13 março 2008

Os três melhores

Quem olhar para a tabela do «Jogador da Bancada» repara que apesar da classe que Lucho Gonzalez oferece ao futebol da equipa e apesar da entrega e de todos os golos de Lisandro Lopez, que foi considerado pelo segundo mês consecutivo o melhor jogador da Liga BWin, prémio do sindicato dos jogadores, o primeiro lugar da tabela é ocupado por um outro jogador que, embora não dê tanto nas vistas em campo é de fulcral importância na manobra da equipa, o seu nome: Paulo Assunção.

O facto de se encontrar em primeiro lugar na tabela para Jogador da Bancada para esta época, revela, antes de mais, que os convidados da bancada e todos os Portistas de Bancada que participam nesta votação sabem reconhecer o valor de jogadores que não marcam golos e que apesar de não darem muito nas vistas são de indiscutível valor. Por outro lado mostra-nos que a opinião dos dois jogadores que ocupam as duas seguintes posições do pódio dessa mesma tabela, Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez, o segundo e terceiro classificados respectivamente, coincide no reconhecimento dado ao número 6 portista, considerando-o até o melhor jogador do campeonato.

Vejamos as opiniões de Lucho e Lisandro sobre Paulo Assunção:

"O Paulo Assunção é um jogador que, por vezes, não tem o reconhecimento que merece, mas todos sabemos que é fundamental para o F.C. Porto. No meu caso, protege-me e permite mover-me em outras zonas do terreno. Além disso, recupera muitas bolas por partida e erra muito poucos passes, pelo que fico muito contente por tê-lo ao nosso lado."
Lucho Gonzalez in fcporto.pt

"Na minha perspectiva, o melhor jogador do campeonaro, neste momento, é o Paulo Assunção, pois tem uma importância impressionante para a equipa, embora o seu trabalho, provavelmente, não seja tão reconhecido como o de outros jogadores. Para mim, é um jogador-chave, que faz o trabalho sujo da equipa, entre aspas. Sem dúvida, é um jogador crucial, o mais importante. Imprescindível não sei, isso tem de dizer o treinador"
Lisandro Lopez in fcporto.pt

Paulo Assunção não jogará na próxima jornada por acumulação dos 5 primeiros cartões amarelos da época, isto apesar da posição que ocupa no terreno, o que poderá também demonstrar a qualidade do seu trabalho em campo, falhando assim o primeiro jogo para os rounds de apuramento do Jogador da Bancada.

Nascido a 25 de Janeiro de 1980, o médio defensivo brasileiro vindo do Nacional, onde era também cobiçado por um clube de Lisboa, tem 28 anos e é um dos únicos jogadores fulcrais da equipa que ainda não renovou o seu contrato que termina já este ano, ficando daqui a alguns meses livre para assinar por quem quiser. Quero acreditar que tudo estará a ser feito no sentido de prolongar o seu contrato. Opiniões favoráveis não faltam, mas principalmente não falta o mais importante, que é a qualidade para representar o FCPorto ao mais alto nível. Estão à espera de quê?

É sempre subjectivo dizer que este é melhor que outro, ainda por cima quando jogam em posições diferentes, mas com o tri a um passo de ser conquistado, de uma coisa eu não tenho dúvidas, o pódio do «Jogador da Bancada» é ocupado neste momento pelos três melhores jogadores da época do FCPorto e lógicamente também do campeonato.

20 comentários:

  1. Cósmico
    JORGE MAIA

    A expulsão de Mariano González no jogo com a Académica de Coimbra, a primeira expulsão de um jogador do FC Porto no campeonato, não roubou aos bicampeões nacionais o título de equipa mais disciplinada da prova. Os portistas viram 40 amarelos até ao momento. Apenas o Guimarães, com 39, tem um registo melhor nesse capítulo, mas em contrapartida os vimaranenses já foram expulsos com vermelhos directos duas vezes, e por acumulação de amarelos uma vez. Até por isso, por ser a equipa mais disciplinada do campeonato, causa alguma estranheza o facto de o primeiro jogador do FC Porto expulso esta temporada ser castigado com dois jogos de suspensão. Afinal, não faltam exemplos recentes de outras expulsões punidas de forma menos severa e até de cotoveladas que passaram completamente impunes perante o crivo da Comissão Disciplinar da Liga. Claro que a CD se pode justificar com os relatórios das equipas de arbitragem, o que nos leva a concluir que Cosme Machado terá descrito o lance que envolveu Mariano e Paulo Sérgio como agressão, ou tentativa de agressão, ignorando, tal como já tinha feito no relvado, o contacto, com o cotovelo, do jogador da Académica com o argentino. Uma descrição que até seria aceitável se Cosme Machado não tivesse, no mesmo jogo, limitado a punição de uma entrada violenta de Lito sobre Lucho González, uma daquelas entradas que colocam em causa a integridade física do adversário, à amostragem de um inofensivo cartão amarelo, demonstrando uma inaceitável flutuação no seu famoso rigor disciplinar. O problema destas flutuações é que acabam sempre por prejudicar alguém. Desta vez, calhou a Mariano.

    Assunção
    Bom negócio

    A renovação de Paulo Assunção, ou melhor, a não renovação de Paulo Assunção tem mantido a nação portista em sobressalto. Assunção é um dos esteios da equipa, é querido pelos companheiros e pelos técnicos e é um valor seguro. Por outro lado, nem mesmo Paulo Assunção pode esperar que o FC Porto ultrapasse os seus limites.

    ResponderEliminar
  2. Vem hoje no Jn algo que poderá a curto prazo deixar-nos a todos nós portistas mais descansados , as afirmações do empresário do Paulo deixam-me mais descansado mas só ficarei totalmente quando se comfirmar mesmo a renovação o que segundo ele poderá acontecer ja para a semana.

    www.fcporto-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Quero começar por felicitar o Rui Moreira, pela espectacular actuaçao no ultimo trio de ataque.
    Os pontos foram todos postos nos "is" com veemencia e muita elevaçao. Muitas verdades foram ditas, como eu nunca tinha ouvido ninguém dize-las na televisao portuguesa. As declaraçoes de Rui Moreira nesse programa sao quase um marco historico.

    E a forma como o seu discurso dominou e "puxou" o debate para onde devia ser "puxado" foi brilhante. Discutiram-se as grandes questoes de fundo que marcam as diferenças abismais entre FCPorto e concorrencia.
    Até gostei de ouvir o Antonio Pedro e sr. Sportinguista, porque mostraram que sabem o que de facto se passa no futebol em Portugal. E admitiram-no em directo e isso é de louvar. (Mas nao nos deixemos adormecer).
    Sob a batuta de Rui Moreira, os média foram ridicularizados. Aquela do Binya ser o Mario Coluna foi demais.

    Quanto ao Pulo Assunçao:
    O Paulo tem uma preponderancia muito grande no futebol da equipa.
    Ele sabe, e todos os companheiros sabem o quao importante ele é e porque razoes é tao importante.

    Tenho a certeza que ira renovar.
    Claro que sabendo como é importante para a equipa, sabendo o quanto se esforça enquanto alguns passeiam, quer mais dinheiro, quer no fundo justiça. Equiparar o ordenado ao seu valor, tendo como termo de comparaçao aquilo que ouros auferem. Isto é perfeitamente normal. E justo.

    Acho que ele quer continuar e também sei que ele sabe qual o limite do FCPorto.

    Quanto às decisoes dos castigos aplicados nas expulsoes, enfim, é tao somente o seguimento da arbitragem pobrezinha que o Cosme fez. Mais uma para nao destoar.
    E palhaçada continua.
    Se nao fosse o FCPorto, o futebol portugues a nivel de clubes estava de rastos.
    Teriamos um equipa a jogar a pré-eliminatoria da Champions e o resto é paisagem. E fazem tudo para nos destruir, dentro do nosso proprio Pais. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Off-topic:

    Benfica
    Aprígio Santos critica Luís Filipe Vieira
    «No melhor pano cai a nódoa» e «há muita gente que fala mas devia estar calada». Eis algumas das palavras proferidas hoje pelo presidente da Naval 1.º de Maio, reagindo às declarações prestadas em Tribunal pelo árbitro Rui Silva sobre a prenda que recebeu já esta época da parte do Benfica.

    Ouvido ontem no Tribunal de Gondomar, no âmbito do chamado processo Apito Dourado, o árbitro de Vila Real revelou ter recebido de Luís Filipe Vieira em Setembro passado, no dia do jogo do Benfica frente à Naval, valiosa peça em cristal.

    Perante essa revelação, o presidente da Naval, Aprígio Santos, falando à Renascença, não deixou de apontar o dedo ao presidente do Benfica, que muito tem falado sobre o processo Apito Dourado.

    «Parece que no melhor pano cai a nódoa, de maneira que só se prova que há muita gente que fala mas devia estar calada», afirmou Aprígio Santos.
    13-03-2008 13:36

    Na borla... curioso!

    Saudações

    ResponderEliminar
  5. Ouvido ontem no Tribunal de Gondomar, no âmbito do chamado processo Apito Dourado, o árbitro de Vila Real Rui Silva revelou ter recebido de Luís Filipe Vieira em Setembro passado, no dia do jogo do Benfica frente à Naval, valiosa peça em cristal.

    E agora? Apito de Cristal?
    A Mitzé vai investigar? Os meios e rios de dinheiro disponibilizados para o pseudo-Apito Dourado vao ser os mesmos no Apito de Cristal?

    A hora esta a chegar.
    E eu estou aqui à espera, para ver se o meu pais se vai levantar e remar contra a maré ou se somos tao somente um pais de merda.

    Qual a cobertura que os média vao dar a isto?
    Ignorados os telefoemas do "pode ser o Joao" e das beijocas fugidas para Inglaterra, agora testemunhos em tribunal. Também ignorados?

    ResponderEliminar
  6. Soren:

    Acho que só haverá interesse mediático se houver alguém que se movimente nesse sentido. Ou seja, se houver um candidato ao lugar "apetitoso" de presidente do benfica. Daí a curiosidade por a notícia ter aparecido n'a bola. É esperar pelos jornais de amanhã... se não abrir telejornais hoje!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Sobre a renovação do Paulo, acredito que tudo irá terminar em bem. Era bom que o meio campo não fosse todo desfeito, se sair um jogador do meio campo, ao menos que seja apenas um, agora se saísse Lucho e Assunção lá tínhamos nós que construir outro meio-campo, e sabemos o quanto leva tempo a ser trabalhado.

    Mas se sair os 2, tenho a certeza que o nosso Presidente irá buscar jogadores com a categoria do Paulo Assunção.

    ResponderEliminar
  8. Meus Amigos, espero que o Lucho e o Paulo Assunção permaneçam para o ano no nosso FCP.
    E quanto à questão monetária, ainda hoje referida pelo «O Jogo», acho que ninguém se importava de deixar de pagar o salário do Postiga, do Mariano, do Cech, do Alan e do paspalho do Lino! Poupando em todos esses salários podiamos segurar o Paulo Assunção. Para mim, ele e o Lucho terminavam aqui a carreira

    ResponderEliminar
  9. É imperioso renovar com o Paulo, o verdadeiro ponto de equilíbrio da equipa.
    Esperemos que tudo se acerte.
    Quanto ao Dr. Rui Moreira, também concordo, esteve magnífico e disse o que todos sabemos mas o " país real " não quer saber.
    E como irão os apetites do orelhas por jarras de cristal?
    Mitzé, coloque este tipo na ... jarra.

    ResponderEliminar
  10. O Paulo Assunção é sem sombra de duvida o pendulo da equipa e na minha opiniao deveria ficar no clube até final da sua carreira.
    Quando se fala em mistica e sentir a camisola, abnegado e lutador poderemos falar de Joao Pinto, Jorge Costa, Vitor Baia, André e paulo assunção que por sinal não é portugues.
    E um gigante a destruir jogo(e tb a construir),a sua colocação em campo é enorme,tem a vantagem de ser um jogador leal e que não tira os olhos da bola.
    Nunca me esquecerei do jogo em moscovo(04-05)no qual vencemos 1-0 com 17 graus negativos , o gigante Assunção no final desse jogo nem as pernas sentia depois de mais uma grande exibição.
    Se hoje tivesse de escolher uma equipa para a proxima epoca, escolhia o Assuncao, o lucho,o Lisandro e mais oito.
    Ansiamos pela renovação depressa!
    ...
    No trio de ataque de ontem viu-se a completa resignação, o baixar da bandeira, o lamento e o reconhecimento da inferioridade por parte dos apetos rivais.
    Parecia o muro das lamentações , pelos vistos já não são os arbitros os culpados, o apito dourado não criou o efeito desejado e afinal o FCP é de outra dimensão ou mesmo de outra galaxia!
    Impressionante!
    ...
    Agora estamos todos curiosos com as revelações do arbitro Rui costa que recebu um cristal valioso dos encarnados!
    virou-se o feitiço contra o feiticeiro!
    vamos ter apito de Cristal?
    Cump.

    ResponderEliminar
  11. No maisFutebol vem uma entrevista com o Empresário do Paulo Assunção que diz que viaja para o Porto no próximo Domingo para se reunir com Pinto da Costa na segunda feira para acertar o renovação do contrato do jogador.
    Vale a pena ler a dita entrevista onde ele fala do assedio de vários empresários para o Paulo largar o Fc Porto pela modica quantia de 600 mil Euros. Foram todos corridos porque o Paulo, por ele, acaba a carreira no Dragão.

    ResponderEliminar
  12. Os objectivos principais do Porto (campeonato e passagem da fase de grupos da Liga dos Campeões) têm sido conseguidos e, portanto, eu acho que faz todo o sentido apostar na continuidade do trabalho que tem sido feito, isto é, renovar com o Jesualdo e manter a estrutura base da equipa. Nesse sentido, espero que o Porto chegue a acordo com o Paulo Assunção.

    Quanto ao facto dele ser o líder da tabela do "Jogador da Bancada 07/08", convém esclarecer que o Paulo Assunção tem mais um jogo do que o Lisandro, nessa votação. O melhor jogador do Porto, esta época, é o Lisandro e, na minha opinião, é uma injustiça vê-lo em terceiro lugar só porque o Jesualdo decidiu poupá-lo num jogo. Até porque é isso que a votação mostra, se fizermos a média por jogo:

    1 - Lisandro: 597/10 = 59,7
    2 - P. Assunção: 617/11 = 56,1
    3 - Lucho: 603/11 = 54,8
    4 - Quaresma: 454/9 = 50,4
    5 - B. Alves: 486/10 = 48,6
    6 - Meireles: 531/11 = 48,3
    7 - P. Emanuel: 482/10 = 48,2
    (...)

    Esta tabela parece-me mais justa. É lógico se fizermos uma média sem restrições, podemos chegar a uma situação em que um jogador com apenas um jogo e uma grande exibição fique em primeiro na tabela. Mas se se inserirem alguns critérios (por exemplo, número mínimo de jogos) isto já não acontece e o resultado final, parece-me, fica bastante mais próximo da realidade. Mesmo tendo em consideração (e quanto a isto, não há nada a fazer) que a votação começou a meio da época e que isso penaliza alguns jogadores (sobretudo o Quaresma, que foi decisivo em Braga, na Turquia e na Luz) e beneficia outros. O Farías está no Top 10. O Bosingwa não.

    Enfim, é apenas a minha opinião. Como é óbvio, não me compete a mim definir quais os critérios da votação e continuarei a participar nela, sempre que puder, com todo o gosto.

    ResponderEliminar
  13. Littbarski tens alguma razão em relação à tabela e principalmente em relação às posições entre Lisandro e P. Assunção, mas o facto é que por exemplo o P.Assunção falhará o próximo jogo e as coisas, neste caso, entrarão na ordem, mas é muito difícil para mim estar a colocar essas restrições senão isto ainda fica mais complicado que o que é agora. Por exemplo, nessa tua média, se colocares todos os jogadores, o Stepanov aparece em 4º lugar, tendo apenas jogado um jogo. Poderia sempre só colocar os jogadores que tivessem feito pelo menos 50% dos jogos e será um caso a pensar. Mas também temos de dar valor a jogadores que fizeram mais jogos, mesmo que os outros tenham sido poupados como foi o caso do Licha, já que isso será tb uma forma de avaliar a performance ao longo do campeonato e por outro lado no final acaba por não se reflectir na pontuação geral. Por exemplo o Bos está lesionado e parece injusto estar a baixar na tabela geral, mas o certo é que não tem dado contributo à equipa e isso tem de contar.

    Qt ao facto de ter começado a meio da época a votação, pode-se sempre considerar que será escolhido o jogador da bancada a 2ª metade da época 2007/08 :-).

    Estou tb a pensar em achar a média entre os convidados, em vez da soma, e depois juntar à média dos portistas de bancada, dando assim mais importância aos votos de quem nos visita.

    Mas quero-te agradecer Littbarski já que tudo o que for para melhorar é bom e vou pensar melhor se começarei a usar esse sitema na próxima época.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Penso que o tal "sobressalto" que se fala pela ainda não renovação do P. Assunção, foi criado pela imprensa!!!!

    Acredito, que o acordo esteja em curso, e acredito que ´seja vontade do próprio jogador renovar com o clube!!!

    O crescimento do Assunção como jogador não foi fácil... talvez a par do Bruno Alves, conseguiu dar o salto depois da excelente época que fez na grécia.
    Desde os tempos idos do Costinha, que eu pensava que seria dificil voltar a ter um "tanque" no meio campo. Mas o assunção é um "tanque pluma".. destrói sem partir pernas, e distribui sem grandes complicações... de forma simples!!!

    belissimo jogador!!!

    ResponderEliminar
  15. Caro Zirtaev para resolver o problema da classificação bastaria dividir a soma total das votações individuais pelo número de jogos que cada um realizasse...Seria encontrada sempre uma média de votação que nos daria o sentimento da Bancada em relação às prestações de cada jogador...É claro que um jogador que tenha feito mais jogos sofre um desgaste maior e esse desgaste acaba por se reflectir neste ou naquele jogo...Acontece o mesmo entre o que se passa com um jogador que efectua um jogo na sua totalidade e outro que apenas realiza um parcial desse ou de outro jogo...Eu tenho "quase sempre" em consideração essa circunstância...A não ser em casos extraordinários a minha média de votação nos suplentes utilizados é inferior à atribuida aos jogadores titulares e totalistas desse jogo...Mas neste jogo de critérios de avaliação nem a "Ministra da Educação" conseguiria um método suficientemente sofisticado para ser absolutamente justo...Um abraço!

    ResponderEliminar
  16. Coluna do Senador

    Uma forma diferente de fazer as coisas

    Rui Moreira

    O FC Porto não perdeu tempo a carpir mágoas. No Dragão não se anunciou, como é moda na Luz, o início de qualquer novo ciclo. Não houve sinais de crise, apesar da derrota no maior compromisso do ano. O treinador disse que a sua renovação já estava apalavrada e, no domingo, a equipa escalada para defrontar a Académica era a mesma com que se iniciara o jogo de quarta-feira, com a excepção de Cech que substituiu o lesionado Bosingwa. Mostrou-se assim que, apesar da natural decepção, não havia cansaço ou desilusão e que não se procuravam culpas ou desculpas. Estava tudo como dantes, no quartel-general do dragão.
    Pinto da Costa tem gerido assim os destinos do clube e os resultados estão à vista. A estabilidade interna, que se transmite também para o exterior, é um valor absoluto que, aliás, ficou patente na escolha dos seus pares para a administração da SAD, onde, contrariando os «mentideros» manteve o fiel e dedicado Reinaldo Teles e excluiu as «figurinhas que, dizendo-se republicanas, evidenciam tiques monárquicos», conforme ele próprio escreveu, a propósito de quem se passeava no Dragão em bicos de pés e sonhando com a sucessão.
    Foi assim que o FC Porto voltou a ganhar e a distanciar-se dos adversários. Com a conquista do segundo tricampeonato da história do clube quase garantida e o sonho europeu terminado, faltam agora desafios. Espero que o FC Porto tente ainda bater o recorde da vantagem pontual para os seus dois adversários de Lisboa.
    Um outro recorde que já não será conseguido, depois do jogo de domingo, é o de terminar a época sem sofrer expulsões. Mariano foi expulso por, pretensamente, ter tentado agredir um adversário que, instantes antes fora bem mais bem-sucedido: tinha conseguido agredi-lo e ficaria impune. Aliás, este foi apenas um dos feitos cósmicos do árbitro e dos auxiliares que fizeram, no Dragão, mais uma arbitragem inclinada. Para além dos offsides errados, que impediram duas jogadas de golo iminente aos azuis-e-brancos, o critério disciplinar foi escandaloso, com um contraste claro entre a poupança de cartões amarelos e vermelhos aos jogadores da Briosa e o abuso na severidade com que estes foram exibidos aos jogadores portistas. Nada que surpreenda, pois os senhores do apito parecem empenhados em criar um handicap que contrarie a supremacia portista. Como não podem abater o líder, pelo menos castigam a equipa e tentam provocar a sua massa associativa. É cómico, mas acham que assim, ficam bem «na fotografia».

    ResponderEliminar
  17. "Qt ao facto de ter começado a meio da época a votação, pode-se sempre considerar que será escolhido o jogador da bancada a 2ª metade da época 2007/08 :-)."

    Tens razão, Zirtaev. É por isso que devemos evitar máximas (ainda por cima derrotistas) como "não há nada a fazer". Shame on me! :)

    Uma hipótese, para complementar a média por jogo, seria atribuir um bónus aos jogadores mais utilizados. Por exemplo, somar à pontuação de cada jogador, 1 ponto por cada intervalo de 10 minutos de jogo (1 minuto = 1 ponto; 16 minutos = 2 pontos... 90 minutos = 9 pontos) ou simplesmente 9 pontos por jogo. Repara que neste sistema, provavelmente o Lisandro manteria a liderança e o Paulo Assunção ficaria mais perto, devido a ser bonificado por ter realizado mais jogos (ou ter mais minutos de jogo). Claro que isto são apenas sugestões, no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de votação, caso os responsáveis do blog achem que tal se justifica.

    Parabéns pela iniciativa (e pelo blog, já agora) e um abraço.

    ResponderEliminar
  18. fugindo um pouco à discussão.
    o Bollati não foi convocado o que pode ser um bom indicador para vermos o Castro jogar a titular.

    ResponderEliminar
  19. Offshore: Não me parece que seja o Castro a jogar na posição do Paulo Assunção, eu arriscaria no João Paulo...Pela chamada do Stepanov e por alguma rotina do JPaulo no lugar.

    ResponderEliminar