15 julho 2008

TAS-se bem com estranhas confissões de satisfação

Mais uma Vitória, mais uma glória. Regozijo a dobrar na olímpica Lausana. TASSSS.

Subitamente, o ar tornou-se quente. Entramos no Verão com um mês de atraso. Mas a vitória do Benfica de 13 de Junho em Nyon vale o mesmo a 15 de Julho em Lausana. Na sede olímpica onde coabita o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), Benfica e V. Guimarães contra o FC Porto e a UEFA como árbitro, com supervisão do tal TAS, esgrimiram ontem argumentos sobre uma coisa decidida há um mês, com o documento-bomba (mas um artefacto de brincadeira de Carnaval tomado na Imprensa do regime cá da paródia) do Júri de Apelo da UEFA a salvaguardar a posição do FC Porto na Champions tão desejada e sempre tão esquiva aos menos capazes, os mesmos rapazes…

A paz podre, o silêncio dos comprometidos do regime, o não fazer ondas desde a alterosa reunião do CJ da FPF – apesar de enviesadas interpretações de facto, mesmo por quem tem um sentido delgado de direito – tornou o ambiente humedecido, como a saliva de quem, na sombra, às escondidas, a rezar por um milagre, espera um golpe divino para reclamar um Direito que desconhece.

Fui arejar ontem à noite. Até à Foz. Agora que os terroristas estão, impunes, em Lisboa, aos tiros em todo o lado, e seguro das brigadas de antitanques e de alta vigilância deslocadas da capital para nosso sossego provinciano, pude respirar ar puro.

De volta a casa, ouvi o noticiário da TSF das 23h. O Morgado de serviço fez um jeitinho, mais um, à causa desvairada. Se será perdida ou ganha, o intrépido repórter de som da rádio deu alento aos benfiquistas, enumerando três hipóteses a sair: a coisa volta ao Comité Jurisdicional de Disciplina (confusão dele e que vive na Suíça), o FC Porto é mantido na Champions ou… excluído.

Não é mau ter um terço da razão sem rezar
É verdade, pode parecer um panorama aterrador, face à prevista sentença do TAS hoje ao início da tarde. Mas, pelo lado positivo, sempre se dá 33% de possibilidades ao FC Porto, que há 45 dias esteve fora da prova, excluído da Europa em nome de uma regra retrógrada, dúbia e revogável em nome do bom senso.

Sem precisar de rezar, o FC Porto sempre tem 1/3 de possibilidades de êxito. Mais pelo meu convencimento da razão que assiste aos dragões do que por optimismo puro a que não me entrego de forma folclórica, venho assumindo a leitura dos acontecimentos sem temer perder a razão ou o vexame com que os adversários vitoriosos poderão brindar-me. Gosto de opinar antes de e não fazer prognósticos só no fim.

Temos tugas em todo o lado com a mentalidade de servicinho ao poder arreigada aos genes: ou tomando-o pela espada do Afonso, as armas de Abril ou as reuniões pós-jantar de conselheiros da revolução de esquadria mental soviética a lutar contra o avanço do tempo e da civilização, atirando o edifício do Direito pela janela e o bebé com a água do banho clubístico-ideológico. Pois o Morgado da TSF não desdenhou o que qualquer pé de microfone cá da terrinha faria: deixou tudo em aberto.

Como não sabemos para que lado vai cair essa temerosa sentença que amanhã abrirá telejornais do ressequido da noite anterior e o fresquinho dos jornais onde tomam o pequeno-almoço informativo matinal, fiquemo-nos pelas reacções que os também intrépidos paladinos da verdade vermelha e branca deixaram ao fim de sete ou oito horas de parlapiú no TAS.

Na rádio ouvi o causídico do Benfica, Paulo Gonçalves, dizer-se “satisfeito por pela primeira vez podermos expor os nossos argumentos”, algo que não teria sido possível antes, não obstante a sua presença a 13 de Junho na sede da UEFA, de onde saiu igualmente “satisfeito” e até convencido que logo ali o Benfica seria coberto da glória da razão. João Correia, advogado exterior ao clube, até reconheceu tratar-se de uma “vitória do Benfica”. Pela mesma porta, o representante do V. Guimarães também cantou vitória: estava ali ser saber bem como, não conhecia como era o nível de vida helvético e a pacatez da sede da UEFA, beijada pelas águas calmas do LagoGenebra e rodeada de verde, sem transparecer que ali, como daquela vez, se travam batalhas jurídicas duríssimas.

Já me admirava, ontem, ouvir Paulo Gonçalves satisfeito por poder expor os seus argumentos. E com alguma elevação de todas as partes, notou, porque aquilo é algo diferente, não só o país, mas especialmente a diferença para uma qualquer reunião da CD da Liga ou as remotamente controladas por sms no CJ da FPF quando não resolvidas numa jantarada só de amigos de ocasião.

Hum, optimismo sucumbiu à crítica do costume
Em casa acedi ao Maisfutebol e aos jornais online para saber mais um pouco. Bolas, o que descobri!

Paulo Gonçalves, reconhecendo no Benfica um palco mediático de extrema acessibilidade e até afabilidade, falou à TVI. Pelo que leio, o seu avinagrado palavreado não deixa expor tanto optimismo da rádio.

«Chegámos a este estágio porque a UEFA quis esperar pelas decisões tomadas pelo Conselho de Justiça», lamentou. «Agora alega que essas decisões não são definitivas, que ainda podem recorrer aos tribunais administrativos. A UEFA navega contra os próprios estatutos».

Paulo Gonçalves anda na Suíça a aprender. Das Antas ao Bessa, por onde andou, ou ensinam mal ou o defeito é seu. Foi saber, no TAS, que a UEFA ali presente como parte sabe que as coisas em Portugal passaram aos tribunais administrativos. Não admira. O presidente de Paulo Gonçalves pensava que as sentenças de 1ª instância eram válidas e irrecorríveis. Não pode ser.

Depreendo que o seu optimismo cedeu à crítica fácil que qualquer analista de meia tigela usa entre um pratinho de caracóis e umas imperiais. Ah, faltava o rojão do Minho com o verdusco da ordem.

“Quadros mentais rígidos” – seja lá o que isso for
Um tal Gama Lobo, atrelado ali para o espectáculo circense grato à TVI, falou pelo V. Guimarães. Clube, aliás, cujo presidente ontem, no site do clube, nos regozijou com a sua expectativa de “esperar que se faça justiça, seja o que isso for”.

(tudo isto seria cómico se, à semelhança do Braga, um benfiquista doentio não acedesse, em Guimarães, a director de comunicação, mas é verdade).

“Houve alguma dificuldade em explicar o que se passa em Portugal relativamente aos regulamentos e à sobreposição de regulamentos. As pessoas que têm quadros mentais mais rígidos ficam um bocadinho surpreendidas. Mas pelo menos tivemos oportunidade de explicar as trapalhadas jurídicas que sucessivamente vão acontecendo em Portugal e este é um bom momento para ver se é possível limpar estas coisas», disse Gama Lobo em declarações à TVI.

Ou seja, literalmente, com Pimenta Machado nada disto teria acontecido. Como quem sabe que o que é verdade hoje, amanhã é mentira, pouparia o dinheiro como sempre e evitaria despesas sempre upa,upa quando se trata da Suíça. E evitava-se o quadro atribuído, presumo eu, aos helvéticos de “mentais mais rígidos” que a boa maneira tuga não lida pelos seus genes, a não ser quando toca a trabalhar lá porque se paga bem a quem é bom.

Pimenta Machado, aliás, se precisasse de um director de comunicação chamado Marinho punha lá o Neves do blogue da bola e não o José da SportTV. E decerto não se surpreenderia, até por ter família a viver na rica Confederação Helvética, que os circunspectos homens dos cantões – que alguns podem confundir com cantoneiros – ficassem “um bocadinho surpreendidos” com as trapalhadas da Bola em Portugal, o País do faz de conta que cantou vitória a 4 de Junho com a decisão “aportuguesadamente confusa” da Comissão de Controlo e Disciplina que era dada como certa tal e qual a das instâncias desportivas de lusitaníssima falta de nível jurídico onde certas regras, e clubes, pensam estar acima da Lei do País

Já o FC Porto, obviamente, saiu em silêncio. Nem se sabe quem lá foi. A causa é perdida?

Bom, pelo “optimismo” dos adversários até eu estou… satisfeito.

Faltava o taberneiro da Liga
Posso andar enganado, mas nunca fui de contorcionismo. Uma figura igualmente bem portuguesa e pródiga em exemplos como Hermínio Loureiro, aquele atarracado careca com aspecto de taberneiro que, politicamente correcto, o regime lá elevou à hierarquia da Liga. Terá dado uma entrevista à SIC-N (mais uma que felizmente troquei pela brisa marítima).

Depois de nada dizer para além da proclamada “nova era” com que abrilhantou o sorteio da Liga há uma semana, este Hermínio foi fantástico, também ele, a atirar as culpas para o CJ “de toda esta trapalhada”. E, para comprovar o diálogo de surdos das duas entidades do futebol, “respondeu” a Gilberto Madaíl que instou o CJ a “limpar a imagem” mas inviabilizando nova reunião com um parecer pedido no exterior com prazo de 15 dias e dando seguimento às estranhas “decisões” do CJ, sejam lá o que forem, com que os clubes foram brindados a par dos procedimentos caóticos na hora das deliberações que lhes deram origem. Disse, então, o taberneiro da Liga:

«O CJ é eleito e é um órgão autónomo, nós não podemos demiti-los. Só podemos apelar a que voltem a reunir. Ainda há tempo para corrigir as coisas que eventualmente possam estar incorrectas e para que percebam bem os danos que estão a provocar.»

Como é que a UEFA pode levar a sério estes bacocos? Espera mais uma manchete da Bola para agitar mais porcaria?

TASSSSS…

p.s. – isto foi só um balanço do dia/noite. Hoje haverá decisões. Antes veremos as manchetes. Será que o prenúncio de derrota na contratação, mais do que confirmada, de Aimar, integrado como nº 8 do Saragoça, fará mudarem a agulha para os leões de garras afiadas para atacarem o título? É que na próxima época a música a tocar em Lisboa será essa. Aos outros, a UEFA pode esperar… Quanto a alguns de nós, nobres, leais e invictos, vamos fazendo o registo para a posteridade. O quadro rígido está exposto a certas mentalidades.

23 comentários:

  1. Zé Luis:

    Tal como já disse noutro local, é tb de Portistas como tu que se constrói o nosso FC Porto.

    Obrigado... por seres dos nossos!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  2. Boas amigos Portistas:

    A poucas horas de se confirmar a permanencia do FC Porto na Liga dos Campeoes, como é de direito, (ainda que algumas avestruzes gostem de vender jornais com mentiras), vejo que a normalidade ira regressar ao Bananal.

    Agora ja nao chora so o Chalanix e o Orelhas, choram também os vermes que se intitulam de advogados e que defendem causas vergonhosas, sem ideal que nao o a da baixeza intelectual.

    Amanha ca estamos a rir-nos da tragédia estupida que é o nosso pais. Quero ver as capas desses "jornais".
    Quero ver o parecer dos impolutos portugueses apos a confirmaçao da participaçao do FC Porto na Champions. Quero ver a mudança de agulhas... sim, porque ela vai começar. E nem espero outra coisa dos portistas que nao vingança total, ainda que esta tenha que ser lenta e nos leve por vezes a perder a paciencia.

    Uns dizem que querem falar de futebol. Como? Entao estamos em guerra e querem falar de futebol? Qual futebol?
    O dos livros encomendados? O das escutas ilegais que nao comprovam nada?
    Ou preferem as outras escutas em que se ouve "tudo e mais alguma coisa" mas nao sao motivo de investigaçao? Ou das pecinhas de cristal? O do EstorilGate?
    O dos 26, ou 20, ou 17 pontos de atraso? Ainda nao se sabe bem quantos sao? Ou o das testemunhas sem credibilidade? Ou dos 5 burros da vida airada?

    Todos esperamos que a palhaçada acabe o mais cedo possivel.
    Mas enquanto nao acaba, os portistas nao podem baixar a guarda e esquecer o que se vai passando neste pais. Isso é que os "impolutos" querem. Como no passado. Roubavam quanto queriam e os "provincianos" iam falando de... futebol.

    Pela primeira vez em 2 anos congratulei-me com uma entrevista a um Portugues. O actual bastonario da ordem dos advogados merecia que lhe fizessem uma estatua. Esta la tudo naquela entrevista. Tudo.
    Valha-me ao menos isso. Ainda ha homens com os quais me posso identificar. Homens com coragem. Com tomates.

    ResponderEliminar
  3. A bola: -“Ulrich Haas, Efraim Barak e Olivier Carrard são perfeitos desconhecidos dos portugueses mas poderão vir a ficar na história do desporto nacional, pois está nas suas mãos uma de três decisões possíveis: manter o FC Porto na Liga dos Campeões, mandar o caso novamente para o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA ou decidir pela exclusão imediata dos dragões da prova milionária.”
    Porque vão ficar na história?
    Por terem nas mãos três decisões possíveis?
    Ou por terem processos do benfica, juntando-se a tantos outros (anunciados) desde presidente da FPF, ao presidente do cj da FPF, aos funcionários da liga não pertencentes ao cd, sem esquecer os 30 milhões... eh, eh, “ganhem o europeu para nos pagar 30 milhões” eh, eh, eh...

    Parece que vem aí processos para a uefa, que apresentou no TAS argumentos iguais ao FCP, eh, eh, eh, grande benfica!

    ResponderEliminar
  4. Qual a diferença entre poder ser beneficiado e ser prejudicado?

    Imaginem que tem uma tia rica que teima em não morrer e vocês aguardam pela herança. São prejudicados por ela não morrer? Não, mas podiam ser beneficiados se ela se fosse.

    Beneficiados... mas não podem dizer que estão a ser prejudicados. Não podem processar a velha, nem os médicos... por muito jeito que dê.

    O benfica não é prejudicado, podia ser beneficiado se o FCP fosse penalizado. A actuação deles em querer “matar” o FCP é ridícula. E mais, ameaçam quem queira dizer o contrário. Ameaçam, perseguem, denigrem...

    ResponderEliminar
  5. Quero Futebol, falar de futebol, aquele futebol jogado nas quatro linhas, quero falar de tácticas e jogadores....

    Parece que ainda vamos ter mais do mesmo...

    “A fraude foi denunciada no final da semana pelo consulado da Itália em Buenos Aires: um funcionário diplomático e um empregado de um munícipio italiano terão ajudado alguns dos mais famosos empresários argentinos a falsificar os passaportes de mais de 150 jogadores, concedendo-lhes a cidadania italiana “ in DN.

    150 jogadores.... mas parece que importante é o FCP:
    “Fraude com passaportes envolve argentinos do FC Porto.”, em subtítulo lá vemos que: Bergessio investigado, tal como agentes de Aimar, Lucho, Grimi e Romagnoli ...

    Estou a ficar cansado. Quero Futebol, falar de futebol, aquele futebol jogado...

    ResponderEliminar
  6. Afinal a jóia parece que já não vem...Aimar...desculpem...Ai mãe, que isto anda mal.

    Ontem, vi essa entrevista do nosso consócio Paulo Gonçalves e parecia que tinha levado uma bofetada nas trombas. Quase que pediu desculpa ao jornalista por criticar a UEFA. Estamos lá e mais nada.

    ResponderEliminar
  7. Estamos na Champions. O TAS, decidiu julgar como improcedente os recursos dos ressabiados. A comunicação formal é às 10:00.

    Longa vida para o Dr Caldeira.

    ResponderEliminar
  8. e so pa informar que tamos na champs!
    e desculpem mas vai ter que ser...
    SLB FILHOS DA PUTA SLB!!!
    mamem crlh

    ResponderEliminar
  9. Estamos lá! E o próximo a vir é o Aimar!

    ResponderEliminar
  10. Só espero confirmar no campo estas vitórias na secretaria, nunca na minha vida senti tanto as injustiças de um país com uma maioria de pobres de espírito.

    ResponderEliminar
  11. E a LC vai para.........o FCP :D

    Feliz que eu estou...

    Aqueles anormais de A Bolha dizem que é provisoriamente ainda tem uma esperança!!!!

    Força Porto

    ResponderEliminar
  12. segundo disseram agr na rtpN a uefa ja reuniu pa ver o que iam fazer!
    disseram tb que daqui a 2h devia haver novidades!
    mas a champs ja e nossa!

    ResponderEliminar
  13. "mil893"
    eu completo a frase.. VSC FILHOS DA PUTA VSC!!!
    mamem crlh

    Ganhamos mais uma batalha.. mas a qualquer momento, a UEFA, pode re-abrir o processo, desde que acontecem desenvolvimentos na "justiça" portuguesa..


    Arrumar a casa..
    Marek Cech vendido por 1,5M€.
    Pitbull, emprestado ao Rapid Bucarest.
    Leandro Lima no V. Setubal ,onde ja estão, também por emprestimo, os Bruno's Gama, Vale, Moraes, isto é que se chama valorizar os atletas, além de jogarem a taça UEFA, jogam todos juntos, é bom sinal..
    Alan, pra quando a sua venda?

    ResponderEliminar
  14. É oficial a decisão do Tribunal Arbitral de Desporto, que recusou o recurso de Benfica e V. Guimarães contestando a admissão do F.C. Porto na Liga dos Campeões. Esta era a última instância desportiva, pelo que na prática significa que os «dragões» irão jogar a «Champions».

    O TAS explica que o recurso apresentado pelos clubes portugueses foi «apreciado com urgência», numa audiência que decorreu na segunda-feira, entre as 14h e as 21h30 h suíças. E o organismo sedeado em Lausanne esclarece ainda que os três juízes que compunham o tribunal deliberaram de madrugada, pela 1h30. O TAS comunica também que divulgará mais tarde os fundamentos da sua decisão.

    O processo volta agora às mãos da UEFA, cujo Comité de Apelo tinha decidido a 13 de Junho manter o F.C. Porto na Liga dos Campeões apesar da condenação do clube no âmbito do Apito Final, por o processo decorrer ainda na justiça desportiva portuguesa.

    esta parte e que eu n percebo.. se o TAS e a ultima instancia.. a uefa vai analisar o que?
    que analisem o que quiserem... a champs e nossa por direito!
    vamos e falar de bola!
    aimar no porto ehehehehe
    eles suicidavam-se...

    ResponderEliminar
  15. Sinceramente, não acho que Aimar, seria uma boa compra (só para dar azia, não vale a pena, eles já estão de cama) hahah.. já temos muitos médios, e bons.. venha sim um Drenth, Suazo, Batista (besta), Saviola..

    ResponderEliminar
  16. já está confirmado, mas ainda não consegui ver o comunicado oficial do TAS. Quando sair divulgarei aqui. Aqui fica a noticia retirado no Mais Futebol"

    " É oficial a decisão do Tribunal Arbitral de Desporto, que recusou o recurso de Benfica e V. Guimarães contestando a admissão do F.C. Porto na Liga dos Campeões. Esta era a última instância desportiva, pelo que na prática significa que os «dragões» irão jogar a «Champions».

    O TAS explica que o recurso apresentado pelos clubes portugueses foi «apreciado com urgência», numa audiência que decorreu na segunda-feira, entre as 14h e as 21h30 h suíças. E o organismo sedeado em Lausanne esclarece ainda que os três juízes que compunham o tribunal deliberaram de madrugada, pela 1h30. O TAS comunica também que divulgará mais tarde os fundamentos da sua decisão.
    O processo volta agora às mãos da UEFA, cujo Comité de Apelo tinha decidido a 13 de Junho manter o F.C. Porto na Liga dos Campeões apesar da condenação do clube no âmbito do Apito Final, por o processo decorrer ainda na justiça desportiva portuguesa."

    ResponderEliminar
  17. O conceituado e prestigiado jornal "a bola" conhecido pela sua isenção que remonta a ínsignes jornalistas como A.Farinha,Pinhão,etc refere que o assunto ainda não está encerrado...julgo ler nas entrelinhas que o eclético presidente da instituição irá não só colocar o TAS/CAS em tribunal exigindo 30 milhões por perdas e danos,bem como denunciar a parcialidade desse pseudo tribunal,que se encontra como é do conhecimento geral ao serviço do Pinto da Costa,como também fazer queixa ao Tribunal de Haia e ao Conselho de Segurança da ONU onde aliás já assegurou o voto da Malásia(Exportador de borracha)e da Colombia(Exportador de Pó)tendo instruído o anafado advogado exBoavista e exFCPorto,Gonçalves,para com a companhia do de Guimarães,que estão sempre muito confiantes,façam os respectivos alinhavos jurídicos tendo a partir deste momento a consultadoria da tripla Pinhona,Salgado e Mizé.Agurdemos,pois,que se faça JUSTIÇA!

    ResponderEliminar
  18. A UEFA já tomou conhecimento da decisão do Tribunal Arbitral de Desporto e, em função dessa sentença, reafirma que o F.C. Porto vai jogar a Liga dos Campeões 2008/09.

    O organismo emitiu um comunicado a dar conta da situação e a explicar que, depois de o TAS ter rejeitado os recursos de Benfica e V. Guimarães, mantém-se a decisão do Comité de Apelo da UEFA de manter o F.C. Porto na Liga dos Campeões, que era precisamente o alvo da contestação dos dois clubes.

    Leia o comunicado da UEFA:

    «O Tribunal Arbitral de Desporto em Lausanne, Suíça, anunciou que rejeitou os apelos interpostos pelos clubes portugueses Benfica e V. Guimarães contra a decisão do Comité de Apelo da UEFA de 13 de Junho de 2008, no caso envolvendo o também português F.C. Porto.

    Em resultado disso, o assunto permanece como foi comunicado pela UEFA a 16 de Junho, na sequência da decisão do Comité de Apelo. Isto significa que o F.C. Porto será admitido na Liga dos Campeões 2008/09.»






    acabou, ja la estamos!

    ResponderEliminar
  19. è verdade tambem já tive a ler o site da UEFA e a LC ja cá canta aqueles porcos devem estar todos estrabuchar!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Logo dizem-nos alguma coisa.
    Vámos á Champions.

    ResponderEliminar
  21. RTP-N às 19 Horas de 15 de Julho, depois de citar as posições do guimarãres e do benfica, diz que do FCP não há uma posição oficial. São tão tropegos, que nem ler o site e ver o comunicado conseguem. Deve ser dos olhos marejados de lágrimas. É por isso que eu gosto de ser do Porto. Só o sofrimento destes "0's" me dá um gozo, que dura há mais de 20 anos!
    Viva o FCP!

    ResponderEliminar