15 setembro 2008

Liga dos Campeões - Sorteio


Calhou-nos um dos grupos mais equilibrados na Champions deste ano. Mas, ainda assim, nem o Arsenal está assim tão acima do Porto, -principalmente depois das saídas de Hlbe e Flamini-, nem o Dynamo Kiev e o Fenerbache são assim tão fracos e tão abaixo do F. C.Porto.

Apesar disso, como sempre, temos que assumir o nosso favoritismo e mesmo com um plantel mais fraco, em princípio, relativamente à época passada, temos a obrigação de passar a fase de grupos.

Gostava de poder dizer que podíamos chegar aos quartos de final -no ano passado podíamos mesmo-, mas depois do amargo de boca do ano passado esperava-se uma aposta mais forte este ano na Champions e na verdade o Porto não investiu para fazer uma grande champion… Optou antes por garantir os mínimos e ganhar a liga portuguesa.

O Fenerbace do ano passado surpreendeu e chegou aos quartos de final. Mantém um plantel forte, com muitos brasileiros de qualidade, um deles o Alex e o outro o Deivid ex-sporting que na Turquia se lembrou de começar a jogar à bola. Este ano conta ainda com o reforço Guiza melhor marcador da última liga espanhola e ainda o treinador campeão da Europa Aragonés. Um orçamento que supera o do nosso F. C. Porto em termos de reforços para esta época. Uma equipa que devemos respeitar mas não temer...

Tal como o Dynamo Kiev apesar da boa prestação na pré eliminatória em que eliminou de forma convincente uma das melhores equipas do cada vez mais forte campeonato russo, Spartak de Moscovo. O Dynamo vale mais pelo seu colectivo e pela sua enorme experiência, assim como as dificuldades que os rivais atravessam a jogar no seu estádio. É composto por alguns dos jogadores que compõe a selecção da Ucrânia que não vive uma grande fase e alguns africanos e um ou outro brasileiro mas sem grande qualidade. No entanto golearam um Spartak de Moscovo que tinha um bom plantel e que partia como favorito.

Estes países, principalmente a turquia têm evoluído bastante, as suas ligas têm tido uma injecção grande de capital que lhes têm permitido recrutar bons jogadores principalmente ao mercado sul americano... E não falo de Bollatis, falo de alguns craques da liga brasileira e argentina.

Outra dificuldade extra campo, será o clima gelado que encontraremos em Kiev e o ambiente infernal criado pelos adeptos do Fenerbace.

Será fundamental vencer todos os jogos em casa ou no pior dos cenários, vencer 2 e empatar com Arsenal.

Apesar do sorteio, temos que assumir somos o F. C. Porto, 2 vezes campeões da Europa e seja com plantel mais forte ou mais fraco: com Quaresma ou Mariano, com Assunção ou Tomás Costa, com Bosingwa ou Sapunaru, quando aquela camisola azul e branca ás riscas entra em qualquer campo do mundo é para ganhar e é para impor respeito. Obviamente que se não passarmos a fase de grupos será um fracasso. Não nos contentamos com 3ºs lugares, prémios de consolação, nem inventamos desculpas como outros...

Gostei que o Sporting este ano ficasse no mesmo pote do Porto e que até tivesse mais sorte no sorteio... Já estava farto das desculpas de Paulo Bento para os insucessos na Champions... Já não pode dizer que a culpa é de estar no pote 3. Este ano saiu-lhe a sorte grande. O grupo mais fácil . Não há desculpas.

Pena que ao Chelsea não lhe tenha saído para além da Roma, o Zenit e o Atlético de Madrid. Era o que desejava para Scolari... Mais uma vez a sorte esteve com ele, mas na champions não bastará pôr os jogadores a ouvir Roberto Leal e veremos o que vale Scolari como treinador de facto e não como alguém que aproveita o trabalho dos clubes... ele que tanto gosta de provocar o Porto e o Mourinho mas sempre aproveita o trabalho dos dois... No euro 2004 foi a base do Porto de Mourinho que o safou na fase de aperto e em que ele teve que dar o braço a torcer para não ser eliminado logo na fase de grupos... Agora vai herdar a estrutura e a equipa que Mourinho construiu e ensinou a ganhar. E quem foi ele contratar para reforçar o já de si fortíssimo plantel do Chelsea??? Bosingwa e Deco, ex jogadores do F. C. Porto... Já para não falar do Carvalho e Paulo Ferreira... Para quem dizia que o Porto ficava lá longe e que por isso não ia ver jogos do clube...

Que comece a Champions e se diferenciem os fortes dos fracos. Que o F. C. Porto prove mais uma vez que com mais sorte ou menos sorte, o nosso lugar é estar todos os anos entre os melhores clubes da Europa.

15 comentários:

  1. Um arbitro francês para o jogo.

    Não será já uma platinada?

    A proposito de Platini, atentem o editorial do jornal OJogo de Sabado:

    CARLOS MACHADO

    Cristiano Ronaldo recebe hoje a Bota de Ouro, troféu destinado ao melhor goleador dos campeonatos europeus. Exactamente o melhor, não necessariamente o máximo goleador, porque o troféu deixou de ter valor apenas quantitativo a partir de 1996/97. Eusébio e Fernando Gomes, ambos com um par de botas de ouro ganhas, conseguiram-no quando, ao tempo, a revista francesa "France-Football" premiava o atirador mais certeiro. Após uma interrupção - a bota não foi entregue entre 1991 e 1996 -, o troféu regressou, agora sob a égide da ESM, com uma novidade regulamentar: os golos valiam pontos e nem todos os campeonatos pontuavam de igual forma, pois os golos obtidos nas ligas tidas por mais competitivas, onde teoricamente é mais difícil marcar, passaram a valer 2 pontos, nas intermédias 1,5 pontos e nas mais fracas um golo é… um golo. Daí que Jardel, na versão futebol português, tenha sido por três vezes o máximo goleador europeu e só em duas dessas ocasiões ganhou a Bota de Ouro. Na origem da medida estiveram vigarices - soube-se mais tarde, por exemplo, que o romeno Camataru (vencedor em 1987) não marcara todos os golos que lhe foram atribuídos - e também a azia de alguns queixinhas, entre os quais Michel Platini. No tempo em que alinhava na Juventus e perdeu para Gomes não se coibiu de afirmar que não tinha defrontado o Vizela, como se em Itália o campeonato fosse disputado apenas pela Juve, pelo Inter e pelo Milan. Teve sempre mau perder.

    À parte trafulhices ou invejas, este ano a Bota de Ouro premeia tanto o melhor goleador como o melhor jogador. Quanto a Cristiano Ronaldo, pode tentar adivinhar-se que esta será a primeira de várias. É que pelo menos um par de botas de ouro tem tudo a ver com o estilo CR7.

    ResponderEliminar
  2. Para mim este ano a maior dificuldade na Champions vai residir nas arbitragens que podem estar inquinadas pela interferência "platinado".
    A ver vamos se não iremos ser também lá fora um alvo a abater.
    Oxalá me engane.

    ResponderEliminar
  3. Portista brincalhão "engana" Benfica! De morrer a rir

    www.maisfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Boas!!!!!

    Muito embora tenha deixado de postar as habituais tagarelices sobre o futebol da nossa praça, não deixo de acompanhar o que passa no mundo da bola, e de ir largando um ou outro comentario qdo me da no goto... Um hábito que não larguei mesmo foi o de acompanhar a champions e é nesse acompanhamento q surge o convite/desafio habitual (com o consentimento do amigo zirtaev, se o permitir, claro!!!).

    o desafio é para a Fantasy League (como de costume), que podem acompanhar no meu poiso de sempre (www.reticencias.com). para se inscreverem na liga reticencias, o código é este: 72771-14344

    e, claro está, há sempre um prémio para o vencedor final e como as finanças estão pela hora da morte, um prémio à pala mesmo LOL!! (este ano é prémio surpresa!!!!)

    espero por todos vocês.

    Abraços para todos, e em especial para o Zirtaev

    ResponderEliminar
  5. Estou moderadamente optimista para a Liga dos Campeões, embora o grupo me pareça bastante dificil. O Arsenal é o que sabemos, mas não está de todo inacessivel. Os outros dois, não sendo nomes sonantes da Europa, pertencem ambos a países nos quais, mais tem investido nos últimos anos no futebol. Será necessário um Porto ao seu melhor nível para os ultrapassar.
    Sendo o Porto uma equipa em construção, metade é nova no clube e constituida por jogadores jovens, tem no entanto um grande potencial. Entrar com um bom resultado e se possivel uma exibição bem conseguida, pode ser determinante para o desenrolar do resto da prova e obter a passagem à fase seguinte.
    Não sei qual a equipa que o Jesualdo vai apresentar, mas não deverá andar longe da que defrontou o Benfica, com as trocas do Tomás Costa pelo Mariano e o Fucile pelo Benitez. Preferia que jogasse o Fucile, tem mais experiência em partidas internacionais, dá mais confiança, mas como está castigado, nada há a fazer. Seria útil que o Tarik pudesse jogar, era mais uma opção para meia parte, porém não acredito que já se encontre em condições para o fazer, daí, e como não convém inventar nesta fase, para começar o Mariano parece a solução mais lógica.
    Com o decorrer da partida existem várias alternativas.
    Vamos a eles.....

    ResponderEliminar
  6. Nao concordo que o plantel seja mais fraco. Acho que é mais forte e tem muito mais soluçoes.
    O problema é que é um plantel em construçao e vai demorar o seu tempo a atingir o nivel que pode e deve atingir.

    Por isso vamos precisar dos melhores jogadores ao melhor nivel e duma pontinha de sorte nos jogos fora. Ha muita inexperiencia. Basta olhar para o jogo da Luz. O Rodriguez é muito bom jogador mas nunca se viu nestas andanças. O Fernando tem um Paulo Assunçao em cada perna mas a experiencia europeia é zero e o entrosamento nulo.

    Quanto ao Scolari, ele nao é um individuo muito inteligente mas a chico-espertice vai-o safando.
    Ele sabe muito bem que tem ali outra equipa construida pelo Mourinho. O Ingles que trabalhou aqueles 3 anos com o Mourinho esta la de pedra e cal para passar os ensinamentos. Fe-lo primeiro com Israelita e agora fa-lo-a com o Brasileiro.
    So com muito azar nao serao campeoes este ano, o Arsenal nao esta a maquina que estava, o Liverpool é sempre uma incognita no campeonato e o Manchester parte com nao sei quantos pontos de atraso motivados pela Ronaldo-dependencia.
    O gajo tem tudo a seu favor. Se nao tiverem jogadores chave com lesoes graves, o sucesso parece-me quase certo. Na Liga dos Cmapeoes a conversa é outra, mas nao nos podemos esquecer da experiencia da equipa. Ja sao muitas meias finais. Jogadores feitos. Scolari sabe muito bem ao que vai. Tal como soube deixar o Deco ir tratar da sua vidinha a Barcelona durante o estagio da selecçao. Nao sabiamos era que ele estava a tratar da vidinha de ambos. A ver vamos.

    Mas o que nos interessa é o Porto. E o que mais me presocupa sao determinadas situaçoes platinadas que podem ocorrer dentro de campo.
    Oxala eu me engane e as suspeitas de que as gentes da Uefa ja nem ligam ao que ele diz se confirmem.

    ResponderEliminar
  7. In Público: Apito Dourado: Estado condenado a indemnizar Pinto da Costa por detenção ilegal

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342835&idCanal=62

    Isto agora é que vai dar barulho :D

    ResponderEliminar
  8. "Apesar do sorteio, temos que assumir somos o F. C. Porto, 2 vezes campeões da Europa e seja com plantel mais forte ou mais fraco: com Quaresma ou Mariano, com Assunção ou Tomás Costa, com Bosingwa ou Sapunaru, quando aquela camisola azul e branca ás riscas entra em qualquer campo do mundo é para ganhar e é para impor respeito."

    falaste bem aqui!! pena que o nosso treinador nao pense assim :|

    ResponderEliminar
  9. Eu não tenho medo do grupo e penso que, de uma vez por todas, temos um plantel capaz e competente para passar de grupo. É tempo de começar a ter alguma confiança na equipa, ainda agora começou e nada me tem convencido que não temos um plantel com as soluções suficientes para passar este grupo. Estou confiante com esta equipa, para aquilo que vejo pela Europa fora, não estamos mal .

    Como disse na altura do sorteio, temos capacidade para não perdermos em casa, conquistar no mínimo 7 pontos e ir lá fora buscar, mais ou menos, 3 pontos. O grupo é perigoso, sim senhor, muito equilibrado, mas iremos passar e estar no nosso lugar que é nos oitavos de final, com estes jogadores e com este treinador que para mim são os melhores do mundo, mais nada.

    ResponderEliminar
  10. Do post, e por realismo, saliento que o grupo não é de fiar.
    Primeiro, note-se bem, temos de ter a consciência de o FC Porto actual estar modificado, não se sabe ainda se melhor ou pior, assim ou assado; terá de evoluir e um grupo forte como este pode levar a percalços ou... exaltação que projecte para uma época melhor do que a anterior.
    O Arsenal continua muito forte e é o candidato nº 1. Teve umas baixas e poucas altas, mas o seu dinamismo está lá, o modelo de jogo, grandes craques, ambiente forte, ritmo intenso, é no papel o favorito.
    O Fenerbahce não é de desprezar, veja-se o que fez na época passada e manteve praticamente o plantel.
    O D. Kiev é a incógnita. Porquê? Se for a equipa miserável que há um ano defrontou e perdeu duas vezes com o Sporting, pois é o último de novo no grupo. Mas decerto terá evoluído, o treinador Mykhaylichenko é novo mas tem o espírito da casa (era médio que despontava em 1987, quando defrontou o FC Porto imparável rumo a Viena).

    Portanto, nada de fiar. Uma vitória em casa seria bom para começar. Para mim, só tenho pena de estar longe mas desta vez poderei assistir pela televisão...

    ResponderEliminar
  11. Do slayer, que traz aqui a notícia do dia sobre a razão dada a Pinto da Costa na Relação e, como Paulo Pedroso, a Justiça achar que deve ser indemnizado pela prisão "espectacular" e "mediática" de 2004, com o show-off que marcou todo o infame Apito Dourado, ouvi-a no rádio no carro e limito-me a repetir o que achei sobre o caso de Paulo Pedroso: se a Justiça reconhecer que errou, pois que se absolva quem pagou preço demasiado caro pelos desmandos de quem tem a mania de mandar de qualquer maneira.

    Decerto toda a Imprensa amanhã dará destaque a isso. Mesmo aquela ue não se manifestou, opinando, no caso de Paulo Pedroso, é capaz de agora vir a terreiro, nem que seja a Imprensa Dstrutiva...

    Mas a noticia, amanhã, será outra e de maior relevo mediático e relevante na defesa do FC Porto!

    ResponderEliminar
  12. Posso antecipar as conclusões genéricas da muito aguardada decisão do TAS de Lausana, onde os batoteiros se fartaram de bater à porta.

    Por estar longe, limito-me só a chamar a atenção para o JN e O Jogo de HOJE, com a salvaguarda, em definitivo, da posição do FC Porto na Europa feita pelo TAS.

    Em resumo, é assim:

    - No âmbito da Champions, o FC Porto está seguro este ano e doravante. Pode afastar-se o cenário catastrofista da Imprensa do Regime de "para o ano é que vai ser".

    - A UEFA terá - como já tinha "dito" o Comité de Recurso a 15 de Julho à Comissão de Disciplina que fez um despacho administrativo que a 4 de Junho penalizava o FC Porto por não ter sido capaz de com calma e tempo analisar o processo, inquinado, chegao desde Lisboa - de modificar a famigerada alínea d) do art. 1.04 das condições de admissão nas provas europeias.

    - Para calar o Platini de vez, se porventura e por absurdo, a UEFA viesse a castigar o FC Porto por uma regra retroactiva, então o TAS manda dizer que os clubes italianos como Milan, Lazio, Fiorentina e Juventus terão de ser, aplicada a retroctividade da regra, penalizados igualmente.

    Mas o TAS vai mais longe!

    - ataca a leviandade e mostra incredulidade ante a JUSTIÇA DESPORTIVA portuguesa, pois não foi encontrada prova substancial alguma que justificasse a sentença final do Apito Dourado ao FC Porto nem a Pinto da Costa!

    É uma goleada no TAS para o FC Porto, nomeadamente:

    - "desautoriza" a reles Justiça Desportiva de trazer por casa;

    - protege o FC Porto de uma interpretação restritiva e enviesada do art. 1.04 d) que teria a abarcar também os clubes italianos prevaricadores

    - acaba por atacar fortemente os queixinhas Benfica e V. Guimarães que se acham ufanos por uma sentença desportiva que nada provou contra o FC Porto.

    - retira mais algum laivo de protagonismo, revanchismo e chauvinismo ao fala-barato Platini

    - acaba por mostrar ao famélico Delgado da Bola que na próxima época o FC Porto não corre riscos na Europa e que o avisado Platini já tinha, como foi escrito, dito que a siuação do FC Porto é igual à do Milan e a justiça tem de ser para todos por igual.

    Começa bem a época europeia e enfie o barrete quem quiser.

    Era bonito, era, mas o FC Porto não faz queixinhas desse jaez, que a justiça da UEFA soubesse como a justiça portuguesa actuou no infame Benfica-FC Porto e o proteccionismo de Estado da CD da Liga lusa a mandar para debaixo do tapete a Lei geral do país - como já fizera no AD quanto aos meios de prova condizentes com a moldura penal existente - para fazer valer a lei dos trafulhas que a Liga da Bosta patrocina sob a liderança bacoca desse tasqueiro Hermínio que também não deixará de sentir uma bordoada na costa pelo desvario e falta de pudor que emana da sede do futebol dito profissional em Portugal.

    Agora vou-me deitar que tenho muito que fazer amanhã cedo, e longe do Porto que amo.

    ResponderEliminar
  13. Zé Luís disse... "Era bonito, era, mas o FC Porto não faz queixinhas desse jaez, que a justiça da UEFA soubesse como a justiça portuguesa actuou no infame Benfica-FC Porto e o proteccionismo de Estado da CD da Liga lusa..."
    Não faz mas devia fazer meu caro Zé Luis!
    Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida de portista! E olhem que já vão 62 aninhos!
    Mas que felicidade a minha!

    ResponderEliminar
  14. Depois do TAS dinamitar as intenções sombrias de certos iluminados, só temos de exigir uma reacção firme por parte do FCP. Calar os Platinis devia ser tomado como ponto de honra.

    E era para ser já hoje, de forma a pressionar os franceses que vêm ao Dragão com ordens para queimar o jogo do FCP.

    ResponderEliminar
  15. Acabei de ler no o jogo o acordão dos TAS relativamente à ilibacão do F.C.Porto eles nem sequer mexeram na cena da retroactividade, eles basicamente dizem que nós não podiamos ser condenados!!!!! Apanhem cães, desculpem malta tinha que debafar com voces, nos outros jornais nada se passa enfiam um pepino pelo rabito acima e toma lá cardozos que voltam a jogar e sidnei senta katso e vuk que quer sair, e isto meus amigos!!!! Champions joga na Playstation!!!! Poooooooooooooooooorto sempre, tou à espera da malta do blog se pronuncie sobre a cena!!!!!

    Um abracão a todos!!!!

    ResponderEliminar