09 março 2008

Renovar de ambições

Foi com naturalidade que recebi a notícia de que Jesualdo Ferreira irá renovar com o treinador do FCPorto, o contrário é que seria de estranhar perante as demonstrações de competência evidenciadas a todos os níveis no futebol da equipa principal. Os jogadores estão com o treinador e isso tem sido demonstrado ao longo do campeonato, em que o empenho dos atletas é sempre o máximo e o progresso do futebol jogado são prova de que as ideias do treinador são assimiladas por todos. Além de que após a revoltante e injusta eliminação da Liga dos Campeões, que poderia fazer desmoronar a equipa, nada melhor que os jogadores saberem que o seu timoneiro continuará a ser Jesualdo.

O regresso à terra, para a continuação da conquista do primeiro e grande objectivo da época, é frente à Académica de Coimbra treinada pelo Domingos. Clube que está a fazer um campeonato mediano, mas que não virá ao Dragão apenas para servir de saco de pancada para a vingança dos bi-campeões nacionais e que deverá apresentar-se no Dragão fechando todos os caminhos para a sua baliza de forma a retardar o mais possível o golo do FCPorto, enervando assim os jogadores e o público, tentando explorar assim as feridas ainda abertas da derrota da passada quarta-feira.

Sendo o campeonato a prioridade, a equipa a apresentar tem de ser até ao fim da época sempre a melhor disponível, tendo a receita para hoje de ser a mesma do jogo da Champions League, ficando apenas Bosingwa de fora da equipa titular, já que não recuperou da lesão que o afastou da equipa a meio do jogo com o Schalke e não foi sequer convocado para este jogo. O meu onze para hoje:
Muitos dos principais jogadores da equipa renovaram, Jesualdo também já o fez, agora, e depois de termos saído da prova milionária, as ambições terão também de ser renovadas e, para além do campeonato ter de ser ganho, tal como a Taça de Portugal, a fasquia terá de ser colocada ao ponto de não se perder mais qualquer jogo até ao fim da época, tentando assim bater o recorde da maior diferença pontual entre um primeiro e um segundo classificado. Os adeptos acreditam que tal é mais que possível porque a equipa demonstrou ainda na quarta-feira a sua grande qualidade e por tal o Dragão deverá encher hoje para a aplaudir. Eu estarei lá e faço questão de prestar-lhes essa homengem.

FCPorto - Académica, 19H00 - Tvi e RTP África

15 comentários:

  1. Apesar de não ser fa do professor, estou satisfeito com a sua renovação de forma a manter estavel um grupo de trabalho já muito homogeneo.
    O plantel tem poucas lacunas (talvez um nº 10 ) e um extremo(ate poderia ser o Claudio Pitbull que marca muito bem Livres),mas de resto temos de estar muito satisfeitos.
    Já aqui foi falado que o professor seria um mestre,na minha opinião mestre só existiu um e esse é Jose Maria Pedroto, depois em segundo lugar o Mourinho.
    Artur jorge ,Robson e Carlos Alberto Silva tambem cumpriram tal como o Jesualdo que deve manter o seu estatuto de Professor e mais nada.
    Logo na maxima força para podermos vencer o quanto antes este campeonato.
    Força PORTO.
    Cump.

    ResponderEliminar
  2. sublinho o comentário do Louro, mas com a diferença de ficar desanimado com a renovação...mas que fazer...

    abraço a todos!!

    ResponderEliminar
  3. A capacidade de reacção da equipa, à inglória noite de 4ª feira, só terá meças na adesão do público para manifestar o seu apreço pelo que a equipa mostrou até hoje, na Liga e na Champions.
    O título está ao alcance mas não se pode facilitar. Jogar na máxima força é um sinal de respeito pelos sócios, de grandeza do colectivo, de aposta determinada na Liga para se cumprir o objectivo de campeão que é primacial todas as épocas - e depois pensar na Taça só daqui a um mês e pico.
    A Académica não será fácil, já joga com um futebol bem definido, meio-campo forte e tentará adormecer o jogo para enervar equipa e público da casa para depois aproveitar o desgaste físico e emocional na expectativa da surpresa.
    Espera-se, contudo, que Helton mantenha a baliza inviolada no Dragão à excepção daquele empate murcho com o Belenenses.

    ResponderEliminar
  4. Um abraço para todos os que jogarem hoje e para os que se deslocarem ao Dragão...Façam-no convictos que o jogo é mesmo a valer e o vosso apoio é imprescindível...Apoiem mesmo que a equipa esteja a jogar mal ou o resultado não seja o mais agradável, no fim todos terão as suas compensações...Acabem com os insultos seja a quem for -excepto ao árbitro- e vejam o jogo com puro prazer...A equipa que estiver em campo que se ao jogo entregue de alma e coração e a multidão que os rodear o faça também...Até mais logo.

    ResponderEliminar
  5. "que se ao jogo entregue de alma e coração"...Ando a consumir muito os Clássicos...

    ResponderEliminar
  6. q má noticia..fazer-mos algo bonito na europa so mesmo em 2010 agora..vai custar muito este tempo de espera :(

    nunca mais baza o PC tambem..raio do homem! cada vez mais xéxé como isto prova..

    ResponderEliminar
  7. Xéxé porquê?
    Por manter um treinador que é duas vezes campeão e que cumpriu o objectivo de classificar o Porto para os oitavos da champions numa delas em 1º lugar do grupo feito que já não acontecia há um tempão?
    Vais ter que esperar até 2010 para fazer algo bonito na Europa?
    Porquê?Fernandez,Adrianse,Octavio Machado etc fizeram melhor?
    É isso que se pretende?
    Sería um dos momentos mais rídiculos da história do F. C. Porto se sem motivo nenhum demitissemos o treinador que em 2 anos seguidos com uma série de dificuldades bem conhecidas venceu 2 ligas sendo que a 2ª deve ser com uma vantagem enorme para o 2º.
    E não foi como Adrianse que só sabia ganhar em Portugal...Jesualdo fez a equipa ser grande também na Europa e cumpriu com os objectivos estipulados pela direcção que era passar aos oitavos da champions.
    É a única coisa que se pode pedir a um treinador do Porto,entrar sempre para vencer mas sabendo que a obrigação é ser campeão,vencer a taça e chegar aos oitavos da champions como mínimo.
    Convém lembrar que Real Madrid,Milan e provavelmente Inter também cairão nos oitavos e esses sim tinham obrigação de fazer muito mais...
    Este é daqueles jogos que gostava de estar no estádio para apoiar a equipa e demonstrar a minha admiração por tudo o que têm feito.
    ..
    Sobre a convocatória nao entendo porque Helder Barbosa ficou de fora do jogo com a equipa que ele brilhou este ano...
    Já estava na hora de lhe dar oportunidades a sério...Os dirigentes da Académica nao devem estar muito contentes,perderam o seu melhor jogador para ele não ser sequer convocado no Porto...
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  8. Fredy, para ti e outros que pensam como tu, li uma frase algures que se adequa na perfeição:

    "Os que pedem o céu vivem na lua"

    Agora, vou-me preparar para ir para o Dragão para aplaudir de pé uma equipa que me encheu de orgulho na passada quarta-feira mesmo depois de ter perdido. Ninguém gosta de perder, muito menos um portista, mas a sermos derrotados que seja sempre como aconteceu no último jogo, a darem tudo o que têm, a jogarem tudo o que sabem e que não é pouco e qd assim é, só merecem o nosso aplauso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Aí vou eu, como o Zirtaev, para aplaudir uma equipa que me deixa orgulhoso.
    Quanto à ausência do Hélder Barbosa, espero o protesto do Leixões, Paços e Leiria, mais a Naval e a Académica, porque não é admissível que a Académica não deixe jogar o Hélder Barbosa, driblando os regulamentos.

    ResponderEliminar
  10. ricardo, o jesualdo fez a equipa ser grande na europa quando e onde??

    contra o arsenal e liverpool em inglaterra?? contra o liverpool em casa a jogar contra 10 e nao conseguir ganhar?? a ser eliminado nos 8ºs contra uma ekipa alemã frakinha e amsi que ao alcance??

    por amor de Deus!! tivessemos sido eliminados por um colosso tudo bem..seria utopico pedir mais! agora contra um shalke??

    quando vamos ter de novo um plantel desta qualidade?? quando vamos ter uma oportunidade tao boa como este ano??

    falas aí em treinadores merdosos..e ate esses foram campeoes..por isso o jesualdo nao faz mais que a sua obrigaçao! na europa (e ja agora nos jogos grandes em pt) ele apenas cumpre os minimos e quase sempre porque é medricas e nao percebe muito de futebol e substituiçoes por exemplo!

    va la que hoje o mariano foi expulso!! 10 jogos de castigo pa ele espero! pode ser que agroa começe a jogar o puto que ele foi buscar a academica e que nem no banco se senta coitado..ou outro qualquer..pois será melhor que o mariano, um completo erro de casting, como o treinador dum clube que se quer grande!

    E do PC ja tou farto..quer dos escandalos que se mete quer dakilo que rouba ou deixa roubarem à sad! o tempo dele já devia ter passado a muito..nao tenho medo do futuro seja quem for que vá pa lá!

    ResponderEliminar
  11. Fredy,o Jesualdo é duas vezes campeão e é mau é isso?
    Então quem é bom treinador para ti?
    Não engradeceu o Porto na Europa?Devo lembrar-te que nos qualificamos duas vezes seguidas para os oitavos e que nesta última em 1º num grupo que tinha Liverpool.
    Falas de plantel...
    Que achas de:Baía,J.Costa,Maniche,Costinha,Seitaridis,Bosingwa,Nuno Valente,Diego,Luis Fabiano,Benny Mccarthy,Carlos Alberto e Derlei?
    Sabes o que ganhou fernandez com esse plantel?Uma intercontinental contra o once caldas e nada mais.
    Na champions passamos á rasca em 2º e tambem fomos eliminados nos oitavos e de forma bem mais clara que com Chelsea e Salcke,sem dar luta nenhuma.
    E na liga?Horroroso,no pior campeonato dos ultimos anos conseguimos ainda ser pior que um Benfica que jogava um futebol deprimente...
    Isso sim eram treinadores nao era...?

    Plantel desta qualidade'?Te referes aos craques que temos no banco como:Farías,Mariano,Kaz,lino,Stepanov e afins...?
    Se achas isso um grande plantel para competir por uma champions...

    .
    Quanto á forma como te diriges ao nosso presidente parece-me vinda de uma pessoa que não tem ideia do que era o F.C. Porto antes e depois de Pinto da Costa.
    Acho que este ano temos visto Pinto da Costa no seu melhor como há muito não se vía.
    Nao podes exigir de um treinador do Porto que seja campeão europeu,o mínimo exigivel é ser campeão portugues e chegar aos oitavos da champions e isso Jesualdo fez em 2 anos de forma brilhante e apresentando uma equipa muito forte,dominadora em Portugal e com grande qualidade de jogo e autmoatismos bem assimilados como não via no clube desde Mourinho.
    A qualidade de um treinador nao se pode analisar por um jogo como aquele do shalcke em que se uma bola entra jesualdo sería um heroi.
    É necessário sorte também na champions,imagina o que tería acontecido se aquela bola no ultimo minuto em Manchester não entrasse e o Porto nao fosse campeao europeu em 2004...
    O que dirías tu?Se calhar também dizias que o Mourinho tinha que ir embora uma vez que o Porto caíu nos oitavos de final.
    Uma equipa como o Porto despedie rum treinador por "só" ter chegado a umas semifinais da champions era do mais rídiculo que podia acontecer.
    Ninguém no mundo compreenderia.

    ResponderEliminar
  12. "Não engradeceu o Porto na Europa?Devo lembrar-te que nos qualificamos duas vezes seguidas para os oitavos e que nesta última em 1º num grupo que tinha Liverpool."

    apenas conseguiu ominimo e o mesmo que 99% dos restantes treinadores..é sua obrigação!


    "Falas de plantel...
    Que achas de:Baía,J.Costa,Maniche,Costinha,Seitaridis,Bosingwa,Nuno Valente,Diego,Luis Fabiano,Benny Mccarthy,Carlos Alberto e Derlei?"

    tens aí jogadores que na altura enm o eram ainda (ze,diego,fabiano), outros que tavam contrariados (maniche e costinha) e outros que foram xutados porta fora a meio (derlei e carlos alberto)

    com um plantel destes era dificil..e mesmo assim quase eram campeoes e foram aos 8ºs tal e qual o jesualdo lol ou seja..so mostra + uma vez que o jesualdo fez o minimo dos minimos.

    "Plantel desta qualidade'?Te referes aos craques que temos no banco como: Farías,Mariano,Kaz,lino,Stepanov e afins...?"

    como podes afirmar isso se nao vistes jogar a maior aprte desses jogadores?? quando jogam sempre os mesmos? quando se vai buscar putos e nem no banco se sentam e quando o cepo do Mariano ta sempre lá e entra sempre!? Nem com o campeonato ganho ele roda ou aposta nos jovens..o que interessa é meter o mariano ou cotas como o Lino..os jovens que joguem no olival e é se querem! 14 pontos é poukinho para arriscar..

    ResponderEliminar
  13. o tempo do PC ja foi..toda a gente tem o seu tempo..e o FCP so tinha a ganhar com uma nova pessoa lá..o clube precisa de saneamento financeiro e de credibilidade perante os sócios! apoiar alguem so porque ganha (a todo custo) ou por medo ou por estupidez devia ser para outros clubes como o costume..nem quero imaginar a quantidade de dinheiro que ja foi desviado e que podia por o nosso clube e sad em excelentes condiçoes e cada vez melhor!

    "Nao podes exigir de um treinador do Porto que seja campeão europeu,o mínimo exigivel é ser campeão portugues e chegar aos oitavos da champions e isso Jesualdo fez em 2 anos de forma brilhante e apresentando uma equipa muito forte,dominadora em Portugal e com grande qualidade de jogo e autmoatismos bem assimilados como não via no clube desde Mourinho."

    equipa forte ou os outros é que tao mal?? quando um clube que veio da 2ª e outro que é o mais pobre da liga tao em 3º e 4ººacho que diz muita coisa!

    e se achas que o porto apresenta grande futebol..acho que nao deves ver muitos jogos do porto ao vivo!! senao nao dizias isso..entao quando entram os suplentes..é uma vergonha lol

    "A qualidade de um treinador nao se pode analisar por um jogo como aquele do shalcke em que se uma bola entra jesualdo sería um heroi."

    o pior é que nao é so o jogo do shalke..é esse, é o do chelsea, é o do arsenal, do liverppool em casa..dos jogos grandes em portugal..das finais que entra..etc..jogos importantes o jesualdo é 0! e porque é coninhas simplesmente! tivesse tomates e a historia seria diferente! mas la ta..nao tem! e se o porto quiser fazer historia tem de ter alguem com tomates! ganhar em portugal qualquer um ganha na boa..ate no pior ano ficamos a 3 pts do titulo!

    ResponderEliminar
  14. e despedir mourinho ninguem é burro ao ponto de o fazer..so se for russo! porque ali nota-se que ha saber e nao apenas sorte! algo que jesualdo nao tem..nem uma coisa nem outra lol e se mourinho tivesse perdido ninguem lhe poria o valor em causa..tal como os adeptos do chelsea nunca puseram e ele falhou sempre na europa! a nao ser claro..que perdesse contra uma equipazeca qualquer..inferior e de nivel muito abaixo da dele..assim tipo fcp vs shalke lol

    ResponderEliminar