25 novembro 2009

O mesmo filme de sempre

FCPORTO 0 - 1 CHELSEA
Anelka ( 69´)

Equipa: Beto, Sapunaru( Ernesto Farias 79'), Álvaro Pereira, Rolando, Bruno Alves, Fernando, Raúl Meireles, Belluschi ( Guarin 71'), Varela ( Hulk 60´), Rodriguez e Falcao

O FCPorto averbou, frente ao Chelsea, mais uma derrota ingrata, repetindo um filme já muito visto quando a equipa portista defronta adversários mais poderosos. A equipa até teve uma boa atitude, alguma garra, consegue momentos interessantes, e tem uma razoável consistência defensiva, mas, existe sempre um mas que o impede de ir além.
E o “mas” desta partida, é que, apesar do FCPorto ter tido as melhores oportunidades de golo, o Chelsea é uma equipa com uma qualidade bem superior, composta por jogadores de grande classe e um conjunto verdadeiramente eficaz.


Quando se defrontam jogadores de classe mundial, como Terry, Ricardo Carvalho, Ballack, Deco, Drogba, Anelka ( que jogador fora de série, que junta uma enorme qualidade a uma capacidade de trabalho inesgotável) é muito mais difícil vencer, principalmente, quando a equipa do FCPorto, neste momento, ainda tem muitos défices de qualidade.

Jesuald Ferreira quis, e a meu ver muito bem, surpreender o Chelsea, com Varela na frente, relegando Hulk para o banco.

Foi um jogo muito morno, com duas equipas descansadas à sombra do apuramento, o FCPorto entrou um pouco retraído, não arriscando, mostrando imenso respeito pelo seu adversário,os ingleses aproveitavam para jogar com pouca velocidade, trocando muito a bola, mas sem nenhumas oportunidade de golo.

Aos 20 minutos, Belluschi criou a melhor oportunidade de golo para o FCPorto em toda a partida, depois de uma jogada sua, rematou forte, Cech defendeu para a frente e Falcao, sozinho, remata contra o guarda-redes.

A equipa parece que acordou, sempre que Belluschi pegava na bola o perigo surgia, e passados uns minutos, um remate à barra dava entender que o FCPorto poderia fazer algo mais e mudar o filme dos últimos encontros contra o mesmo adversário, mas até ao intervalo o empate iria prevalecer, embora injusto para aquilo que a equipa portista tinha feito .

Na segunda parte, o Chelsea veio disposto a mudar, o jogo, nunca jogado em grande velocidade, ganhou um pouco mais de equilíbrio, sempre muito jogado a meio-campo, e muito táctico.

Já com Hulk no lugar de Varela, aos 69 minutos, a equipa do Chelsea mostrou de que classe era moldada, numa jogada onde o FCPorto acumulou vários erros de marcação, e de concentração, na sua defesa, Anelka foi mais uma vez o “carrasco” empurrando a bola para a baliza com uma cabeçada sem dar hipóteses ao guarda-redes.

Os erros de marcação em alta competição e com jogadores daquela classe pagam-se caro, e o FCPorto está a pagar, defensivamente, por alguma fora de forma de alguns seus jogadores na sua defesa.

Até ao final, Jesualdo Ferreira faria entrar Guarin para o lugar de Belluschi, e já arriscando tudo, tirava Sapunaru para dar oportunidade a Ernesto Farías mas a equipa não teve capacidade para dar a volta ao resultado.

Por último duas notas, uma delas é que ficou provado que o público portista não é ingrato para quem nos deu muito, casos de, principalmente, Deco e Ricardo Carvalho que tiveram uma recepção bem carinhosa, e, por último, arbitragens como foi a desta partida prova que não é só em Portugal que existem árbitros incompetentes. Agora é tempo de pensar nas provas nacionais, porque até Março, podemos ignorar a Champions League, apesar de ainda termos que disputar uma partida.

15 comentários:

  1. Para mim não há vitórias morais, perdemos, já se está a tornar um hábito, hoje já se viu alguma coisa de positivo mas não chega. O Fernando precisa de uns jogos na bancada, no golo foi ele mais uma vez a perder a bola quando a equipa já está balanceada para a frente, tudo que seja um passe com mais de 10 mts. que problema, sabe bem é passar para o lado ou para trás, na marcação continua bem, mas acho que um trinco do Porto tem que saber defender bem mas tambêm lançar a equipa para o ataque com passes longos quando tal for necessário, gostaria de ver o Maicon no lugar de Rolando, pois acho que esta época está muito apagado e lento.
    Desculpem as criticas, mas tenho mau perder.

    ResponderEliminar
  2. exibição agradável com o handicap do costume: a finalização.
    Não fomos nada inferiores ao Chelsea ,houve atitude e disponibilidade de todos sem excepção, mas concordo com o facto de rolando precisar de ir para o banco - já comentei isso nos ultimos jogos
    Agora há que evoluir!
    PS:Jogar contra 14 tambem não é facil!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do Farias, entrou...lutou, rematou, ganhou bolas, veio atrás, fez faltas, esteve à esquerda, ao centro, na area, na direita, fintou (a sério!!)quis ganhar o jogo

    nota-apesar de dois lances interessantes, para não falar no lance do golo, há uma jogada pelo lado direito do porto em que o Hulk vai a passo...e o Falcao pressiona o da bola e o Farias os outros dois vindo do centro a correr...

    ficar no banco não lhe (hulk) disse nada infelizmente

    ResponderEliminar
  4. Mais uma derrota..
    Eu também concordo com o "paulop", o Rolando esta temporada está abaixo do habitual, ou é porque chega tarde à bola, ou não pressiona, sei é que já teve influencia nuns poucos de golos dos adversários.. por mim entrava o Nuno André Coelho.
    Quanto às declarações do Jesualdo sobre o Hulk, pá já parece o Paulo Bento, castiga alguns e não castiga outros (dois pesos e duas medidas), os queridinhos mesmo que falhem consecutivamente passes de 2 m, são sempre titulares…

    ResponderEliminar
  5. Mas anda tudo tolo? Nuno André Coelho? O Rolando apagado? Alguém me sabe dizer um lance onde ontem o Rolando esteve mal? Só se for por estarmos muito mal habituados em termos de centrais, mas gostaria que me provassem essas preciosidades tais como " chega tarde à bola" e " não pressiona".
    Vai acontecer o mesmo que no ano passado onde crucificaram o Helton e lá teve o Jesualdo de colocar o Nuno para fazer a vontade aos adeptos e foi o que se viu.
    Sinceramente acho piada a alguém vir dizer: mete o André Coelho, quando nunca vi nada dele e nem sei o que vale nos treinos. O Jesualdo deve saber...E dele só me lembro de ter ficado nas covas o ano passado em alvalade num golo do Hélder Postiga. Sim , o Hélder Postiga conseguiu marcar um golo e era o André Coelho que o estava a marcar...

    ResponderEliminar
  6. Mais um golo sofrido à conta do Rolando, se não os marca na p.b. ele deixa marcar. Passividade patente noutros jogos, o resultado do costume.

    Nuno André Coelho não pode jogar na Champions, devia ter entrado o Maicon. Bem o Hulk no banco, a felicidade da chamada do Brasil não lhe fez bem, a partir daí apagou-se totalmente. Há coisas assim.

    Ainda bem que Belluschi aparece, precisa de fazer 3 ou 4 jogos seguidos. Ainda bem que o Varela aparece e esteve muito razoável, sem medo, com iniciativa. Rodriguez subiu uns furos, nota-se a disponibilidade física que o prejudicava nas acções individuais.

    É muito difícil o FC Porto bater o Chelsea e podia tê-lo feito, na 1ª parte houve ocasiões para isso.

    Mas é sempre o mesmo filme, de facto, porque há saltos que não se conseguem dar e a diferença de classe e competitividade não é de agora. Falta sempre qualquer coisa e há sempre um deslize fatal.

    Mas gostei, a equipa desembaraçou-se, soltou-se, fluiu pelos dois flancos, Belluschi chegou à área mas, naturalmente, falta o ritmo - e Jesualdo esteve bem a dar o ritmo a quem precisa - que só a sucessão de jogos e o crescer de confiança podem dar. É fundamental e o principal objectivo para este jogo que penso ter sido bem conseguido.

    O resultado era secundário. O Porto não perdeu o 1º lugar, simplesmente não conseguiu chegar a ele. É muito diferente. O inenarrável Paulo Bento lá deu mais uma triste entrevista - que os basbaques elogiaram pelo carácter quando foi o que mais se lhe notou em falta - a falar do título não alcançado em 2006-2007 quando nunca esteve no 1º lugar em todo o campeonato.

    Parabéns ao FC Porto. Agora só pode melhorar com todo o plantel (quase) disponível e em tempo necessário.

    ResponderEliminar
  7. Na primeira parte há um lance significativo do mau momento de Rolando. Ele recebe a bola, descaído para o lado direito e sozinho, sem ninguém a pressionar manda a bola para a frente, quero dizer, a intenção é para ir para a frente, mas de facto a bola foi para a bancada. Parece que Jesualdo se acomoda com alguns jogadores,ás vezes, nada como uma mexida para a equipa mudar, e também acho que é a altura para mudar na defesa. E, já agora, fazer regressar Fucile.

    ResponderEliminar
  8. Não gostei de perder, porque nunca gosto. Mas não sou irrealista. O Porto perdeu porque o Chelsea é claramente melhor, além de o ser normalmente, nesta altura atravessa um grande momento de forma e é seguramente uma das duas ou três melhores equipas do mundo. Essa é que é a realidade. Não ver isso, é a mesma coisa que dizer que o Jesualdo deveria meter o Nuno André Coelho a jogar, quando ele nem sequer está inscrito na Liga dos Campeões.

    Acho que o Porto realizou um jogo razoável, lutou, discutiu a partida. O aparecimento do Varela e do Belluchi em bom plano é positivo. Como é positivo que o plantel esteja práticamente todo à disposição do treinador, numa altura em que se vai entrar numa fase importante da competição interna.

    A Liga dos Campeões, mesmo que ainda falte um jogo, é assunto que foi resolvido, e muito bem resolvido convém lembrar, em devido tempo, pelo que até Março, é matéria secundária.
    Agora vamos tratar do Rio Ave.

    ResponderEliminar
  9. Angelodias quando disse que o Rolando precisa de uns jogos ao banco,bem como o Fernando, não é por serem maus jogadores, mas sim que na minha opnião não estão em grande momento, no caso do Rolando até temos outras boas alternativas, o Maicon fez uma última época excelente bem como o André Coelho, no caso de Fernando já é mais complicado.
    Se o plantel tem 25 homens é normal haver rotação até se estabilizar numa equipa tipo, mas por outro lado já não é grande altura para isso.

    ResponderEliminar
  10. Gostei finalmente de ver o Meireles a jogar este ano. Sapunaru é um menino, pode não ser mau jogador mas falta-lhe testosterona, os extremos passam a vida a fazer-lhe maldades. Também gostaria ver mais Maicon, este tem uma suposta margem de progressão grande, já o Rolando penso que atingiu o seu máximo, é bom mas é só até aqui. Belluschi precisa de mais jogos e o Cebola está a crescer. Varela muito bem, assim como o Alvaro.
    O Fernando tem feito penaltis atrás de penaltis, a sorte é que não tem sido marcados. Contudo penso que é um grande trinco desde que tenha o Meireles em forma e um Belluschi a comandar o meio campo. Gostaria também de ver mais Valeri e o menino 4 milhões.
    Mas o que mais custa ver nesta equipa é não jogarmos em 442 quando temos dois jogadores fantásticos para esse sistema. São móveis, Falcao mais que Farias mas por isso mesmo, complementam-se. Do Hulk já não sei o que dizer, é um grande jogador mas tem o complexo de estrela, ele que olhe para o Anelka, ele que fique horas e horas e horas a ver DVD's do Anelka e do Lisandro e peça ajuda ao Cebola e Varela.

    Este Chelsea é uma equipa de sonho, que devia, já não digo campeã da Europa mas pelo menos ter sido finalista. Grandes estrelas de futebol que se completam entre elas e que têm um sentido de equipa e auto-ajuda fenomenal tudo acrescido com um grande treinador. Um sistema de jogo que na nossa dimensão se vê no Braga. E mais não digo!

    ResponderEliminar
  11. Angelodias, sinceramente não te vou dar resposta, se ainda fosses um adepto do FCP que visse todos os jogos (meu caso), poderia te relembrar uns lances, mas como não é o caso.. depois ainda desclassificas Nuno André Coelho como se fosse não sei oquê, com o exemplo mais estupido que alguma vez ouvi. Tu proprio dizes que não sabes o que ele vale. Não sabes ta calado!!

    ResponderEliminar
  12. Tambem não percebo o ataque cerrado feito aqui a Rolando e aberração de pedirem que o Coelho jogue no lugar dele. Mas enfim, os que mais não sabem, e na ausencia do Mariano, toca a encontrar alguem para se crucificar....

    Se viram o jogo no estádio, repararam que o Sapunaru apartir dos 50-55 min precisava de um pulmão novo e de uma garrafa de oxigénio para o ajudar. Se não viram, o ancelotti viu e encostou o drogba ao malouda e ambos estacionaram no lado esq do ataque. obviamente que se não é facil seguir malouda, se é dificil aguentar com drogba, imaginem os dois ao mesmo tempo. Agora acrescentem, a falta de pernas e ajuda e vejam o que falhou no jogo de ontem.
    Culpar o Rolando no golo é demagogia e superficial

    Sapunaru, no lance do golo, sem condição fisica estava sozinho para dois ????? Onde estava o Hulk ??? Onde estava o Belluschi ????

    Fernando esteve bem, na minha opinião. Ja o disse no passado que ele não é um tyrabsportador nato d jogo, nem tem que ser. o meireles e o belluschi é que po tem que apoiar nessa missão. ele não pode correr, recuperar e ainda fazer passes de 10 ou 20mts. o andré tb nao fazia passes de 20mts, o costinha tb não, o emerson muito menos. mas tinham sousas, semedos, maniches, zahovics para os apoiar nessas missões.

    ResponderEliminar
  13. nelson barbosa,
    em algum momento disse que o Nuno André Coelho deveria ter entrado ontem (jogo champions)? Por acaso ontem sufremos mais que um golo? Opá, volta a ler o comentario em vez de dizeres disparates.
    O Rolando não se tem esforçado à como o fazia quando chegou ao FCP, joga sempre, deve ter a mania que o lugar está assegurado.. daí que eu disse que o treinador devia dar uma oportunidade a outro central. Ou é só o hulk que por estar menos bem, vai para o banco? daí ter referido os "dois pesos e duas medidas"

    ResponderEliminar
  14. Incrível a facilidade com que os jogadores portistas oferecem a bola ao adversário, a falta de qualidade do passe (qualquer equipa fatela tem melhor troca de bola)e ainda a gritante ineficácia do remate. São estes os grandes defeitos de que enferma esta equipa.

    A este propósito, Falcao tem evidenciado uma forte incapacidade para fazer golos, depois de um período em que chegou a prometer muitos. Gostei da espontaneidade do remate de Belluschi, criando muito perigo sempre que rematou.

    A equipa continua a acumular erros crassos que nos vão custando, pontos e... dinheiro.

    Mas está à vista que com o Professor Jesualdo estamos condenados a jogar desta forma.

    O melhor do jogo foram as reacções dos adeptos, quer no apoio à equipa como na homenagem justa que dedicaram ao «nosso» Deco. Mais um motivo que me enche de orgulho.

    Um abraço

    ResponderEliminar