14 setembro 2007

O Apito que não apita…

Não sei se deram por isso, mas passa agora um mês da “bomba” do Apito Encarnado e de o ”Tu, Luís” ter suscitado do presidente do Benfica a prometida, mas não cumprida, reacção na SIC: o Benfica recebia o Copenhaga (14 de Agosto), o seu líder estava entalado mas, fanfarrão como é seu timbre, garantiu que a resposta não tardaria, disse-o em directo, antes do jogo, e para falar, sem tardar, naquela estação televisiva.

Até hoje nada se ouviu.

O Apito Dourado fez desviar as atenções do processo Casa Pia, altamente comprometedor para gente do PS apanhada em escutas (e nem todas reveladas) que agora José Maria Martins, defensor de Carlos Silvino, desafia a que se publiquem na Internet tal a gravidade das pressões políticas sobre instituições como a PJ e o MP.

Agora é o caso Maddie a desviar as atenções do Apito Encarnado, aquele que, apesar de evitáveis e descuidados “defeitos de fabrico”, foi mesmo um colhão na virilha dos poderes que impunemente se exibiam no circo mediático.

Entretanto, alguns personagens começam a ser mais conhecidos. Por causa da infeliz Madeleine, eu, por exemplo, apercebi-me de quem é o director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro. Não gostei nada da sua participação no Prós&Contras, programa que abjecto e volto a não recomendar, cenário para desfile costumeiro das personagens do regime, repetentes ad nauseum como serventuários do poder: um representante da Imprensa (Expresso) que desvaloriza opiniões de especialistas como um convidado espanhol no programa; um pendurado advogado que disse perder o seu tempo em vez de dormir para inserir um suporífero a toda a audiência sobre a presunção de inocência; um ex-criminalista virado autor e autarca que é verrinoso nas suas colunas de jornais mas parecia um cordeirinho de peluche amaciado perante as câmaras; e outro ex-investigador a perorar teorias quando a realidade nos vai entrando pelos olhos dentro quanto ao crime em causa sobre a pobre Maddie.

Não se ligam a letra e a careta se estivermos desatentos. A mim chamou-me a atenção que na Grande Loja do Queijo Limiano, sempre politicamente incorrecto e muito atento, o Manuel se tenha descaído assim:

“Há alguns dias atrás, a propósito de uma questão qualquer, o Director Nacional da PJ não hesitou - alto e bom som - em criticar e demarcar-se ruidosamente do Procurador Geral da República. Pouco importa a razão (que até parece que a teria), o facto é que Alípio Ribeiro escolheu consciente e voluntariamente o ruído e o terreiro mediático para fazer valer a sua causa. Diálogo, coordenação, sincronização - tudo foram variáveis secundárias - num terreno pantanoso que todos fizeram e fazem questão de calcorrear - quando a única coisa que conta é o imediatismo do aparecer no momento nos média. O parecer ao invés do ser.

(…)
Num país normal a esta hora, face a este triste espectáculo, nem Pinto Monteiro nem Alípio Ribeiro teriam condições para continuar.”

Ora “a propósito de uma questão qualquer”, esta foi o facto de o director-nacional da PJ ter questionado veementemente que o PGR tenha mandado abrir um inquérito por causa do Apito Dourado e suas “nuances” processuais e do Apito Encarnado que punha em causa muito do que era suposto estar bem feito – apesar das críticas e constatações evidentes do “servicinho” feito à medida…

Alípio Ribeiro acabou por fazer um estardalhaço na sua intervenção sobre a intervenção de Pinto Monteiro. Foi manchete do Expresso. O regime reagia…

Entretanto, outro protagonista no mesmo programa da RTP-1, Carlos Anjos, terá sido o homem do Sindicato dos Profissionais da PJ ou algo parecido, há dias referido a propósito da rescisão de contrato da LPM com o FC Porto. Luís Paixão Martins, cara desta empresa de consultoria em comunicação e imagem, aludiu a uma entrevista em que este investigador da PJ, também lampeiro a usar a Imprensa, não só descredibilizou o Apito Encarnado como aludiu à influência da LPM na feitura do documento que definitivamente agitou as hostes judiciárias…

Mas não só. O Sol, no passado sábado, publicou as versões, no essencial, do livro “Eu, Carolina”, entre o que foi escrito originalmente e a correcção “made in Pinhão”.

Algo que também inquieta os investigadores e magistrados mas parece ter passado sem perturbar a fácies insensível de Maria José Morgado como a morte de Maddie não se espelha, aparentemente, na cara da mãe Kate.

E, assim, de um processo a outro, mas sempre começando pelo princípio que foi o caso da Casa Pia, vamos conhecendo comportamentos, caras, opiniões e indivíduos em altos cargos e com palco mediático sempre disponível.

Pode parecer não ter nada a ver com o futebol, mas o mundo da bola também tem mistérios insondáveis como a Justiça que o rodeia. O “boss” da PJ a dar parte de fraco face a informações (o segredo de justiça é pau de dois bicos) contundentes sobre uma correspondência de ADN é o mesmo que saiu a terreiro a criticar um órgão hierárquico superior, a PGR. O Ministério Público enredado nas teias do Apito Dourado e de novo com procedimentos susceptíveis de crítica no caso Maddie. O líder da PGR que aguenta com tudo até saber pela televisão (sic) dos últimos desenvolvimentos sobre o casal McCann a fugir de Portugal, depois de garantir a máxima eficiência e o trabalho notável, ainda por comprovar em qualquer dos casos, da Polícia Judiciária.

E depois vaticinam-se conjecturas sobre quem conspira alegadas teorias de divisão do País, da PJ de Lisboa contra a PJ do Porto, da corrupção no Porto (ver entrevista de uma magistrada esta semana no JN) e dos homens de bem de Lisboa, do MP da capital e dos magistrados do mesmo no Norte.

O cenário é bem negro. E o Apito não apita.

40 comentários:

  1. E para ajudar à festa, o caso Mantorras foi arquivado. Para onde foi o dinheiro? Não se sabe, mas também não é preciso saber - as offshores do LFV são angelicais.


    [[]]

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma sugestão para um jogo de beneficiência: os "amigos de Scolari" contra os "amigos de Zidane". De certeza que as audiências vão ser elevadas. Aceitam-se sugestões quanto às instituições beneficiárias (as receitas podem servir para doar cães à PJ, sei lá...).

    ResponderEliminar
  3. «Bate leve levemente
    JORGE MAIA

    Acordei ontem de manhã ao som dos gritinhos histéricos de uma multidão de virgenzinhas chocadas com a agressão de Scolari a Dragutinovic e ultrajadas pela falta de explicações do seleccionador nacional no final do jogo. Como se Scolari não tivesse passado os últimos anos a agredir meio-mundo sem dar satisfações a ninguém. Como se não tivesse agredido verbalmente inúmeros jornalistas sem consequências ou como se não tivesse insultado a inteligência colectiva dos portugueses com a ausência de explicações sobre as suas inexplicáveis escolhas para a Selecção Nacional. Pareceu-me tudo tão estranho que ainda me belisquei para ter a certeza de que não estava a dormir, apenas para soltar eu próprio mais um gritinho histérico que, felizmente, se confundiu na multidão.

    Por mim, achei que Scolari esteve igual a si próprio no Portugal-Sérvia. Tal como fez desde que chegou a Portugal, escolheu uma equipa que não levou em consideração o momento de forma dos jogadores, até porque, ao contrário do que se foi vendendo quando toda a gente queria comprar, o seleccionador não acabou com as vacas sagradas, apenas se limitou a trocar de vacas. De resto,tal como de costume, mexeu tarde e de forma conservadora numa equipa que estava claramente a perder o controlo do jogo. E, finalmente, reagiu mal à contrariedade que ele próprio tornou inevitável descarregando a frustração em Dragutinovic. A diferença, talvez a única diferença para o que é habitual, foi o alvo. Desta vez, Scolari errou o alvo. E o erro pode sair-lhe caro.

    DESCULPAS
    Pedido ou oferta?


    Ao fim da tarde de ontem, quase 24 horas depois do jogo com a Sérvia, lá conseguiram convencer Scolari a pedir desculpas. Visivelmente contrariado, ainda convencido da sua razão, Scolari lá se esforçou para reconhecer que talvez, se calhar, de certa forma, é possível que tenha errado. Zequinha foi mais convincente e está suspenso pela FPF por um ano...»

    -Batem leve, levemente, como quem chama por mim,
    Será chuva, será gente?
    -Gente não é certamente -fosga-se- e a chuva não bate assim...

    ResponderEliminar
  4. é mesmo caso para dizer, Acredite quem quiser !!!

    http://oantilampiao.blogspot.com/2007/09/caso-mantorras-arquivado.html

    ResponderEliminar
  5. Já está a aparecer a teoria da conspiração, no rascord.
    http://www.record.pt/noticia.asp?id=757858&idCanal=1252
    Além de me enojar esta tentativa de branqueamento de um acto que nos envergonha - e que volta a dar má fama a uma selecção conhecida já da Uefa pela sua conduta reiteradamente censurável - choca-me o contraste com o castigo exemplar dado a Zéquinha. Um jovem que cometeu um acto de indisciplina grava, mas que não se compara minimamente a este. Será porque o Zéquinha não teve a imediata solidariedade de nenhum presidente de clube de Lisboa?...

    ResponderEliminar
  6. «O presidente do FCPorto telefonou três vezes durante a madrugada ao líder da FPF insistindo que era a “altura ideal” para se “desfazer” de Scolari.»

    -Esta é uma notícia do RECORD de hoje. Nem sequer sabem disfarçar...Das duas(3/4/5/6?) uma: ou PCosta telefonou de madrugada para Madaíl e este foi logo a correr comunicar o facto ao Record -o que não abona muito da personalidade de Madaíl- ou os telefones de Madaíl e/ou de PCosta estão a ser escutados e o telefonema ficou registado -logo houve fuga de informação policial- ou Madaíl "dorme" -MAKE LOVE- com alguém ligado ao RECORD e assim também está tudo explicado ou foi tudo inventado pelo RECORD e mais uma vez confirmamos que querem colar o PCosta/FCPorto à vontade de correr com o SCOLARI -o que nem deve ser mentira- e os Clubes da Capital querem por sua vez manter o Seleccionador Caceteiro para atingir objectivos inconfessáveis -o que também está claro- e estão a marimbar-se para a imagem que este possa dar de um País chamado PORTUGAL, já que o que lhes interessa é controlar o SISTEMA que é muito amplo -para além dos habituais finórios, já envolve Psicólogos analistas de temperamentos agressivos- como nós já tínhamos percebido há muito TEMPO...EM QUE GIGANTESCO DISNEY WORLD SE TRANSFORMOU ESTE PEQUENO PAÍS...inBestigar MJM, inBestigar!

    ResponderEliminar
  7. O rascord lá fez mais uma página sensacionalista, o branqueamento do sclolari está em marcha, aquilo é um arrependimento falso, deve ter sido obrigado, lá veio a conversa da família, etc, sempre o paleio de pastor de igreja maná...
    Alguém teve direito a tempo de antena e entrevista para se defender numa situação identica???
    Nada ... o homem manteve a pose, fez lágrimas de crocodilo, mostrou-se santinho, mais uma vegonha.
    Vergonha a juntar às vergonhas citadas pelo Zé Luís em mais um excelente post, e não h+á maneira de se conseguir inverter a situação. Isto é um país à deriva que se está a aproximar a largos passos de tempos antigos sob a capa de uma democracia cada vez mais doente.
    Ao menos neste espaço não os poupemos.

    ResponderEliminar
  8. Interessante o artido de António Tadeia no ojogo sobre a liderança do FCP no séc.XXI. A merecer uma nota no blog.

    http://www.ojogo.pt/23-205/artigo659042.asp

    SEMANAS À FRENTE DA LIGA NO SÉCULO XXI


    FC Porto 153
    Sporting 33
    Boavista 29
    Benfica 20
    Sp. Braga 8
    Marítimo 4
    V. Setúbal 3
    Naval 2
    Rio Ave 1
    Belenenses 1
    Gil Vicente 1
    Salgueiros 1

    ResponderEliminar
  9. «O presidente do FCPorto telefonou três vezes durante a madrugada ao líder da FPF insistindo que era a “altura ideal” para se “desfazer” de Scolari.»

    que melhor forma de condicionar o Mandamil !!!

    este título é o mesmo que dizer "Nós do Rascord queremos a continuidade de Socolari"

    ResponderEliminar
  10. Sobre o Socolari encontrei este texto no blog bempelocontrário que diz tudo:

    1. As declarações de Scolari continuam a ser ultrajantes. Dizer que não agrediu ninguém é mentira. Scolari pretendeu socar Dragutinovic e só não o atingiu porque este se desviou. As imagens são inequívocas. Dizer que queria proteger Quaresma ou defender outros jogadores (o que fica sempre bem) é mentira. Quaresma está a milhas e nem sequer estava a discutir com “Dragu”, mas sim com Duljaj; quando atinge “Dragu”, Scolari não tem nenhum jogador nas imediações e “Dragu” não estava a tentar atingir nenhum jogador. Dizer que respondeu a uma agressão é mentira. “Dragu” deve ter-lhe dito das bocas, mas nunca o esmurrou, nem sequer o empurrou. Tocou-lhe na mão para o afastar, num gesto inócuo.

    2. No meio da confusão, não se fala na questão desportiva, que é fundamental. Portugal joga um futebol medíocre, não ganhou seis dos dez jogos disputados, está em terceiro lugar e tem o apuramento em risco. A desculpa de Scolari (mais uma) que a equipa está “em renovação” é patética. Estamos perante jogadores muitíssimo experientes que actuam nas melhores equipas da Europa e a equipa-base está com Scolari há quatro anos consecutivos: Ricardo, Miguel, Andrade, Carvalho, Meira, Ferreira, Petit, Simão, Tiago, Maniche, Ronaldo, N. Gomes, Deco, Postiga. As excepções são Bosingwa, Alves, Moutinho e Quaresma, cada um deles com pouco mais de 150 minutos nesta fase de qualificação.

    O nosso grupo não é o paraíso, mas, por Deus, saibamos apreciar o real valor dos adversários: Polónia e Finlândia NUNCA estiveram numa fase final de um Europeu. A Bélgica apurou-se a última vez em 1984. A Sérvia participou uma vez (quartos-de-final). E são apurados os dois primeiros... Ninguém pede que sejamos campeões do mundo, mas Portugal tem um conjunto de jogadores excepcional e seria ridículo não estar entre os 16 melhores da Europa. Ridículo.


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Sobre o Rascord o FCPorto já emitiu um comunicado:

    "Mais uma vez o Record mente

    A edição desta sexta-feira do jornal Record inclui uma manchete de uma notícia que é falsa. Importa esclarecer, a bem da verdade, que o presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, não conversou com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol sobre o assunto em questão, nem sobre qualquer outro tema.

    O F.C. Porto, de resto, não tomou nem irá tomar nenhuma posição em relação ao facto.
    "

    In fcporto.pt

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. há uma coisa que não percebo: haverá assim tantos portistas a comprar esse jornal? Porque é que de uma ve por todas não se impede a entrada desse orgão de informação nas nossas instalações? Eu sei que liberdade de imprensa é muito bonito e tal, mas respeitinho é ainda mais.
    Respeitemos quem nos respeita... ignoremos o resto.

    ResponderEliminar
  13. O mais ridículo é que o FC Porto emitiu um comunicado a desmentir a invenção do Record, e este no seu site oficial foi o único jornal até agora que ainda não publicou o desmentido do FC Porto. Uma VERGONHA!

    É por estas e por outras, que digo que no Estadio do Dragão e no Centro de Estágio não deve entrar quem inventa deliberadamente e no sentido de prejudicar o FC Porto! Rua com eles!!

    ResponderEliminar
  14. parece que o objectivo está a ser conseguido. os anormais da federação em conjunto com os corruptos do record já estão a conseguir o que queriam. o povinho já está a por-se ao lado do cabrão do brasucas em vez de criticar a pouca vergonha e o atestados de idiotas que ele passou ontem a toda a gente em portugal.
    já toda a gente fala do pdcosta ter ligado ao borracholas do mandamil e para a semna a culpa do tento que o servio levou já vai ser do pdcosta.
    agueda quanto ao comprar esse papel higiénico, há aí um blog do porto que até lhe faz publicidade com um passatempo a uma liguinha qq.

    ResponderEliminar
  15. boa tarde a todos!


    Eu depois de ouvir o dias ferreira na sic a defender o socolari ja acredito em tudo! mas que país é este que tem dois pesos e duas medidas para tudo! no caso do joao pinto e do zequinha toda as pessoas trataram de condena-los(e bem!), mas como é o socolari ja é normal, afinal ele é humano!!!!!!!!! o socolari é que comecou isto tudo ao dizer aos jogadores para nao por a bola fora! e agora esta noticia do record!!! por amor de deus!!! estou completamente de acordo com o jorge maia! agora o socolari vai passar de selecionador para martir!
    Desculpem este desabafo mas ja ando farto destas mer......

    ResponderEliminar
  16. Vou associar, já que os temas são transversais, Record a Scolari num ponto factual:
    As desculpas de mau pagador de Scolari, que as tentou colar a cuspo de todas as versões e cores (para defender Quaresma, porque o outro deu um tapa na mão dele, etc., etc.), chegaram ao ridículo de o Dragutinovic o ter insultado.
    Como ontem lembrei nos comentários, Scolari dizer-se ofendido porque alguém lhe chamou filho da puta ou coisa do género, além de ser usual nos futebóis (por isso ele considerou "normal" tudo aquilo), é omitir que ele próprio tratou assim uma jornalista de Record, Céu Freitas, como foi audível nas imagens que passaram na TV depois do Portugal-Rússia (7-1) de Alvalade.
    Sabe-se que Céu Freitas foi "castigada" no seu jornal e o soez ataque do seleccionador mereceu, por isso, toda a cobertura da Direcção, que não se insurgiu contra Scolari e chutou para canto a jornalista.
    São os exemplos que, à semelhança das posições contraditórias dos meios judiciais consoante os casos em investigação (Casa Pia, Apito Dourado, Apito Encarnado, Operação Furacão, etc., etc.), se espalham como nódoa irreparável neste País, como agora convém chamar-se a Portugal.
    Sobre o arquivamento do caso Mantorras, citado pelo teixeira, nada de novo ou inesperado.
    A máquina fiscal deste Estado detectou 5 milhões de euros em falta numa transacção da qual algumas das partes pagaram impostos: foi denunciado pelo Alverca que disse não ter o dinheiro.
    Todas as partes, em devido tempo, prestaram contas na investigação: jogador, empresários intervenientes. Tudo ok. Faltava uma parte, o que demorou anos a conseguir ouvir. Estranho, mas, afinal, está mesmo tudo ok. Não falta dinheiro, o Estado não foi lesado mas, como Maddie, não se sabe do corpo da investigação, o vil metal.
    Quando Galileu abjurou, inocentando-se das posições contrárias à Igreja católica quanto à teoria heliocêntrica que ele negava dizendo que era a Terra a girar à volta do Sol e não o contrário como era verdade conveniente oficial, ele não deixou de murmurar:
    "E, contudo, ela move-se" (a Terra).
    Sobre o caso Mantorras, pode concluir-se:
    "E, contudo, falta o dinheiro".
    Mas para este peditório não dou.
    Como não dou no de Scolari, useiro e vezeiro nestas demonstrações de desrespeito e mau feitio.

    ResponderEliminar
  17. Aviso: dois temas do dia em reposição (sim, porque nada disto é novo).
    Sobre o contrato de venda de Mantorras do Alverca ao Benfica - documentos no Bçlog da Bola.
    Sobre as escutas do Caso Casa Pia, entre Ferro Rodrigues e António Costa - no Vicentinas de Bragança.
    Nem é preciso dizer mais nada.
    Convém é não esquecer.

    ResponderEliminar
  18. Posso adiantar, em primeira mão, a capa do rascorde de amanhã "Pinto da Costa telefonou três vezes ao Presidente da República"

    ResponderEliminar
  19. Vamos ser racionais, como todos somos, e discutir o que realmente interessa:
    1- Scolari teve uma atitude gravissima? SIM!
    2- Um acto praticado por um cidadao estrangeiro (nem portugês é), que coloca Portugal e os Portugueses numa posição fragilizada no exterior? SIM!
    3- Errar é humano? SIM!
    4- O pedido de desculpas, ainda que tardio e pressionado, não serve de justificação? SIM!
    5- Deverá ser despedido? SIM!

    A questão é esta: Deverá ser ou não despedido (já que não se demite)?

    Agora saber se A e B condenam, se C e D compreendem a reacção, se X e Z ligou a Y: 1,3 ou 5 vezes... não interessa nada! Estou como o jogador da Sérvia ("Drago"): está desculpado, mas que vá embora, não precisamos de gente assim!!

    ResponderEliminar
  20. Com esta invenção do rascord a continuidade do Socolari está garantida.
    Se fosse despedido seria logo associado ao facto de ter havido a suposta pressão do PC !!!

    Vi há pouco esta notícia que é bem mais interessante:

    Batemos o recorde de venda de lugares anuais, os "Dragon Seat". Teremos só 10000 lugares de venda ao público disponíveis nos jogos da BWINLiga.

    Fantástico!

    ResponderEliminar
  21. Eu continuo estupefacto com o jornalismo que se faz em Portugal. Como é que um jornal publica uma noticia destas e depois não coloca online o desmentido oficial do FCP. Que jornalismo é este??? agora só um lado da história é que interessa? RUA COM ELES!

    ResponderEliminar
  22. PS- Com o meu comentário apenas quero transmitir que nos temos de centrar no que interessa. Concordo com tudo o que tem sido dito aqui, mas não nos podemos, TODOS NÓS, deixar "cair" nesses "fait-divers"...

    ResponderEliminar
  23. Sempre ouvi dizer que as desculpas não se dão, evitam-se.
    Que eu saiba, qualquer pessoa com um cargo importante ,não pode ter um acto irreflectido assim de um momento para o outro sob pena de ser despedido.
    Ainda não ouvi qualquer reação da FPF e em especial do pau mandado-o Sr. Gilberto Madail.
    Ouvi um comentario do presidente da republica a dizer que o gesto foi lastimável e com isso disse tudo.
    Tambem se sabe que o gesto irreflectido so SOCO lari não é virgem,pois tem alguns antecedentes,logo o castigo da UEFA deverá ser mais pesado.´
    O Branqueamento da imprensa e dos comentadores televisivos é vergonhoso,pois defendem o soco lari de unhas e dentes incompreensivelmente!Uma vergonha!
    Lembro-me como o Vitor Baia foi crucificado por todos quando deu um soco ao Morceloso em Campomaior á cerca de 10 anos atras!
    E o pais que temos,o despedimento imperava e pelos vistos criticas nem vê-las!Coitadinho !!
    cumprimentos!

    ResponderEliminar
  24. Meus caros amigos, proponho o seguinte: Vamos fazer um abaixo assinado a dar apoio ao Seleccionador dizendo que "SEM SCOLARI, PORTUGAL NUNCA MAIS SERÁ O MESMO, COM ELE, PORTUGAL CONTINUARÁ A SER AQUILO QUE SEMPRE FOI, O PAÍS MAIS ATRASADO DA EUROPA COMUNITÁRIA"...Propomos também -para que ele se sinta mais confortado e atendendo ao estilo e currículo da senhora- a contratação de CAROLINA SALGADO para o auxiliar nos "casos mais complicados"...E para que não pensem que estamos com má fé, escarrapachemos o currículo dela no abaixo assinado: «Ex companheira de Pinto da Costa foi esta semana acusada de fogo posto e ofensa à integridade física...»
    -Não há currículo mais adequado a uma adjunta do seleccionador Luis Felipe Scolari Caceteiro!...Se o defendermos com unhas e dentes, será a melhor maneira de Madaíl o despedir rápidamente!

    "Batem leve levemente, será chuva será gente -Fosgasse-?
    Gente não é certamente , só o Escolari e a Carolina dão um Tapa assim!"
    Que me desculpe o Poeta pelo assassinato...

    ResponderEliminar
  25. Um Caso de Má Educação

    Será uma vergonha se a selecção não se apurar para o Europeu neste grupo tão acessível. Uma pequena vergonha ainda assim, quando comparada com a cena protagonizada por Scolari. A selecção tem por hábito sair pela porta pequena e tem uma tradição de não saber perder, mas a conduta de João Pinto, por exemplo, é inócua quando comparada com o que se passou na quarta-feira. Esperava, por isso, que Scolari tivesse apresentado a sua demissão. Afinal, limitou-se a um tardio acto de contrição. Depois disso e da pressão dos jogadores, duvido que Madaíl (que, pela mesma ordem de razões, se devia ter demitido da presidência da Federação após a triste figura que a selecção fez no Mundial de 2002) tenha a coragem de despedir aquele que tem sido o seu seguro de vida. Scolari poderá pois continuar no cargo, mas não será o mesmo. Faltar-lhe-á a autoridade que era um dos seus melhores atributos, quando não resvalava para o autoritarismo.

    Já sei que há quem pense que tenho um “parti pris” contra Scolari. Já fui maltratado tanto por adeptos anónimos como por Madaíl, Couceiro e Afonso de Melo, porque nunca alinhei no unanimismo acrítico. Há dias, até me chamaram xenófobo por ter zombado das suas malcriadas declarações à imprensa. Ora, apesar de haver entre nós alguma xenofobia contra os brasileiros (que nos é paga, do outro lado do Atlântico, com a mesmíssima moeda), Scolari nunca foi vítima dessa antipatia. Pelo contrário, foi adulado pelo povo português, que continua a embevecer-se e a vergar-se diante dos déspotas, principalmente se forem estrangeiros.

    Nada me move contra os brasileiros e até defendo que os naturalizados são seleccionáveis. Defendi-o no caso de Deco, defendo-o no caso de Pepe, defendê-lo-ei no caso de Liedson. Nem percebo a discussão, confesso, porque se fossem timorenses, mesmo que não soubessem falar português e nunca cá tivessem vivido, o problema não se colocava. No caso de Scolari, desgosta-me a sua postura cívica e não me entusiasmo com os seus dotes. Reconheço que teve o mérito bastante de chegar ao quarto lugar no Mundial mas continuo a pensar que perdeu um Europeu caseiro, onde só não foi eliminado precocemente porque o “povão” o obrigou a utilizar a equipa de Mourinho. Não me impressiona sequer que tenha conseguido o que nunca antes fora atingido, porque nunca antes havíamos tido tantos e tão bons talentos. Desta vez, os fortes argumentos não chegaram para mascarar os seus erros, e a sua educação não evitou o descontrolo final.

    in "A BOLA"

    ResponderEliminar
  26. Spin Futebolístico: Scolari e os Media

    Já toda a gente viu e reviu, opinou a favor ou contra da agressão de Scolari a Dragutinovic. O comportamento é grave e deve ser punido, mas o meu interesse no caso não se prende com avaliar a situação ou discutir qual a punição mais adequada. O que me interessa é a forma como Scolari lidou publicamente com o caso e como o mesmo tem sido tratado na comunicação social, mais concretamente a campanha de spin que vai sendo feita para desculpar o acto. Mas já lá vamos.

    Comecemos pelo próprio Scolari. Depois do jogo afirmou não ter agredido o jogador sérvio, declarando ter actuado em defesa de Ricardo Quaresma. Aproveitou o momento para criticar a actuação do árbitro culpando-o directamente pelo mau resultado e pelo seu comportamento subsequente. No dia seguinte, deu uma conferência de imprensa onde pediu desculpas aos portugueses, uma vez mais apoiando-se na tese de que saiu em defesa de Quaresma, e que o árbitro e o sérvios o provocaram ao ponto de ruptura. História similar foi passada no programa Grande Entrevista (não deixa de ser curioso como a RTP alterou os seus planos para o programa para acomodar o seleccionador nacional).

    Resumindo: Scolari primeiro afirmou não ter agredido Dragutinovic, depois lá disse que o fez, mas sempre desculpando-se no comportamento “provocatório” do sérvio, no facto de ter saído em defesa de Quaresma, e nos erros do árbitro. Na realidade, Scolari não assumiu responsabilidade alguma pelo facto, procurando “sair bem” face à opinião pública revelando ou fabricando atenuantes para o seu comportamento. Uma vez mais, Scolari mostra saber jogar com as emoções do público cativando-o para o seu lado; e é isso, mais do que as suas qualidades técnico-tácticas que fazem de si um treinador de alto nível.

    Mas Scolari não está sozinho nesta sua tarefa e conta com o apoio de vários jornalistas desportivos que voluntariamente (resta saber com que convicção) fazem a sua quota parte do spin. É verdade que é unânime a crítica ao comportamento de Scolari - se bem que aqui a escolha era reduzida - mas o lançar de atenuantes e de factos que em si nada têm a ver com a situação de facto vai sendo feita, ora de forma mais subreptícia, ora à descarada.

    As críticas ao árbitro são comuns, pelo que pegar por aí não interessa. O primeiro grande exemplo, foi dado pelo editor de desporto da SIC Notícias, que a dada altura saiu-se com a pérola de que Dragutinovic “como sérvio que é” ferve em pouco água e obviamente provocou Scolari. Antes de mais, isto é claramente um comentário xenófobo. O objectivo foi claramente o de passar a ideia de que o comportamento do sérvio é de certa forma resultante de uma predisposição genética voltada para o conflito e a provocação. O leitor duvida? Qual foi o último grande conflito em solo europeu? Onde se iniciou a Primeira Grande Guerra? Esta última parte não fez, obviamente, parte da argumentação, mas ali o que interessa é colocar em dúvida o adversário, justificando desde logo uma natureza conflituosa do mesmo e com isso desculpar a reacção de Scolari.

    A pérola ficou no entanto reservada para hoje: “Pinto da Costa quer Scolari na rua“, é a manchete do jornal Record. Numa peça intitulada “O mais triste dia de Scolari” - uma escolha de palavras que em nada é inocente, ou o adjectivo triste não significasse mágoa e desgosto - o jornal refere que o presidente do FC Porto terá pressionado Gilberto Madaíl para que este demitisse Scolari. Apesar das parangonas, a referências às ditas pressões é deixada para o penúltimo parágrafo do texto. Quero também salientar a forma como a peça termina deixando no ar a interrogação sobre se o presidente da FPF irá seguir o “conselho” (uma vez mais o uso das aspas é claramente intencional) de Pinto da Costa.

    O FC Porto já desmentiu tal notícia, mas isso para quem a escreveu é irrelevante; porque irrelevante é também tal ter acontecido ou não. O que interessava era vitimizar Scolari e nada melhor do que encontrar um arqui-inimigo que não desfrute das simpatias do “povo” para voltar a fazer Scolari cair em graça entre os portugueses. Já resultou uma vez, resta saber se a malta volta a ir na mesma cantiga.

    Assim se dá a volta a um texto desagradável: mudando-se o foco da conversa, colocando o culpado no lugar de vítima, simpatizando-se com o seu estado emocional (a racionalização dos comportamentos é de todo desaconselhável), e arranjado um novo tema de discussão em torno de uma cabala (algo de que os portugueses são particularmente adeptos) e encontrando um novo vilão. Assim se faz spin em Portugal!

    Ver Fonte: www.pubaddict.net

    ResponderEliminar
  27. É altura de agirmos, com abaixos assinados com pressões, com tudo, já estou por tudo, aquele jornal NUNCA mais pode entrar no Dragão.

    ResponderEliminar
  28. Voltando ao tema em posta, sobre a Justiça, leram esta peça do JN de hoje?

    PGR recusa pôr Morgado nos julgamentos de Pinto da Costa

    Pinto Monteiro atribui a Maria José Morgado apenas a tarefa de acusar e não a de estar nos julgamentos


    Nuno Miguel Maia

    O procurador-geral da República (PGR) decidiu que Maria José Morgado e os restantes magistrados da equipa de coordenação do Apito Dourado não irão representar o Ministério Público (MP) nos julgamentos de Jorge Nuno Pinto da Costa, Valentim Loureiro e outros acusados no megaprocesso de corrupção no futebol. A sugestão de que o trabalho da equipa especial continuasse até ao final dos processos foi apresentada a Pinto Monteiro por Alberto Pinto Nogueira, procurador-geral distrital do Porto, por considerar que aqueles elementos do MP estariam mais aptos a sustentar as acusações formais e a responder a eventuais nulidades ou irregularidades invocadas pelos advogados.

    Em causa estão principalmente os processos referentes aos jogos F.C. Porto-Amadora e Beira-Mar-F.C. Porto. Estes inquéritos contra o presidente do F.C. Porto foram durante o ano passado arquivados pelo DIAP do Porto e serviços do Ministério Público de Gaia, mas foram posteriormente alvo de reabertura por decisão de Morgado, com o contributo do testemunho de Carolina Salgado, ex-namorada de Pinto da Costa.

    Agora, pelas regras de competência territorial, na fase de instrução e nos julgamentos, aqueles processos voltam a contar com a participação de magistrados do MP do Porto e Gaia. Mas Pinto Nogueira terá considerado que nos horizontes de Pinto Monteiro estaria a continuidade de Maria José Morgado à frente dos casos, nas fases processuais que costumam oferecer maiores dificuldades à parte da acusação. E daí a sugestão que acabou por ser rejeitada.

    Equipa dará apoio

    Acresce que, num despacho datado de 25 de Julho - que determinou como nova tarefa do grupo de Morgado o acompanhamento dos inquéritos relativos à Câmara de Lisboa -, o procurador-geral da República definiu que "a Senhora Dr.ª Maria José Morgado e a equipa existente continuarão a acompanhar os inquéritos e processos relativos ao 'Apito Dourado', até os mesmos estarem findos".

    Mas esta posição foi agora clarificada, com a recusa de Pinto Monteiro em nomear Maria José Morgado ou elementos da sua equipa para os julgamentos. Contactada pelo JN, a PGR esclareceu que Pinto Monteiro "comunicou já a quem de direito que o Ministério Público na fase de instrução e/ou julgamento será representado pelos magistrados competentes, circunscrevendo-se o acompanhamento por parte da equipa por si nomeada à prestação de todo o apoio e cooperação, ao nível do que for necessário, com aqueles magistrados do Ministério Público".

    Equipa contestada

    O papel formal de Maria José Morgado na coordenação do Apito Dourado está a ser colocado sob contestação por Pinto da Costa nas fases de instrução dos processos do F. C. Porto-Amadora e Beira Mar-F. C. Porto. Gil Moreira dos Santos, advogado do dirigente acusado de crimes de corrupção desportiva, requereu ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto que declare nulas todas as decisões tomadas por Morgado e a equipa de coordenação do processo Apito Dourado, incluindo os respectivos despachos de acusação. O argumento invocado centrar-se-á numa eventual ilegalidade na forma como a procuradora assumiu a coordenação de todos os casos e resolveu reabrir aqueles dois processos que já tinham sido arquivados respectivamente pelo DIAP do Porto e Ministério Público de Gaia. Em causa estará um despacho do procurador-geral da República, que não terá dado à magistrada poderes para reabrir processos e efectuar acusações.

    ResponderEliminar
  29. O Madaíl, teve a honestidade de em comunicação à imprensa negar de todo a questão do Pinto da Costa.
    Não teve foi tomates para o despedir com justa causa.
    Também o Cavaco não foi meigo com ele.
    Quanto ao pasquim, devemos tomar posição firme.É inadmissível.

    ResponderEliminar
  30. Está mais que visto que uma notícia, apesar de falsa, sobre um falso envolvimento do nosso presidente irá salvar o Socolari. Acho que o presidente tem que começar a usar o seu poder ao contrário. PdC devia vir para a praça pública defender a continuidade do Socolari. Era certinho e direitinho que o seleccionador daqui a uma semana era outro, e já agora poderia defender que o novo seleccionador fosse o Manuel José. LOL, coitado do mourinho das arábias, então é que não lhe perdoava mais.

    Da forma como as coisas parecem funcionar com tantos a comerem a palha que lhes dão, deveria actuar assim PdC, qd quisesse algo, dizia o contrário, teria 6M a fazer-lhe a vontade sem o saberem. :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. É isso mesmo Zirtaev, o que eu prupunha ia exactamente ao encontro dessa tese: como tudo o que nós fazemos é para se destruir, então apoiemos o que queremos derrubar e o resultado será aquele que pretendemos, até porque eles lá para baixo são pouco inteligentes.

    -AMIGO E IRMÃO SCOLARI, SEMPRE À FRENTE DA SELECÇÃO!...
    -SCOLARI AMIGO, O fcp ESTÁ CONTIGO!...
    -NEM ARTUR JORGE OU TÓ OLIVEIRA, SÓ TACHO PARA SCOLARI E CAMACHO!...
    -SÓ DE PUNHO ERGUIDO, A NOSSA SELECÇÃO FARÁ SENTIDO!...
    -SE O FUTEBOL TE DESPEDIR, O BOXE SERÁ O TEU REFÚGIO!...
    -PINTO DA COSTA NÃO, TAPA SCOLARI SIM!...
    -CAROLINA E FELIPÃO, MAS QUE GRANDE RÉ-UNIÃO!...
    -CAROLINA E LÉ PINHÃO, BOTELHO MAIS O SARGENTÃO!...

    ResponderEliminar
  32. -SCOLARI AMIGO, O RÂGUEBI ESTÁ CONTIGO!...
    -EM ALVALÁXIA OU NA LINHA, SCOLARI PARTE-TE A ESPINHA!...

    ResponderEliminar
  33. Scolari é um cobarde. Um Homem teria colocado o lugar à disposição.

    Quanto ao pasquim, eu que já lhe tinha feito o óbito aqui em casa há muitos anos não me surpreende que mantenham a mesma linha editorial - um autêntico nojo. Aliás tal e qual a nossa FPF - um nojo!


    [[]]

    ResponderEliminar
  34. ahhh e para cereja no topo do bolo o Sr. Lucilio no Dragão......

    ResponderEliminar
  35. ATÉ OS COMEMOS, CARAGO...Carago não, carago...ATÉ OS ESMIFRAMOS!

    MANDARAM-NOS O LUCILINHO, VESTIDO DE ESPANTA ESPÍRITOS, DE NEGRO COMO SE FOSSE A MORTE...MAS QUEM VAI ACABAR POR MORRER É ELE E DE VERGONHA, POR SENTIR ESTAR PERANTE NÓS, OS FUNDADORES DESTE PAÍS, TRISTE E AMARGURADO, QUE UM DIA VAI CONSEGUIR SER DIFERENTE, COMPLETAMENTE DIFERENTE, PORQUE NOS NOSSOS GENES ESTÁ A FELICIDADE DOS VERDADEIROS HERÓIS!...

    Um abraço verdadeiro para todos!

    ResponderEliminar
  36. Mas porque é que nos deu Deus este castigo? Que teremos nós feito de tão mau, pra termos de levar com esta "gente" de lisboa em cima?
    Mas porque é que D. Afonso Henriques em vez de conquistar para sul não conquistou para norte? Assim a "mourama" tinha ficado lá pra baixo a fazer companhia a Marrocos, todos contentitos (e até era mais fácil pra nós fazer turismo em Marrocos), e nós aqui pelo norte tínhamo-nos juntado aos galegos e tinhamos constituído um bonito país, mais homogéneo, menos centralista, mais desenvolvido e que teria o bonito nome de Portugalícia. Ora digam lá se não era bem melhor.


    P.S. Cada dia que passa tenho mais vontade de ser espanhol.

    ResponderEliminar