06 julho 2008

Allô, Allô! Do PREC à normalidade institucional no CJ

A intenção da intentona. A aparência de legalidade dos revoltosos preocupados com a sua legitimação sem cuidarem o dever de informar primeiro os interessados a não ser pelo panfleto lido na televisão. Personagens cómicas num assunto sério demais para Madaíl permitir a usurpação do cargo de presidente – um dia o seu cargo…

Muitos confessam estar fartos das polémicas à volta do futebol. Todos estamos. Mas, sobreveio mais uma e não é possível fugir a elas. Enquanto não se esclarecerem, por muito que vos desagrade, as coisas, o futebol nunca arrumará o seu espaço próprio que agrada aos adeptos.

Há alguns, porém, que gostam da confusão. Balbúrdia é o seu modo de viver.

No rescaldo da intentona que não pode passar das intenções, pelo abortado PREC no CJ da FPF, há coisas notáveis a ponderar, porque do meio da confusão emergiu a clareza de quem tentou derrubar a legitimidade institucional: os golpistas do CJ que a meio da tarde saíram como um grupo de amigos, sem preocupações de maior, de mãos nos bolsos, quase a assobiar para o ar, para prepararem o estado de sítio alegando funcionar em nome do direito.

E é sobre isto que Madaíl e seus pares têm de se debruçar. Mas seria o cúmulo Madaíl retirar legitimidade institucional ao presidente de um órgão da FPF, porque se o percurso das intentonas se mantiver o seu lugar também pode perigar.

As reacções e os exemplos: Cunha Leal e o caso Mateus
Quem entendeu ou se achou no direito de dar explicações fê-lo e percebeu-se, no fim do dia, que o presidente do CJ mostrou ponderação e serenidade, sem cair no tom gratuito de acusações avulso.

Quem já antes era alvo de suspeição, mais agravou a situação com ataques pessoais inusitados. Afinal, não são questões legais e de Direito que estão em causa?

O assunto é sério. E gravíssimo. Mas podem escolher-se formas de o comentar, mesmo para quem está de fora.

Apanhados os factos, objectivamente e com contraditório (Gonçalves Pereira e João Abreu), recolhidas várias opiniões, podemos ficar como Dias Ferreira a lembrar as “eleições no Zimbabwe”, como eu próprio fiz; ou o sempre iluminado Cunha Leal que acha que “se o presidente sente estar a mais ou não aceita votar vencido que se vá embora”.

Esta é a doutrina do regime, de resto preconizada por Cunha Leal na Liga quando se criou o clima para o então presidente da CD da Liga, Gomes da Silva, se ir embora e Mourão e Cebola decidirem pela repescagem do Belenenses fazendo descer o Gil Vicente.

O problema é que as ideias, e as decisões quando lhes cabem, destes senhores, como dos políticos e governantes em particular, não lhes pesam no bolso. Não pode ser em vão, muitas vezes levianamente, que se despromove um clube ou se manda construir um aeroporto, quiçá mudando-o de localização quando era inabalável a convicção sobre a primeira ideia do sítio para o construir.

Os dois lados da barricada ou a barracada no CJ
Chegamos, então, ao ponto de toda a legitimidade do presidente do CJ ser posta em causa por amotinados que, julgando e acusando o chefe, põe-se a si mesmos à parte das questiúnculas. Bem pior do que na Bounty… É a lei da força. Isto feito por gente de Direito, capaz de tirar o tapete a quem compete gerir o órgão jurisdicional devidamente enquadrado por regras que o presidente faz cumprir. Quem ousa contestar isto está conivente com a sublevação.

Outras reacções podem ser de estupefacção, na generalidade, ou de gozo supremo, como o José Silva Pereira (Sou portista com orgulho) com o boneco do Astérix e do Obélix a desatarem às gargalhadas.

O caso não é para menos, admito, porque a farsa foi longe demais.

Por mim, procuro saber as razões das duas partes e de preferência conhecendo as caras dos protagonistas. Há quem diga que quem vê caras não vê corações. Mas as ‘facies’ e as intenções dos envolvidos ajudam a descobrir muito da trama.

Por fim, com as imagens televisivas conheceram-se os conselheiros do Conselho da Revolução, perdão da Justiça ou o que restará dela.

Na tv, vi um tipo sempre escondido, de olhos na ponta do nariz, enquanto um moço fininho lia um comunicado. Este, Álvaro Batista, é de Castelo Branco. Seria o vogal a quem foi confiada a presidência de uma reunião de conselheiros não convocada regulamentarmente. Isto é indesmentível.

Parece que outro conselheiro, talvez por antiguidade ou estatuto, mostrou indisposição para assumir o lugar que lhe caberia. Normalmente, em bando, há sempre quem empurre alguém para os cornos do touro. Álvaro Batista mostrou saber ler comunicados. E nada mais.

Vi mais um ou outro conselheiro e esperei saber quem identificaria o pomo da discórdia, o tal João Abreu recalcitrante. Este homem de leis não só não aceitou que o presidente do CJ não acatasse o pedido de suspeição pacense para este não votar a decisão da descida de divisão (por motivos claramente infundados de alegada promiscuidade de Gonçalves Pereira e Valentim Loureiro na Câmara de Gondomar, cuja realidade é do conhecimento público), que compete ao presidente nos termos regimentais.

Não, João Abreu achava-se no direito de questionar o presidente quando este era o “suspeito” da acção; mas achou-se ainda mais no direito de ficar, ele mesmo, acima da suspeição que sobre ele foi lançada por dois clubes, quando o presidente, no âmbito das suas competências e depois de ter trocado correspondência a propósito com ele sobre o assunto, exerceu a acção profilática de o afastar, perante a renitência deste.

É o primeiro exemplo de democraticidade do órgão, melhor de alguns dos membros do órgão. Com cara de não poder partir um prato, conta-se na Imprensa, Álvaro Batista é o primeiro a questionar o presidente. Não em termos jurídicos, mas de opinião pessoal. O assunto é entre partes, não é colegial. Álvaro Batista é um sargento que ousa iniciar a sublevação. Um filme com guião certamente pré-definido.

Aqui começou a sublevação. O presidente, desautorizado, só podia encerrar a reunião e fê-lo, uma vez mais nos termos regulamentares. Este ponto é também pacífico.

Curioso que os amotinados reclamam o seu direito de justiça e esgrimem (embora poucos) argumentos jurídicos, sem afastarem o cenário da intentona. Partem para a denúncia de situações menos claras, apresentam-se na televisão, em bando mais uma vez, e ditam sentenças que chegam ao povo quando este acorda. Pena é que o direito de informar primeiro os interessados das sentenças tenha sido subjugado ao interesse próprio de se legitimarem, tardiamente, pela tv, à procura de soldados para a sua trincheira.

As figurinhas da farsa
Hoje, ao ler os jornais, vejo a figura do João Abreu.

Desatei a rir. Já tinha visto a figura na tv, ladeando o comunicador do panfleto revolucionário convenientemente lançado a meio da noite.

Porque me ri ao identificar João Abreu nos jornais? Porque já na tv a figura, que desconhecia, me causara sorrisos.

Não rebolo a rir como o Astérix e o Obélix, mas gosto muito da série “Allô, Allô”, o René, as criadas, o “monsieur Leclerq”, a Helga, mesmo o Herr Flick, da Gestapo.

Pois, João Abreu faz-me lembrar o lacaio do oficial da Gestapo, von Smallhausen. Aquele coxo de má figura, vestido de negro como João Abreu, baixo, de óculos transparentes em armação e lentes. Estão a ver? Dá para tudo, até para herr Flick subir com as botas cardadas nas suas costas a trepar a uma carroça.

Só me posso rir. É, de facto, uma comédia, de costumes do futebol português e da má prática de certa gente.

Só João “vom Smallhausen” Abreu apareceu. Álvaro Batista, arauto do comando que lê comunicados, podia ser a Helga, fiel soldado feminino à disposição de quem manda. Os famosos cinco conselheiros são dois. Os bandos são assim. Até no Conselho de Revolução, perdão de Justiça. Fazem manobras de diversão. A gente ri-se.

66 comentários:

  1. ze luis, publica as declaraçoes do prof marcelo, que eu hoje n tove possibilidade de ouvir, e na net nao tem nada!
    e este tono do crlh aqui em cima ja arranjava era vida!
    muito gosta ele do azul!

    ResponderEliminar
  2. mil893, não as ouvi, mas já fui alertado para elas.
    O MRS está enganado como nós.
    Os posts de CAA no Blasfémias, ontem e hoje, não explicam nada, o João von Smallhausen Abreu explica tudo.
    os iluminados é que sabem, cantam vitórias e lá irão até à derrota final.
    Nem se lembram, com intestino delgado ou grosso da bebida pelos festejos, do acórdão do Júri de Apelo da UEFA que salvaguarda a posição do FC Porto.

    Aliás, hoje na TVI, Gonçalves Pereira teve de replicar aos ataques pessoais de João von Smallhausen Abreu.

    O tom dos discursos endureceu.

    Já escrevi este post de manhã, quando ainda Gonçalves Pereira não tinha ripostado às insinuações de João von Smallhausen Abreu.

    Enquanto o presidente do CJ esgrimiu argumentos jurídicos e leu o regimento que rege a actividade do órgão e Gonçalves Pereira cumpriu a sua parte, o ataque pessoal e ofensivo de João von Smallhausen Abreu foi de delírio total, atribuindo a Gonçalves Pereira intenções que este tem o direito de lhe retribuir.

    A discussão ainda não tinha chegado a este ponto, ontem, mas Gonçalves Pereira, na TVI, já teve de ler algumas passagens da acta oficial da reunião que terminou às 17.55 de sexta-feira.

    O leitor de comunicados, "Álvaro" segundo Gonçalves Pereira, disse ao presidente do CJ o que não é admissível a ninguém e foi secundado pelo João von Smallhausen Abreu, partindo para a ameaça do processo disciplinar ao presidente.

    Donde, o Álvaro Batista não é a Helga, mas herr Flick, que manda no lacaio João von Smallhausen Abreu.

    Sabemos que herr Flick não beijava Helga, esta tinha de o beijar ardentemente como a uma barra de ferro. E o oficial da Gestapo gostava de vestir meias de licra e ligueiro, o moço com cara de quem não parte um prato, tal e qual o Álvaro Batista.

    Aliás, na imagem de Álvaro Batista da televisão em cima no post, João von Smallhausen Abreu está atrás dele, baixinho, só se vê os óculos.

    O filme é este.

    A legitimidade não pode ser contornada, nem a "fazer as coisas por outro lado".

    De resto, se as teorias da conspiração estão certas, não há problema nenhum em fazer nova reunião, já que a votação da maioria do CJ está assegurada.

    Só que isso diz pouco, hoje em dia, face ao recurso que Pinto da Costa pode fazer para os tribunais civis e a vantagem que o FC Porto adquiriu no Júri de Apelo da UEFA.

    Por muito que esperneiem os batoteiros como Platini e encornados pela verdade.

    ResponderEliminar
  3. Marinho Pinto em ruptura com as distritais da Ordem

    Conselhos distritais estão em "ruptura total" com o bastonário mas a hipótese de destituição nunca foi levantada. Marinho Pinto diz que não muda de estilo e que, mesmo com críticas, vai cumprir o programa sufragado

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis, o meu apoio total perante esta autentica maré de esgoto!...PQosP...D...

    ResponderEliminar
  5. Deixa-me indiferente, meireles, o esgoto.

    Como é fácil de notar, é indisfarçável o nervosismo do antagonista, de que é exemplo do João von Smallhausen Abreu, do que a irritabilidade de quem tem razão, como Gonçalves Pereira.

    Por muito que olhem para a bandeira que o soren publicou no post anterior...

    E não estão nada, mas nada confiantes de que vencerão mais esta batalha.

    Oremos, que os bois não vão por menos.

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que eles não estão nada confiantes, mas são como as pulgas quando lhes lançamos o Cheltox, fazem uma chinfrineira duma rabiosqueira do caraças...Bichanisses...Se ao menos fossem ter com a Simoneta e o ajudassem a suportar a ausência do Nuninho...

    ResponderEliminar
  7. Se tudo isto servir para melhorar a justiça de Portugal, afinal não teria sido em vão a angustia que nós Portistas temos sentido com este clima persecutório instalado. É no ministério da justiça que se encontra o ministro mais ausente de Portugal, como é que ele se chama? Costa quê? E não é só neste caso que nos diz respeito, são todos os aspectos da nossa vida social que são afectados. Não nos podemos esquecer do fundamental deste caso apito final – são duas acusações primeiramente arquivadas, posteriormente reabertas por uma justiceira casada com um funcionário do presidente dos pneus com base num testemunho já comprovadamente mais que duvidoso. Relembro que a estratégia do nosso presidente estava correcta, não me canso de recorda-lo.

    ResponderEliminar
  8. A BBC captou uma conversa em codigo de João von Smallhausen Abreu para o oficial da Gestapo Álvaro herr Flick Batista.

    Como é em código, só certos especialistas em teorias da conspiração a ela podem aceder.

    A ironia é que estes terroristas da investigação mal sabem de Português, mas percebem qualquer dos 15001 idiomas dos bares intergalácticos de Star Wars.

    Portanto, conseguirão relacionar o que há muito se vem dizendo do 9/11 com o bombardeamento feito ao FC Porto a que aqui fiz alusão há um mês sensivelmente.

    Porque a verdade há-de vir ao de cima e quem não deve não teme, eis pois a revelação que está para vir:

    9/11 third tower mystery 'solved'
    By Mike Rudin
    BBC, Conspiracy Files



    One of the twin towers collapses

    The final mystery of 9/11 will soon be solved, according to US experts investigating the collapse of the third tower at the World Trade Center.

    The 47-storey third tower, known as Tower Seven, collapsed seven hours after the twin towers.

    Investigators are expected to say ordinary fires on several different floors caused the collapse.

    Conspiracy theorists have argued that the third tower was brought down in a controlled demolition.

    Unlike the twin towers, Tower Seven was not hit by a plane.

    The National Institute of Standards and Technology, based near Washington DC, is expected to conclude in its long-awaited report this month that ordinary fires caused the building to collapse.

    That would make it the first and only steel skyscraper in the world to collapse because of fire.

    See World Trade Center 7's location and structure
    The National Institute of Standards and Technology's lead investigator, Dr Shyam Sunder, spoke to BBC Two's "The Conspiracy Files":

    "Our working hypothesis now actually suggests that it was normal building fires that were growing and spreading throughout the multiple floors that may have caused the ultimate collapse of the buildings."

    'Smoking gun'

    However, a group of architects, engineers and scientists say the official explanation that fires caused the collapse is impossible. Architects and Engineers for 9/11 Truth argue there must have been a controlled demolition.

    FIND OUT MORE...
    The Conspiracy Files: 9/11 - The Third Tower is on BBC Two on Sunday 6 July at 2100 BST
    Visit The Conspiracy Files website or catch up using the iPlayer


    Q&A: The collapse of Tower 7
    Timeline: WTC 7
    The BBC and the 'missing' tape

    The founder of the group, Richard Gage, says the collapse of the third tower is an obvious example of a controlled demolition using explosives.

    "Building Seven is the smoking gun of 9/11… A sixth grader can look at this building falling at virtually freefall speed, symmetrically and smoothly, and see that it is not a natural process.

    "Buildings that fall in natural processes fall to the path of least resistance", says Gage, "they don't go straight down through themselves."

    Conspiracy theories

    There are a number of facts that have encouraged conspiracy theories about Tower Seven.

    Although its collapse potentially made architectural history, all of the thousands of tonnes of steel from the skyscraper were taken away to be melted down.
    The third tower was occupied by the Secret Service, the CIA, the Department of Defence and the Office of Emergency Management, which would co-ordinate any response to a disaster or a terrorist attack.
    The destruction of the third tower was never mentioned in the 9/11 Commission Report. The first official inquiry into Tower Seven by the Federal Emergency Management Agency was unable to be definitive about what caused its collapse.
    In May 2002 FEMA concluded that the building collapsed because intense fires had burned for hours, fed by thousands of gallons of diesel stored in the building. But it said this had "only a low probability of occurrence" and more work was needed.
    But now nearly seven years after 9/11 the definitive official explanation of what happened to Tower Seven is finally about to be published in America.

    The National Institute of Standards and Technology has spent more than two years investigating Tower Seven but lead investigator Dr Shyam Sunder rejects criticism that it has been slow.


    Advertisement
    The collapse of Tower 7

    "We've been at this for a little over two years and doing a two or two and a half year investigation is not at all unusual. That's the same kind of time frame that takes place when we do aeroplane crash investigations, it takes a few years."

    With no steel from Tower 7 to study, investigators have instead made four extremely complex computer models worked out to the finest detail. They're confident their approach can now provide the answers. Dr Sunder says the investigation is moving as fast as possible.

    "It's a very complex problem. It requires a level of fidelity in the modelling and rigour in the analysis that has never been done before."

    Other skyscrapers haven't fully collapsed before because of fire. But NIST argues that what happened on 9/11 was unique.

    Steel structure weakened

    It says Tower Seven had an unusual design, built over an electricity substation and a subway; there were many fires that burnt for hours; and crucially, fire fighters could not fight the fires in Tower 7, because they didn't have enough water and focused on saving lives.

    Investigators have focused on the east side where the long floor spans were under most stress.

    They think fires burnt long enough to weaken and break many of the connections that held the steel structure together.

    Most susceptible were the thinner floor beams which required less fireproofing, and the connections between the beams and the columns. As they heated up the connections failed and the beams sagged and failed, investigators say.

    The collapse of the first of the Twin Towers does not seem to have caused any serious damage to Tower Seven, but the second collapse of the 1,368ft (417m) North Tower threw debris at Tower Seven, just 350ft (106m) away.

    Tower Seven came down at 5.21pm. Until now most of the photographs have been of the three sides of the building that did not show much obvious physical damage. Now new photos of the south side of the building, which crucially faced the North Tower, show that whole side damaged and engulfed in smoke.

    To the Big Brother arstds

    ResponderEliminar
  9. Não há ninguém que retire estes posts insultuosos ao Zé Luis?

    ResponderEliminar
  10. Não sou muito versado em códigos, de resto sem jurisprudência garantida na matéria nem dicionário universal da freguesia de Benfica e arredores.

    Mas quer-me parecer, descodificando pelo sistema de alterne que é tão bom ou mau consoante as conveniências, que toda a trama no CJ foi devidamente preparada.

    O golpe dos 5 foi bem urdido para enganar tudo e tolos. Sim, tolos.

    Aqueles que, acreditando que em votação democrática põem o Benfica em órbita terrestre, vão portanto pugnar para que Gonçalves Pereira faça nova reunião. E a votação, afinal, será contra todos os prognósticos, pelo que se aconselha fazê-los só no fim.

    Eh, mano, corro o risco de parecer baralhado e fazer triste e má figura. Com quem me fui meter.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que tudo o que se passo no CJ foi um mero acaso. A mais pura improvisação. Está claro o ridículo a que chegou a magistratura.

    ResponderEliminar
  12. Chegamos ao fundo realmente.Nem no mais recondito e obtuso País do Mundo.
    O vale tudo, a clubite, o ódio visceral por quem é competente, o vir ao de cima dos recalcamentos de humilhações que ano após ano lhes foram aplicads com vitórias e mais vitórias, para esses dementes inconcebíveis que foram mascarando os seus insucessos e incompetência na base da calúnia e do populismo.
    E, como o ovo da serpente, foram germinando espíritos sujos e vingativos, foram-se tecendo anéis, colocando-se as pessoas certas nos lugares, fazendo as coisas por outro lado mostrando-se paladinos da santidade, criando ruído e falsidade acolitados pela comunicação social também ela controlada e até por gente do poder politico e judicial...O veneno foi-se espalhando...
    O ódio ao Norte, o ódio ao FCP, o ódio a Pinto da Costa ...
    e assim,, embalados no colo de uma rameira vingativa e de personagens sibilinas e sinistras teceram a teia da vingança.
    Neste momento não se discute Direito, as leis são atropeladas mas isso não interessa. E rejubilam salivando o fel engolido nos campos deste triste País pequeno de mais para a nossa grandeza.
    O que vale é a condenação a qualquer preço mesmo que na Justiça Civil, essa constituída por verdadeiros magistrados de carreira e não por advogados nomeados por associações os processos vão sendo arquivados outra vez depois da inefável MJM os ter reaberto...
    Confesso, estou farto deste País que não nos merece.

    ResponderEliminar
  13. A corja da federação vai fazer uma reunião extraordinária e, aparentemente, não vai discutir a validade das "decisões".

    Então, vai discutir o quê?

    Como diria Darth Vader: "Impressive."

    E a UEFA à espera de novidades...

    ResponderEliminar
  14. Fica aqui o link com as declarações do Marcelo Rebelo de Sousa

    http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?article=154468&visual=5&tm=1&Top=17Futebol%20Nacional

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. phoenix, a FPF tem de perceber o que se passou. Esperemos que, sem clubismos à mesa, seja descrito tudo como deve ser. E que venham as actas, se houver mais do que uma.

    A FPF não tem competência para aferir da legalidade das decisões.

    O prudente é chamar os recalcitrantes à razão.

    E permitir-se que tudo seja analisado e votado, dê por onde der.

    Se houver vencimento de uma parte, terá de ser justificado juridicamente. Não é como o João von Smallhausen Abreu a contar votos e a denunciar ao que veio.

    Eu, como já disse antes, só não percebo com que cara estes fdp se vão olhar numa próxima reunião.

    Amanhã espero ler a acta do Gonçalves Pereira, já que não a li hoje nos jornais como contava ler.

    Mas como o presidente teve de responder à letra ao João von Smallhausen Abreu, é tempo de O Jogo e JN, como escreveram hoje terem tido acesso á acta (obviamente...), escarrapacharem o filme dos acontecimentos tal qual registado até às 17.55h.

    Parece que não ouviram hoje na TVI ao almoço o Gonçalves Pereira a ler como foi tratado por um par de fdp que são o Álvaro herr Flick Batista e o João van Smallhausen Abreu.

    Isto foi do género: "Ai de ti se revogas o acórdão" e "ponho-te um processo disciplinar que te fodo", mais ou menos assim.

    Eu tinha acabado a reunião à chapada.

    Quanto à UEFA, remeto para o Júri de Apelo que exigiu praticamente que a CCD se retratasse e agora decerto não será o comité de recurso a recuar no que emitiu.

    Do Madaíl, como escrevi, não pode permitir o motim. Se quiser que puxe as orelhas aos recalcitrantes, mas não pode desautorizar o presidente do CJ.

    Não estou a vê-lo com essa capacidade, o Madaíl. Sinceramente.

    ResponderEliminar
  16. ricardo, já tentie mas não consigo ouvir. Tentarei mais tarde, de novo.
    Talvez dê agora às 0 horas no jornal da RTP-N.

    ResponderEliminar
  17. Se Marcelo é assertivo, olhem outra vez este Meirim que um dia até disse que era benfiquista e mais tarde reconheceu ser do Belenenses:

    José Manuel Meirim diz que “silêncio” da FPF pode validar as decisões do CJ

    O “silêncio” da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre as decisões do Conselho de Justiça (CJ) pode, implicitamente, validá-las, sustentou hoje à Agência Lusa José Manuel Meirim, especialista em direito do desporto.

    A Direcção da FPF convocou para amanhã uma reunião extraordinária para analisar os factos e documentos que resultaram da conturbada reunião de sexta-feira do CJ, mas, segundo disse fonte próxima do processo à Lusa, não vai pronunciar-se sobre a validade jurídica das decisões.

    “Sendo consensual que o Presidente da FPF e a sua Direcção são dois órgãos administrativos, com o poder de declarar alguma das nulidades invocadas, não o fazendo, estão a pronunciar-se sobre a validade jurídica das decisões tomadas. Se não as declaram nulas é porque entendem que não são nulas”, explicou Meirim, citando o artigo 134º do Código do Procedimento Administrativo (CPA).

    Para o perito em direito do desporto, “analisar a forma como decorreu a reunião, não se pronunciando sobre a validade jurídica das decisões tomadas é, no mínimo, um eufemismo, se não mesmo uma falácia”.

    O artigo 134º do CPA estipula que “a nulidade é invocável a todo o tempo, por qualquer interessado, e pode ser declarada, também a todo o tempo, por qualquer órgão administrativo ou por qualquer tribunal”, não havendo assim um prazo limite para o líder federativo, Gilberto Madail, ou a sua Direcção se pronunciarem sobre o assunto".

    Ora bem:
    "Sendo consensual que o Presidente da FPF e a sua Direcção são dois órgãos administrativos, com o poder de declarar alguma das nulidades invocadas, não o fazendo, estão a pronunciar-se sobre a validade jurídica das decisões tomadas. Se não as declaram nulas é porque entendem que não são nulas”.

    Como quem diz, quem cala consente.

    Só que a FPF não tem competência na matéria e o CJ é um órgão independente e soberano (ou devia ser...).

    Pelo que:
    "O artigo 134º do CPA estipula que “a nulidade é invocável a todo o tempo, por qualquer interessado, e pode ser declarada, também a todo o tempo, por qualquer órgão administrativo ou por qualquer tribunal”.

    Ou seja, Madaíl não tem prazo para ajuizar num terreno que nem sequer é o seu.

    O Meirim quer tirar a vez ao Cunha Leal.

    Enfim...

    ResponderEliminar
  18. Benitez não tem dúvidas. «O F.C. Porto é um clube maravilhoso». Diz-lhe a experiência de outros companheiros sul-americanos que já passaram pelo Dragão que deve aproveitar a oportunidade da melhor maneira e aguardar que o seu trabalho dê frutos. Por frutos, leia-se títulos. E esses não faltam no universo azul e branco.

    visitem o meu blogue

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com

    Abraços

    ResponderEliminar
  19. Ouvi agora na RTP-N as razões de Marcelo Rebelo de Sousa:
    "o presidente do CJ tem razão em tudo (e historiou como o presidente exerceu, dentro do que está regimentado, as suas funções e competências).
    Menos na questão da acta final, que deve ser aprovada pelo colégio. Mas que a reunião terminou, é um facto.
    Tudo o resto é para começar do zero".

    Portanto, como é óbvio, convocar nova reunião, deliberar sobre os impedimentos, fundamentá-los (podemos ter o mesmo tipo de discussão com o João von Smallhausen Abreu), analisar os casos e mais uma noitada pelo menos.

    Como disse o presidente do CJ, "há que deixar assentar a poeira, depois marco nova reunião".

    A pressa é inimiga da perfeição, de forma tão clara que a intentona não passou da intenção.

    A palhaçada tem de acabar hoje e cumprir-se a legitimidade do CJ que cabe ao seu presidente dirigir e fazer respeitar. Ele é o presidente por isso mesmo, mas nas intentonas já se sabe como se comportam os bandos.

    O resto é o habitual folclore dos diminuídos mentais.

    ResponderEliminar
  20. Ouvi agora na RTP-N as razões de Marcelo Rebelo de Sousa:
    "o presidente do CJ tem razão em tudo (e historiou como o presidente exerceu, dentro do que está regimentado, as suas funções e competências).
    Menos na questão da acta final, que deve ser aprovada pelo colégio. Mas que a reunião terminou, é um facto.
    Tudo o resto é para começar do zero".

    Portanto, como é óbvio, convocar nova reunião, deliberar sobre os impedimentos, fundamentá-los (podemos ter o mesmo tipo de discussão com o João von Smallhausen Abreu), analisar os casos e mais uma noitada pelo menos.

    Como disse o presidente do CJ, "há que deixar assentar a poeira, depois marco nova reunião".

    A pressa é inimiga da perfeição, de forma tão clara que a intentona não passou da intenção.

    A palhaçada tem de acabar hoje e cumprir-se a legitimidade do CJ que cabe ao seu presidente dirigir e fazer respeitar. Ele é o presidente por isso mesmo, mas nas intentonas já se sabe como se comportam os bandos.

    O resto é o habitual folclore dos diminuídos mentais.

    ResponderEliminar
  21. "Vai para o raio que te parta".

    Foi assim que João von Smallhausen Abreu de dirigiu ao presidente do CJ, contou este a citar a acta da reunião e o motivo, entre outros, pelos quais teve de a dar por terminada.

    o "Álvaro" herr Flick Batista foi mais longe na ameaça, conta Gonçales Pereira:
    "ou revogas o despacho [do impedimento a João von Smallhausen Abreu] ou ponho-te um processo disciplinar".

    Vai ser lindo. De morrer.

    ResponderEliminar
  22. mil893, não as ouvi, mas já fui alertado para elas.
    O MRS está enganado como nós.
    Os posts de CAA no Blasfémias, ontem e hoje, não explicam nada, o João von Smallhausen Abreu explica tudo.
    os iluminados é que sabem, cantam vitórias e lá irão até à derrota final.
    Nem se lembram, com intestino delgado ou grosso da bebida pelos festejos, do acórdão do Júri de Apelo da UEFA que salvaguarda a posição do FC Porto.

    Aliás, hoje na TVI, Gonçalves Pereira teve de replicar aos ataques pessoais de João von Smallhausen Abreu.

    O tom dos discursos endureceu.

    Já escrevi este post de manhã, quando ainda Gonçalves Pereira não tinha ripostado às insinuações de João von Smallhausen Abreu.

    Enquanto o presidente do CJ esgrimiu argumentos jurídicos e leu o regimento que rege a actividade do órgão e Gonçalves Pereira cumpriu a sua parte, o ataque pessoal e ofensivo de João von Smallhausen Abreu foi de delírio total, atribuindo a Gonçalves Pereira intenções que este tem o direito de lhe retribuir.

    A discussão ainda não tinha chegado a este ponto, ontem, mas Gonçalves Pereira, na TVI, já teve de ler algumas passagens da acta oficial da reunião que terminou às 17.55 de sexta-feira.

    O leitor de comunicados, "Álvaro" segundo Gonçalves Pereira, disse ao presidente do CJ o que não é admissível a ninguém e foi secundado pelo João von Smallhausen Abreu, partindo para a ameaça do processo disciplinar ao presidente.

    Donde, o Álvaro Batista não é a Helga, mas herr Flick, que manda no lacaio João von Smallhausen Abreu.

    Sabemos que herr Flick não beijava Helga, esta tinha de o beijar ardentemente como a uma barra de ferro. E o oficial da Gestapo gostava de vestir meias de licra e ligueiro, o moço com cara de quem não parte um prato, tal e qual o Álvaro Batista.

    Aliás, na imagem de Álvaro Batista da televisão em cima no post, João von Smallhausen Abreu está atrás dele, baixinho, só se vê os óculos.

    O filme é este.

    A legitimidade não pode ser contornada, nem a "fazer as coisas por outro lado".

    De resto, se as teorias da conspiração estão certas, não há problema nenhum em fazer nova reunião, já que a votação da maioria do CJ está assegurada.

    Só que isso diz pouco, hoje em dia, face ao recurso que Pinto da Costa pode fazer para os tribunais civis e a vantagem que o FC Porto adquiriu no Júri de Apelo da UEFA.

    Por muito que esperneiem os batoteiros como Platini e encornados pela verdade.

    ResponderEliminar
  23. Consta que a surpresa do presidente é o Duda, do Sevilha.

    ResponderEliminar
  24. Será Thiago Neves o próximo reforço do FCP? Tudo em http://dragao-de-lisboa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. do blog bi-campeoes do mundo:

    Última hora – O Primeiro Ministro (PM) de Portugal, José Sócrates, foi SUSPENSO !!! Bronca monumental no Governo…
    do Bi-Campeões do Mundo de O Situacionista
    Acabei de saber que o PM foi suspenso preventivamente.
    É verdade.

    Tudo se terá passado assim:
    Numa reunião do Conselho de Ministros em que se discutia a questão do TGV e constava da ordem de trabalhos a decisão, de entre 3 candidatos, sobre o vencedor do concurso público para atribuição da construção de tamanha empreitada, surgiu o insólito.

    De facto, aquando da votação para a empresa vencedora, uma vez que um dos concorrentes levantou um incidente de recusa ao Ministro Mariano Gago, por este ser simultaneamente perito ligado a outra empresa do sector, o PM decidiu, no uso dos seus legítimos poderes, deferir o pedido, impedindo, assim, o Ministro Gago de votar esta questão para evitar conflito latente de interesses.

    Mas, nesse momento, eis que surge uma rebelião de ministros. Com o Ministro Mariano Gago a não aceitar a decisão soberana do PM.

    Instalou-se então a anarquia. A confusão foi a tal ponto que o PM teve de encerrar o Conselho de Ministros, até que, noutra data, as condições se mostrassem reunidas.

    Mas o mais ridículo terá sido que a maioria dos Ministros, depois de o PM ter encerrado os trabalhos, foram jantar e, posteriormente, resolveram … voltar ao Conselho de Ministros.

    E, aí, os ministros, por iniciativa do ministro Mariano Gago, o qual tinha sido legitimamente declarado impedido de votar pelo PM, decidiram o impensável - instaurar um processo disciplinar ao … PM e suspende-lo preventivamente (reparem neste pormenor do "preventivamente", é que o mesmo é decisivo para se poder dizer que o PM deixava, no acto, de ter voto na matéria...), quando este já se encontrava a caminho de casa !

    Não contentes, o Ministro Mariano Gago, tomou as rédeas da nova reunião e passou a desempenhar as funções de PM.

    Acto contínuo, passaram à votação tendo decidido (com um voto contra) que o consórcio vencedor é aquele de que o Ministro Mariano Gago é perito …. Aliás, decisão essa que vem no seguimento do que já tinha sido noticiado dias antes.

    Convirá não esquecer que o Ministro Mariano Gago fundamentou a sua decisão na relevância do teor de escutas consideradas por um Tribunal perfeitamente irrelevantes e, ainda, no depoimento de uma testemunha considerada pelo mesmo Tribunal como totalmente mentirosa.
    .

    Mais, o ministro Mariano Gago já veio publicamente dizer que o PM estava de cachecol ao pescoço, referindo-se à empresa que, legitimamente, apresentou o requerimento de recusa.

    .
    É este o ponto da situação.

    Entretanto, a Bola, o Record, o Correio da Manhã, entre outros da mesma cartilha, já atestaram que a decisão do Ministro Mariano Gago e demais Ministros que estiveram no conclave é perfeitamente legal.

    .
    Meus caros, salvo as devidas proporções, qualquer semelhança entre isto e as eleições no Zimbabwe é pura … realidade.

    ResponderEliminar
  26. Eduardo Santos Costa, só uma pequena explicação: NENHUM dos elementos do CJ da federação é magistrado.

    ResponderEliminar
  27. "Não está em causa a decisão tomada, nem os beneficiados ou prejudicados com ela.

    O que me enoja são os métodos utilizados, os verdadeiros números de circo levados a cabo por chicos-espertos sem vergonha.

    Tentar impedir ardilosamente que um dos conselheiros participasse na decisão, tentar acabar abruptamente com a reunião, tudo para favorecer um dos lados foi das coisas mais podres que vi no futebol português nos últimos.
    E são individuos destes juizes...

    Conforme já disse, cada vez me parece mais que há uma região do nosso país (não o norte, mas sim o grande Porto), em que certos comportamentos manobristas, chico-espertistas, caciquistas, corruptos e sem vergonha são estranhamente tolerados, e por vezes até admirados.
    Cada vez me parece mais que um bandido no Porto (ou em Gondomar), desde que bem sucedido, é visto como um herói. Isto preocupa-me. Mais até do que como adepto do futebol."

    Em www.vedetadabola.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Duda? se assim for, a mim, não agrada em nada.. Salário elevadissimo, jogador mediano, sem margem de progressão desportiva e economica, mais um extremo!?..espero que não seja este, nem o Miccoli.

    ResponderEliminar
  29. O Dr. Álvaro Baptista é adepto do vosso clube. E já agora, o Dr. João Abreu é um conhecido sportinguista.
    É bom que se informem...

    Quanto à vossa surpresa cheira-me a Miccoli ou a Aimar. Isto se não for mesmo Simão por troca com Lucho.

    ResponderEliminar
  30. É isso mesmo FCPortosempre...A anedota é mesmo essa!...
    Agora os entendidos que se debrucem sobre esta "verdade" e a analisem, sem contudo cairem no abismo...Imaginem que eles, estão no Passeio das Virtudes ali mesmo ao pé do muro...Acima está o Palácio das "Necessidades"...E eles descuidam-se passam a grade e zás...
    Quanto às bichanisses parece que acalmaram...Devem ter ido visitar o Nuninho. Vá lá, deixem-se de merdas, Cuequinhas abaixo e cuzinhos ao alto!

    ResponderEliminar
  31. Realmente o Duda não me parece que seja bomba...Só de for de carnaval.
    Miccoli ou Katsouranis sim...

    ResponderEliminar
  32. Aimar!? Vamos jogar só com médios..eheh.
    Simão, não acredito, 300mil€/mês de ordenado.Nem queremos vender o Lucho.
    Miccoli, pagar uma fortuna, perferia o Drenth do Real Madrid, esse sim, era bem capaz de fazer falta nas posições que faz..além do mais, Licha e Tecla são seguros, Renteria, pode bem ser o 3º PL.

    ResponderEliminar
  33. O lf desmascarou-se...Custa mas compensa esperar.

    ResponderEliminar
  34. "Insensatez

    JORGE MAIA

    Bertrand Russell escreveu uma vez que o problema com o Mundo é que os fanáticos têm sempre muitas certezas e as pessoas sensatas têm sempre demasiadas dúvidas. Ora, as guerras, mesmo as guerras do alecrim e da manjerona como a que aquece o defeso, são sempre terreno fértil para os fanatismos que, por definição, são inevitavelmente exacerbados e que, por defeito, tendem fatalmente para o descontrolo. E as coisas complicam-se ainda mais quando mesmo as pessoas de quem se espera alguma sensatez, como aquelas a quem entregamos a responsabilidade pela administração da Justiça, se comportam como o mais fervoroso e fanático dos adeptos, contribuindo para o clima de instabilidade geral e para o recrudescimento da violência. Que, por sinal, já deixou de se limitar ao campo verbal onde costumava evoluir. Esta guerra entre o FC Porto e o Benfica justifica cada vez menos a utilização de aspas. Já houve troca de acusações, já se fizeram alianças estratégicas e até já houve danos materiais. A manter-se a actual escalada nos confrontos verbais, comerciais e legais entre os dois clubes, é imprevisível o resultado dos inevitáveis confrontos entre as duas equipas durante a próxima temporada e pode muito bem ser uma questão de tempo até termos de falar em vítimas. Há alturas, como esta, em que as pessoas sensatas não podem ter dúvidas sobre a necessidade de intervir, antes que fiquemos reduzidos apenas às certezas dos fanáticos."

    Também tenho alguma apreensão em relação ao futuro por causa destas possibilidades, mas julgo que o confronto entre os dois Clubes é já tão antigo e atingiu já o patamar mais alto noutros momentos que existe tacitamente já alguma contenção...Curiosamente é o Presidente do Bf que perde com regularidade as estribeiras e cede ao bacoquismo barato com frequência...Mandem-no para Inglaterra e troquem-no pelo João que já foi polido no convívio com os plutocratas Ingleses...

    ResponderEliminar
  35. Duda? se assim for, a mim, não agrada em nada..

    visitem o meu blogue:

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  37. ouvi agora na tsf o resultado da reunião (?) da FPF. alguém tava à espera q o Sr. Madaíl tomasse alguma posição? ingenuidade....
    é só rir... :)

    ResponderEliminar
  38. afinal qual foi a decisao?
    quem entra no sorteio hoje?
    e que eu nao consigo encontrar nada que me esclareca!

    ResponderEliminar
  39. O Madaíl...

    alguém tava à espera q o Sr. Madaíl tomasse alguma posição? ingenuidade....

    ResponderEliminar
  40. ze luis, publica as declaraçoes do prof marcelo, que eu hoje n tove possibilidade de ouvir, e na net nao tem nada!
    e este tono do crlh aqui em cima ja arranjava era vida!
    muito gosta ele do azul!

    ResponderEliminar
  41. No jornal da tarde da RTP1, diceram que o FCP emprestava 2 jogadores ao Leixões, Diogo Valente e Frederico Scoppa. Alguém conhece este ultimo?

    http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?headline=37&visual=17&article=154520&tema=21

    ResponderEliminar
  42. do jogo:
    Direcção da FPF demarca-se da reunião do CJ mas as sentenças transitam em julgado

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai abrir um processo de averiguação dos factos ocorridos na reunião de sexta-feira do Conselho de Justiça do organismo. O processo vai ser dirigido por "alguém estranho, para garantir a completa independência e transparência do processo", disse o presidente da FPF Gilberto Madail. Entretanto, as sentenças, suspensão por dois anos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e a descida à Liga de Honra do Boavista, transitam em julgado, o que significa que são para cumprir, com efeitos que, neste momento, se avaliam como pesados. Os clubes, FC Porto e Boavista vão ser notificados. A decisão será comunicada à UEFA que, a partir da condenação de Pinto da Costa por tentativa de corrupção, arrastando o FC Porto, poderá impedir a participação do clube na Liga dos Campeões. Se a conclusão a que chegar “alguém estranho” à FPF de que a reunião do seu Conselho de Justiça está ferida de ilegalidade, que se está perante uma situação “inaceitável”, como disse Gilberto Madail, será praticamente impossível emendar o erro de consequências pesadíssimas quer em termos desportivos quer económicos, para o clube. A FPF para já, demarca-se de tudo quanto se passou na sexta-feira, declinou qualquer responsabilidade no sucedido e, assim, lava as mãos. Quem provocou o incidente, de forma ligeira, tanto mais que o processo contra Pinto da Costa por tentativa de corrupção do árbitro (Caso da Fruta) em vésperas do jogo FC Porto-Estrela da Amadora, na época de 2003/2004, foi mandado arquivar, já duas vezes, por falta de provas, baseado em “falsos testemunhos” de Carolina Salgado, que está a contas com um processo de averiguações, assobia para o lado e vai deitar-se de consciência tranquila e convicto de que cumpriu o dever. O caso, contudo, não morre aqui, dado que os clubes, e também Pinto da Costa, deverão recorrer para o tribunal Administrativo.

    ResponderEliminar
  43. principles vai a este site:

    http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?article=154468&visual=5&tm=1&Top=17Futebol%20Nacional

    Marcelo Rebelo de Sousa sem margem para dúvidas este domingo na RTP: "as decisões do Conselho de Justiça da FPF são nulas". O comentador político e jurista afirma peremptoriamente que as decisões tomadas pelos cinco membros do Conselho de Justiça "não são validas".
    O jurista, na sua habitual análise aos «factos» mais relevantes da semana, que passa em directo aos domingos na RTP, considera que o presidente do Conselho de Justiça tem razâo em tudo, excepto em relação à acta.

    ResponderEliminar
  44. Pelo que percebi da corja da federação, a decisão sobre a validade das "decisões" será definida numa assembleia-geral ou nos tribunais administrativos. E claro, mais um «processo de averiguações». Tudo muito célere como convém.

    Entretanto, os clubes interessados e a CD da liga vão ser notificados. Só falta saber o que consta nessas notificações. Mais uma mão cheia de nada.

    Estou encantado com esta justiça desportiva. Perdão, disse justiça? Queiram desculpar, com esta merda desportiva.

    Depois disto, vou passar a acompanhar o futebol da Suazilãndia com muito mais interesse. Sempre deve ser mais saudável. Dasssse.

    ResponderEliminar
  45. Segundo o JOGO de ontem Scoppa e MAxi pertencem ao FCP..Dois argentinos vindos dos sub20 do Boca Juniors da Argentina...O MNaxi foi emprestado ao Portimonense ou Olhanense

    ResponderEliminar
  46. Ah, e a UEFA anda confusa. Não sabe se é menino ou se é menina.

    ResponderEliminar
  47. Nos momentos difíceis também se vê a lealdade.
    Nasceu um novo blogue:

    http://www.dezuis08.blogspot.com

    visite

    abraços

    ResponderEliminar
  48. fui durante mtos anos sócio do Porto, com lugar cativo, assistindo a cerca de 50% dos jogos oficiais durante cada época, mesmo q para mim isso importasse algum sacrificio de ordem pessoal (deslocações, nomeadamente).

    Isto passou-se numa altura em que toda a ajuda dos adeptos era importante para o nosso clube alcançar os feitos que entretanto conseguiu, consolidando-se como o melhor clube nacional na prática do futebol.

    Entretanto, atingido o estatuto que hoje detém, achei por bem q podia descansar um pouco e passar a acompanhar o clube pelas transmissões televisivas e ir ao estádio uma ou duas vezes por ano.

    No entanto, porque costumo dizer q quando o clube precisa eu estou presente (por exemplo, naquela época com o Octávio em q távamos sempre a perder, ia a quase todos os jogos, pq qd tamos a perder é q somos precisos, não é só pra ir às festas dos títulos).

    Esta conversa toda pra dizer o seguinte: mais uma vez vejo q o clube precisa de todos nós e, por conseguinte, na época que se avizinha lá estarei em todos os jogos q a minha vida pessoal mo permita.

    amigos portistas, o importante é o nosso clube (independentemente de quem sejam ou deixem de ser os seus dirigentes, treinadores ou jogadores) e é nestas alturas q somos precisos.

    Lá nos encontraremos todos, anónimos ou não, onde o jogo se decide, i.é., no campo.

    FUTEBOL CLUBE DO PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  49. Nobigdeal, lamento o meu erro não era isso que eu queria dizer e agradeço a rectificação. Aprecio a sua postura de unificação neste momento difícil para o nosso clube.

    ResponderEliminar
  50. belenenses , benfica, Rio Ave, boavista, sporting, são os primeiros adversários

    Preferia jogar com os clubes médios de lisboa depois da 10 jornada com as equipas mais perto do que valem, mas pronto depois de tanto tempo sem bola tambem é um começo em grande.

    ResponderEliminar
  51. Exactamente nobigdeal, exactamente!

    Não poderia estar mais de acordo consigo!

    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  52. Bom, vou apenas dizer o seguinte, fui sócio durante muitos anos, depois por diversas razões que não vale a pena esmiuçar agora, deixei de pagar cotas durante muito tempo e perdi a qualidade de sócio...Devido àquilo que está a suceder, hoje dia 7 de Julho, dirigi-me à porta 14 e inscrevi-me novamente como sócio...Foi-me atribuido um número bonito, só a fotografia ficou toda estragada assim como que enevoada, pareço um D. Sebastião do momento, resta-me pedir à Direcção que me processe um novo cartão, mas para todos os efeitos sou novamente sócio do meu FCPorto...
    Quanto à lavagem de mãos do Madaíl o que esperavam? De cobardes não se pode pensar outra coisa...Eu não o disse ontem porque não queria acreditar que as coisas ficassem assim, mas é a realidade Portuguesa, um Oceano de ilegalidades e esperteza...E fica claro que quem domina a Liga e a FPF da forma que domina, na Arbitragem como procederá?...

    ResponderEliminar
  53. No entanto esta situação não pode transitar em julgado...O Presidente do Porto vai recorrer e portanto iremos ver os episódios seguintes...Mas de certo modo até é bom que as coisas fiquem claras como água em relação à personalidade destes abutres...Não mais nos poderão enganar! O meu receio é que por cada fdp que morra, nasçam dez fdps...É que um FdP em pleno funcionamento, pode contagiar muitos FdP à espera e em potência...

    ResponderEliminar
  54. Os meus parabens Grande Meireles.

    Agora espero que seja até à morte.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  55. Obrigado FClimpatudo:
    -Também eu espero que seja até morrer, até porque pretendo que a bandeira do grande FCPorto esteja a cobrir o meu catre final...Mas desejo que isso só aconteça pelo menos, daqui a dez Champions League conquistadas...

    ResponderEliminar
  56. Meireles,

    Permite-me uma correcção. Por cada 1 fdp que morra, nascem 7 FCP e 3 fdp.

    Agora, sim. A proporção está correcta.

    ResponderEliminar
  57. No entanto...
    Exactamente nobigdeal, exactamente!!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  58. Phoenix, a melhor equação seria por cada l fdp morto, 7 novos Portistas assumidos e 3 fdp coxos, cegos e Benfiquistas...

    ResponderEliminar
  59. Phoenix, a melhor equação de sempre.
    isto está mórbido

    ResponderEliminar
  60. Meus amigos, mais duas melguinhas Aristidenses a esvoaçar!...D...Isto está perfumado!

    ResponderEliminar
  61. Por cada Melguinha Morta, dez Portistas Novos e 0 coxos, cegos ou Benfiquistas!...Abaixo as Borboletas!...

    ResponderEliminar
  62. Abaixo as Mariposas...Abaixo as Rosinhas de cheiro!...

    ResponderEliminar