20 março 2008

Que Porto teremos para o tetra?

O Porto prepara-se, mais jornada menos jornada, para fazer a festa do título.

Esta época fica marcada por um domínio esmagador do Porto em Portugal e uma campanha europeia que soube a pouco mas só porque esta equipa nos habituou a vencer sempre e fez-nos sonhar com mais.

Chega então a altura de se começarem a delinear estratégias e a preparar a próxima época.

É agora que se começam a ganhar campeonatos, é na preparação atempada de toda uma temporada…Isso tem-nos distinguido dos nossos rivais que geralmente deixam tudo para a última e depois vêm jogadores a chegar a conta gotas e sem um planeamento sério e coerente…

.
Nestes últimos tempos temos tido algumas pistas sobre o futuro deste F. C. Porto…

Primeiro foi o nosso presidente que afirmou que só venderia Quaresma por 40 milhões de euros, depois a informação de que: Pitbull , Fernando, Bruno Gama, Alan e Paulo Machado integrarão o estágio de pré temporada 2008/2009, tendo a oportunidade de demonstrar a Jesualdo o que evoluíram ao longo deste ano e se podem ou não ser reforços para a nova época.

.
Sobre as saídas:

Não nos podemos enganar, o F. C. Porto atendendo ao contexto económico mundial não se pode dar ao luxo de não realizar mais valias com a venda dos direitos de um ou dois jogadores do seu plantel.

Mais vale mentalizarmo-nos já disso que é para depois não levarmos um murro no estômago como foi aquela venda do Anderson no ano passado…

O facto de Pinto da Costa afirmar que Quaresma só sai por 40 milhões de euros deixou-me descansado…Não por achar que ele não sairá porque acho que isso é quase um dado adquirido e acho que seria péssimo para o clube e jogador mantê-lo um ano mais numa liga que em nada o desafia mais…Descansou-me porque me deu a certeza que o nosso presidente já está a começar a fazer o negócio e deu a entender a interessados que o Quaresma não sairá a preço de saldo, o que antecipa provavelmente mais uma venda de um jogador por valores históricos como nos tem tão bem habituado o nosso clube nos últimos anos…

Sejamos claros. O Porto tem neste momento 5 jogadores apetecíveis para os grandes mercados e que podem dar o desafogo necessário ás contas da Sad…são eles: Bruno Alves, Bosingwa, Lucho, Quaresma e Lisandro.

Destes 5 a dúvida é se o Porto precisa de vender apenas um ou se necessita de vender 2 jogadores ou mais… Creio que tudo dependerá do valor das possíveis vendas.

Assim sendo tem que haver comunicação entre o treinador do F. C. Porto e a Sad para saber, analisando a parte técnica e a parte financeira, quais são desses 5 jogadores aqueles 3 que devem ficar e os outros dois que devemos negociar mediante grandes propostas.

Dá-me a impressão que Jesualdo terá no próximo ano a sua melhor oportunidade para alterar a estrutura táctica da equipa e evolui-la para o 4-4-2 losango. Essa evolução é do agrado de Jesualdo que já desde os tempos do Braga anda a tentar concretiza-la mas sem grandes hipóteses devido ao facto de quer em Braga quer no Porto ter extremos de grande valia que não poderiam ser desaproveitados.

Pois bem, depois de várias tentativas frustradas tentando adaptar Quaresma a uma posição mais central este ano Jesualdo pode finalmente com tempo preparar o plantel desde a sua composição até à metodologia de treino para jogar no tal 4-4-2 losango.

Assim sendo, Quaresma pode ser o primeiro jogador a sair deste lote de 5.

É o caso mais sintomático de boa gestão desportiva, financeira e até motivacional…

Pinto da Costa fez o pacto com Quaresma que já antes havia feito com Deco. Pediu que ele ficasse um ano mais com a promessa que no ano seguinte iria dar o salto para um grande clube…e assim será.

Quaresma se ficasse mais um ano no Porto seria mais problema do que solução. Não pela sua qualidade técnica que é inegável, mas porque ficaria extremamente desmotivado a jogar numa liga demasiado pequena para a grandeza do seu futebol. Seria mau para ele porque não iria evoluir como jogador uma vez que necessita de mais pressão, de um clube de topo em que ele tenha que ser posto à prova todos os dias e não de uma liga em que ele sabe que é rei e senhor…Seria também mau para o clube que teria que manter uma folha salarial pesada e encontrar fórmulas de motivar um jogador que anda com a cabeça noutras paragens…seria também mau porque condicionaria a evolução da equipa para esse tal 4-4-2 losango.

O clube não quer prejudicar a evolução de Quaresma. Este ano já se viu que Quaresma pode muito bem perder-se se não for exposto a novos desafios e a uma estrutura exigente que consiga retirar dele maior rendimento…Precisa de um clube como o Manchester United que o possa proporcionar-lhe o salto qualitativo para ser um dos melhores do Mundo.

Dos 4 que sobram eu teria que escolher Bosingwa como 2ª possível saída…

Bosingwa é para mim nos dias de hoje um dos 5 melhores laterais direitos do mundo. Tem uma velocidade incrível, ataca e defende todo o jogo com uma garra impressionante, tem qualidade técnica e até melhorou num dos seus pontos fracos que eram os cruzamentos. No entanto Bosingwa é também, se analisarmos todos os itens que vão desde a parte técnica á parte financeira, o jogador mais acertado para vender.

O F. C. Porto tem já para a posição de lateral direito Fucile que já demonstrou ser um jogador á Porto capaz de assumir o lugar e para além disso é mais do que sabido os constantes desrespeitos à autoridade e à disciplina interna do clube por parte de Bosingwa que quando fala geralmente solta sempre bomba que pode noutras situações desestabilizar um balneário que sempre primou pela união e pela disciplina.

O Porto pode vender Bosingwa por 25 milhões de euros ao Manchester United o que é muito dinheiro nos dias que correm por um lateral direito.

É uma oportunidade de ouro que pode aparecer apenas uma vez e há que aproveita-la. Para Bosingwa será também excelente. Bosingwa é daquele tipo de jogadores que parece que nasceram para jogar na liga inglesa…A sua velocidade e capacidade técnica farão estragos em Inglaterra e numa equipa com a qualidade técnica como a do Manchester Bosingwa poderá evoluir muito e tornar-se de forma destacada o melhor lateral direito do Mundo. Boa oportunidade para o clube e jogador que há que então aproveitar.

Perderíamos então Quaresma que seria substituído por uma configuração táctica diferente e Bosingwa que teria em Fucile um substituto possível.

Desaconselharia a saída dos restantes.

Lucho Gonzalez é um excelente jogador, dos melhores médios do mundo… Mas a verdade é que a transferir-se seria sempre para um clube de dimensão média europeia e nunca para um de top e para isso mais vale manter-se no Porto cada vez mais como uma das maiores bandeiras do clube.

Lisandro está a fazer uma época excepcional mas a verdade é que ainda não tem estatuto na Europa para ir jogar para um clube de top… Além do mais tem o azar de todos os grandes clubes europeus estarem muito bem servidos de pontas de lança.

Bruno Alves poderia ser aquele que poderia sair também mas entre ele e Bosingwa acho que preferia manter Bruno Alves porque acho que ainda lhe faz falta um ano mais no F. C. Porto uma vez que acho que ainda pode evoluir mais e acima de tudo terá a importante missão de um dia ser capitão do F. C. Porto se optar por abraçar este projecto.

.
Em relação a entradas:

Acho que tendo em conta que o F. C. Porto se deve preparar para o tal 4-4-2 losango Jesualdo deve melhorar as opções dos jogadores que tem no meio campo e acima de tudo dotar a equipa de médios mais criativos…Principalmente de um verdadeiro nº 10.

No 4-3-3 é possível jogar com dois 8 com um deles a criar mais como temos visto Lucho fazer…Mas no 4-4-2 losango é necessário um 10 típico com não apenas capacidade de fazer o último passe tal como Lucho mas também capaz de transportar a bola e desiquilibrar no um para um.

Leandro Lima está a ser trabalhado para essa missão? Espero que sim, mas é preciso alguém que ofereça já mais certezas.

Nesta nova configuração há jogadores que devem ser dispensados…Jogadores que provaram não terem qualidade para singrar no plantel do Porto e que é importante dispensar para dar lugar a outros.

Lino, Mariano, Adriano e Farias, pelo menos, deveriam na minha opinião ser dispensados.

Acho que em termos de reforços a política do Porto este ano terá que mudar…Apostar nos jogadores que já jogam na liga portuguesa há algum tempo e que pertencem aos quadros do clube é a solução…Com eles podemos diminuir a folha salarial e ter maior grau de certeza em relação à sua adaptação ao clube.

Pitbull pode muito bem fazer dupla com Lisandro no tal 4-4-2 e ainda oferece a alternativa de poder jogar na faixa caso se queira optar pelo plano B do 4-3-3.

Bruno Gama é para mim dos melhores nº 10 que o futebol português fabricou nos últimos anos e desde que chegou a profissional anda a ser sacrificado nas alas infelizmente para ele e para o futebol português que desde Rui Costa está órfão nessa posição. Acho que o Bruno cabe neste plantel. Pode ser uma opção credível como 10 e ainda jogar pelas faixas. Oferece a tal capacidade de transportar a bola, o um para um e criatividade no meio campo ofensivo.

Acho que Alan está a fazer uma boa época mas não o vejo com lugar no Porto…Hélder Barbosa, Tarik, Pitbull, Bruno Gama e ainda um possível reforço são já demasiados jogadores para as alas numa equipa que deve apostar mais vezes no 4-4-2 losango.

Paulo Machado seria uma opção interessante. Não está a realizar uma grande época mas com esta configuração com 4 médios no meio do terreno abre-se espaço a mais opções no banco.

Fundamental a meu ver seria promover o regresso de Ibson e pelos vistos isso é algo que ainda não está muito seguro.

Ibson viu-se tapado no F. C. Porto por um sistema táctico que não o beneficiava e que o colocava a lutar por um lugar com Lucho. Agora tudo mudou. Eles poderão jogar juntos nesse 4-4-2. Ou com Lucho no vértice do losango, ou com Ibson ou com um a jogar pelo lado esquerdo e outro pelo lado direito.

E mesmo que não joguem sempre juntos o Porto estaria envolvido em várias frentes e a rotatividade que se terá que fazer dará minutos a todos.

Bem sei que Ibson saiu desentendido com Jesualdo. Mas será muito importante que o mestre Jesualdo para o bem do clube e do seu projecto para a próxima época saiba ultrapassar essas divergências e recuperar um jogador que poderá ser muito importante para o F. C. Porto da próxima época e até mesmo para as próximas, acautelando desde já uma possível saída do Lucho.

Com esta opção pelos jogadores já nos quadros do clube poderíamos abandonar de vez a política de contentor…Trazer 8 jogadores por época do mercado sul-americano. Muitas vezes jogadores de qualidade bastante duvidosa e que parecem ser mais negócios para empresário encher os bolsos do que para fortalecer o clube… Depois andamos a paga-los durante anos em empréstimos infindáveis a clubes de 3ª categoria…

Para ser diferente por uma vez gostaria de ver o clube a concentrar o dinheiro para aquisições em 2 ou 3 jogadores de qualidade inegável que cheguem ao clube para serem titulares e não para ver no que dá como de costume…

2 ou 3 jogadores de categoria internacional capazes de dar aquele upgrade necessário para nos aproximarmos mais aos clubes de top da Europa do futebol.

Eu concentraria então as verbas disponíveis para aquisições num lateral esquerdo, num nº 10 e num ponta de lança.

O resto das aquisições seriam jogadores que já pertencem ao clube: Bruno Gama, Ibson, Pitbull, Paulo Machado e um ou outro que se possam destacar na pré temporada.

Manteríamos uma estrutura campeã ao gosto de Jesualdo e projectaríamos essa estrutura numa nova configuração táctica para a qual buscaríamos reforços para a solidificar. Apenas gastaríamos dinheiro em 3 jogadores, mas seriam 3 reforços que teriam de ser de qualidade inegável capazes de assumir a titularidade.

O restante elenco seria composto por jogadores que já conhecem o clube e que não necessitariam de grande tempo para se adaptarem.

Já agora deixo o meu grande desejo para o plantel de 2008…Sei que o Deco anda a passar uma fase conturbada da sua vida e já não o vejo com a mesma humildade e simplicidade que o via nos tempos em que jogava no Porto… Sei inclusive que o Atlético de Madrid tentará contrata-lo ao Barcelona e que na Catalunha até vêm com bons olhos a saída do Deco…Acho que o mágico precisa de voltar a casa para recuperar aquele brilho que perdeu…Porque não tentar promover esse regresso…? Para ir jogar para o Atlético mais vale voltar ao seu clube do coração e ainda lutar por títulos importantes antes de terminar a carreira.

Imaginem só um meio campo com Lucho e Deco…Seria dos melhores que o clube já viu.

Fica aqui a minha visão do que deve ser o F. C. Porto do próximo ano e o meu desejo secreto que agora partilhei com todos os meus amigos do portistas de bancada.

E vocês? Que Porto desejam para atacar o tetra?

32 comentários:

  1. Concordo com a saida do Quaresma.
    Discordo com a saida do Farias. Lembro-me dele de quando tinha tempo para acompanhar o River Plate, e dos jogos que vi dele no Porto pude ver que alguns dos pormenores ainda la estao, mas lembrem-se do Lisandro que tambem se demorou a adaptar. Alias qualquer ponta de lance teria dificuldade a adaptar-se a uma equipa com o Quaresma, ninguem sabe o que vai sair dali o que torna dificil coordenar as movimentacoes.
    Esqueceste-te do jogador mais inteligente e quica mais importante do plantel do Porto, o Paulo Assuncao. E necessario mante-lo no plantel mas nao me surpreenderia que houvesse muitos pretendentes ja alinhados.

    ResponderEliminar
  2. Embora ainda tenhamos um título e a Taça para conquistar, acredito que os responsáveis do meu clube já estão a tratar do plantel da próxima época, conforme disse o Presidente.

    Por partes: Quaresma poderá ser inevitável a sua saída, pelas razões que muito bem apresentaste. A sua motivação já não é muita, mais um ano aqui tudo se poderia complicar, vamos esperar um bom Europeu e depois esperar que façam uma boa proposta por ele.

    Quanto ao Bosingwa, acho que vai ser das transferências mais caras desta época, pelo menos 30 €, é um jogador muito importante na equipa, já me garantiram quem será o sue substituto, sinceramente torço um bocadinho o nariz se se confirmar esse nome,mas quem sabe se esse jogador poderia brilhar, o que seria mais uma lição para os nossos rivais. No entanto, Fucile dará bem conta do recado, mas apenas vejo Lucho como mais valioso do que Bosingwa, e ainda por cima em ano de Europeu.

    Lisandro e Bruno Alves não acredito que irão sair, quanto ao Lucho...bem, de todos os jogadores do plantel do FCP preferia que o Lucho ficasse, é dos melhores jogadores de sempre que passou pelo FCP, espero bem que fique mais um ano, se não for possível é com muita tristeza que o vejo partir mas se for para melhor então paciência.

    Entradas: um defesa esquerdo em condições e para ver se uma vez por todas acertamos, um nº 10 ( não acho que o Bruno Gama seja nº 10 mas sim extremo ), o regresso de Pitbull ( quem sabe se não daria um bom nº 10), Ibson ( ele não teve um desentendimento com o Jesualdo, mas sim o pai dele é que falou, recordamos que o pai disse que o Ibson até gostava do Jesualdo como treinador ),o ano passado queria que Paulo Machado ficasse no plantel, este ano já torço um bocadinho o nariz, ele não está a fazer uma boa época mas aí já deixo ao critério do treinador que saberá ver o que é melhor para o clube e para o jogador. Acho que Paulo Machado é um grande jogador, este sim a jogar com nº 10 poderá ser uma opção interessante mas...será que ele evoluiu ? A pré-época dele responderá.

    Por mim, Adriano e Farias ficavam a não ser que o FCP tirasse da cartola um ponta de lança de categoria internacional, nesse caso Adriano poderia sair.Alan penso que até poderá caber no plantel, ele até tem jogado às vezes a nº 10 no Vitória.

    Ainda é muito cedo para nós pensarmos no plantel da próxima época, e quando eu digo "nós" digo " nós adeptos", porque ainda especulamos muito, ainda estamos na fase do " ouvi dizer que este vinha e aquele sai",acredito e confio nas pessoas que lideram o nosso clube e que o têm liderado com categoria.

    Quanto ao Deco, isso seria um sonho, mas pelos vícios que ele tem não sei, prefiro continuar a ter uma boa imagem dele do que ele chegar aqui e deixar uma imagem negativa e todos sabemos que a imagem que fica é a última e não quero ser injusto para um jogador que nos deu muito.

    ResponderEliminar
  3. concordo em grande parte com a tua apreciação.
    Quaresma deve sair, quer pelo retorno financeiro que trará a o clube quer pelo facto de poder vir a ser um foco de destabilização na próxima época pelos factores que já referiste.
    A acompanha-lo apostava em Bosingwa pelas mesmas razões que referiste.

    discordo da dispensa de Farias, no entanto Lino e Alan já não tem lugar no plantel.

    Devemos pensar num defesa central. Por 2 razões, substituir o Pedro Emanuel e posicionar-se como lider da defesa portista já a pensar na venda de Bruno ALves a suceder em 2009 ou 2010.

    Não devemos esquecer que estamos em ano em ano de Euro e que uma possível titilaridade de Bruno Alves pode fazer elevar a sua cotação no mercado.

    Prioridades TOP são Lucho, Lisandro e Assunção. Era muito importante mante-los no plantel

    Por último, Deco.
    O seu regresso é um sonho para todos nós mas a regressar que seja com o mesmo Deco que vimos sair daqui para o Barça

    ResponderEliminar
  4. Não acredito que saindo o Bosingwa, venha o Joao Pereira para o FCP. O nosso clube não consegue negociar com o Salvador, pois esse só faz saldos com o sócio do benfas.

    Quanto ao Lucho, devo dizer, que era um dos jogadores vendáveis, para mim, na epoca passada. Obviamente a minha opinião mudou radicalmente. É para ficar, e se a ele se poder juntar o grande Deco, excelente. O Ibson deveria regressar. Continuo com duvidas sobre o Bolati e penso que o Kaz era de vender para a Alemanha. O Leandro era para emprestar.

    Penso que a maior aposta do FCP deveria ser para defesa esquerdo por diversas razões:
    1. Se o bosingwa sair era importante manter qualidade ofensiva nos laterais e na direita do meio-campo temos o lucho.
    2. Se Quaresma sair, e a tatica mudar para 4-4-2, o Lucho pode dar profundidade À direita do losango, e na esquerda? Lino? UUUrrr...
    3. Para quando um jogador capaz de marcar livres directos? Era uma optima oportunidade.

    Se for para partir para o 4-4-2 o Adriano é vendável. Até porque o JF não aprecia o seu futebole é pena andar perdido pelo Olival. O Pitbull podia ajudar o Lisandro. E ainda há o Farias, Tarik e Renteria.

    Não aprecio o futebol do Rolando. A vir para o FCP é para ter o mesmo papel do Joao Paulo.

    Alan não tem valor técnico para jogar no FCP (preferia o Sougou). Bruno Gama tb ainda não. Machado é o único dos jovens que talvez possa fazer parte do Plantel. E há que emprestar o CAstro para o muido rodar e não passar a epoca sem jogar, visto que o JF não aposta, nunca, nos jovens.

    Contratações ou regressos(o que tb depende das saídas):

    Stoikovic (que tal trocar com o B.Vale?)
    Joao Pereira
    DF estrangeiro (o Antunes não poderia, para já, ser titular).
    Ibson
    nº10 ??(só se valer a pena e for para jogar em 4-4-2. o Lucho pode bem fazer este papel, e de forma bilhante, mas Deco+Lucho!!!)
    Pitbull
    Renteria??

    Vender, emprestar ou dispensar:

    Postiga
    Helton?
    Lino
    Kaz
    Castro
    Cech?
    Mariano?
    Edgar

    Deixem-me reafirmar: alguém para marcar golos de livre directo, por favor!!

    P.S.- Continuo à espera de ver esta época o Ventura a brilhar na nossa baliza como na época passada na fase final dos juniores, nomeadamente contra o SCP, a dar-nos o campeonato. Acredito que este é a promessa do Will Coort e a sua finalidade no FCP!

    ResponderEliminar
  5. Cuidado !!

    vejam la se nao engolem os sapos ainda este ano !!

    ResponderEliminar
  6. Urgente -> Renovar com Assunção

    Depois fazer regressar Renteria e Pitbull.

    E chega, a partir daí qualquer reforço só dependendo das saídas. (A de Quaresma sendo certa, e não discordo da de Bosingwa).

    Dar oportunidade aos jovens como Vieirinha ou Paulo machado.

    Gosto muito de Ibson, mas pelo vistos Jesualdo não, e nesses modos não sei se vale a pena fazê-lo regressar.

    É preciso definir Leandro Lima. Ou fica e pega de estaca, ou vai embora e se aposta noutro puto de 17 anos (mesmo).

    Lembram-se das contratações e das birras de Adriaanse? Vejam onde andam os jogadores por ele recomendados. O Porto não falhado no mercado sul-americano, parece ter bons olheiros. Já no europeu...

    ResponderEliminar
  7. pedro, é mesmo do João Pereira que já me falaram ser o substituto do Bosingwa, e até já me falaram à algum tempo como facto garantido. Não sei até que ponto ele será uma boa opção mas...quem sabe se até poderia aí estar um bom jogador. Eu até preferia o Andrézinho do Vitória de Guimarães. Outro nome, mas esse eu via com bons olhos, é o Geromel.

    ResponderEliminar
  8. Dispenava: Helton (falha sempre quando não deve); Adriano, Lino,Cech, Kaz... (muito fracos para o FCP);
    Indespensaveis : Lucho, Lisandro, P. Assunção, Bosingwa, B. Alves

    Regressados: P. Machado, Ibson, B. Gama, Nuno Coelho, Renteria..

    Meio campo de sonho: Lucho-Assunção-Riquelme

    ResponderEliminar
  9. bem para começar algo que estranho sempre é quando dizem que a táctica preferida do Jesualdo é o 4x4x2 até pode ser mas o certo é que é em 4x3x3 que ele se tem afirmado como treinador.


    Quanto ao plantel a sair penso também acho que deve ser o quaresma e penso que a maior razão dele sair deve ser pelo facto do tempo dele ter acabado no porto e não tanto pela questão financeira dado que vendemos muito na epoca passada. Penso que o ano passado o Porto conseguiu um valor record pelo Pepe porque antes tinha vendido anderson por uma venda tambem ela record, conseguindo por isso inflacionar o seu passe. assim sendo se conseguir vender quaresma bem e surguir depois alguma proposta absurda por um outro jogador acho que é de aproveitar e canalizar esse dinheiro para abater o passivo.

    Quanto á equipa espero que o porto continue a apostar no 4x3x3, e acho que o fcp se deve reforçar com Ibson, Pittbul um defesa esquerdo (nao um lateral tem que ser um defesa a imagem do que foi Nuno valente seguro a defender quer na area quer na faixa)e testar renteria e Gama como opçoes para extremo se nao derem garantias contratar mais um extremo. Acho que ha um bom lateral direito neste campeonato que é o janicio do setubal que acho que tem qualidade para se impor no porto e devera ser barato.


    Plantel

    Helton, Nuno Ventura

    Bosingwa (fucile), Emanuel (joao paulo), B.Alves (step.), DE (cech)

    Assunçao (bollati)

    Lucho (ibson) Meireles (machado)

    tarik(Renteria??? Gama???) lisandro(Farias,edgar) pittbull(Barbosa)

    ResponderEliminar
  10. Edit. esquecime de dizer que acho que o Porto deve tentar apostar em jogadores fortes fisicamente é notorio quando se joga na champions a diferença de estatura e força entre o porto e as melhores equipas europeias, acho que esta na altura de apostar em jogadores africanos.

    ResponderEliminar
  11. Acho que é necessário um bom defesa esquerdo, um nº 10, um avançado alto, forte e bom rematador e alguem bom nas bolas paradas.
    Essa sugestão do Riquelme agradava-me.Mas deve ser caro...
    Também concordo que a contratar devem ser poucos mas bons - e digo eu, europeus - rentabilizando a prata da casa: Machado, Ibson, Pitbul... emprestar Leandro e Castro.
    Saídas, dispensar quem não tem espaço ( Lino, Mariano, Kaz, Postiga ... não incluo Farias, a rever, nem Adriano pois gosto dele e não esqueço que nos " deu " dois campeonatos) e dos notáveis via com bons olhos a saída do Quaresma.O Bosingwa, só se tiver que ser...
    João Pereira??? Não gosto muito...

    ResponderEliminar
  12. Empréstimos : Ventura,,Sonkaya(digo emprestimo porque ningume o compra), Kaz, Leandro Lima, Edgar, Fernando, Castro, Helder Barbosa, Rabiola, Rui Pedro, Luis Aguiar, Vieirinha !!!

    Saídas : Quaresma (35M€ no mínimo), Mariano (não exercer direito de opção), Alan, Bruno Morais, Lino, Postiga,Renteria !!!

    Regressos : Ibson (obvio), Bruno Gama(extremo e não nº10), Paulo Machado(remata forte bom nos livres e homem da casa), Pitbull !!!

    Não sair por favor: Lucho , Assunção, Lisandro, Bruno ALves(novo JC), Helton e Bosingwa(não concordo em vender este jogador) ...

    Contratações: Desmarets(pode ser o DE que nos falta e faz muitas posições de meio campo) .. E concentrar a estante verba, não para trazer 10 jogadores sul americanos sem provas dadas, mas sim para tentar trazer Riquelme ou o Deco !!!!

    Casos a rever consoante ofertas : Adriano , Cheh, Fucile (naõ aprecio nada este jogador, bom substituto do Bosingwa ?!?!?! ) e Farias !!!!

    João Pereira ?!?!?!?! Não please !!!
    Rolando ?!?! Não sei preferia o Sereno !!!

    ResponderEliminar
  13. Contratar riquelme seria abdicar do estilo de jogo do Porto que tão bons frutos tem dado e que preveligia as transições rápidas, não acredito que esse jogador seja sequer considerado pela SAD.

    ResponderEliminar
  14. abdicar do estilo de jogo !?.. nao vejo onde, para mim o Riquelme e o Lucho até os acho parecidos na forma de jogar..

    ResponderEliminar
  15. volto a dizer o que já disse há meses!!!! deixem jogar os garotos! venham já o bruno gama, paulo machado, vieirinha e helder barbosa (que já catá!)...

    digam-me se não deviamos contratar já o irmão do maniche... o rapaz é lateral esquerdo... e é o que precisamos para a nova época.

    quanto ao resto regressos e nada de contratações... a não ser para ir buscar o huntelaar... ou um ponta de lança do género, isto é, novo e com provas dadas!

    ResponderEliminar
  16. Dsde já o meu agradecimento ao Zirtaev pela ajuda na imagem do texto com excelentes fotos.
    No texto não deixei bem claro o porquê da dispensa de alguns...
    Farías,Adriano e até Alan são jogadores que podem perfeitamente caber no plantel...A diferença é que não são uma mais valia....pouco ou nada acrescentam e o Porto precisa de uma vez por todas de ter jogadores no banco que sejam efectivas mais valias...Não há muito tempo o nosso banco era com:Pepe,Bosingwa,Mccarthy,Carlos Alberto etc...
    Para que se exija do Jesualdo mais na Champions é preciso dar-lhe um plantel mais forte...Não apenas no onze que já é forte mas principalmente nas alternativas a ter no banco para mudar o jogo...
    E Mariano,Kaz,Bollati,Lino,Adriano e Farías pouco ou nadam mudam...
    Adriano e Farías sã jogadores para equipas médias e não pra uma equipa de top como o Porto...O que não significam que num jogou ou noutro não possam ser uteis...mas sempre com adversários de menor valia...
    Prefiro menos pontas de lança e que se contrate um que seja um avançado de categoria internacional como o fizemos com Mccarthy e depois com Luis Fabiano(infelizmente com este não tivemos paciência para o deixar adaptar).
    .
    Paulo Assunção é fundamental neste Porto...Não o referi nos que não devem saír porque só me referia aos 5 que tem grande valor no mercado...Assunção joga muito mas o seu valor de mercado é bem menor pela sua idade.
    Em relação a empréstimos acho que o Porto deve emprestar o Leandro Lima e o Castro se eles não contarem para jogar...
    Tenho pena em relação ao Castro...Posso ser suspeito uma vez que somos vizinhos e crescemos juntos passando várias tardes a jogar á bola...Ele era mais novo que eu e os meus amigos mas já jogava connosco sem medo e já demonstrava um remate muito forte e um ritmo frenetico a jogar...
    Gostava de ver o Castro ter sérias oportunidades...Se estivesse no Sporting não tenho dúvidas que já sería um Adrien Silva...
    .
    Sobre o Riquelme,eu já o quería quando eel era possível...Antes de ir para a Argentina o Roman estava encostado no Villareal e o "submarino amarelo" quería vende-lo a todo o custo mas nenhum grande clube se chegou á frente...Atletico ameaçou mas depois mudou de ideias...
    Aí o Porto podería ter avançado mas não avançou e ele regressou para o seu amado Boca e pelos vistos pretende acabar lá a carreira...Uma pena,é um dos melhores 10 do mundo...
    O que o afastou de vários clubes foi a fama de ser algo indisciplinado e ter tiques de vedeta e acho que isso no Porto não encaixaría muito bem....Em termos técnicos é óbvio que encaixaría na perfeição num 4-4-2 losango com Lucho nas costas,sería um meio campo de sonho.Mas acho que só o veremos na selecção argentina infelizmente...
    .
    .
    Sobre os reforços que por aqui se foram falando...João Pereira?Como jogador nem me aquece nem me arrefece...como pessoa não suporto...Não me esqueço das inúmeras polémicas em que se envolveu e nas bocas despropositadas que já disparou para vários lados...Assim como o vergonhoso gesto que teve numa meia final quando fez expulsar Hugo Viana simulando ter sido agredido quando o Hugo Viana nem sequer lhe tinha tocado...
    Isso e aquela postura dele muito conflituosa....Não tem estofo para o Porto...
    Prefiro o Fucile para lateral direito.
    Como referi no post,acho que o dinheiro deverá ser canalizado para a contratação de 3 grandes jogadores,3 que venham para ser titulares e não para ver no que dá.
    Lateral esquerdo,nº 10 e ponta de lança.
    O restante sería ocupado por regressos de emprestados como já referi...
    Considero também a hipotese de começar a procurar um guarda redes uma vez que Helton tem sido de luas e Nuno já está em final de carreira.

    ResponderEliminar
  17. Para o ataque ao tetra o FCPorto não precisa muito mais do que tem agora, o problema é a champions. Ir só até aos oitavos de final é muito pouco para as nossas aspirações.

    A vender sem dúvida que seria o Quaresma, vamos ver é se alguém está disposto a dar 40 milhões para ele, seria a transferência mais cara do clube e de Portugal. Gostava que o FCPorto investisse o no ataque a Champions, com um jogador com as caracteristicas do Anderson, um bom defesa esquerdo pois Fucile e o Cech não oferecem muitas garantias e um bom finalizador.


    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. A minha ideia é exactamente igual à do R. Costa. A vender, este ano, era o Quaresma (como li algures, o ciclo dele no FCP já acabou...) e o Bosingwa. O nosso lado direito ia sofrer, concordo, mas parece-me que temos alternativas para essas saidas...
    Agora, falarem-me de Alan, Joao Pereira e outros cepos, desculpem, mas nao é aceitavel...
    De resto, também sono com o FCP com Deco, Meireles, Assunção e Lucho... à frente deles Lisandro e a acompanha-lo o tal reforço que nos faz falta...
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  19. Penso que o FCP não deve alterar a sua táctica para 4-4-2, pois o 4-3-3 tem sido a base de trabalho de Jesualdo Ferreira nos últimos anos dois anos, base essa que lhe vai proporcionar dois campeonatos e em equipa que ganha não se deve mexer.
    Quanto à venda de Quaresma concordo contigo quando dizes que é praticamente um dado adquirido, por todas as razões que apontas, mas principalmente pela necessidade de realização de mais valias financeiras para o clube.
    Quanto à constituição do plantel da próxima época penso que é imprescindível manter a espinha dorsal da equipa: Helton, Bruno Alves, Bosingwa, Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho e Lisandro.
    O FCP não deve cometer o erro de contratar um monte de "reforços", quando pode muito bem contratar apenas 2 ou 3 jogadores, mas que sejam de qualidade indiscutível, capazes de entrar na equipa titular.
    Se na próxima época queremos ir mais longe na Champions temos que ter um plantel com um nível médio mais elevado que o actual, temos que ter um banco com qualidade, de forma a poder fazer a rotatividade do plantel sem sobressaltos de resultados e de exibições.
    Quanto a reforços e tendo por base o 4-3-3, o Porto deve reforçar-se com um defesa esquerdo, um médio centro(8/10) e um extremo.

    Saídas/Vendas: Quaresma, Helder Postiga, Lino, Kaz, Adriano, Alan, Cech, Bruno Moraes, Diogo Valente, Mariano Gonzalez(não
    accionar clausula de opção)

    Regressos: Ibson, Bruno Gama, Fernando, Pitbull, Renteria.

    Dúvidas: Paulo Machado, Vieirinha, Bolatti

    Empréstimos: Rui Pedro, Edgar, Leandro Lima, Castro, Rabiola.

    Compras: Deco, Janício, Rodrigo Alvim.

    ResponderEliminar
  20. Apesar de achar que a venda do bosingwa será mt provável (com mt pena minha) não acho que o fucile seja o jogador certo para o seu lugar, nem de longe sequer, apesar de ser um jogador que aprecio!
    acho que o porto precisa então de comprar um bom defesa direito, um esquerdo, trazer o ibson e comprar um GRANDE 10 (riquelme ou deco) e um grande ponta de lança para jogar com lisandro.

    de resto apostar nos jogadores da casa, acho que nisto estamos todos de acordo, já vi mts e boas opções quer no post quer em comentários como pitbull, gama, paulo machado entre outros.

    quanto a dispensas, nem vale a pena falar eles são tantos fruto do método contentor eheh

    acho msm que o porto tem de mudar esta política de contratações, está visto que para consumo interno pouco é preciso, somos de longe os melhores, mas o porto precisa de muito mais..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. "Luis Fabiano(infelizmente com este não tivemos paciência para o deixar adaptar)."

    Como nao se teve com o Bruno Alves, Pepe, Raul Meireles e Lisandro que por vontade de muitos nao tinham ficado.

    Como nao se esta a ter agora tanto com o Farias como com o Mariano Goncalves.

    Eu manteria estes dois jogadores no plantel, gostei do que ja vi deles, teem boa leitura de jogo e tentam sempre jogar para a equipa.
    Acho que ambos beneficiariam com a saida do Quaresma, o Mariano teria mais oportunidades para jogar e o Farias poderia finalmente jogar com alas menos egoistas.

    ResponderEliminar
  23. Português jornalístico na "Abola":

    " O jogo esteve empatado 0-0 até aos 88 minutos, altura em que o Sp. Braga, que se apresentou com grande parte da equipa principal, beneficiou de um libré à entrada da área do FC Porto."

    Libré? Mas o que é um libré?

    ResponderEliminar
  24. Quaresma e Bosingwa vao sair.Discordo por dispensa de farias, porque em 4-4-2 ele e o Lisandro aiaiaiai...Aproveitar o que está emprestado e ir buscar o Deco, nao ha nada que saber.Mais Geromel( dar dinheiros, mais alan´s etc)e um defesa esquerdo decente( sem ser Leo)

    11

    Helton
    Fucile
    Bruno Alves
    Geromel
    DEf esquerdo decente
    Assunçao
    Meireles
    Lucho
    Deco
    Lisandro
    Farias ....que 11, 4-4-2

    Venha o Tetra!!!!

    ResponderEliminar
  25. Essa do libré é fantastica Pedro.

    Alias vem na onda do que temos andado a dizer sobre a qualidade do portugues que se escreve nesses pasquins anti-Porto.

    Acho que se estao a atirar muitos nomes sem nexo. Por amor de Deus, Joao Pereira? Mas algum dia o FCPorto contratava esse jogador? Vamos ser realistas e sérios.

    Se o Quaresma sair, o Bosingwa nao pode sair esta época. Acho que isto nao tem discussao nenhuma. So um Presidente à beira da loucura iria destruir uma ala por completo.
    Bosingwa é o jogador mais cobiçado do Porto neste momento. Até pelo seu valor. Esta avaliado em menos dinheiro que o Quaresma. Com a qualidade que tem, torna-se alvo preferencial.

    O Pitbull e outros ingressam na pré-época. Nao quer dizer que fiquem no plantel.
    Ha muitos emprestados que assim irao permanecer. Isto evita que sigam para rivais.

    Dependendo do(s) sistema(s) a utilizar na proxima época assim serao as contrataçoes. Precisam-se médios explosivos e de conduçao de bola, um ponta de lança de calibre e estatura para jogar na Europa (uma vez que o Lisandro pode jogar em 442 e continua a finalizar e a trabalhar para a equipa na sua zona do terreno predilecta) e um jogador para reforçar as alas.

    Bolatti e Farias na minha opiniao devem continuar. Devem ter oportunidades e nao jogar aos 10 minutos como aconteceu com o Bolatti. Os jogadores evoluem com jogos e parece-me que o Bolatti é um bom jogador. O Ibson tem de regressar para ser titular. Sempre foi o médio mais completo do Porto.

    Quanto ao resto, tudo dependera de quem sai.

    Nao vamos começar ja a cruxificar jogadores para a proxima época quando ainda esta nao acabou.

    Ainda vem ai um Europeu e tudo pode depender muito do rendimento de determinados jogadores nessa competiçao. Acho que é muito cedo para se fazer tanta suposiçao.
    A direcçao tera as coisas alinhavadas, mas nos nao estamos ao corrente. De nada serve andar a atirar nomes para o ar.

    Quanto à pergunta do Ricardo.
    Olha, gostava de ver um Porto mais de conduçao de bola e preenchimento de espaços no meio campo adversario. Nao uma equipa apenas de transiçoes, num futebol que desgasta o meio campo em meia hora. Esse desgaste foi escondido pelo talento do Quaresma nos primeiros jogos da época, pelo incansavel trabalho do Paulo Assunçao e a raça, determinaçao e quilometros corridos pelo Lisandro (e ja agora o talento).

    Gostava de um Porto que jogasse mais curto, com linhas mais proximas. Fomos uma equipa perigosa em contra-ataque apoiado. A inclusao do Pedro Emanuel (que grande época do capitao), também nao permitiu uma defesa mais subida.

    ResponderEliminar
  26. Não me parece ser esta a altura própria para falar destas questões de entradas ou saídas de jogadores...Nada está ainda conquistado e temos que contribuir para o equilíbrio do grupo...Mais umas semanas e então sim discutamos o plantel e a sua composição!...Gostei de ver referido o Bruno Gama que gostei bastante de ver jogar a médio no Setúbal num determinado jogo e disseram na altura em que o destaquei ser já do Braga...Se colocam a possibilidade de ele voltar presumo que ainda faz parte dos nossos quadros. Ainda bem.Um abraço à bancada!

    ResponderEliminar
  27. Sobre a questão do 4-3-3 ou 4-4-2 parece-me que se instituiu no Porto o 4-3-3 como sistema preferencial e penso que a nível das camadas jovens é o sistema adoptado.Quanto aos possíveis reforços que vi referidos é claro que estão dependentes das saídas.Não me parece correcto dispensar Adriano e Farias,ainda por cima os dois.Quanto a Deco penso que é uma miragem.Deco tem um ordenado astronómico e está muito longe do rendimento que já atingiu.Tem 31 anos e muitas épocas a jogar nos limites.Apesar da admiração que todos temos por ele penso que seria um erro tentar o seu regresso.Quanto aos emprestados B.Gama parece-me ser o que mais tem evoluído apesar de nem sempre ter sido titular .Tem classe, ganhou envergadura física e poderá ser uma excelente opção para uma das alas.Deve ser dada uma oportunidade,no estágio a Pitbull e talvez a Alan e Renteria.
    Relativamente a jogadores de outros clubes parece-me que Geromel seria uma boa opção.

    ResponderEliminar
  28. "Acho que ambos beneficiariam com a saida do Quaresma, o Mariano teria mais oportunidades para jogar e o Farias poderia finalmente jogar com alas menos egoistas."

    o mariano teria mais oportunidades para jogar!?!?!?!? o unico gajo que deve ter jogado em todos os jogos para alem do helton, deveria ter mais oportunidades!?!? por amor de Deus! mais oportunidades a cepos nao!

    ResponderEliminar
  29. Não quero ser má pessoa, mas já pensaram que o real substituto do zé pode muito bem ser o janicio do vitoria?! sao semelhantes, correm muito, tem força, e acho até que o janicio corre melhor. A vertente tactica aprende no porto! Alem disso o janicio só ganhou uma taça de portugal e ve.se grego para receber ao fim do mes. é a contratação ideal! eu comprava

    ResponderEliminar
  30. Reafirmo a minha opinião de dispensar o Farías,o Adriano e o mariano.
    Farías tal como Adriano são para mim jogadores que podemperfeitamente compor o plantel do Porto mas que não são mais valias,são jogadores comuns capazes de ser uteis em jogos da liga nacional com adversários fracos mas não são nenhum acrescento á qualidade da equipa na Champions.
    São os chamados jogadores que não aquecem nem arrefecem...e perdoem-me se eu acho que um jogador que vale 4 milhões de euros tem que ser mais do que isso...
    Adriano no Cruzeiro de Belo Horizonte era suplente...Voltou a Portugal e conseguiu ter algum fulgor no Porto num esquema em que era superiormente servido por Quaresma e Lisandro...
    Li coisas incríveis como a do Farías marcar poucos golos porque tem extremos egoístas...O Farías tem poucos golos porque é algo trapalhão...E os golos que tem por acaso foram na maior parte assistências primorosas dos extremos nomeadamente do Quaresma.
    Chamar de egoísta aquele que nos últimos 2 anos foi o rei das assistência do campeonato parece-me desadequado...
    O que eu quero dizer é que Adriano e Farías podíam ficar pa encher o plantel...Mas se queremos contratar um verdadeiro ponta de lança de craveira internacional para jogar na Champions junto do Lisandro mais vale reduzir o nº de pontas de lança no plantel e apostar num que valha mesmo a pena,que seja o acrescento de qualidade que falta á equipa...
    Faría e Adriano são muito parecidos,pontas de lança com muito pouca mobilidade,de último toque e que jogam melhor num sistema que dê previlégio ao jogo pelas faixas e cruzamentos para a área...
    Se evoluirmos para o 4-4-2 losango convém ter avançados com outras características ou pelo menos mais completos e com mais capacidade do ponto de vista técnico que Farías e Adriano claramente não têm...
    Vejo mais em Pitbull uma opçao para jogar com Lisandro do que propriamente Farías ou Adriano.
    E mesmo Pitbull vejo-o como uma opção no banco e não como um titular.
    O Porto precisa definitivamente de um ponta de lança de nível mundial como teve há anos atrás com Mccarthy e anos antes com Jardel.
    Alguém que seja o complemento ideal para Lisandro e que imponha respeito não em Portugal que isso é fácil mas na grande Europa do futebol.
    Farías e Adriano para ganhar a liga portuguesa chegam e sobram...Mas o Porto tem que ambicionar mais e jogar com Adriano ou Farías na Champions é jogar com menos um na maior parte das vezes.
    .
    .
    Quanto ao Mariano acho de péssima gestão accionar uma cláusula para manter um jogador que esta época raramente conseguiu ser titular e foram mais os jogos deprimentes que efectuou que jogos a titular...
    Uma coisa é se nada tivessemos que pagar para mantê-lo e aí sim podíamos continuar a observa-lo com calma e dar-lhe mais oportunidades(se bem que acho que já lhe foram dadas oportunidades a mais quando jogadores como Helder Barbosa ou Vieirinha tiveram tão poucas quando comparados a Mariano...).
    Ter que pagar para ficar com um jogador que nunca se impôs a titular e não é visto sequer como uma promessa para o futuro parece-me um mau acto de gestão.
    Os empréstimos servem para isso mesmo...para ver se um jogador tem qualidade para jogar num clube ou não e claramente Mariano foi reprovado neste teste.
    Ainda para mais se o Porto passar para o 4-4-2 os extremos terão menos oportunidades para jogar e mesmo quando necessitemos deles ainda teremos: Tarik,Helder Barbosa,Pitbull e Bruno Gama.Mariano sería um peso morto no plantel e previsivelmente mais um daqueles jogadores que acabaría emprestado a equipas de 2ª linha até final do contrato e com o clube sempre a pagar...
    .
    .
    Há que racionalizar custos.Ficar só com quem é importante para o projecto,não gastar dinheiro por gastar,apostar nos jogadores que ja fazem parte dos quadros do clube e investir o dinheiro para contratações em apenas 2 ou 3 jogadores de reconhecida qualidade que entrem para ser uma efectiva e clara mais valia para uma estrutura campeã.
    Por isso prefiro ver saír:Lino,Farías,Adriano,Mariano entre outros para que se abra espaço no plantel para o regresso de jogadores emprestados de melhor qualidade e para 2 ou 3 reforços a sério e não apenas mais um contentor de 10 jogadores á espera que saia um bom e depois andemos a pagar os outros 9 durante anos sem que eles sequer contribuam com o seu futebol para o clube...
    .
    .
    .
    Sobre a comparação que fizeram com o exemplo que dei do Luis Fabiano...
    Não o posso comparar ao Mariano nem ao Farías por vários motivos...
    H´+a que conhecer o trajecto dos jogadores e quem os contrata deve estar bem documentado do que são ou não capazes de fazer e do que podem valer no futuro...
    Luís Fabiano chegou ao F. C. Porto como o melhor avançado do campeonato brasileiro desse ano...Jogava numa super equipa do S. Paulo que tinha por exemplo Káká,marcava golos de todas as maneiras e feitios no Brasile era já internacional pela selecção brasileira.
    O Porto por ele apenas teve que pagar cerca de um minhão de euros por parte do passe tratando-se de um jogador com 23 ou 24 anos ainda com muito tempo para se valorizar e ainda com o factor de ser internacional brasileiro que aumentava o valor do seu passe.
    Luís Fabiano chegou numa fase conturbada do clube,com vários treinadores e enfrentou um drama humano incrível que foi o sequestro da sua mãe...Um ano complicadíssimo e em que não fez tantos jogos a titular quanto isso e tinha a concorrência de jogadores como:Derlei e Mccarthy acabados de serem campeões europeus...
    Claramente ele merecia crédito e um ano mais para mostrar o que valia porque quem acompanha futebol brasileiro sabía que ele tal como Diego iriam arrebentar na Europa.era preciso era ter paciência e o investimento até nao tinha sido assim tão grande para estar desesperado em vender-lo...
    Já Farías chegou ao Porto com 27 anos desviado do....Toluca do México...Sim,ele ía jogar no forte campeonato mexicano até ser desviado para o Porto.
    Já não vivia a sua melhor fase no River que fez de tudo para ainda ganhar bom dinheiro com Farías.
    O Porto gastou 4 milhões de euros com o Farías...Com Fabiano gastou 1...Um tinha 23 ou 24 anos,outro tem 27...Um era jogador de selecção brasileira,outro apenas fez um jogo pela Argentina e nunca mais foi chamado...
    Muitas diferenças...E Luís Fabiano passou um ano difícil em termos pessoais e o mesmo não me parece ser desculpa para Farías.
    São por isso casos incomparáveis...Luís Fabiano jogou numa época caótica do Porto,Farías teve oportunidades de jogar num ano em que o Porto dá totais condições para que os jogadores rendam o seu melhor.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  31. Gostaria de acrescentar à lista de jogadores que acho que devem ter uma oportunidade o nome de Fernando,que está emprestado ao Estrela.Não acompanhei com atenção a carreira do Estrela mas dizem-me alguns observadores atentos que é um grande jogador ,um excelente médio que pode fazer muito bem a posição de P.Assunção ,podendo também, dada a sua polivalência, jogar noutras posições como aconteceu na pré temporada quando fez boas exibições a lateral direito.

    ResponderEliminar
  32. Pois.. também já pensei nisso, tal como o Bosingwa era médio e adaptado a lateral deu um enorme jogador, o Fernando também acredito, apesar de ser um pouco mais lento.. mas com treino chega lá..
    Também temos os Nuno coelho's um medio defensivo (devia ser chamado para aprender com o assunção), e um Central, que é chamado com regularidade aos sub-21, devia ser chamado para se ir ambientando á vida no Dragão, porque tem imensa qualidade!!

    ResponderEliminar