07 setembro 2007

Uma selecção criteriosa...

"Selecção avessa à província

A selecção nacional de futebol parece ser alérgica aos ares da província. Entre 53 jogos oficiais realizados em solo português nos últimos 20 anos, o Portugal-Sérvia da próxima quarta-feira será "só" o 27.º na capital. E o Clube Portugal, assim baptizado nos últimos anos, para celebrar a reconciliação nacional com a "equipa de todos nós", até têm agravado a histórica tendência para a centralização do país futebolístico. O encontro com os sérvios será, também, o décimo desafio oficial, entre os 17 da era Scolari, marcado para Lisboa. Ali foram já disputados todos os jogos mais apelativos do Euro 2004, da fase de qualificação para o Mundial 2006 e para o Euro 2008. A Polónia e a Sérvia seguem a ordem vigente.

Tudo não passaria de uma questão de "ciumeira" se, afinal, não se verificasse que, além do prestígio, outros valores se alevantam o clube que cede o estádio leva 10% da receita de bilheteira e até pode acumular o gozo supremo de a selecção ser composta, exclusivamente, por jogadores de um rival...

Percorrendo-se a lista dos jogos oficiais da selecção disputados em Portugal nos últimos 20 anos, observa-se que, até 2003, 17 jogos tinham sido realizados em Lisboa e 14 no Porto. No mesmo período, apenas cinco desafios fugiram à força aglutinadora das duas maiores cidades. Dois encontros foram realizados no Funchal e outros três em Setúbal, Guimarães e Coimbra, mas sempre com equipas menores.

Com a organização do Euro 2004 e a construção ou reconstrução de diversos estádios na província, esperava-se que a selecção pudesse ser mais itinerante, mas o que se verifica é a crescente centralização em Lisboa. A capital banqueteou-se com o "filet mignon" e deu os restos à "paisagem". Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Faro/Loulé, com estádios novinhos em folha, levaram com cartazes de selecções de quinta divisão, do Azerbeijão à Estónia, do Luxemburgo ao Cazaquistão.

Nos últimos 20 anos, o Minho, uma das regiões do país com maior densidade geográfica, só viu a selecção num jogo a sério, em Março de 1999, com o... Azerbaijão. Guimarães, onde mora uma das mais fervorosas falanges de adeptos, a do Vitória, só voltou a ter jogos da selecção num particular de má memória para a equipa de Scolari (0-3, com a Espanha, em Setembro de 2003). E Braga? Nem um joguinho oficial para amostra. Desde 1987, a selecção foi lá seis vezes, mas sempre em jogos a feijões. E Barcelos contentou-se com um amistoso, em Março de 2005 (4-1 ao Canadá).

Mesmo nestes particulares (43, desde 1987), foi Lisboa quem mais vezes viu a selecção ao vivo, em nove ocasiões. Braga (seis jogos), Porto (4), Faro (4), Setúbal (3) vêm logo a seguir. Leiria, Coimbra, Ponta Delgada e Chaves receberam dois amigáveis da selecção, que se dignou visitar o Alentejo em duas ocasiões (Portalegre e Évora). Viseu, que ficou fora do Euro-2004, viu a selecção uma única vez (5-1 à Lituânia, em 2000), assim como Torres Novas, Maia e Águeda.

A concentração da maioria dos jogos em Lisboa origina, ainda, outra disparidade, com lucro para os clubes da capital que cedem os estádios. Segundo Amândio de Carvalho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, 10% da receita de bilheteira vai para os donos dos recintos. Em estádios com o de Alvalade ou da Luz, Sporting e Benfica nunca encaixam menos de 100 mil euros com os jogos das selecções. Isto sem contar com os lugares VIP e de camarote, que, ainda de acordo com Amândio de Carvalho, podem ser negociados pelos clube, controlo nem fiscalização da FPF. O Sporting, por exemplo, tem camarotes (22 lugares) à venda por 4510 euros para o jogo com a Sérvia."

In Jornal de Notícias

60 comentários:

  1. Comprem o Sol este Sábado.

    http://sol.sapo.pt/EdicaoImpressa/1Caderno.aspx

    ResponderEliminar
  2. A choldra lisboeta continua a, afanosamente, "tratar da saúde" ao país. Deve ser por qualquer coisa que tem a ver com tudo isto que "santa carolina padroeira de lisboa" é "santa" em lisboa e uma candidata a vulgar criminosa que vai ser nos próximos dias acusada de não sei quantos crimes graves pelo MP do Porto. Também deve ser por qualquer coisa que tem a ver com tudo isto que somos, tirando o futebol, o país + atrasadinho da europa em quase todos os aspectos. Mas pronto, pelo menos lisboa vai gozando e rindo, que é o que interessa.

    ResponderEliminar
  3. Só existem 3 estádios com, pelo menos, 50 mil lugares no país.
    Para jogos desta importância, seria absurdo jogar em Aveiro, Viseu ou Benavente.
    Estes dois serão em Lisboa. Os últimos dois serão certamente no norte (Porto e Braga?).

    Mas... pelo apoio que vocês dão à selecção, se calhar devia ser tudo por aqui...

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o LF tem razão. Os jogos da selecção devem ser todos em Lisboa. Aliás com os calções verdes emprestados pelo sporting e com a camisola encarnada emprestada pelo benfica. A Taça de Portugal deve passar de oeiras para a segunda circular, alternando-se entre os dois estádios ou jogando a final a duas mãos. A Taça da Liga, a partir dos quartos de final, deve ser jogada na no oriental, na tapadinha, no eatadio do casa pia em monsanto e no restelo para não estragar os relvados das catedrais.

    Aliás, deveria ser montada uma cortina de ferro ali por alturas de rio maior, para os bárbaros do norte não poderem invadir a capital, e para não a virem incendiar. Foi isso que faltou a roma para deter os hunos.

    O que irrita são aqueles tipos do Norte, que não se resignam, que trocam os Ves pelos Bes e que não compreendem a sorte que teem em serem administrados pela capital.

    ResponderEliminar
  5. Onde joga a selecção francesa ?
    Onde joga a selecção inglesa ?

    Caramba, até com o equipamento embirram.
    O que é afinal para vocês Portugal ?
    Queriam mudar a bandeira para azul e branco ? Como no tempo da monarquia ?
    Também foi o Luís Filipe Vieira que impôs o vermelho na bandeira nacional ?

    Se o seleccionador é fulano ou sicrano, estão contra. Se o estádio é aqui ou ali, estão contra. Se não é convocado, ou não é titular, o jogador A ou B (do Porto), estão contra. Agora até com as cores da bandeira protestam.

    Assumam que não gostam de Portugal ! Que o país não vos diz nada ! Que só o Porto vos interessa !


    Se formos pela tradição, não me parece que tenhamos sido muito felizes sempre que aí jogámos.
    Uma das vezes até estive lá. Na abertura do Euro.

    Mas não me importo que façam jogos da selecção no Dragão. Acho é que um jogo com o de hoje se deve disputar num grande estádio (Dragão, Luz ou Alvalade), de preferência cheio de pessoas que apoiem INEQUIVOCAMENTE a selecção nacional.

    ResponderEliminar
  6. O que me assusta verdadeiramente é que os jogadores ligados a nós se lesionem pela selecção! Postiga já está...Vamos lá a ver se não fica mais nenhum com mazelas. O Scolari podia e com vantagem, convocar apenas jogadores que estivessem no Estrangeiro. Estaria de certa maneira a favorecer Portugal...Se houvessem lesões seriam os nossos adversários Europeus a sofrer com isso e não nós. O desgaste, idem, idem, aspas, aspas iria todo para cima dos nossos "inimigos"...Não é verdade que em princípio, os melhores jogadores serão os que mereceram a atenção dos Clubes que residem lá pelo Estrangeiro?...Assim eram só vantagens, o Campeonato poderia seguir à vontade, só teríamos que ceder jogadores às selecções dos outros Países e com muito menor probabilidade que o que aconteceria com os restantes Clubes Europeus, pois mesmo dentro dos jogadores Estrangeiros os melhores estarão -por isso mesmo, por serem melhores- também a jogar em Espanha, Itália, França, Alemanha e Inglaterra. Depois se fosse -só em última instância- estritamente necessário, iam buscar dois ou três jogadores ao Benfica e ao Sporting e ficava tudo resolvido, por exemplo: Nuno Gomes, Liedson, Petit e Quim. Vejam uma selecção Nacional -alguns ainda a naturalizar, naturalmente- formada só por jogadores residentes na Europa: Ricardo(Hilário); Miguel(Paulo Ferreira), Ricardo Carvalho(Pepe), Fernando Meira(Jorge Andrade) e Nuno Valente(Caneira); Maniche(Manuel da Costa), Costinha(Manuel Fernandes) e Deco(Anderson); Simão(Nani), Hugo Almeida(Pauleta) e Figo(Cristiano Ronaldo). Assim sem grandes sobressaltos ou preocupações, tínhamos um selecção Nacional de estalo a que podíamos perfeitamente associar-mo-nos sem grandes constrangimentos clubísticos...Os Estádios a utilizar deixavam de ser qualquer um dos pertencentes aos nossos gloriosos Clubes e passava a servir-nos unicamente o Estádio Nacional de Lisboa, já que é pertença do Estado e da nossa querida Federação...Estava tudo resolvido e sempre na paz dos anjos.

    ResponderEliminar
  7. LF,

    Não fiques chateado!
    Não me importo nada de dividir isto a meio, e nós juntamo-nos à Galiza e vc's... vc's... a MARROCOS!! Não andem é a "xuxar" o que vem dos outros!

    Mas falando mais estritamente de futebol as "contas" estão feitas: Clubes e jogadores são em maior numero no norte. Então porque carga de agua, e no limite, não se dividiu estes dois jogos pelo país? Será que 300 Km era muito desgaste? Será que tinham de tirar um visto no regresso a Lisboa?

    BASTA!!

    Acrescento mais duas coisas:
    1-Em Espanha como é? (Selecção, Taça do Rei, etc?)
    2-Que tenha conhecimento, sempre se disse que as pessoas do Norte são mais emotivas/chegadas com a selecção. Não são é cegas!!!

    Presunção e agua benta cada um toma a que quer...

    ResponderEliminar
  8. Caro If

    Não me lembro da equipa não ser inequivocamente apoiada num estádio fora de Lisboa. No entanto, lembro-me muito bem dos nossos jogadores (Paulinho Santos, Fernando Couto, Sercretário, Sérgio Conceição) serem vaidos no estádio da Luz quando tocavam na bola. Admito que muitos de nós vibram incomparavelmente mais com o FC Porto que com a selecção. No meu caso concreto, sinceramente nem me lembro que há jogo da selecção de futebol, mas estou em "pulgas" para ver a selecção de rugby e adoro ver os sub-21. Mas eu consigo explicar-lhe muito bem porquê. Porque muita gente como você fez, gosta de usar a selecção como arma de arremesso contra os portistas e de tornar a selecção como uma coisa sua que não é nossa. Esta questão dos estádios é mais uma. A questão do Scolari, é outra. O facto de existir umm regojizo geral em convocar jogadores do Porto em rota de colisão com o FC Porto é outro exemplo. Mas para perceber que a selecção é uma coutada de interesses que não são os nossos, vou-lhe referir estes nomes: Luís Carlos, Alex, Ednilson, Edgar, Nelson. Sabe quem são? São jogadores do Benfica que foram internacionais A. Agora vou-lhe dizer outros nomes: Pedro Emanuel, Pedro Mendes, são jagadores campeões europeus e que jogam em equipas de topo que nunca foram chamados á selecção nacional (enquanto jogadores do FC Porto). E relembro-lhe uma coisa, de facto não fomos felizes na estreia do Europeu no Dragão. Não tenho dúvidas que teríamos sido bem mais felizes se o seleccionador tivesse colocado o meio-campo campeão Europeu desse ano. Agora na final, até com esse meio-campo, perdemos. Terá sido do estádio?

    ResponderEliminar
  9. Antunes,

    Quanto ao "Xuxar o que vem dos outros" é bom que consultes as estatísticas para ver como as tretas que vos metem na cabeça não fazem o menor sentido. Mas isto dava pano para mangas, e não me parece que seja o espaço próprio para o discutir.

    Os dois últimos jogos da fase de qualificação, onde esperamos (?) que se possa festejar, serão seguramente no norte, à semelhança do que aconteceu aquando do Mundial.
    Seria um absurdo fazer os jogadores mudar de hotel e desgastarem-se em viagens só para satisfazer caprichos regionalistas.

    Quanto à Espanha, existe de facto uma preocupação em descentralizar, mas porque se trata de uma nação esquartilhada em regiões de autonomia bastante alargada, nalguns dos casos com idiomas diferentes, e com problemas independentistas graves, como se sabe. O futebol tem aí de fazer um esforço para aglutinar um estado emocionalmente dividido, e é bom que isso se diga, à custa dos resultados da própria selecção - que por via de ter de colocar jogadores do País Basco, da Catalunha, daqui e dacolá, nunca ganha nada de relevante.

    Em Portugal, país muito mais pequeno, isso não se passa. Aliás, no referendo sobre a regionalização, se bem me lembro só no Alentejo o Sim ganhou.

    Quanto às pessoas do norte serem mais chegadas à selecção, só se forem as muitas não portistas que felizmente por aí há.

    ResponderEliminar
  10. Meireles,

    O seleccionador, seja ele quem for, tem de convocar os jogadores que quiser e bem entender.
    E nós temos de apoiar, exigindo-lhe naturalmente bons resultados - o que tem, felizmente, sido o caso do Sr Scolari, com um 2º lugar europeu e um 4º mundial.

    ResponderEliminar
  11. Bandiduh,

    Também o Rui Costa foi apupado nas Antas. Sem falar no guarda-redes Ricardo.

    Em Lisboa, à excepção do Paulinho Santos (e mesmo este suponho que foi num treino), não me lembro de nenhum problema com os outros que referes - Fernando Couto não joga no Porto há mais de uma duzia de anos, e até esteve para vir para o Benfica no tempo de Vale e Azevedo...

    Alias, ainda há poucos meses aplaudi de pé (eu e mais 40 mil) o vosso Quaresma, quando estive em Alvalade no Portugal-Belgica.

    Luis Carlos, Ednilson, Edgar e Nélson não são nem nunca foram internacionais A. Alex, quando o foi, jogava no Guimarães.
    Pedro Emanuel suponho que é angolano.
    Pedro Mendes só jogou no Porto um ano.

    Para hoje estão convocados, e bem, o Bosingwa, o Bruno Alves, o Raul Meireles, o Postiga e o Quaresma, que são, nem mais nem menos que todos os portugueses habitualmente titulares do F.C.Porto.
    Ainda têm mais o Pepe e o Deco, naturalizados. Entre outros ex-portistas como J.Andrade, P.Ferreira, Maniche etc.
    O que querem mais ?
    O que tem afinal o seleccionador contra o F.C.Porto ?
    O Vítor Baía já nem joga...

    Só porque o presidente manda, vocês reagem todos em cadeia contra Scolari ?

    Quantas vezes o Simão não foi titular ?
    E o Petit ?
    E o Nuno Gomes ?
    E o Quim, que nunca joga ?
    E o Ricardo Rocha que nunca era convocado ?
    Ouviram alguém do Benfica a questionar as escolhas de Scolari ?

    ResponderEliminar
  12. Oh LF, há tantos blogues benfiquistas, para que é que você se cansa a escrever aqui? Pensa que nos converte? Pensa que por ser mouro e o islão está na moda nos consegue atterrorizar?

    Olhe, por mim podemos perfeitamente dividir este rectangulo. para mim, a bandeira pode ser azul e branca e vocês ficam com a verde e vermelha. prefiro ser condado portucalense a subdito de marrocos.

    Quando vocês gritam Benfiiiiiiiiiiiica, com o ar triste e saudoso do passado, dos tempos em que o antigo regime obrigava a que ganhassem tres de cada quatro campeonatos (porque o outro era sempre para o Sporten) dão-me vontade de rir. Detesto fado e touradas, sabe? Não tenho nada com essa vossa cultura. Não me apetece nada que, depois de terem perdido o império, me tratem como seu eu fosse um colono. Acho essa cultura lisbobenfiquista terrivelmente pindérica e pirosa.

    ResponderEliminar
  13. É assim que vai o nosso país. O tema regionalização não tem entrada no futebol, e não tem porque já está tudo regionalizado. A capital tem o monopólio da questão.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  14. A selecção deveria recusar jogar no estadio da luz, onde vexosamente assobiaram um jogador Português considerado um dos melhores jogadores do mundo.
    Aquilo deve ser o tal "inferno"... está tão quente lá dentro que quem lá põe os pés fica meio febril e sem capacidade de raciocínio.

    Boa sorte para Portugal!

    ResponderEliminar
  15. Rui Moreira,

    Isso é uma declaração de independência ou um delírio de fim-de-semana ?

    Os meus comentários são uma forma de os homenagear. Até porque, no fundo, no fundo, acho-vos piada ;)

    ResponderEliminar
  16. É uma das razões pela qual cada vez mais me desintresso da selecção. Confesso que estou muito mais interessado na selecção de rugby do que de futebol. E o mais curioso é o FCP volta a ser o clube que mais jogadores "empresta" à selecção. No entanto, esses jogadores sempre foram vistos mais como intrusos do que como craques. Esses, são as ilustre mediocridades de Lisboa (N. Gomes, Simão,...). Até me lembro de quando R. Costa era melhor que Deco.
    Sinto um afastamento cada vez maior da selecção. Desde Baía.

    ResponderEliminar
  17. Quanto a "xuxar" os outros, o Norte continua a ser contribuinte líquido do OE, apesar de ser a região mais pobre do país. Não é preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  18. LF,

    Agora estas preocupado com as estatisticas? e em ficarmos prejudicados? Não penses mais nisso.... e vamos lá dividir isto!!

    Jogos importantes de qualificação para o Mundial e Europeu aí... e os "restos" aqui... Ok, mais uma vez desigualdade? Vamos lá dividir isto!

    E não vamos misturar outros problemas, em Espanha, com o futebol (e desporto). Se a seleçcão principal não se tem conseguido evidenciar, as mais novas têm conseguido, e o restante desporto também: basquetebol voleibol, andebol, tenis, automobilismo, etc...

    Mas agora fiquei com a lagrima no conto do olho... "Também o Rui Costa foi apupado nas Antas"

    Não consigo dizer mais nada.......

    ResponderEliminar
  19. Da Selecção espero para ver os resultados.
    Hoje, como o henrique, comprei o Sol para ver tudo melhor.
    O que estava escrito por Fernanda Freitas até 31 de Outubro de 2006 num livro com 98 páginas. E que foi acrescentado até 157 páginas e tudo num mês apenas e deu um processo digno da Mizé Tung, dos tempos estalinista e maoista, o de se forjarem provas para encarcerar inimigos.
    O Estado, para já, assobia para o ar...

    ResponderEliminar
  20. Posso fazer uma pergunta? Este senhor Rui Moreira é mesmo o senhor Rui Moreira em que eu estou a pensar e que vocês sabem quem é?

    ResponderEliminar
  21. "Insuportável


    A portofobia não é um mal recente. O meu avô materno, que nasceu alfacinha mas adorava a nossa cidade, dizia que quando descia à capital e ouvia algum “lisboeta” a zombar do Porto, sabia logo que estava na presença de alguém que nascera na província. Esse complexo de superioridade dos deslumbrados que tentavam ser “mais papistas do que o Papa” para serem aceites nos salões da sociedade lisboeta, era desforrado no Porto com desdém ou com a correspondente lisbofobia.

    Hoje, a portofobia alastrou para além das fronteiras da capital. Agora, e para lá da conhecida aversão ao FC Porto, até a inofensiva Fundação de Serralves começa a inspirar grandes alergias. Já se conhecia a soberba e a inveja de alguns críticos de arte que preferiam ir a Santiago do que passar pelo Porto, mas faltava conhecer ainda a versão oficial desse sentimento. Esse momento solene ocorreu na inauguração do Museu Berardo onde, inspirado certamente pelo seu assessor cultural (porque não posso acreditar que a Ministra da Cultura já esteja convertida e “aculturada” às modas da capital), o Primeiro Ministro exclamou, extasiado, que “antes, o roteiro da arte contemporânea acabava em Madrid. A partir de hoje, começa aqui».

    A portofobia transformou-se pois num fenómeno de intolerância com cunho oficial, partilhado pela gente bem e culta de Lisboa que exercita o seu narcisismo pretensioso e parolo falando dos horrores do Porto, pelo frequentador anónimo dos fóruns radiofónicos que acha que todo o “mal vem lá de cima”, pelo bloguista maledicente que acha que o Porto é uma tragédia e pelo taxista da Lourinhã que odeia as vitórias do FC Porto. Com esta democratização da repulsa, tornou-se também politicamente correcto correlacionar algumas das características que nos são atribuídas com os piores arquétipos. Alguns dos grandes escribas do regime, transformados em sacerdotes do opinião, já nem sequer fazem cerimónias e imputam-nos todas as culpas pelos nossos males e pelo estado da Nação: a crise da economia tem como origem a falta de visão dos industriais nortenhos que exploraram a mão de obra barata e até o trabalho infantil e nos infames empresários têxteis que compraram Lamborghinis em vez de máquinas; a corrupção tem o seu maior expoente nos construtores civis nortenhos, nos caciques que controlam as autarquias “lá do Norte” e nos clubes de futebol, de que o FC Porto é o expoente máximo porque nunca teria ganho campeonatos se não recorresse a todas as batotas.

    Com todas as televisões concentradas em Lisboa, o Porto acaba por só ser notícia pelas piores razões e se porventura algum de nós reclama, aparece logo o mais eficientes dos antídotos: alguém que finge simpatizar com o Norte ou que se confessa adepto de um dos nossos clubes, para explicar com ar contristado que os nortenhos são uma espécie de gauleses, gente simpática mas que nunca se entende. Os efeitos dessas ladainhas vão-se entranhando e, de certa forma, o povo do Norte de que os tripeiros são o espécime mais conhecido, substituíram os alentejanos como vítimas favoritas do anedotário nacional. Claro que ninguém que gosta do humor de qualidade, neste país de tristes, se esquece do saudoso Estebes mas a moda de ridicularizar o nosso sotaque já invadiu a publicidade onde não aparece um burgesso que não fale à moda do Porto. Será que é normal que uma marca de automóveis os resolva promover através de graçolas de mau gosto em que se achincalha a nossa maneira de falar? Em Espanha, não se atreveriam a ridicularizar um dos dialectos ou idiomas regionais, com medo das represálias do mercado. Os nuestros hermanos não são para brincadeiras e quando o Governo da Catalunha recomendou aos seus cidadãos que evitassem o aeroporto de Madrid nas suas ligações aéreas, os madrilenos ripostaram boicotando a cava catalã. Talvez seja altura de começarmos a ser bairristas no consumo, penalizando as empresas que nos desconsideram, que deslocalizam competências para Lisboa. Talvez seja esse o último instrumento de pressão que nos resta."
    rui moreira no público de domingo passado

    ResponderEliminar
  22. Nao posso deixar de concordar com este artigo.Como portuense acho que a há um excesso de jogos sobretudo em Lisboa mas também no Porto e é de facto lamentável que a selecção não vá a outros locais, por exemplo : estádio do Algarve, nesta altura teria sido uma excelente opção...
    Visitem e comentem a ultima crónica (Memória) sobre Emil Kostadinov, com videos em:
    www.jogodearea.com

    ResponderEliminar
  23. Este amigo vermelho que resolveu acampar neste blog, deveria era dedicar-se ao futsal que tem mais importancia que um campeonato do mundo de rugby onde a seleção nacional esta presente.
    De um momento para o outro ,o hoquei,Basket e o Andebol foram destituidos de importancia pelo futsal.porque será?
    Nestas modalidades voces tambem nada ganham e para render o vosso tacho têm de se virar para outras coisas.
    O que não percebo é porque razão não se investiga o enriquecimento subito do LFV,das relações priveligiadas e dos negocios imobiliarios mais rentaveis que o trafico de droga.
    Ah..pois as escutas telefonicas so existem no norte, aqui ao menos todos são corruptos ao contrario da grande Lisboa- Cidade de gente seria, honesta e trabalhadora.
    Não há lobbys e não existe crime!Um autentico paraiso...

    ResponderEliminar
  24. Mas agora vou ter que levar com este cromo todos os dias?

    Ainda por cima toda a gente lhe dá trela.

    Zirtaev, como é?

    ResponderEliminar
  25. Clones do Rui Moreira por aqui ou é só impressão minha e do Meireles?


    Quanto ao outro, eu mandava-o fazer um xixi e cama porque já anda com birras a mais. Ainda por cima não diz nada de jeito. Apenas mais conversa de adeptos de um clube que compra os Cardozos com o dinheiro do pó que vem nos pneus. A verdade há de vir ao de cima e quando chegar existem 6 milhões que vão ter muito tempo para clamar por moral e justiça...


    PS: ainda me lembro do Calado na selecção...

    ResponderEliminar
  26. senao me engano o rui moreira tinha outro nick k era so rui.so se mudou...

    ResponderEliminar
  27. Caro LF,talvez por pessoas como tu e como o senhor scolari muitos portistas não liguem tanto á seleção...
    Tentas fazer da seleção uma coisa que apenas diz respeito a Lisboa e que é algo contra o norte e principalmente os portistas...
    Eu apoio a seleção e sofro pela seleão e estive na luz a ver o Portuga-Inglaterra e a sofrer apesar do total desrespeito de Scolari para com um clube como o futebol clube do Porto quer tem dimensão internacional...
    Agora se tu queres viver num país centralizado,em que tudo passa por Lisboa e o resto apenas faz de figurino,aí queres viver num país diferente do meu,se calhar preferias viver no antigo regime...
    Não será estranho que após o 25 de Abril deu-se um boom na zona norte em termos industriais e económicos e ficou provado que com igualdade de oportunidades o Porto tem condições sociais,economicas e industriais para ombrearm com Lisboa,agora viver num país centralizado é complicado...
    Em Inglaterra,em Espanha,em França,todfos os países desenvolvidos europeus os jogos da seleção são realizados em vários estádios,em várias cidades....como podem dizer que esta é a seleção de todos nós quando a depois a concentram apenas em Lisboa...?Se a intenção era essa porque se gastou tanto dinheiro em novos estádios...
    É uma questão de sorte...?Então a seleção nao perdeu a final do euro2004 justamente no estádio da Luz...?Entao teve azar na abertura...?Ou terá sido azelhice e incompetencia do scolari que demorou dois anos para colocar em campo a base do Porto campeão europeu...
    Deve-te ter custado torcer por uma seleção que utilizas como arma de arremesso contra o futebol clube do Porto quando ela era constituída maioritariamente por jogadores do Porto...
    Por isso este sucesso que tu dizes que a seleção tem,muito deve ao Futebol clube do Porto uma vez que grande parte dos jogadores ou jogam no Porto ou jogaram...
    É triste haver pessoas que diminuam o sentimento nacional e que se esqueçam que o país vai muito para além de Lisboa,e que se vivesse só á conta de Lisboa não sería certamente o país que é...
    Eu nao tenho qualquer problema com as cores do equipamento de Portugal nem se o selecionador é A,B ou C,tenho é problemas quando se apregoa uma seleção de todos e para todos e depois na prática a preocupação é centralizar tudo em Lisboa,e depois aparecem ainda pessoas como tu a querer fazer ver que nada mais existe para além disso e que nos devebos subjugar ao poder da capital...para quem nos trata por provincianos saloios,o teu pensamento é muito tacanho e retrogada,nao vês a Inglaterra fazer todos os jogos em Londres certamente,nem a França a fazer todos os jogos em Paris...
    Os jogos olimpicos foram em Barcelona,a expo em sevilha e por aí a fora...
    Países que sabem dar autonomia ás suas regiões mas que mantêm a coesão nacional e sao bastante nacionalistas em termos económicos e culturais...
    Já nao falo so do Porto,e o Algarve,e Aveiro,leiria,coimbra?Essas cidades também nao sao Portugal para ti...?
    Mas eu compreendo,a seleção deve ser a tua única alegria,uma vvez que o teu clube nunca ganha nada,e assim podes torcer por jogadores do Porto que efectivamente sabes que ganham alguma coisa mas que durante uma vida tens que torcer contra...
    E é verdade que Fernando Couto,sergio conceição e paulinho santos e mais jogadores do Porto foram assobiados sempre que actuavam pela seleção em Lisboa,por isso nada de falsos moralismos...
    Isto já para nao falar dum selecionador que vai vert jogos todos do Benfica,que vai a madrid,a milão,a todo o lado que lha da prazer e depois quando o questionam porque nunca foi ver um jogo do >Porto ao Dragão,diz que o Porto fica lá longe...Realmente isto é que é um sentimento nacional...
    Apesar disso torço pela seleção,porque jogam lá os nossos jogadores que represnetam um país inteiro,até pessoas como o lf...
    Quanto ao sucesso da seleção...é relativo...?
    Perder um Europeu em casa depois de duas derrotas com a grecia é um sucesso...?Se fosse um selecionador portugues sería automaticamente despedido,mas o scolari agrada os frustrados de lisboa que nao vencem campeonatos por se insurgir contra o porto.é um ídolo para essas pessoas pobres de espírito que por nao terem sucessos so podem torcer contra o sucesso dos outros,por isso têm como ídlos scolari,carolina salgadoe e afins...
    Devo Lembrar sobre sucesso da seleção que já o Humberto coelho tinha levado Portugal a ums meias finais de um Euro em que Portugal jogou muit melhor que em 2004 e com uma seleção mais fraca e apenas ´caíu diante duma das melhgores gerações de sempre do ftebol frances e nao contra a Grecia...
    Acho que para os jogadores que tem Scolari nao obtem assim tanto sucesso...
    Em 2004 era obrigatório ser campeão da Europa e nao foi e podería ter sido se nao tivesse andado dois anos a preparar uma equipa sem Deco,ricardo carvalho,maniche de forma ridicla so por serem jogadores do Porto de Mourinho,ele nao queria admitir que para ter sucesso precisava como precisou do trabalho do Mourinho.
    Em 2006 chegamos ás meias finais mas com um futebol longe de encantar e sem soluções no banco,nunca saberemos o que tería sido a seleção se em vez do Boa Morte,hugo viana e outros jogadores da panela de scolari tivessem ido o Quaresma,Raul Meireles,Moutinho e outros de melhor qualidade que ficaram em terrta por teimosia de scolari...
    Lf,diverte-te com a única equipa que te pode dar alegrias,apesar de que a seleção portuguesa nunca venceu nada ainda,mas tudo bem...
    O Porto ainda nao há muito tempo foi campeão europeu com a base dessa seleção,o scolari com essa base mais figo,rui costa e ronaldo nao consguiu vence ra grecia e por duas vezes ainda por cima,acho isso simplesmente incompetencia...

    ResponderEliminar
  28. Muita incompetencia do Scolari...
    1º demorou muito tempo até apostar no bosingwa e o bruno alves que hoje provaram que têm que ser titulares...
    Depois insiste no Simao e no Nuno Gomes...Depois a perder lança o Quaresma so a 20 minutos do fim e ele em 20 minutos faz mais que o Simao em 80...Depois com a vitória na mão em vez de matar o jogo com a entrada do Nani desperdiça uma substituição para puxar a equipa para trás até sofrer o empate...
    Outros erros graves,como é possivel ele nao ter colocado o Paulo Ferreira a titular,e depois ainda maior burrice,deixa na bancada o unico jogador que podia fazer o lado direito e esquerdo da defesa...
    Outro erro grave,o Ricardo nunca podería ser o titular da seleção,o Quim é muito mais guarda redes que ele,e mais uma vez tal como na final do Euro 2004 hoje o Ricardo voltou a comprometer com um frango monumental,um autogolo uma vez que é ele que mete a bola na baliza,para isso mais valia nem se ter atirado...
    E depois aparece o ídolo do LF a dizer que é a azar,e o luis baila e toda a equipa da rtp que são os maiores graxistas do Scolari nao lhe fazem perguntas incomodas...ele empata em casa coma Polonia e ninguem pergunta pelo Nani,ninguem pergunta porque o Quaresma entrou tão tarde,so falam aquilo qe convém ao Scolari."tivemos azar scolari?","o Scolari mexeu bem na equipa e deu animo pa 2ª parte",o sscolari é mesmo bom nao é?nos é que somos todos burros mas voce é muito bom nao é sr scolari?o quaresma nao jogou porque se o senhor acha que o simao é melhor é porque é nao é sr scolari?sempre que perde a culpa é sempre dos jogadores e do azar e dos jogadores dos adversarios e n sua nao é sr scolari?até mete nojo tamanha subseviencia e graxa,nem posso ouvir mais o Luis Baila...
    LF o estádio da luz realmente dá sorte....quem la foi ja esta habituado,apenas aconteceu o que acontece la aos fins de semana,uma grande euforia de inicio e depois todos a irem para casa desiludidos...
    Realmente para fazer esse papel melhor os jogos serem realizados só em Lisboa que lá já estão mais habituados a lidar com os fracassos e desilusões após grandes euforias...

    ResponderEliminar
  29. Era isso que eu gostaria de saber, porque já passou por aqui um caramelo qualquer que se intitulou meirelesportuense e eu sem saber de nada...Podia ter-me pedido autorização mas nada de nada e agora aparece um RuiMoreira que se fosse o mesmo que temos muita honra em albergar, normalmente se definia como simplesmente RUI. Talvez o Zirtaev saiba de algo ou então o próprio que se manifeste para sabermos com quem estamos a dialogar...Quanto ao LF proponho que o deixemos a falar com as paredes, ele acaba por se cansar e vai pregar para outra freguesia. Não é que não me mereça consideração a presença de elementos com outras inclinações por aqui, mas vir aqui só para fomentar a confusão, não vale a pena perder tempo com discussões inúteis e estéreis...Já agora -devem saber- o Ricardinho do Montijo ajudou à festa da Polónia! A jogar naquele Estádio o que é que queriam?...Ganhar? Só se fosse em Futsal! Aquela banheira tá embruxada, podem crer...

    ResponderEliminar
  30. Caro meirelesportuense

    O Rui Moreira é o mesmo que Rui.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  31. Sabem,é que lá é que é a capital...Portanto...!Quanto a mim os jogos da selecção deviam sempre que possivel ser realizados no DRAGÃO!Isto porquê?Porque os estádios da capital teem uma aureola negativa,teem o estigma da derrota,do falhanço, dos objectivos gorados!Senão vejam o resultado de hoje!Queira Deus que na quarta feira não se confirme totalmente este meu raciocinio!Ai meu Deus que mal fiz eu para nascer nesta merda!

    ResponderEliminar
  32. Obrigado LimpaTudo...Estava com algumas dúvidas mas de ti não duvido, OK, fico mais descansado...Um abraço para toda a Bancada!

    ResponderEliminar
  33. Não desesperem amigos, vamos apurar-nos no Dragão!

    ResponderEliminar
  34. Caro Meireles e Teixeira, pelo que andei a ver nos comentários anteriores de outros posts, o Rui Moreira usa o nome Rui Moreira, tal como usou aqui, mas tb já usou o nome Rui. Deduzo isto apenas pela sua forma de escrever, mas nada como o próprio o confirmar.

    Qt ao LF, prefiro não dar mais trela às provocações. A forma de pensar dele é típica e sem surpresa alguma. As evidências das diferenças de tratamento são tão grandes que ele próprio usa argumentos completamente sem sentido. Enfim.

    O texto aqui colocado pelo FCPSempre é excelente e diz tudo o que penso para o que se vai passando. Se foi escrito pelo Rui Moreira, o que não duvido, serve até para comprovar a linha de pensamento que o próprio Rui aqui lançou nos seus comentários.

    Que me desculpem os portistas de Lisboa, mas o povo de fora de Lisboa, em especial o povo do norte e quem consegue ver o que se vai passando neste triste paisinho, tem de se começar a revoltar e a tentar usar as poucas armas que tem, senão não sei onde isto vai parar. E atenção que não estou a falar só do futebol, aliás o futebol até é o que menos chateia, já que aqui já estamos preparados há muito tempo e sabemos o que fazer para ultrapassar os obstáculos. O problema é bem mais grave que o futebol.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Nao costumo comentar a seleção, mas com este horribilus treinador, tenho de lhe chegar mais uma acha para a fogueira.

    1º-Caneira lesiona-se,ele mete o Miguel a defesa esquerdo..foi ridiculo ver o Miguel a chegar a linha de fundo e vê-lo passar sempe a bola para o pe direito.
    Nem um centro fez em condições-De bradar aos Ceus!!
    Tem o P.Ferreira no banco que faz bem o lugar,mas como não deve ver os jogos do Chelsea!!!vergonhoso!
    2º muita parra pouca uva-jogam, jogam bonito e depois chegam á altura de rematar..nada..nem um centro em condições nada!
    Nuno Gomes ponta de lança,não fez nada,,suplente no banco sem Postiga..bahh não é preciso!
    3º- O Quaresma fez 4 centros perigosos e uma assistencia para golo em 20 mns de jogo..elucidativo.
    4ºA vencer por 2-1 com um golo de sorte do Ronaldo-que até nem jogou bem,o treinador não soube dosear a equipa para defender bem e matar o jogo se necessario,podia queimar tempo e tinha uma substituiçaõ para fazer!! (Os polacos estavam rotos!!)
    5-Falar no Ricardo é suspeito..mas f.... remate do meio campo e o homem só se atira quando ve a bola perto dele!!
    Teve azar porque depois bate-lhe nas costas mas a sua habitual confiança ao encarar certos lances dá sempre nisto..heroi dos penalties e borra a pintura em quase todos os jogos..Não nos podemos esquecer da final contra Grecia para o Euro 2004!
    Então este guarda redes tem sempre lugar cativo apesar das sucessivas borradas!..
    É a seleção do QUASE..vamos ver se conseguem apurar-se em 2ºLugar!
    Criticas ao treinador-ZERO!
    Já estou a ver a imprensa de Lisboa dizer..grande azar !CHUIFF....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  36. Meireles, já agora, o caramelo que aqui apareceu com o seu nome, foi numa altura em que qq um comentava e poderia colocar qq nome, se bem se lembra. Da forma como as coisas estão agora feitas ainda é possível, embora mais difícil, dando um bocadinho mais de trabalho e esses artistas são uns malandrotes :-).

    Outra coisa, os comentários do Ricardo dizem tudo e nem vale a pena falar de mais nada, principalmente o seu primeiro comentário. muito bem Ricardo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Corroboro o louro totalmente.
    Mas, atenção, o Paulo Ferreira estava na bancada, não no banco.
    O Miguel, para mim, está gordo, dorgito, corre pouco e é um dos protegidos, pelo grande Mundial que fez.
    Por falar nisso, o velho lã recuperou o Maniche, que até jogou mais regularmente no ano passado e ele deixava-o de fora e chamava o Costinha que... não jogava.
    Insistir no Caneira, sempre preso por arames, é o que dá. Nem sei para quê um lateral que não ataca, mas o Paulo Ferreira deve ser o pior de todos...
    Nulo Gomes, lá tinha de ser, só ao estalo marcaria um golo. Com Postiga lesionado (vemo-nos livres dele no Dragão por 3 semanas...), o Nulo pensava que ia ser titular vitalício.
    Simão é outro a viver de rendimentos. Quaresma fez o dobro dele em metade do tempo de utilização.
    E se por aqui falam no broco do Baila, sempre atento quando Scolari salta, grita, está nervoso, toma o chimarrão ou come arroz com feijão, a dupla de relatador-narrador é de bradar aos céus. Não seguem o jogo, soltam palpites desarticulados com o jogo. Portugal entra mal, a Polónia defende bem e bem alto no campo, é Portugal que tem de jogar mais para romper e sem perceberem a marcação forte dos polacos lá na frente. Cristiano Ronaldo a ponta-de-lança náo é talhado para aquilo, diziam, e ele marca golo. Depois, com 2-1 a vitória está no papo, é só fazer contas de somar e temos o 2-2 de sumir nas costas do Ricardo. Enfim, continuam a fazer de conta que lá andam, os pés de microfone, a tocar bombo porque a selecção habituou os preguiçosos, dentro e fora do campo, a não fazer nada, está tudo no papo, não há pai prà gente, somos os maiores, o grupo é fácil, temos obrigação, blá, blá, blá.
    Sobre o Ricardo, acho que teve azar. Não podia atirar-se antes, não viu a bola partir. Mas também já o endeusaram tanto que agora à mínima estão a cair-lhe em cima.
    E não acredito que se vá além do empate com a Sérvia.
    Alvalade vai estar com o seu protegido guarda-redes Stojkovic.
    E Portugal, digo-o desde o princípio, não deve qualificar-se, penso eu de que...

    ResponderEliminar
  38. Quanto ao que interessa Zirtaev, vamos continuar a levar com LF´s ?

    Se não os apaga ao fim de 2 dias é porque gosta.

    ResponderEliminar
  39. Henrique mas vou apagar o LF porquê?! Sempre dei liberdade de expressão nesta caixa de comentários a tudo e todos. A liberdade expressão é uma das qualidades com que costumam qualificar este blog. Apenas não gosto de linguagem reles e até aqui ele não a usou e mesmo assim ameacei-o de expulsão caso volta-se a desrespeitar o FCPorto. Ainda não o fez ao ponto que eu acha-se que deve-se fazê-lo. Se não gostam deixem-no a falar sozinho ou então deixem-no enterrar-se de vez.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  40. E essa do "se não o apagas ao fim de 2 dias é porque gostas", era perfeitamente desnecessária. Mas enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. Eu comecei a ler um dos posts desse frustrado e dei logo com um sem fim de insultos e provocações dignas de um taberneiro de ALcântara.

    E pensei que isto fosse um blog de portistas, não de mouros ressabiados que estragam a caixa de comentários com provocações.

    ResponderEliminar
  42. Zirtaev, acho bem deixar o LF postar.

    A nós não nos convence e entretanto pode aprender qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  43. It's so nice for me to have found this blog of yours, it's so interesting. I sure hope and wish that you take courage enough to pay me a visit in my PALAVROSSAVRVS REX!, and plus get some surprise. My blog is also so cool! Don't think for a minute that my invitation is spam and I'm a spammer. I'm only searching for a public that may like or love what I write.

    Feel free off course to comment as you wish and remember: don't take it wrong, don't think that this visitation I make is a matter of more audiences for my own blogg. No. It's a matter of making universal, realy universal, all this question of bloggs, all the essential causes that bring us all together by visiting and loving one another. However...

    Some feel invaded and ofended that I present myself this way in their blogs and rudely insult me back.
    Some think I'm playing the smart guy who wants to profit, in my miserable and ridiculous gain with Adsense (go figure!), from and with others curiosity and benevolence.
    Some simply ignore me.
    Some aknowledge that It's most important we all take notion that there's milions of us bloguing arownd the world and thus vital any kind of awareness such as I believe this my self-introduction card and insert apeal brings in.

    May you be one of those open and friendly spirits.

    You must not feel obliged to come and visit me. An invitation is not an intimation. Also know that if you click on one of my ads I'm promised to earn a couple of cents for that: I would feel happy and rewarded (because I realy need it!!!) if you did click it, but once again you're totaly free to do what ever you want. I, for instance, choose immediatly to click on one of your ads, in case you have them. To do so or not, that's the whole beauty of it all, however, blogocitizens must unite also by clicking-helping eachother when we know cybermegacorporations profit from our own selfishness regarding to that simple click.

    About this I must say, by my own experience, that no one realy cares (maybe a few) about this apeal I make, still I believe in my Work and Dreams and thus I'll keep on apealing and searching so strong is my will.

    I think it's to UNITE MANKIND that we became bloggers! Don't see language as an obstacle but as a challenge (though you can use the translater BabelFish at the bottom of my page!) and think for a minute if I and the rest of the world are not expecting something like a broad cumplicity. Remenber that pictures talk also. Open your heart and come along!!!!!

    ResponderEliminar
  44. Primeiro vamos a futebol:
    O Sr. Scolari gosta de nao fazer alinhar os jogadores com rodagem e em grande forma. Por isso o Paulo Ferreira ficou na bancada, o Nani no banco e o Quaresma jogou 20 minutos.
    Depois Ronaldo a ponta de lança? Enfim.
    Acho que podemos ganhar à Sérvia e a Polonia pode perder pontos na Finlandia. Como ainda temos um jogo a menos, tudo é possivel. Acho que ainda podemos ganhar o grupo.
    De resto , vi trabalho tactico 'de monta' no lado polaco, e no lado portugues, vi uma equipa em que os jogadores tiveram que entrosar à força para entrar no esquema do adversario para criar jogadas de golo.

    O mais importante continua a ser o Deco. Quando nao esta em forma o futebol da selecçao nao é suficientemente fluido. O resto sao Xicolarices.


    Quanto a If's ou Lf's nao merecem comentarios. So lhe vou ensinar uma coisa. E por aqui me fico:

    Quando se 'albergam' determinadas empresas num pais, essas empresas devem assinar contratos de permanencia no pais e de indeminizaçao no caso de saida. Isso nao aconteceu. A deslocalizaçao começou e com o alargamento da Europa nao mais parou. A zona do pais que representava 75% do PIB (o eixo Braga, Porto, Aveiro - com destaque para o Porto) foi a mais afectada. Também por culpa da mentalidade empresarial da decada de 80, é verdade. Mas essa mentalidade era extensiva a todo o pais com a agravante de no sul o empreendorismo ser 'zero'.

    Como um pais vive de exportaçoes e nao de serviços, a economia caiu.
    Agora, com a centralizaçao e sem regionalizaçao (que ja devia ter sido implementada ha uma década), com a queda da industria que estava toda localizada no Norte, tudo passa para Lisboa. Incluindo alguma da pouca industria que se vai aguentando e todos os serviços.
    E nao interessa ter agora o maior PIB na area metropolitana de Lisboa. Esse PIB nao provem de produçao, de geraçao de riqueza, provem de mais impostos pagos por uma area do pais sobrepopulada.

    Se o Norte nao começar rapidamente a adoptar medidas, nao digo de boicote, mas de preferencia em relaçoes ao produto feito na regiao, entao o centralismo em Lisboa vai continuar, os centros de decisoes e a oferta cultural continuarao a fugir do Porto.

    Quando um pais esta centralizado, como é o caso da Inglaterra, e nao tem dimensao geografica (como a Inglaterra nao tem) as regioes que 'ficam de fora', so teem uma soluçao: ajudarem-se a si proprias (exemplos sao Leeds, Manchester e Liverpool).

    O caso Frances, por exemplo, é diferente, o pais é suficientemente grande para existirem varios centros para diferentes actividades. A Espanha também é suficientemente grande para isso. Posto isto, nao interessa a dimensao geografica, mas as politicas e a diversidade cultural, industrial e economica.

    Agora o que eu acho é que temos diversidade cultural suficiente para nos ajudarmos a nos proprios seja em que situaçao for. Acho que se o Porto se abrir para a Europa e vender o seu produto, der preferencia ao seu produto, pode singrar novamente. Como aconteceu em Espanha.

    Isto, penso eu, vai na linha do que o Rui Moreira escreveu no Noticias.

    ResponderEliminar
  45. SOREN: Apreciei o que escreveu e assino (no geral) por baixo.
    Só um reparo: segundo julgo saber tanto a Holanda como a Bélgica contam com pelo menos, 6 regiões administrativas. A Áustria idem. Estou a falar de países que têm uma dimensão 1/2 Portugal.
    Por isso, sempre acusei de ignorantes ou mentirosos aqueles que diziam:''... Portugal é demasiado pequeno para ser regionalizado...''

    ResponderEliminar
  46. Carissimos,

    Falando um poquinho da selecção, e da equipa que iniciou, penso que desta vez os jogadores escolhidos correspondem às expectativas de quase todos, com excepção do Quaresma.
    No meu ponto de vista, o "pesado" Jorge Andrade tinha de sair, e para o lado esquerdo não há mais ninguém. Paulo Ferreira não tem jogado (nem sido convocado com regularidade) no Chelsea, e acima de tudo fez um jogo péssimo com a Arménia!! Será Cesar Peixoto? Antunes? Nuno Valente? penso que não há mais soluções neste momento (os três grandes jogam com estrangeiros do lado esquerdo). O meio campo seria aquele, e apenas no ataque Quaresma tinha de ser a opção! Concordo que o Simão é um jogador de equipa (completo e mais experiente), e que no caso do Quaresma a equipa tem de se adaptar mais a ele. Em todo o caso, Portugal tinha de ganhar, e jogando em casa o Quaresma tem de jogar de inicio!

    Em relação ao jogo em si, reconheço houve algum azar. É realizada uma substituição forçada logo no inicio do jogo , os golos da Polonia acontecem na melhor altura para se marcar (final da 1ª parte e final do jogo) e bola ir ao poste e fazer "ricochete" no GR não são golos treinados.

    Confesso que não vi o jogo do principio ao fim (fui vendo), mas:
    - enquanto no 2º golo é um lance furtuíto, o 1º golo é da culpa do GR. Nunca fui GR, não tenho a noção, mas penso que aquela bola pode ser mandada para canto, em vez de uma defesa para a "fotografia"!
    - só entendo a 3ª substituição como uma "prenda" (fazia anos) para o João Moutinho! Não fez troca por troca (Simão por Nani, que está em grande forma), nem refrescou a equipa, ou seja, deu a ideia que o resultado estava bem, e a equipa abdicou de atacar. Não pode ser! Estavamos a jogar em casa....

    Em relação ao CR jogar no ataque, penso que é capaz (marcou um golo e fez um cabeceamento em antecipação), mas sem Postiga, e não levando o Hugo Almeida, nem o Raul Meireles (que esta em grande forma), parece pouco sensato. (pelo que sei o Tiago também pouco joga na Juventus...)

    Para 4ª feira, tem de ser para ganhar, e já dei a entender anteriormente a "minha" equipa. A mesma equipa com o Miguel (troca forçada) e o Quaresma. No banco (ficam J. Andrade, Moutinho, Nani e Simão), entra o Meireles e Hugo Almeida (sai Caneira e Tiago).

    PS- Acima de tudo desejo (e peço!) que não venha mais nenhum jogador lesionado para o Porto, pois segue-se Maritimo e Liverpool!!

    ResponderEliminar
  47. Fico fascinado com o vosso sectarismo regionalista.
    Céus !
    Onde chega o fanatismo !
    Onde chega o seguidismo !
    Até vão buscar a história, como verdadeiros talibãs...

    A sensação que fica a quem os vê, ouve ou lê de fora, é a de um impressionante complexo de inferioridade recalcado, recrudescido e, em alguns casos, instrumentalizado.
    Mais nenhuma região ou cidade no nosso país (à excepção do Alberto João)liga a essas tretas de centralismo. Isso não passa de uma completa fantasia vossa.
    Em Lisboa, futebol à parte, ninguém vos liga, quanto mais quererem-vos prejudicar.

    Vocês conhecem Lisboa ?
    Conhecem o país ?

    Lisboa é uma amálgama de pessoas oriundas dos mais diversos pontos do país, cada uma com as suas raizes e culturas.
    Não há, salvo em nichos pequenissimos, um "sentimento" lisboeta.
    As pessoas que vivem em Lisboa são do Benfica, do Sporting ou do F.C.Porto, e estão-se marimbando para o Porto ou para as rivalidades regionais, e mesmo para Lisboa.

    Esse é um discurso em que vocês estão sozinhos. Ninguém vos responde. E não percebem isso.
    É algo doentio, do domínio da psicanálise.
    É esse discurso que os faz provincianos.

    Pinto da Costa, e antes Pedroto, usaram, e instrumentalizaram o regionalismo para arregimentar apoios, mas tudo isso não passa de um completo embuste.

    Viajem !
    Conhecam o país e o mundo !

    ResponderEliminar
  48. Caros Portistas

    Não podia ficar indiferente a este indivíduo, que escreve aqui com a tentativa de nos menosprezar no Futebol e em todos os outros capítulos.

    ”Fico fascinado com o vosso sectarismo regionalista.
    Céus !
    Onde chega o fanatismo !
    Onde chega o seguidismo !
    Até vão buscar a história, como verdadeiros talibãs...”


    Se há pessoas com mais paciência, com tolerância que baste, depois de constantes atropelos que têm sido vitimas, somos nós. Senão vejamos, isto a propósito do post:

    Então os Clubes de lisboa, nomeadamente o slb e o sportem não recebem perto de 100.000 €, por cada jogo efectuado nos seus estádios? É ou não uma maneira encapotada de financiamento a estes clubes? Publiquem com transparência nos últimos 30 anos o que cada um recebeu(FPF)?

    ”A sensação que fica a quem os vê, ouve ou lê de fora, é a de um impressionante complexo de inferioridade recalcado, recrudescido e, em alguns casos, instrumentalizado.
    Mais nenhuma região ou cidade no nosso país (à excepção do Alberto João)liga a essas tretas de centralismo. Isso não passa de uma completa fantasia vossa.
    Em Lisboa, futebol à parte, ninguém vos liga, quanto mais quererem-vos prejudicar.”


    Provavelmente este sr. está a escrever dos seus consócios ou adeptos, pois escreve com conhecimento de causa. Quem é este aprendiz de psicólogo, para vir escrever que temos algum complexo e nomeadamente de inferioridade, se por acaso tivermos algum, esse será de superioridade, pois somos os mais competentes em todas as áreas e principalmente no Futebol.

    Ó luis filipe v..., o comentário do soren explica muito bem o que é o centralismo, e ele até reconhece que o Norte também tem alguma culpa no cartório.
    Todavia o que sempre reivindicamos foi tratamento igual em todas as circunstâncias. Vê um exemplo:

    Então esta escuta ”Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
    Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
    LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
    VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
    LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
    VL - E o Duarte?
    LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, ”porque eu estou a fazer isto por outro lado.”
    VL - Talvez o Lucílio, pá!
    LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
    VL - E o Proença?
    LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
    VL - E o João Ferreira?
    LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.”

    em que o vosso presidente teve intervenção directa, porque será que não teve inquérito? Porque será que não foram colocados os telefones sob escuta, tanto o do ffv, como o do j.r.? Mais, quanto tempo demorou até que esta escuta se tornasse publica?

    E o tratamento da comunicação social para com o nosso Clube. Já reparastes que o que a Filicia Cabrita escreveu este sábado no Sol, a manipulação do célebre livro escrito pela tua consócia leonor pinhão, ainda não teve direito a linhas de primeira página? Porque será? Será por sermos acéfalos? Ou temos imaginação fértil?

    Quanto a não conhecer-mos Lisboa é um disparate do tamanho da torre dos Clérigos. Vocês é que não nos conhecem, pelo facto menosprezam-nos sempre.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  49. Ó LF,

    Eu até moro em Lisboa, portanto conheço muito bem o que cá se passa.


    É verdade, as pessoas cá de Lisboa não ligam ao Porto. Poucas lá foram. Sabem que se comem francesinhas e pouco mais. O Porto é como se não existisse para elas. É como se fosse o Butão, a Moldavia ou o Peru. Tens toda a razão. Mas não vivem sem os seus impostos, que alimentam os seus empregos associados ao Estado, ás empresas públicas, etc. Esse é que é o problema. Ao invés, as pessoas do Porto sabem muito bem o que se passa em Lisboa, porque os media lhe fazem entrar em casa esse "produto" todos os dias. É uma coisa parecida como em Cabo Verde. Todos sabem exactamente o que se passa por Lisboa. Têm é a vantagem de não lhes pagarem impostos.

    Depois, existe uma coisa que se chama campeonato nacional de futebol, em que por acaso até descobrem terras exóticas como Paços de Ferreira, Vila das Aves, Figueira da Foz...e nesse campeonato, existe um clube que até vos ganha sempre. Não conseguem compreender...afinal, nisto têm que competir para vencer e não estão habituados. Depois inventam coisas como o Apito Dourado para mascarar a vossa incapacidade,que é por demais evidente nas competições europeias.

    Para superar a vossa frustração, tornaram a selecção uma coisa vossa e contra o Porto. Daí o ídolo Scolari que pode fazer todas as borradas que quiser que é sempre bom.

    São pessoas como tu que estão a dividir o país.

    ResponderEliminar
  50. Ontem o " comentador " passava a vida a dizer há quanto tempo a selecção não jogava no campo da luz!!!Estava com saudades, coitadinho. No golo do Ronaldo só falava da argúcia deste, muito pouco de quem o preparou - Quaresma - enfim, mais um triste comentário. E o escarrolari lá continua a vender banha da cobra acolitado pela imprensa, sempre a fazer erros grosseiros, Hugo Almeida e Paulo Ferreira na bancada, Quaresma no banco, enfim, deu no que deu mas o que me irrita são os comentários sempre a perdoar o brasileiro, aquele que colocou Portugal com a sua selecção ( mais um mito criado)e, last but not the least, o que ousou afrontar o Norte, o FC Porto e Pinto da Costa !!!

    ResponderEliminar
  51. não vale a pena discutir com provocadores. respondam da mesma moeda, apenas. o visgo da capital não nos pode fazer escorregar.

    ResponderEliminar
  52. pelo menos, tem uma vantagem:

    -quando nos provocam, estamos todos unidos. o limpa tudo, o soren, o meireles, o teixeira e o henrique, o zirtaev e o zé luis (claro) e também este vosso amigo que por acaso assina rui ou rui moreira (o senhor Limpa tudo tem razao, a minha assinatura aparece com rui ou rui moreira porque as vezes tenho o gmail ligado e assume essa identidade) mas que é sempre o mesmo.

    Para o senhor LF, um artigo que escrevi para o PUBLICO, em ww de Julho deste ano:
    A Trégua

    Durante semanas, as autárquicas de Lisboa concentraram todas as atenções. Com a natural e anunciada vitória de Costa, tivemos finalmente uma OPA amigável e concretizada, em que Sócrates fez o pleno: ganhou as eleições aliviando os lisboetas do risco da insolvência e libertou-se de uma sombra no partido e no governo que ainda por cima só teve um “score” razoável. Agora, enquanto o país vai de férias, a política faz-se no segredo dos gabinetes, onde o Governo arranjará forma de acudir aos problemas orçamentais da capital. Também vai solicitar ajudas a Bruxelas para construir o novo aeroporto na Ota e para construir um TGV de que vai passar por lá e que, depois de escalar Campanhã, seguirá para o aeroporto de Vigo.

    Esperam-se vagas de calor, incêndios e a Volta a um Portugal onde os verões são sempre iguais. Quando regressarmos, hão de nos explicar que não havia alternativas: porque a câmara da capital não pode falir, porque a questão do aeroporto não podia esperar, porque o TGV tinha que avançar. Depois, vamos perceber que o facto de a Ota ter ajudas comunitárias que não são transferíveis para a opção Alcochete vai ser determinante na escolha da localização. Vão-nos tentar convencer que é inviável manter a Portela porque só com obras faraónicas poderemos reanimar a economia. Vão-nos garantir que um dia, e se sobreviver à privatização da ANA, o nosso aeroporto será servido por um ramal ferroviário, eventualmente quando for aprovado o quinto quadro comunitário de apoio. As nossas plataformas logísticas também vão ficar à espera: depois de ter garantido que a margem sul era um deserto, justificava-se que Mário Lino compensasse a gaffe e desse prioridade à plataforma do Poçeirão.

    Entretanto, e em final de mandato, a Administração da RTP vai apertar o cinto: de forma judiciosa, a produção noticiosa vai-se concentrar em Lisboa. Assegura-se assim o superior interesse público, tal como ele é hoje entendido: no Porto ficarão os meios indispensáveis para cobrirem alguma desgraça que por cá ocorra.

    Entretanto, Lisboa vai continuar a dizer que o Porto vive uma crise de auto-confiança. Nós, por cá, continuaremos a desconfiar uns dos outros, a acreditar que somos a capital do Norte e que um dia seremos a capital do Noroeste Peninsular. Enquanto Touriño nos vende a Galiza como oitava maravilha do Mundo, Lage vai continuar a acenar com a cabeça e a garantir que seremos a nona, quando chegar a regionalização. Renato Sampaio vai assegurar-nos que este Governo anda a fazer imensos investimentos no Porto. Os outros políticos da região vão reclamar quanto baste, um acto de equilibrismo que garante que não perdem apoios locais mas também não desbaratam oportunidades de uma carreira nacional.

    Quase ninguém se indignará, o que não admira: é mau negócio e só atrai sarilhos. Quem porventura o fizer e agitar as águas, será perseguido pelo poder e será acusado pelas outras vítimas de ter sede de protagonismo. Se falar da situação do Porto e do Norte, estará a fazer um discurso miserabilista. Se falar de questões nacionais, estará a meter o nariz onde não é chamado. Se falar de regionalização, estará a precipitar-se e a antecipar todos os antagonismos.

    Um dia destes, o Presidente da República passará por cá: encher-nos-á de elogios, dirá que a cidade é maravilhosa, que tem tudo para ser um caso de sucesso, o que cai sempre bem. Desabafará, com ar paternal, que só é pena que a gente não se entenda. Apelará ao espírito de iniciativa e defenderá que apontará a colaboração entre as empresas e as universidades como a poção mágica para sairmos da nossa crise. Para conter algum eventual protesto, e se lhe faltar a imaginação, poderá sempre imitar os nossos ministros e afirmar que aqui no Porto até se come muito bem. Afinal, essa expressão tem algo de freudiano, porque revela aquilo que eles querem.... Que a gente coma e cale. Não haja dúvidas que o discurso resulta. É que continuamos a comer, graças a Deus, enquanto nos vão (e nos vamos) calando.
    +++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderEliminar
  53. Mas o que é que queriam ?
    Que o Porto fosse a capital do país ?
    Já imaginaram se todas as capitais de distrito se lembrassem de exigir isto, aquilo e o outro ?

    Vivam com tranquilidade !
    Somos um país tão pequeno...

    Eu nem sequer sou natural de Lisboa.

    NOTA: Permitam-me que cumprimente o Dr. Rui Moreira (caso se trate dele mesmo), pessoa que ouço e vejo todas as terças à noite, e que leio habitualmente no "Público" e agora também na "Bola", e que não misturo com fanatismos idiotas, embora entenda que, até por motivos profissionais, tenha de fazer o seu papel.
    Isto apesar de me ter chamado provocador. Olhe que não Dr., olhe que não ...

    ResponderEliminar
  54. Assim não há dúvidas:

    Meu clube: FC Porto
    Meu país: Portugal, por azar, não por escolha
    Remédio: Regionalização já!
    O que não faço: ver blogs do Sporting ou do Benfica, isso é para os falhados

    Onde moro: Porto
    Onde trabalho: Lisboa, vejam lá!

    Posto isto, confirmo que efectivamente a maioria dos lisboetas não sente a divisão Norte-Sul. porquê? Esses sim ,não viajam. E se o fazem, não é com espirito critico.

    Donde vem então esta excessiva concentração de poderes e eventos?: dos governantes e comunicação social. Depois alguns lisboetas do tipo seguidista, aplicam estas orientações.


    Quanto à selecção nacional, não é a minha selecção, não tem espiríto do país e arrisco a dizer que uma parte dos portugueses não está com ela. Não é birra, foram assim conduzidos pelo "chico-esperto" Scolari, o idiota do Madail, e a dita comunicação social.

    ResponderEliminar
  55. Acho alguma piada quando afirmam que os lisboetas não sentem a divisão Norte/Sul como nós, pudera! Isso seria o mesmo que perguntar a um homem/médio/português na década de quarenta/cinquenta, se achava que a mulher/portuguesa era maltratada e julgada inferior...Adivinhariam porventura qual seria a resposta?...Não sabem?...O Sul Africano Branco antes do fim do Aparteid diria com toda a convicção que na exUSA (União Sul Africana)não havia racismo algum, os pretos tinham os seus espaços e os brancos também. O facto de uns e outros não poderem coabitar até era saudável e na verdade, na verdade podiam coabitar, teriam de o fazer mas nas condições impostas pelos brancos.Por exemplo o branco seria o Patrão e o Preto o escravo..Era uma forma de coabitação, não acham?...Quanto aos lugares dos brancos serem melhores do que os dos negros, responder-nos-iam: Que querem senão fôssemos nós, os negros ainda viviam em cavernas...Em Portugal a mulher podia ir ao estrangeiro desde que pedisse autorização ao Pai ou ao Marido. Era uma regra como outra qualquer...O marido podia matar a mulher se a apanhasse em flagrante num caso de adultério! -O mundo tem que ter regras! Senão transformava-se numa Democracia(...)desculpem, numa Anarquia!... Nos Estados Unidos -nos idos de sessenta- os negros podiam viajar num autocarro em que fossem brancos mas se houvesse muitos brancos a viajar nesse autocarro, teriam eles -os brancos- o direito aos lugares sentados enquanto considerassem necessário. Só depois de os brancos os libertarem -os "bancos" claro- é que os negros podiam sentar-se neles um pouquinho. -Regras, apenas regras e nada mais que regras...Aqui em Portugal -anos 2007- um Lisboeta -alguém que vive em Lisboa- não pode sentir que esteja a submeter os outros cantos do País e o Porto neles incluído...Sente sim que ganha menos em Portugal do que ganharia na Suíça ou no Luxemburgo e acha isso injusto, mas se ganhar mais que o cidadão médio Nacional, isso nem lhe passa pela cabeça, então não vive na Capital?...Não queres lá ver que os Bimbos do Porto querem agora ganhar tanto como nós?...Trabalhas numa Empresa com sede em Lisboa e ganhas X, se trabalhares no Porto numa empresa do género ganhas X-Y...Se trabalhares na mesma empresa "eles" -os chicos espertos- arranjam maneira de te conseguir retirar-te o Y . Como? É fácil...No Porto há menos produtividade, logo retiram-te no Prémio de Produtividade. Mas a Produtividade é maior no Porto que em Lisboa!...Aonde acontece isso? Na secção "H"! -Fecha-se a secção "H" e transfere-se o serviço da secção "H" para Lisboa e volta tudo a entrar nos eixos...Simples não é, nada como viver na Capital, para poder ter ideias geniais...-No Porto ninguém é capaz de pensar assim, são todos uns Burros...
    E agora o que fazemos com as pessoas que trabalhavam na secção "H"?...Ponham-nas a fazer qualquer outra coisa, desde que não me incomodem! Tá bem sr Ministro, desculpe, Patrãozinho!

    -Estou ligado à Clix, quero tratar de um assunto com a Clix -por exemplo, fiquei sem linha de telefone- tenho de ligar para o 707xxxxxx...Vou ao café mais próximo...-Estou é da Clix? Sim é da Clix. -Desculpe, fala do Porto, fiquei sem telefone...Aguarde um minuto...
    -Não fala do Porto?
    Não, falo de Lisboa!?!?!?...

    Queria falar com o Banco "Z"...
    -Estou?..Queria falar com o Gerente da Agência do Alto da Maia! Um momento...Porque raio quer falar com ele? -É um assunto particular!
    Vou ver se ele está e se pode atender...
    -Desculpe mas de onde fala?-Não é da Agência do Alto da Maia?...
    Não é de Lisboa, mas já lhe vou ligar, tenha paciência!...Chatos do "caraças"!...

    ResponderEliminar
  56. Agora está tudo centralizado...É aquecimento central, aspiração central, central de chamadas, central de camionagem, Governo central, computador central,...No centro é que está a virtude! Mas o centro não é em Coimbra? Não meu filho, o centro é em Lisboa. Está tudo lá. Queres fazer um exame para a TAP tens que ir a Lisboa! Vais reformar-te pela CGA, tens de ir a Lisboa! Vais para a Força Aérea? Tens que ir a Lisboa fazer os testes. Quero subir na carreira mas tenho de fazer exames psicotécnicos, tenho que ir a Lisboa! Estou no Porto e quero falar para o Porto, tenho que ligar para Lisboa para de Lisboa ligarem para o Porto! Se estiver em Lisboa é mais fácil, só tenho que ligar para Lisboa! Estou doente, tenho que ir a Lisboa para verificarem se realmente estou doente!Pode ir embora, está realmente doente, venha cá daqui por trinta dias!...Até parece uma brincadeira!

    ResponderEliminar
  57. Pelo facto de a empresa onde trabalho estar sediada em Lisboa há 20 anos que o dinheiro dos meus impostos vão direitinhos para a Região de Lisboa e Vale do Tejo. Apesar de viver em Leça o arquivo de identificação do meu B.I. é de Lisboa!(parece que agora, desde há 1 ano, já estão a ser passados pelo do Porto).
    Não ponho em causa a capitalidade de Lisboa, mas sim o centralismo macrocéfalo que tende a asfixiar o resto do país.
    Rejeito com repugnação as tentativas de imposição que em muitos casos soa a falso como o ''então vá'' e o ''parece-lhe bem?''e o ''à séria''e outras interjeições como o ''baril''etc, etc.
    SERÁ PRECISO RELEMBRAR QUE ESTE PAIS NO INÍCIO SE EXPANDIU DE NORTE PARA SUL, E NÃO O CONTRÁRIO COMO PARECE QUE AGORA ESTÃO A TENTAR FAZER NO SENTIDO SÓCIO ECONÓMICO E CULTURAL.
    PORQUE NO DESPORTIVO SÓ SE FOR NO fUTSAL!

    ResponderEliminar