

    ResponderEliminar
  47. No caso do Porto não aceder ao direito sobre um dos jogadores da lista que lhe será facultada pelo MUnited, provávelmente haverá outro tipo de compensações a ponderar ou que já terá sido ponderada no acto da assinatura e conclusão do negócio...Se a parte do Porto for de 30 Milhões e o MU se responsabilizar pela verba a entregar ao Grémio pela formação do jogador, esses valores subirão para 31,5 milhões e isto só no tocante aos 80% que o Porto detêm no Passe, em resumo significará então que a verba total da compra rondará os 39,375 Milhões de Euros e a este valor acrescerá o valor da cedência do tal jogador X...Não se poderá negar que é um grande negócio! Não é também de desprezar assinalar o facto do Jurema ir fazer a Copa América já de seguida, o que impossibilitaria ele estar plenamente preparado para iniciar a Pré Temporada nas melhores condições, o que é também algo de muito importante a considerar em tudo isto...

    ResponderEliminar
  48. Apesar de a conversa já parecer estar a abordar outros assuntos, volto ao tema do post e do texto do Rui Moreira para responder precisamente à sua pergunta: Irrecusável?

    Sim e por duas razões fundamentais:
    1ª Os valores.
    Que são muito bons quer queiram quer não. Basta recordar todo o histórico de transferências para nos apercebermos do bom negócio que foi. Recordo-me por exemplo do Deco campeão europeu e considerado o melhor jogador da Champiosn nesse ano, que valeu 20M e um jogador dos dispensáveis do Barcelona (eu sei que foi Quaresma). Ricardo Carvalho, campeão europeu e considerada um dos melhores centrais do mundo valeu 30M, ainda assim inflaccionados por Abramovich estar por tudo para ter Mourinho. O próprio Ronaldinho Gaúcho, campeão do mundo pelo Brasil e já na altura candidato a melhor jogador do mundo, pelo que sei valeu 30M ao PSG aquando da sua transferência para Barcelona. Mas muitos mais exemplo poderia dar. Anderson foi bem vendido e ninguém sabe até que ponto poderia ser vendido melhor, m as com o FCPorto como está, o que me leva à 2ª razão, não dava para esperar.

    2ª A situação do clube
    Situação que o próprio Rui Moreira acaba por explicar nos seus textos, acabando assim por tb dizer sim à sua pergunta. O FCPorto não se pode dar ao luxo de esperar por uma melhor proposta que esta, mesmo que todos saibamos que ela até seria bem possível. O problema aqui vem de longe e dada a tal sustentabilidade que o FCPorto não tem, por culpa da administração da SAD que cometeu erros atrás de erros chegando a este ponto, era realmente irrecusável fazer o negócio neste momento.
    Poderão dizer os adeptos, mas eu quero lá saber das contas eu quero é ganhar. Pois, tb eu, mas quero ganhar agora, na época que vem e em todas as épocas seguintes e não ganhar agora com os melhores jogadores e daqui a uns anos acontecer algo que faça o clube fazer uma grande travessia no deserto. Prefiro ganhar ano sim ano não a ganhar 3 anos seguidos 10 sem ganhar, isto claro se não ganharmos sempre.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  49. Teixeira e Luís Filipe sobre os vossos últimos comentário, é assunto para o post de amanhã.

    Meireles qt ao jogador a vir do MU fala-se do Giuseppe Rossi que está emprestado ao Parma, é um ponta de lança.

    Luís Filipe, parabéns por teres vencido a Liga da Bancada. Aqui não há prémios, a única recompensa é o reconhecimento de todos os Portistas de Bancada e pensando bem olha que já não é mau ;-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  50. Thanks Zirtaev: Se for o ponta de lança que eu vi jogar nos sub-21 Italianos deve valer bem a pena estar cá por uns tempos! Mas não deve ser nenhum marreta de certeza, no entanto é como as laranjas só depois de abertas é que se sabe se são boas ou não...O Postiga de quando em vez também marca uns golitos jeitosos e depois de seguida adormece a sonhar com esses feitos e nos dias seguintes não consegue acordar nem com doses elevadas de cafeína...Ainda agora marcou um golo - excelente por acaso - e zás, bitaites em cima da mesa...Ó Postiga vê se te enchergas! Se és mesmo bom como pensas, mostra-o sempre e não apenas quando o Scolari te convoca, senão até fico desconfiado...

    ResponderEliminar