12 fevereiro 2008

O Currículo

Na altura em que escrevo, existem dúvidas sobre a veracidade dos dados biográficos de Leando Lima. Ainda não são conhecidos os contornos completos do caso mas, aparentemente, L. Lima terá sido uma daquelas crianças que se foi registar pelo próprio pé. Segundo notícias recentes, terá mais dois anos do que o que constaria dos seus documentos.

Já muito se escreveu sobre este caso. Já se insinuaram responsabilidades ao FCP. Na edição online do jornal “O Jogo”, correu um inquérito sobre qual deveria ser a resposta do FCP ao caso – defender o jogador, ou rescindir o contrato. Responsáveis da federação brasileira de futebol, confrontados com as possíveis consequências deste facto – L. Lima terá sido utilizado na selecção sub-20 do Brasil já com 21 anos – ironizaram sobre se o FCP perderia os seus títulos por causa desta questão.

Pessoalmente acredito que, caso se revele verdadeira a fraude, esta só pode ter uma resposta. Evidentemente, não poderá recair qualquer pena sobre o FCP. Tal só poderia suceder se o clube fosse conivente com a situação – o que não poderá ser o caso, já que Leandro Lima representou irregularmente a selecção brasileira muito antes de ser jogador do Clube – ou se tivesse beneficiado da irregularidade da sua inscrição
– o que também não será verdade, já que L. Lima só foi utilizado em jogos de séniores.

Torna-se claro, portanto, que o FCP não terá beneficiado com esta situação. Pelo contrário, tudo indica que terá sido vítima de uma fraude. Para além do talento natural de um jogador, a sua idade é também um factor decisivo na definição do valor de mercado. A idade dá-nos duas informações. Por um lado, diz-nos (mais ou menos) quantos anos de carreira o jogador terá pela frente, até à sua reforma. Por outro lado, diz-nos qual é a sua margem de progressão. Naturalmente, no caso de um jogador jovem, este último factor é decisivo. Ser um jogador importante da selecção brasileira de sub-20, aos 19 anos, é verdadeiramente impressionante. Assumir esse papel aos 21 anos já impressiona muito menos.

Acresce que a margem de progressão de um jogador de 21 anos é muito menor do que a de um de 19. Dois anos, nessa fase de intensa aprendizagem e de adaptação ao futebol sénior, fazem uma diferença enorme. Pode-se justificar, para o FCP, contratar um jogador com 19 anos que não tenha perspectivas de ser titular – sendo legítimo esperar que, com a natural evolução, possa conquistar um papel importante na equipa ao fim de um ou dois anos de aprendizagem. Já é mais duvidosa – e arriscada – a contratação de um jogador de 21 anos nas mesmas condições. Logo, o factor idade é decisivo na atribuição d
e um preço ao passe do jogador. Nesta circunstância, pode-se concluir que o negócio foi fraudulento.

Perante o exposto, não tenho dúvidas de que seria legítimo ao FCP anular o negócio da sua aquisição. Pode, portanto, reagir de duas formas. Tem legitimidade para anular a transferência, exigindo a devolução do dinheiro investido. Em alternativa, pode renegociar com o clube de origem do jogador, reavaliando o jogador face à sua idade real, e exigindo a devolução da parte do passe correspondente à diferença.

Penso que a melhor solução será a primeira. Por um lado, será muito difícil reavaliar o jogador, atribuindo-lhe um valor aceitável para as partes. Uma vez iniciada a negociação, seria provável que se chegasse a um valor de consenso superior ao real valor de mercado, pelo que o FCP continuaria a sair prejudicado (note-se que, ao assumir esta opção, o FCP estaria imediatamente a admitir que pretende ficar com o jogador, apesar de tudo – ou seja, que lhe atribui um valor elevado). Por outro lado, existe um factor externo que será importante neste caso. Tendo havido fraude quanto à idade, não restariam dúvidas de que o jogador será o primeiro responsável. Tendo representado selecções jovens com uma idade acima da regulamentar, será de esperar um castigo pesado da FIFA – o qual penalizará, indirectamente, o proprietário do seu passe. Ou seja, o FCP arriscava-se a não poder utilizar o jogador durante uns bons meses.

Acresce que a veracidade dos factos descritos num currículo têm sempre implícito um compromisso de honra. Mentir num currículo é um acto gravíssimo, que atesta falta de princípios éticos por parte de quem o faz. Ainda há coisa de um ano tornou-se mundialmente célebre o caso de uma alta responsável do MIT (uma das principais universidades norte-americanas), em relação à qual foi descoberta uma fraude no seu currículo quando aderiu à instituição, já lá iam mais de 20 anos. Nunca esteve em causa a competência da senhora – já que subiu ao topo da hierarquia –, mas estava em causa a sua ética (e se teria deixado ficar para trás alguém ainda mais capaz, graças à fraude). Naturalmente, a senhora demitiu-se imediatamente.

Num clube como o FCP, em que o profissionalismo e a união do balneário são imagens de marca, penso que não deverá haver dúvidas sobre a resposta a este caso lamentável.

22 comentários:

  1. Aqui está uma posição à portuguesa. Não houve julgamento, mas já temos sentença! A puta da Inquisição não há meio de acabar!
    Leandro Lima e a idade. Factos?

    ResponderEliminar
  2. Caro Victor Sousa,

    Verá que tive o cuidado de escrever o texto na condicional.

    No entanto, os factos que vieram a lume não foram desmentidos. E L. Lima não terá permanecido no Brasil em férias.

    Apesar de todas as notícias, se as suspeitas se revelarem infundadas, tanto melhor.

    Entretanto, deixo o link para o comunicado da SAD do FCP sobre este caso: http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futcomunicadoleandrolima_310108_32854.asp

    Verá que a dúvida é suficientemente forte para a SAD recomendar que L. Lima vá ao Brasil averiguar a existência de possíveis irregularidades, ficando a SAD a aguardar os resultados dessas averiguações.

    ResponderEliminar
  3. Neste assunto a posição do clube esta correcta: aguardar para ver!
    Mesmo que haja erro por culpa do jogador-tendo 18,19 ou 20 anos-entendo que é um activo do clube que pode vir a ser muito util e rentavel e que não devemos desaproveitar.
    ..
    Uma questão que foi focada aqui ontem e bem, foi a miseravel arbitragem a favor dos vermelhos que lhes permitiu dar a volta ao resultado e passar em frente na taça!
    Agora se tiveram atentos á
    imprensa de 2ª feira,verificaram que NENHUM jornal fez menção da arbitragem na 1ª pagina como que a branquear a situação e INDUZIR A OPINIAO PUBLICA EM COMO NADA SE PASSOU(pelo menos aqueles que só lêm as gordas!)
    Se fosse uma arbitragem que nos beneficiasse desta forma viria em todos eles uma primeira pagina com todos os factos em DESTAQUE!
    Nem os tendenciosos jornais espanhois e italianos conseguem fazer melhor.
    Aquela entrada do Vucevik em alvalade se fosse o Bruno Alves a fazê-la tinhamos repetições, reportagens , sondagens e primeiras paginas sobre o assunto.
    A entrada do B.ALVES sobre o rapazito moutinho fez com que este berrasse tanto SEM CONSEQUENCIAS, mas o jogador do maritimo saiou de maca e muito mal tratado!
    Quando é vem um apito melancia meretissimos senhores juizes ?
    Comecem pelas ligaçoes dos jornalistas aos clubes de Lisboa e pelas fugas de informação que permitem a certos jornais fazerem acusações ao nosso clube e ao nosso presidente sem quaisquer provas, como por exemplo o miseravel jornal Correio da manha!
    A podridão que varre o nossa sociedade e o futebol continua, mas só investigam o que eles querem, temos o exemplo do quase mecenas dos mouros (Vitor Santos) que enriqueceu devendo milhoes ao fisco e agora não tem bens ,mas é dono de varias empresas e vai acabar por escapar impune, correcto?
    Facturas falsas e fraudes fiscais(!),branqueamento de capitais(!)não têm importancia nem fazem 1ª pagina, mas o apito dourado sim!
    E assim vai o nosso país....
    Cump.

    ResponderEliminar
  4. No caso do Leandro Lima, a culpa é desses empresarios e 'agentes do futebol' mal formados que se aproveitam destes miudos, de parcas possibilidades finaceiras e com niveis de educaçao muito abaixo do recomendavel. O Leandro Lima é uma vitima deste processo. Foi mal formado pelos que o rodeiam.
    Se isto for verdade, mentiram ao FCPorto na altura da sua aquisiçao e se se confirmarem as suspeitas os senhores agentes devem ser severamente punidos, ainda que va ser complicado provar-se que eles sao os principais responsaveis.
    O Leandro Lima vai ser o mais castigado no meio disto tudo.
    Espero que aproveite para crescer e que aprenda como muitos aprenderam a ser homens na casa que o acolheu.
    O Porto so em ultima instancia deve abrir mao deste activo e se o tiver que fazer tera de lutar para ser reembolsado na integra.

    Quanto à vergonha no Galinheiro (mais uma), depois de dois penalties precedidos de faltas escandalosas (sendo que o primeiro nem existe), mais um lance de fora de jogo que so o fiscal de linha lampiao viu, num lance que muito provavelmente daria o 0-2, um sem numero de acçoes disciplinares que nao lembram ao diabo; os jornaleiros dos pasquins do sistema nem uma palavra escrevem sobre o assunto! Tirando uma ou outra mençao que nunca dao a conhecer a dimensao total da roubalheira, é so resultados e fotos vulgares nas capas como se nada se tivesse passado.

    Que merda de pais. Ainda bem que nao vivo no meio dessa lama de ignorancia, burros scolaris, orelhas pneuzorros, madais, bebados francos, imbecilios, xistremas, brunos "deixa-me ca roubar 7 penalties num so jogo" paixoes, "pode ser o Joao' Ferreira, Elmanos ladroes, Vale "roubei o benfica e mais uns 20" Azevedo, Vilavinhos, Creolinas "deixa-me ser a autora moral dos crimes e o estado a pagar uma década para eu nao ir para a cadeia" Salgado, Leonores Putao, Joaozinho 'ai tao querido' Manhoso, Ratazanas podres Cartaxanas, Livreiros e Mitzés, Jardins "toma la 2 milhoes de euros de perdao meu filho" Gonçalves, Nunos "sacos de mijo" Luz, Nulos "encornados" Gomes (desculpem Ribeiros), Caes "Petits" Raivosos, Tixiers, Paulinhos "fotocopias" Portas, Pedros "deixa-me por a camara da Figueira da Foz e depois a de Liboa com dividas para dez anos e mesmo assim ainda volto para a assembleia" Xanfanas Lopes, Carmonas "tuneis para por mais carros nas cidades mesmo à seculo 19 que o Xanfana queria" Rodrigues,
    Armandos "a chular com 3 salarios" Varas, Presidentes com 4 salarios!!! Multinacionais com 30 admnistradores por secçao!!!!! Porra que estou cansado... ja nao posso mais... ficavamos aqui até amanha.

    Mas nao! Afinal o Pinto da Costa é foi acusado de umas coisitas que ninguém consegue provar, enquanto o resto da corja nunca tem direito a primeiras nem meias paginas de pasquins!

    Pais, qual pais?
    Roubalheira no Galinheiro? Quando é que isso foi?

    A amnésia é uma doença lixada, mas a estupidez ainda é pior. E ainda consigo ter saudades... Devo sofrer do mesmo mal.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o FCP está a gerir bem este caso, é necessário calma, aguardar por novos desenvolvimentos do caso e só assim agir, não podemos esquecer que um jogador como Leandro Lima livre poderá ser um "petisco" para alguns clubes.

    Penso que a rescisão seria mesmo em último caso, ou seja se a FIFA castigar o jogador duramente, fala-se que é possível castigá-lo durante até 2 anos, e se a culpa for mesmo do jogador, mas se se provar o contrário, penso que o FCP poderá lhe dar mais uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  6. Estou como o Menphis, a posição do Clube está correcta. Aguardar por decisão dos tribunais até pq o jogador teve um custo significativo para nós. E é um valor em ascensão.

    ResponderEliminar
  7. Já ouviram falar de um jogador do Benfica chamado Boti Orphée Demel que tem 18 anos? E de um Ibrahim Rabiu, nigeriano do Sporting que tem 16 anos? Olhem para eles e digam-me o que acham acerca da idade.
    O F.C.Porto no caso L.Lima está a agir correctamente, sem precepitações, nem julgamentos sumários.

    ResponderEliminar
  8. Não acho que o FCP deva mandar embora o L Lima penso que mesmo que tenho 21 anos é jovem tem talento e ainda tem alguma margem de progressão, é lógico que o FCP foi prejudicado mas, tem lá o jogador que quanto a mim precisa de tempo em Portugal, para se habituar, agora mandar um jogador embora só porque alguém e não se sabe quem diz que ele tem 21 em vez de 19 acho mal, e mesmo que se prove que isso aconteceu o jogador devia ficar no clube.
    Já pensaram se ele sabe que realmente a sua idade foi falsificada? Ele poderá não saber!
    Pensem nisto...

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Tenho que se houver aqui alguma culpa não será certamente do próprio jogador...Não me recordo de como nem quando fizeram os meus Pais a minha inscrição Civil, sinceramente não me recordo, dizem-me que foi nos idos anos de cinquenta -consta nas Conservatórias e no BI- mas foi mesmo assim ou terei nascido por obra e graça da bomba lançada sobre Hiroxima?...O meu irmão terá nascido dois anos antes de mim, ou muitos mais após? Não sei, só sei que sempre que ele estava aborrecido com o Mundo quem pagava era sempre eu as favas -olhem-me as cicatrizes...Quando nasceu JC? No ano "zero" ou no ano "menos" qualquer coisa? Acho que nem o Papa -o de Roma claro- sabe, muito menos um leigo como eu!
    -Coitado do Leandro, parece um menino, eu dava-lhe dezoito anos bem medidos e ainda sobrava camisola! -Deixem a coisa rolar e esclarecer, mas uma coisa é certa quem sabe por certo quando ele nasceu são os seus Pais -melhor dizendo, a sua Mãe- e mais ninguém, aliás lembro que em Portugal não há muito tempo era prática corrente as pessoas registarem-se muitos anos após o nascimento -normalmente no tempo da Escola- e apresentavam testemunhas(?) do afirmado para confirmação...Provavelmente em Alijó ainda acontece isso, a acreditar na inocência dos seus Bombeiros Voluntários...E se olharmos para nós como Povo, será que temos 900 anos ou mais, ou certamente muito menos? Se somos constantemente enganados, como somos, por tantos "prematuros" como os indicados pelo SOREN -e a lista ainda vai no início- que pensar de nós como Civilização?...Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Repararam no que aconteceu num jogo da Liga Intercalar, em que foram substituidos seis jogadores de uma determinada equipa, quando o regulamento permite apenas cinco, fazendo-o utilizando o recurso de fazer entrar outro jogador com o mesmo número na camisola?...Sinceramente, não há vergonha nenhuma em Portugal, fazer uma coisa destas para quê?...Só mesmo pela vontade de aldrabar a todo o custo!

    ResponderEliminar
  12. F.C.Porto-Gil Vicente
    Benfica-Moreirense
    Sporting-Estrela
    Naval-Setúbal

    ResponderEliminar
  13. Acho que o FC Porto está a agir bem em deixar acalmar e ver o que isto vai dar para então depois tomar uma decisão.
    Concordo com o menphis quando disse que a rescisão é só em ultimo caso, porque o jogador já provou ter valor para não o aproveitarmos.

    Abraço

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. A atitude do FCP, de aguardar o desfecho do caso com serenidade, é a mais correcta. Penso até que é a única que garante a defesa dos seus interesses.
    Apenas deixo duas notas.
    1. Se a idade do jogador é 21 anos, o FCP foi vítima de fraude. Considero que não se pode deixar passar esse facto em claro. Mesmo que a saída de L. Lima (com a devolução do dinheiro já pago pelo passe) possa não ser a ideal (admitindo-se que o jogador, mesmo com 21 anos, vale mais do que o que o FCP pagou), tem a virtude de sinalizar que o FCP não tolera ser defraudado. É um aviso aos empresários que possam tentar repetir a graça no futuro.
    2. Não me parece credível que um jogador não saiba a própria idade (com margem de erro de 2 anos). Nem me parece que um jogador de 21 anos possa entrar, de forma inocente, num torneio de sub-20 (ou que possa jogar em escalões mais jovens, sem se interrogar sobre as diferenças anatómicas que tem em relação aos seus companheiros de equipa).

    ResponderEliminar
  15. ""Vá lá isto hoje correu..."
    Estou a escrever estas linhas e a ouvir um José Mota furioso com a arbitragem de Augusto Duarte, que, como todos vimos, prejudicou o Paços de Ferreira. Mas o jogo começou uns dias antes, quando surgiu nos jornais desportivos a estranheza, por parte do Benfica, de um árbitro envolvido no Apito Dourado ter sido colocado neste jogo. A pressão começou bem cedo e teve hoje o efeito desejado pelo clube que jogou em casa. A SIC fez o resto, entrevistanto o árbitro momentos antes de o jogo começar, centrando toda a entrevista sobre o tema Apito Dourado. Quem nomeou o árbitro acabou por criar o ambiente mais favorável à equipa que se queixou, o Benfica.

    Os erros do árbitro foram grosseiros e influenciaram o resultado. Poucos minutos depois do golo do Paços, Wesley isola-se e tem tudo para fazer o 0-2, mas a jogada é interrompida por pretenso fora-de-jogo. O primeiro penalti é falso como Judas, uma vez que Rodriguez chuta no pé do defesa do Paços. O alarido foi muito, o uruguaio esperneou o suficiente para que Augusto Duarte lhe desse o prémio. E deu. O segundo penalti não levanta dúvidas (o defesa agarrou Makukula até este cair), mas a jogada é precedida de falta escandalosa sobre um jogador do Paços, ainda no meio campo, que o árbitro não marcou. Perante estes casos, Luis Filipe Vieira pode fazer mais uma intervenção explosiva numa qualquer casa do Benfica de Cascalheiras-de-Cima.

    O título deste artigo é a frase que se ouviu em "off", portanto, acidentalmente, dita pelo jornalista da SIC, já depois do final do jogo e de se ter despedido dos espectadores. Depreende-se que o final da frase seja "...bem" e que a satisfação seja pela vitória do glorioso decadente. De que outra coisa poderiam estar a falar?

    Durante o jogo, já tinha dado para reparar nos diferentes estados de espírito desse projecto de comentador chamado Jorge Baptista antes e depois dos golos do Benfica. Antes, enquanto o Benfica perdia, mostrava-se muito apreensivo, num tom de voz mesmo crispado. Depois dos penaltis da reviravolta, cada intervenção do senhor era salpicada com uma piada, num tom de voz alegre. Não critico o facto de os senhores terem o seu clube do coração e serem benfiquistas. Critico o branqueamento que depois fazem dos casos do jogo, como se nada tivesse acontecido.

    Este título pode também ser aplicado ao nosso desempenho na Sertã, onde afastámos o fantasma FAT (Fátima-Atlético-Torreense) de forma imperial, com grandes golos à mistura. Estamos nos quartos-de-final da Taça. Gostava que saísse um Sporting-FC Porto no sorteio.

    Publicado por guardabel às 12:28 AM | É só palabreado (34) "

    in Pobo do Norte o Pobo mais forte

    ResponderEliminar
  16. Bem colocado, em todas as suas dimensões, o tema pelo Nuno Nasoni. O FC Porto está a agir bem, o jogador tem tempo suficiente para "deslindar" a tramóia: foi causador da mesma em consciência ou fruto de erros "processuais" naturais em certas circunstâncias?
    Eu próprio poderia enumerar erros nos B.I.'s em Portugal só para aquela gentinha que desconhece o Terceiro Mundo tal como ele era e ainda é.
    L. Lima é vítima antes de culpado. Há que esclarecer mas ele será sempre o mais penalizado. Com conhecimento próprio ou não?
    Quanto a consequências, só o jogador e a CBF, por utilizá-lo num Mundial de categoria etária definida, podem sofrer algo, mas a CBF tem gente poderosa na FIFA a começar pelo presidente Ricardo Teixeira, genro de Havelange e alta figura na FIFA.
    É um problemazito apenas, localizado no tempo e em termos desportivos, nada que afecte o FC Porto nem no futuro: afinal, se o jogador tiver mesmo 21 anos é perfeitamente aproveitável. Isto no pressuposto de que L. Lima se safa bem da coisa e não há suspensão. Se houver castigo, pois há que rescindir o contrato. E se suspeitar-se de má-fé, pedir indemnização.
    O FC Porto agirá, seguramente, também em consonância com o jogador e defendendo-o, em princípio, como um valor seu. Até prova em contrário é obviamente inocente.

    p.s. - é inacreditável o sorteio da Taça. Confie quem quiser... Para já fica adiada a discussão (porque ninguém pensou nisso antes, nem agora com as consequências à vista de sobrecarga) sobre datas. Depois da tanga da Taça da Liga, a porcaria da Taça de Portugal que se desprestigia a olhos vistos...

    ResponderEliminar
  17. Pedro Henriques volta à Madeira (Nacional-FC Porto, lembram-se?). Frente ao Marítimo deve haver mais um penálti não assinalado a favor do FC Porto. Ou, quiçá, uma falta dentro da área transformada num livre fora dela...
    É isto a gestão da ladroagem/
    /arbitragem à portuguesa!

    ResponderEliminar
  18. Leonardo Costa, advogado de Leandro Lima, classificou de “boatos” as suspeitas que pairam sobre a irregularidade da documentação do médio brasileiro, recusando alongar-se nos comentários. O caso continua a ser analisado e ainda não se perspectivam conclusões.

    ResponderEliminar
  19. pois ... isto é tudo muito bonito , mas a verdade é que o homem anda no brasil em ferias em vez de aqui a trabalhar !

    assim nao !!! e o burro sou eu ?!???

    ResponderEliminar
  20. Se bem perceberam o que eu disse, foi qualquer coisa como: -Eu parto do princípio que os documentos que acompanham Leandro Lima são fidedignos, isto é estão validados pelas autoridades Brasileiras, não foram forjados com o conhecimento do próprio, para daí serem obtidas quaisquer vantagens!...Se assim fôr que culpa tem o jovem de o terem registado apenas dois anos depois de ele ter nascido?...Quando ele percebeu o que lhe tinha acontecido já pouco podia fazer, senão reconhecer a ilegalidade e corrigi-lo junto das autoridades competentes...O que acontece se fôr o caso é que as próprias estruturas administrativas do Brasil permitem estas falhas, se estas aconteceram como presumo assim que o jovem nasceu...Se foram cometidas já na fase de praticante de futebol aí a coisa muda de figura e o jogador terá culpas evidentes no "cartório"...De outro modo como ia ele adivinhar que chegado o momento seria convocado pela selecção Brasileira?...Mas repito quantos cidadãos Nacionais estarão nesta situação?...Se calhar muitos...Já vi serem baptizadas crianças com idade para irem à Escola C+S...E atenção não me incluo no rol dos que já viram um porco a andar de bicicleta!...

    ResponderEliminar
  21. E repito quem acredita que o Makukula tem 25 anos?...

    ResponderEliminar
  22. Quantas selecçoes do Gana e Nigéria foram apanhadas nestas situaçoes quando os jogadores eram ja séniores? Lembram-se de um extremo nigeriano que tinha 22 anos quando assinou pelo Bétis e na época a seguir ja tinha 27???? Nao me lembro agora do nome do rapaz mas vou pesquisar.

    Meireles, é evidente que o Makukula é mais um com idade "incerta". So nao ve quem nao quer.

    ResponderEliminar