19 setembro 2009

Um verdadeiro passo atrás

Braga SC 1 - 0 FCPorto ( 4ª jornada Liga Sagres 2009/2010)
Alan ( 69´)


Equipa: Helton, Fucile, Alvaro, Rolando,Bruno Alves, Fernando, Guarin, Raul Meireles( Farias 64’) Hulk, Varela e Falcao ( Cristian Rodriguez 64’)

Em todos os livros de introdução ás regras do futebol, está inscrito uma regra de ouro : o futebol é um desporto colectivo. Ora, quando uma equipa é uma verdadeira equipa, no sentido lato da palavra, quando o futebol é jogado através do colectivo, está dado meio passo para que seja mais fácil conseguirem vitórias. Agora quando os jogadores não são capazes de construírem uma jogada com princípio, meio e fim, quando querem resolver tudo sozinhos e à força, assim fica mais difícil vencer. E quando, no outro lado, está um adversário que foi irrepreensível tacticamente funcionando como um verdadeiro conjunto, então a derrota é quase certa.


O FCPorto foi derrotado, 10 meses depois, porque, durante esta partida foi um conjunto de jogadores que nada fizeram pela vitória, que não jogaram colectivamente, que não demonstraram ser a equipa Tetracampeã nacional.

Todo o bom que foi feito na última partida, frente ao Chelsea, foi esquecido, foi ignorado, parecia que foi tudo deitado ao lixo, a equipa portista transformou-se, para muito pior, realizando uma exibição irreconhecível perante o valor que já demonstrou ter, não me lembrando de ter tido uma derrota assim tão justa, tão merecida nos tempos mais recentes.

Se o Braga nada fez para vencer, apenas teve uma oportunidade que resultou logo em golo, esquecendo as duas últimas oportunidades, mais de desespero e em virtude do Braga ter recuado do que outra coisa, o FCPorto não foi capaz de mostrar a personalidade, e identidade, de campeão que o distingue dos outros clubes.

Num jogo muito táctico, com muitas cautelas, e respeito, entre ambas as equipas, a partida foi sempre disputada muito a meio-campo, com muita luta e pouca clarividência no ataque, o FCPorto foi, ao longo da partida, um conjunto que pareceu ter medo do seu adversário, atacava sempre de forma receosa, basta ver quantas vezes Álvaro Pereira subiu ao ataque com medo de Alan, muito nervosa, atabalhoada, com todos os jogadores a quererem resolver tudo à sua maneira.

Com Belluschi sentado no banco, Guarin apenas se ocupava em destruir jogo adversário e a demonstrar que não tem capacidade para construir jogadas de ataque, e com Raul Meireles a dar seguimento ao seu momento menos feliz com que começou a época, sente-se que o internacional português parece um pouco perdido, desgastando-se escusadamente, funcionando numa espécie de bombeiro destinado a apagar vários fogos mas não consegue apagar tudo, criando alguns problemas no meio campo, ao FCPorto sentia-se a falta de um homem mais avançado para dar apoio a Falcao, na primeira parte.

O FCPorto, na primeira parte, não criou uma única oportunidade de golo, fez inúmeros passes errados, muitos deles de forma infantil, a bola saía sempre mal dos pés dos jogadores portista, a equipa não teve capacidade para se impor.
Apenas um lance digno de registo, e mesmo nesse lance foi João Pereira que quase marcava na própria baliza, curiosamente o Braga também nada tinha feito para vencer, numa partida disputada com muita intensidade mais pouca espectacularidade.

Na segunda parte, o filme continuava a ser o mesmo, a equipa não dava mostras de reagir e Jesualdo Ferreira lançou Farías e Cristian Rodriguez para o lugar de Falcao e Raúl Meireles, mas foi logo surpreendido por, segundo ele, um golo “esquisito” de Alan. O brasileiro, ex-portista, aproveitando o espaço que os jogadores do FCPorto lhe deram, atira para a baliza, sem querer ou não é irrelevante, a bola bate em Varela e Helton nada faz, apenas se limitando a ver a bola entrar na baliza.

Até ao fim, a reacção portista foi pouco mais do que triste, Bruno Alves experimentou a sua capacidade para ser avançado, a bola parecia queimar nos pés de alguns jogadores tendo medo de se assumirem, noutros pareciam gostar tanto dela que a queriam levar para casa, o Braga recuou no terreno e mesmo final aquelas duas oportunidades onde o desespero quase levava ao golo.

Que o FCPorto tenha aprendido a lição, que o seu treinador reflicta juntamente com os seus atletas e possam ver aquilo que se fez mal, no intuito de melhorar e que este passo atrás, este doloroso passo atrás que foi dado no caminho do Penta, se torne a razão para dar dois passos à frente de forma convicta e forte rumo ao grande objectivo final. E que os dois passos à frente sejam logo dados na próxima jornada.

32 comentários:

  1. Errata!SC Braga 1 FC Porto 0!
    Bem,o ano passado por esta altura estava-mos refodidos como agora!No fim tudo acabou bem!Vanos ver o que se vai passar este ano,embora as coisas estejam mais complicadas mais que tudo por esta onda vermelha que varre o país!

    ResponderEliminar
  2. 2 Derrotas consecutivas, já nem me lembro da última vez que o FCP teve algo parecido.

    Desastre de Meireles e Guarin.

    Hulk parecia uma sombra dele próprio.


    Ass: Dragon4 (para ti meu cabrão lampião,dedico-te o meu nick.)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Louro, o golo é de sorte, não um frango, a bola é desviada em Varela que ganha um efeito caprichoso e uma altura a que Helton não chegava.

    Que o FC Porto esteve mal, sim senhor. E Jesualdo pior ainda, é verdade. Mas o golo é fortuito, ainda que o Braga fosse mais equipa o jogo todo e o Porto meia equipa em metade do jogo.

    Mas os adeptos e críticos pensem agora noutras coisas e no que está - volta a estar mal - e não em pormenores aleatórios.

    E pensem, por exemplo, na forma de abordagem aos jogos, também cá, no que respeita ao sistema e a certos jogadores para certos jogos.

    Se pensarem nisso deixam de ser disparatados a aludir há quanto tempo o Porto não perde dois jogos seguidos, porque perdeu três há menos de um ano.

    ResponderEliminar
  5. Acima de tudo, parabéns ao Braga, foi feliz mas fez por isso. Foi mais forte como equipa, e com ideias bem definidas e modelo de jogo assimilado, do que merecedor da vitória, ainda que seja justa.

    O FC Porto fez um jogo globalmente mau.

    É por isso que há derrotas como a do Chelsea que não custam a digerir e outras que se aceitam pior. Esta foi o caso.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho piada a certos críticos e algguns comentários que ouço e leio. Mas não é isso que ganha ou faz perder jogos. O pessoal de fora não determina nada. A não ser no fim dos jogos. Aí todos sabem a receita para ganhar.

    Ouvi com muita dificculdade a formação do Porto no carro, via rádio. Escapou-se-me um ou outro nome. Por acaso, meramente por acaso, foi na Renascença. A pobreza do costume.

    Ouvi dizer que havia duas alterações em relação ao jogo de Londres. Fiquei sobressaltado. Quem seria?

    Melhor? Pior? Acabaram a dizer que o FC Porto começava com o onze que devia ter começado no Chelsea.

    É curioso, porque Guarín foi uma surpresa com que ninguém contava. Mas parece que caiu no goto e agora estava justificada a titularidade. Sobre quem seria o 10 de apoio aos avançados, é claro que os bimbos da RR não diziam. E, contudo, revelou-se desde o início que faltava um apoio directo ao ataque. Não sei se os bimbos da RR, jogo adiante, notaram isso. Mas não devem ter notado a imbecilidade de dizer, no início, que com este onze, sim senhor, Guarín já nem era surpresa.

    Afinal, não foi carne nem peixe.

    Mas fazer prognósticos só no fim continua a ser um desporto nacional. Alargado e destravado.

    Agora digam lá onde está o Wally?!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. E o Hulk, teve jogo decente ou andam à espera de lhe passar a bola e ele que resolva?

    É que o Hulk, assim, nunca jogará nada. Longe da área, de costas para a área e com um defesa sempre nas costas.

    Já contra o Leixões fiz essa observação. Curiosamente, nunca há uma jogada para lhe meter a bola no espaço e ele correr. É meter-lhe a bola e ele que corra com ela para um espaço.

    Isto é desaproveitar o POTENCIAL ofensivo dos jogadores, porque o jogo é mal conduzido. Porque o meio-campo está mal montado e sem funcionalidade.

    Isto olhando só para dentro da equipa. Se juntarmos os problemas que o adversário coloca, e o Sp. Braga pôs muitos ao Porto que baralhou o Jesualdo, então a equação do jogo tem muitas incógnitas, não é este ou aquele jogador.

    Entrou pelos olhos dentro a razão dos desequilíbrios do Porto. Como pode ter mais posse de bola e perder mais bolas?

    ResponderEliminar
  10. Apenas para escrever que "não me custa perder com um Braga destes", SUBLINHE-SE AS ASPAS, porque este foi sempre melhor equipa. Quando assim é, não há nada a fazer e só se deve pedir brio e empenho por parte dos NOSSOS. Não vi isso a acontecer com todos. Preocupa-me.

    Preocupa-me também o discurso, tal como o Zé Luís refere, e bem.

    Existem mais uma vez - não se esqueçam que sempre fui e sou defensor de Jesualdo para a vida - erros por parte do Professor. Pronto, esqueçam a palavra erro e substituam por equivocos.

    Nunca fiz análises tácticas e não vai ser agora que as vou fazer. Deixo isso para quem sabe, como é o caso do Jesualdo. Foi a isso que nos habituou. Que as suas teimas, quer se queira ou não, deram titulos.

    A procissão ainda vai no adro...

    Tranquilidade....

    Mas com os olhinhos bem despertos...............

    ResponderEliminar
  11. O Meireles tá morto, e há há muito tempo que devia passar uma temporada no banco.

    O Cebola e o Fucile estão jogadores vaidosos! Quando se preocupam mais com as golas levantadas e meias para baixo do que em trabalhar e jogar à bola...nem deviam sair do banco. Criticamos o Veloso e o N.Gomes, mas também começamos a ter "senhoras" na nossa equipa.

    Tal como no inicio da época passada, estamos a dar 45min de avanço e só começam a jogar quando estão aflitos.

    Jesualdo a 3ª substituição agora não se faz?

    Espero que pra semana demos jáa volta por cima, contra os lagartos.

    ResponderEliminar
  12. Com Belluschi sentado no banco, Guarin apenas se ocupava em destruir jogo adversário e a demonstrar que não tem capacidade para construir jogadas de ataque, e com Raul Meireles a dar seguimento ao seu momento menos feliz com que começou a época, sente-se que o internacional português parece um pouco perdido, desgastando-se escusadamente, funcionando numa espécie de bombeiro destinado a apagar vários fogos mas não consegue apagar tudo, criando alguns problemas no meio campo, ao FCPorto sentia-se a falta de um homem mais avançado para dar apoio a Falcao, na primeira parte.


    Menphis, concordo inteiramente. A chave do jogo esteve aqui. Mas o Guarín teve a 1ª oportunidade do jogo. O caso flagrante, para os comentaristas de carteira, de jogador que justifica a titularidade.

    Só porque jogou bem em Chelsea?

    Mas a compettição, o adversário e as características do jogo eram diferentes.

    ResponderEliminar
  13. "Agora quando os jogadores não são capazes de construírem uma jogada com princípio, meio e fim, quando querem resolver tudo sozinhos e à força, assim fica mais difícil vencer."

    a perfeita descrição da maior parte dos jogos do Porto com o jesualdo no comando! pior é quando se encontra uma equipa mais a sério e nos dá um baile de todo o tamanho.

    em londres perdeu-se porque o jesualdo foi cagão, em braga perde-se porque o jesualdo cagão é! e ainda há ppl que gosta dele!

    porque mexer em equipa que ganha?

    porque tirar o unico criativo da equipa (hulk não conta) e meter um cepo de todo o tamanho como o Guarin?

    que é que isto faz os outros 10 jogadores pensar?? que o treinador tem medo ou demasiado respeito por clubes claramente inferiores! e se o treinador pensa isso, os jogadores, que infelizmente são influenciados pelo jesualdo, ficam com o mesmo pensamento e inibem-se de jogar!

    o braga por acaso mudou de equipa contra nós?? afinal quem é o grande aqui??

    enfim..continuem a apoiar um treinadorzeco! este ano pela 1ª vez desde que tá cá com concorrencia a sério quero ver como vai ser!

    ResponderEliminar
  14. Grande decepção.

    O jogo, o resultado e os comentários do JF, resguardados nos absurdos da comunicação social.

    Depois do grande jogo com o Nacional, voltamos a baixar o nível, salpicado com alguns fogachos, sobretudo individuais.

    A meu ver, o problema é o mesmo de sempre ao qual acresce um recente. O de sempre é a falta de capacidade da equipa em pressionar o adversário. ou então, e para pior, é a estratégia do JF. Jogamos com as linhas baixas à procura do contra-ataque. E é triste ver que nem um meio campo do braga, com apenas 3 jogadores como o nosso, conseguimos contrariar. Para a semana encontraremos 4, e os de escarlate jogam de igual forma. Não que defenda mudança de esquema, apenas método e atitude.

    A juntar a isto, temos uma gritante falta de jeito para circular a bola, algo que já aqui denunciei, embora ouvindo a CS pareça que tenha surgido hoje esta fragilidade. E justificada pelo JF por um nervosismo inexplicável. Como já aqui pedi, algúem sabe onde encontrar as estatísticas dos jogos e dos jogadores do FCP? Quantos passes e/ou perdas de bola por jogo têm, e passo a enumerar, o Fucile, Rolando, Fernando, inacreditavelmente o Meireles, o Mariano, e o exagerado Tomás Costa? Não é um problema novo! Vem de trás e dificulta. Até os tipos do Braga trocam melhor a redondinha!

    O factor, quanto a mim, novo é a falta de concentração. O golo "esquisito" do Braga nasce de uma desatenção, cerca de 5 minutos depois de uma primeira com igual cruzamento para as costas do Fucile. Infelizmente, ver o Bruno Alves e o Meireles irreconhecíveis neste início de época, suscita lembranças de falsas saídas e contratos por renovar... No passado o Quaresma pagou por isso e o grande Lisandro também, batido pelo supremo goleador Farias. Não pode não joga, não quer que fique em casa.

    Por fim, e relativamente ao jogo no Axa, ver as sucessivas más escolhas dos donos da bola, ver os espaços entre meio campo e linha avançada por preencher, ver as correrias em sentido errónio, ver as individualidades escondidas e ter de esperar 65 minutos para o JF descruzar os braços revelam o futuro dificil que temos pela frente.

    Que se ergam das cinzas, de cara lavada e atitude renovada, já no sábado frente ao leão porque este ano passear não chega e os atrasos pagam-se bem caros.

    ResponderEliminar
  15. Quando o melhor sector do F.C.Porto é a defesa - excluindo o Helton -, acho que há muito pouco para dizer.

    Uma desilusão. Se após Londres fiquei com a convicção que estavamos no bom caminho e não iamos passar pelo mesmo pesadelo que passamos por esta altura da época passada, agora, depois desta pobre exibição, já não tenho certezas nenhumas.

    Se em Stamford Bridge, pelo grau de exigência, até nos podemos conformar com a derrota, ontem, não há nada que possa abonar em nosso favor.
    Um meio-campo, onde o melhor, mais esclarecido, mais dinâmico e mais construtivo foi o Fernando, explica muito a nossa derrota justa.
    Sem meio-campo não há ataque que resista, embora quer a Hulk quer a Falcao, principalmente, fosse de pedir mais.

    Vem aí o Sporting e depois o A.Madrid. O grau de exigência não vai ser o mesmo de Inglaterra. Que Jesualdo seja capaz de encontar o antídoto para resolver a irregularidade e regressar às vitórias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Palavras para quê? Péssima opção de utilizar o Guarin neste jogo ao lado do Meireles, se ainda fosse ao lado do Belluschi percebia-se, porque este tem mais aptidão para “ligar” as linhas e trazer a bola controlada CRIANDO JOGO. O grande problema foi mesmo esse, ligar o meio campo com os avançados. Jesualdo tardou em preceber isso, a substituição do Flacao pelo Farias, foi inconsequente, tentou com Rodriguez a nº10, sem grande resultado, tendo no banco o tal médio criativo (Belluschi). Nunca gostei do Jesualdo, então quando ele inventa… confesso que estou curioso para ver o “11” contra o Sporting e Atl. Madrid, sobretudo pela opção de não ter inscrito mais um trinco. Por falar nisso, alguém sabe se aquele trinco que custou cerca de 4M€, um tal de Prediguer, foi emprestado? É que nem convocado para jogar 10 min se ele é..
    Centrais estiveram a um nível muito superior ao do resto da equipa.
    Hulk esteve irreconhecível, está mais que visto, que ele não pode cair ao chão, é logo amarelo.

    ResponderEliminar
  17. Fredy, és mais previsível que o Jesualdo na sua imprevisibilidade.

    Só falta desenterrares, embora este ano não dê jeito, a teoria da importância do Carlos aselha...

    Que o Porto jogou mal é óbvio e que Jesualdo esteve mal é claríssimo também. Agora esse tipo de generalizações é mais do mesmo.

    Tão fraquinho e previsível.

    ResponderEliminar
  18. Quando aqui se critica, e bem, a frouxidão do Meireles e a incapacidade de Guarín em fazer jogo, estão à espera de quê na zona ofensiva? Que o Hulk possa jogar melhor e o Falcão marque golos?

    Isto foi só uma burrice do Jesualdo. Sim, Vila Pouca, é mesmo os desatinos de há um ano. Só mudam algumas posições e caras, o resto é a mesma confusão.

    Jesualdo já devia evitar estes embaraços. Esperemos que tenha sido o primeiro e o último.

    Caso contrário, não há pachorrra!

    E como aqui é referido, a forma como vai montar o meio-campo e o ataque frente ao Sporting - mais do que com o Atl. Madrid - vai ser uma dor de cabeça.

    Para já foi um tiro no pé, melhor, dois tiros num pé com duas substituições simultâneas sem nexo.

    ResponderEliminar
  19. Além de deixar de colocar comentários sem perfil definido, para evitar os infiltrados, deixarei de colocar comentários estúpidos, imbecis e facciosos.

    Um deles, como seria de esperar e todos aguardariam, ddiz respeito ao penálti sobre o Alan. Que existe. Agora, há outro do João Pereira sobre o Hulk.

    Tão previsível este argumento falacioso, ao omitir os lances para os dois lances, que nem de propósito o imbecil benfiquista que aqui o queria trazer tinha de vir à colação com o penálti do Porrto-Benfica e o Pedro Proença. Obviamente, previsivelmente, omitindo o penáltti não marcado sobre o Lucho.

    É a mentalidade de merda dos blogueiros benfiquentos. Escusam de dedilhar no teclado, vai tudo para o lixo.

    ResponderEliminar
  20. Ze Luis, nunca fui desses que usou essa do Azenha, apesar de achar que o azenha tem potencial e o Ze uma nodoa! mas quando o principal nodoa é, não vale a pena culpar adjuntos!

    de resto eu nao generalizei, apenas referi factos!

    cá dentro, contra cepos até o jesualdo é bom por causa dos jogadores que tem! contra equipas minimamente boas é sempre o que se vê! é raro os jogos que ele ganha contra grandes! e quando ganha é quase sempre porque alguma individualidade sobressai e nunca porque ele dá uma lição tactica ou algo do género ao adversário!

    já para não falar que durante estes anos, o futebol que o FCP apresenta é do mais feio que há! não há o minimo de fio de jogo!

    enfim...o mais giro é que como se vê o ppl neste momento tá tudo a criticar o jesualdo, mas basta para a semana ganhar 1-0 ao sporting com um golo de sorte, mesmo que sejamos dominados em casa os 90 min, para tudo passar a dizer que o jesualdo é o maior do mundo lolada

    ResponderEliminar
  21. Este FC Porto tem ainda um longo percurso a percorrer para se aproximar das equipas que venceram o Tetracampeonato.

    Nas quatro jornadas anteriores, a equipa deu uma imagem pálida, só abrilhantada em alguns momentos dos jogos, recordo, contra equipas de segundo plano. Com o inicio do ciclo mais complicado (Chelsea, Braga, Sporting, Atlético Madrid)os Dragões abanam, apesar da melhor exibição da época em Londres, e já levam duas derrotas consecutivas.

    Talvez a «vitória moral» tenha contribuído para o mau desempenho de Braga. Os jogadores ter-se-ão envaidecido e convencido que a equipa portuguesa seria fácil de bater.

    É naturalmente especulativo tirar tais ilações, a verdade é que não é tolerável perder um jogo em que pouco ou nada se fez para vencer, e o pouco foi sempre muito mau.

    O Professor vai necessitar de muita reflexão e apostar sem medos nos atletas que melhor rendimento lhe garantam, sem olhar a nomes ou estatutos.

    O sinal de comando pertence-lhe e não basta confessar a sua vergonha.

    Vamos a isso enquanto é tempo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. ão Ó Fredy, diz lá onde viste o potencial do Azenha?!

    Diz lá porque o Zé é pior que o Carlos?

    Explica lá, como se tu fosses o esperto e o visionário e eu o burro, as diferenças?

    Não é preciso vir dizer que o Jesualdo é sempre assim, porque não é. Tem "brancas"? Tem, esta foi uma delas e espero que tenha sido a última. Tanto assumi a sua defesa como não deixei de o criticar. As "generalizações" é que são descabidas, como por exemplo quando ganha é mérito dosjogadores e quando perde a culpa é do treinador. Ontem foi, claramente, por um meio.campo mal escalado e uma equipa sem sentido de jogo e agressividade.

    Vou-te dizer uma coisa a ver se aprendes: um treinador é um cozinheiro, que tem de juntar a quantidade certa de ingreddientes para a receitta sair boa; mas é preciso bons apreciadores e tu claramente não és um deles.

    Há momentos em que elogiamos o cozinheiro e outros não, mas o somatório só para ti diz que é mau, ou uma minoria que são os assobiadores profissionais do Dragão.

    És um claro exemplo de exagero das críticas, generalizando abusivamene, minimizando os méritos, particularrizando numa atitude redutora.

    Tens o direito à crítica e aqui a vês explanada. Mas critico o teu exagero. Para criticar basta-me ser objectivo e focalizar neste jogo. Não preciso de generalizar, fazer a história do início de época e dizer que está tudo mal e, afinal, o cozinheiro não presta.

    Aliás, não fui eu que embandeirei em arco com os 4 golos na 1ª parte ao Leixões. E estou aqui para criticar as opções de Jesualdo em Braga, que me pareceram disparatadas e por fim patéticas. É ele o responsável por esta derrota, quanto a mim. Mas não assumo isto como se o campeonbato esttivesse perdido, nem pouco mais ou menos.

    Mas que o prof. vai ter de atinar frente ao Sporting, ai isso vai. Mas essa é outra história.

    ResponderEliminar
  23. Dragãopentacampeão,

    essa das equipas de "segundo plano" que o FC Porto defrontou...

    Não haverá aí confusão com o calendário de outra equipa, essa sim muito badalada por ganhar a adversários da 2ª metade da tabela da época passada?

    É que o FC Porto teve adversários de outro quilate?

    Ou não? Confundir xixi com água de colónia é mais próprio de outras bandas, penso eu de que.

    ResponderEliminar
  24. Um imbecil chamado Luís insiste na teoria do único penálti sobre o Alan. Não é capaz de decidir por si próprio, socorrre-se do painel de árbitros de O Jogo que eu, pessoalmente, nunca trouxe à colação nem em defesa de algum interesse portista em matéria de discussão de arbitragens.

    Este Luís é um imbecil, daqueles taradinhos benfiquentos que morrerão ressabiados pelos triunfos portistas. Usa outro argumento falacioso, recorrendo a mais uma voz externa, no caso a de que, no lance J. Pereira-Hulk, a falta (agarrão) é fora da área.

    Ouvi essa na SIC, mas não ligo. A ignorância é filha da admiração. A incompetência em matéria de futebol na Comunicação Social é extensa, prrofunda e irremediável. Eu nem quero alargar essa discussão a uma questão de géneros. Também registei essa observação da voz-off na SIC, feminina no caso.

    Mas não há editores ou responsáveis mínimos que ensine às imbecilidades da nossa CS as regras do jogo. Se houve agarrão fora da área, a verdade é que a jogada continuou, Hulk passou João Pereira e dentro da área foi empurrrado. Penálti claro e é a última falta, a mais grave, que se assinala, meu burro.

    Não me admira a inconsciência imbecil da legião encornada, habituados a dizer os maiores dislates entre si. São mais do que as mães, há blogues benfiquentos aos enxames mas a quantidade não é qualidade. E como não aprendem noutros fóruns, nada a fazer.

    Como dizia eu amigo meu, e eu repito amiúde, a herança de Salazar foi pobres e benfiquistas.

    ResponderEliminar
  25. Continua a existir um parolo que, sacando a identidade de um anterior comentador, insiste em mandar bitaite. Quer fazer dos outros parolos, mas é um burro. E só os burros não mudam.

    ResponderEliminar
  26. Pah, nem tanto ao mar nem tanto à terra.
    A exibição com o Braga foi de facto confrangedora, mas também é verdade que gostei da atitude e fio de jogo (ao contrário do que se diz por aí também o temos de vez em quando) quer contra o Leixões quer contra o Chelsea.
    Acho que se juntou a fome à vontade de comer. Os jogadores estiveram na sua maioria individualmente mal e Jesualdo desta vez errou na táctica. Até percebo o esforço em colocar novamente o Guarin para ver se era desta que ele engatava mas o facto é que ele não esteve bem e, com Meireles em baixo de forma não houve ninguém a criar jogo ofensivo.
    Como consequência fomos uma equipa insípida à mercê do infortúnio (como parece nos perseguir como foram os golos da última derrota contra a Naval e na Amadora). Mas como Domingos disse e bem, a sorte procura-se e eles procuraram-na melhor e mais que nós.

    No meio de tudo isto, e vendo agora o copo meio cheio é bom que estes momentos que obrigam a equipa a medidas e reflexão acontecam nesta altura e mais do que isto agrada-me o facto do treinador da minha equipa tenha a capacidade de, no final do jogo, saber e dizer o que esteve mal na equipa. Para mim isso é muito importante e acreditem que há muito bom treinador que inventa tudo para fugir à realidade.

    Como nota final apenas um comentário à fdp da pinhão que andou a mandar bocas que as comadres se iam zangar se o um ou outro ganhasse e que o proença ia fazer o jeitinho ao fcp. Como tem sido hábito gosta de fazer a sua pressãozinha antes do jogos.
    De tanto mal que nos tem dirigido, esta já merecia que lhe acontecesse o mesmo que ao paizinho nas antas há uns anos...

    ResponderEliminar
  27. Porque discutir com um "portista" que por todo o lado por onde passa na blogosfera escreve coisas como:

    "opah..matem-me o jesualdo por favor! e pelo caminho partam as pernas ao mariano! obrigado!
    Fredy | 09.16.09 - 5:02 am | #"

    ResponderEliminar
  28. Ze Luis, o Azenha tem potencial para mim porque tem a teoria toda e quando fala parece saber do que fala! falta-lhe é pratica! e infelizmente cortaram-lhe as asas na sua 1ª oportunidade! quer portistas que lampioes atacam-no a torto e a direito, e esquecem que ele naquele plantel só tem um jogador digno desse nome que é o "nosso" Helder barbosa! de resto é tudo jogadores de 3º plano ou sem qualquer experiência! deviam ter-lhe dado espaço para crescer, e em vez disso deram-lhe cabo da carreira! e mais, até o PC diz que ele tem potencial para ser grande..atreveste a contradizer o PC?? :p


    já Jose Gomes, a practica fala por si! treinador mediocre (e tou a ser simpatico), nunca fez nada de jeito em tantos anos! porque será um melhor adjunto? só se souber destribuir coletes e cones muito bem lol

    e ze luis, o jesualdo tem brancas todos os meses, ao fim de 4 anos aidna tens esperança que ele as deixe de ter?? ele já é velho..é dificil para ele aprender coisas novas, como ser treinador dum grande, ter tomates, jogar sempre para ganahr em qualquer campo..enfim

    e vais dizer que os 2 primeiros titulos não foram obra do Quaresma praticamete sozinho? e o ano passado graças a dupla lucho/licha? este ano (ainda) não temos ninguém que sobressaia e é o que é! a minha esperança é que o Hulk nos salve..mas tá dificil ensiná-lo a ser jogador a sério!

    enfim..eu até admito que exagere porque não posso com ele nem pro nada..mas se eu fico principalmente lixado quando ele inventa e é medricas na champs sem motivo levando a humilhações e à nossa eliminação permatura, mais lixado fico quando o é em Portugal contra equipas que nem de perto têm o nosso nivel! em portugal, quem tem de ter medo, quem tem de mudar a tactica são os outros, nunca nós!

    ResponderEliminar
  29. Fredy, já sabemos que tens inimigos de estimação e pareces adorar o aselha, sem ele o setúbal já ganhou... Quantto ao resto, é a tua opinião e pelo visto segues muito o que diz pdc, também problema teu mas isto nada traz de posittivo à discussão, é só para que fiques ciente em vez de tão destravado.

    ResponderEliminar
  30. No início da época passada quando se discutia a questão do trinco, se deveria ser Meireles ou Guarin ou Tomás Costa ou outro qualquer, fui dos poucos que aqui defendi, desde a 1ª hora, que tínhamos no plantel um grande jogador capaz de fazer esquecer P. Assunção.Referia-me a Fernando.
    Jesualdo tem feito um grande trabalho ao longo destes anos, mas penso que geriu mal o plantel nesta última semana.
    Belluchi deveria ter sido titular em Braga, porque tem jogado e bem ao longo da época e porque estava mais fresco que Meireles e Guarin.
    Quanto ao meio campo, parece-me que Jesualdo ainda não percebeu que tem no plantel um jogador de grande potencial, chanado Valeri.
    É de todos os médios aquele mais parecido com Lucho.Faz uma boa ocupação dos espaços, defende , tem grande visão de jogo e aparece muitas vezes a desequilibrar na área.
    Tem de jogar mais tempo para poder mostrar toda a qualidade que tem e pode ser importantíssimo ao longo da época.

    ResponderEliminar
  31. Cuidado com o que se deseja...

    Manuel Fernandes, ontem:
    Futebol português precisava de um Benfica assim.

    ResponderEliminar