08 novembro 2009

Quem sofre são os adeptos

MARITIMO 1 - 0 FCPORTO
Marcadores: Rolando ( 30´própria baliza )

Equipa: Helton, Álvaro, Sapunaru ( Tomás Costa 74´), Rolando, Bruno Alves, Fernando, Raul Meireles, Guarin ( Mariano, ao intervalo ) , Rodriguez ( Farias 62 ), Hulk e Falcao

Como se o empate contra o último classificado não servisse de lição, o FCPorto foi à Madeira averbar a segunda derrota no campeonato, ainda por cima, numa jornada onde se poderia aproximar do seu adversário principal, realizando, mais uma vez, uma exibição miserável, com o tal sofrimento que Jesualdo Ferreira pedia, mas, desta vez, para os adeptos.

Com a mesma equipa que alinhou frente ao APOEL, o FCPorto encontrou um relvado pouco propicio à prática de qualquer desporto, nem sequer rugby, o que prejudicou a futebol que a equipa portista queria apresentar, a equipa do Marítimo adaptou-se melhor, conseguindo apresentar um futebol directo, mais condizente com aquele relvado. Mas isso não serve de desculpa para nada, nem sequer a incompetência, que está nos genes, do árbitro.

Quanto ao FCPorto, apresentou o “futebol” que tem vindo a espalhar durante os últimos tempos, falar de todos os defeitos da equipa portista, seria por demais repetir tudo aquilo que escrevi nas crónicas das últimas partidas. O tempo passa, as jornadas avançam, e o futebol apresentando nada melhora, não evolui, embora, em todas as jornadas, o treinador acabe por identificar as causas de tão más exibições. O que é certo, é que a equipa nada melhorou, e desta vez, até junta as más exibições aos maus resultados, o que já é mais grave.

O FCPorto, equipa que assume a candidatura ao título, equipa que é Tetracampeã nacional, ofereceu, mais uma vez, ao seu adversário, 45 minutos de avanço, não conseguindo criar qualquer jogada de perigo, nem apresentando um remate perigoso para cartão-de-visita.

A equipa perdia-se em imensos passes errados, alguns deles bem infantis, lances mal construídos, não conseguindo realizar uma jogada com cabeça, tronco e membros.

E quanto a lances de bola parada? É favor esquecer. De livres directos até ficam sempre perto do perigo, pelo menos dá para suster a respiração, de cantos ficam a roçar o cómico. E continua a ser sempre o mesmo a marcar.

Mas, nesta partida, o FCPorto optou por ir mais longe nas ofertas, o golo do Marítimo surge porque Rolando corta de forma deficiente e introduz a bola na própria baliza. Existem dias que parecem que atraímos o mal para nós.

Na segunda parte, o FCPorto continuou a ser mais bom samaritano, e ofereceu ao Marítimo oportunidade para conquistar uma vitória justa, fazendo apenas o seu jogo normal, não necessitando de jogar muito. A equipa da Madeira, apenas necessitava de tentar fechar os caminhos da sua baliza, afastar a bola da sua zona defensiva e na frente os seus avançados importunavam, e muito, os defesas portistas.

Nem com as substituições, nem com a mudança de sistema de jogo, o FCPorto apresentou algo que justificasse sequer o empate, quanto mais a vitória. Se ao FCPorto pedia-se uma reacção para dar volta aos acontecimentos, a equipa portista demonstrou não ter forças para reagir, estando, incompreensivelmente, de rastos fisicamente.

As melhores oportunidades de golo do FCPorto surgem nos últimos minutos, com Falcao em destaque, primeiro com Peçanha a fazer uma excelente defesa, e noutro, através de um lançamento para a área, Bruno Alves ganha nas alturas e Falcao cabeceia muito por cima.

Por último, uma palavra de apreço para Helton, jogou em extremas dificuldades, principalmente na segunda parte, mas mostrou sempre empenho e espírito de sacrifício para aguentar até ao fim.

O toque de reunir é necessário, mas fica para mais tarde, agora vai tudo para as selecções e quando regressam é começar logo a jogar para a Taça de Portugal. Os erros ficam mais tarde para serem observados. Ou para serem esquecidos, mais uma vez . Os próximos tempos o dirão.

49 comentários:

  1. Prazo de validade de J.F. está a chegar ao fim, como tudo tem, só espero que não sejamos obrigados a consumir para lá da data limite.

    ResponderEliminar
  2. A Quente nem nos devemos pronunciar, mas limitar-me-ei a dizer que foi o pior jogo que me recordo de o FC Porto fazer de há muitos anos a esta parte.
    Em suma, estou Envergonhado...

    ResponderEliminar
  3. Não vi e pouco ouvi do jogo pois não gosto dos relatos.
    Mas do que ouvi, quer das apreciações dos jornalistas, quer do Jesualdo e do Meireles, anotei que "foi o pior jogo do FCP" ( Jesualdo) e que andam "cansados" ( Raul Meireles).
    Não sei que pensar disto, num jogo crucial, onde geralmente o espírito de sacrifício o querer e a determinação moviam montanhas.
    O mal anda há muito tempo, realmente os jogadores não estão em forma, não correm e ... não reagem ... conforme o jornalista Bruno Prata afirmou, espantado por não ver uma das marcas FCP, a reacção à adversidade!!!.
    Naturalmente que não se pode ganhar sempre, mas haja atitude.
    Uma profunda modificação e reflexão interna precisa-se com urgência, em termos de preparação física e gestão do plantel, sistema de jogo e reforços em Janeiro, pois se não se atalhar já, pode ser tarde de mais...

    ResponderEliminar
  4. já o tinha dito no final do jogo com o apoel (que até ganhamos) e agora repito mas com mais tristeza ainda
    custa-me ver os jogos do porto, não percebo o que eles fazem durante a semana toda, será que não treinam, aquilo é mau de mais

    MUDANÇAS PRECISAM-SE

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  5. só agora reparei no comentário do Jorge Aragão e faço minhas as últimas palavras do comentário dele..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  6. Depois das péssimas exibições contra a Académica e o Belenenses, o prof. Jesualdo ainda consegue achar que esta foi a pior exibição do FCP neste campeonato...

    Até quando esta agonia?

    P.S.- Já há novas vacas sagradas...?

    ResponderEliminar
  7. Meus caros, eu nem tenho dito nada porque nao tenho mais nada para dizer. Ja disse tudo no inicio da época.

    O plantel é mais fraco que o da época que passou. Alvaro Pereira é muito bom lateral, a atacar. A defender ainda tem muito que aprender. Cissokho dava uma estabilidade defensiva que Alvaro Pereira nao dara esta época. Nao duvido que chegue la, porque é um grande jogador, mas ainda falta muito trabalho.

    Falcao é muito bom jogador mas ainda nao é nenhum Lisandro, embora eu nao duvide que o venha a ser.

    Belluschi nao é nenhum Lucho nem nunca sera.

    Varela esta lesionado, Rodriguez nao fez nem pré-época nem inicio de época em condiçoes e vai levar 3ou 4 meses a aparecer no seu melhor.

    Sao muitas mexidas e muitos problemas para o treinador.

    Treinador esse que é pouco flexivel e nao tem rasgo. Odeia jogadores criativos e joga com um bloco muito baixo que faz com que a equipa nao tenha fio de jogo. Nao ha transporte de bola nem qualidade de passe porque esse nao é o modelo treinado.

    Jesualdo é isto, so isto e mais nada. E é com isto que teremos que sobreviver.

    Falta gente em forma, falta qualidade no plantel e falta um treinador que de espaço a quem de facto sabe jogar à bola. Faz-me caso ver jogadores como Ibson serem vendidos para se manter Tomas Costa ou contratar Valeri e Prediger para nao jogarem.

    O Porto teve uma oportunidade de ouro para renovar o modelo de jogo e para fazer um futebol mais completo. Nao o fez.

    Disse-o no final da época, Cissokho era para manter e Ibson para voltar. Nem um nem outro. Nesta altura com o momento de forma do Rodriguez, Alvaro Pereira poderia perfeitamente fazer o corredor esquerdo à frente de Cissokho.

    Um jogador criativo e com explosao precisava-se para o meio campo. Se foi contratado ainda nao jogou. Nao sei se existe.

    Nao ha forma de mudar o futebol do Porto, é isto e mais nada. Como o foi nos ultimos 3 anos, mas com melhores interpretes. Vendidos. E o mesmo treinador.

    ResponderEliminar
  8. Depois leio as estatisticas.
    Que como sempre valem muito pouco.

    Diz-se que o Porto remata mais.

    O Benfica, que tem um verdadeiro futebol de ataque com bons interpretes, faz remates muito perto da baliza em situaçoes claras de finalizaçao. Tirando o jogo com o Apoel o Porto tem escassas situaçoes de golo e uma dificuldade tremenda de penetraçao.

    Nao admira que Hulk seja o 2o jogador mais rematador da Champions. O Porto pura e simplesmente depende de Hulk para atacar e criar desiquilibrios que o modelo tactico de Jesualdo nunca consegue criar.
    Tem que se criar outro.

    E esta a razao porque Hulk perde tantas bolas. Jesualdo reconhecendo a sua propria incapacidade para criar desiquilibrios defensivos no adversario, faz com Hulk o que fez com Quaresma. Mima o unico jogador que lhe pode trazer desiquilibrios. O jogador nao evolui, pratica um futebol individualista e muitas vezes pobre tacticamente. Estagna, regride. Um pena, com tanto talento.

    Estes problemas ja veem da época passada, e da de ha 2 anos e da de ha 3. Nao sao de agora. Mas agora nao ha Cissokho, nao ha Lucho, nao ha Lisandro, nem Rodriguez. Varela e Fucile estao lesionados.

    Sem ovos nao ha omeletes. E com esta rigidez de processos muito menos. O Porto precisa de menos capitalismo na venda de determinados activos, mais contençao no enriquecimento acelerado de certos admnistradores e um treinador de nivel mundial.

    Com os titulos e as vendas alcançados poderiamos estar a fazer muito melhor.

    ResponderEliminar
  9. Sinto-me envergonhado!!!

    E para já... mais não digo!

    ResponderEliminar
  10. "Quem sofre são os adeptos"

    Nem mais...

    acorda Porto...acorda antes que seja tarde demais...

    ResponderEliminar
  11. Muito se tem comparado este ano com o ano passado. "ano passado era pior" "tbm começamos mal e demos a volta..." pois...mas no ano passado a equipa,mesmo quando perdia ou empatava,esforçava-se,lutava,perdeu muitas vezes devido a uma manifesta falta de sorte,e depois lá engrenou.

    Este ano,não tivemos-ainda-uma trilogia de derrotas seguidas;em compensação temos uma saga de exibições fraquinhas(para ser simpática)e a atitude guerreira e lutadora simplesmente não existe.

    Mete dó ver o Porto a "jogar futebol".É mau demais...é de cortar a fala,e interrogar "o que é isto??!".

    Mundaça,frescura,sangue novo...isto não pode mesmo continuar assim.

    Eu não sei se é o meio-campo,se é o ataque,se é falta de dinâmica,ou se é o treinador.Sinceramente,não quero saber,apenas quero o meu Porto de volta.O Porto que me faz sorrir e que muitas vezes me anima;onde estás Porto??

    Quando dou por mim a ter uma insuportável inveja de quem não liga a isto...

    ResponderEliminar
  12. Sofrer... e a bom sofrer.
    Penoso.
    Miserável.
    Uma vergonha...

    Até quando?


    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Uma vergonha tremenda, estive no estádio, e digo-vos o Bellu está completamente em baixo. Alguém deveria ter dito que este fdp do juju não gosta de criativos. Um gajo que dispensa o Ibson, só me faz lembrar o outro anormal do Adrianse que dispensa o DIEGO!!! O unico criativo que temos, aquece 60 min e não entra quando estamos a perder.. JUJU, FAZ UM FAVOR AO FCP VAI DE FERIAS COM O PAULO BENTO!!!!

    ResponderEliminar
  14. O plantel é fraco e não me parece culpa do Jesualdo...Farias e Falcao não dão um ponta de lança mediano no futebol europeu. O meio campo anda desinspirado e até Fernando está em baixo de forma. O Sapunaru...enfim...já tive esperanças.

    Metam o Perdiger que deve ser um jogador do caraças dado que custou 4 milhões.

    ResponderEliminar
  15. Mau demais para ser verdade. Exibição muito mas muito pobre, cada vez pior. Equipa sem fio de jogo, sem um criativo que faça as transicções da defesa para o ataque. Não há praticamente remates à baliza e custa muito a bola chegar aos mais dianteiros.

    Também não percebo o Jesualdo. Porquê Belluschi, de um momento para o outro, passa de titular a praticamente excluído?

    É preciso ir ao mercado em Janeiro para lutarmos pelo título? Força nisso, avancem. Não podemos é estar a oferecer pontos constantemente aos nossos rivais mais directos...

    Que desilusão de jogo. A primeira jogada que pode ser considerada mesmo perigosa, é nos últimos cinco minutos...

    Acorda, Porto!

    ResponderEliminar
  16. O Bandiduh disse:
    "O plantel é fraco e não me parece culpa do Jesualdo...Farias e Falcao não dão um ponta de lança mediano no futebol europeu."

    Meu caro Bandiduh, pelo amor de Deus! Não me digas que o Meyong e o Mossoró do Braga são melhores! E vão em primeiro lugar.
    Não me digas que o Vandinho é melhor do que o Fernando ou o Alan melhor que o Hulk. Não me digas que o Leone é melhor que o Bruno Alves ou que o João Pereira e melhor que o Fucile.
    Não! O que eles tem é um treinador com tomates, inteligente, com boa leitura de jogo, grande espírito de luta, entreajuda e conquista. Tudo elementos que Jesualdo não está a conseguir implementar neste plantel.
    A merda da desculpa esfarrapada da reconstrução do plantel para mim é uma treta mais gasta do que a cassete vermelha da corrupção!
    Todos os anos a mesma treta para desculpar o facto de que equipas com um décimo do nosso orçamento jogam muito mais futebol do que nós!
    Cada ano que passa, o processo iniciado na pré-época demora mais tempo. Jesualdo demora uma eternidade até perceber que tipo de jogadores tem na mão e em que forma estão e outra até os por a funcionar como um conjunto.
    Se analisarmos o trabalho de Jesualdo com a frieza com que se
    analisa os resultados operacionais de um qualquer alto cargo de uma grande empresa, chegaria-se a conclusão nefasta de que após três meses e meio, este funcionário produziu zero! Ou pelo menos muito pouco quando comparado com outros funcionários a exercer o mesmo cargo noutras empresas concorrentes.
    Após três meses e meio de campeonato, o único comentário a fazer sobre o trabalho de Jesualdo e que fez pouco mais que zero.
    Na Sonae, Sogrape ou na Corticeira Amorim, já tinha ido com o caralho!

    ResponderEliminar
  17. Se as coisas estão mal porque não tentar mudar... Estão cansados? Falta de vontade? Falta de dinheiro? Querem ir embora? Mas que raio é que se passa aqui? Eu acho que o Porto tem um grande equipa. Não é melhor do que a do ano passado, mas tem equipa para ganhar a estas equipas nacionais na boa. O mister até nem é mau mas algo se passa no reino do dragão. Acho que tal como o Paulo Bento disse - Jesualdo estás já à 4 meses a mais - Obrigado por tudo, mesmo muito obrigado, mas adeus. Ferguson há só um. É que pelo menos o 2 lugar tem de ser nosso!

    ResponderEliminar
  18. O blog Sector Ofensivo procura alguém que esteja interessado em defender as cores do F.C.Porto! Os requisitos mínimos são dinâmica, disponibilidade e boa escrita! Se estás interessado diz-nos o que achas que poderás acrescentar ao sector, e deixa a tua “candidatura” no mail do blog.
    Saudações

    http://sectorofensivo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Estamos futebolisticamente ao nível do futebol que a equipa liderada por OCTÁVIO MACHADO produzia... falta descobrir um novo Mourinho e eu já sei quem é!

    Em termos de vontade, querer e capacidade de entrega e sofrimento estamos bem pior do que nessa era Octaviana...

    Mau demais... ando a pedir a cabeça deste professor desde o Natal de 2006. Anda a brincar aos treinadores, só sobrevive porque tem um colosso Europeus nas mãos.

    Outra coisa que detesto é que é demasiado SADista... sempre aceitou tudo o que lhe querem impor para o plantel! A culpa não é só dele e parece-me que dificilmente será despedido.

    tem um único mérito: foi a certa altura a voz do clube, na impossibilidade do PdC poder falar... o que por si já revela bem como as coisas têm andado!

    No final da época do Adrianse o Jesualdo foi ao TRIO vangloriar-se dos seu resultados no Braga e menosprezou o trabalho do Adrianse dizendo que aquele sistema de 3 defesas (não são 3 centrais) não era nada demais... era o mesmo que todos os treinadores fazem quando estão a perder e perto do final! Jogasse esta equipa o mesmo que a do Adrianse na segunda volta e andavamos satisfeitos! Burro velho não aprende línguas... ele é a prova provada!

    Recuso-me a criticar qualquer jogador que seja, enquanto esta equipa for treinada por este professor!

    Já vi estes jogadores a fazerem muito mais e bem melhor... falta alguém que os consiga colocar ao nível que já tiveram.

    NEEEXXXXXT!

    ResponderEliminar
  20. E é que já é a nossa vez de sofrer, de ver voar o passaroco nas alturas. Além de que o Benfica lá terá mais que fazer que andar a prospectar no mercado jogadores para o Porto. Por outra, lampeiros a encaixar e vender, olha, sujeitos a perder a carroça. Porque jogámos na brincadeira, com o destino a ditar o campeão, ao fim, distraídos de que os demais podia estar a pegar no trabalho a sério. E enfim, não acumular mágoas escusadas, que os que o ganham à grande e à Porto, lá se organizem.

    ResponderEliminar
  21. Foi mais um jogo que nos entristeceu, especialmente pela aparente apatia dos nossos jogadores. Custa a entender.

    Aliás, neste jogo, quanto aos jogadores não há muito a observar pela positiva. Deixo apenas uma nota para o Helton que parece que esteve lesionado e esforçou-se. Hoje, não foi por ele que perdemos.

    Deixo uma observação (que é tripla) acerca do desempenho em "jogo jogado" dos nossos jogadores:

    1 - Como é possível falhar tantos passes durante um jogo, mesmo dos mais fáceis?!

    2 - Como é possível ter tantas recepções de bola "péssimas", falhadas, durante um jogo??!!

    3 - Finalmente, como é possível cerca de 90% dos lançamentos laterais (às vezes demorados) ficarem na posse dos nossos adversários ou perderem-se durante um jogo???!!!

    E não foi só neste jogo que isto aconteceu.
    Isto não se treina? Os nossos jogadores (ou quaisquer outros de uma primeira liga) não têm obrigação de fazer muito melhor? Não são pagos em conformidade com essas exigências de qualidade técnica? E quanto à "raça", atitude ou empenho pouco se viu. Não se jogou "à Porto".

    Estou naturalmente muito triste e sofredor. MAS NÃO QUERO SER PESSIMISTA. AINDA ACREDITO. Espero por melhores dias...

    ResponderEliminar
  22. Escrever o quê?

    O Soren disse absolutamente TUDO sobre este penoso momento da equipa.


    Volto mais tarde de cabeça fria.

    ResponderEliminar
  23. Pode ser que agora parem de apontar o dedo apenas ao mariano e olhem para a puta da vaidade que o raul meireles passeia no campo e para a qual eu venhi chamando atenção desde a pre epoca. um jogador que devia assumir as redeas do jogo, que devia ser a voz de comando, que devia carregar do piano é um menino que se preocupa em desfilar uma suposta classe no meio campo. ora, trocam belluschi, tomas, guarin, ora metem rodriguez ou mariano no meio campo, mas a vaca sagrada continua.
    Um prof que tanto se preocupa com os jovens que tanta oportunidade dá a jogadores novos provenientes da america sul, não é capaz de dar uma oportunidade a Sergio Oliveira.

    ResponderEliminar
  24. Miguel_canada, não poderia estar mais de acordo contigo.
    Falei que o benfiquista juju dispensou o Ibson.. e o Luis Aguiar? o PC fartou-se de elogiar o rapaz deu a entender que accionaria a clausula de compra, e o palhaço do treinador dispensa-o.. Mas continuam a dizer que não é o fdp do treinador que faz o plantel. SOU EU SECALHAR.
    JESUALDO VAI-TE EMBORA!!! TEU CICLO ACABOU!!!

    ResponderEliminar
  25. É uma vergonha este futebol praticado pelo nosso clube, nunca se viu uma equipa como o Maritimo dominar o Porto como quis, até cheguei a pensar que tinham trocado as camisolas. Este futebol só é assim porque o treinador quer, basta ver quem é que ele pôs a jogar para percebermos que a coisa ia correr mal. Ora, jogar com 3 medios, sendo que nenhum deles é um medio ofensivo, capaz de pensar o jogo é um suicidio. Estamos á espera que o Hulk finte 2 ou 3 adversarios e faça golos? Não esperem que este Hulk o faça... Acho que não precisamos de ser mestrados em futebol para perceber que o Porto tem que contratar alguem de qualidade para o meio campo, um 10. Gastamos tanto dinheiro a contratar jogadores que nunca saberemos se vão ser capazes de se adaptar ao futebol português, porque não ir ao Nacional comprar o Ruben Micael? Como diz o Manuel Fernandes, parece que andamos todos a dormir, e ninguem vê o grande jogador que está ali? Vamos deixa-lo ir para o estrangeiro? Até tinhamos outras soluções, como aproveitar tanto dinheiro que entra para pagar a clausula do Moutinho por exemplo.. Eu não dava como perdido o dinheiro investido, já que conseguimos 15 milhões pelo Cissokho bastava entrar com mais 5 milhões para contratar um dos melhores medios portugueses, com capacidade ofensiva. Temos que perceber que politica é esta das contratações e a quem mais interessa. Pelos vistos ao Porto não é, mas deve interessar a alguém. Daí termos um orçamento enorme e não se vêm contratações de jeito. Esperemos que isto melhore para bem do nosso clube. Força Porto!

    ResponderEliminar
  26. apetece-me dizer tanta coisa...
    mas confirma-se aquilo que disse no ínicio do ano...

    É um desastre de planeamento a sad ter limitado o plantel desta forma.
    Atribuo o momento mais a irresponsabilidade desta politica desmesurada de vender sempre que possível quem quer que seja.
    Houve vontade de vender fernando tambem...
    Sinceramente jesualdo foi campeão 3 em 3. Podem dizer que tinha grande equipa, mas foi campeão.

    lisandro era o grande craque da equipa e lucho era o jogador que dava amplitude e intensidade ao jogo do porto. Perdemos campo, ligação e inteligência.

    Infelizmente não acredito que passemos na luz e em principio arrumamos as botas nesse jogo...
    Ontem foi muito positivo termos perdido, resta-nos isso.

    ResponderEliminar
  27. Bom post.

    Bolas paradas da era Jesualdo nunca deram em nada. Não é de agora. E é péssimo.

    Não obstante as lesões, o plantel a sério é muito curto.

    Para mim, Guarín, Tomás Costa, Mariano e (já incluo também) Sapunaru, estão a mais.

    Meireles está roto, mas Prediguer não joga.

    A equipa não tem ideias, mas Beluschi não joga. Beluschi não joga, Valeri está lesionado, mas Sérgio Oliveira nem é opção.

    Como pode uma equipa como o FCP encarar uma época só com Falcao e Farías, sabendo que Orlando Sá ia estar no estaleiro este tempo todo? Pelo menos, porque não chama a torre dos juniores? O tal ponta de lança alto?

    É preciso dar uma mensagem forte para dentro do balneário. Se estes não querem jogar, há quem queira e está no clube.

    Nota-se claramente uma equipa orfã de Lucho Gonzalez. Falta um cérebro. Sem isso o jogo sai aos repelões, pontapé para a frente que envergonha, e a bola sempre por alto para os nanicos Falcao e Farias. Ridículo.

    Beluschi tem de jogar mais à frente. A táctica tem de mudar. Será que só nós, os da bancada, vemos isto?

    Jesualdo poderá até não ser mau treinador, mas parece-me mal coadjuvado pelo Zé Gomes.

    Afinal de contas somos tetra campeões e tri com Jesualdo. Foi assim tanto demérito dos outros?

    Agora só pode melhorar. Se for igual, Jesualdo tem de sair.

    ResponderEliminar
  28. detesto ter de dizer isto, mas infelizmente parece-me que deverão ser tomadas 2 medidas imediatas antes que se perca o resto da época:

    - promover o prof a "manager", director-geral de qq coisa, sei lá... (sim, parece pontapé escada acima mas o homem merece por toda a defesa que tem feito do clube);

    - ir já buscar o Mourinho 2 (vcs sabem quem).

    ResponderEliminar
  29. Eu como adepto, não sofri. Aquilo foi tão mau que não doeu.

    Entrou a mesma equipa que jogou em Chipre. Porquê? Porque tem o Guarín de jogar de início? Que fetiche tem Guarín para Jesualdo? Porquê teimar em Rodriguez que não dá uma para a caixa?

    A equipa inicial estava mal porque só dava continuidade ao que de mau se vinha fazendo. Subitamente, nem uma equipa, um conjunto, um bloco sabe ser? Não é que os jogadores não correm, mas já apontei antes que há cansaço físico e mental.

    Não vi nem ouvi as entrevistas no final. Mas se é Meireles a assumir o "cansaço", bolas é o sinal próprio de que aqueles titulares não podem jogar. Meireles tem estado em tudo de mau da equipa e Guarín em todas as derrotas.

    O que lamento mais é o conformismo. Jesualdo pareceu tolhido e as substituições às pinguinhas não podem acontecer quando aos 31 minutos o FC Porto, já a perder, faz o primeiro remate à baliza. Era de mudar tudo mal deu 1-0 - um golo, mais um, inacreditável e que envergonha quem o fez, tal o defeito técnico a permitir um golo impensável. Rolando também precisa de parar, desde a 1ª jornada que o vejo mal nas reacções, nas entradas, no jogo aéreo. Este golo superou em tudo os patéticos golos consentidos pelo Fucile. Uma vergonha o autogolo.

    O Marítimo jogou muito bem, está muito organizado e activo e diversificado no ataque. É pena que tenha ganho por um golo estúpido que mancha a sua vitória.

    Ao intervalo já podia estar de goleada. O desespero final, tal como em Braga, não deu para o empate, apesar das ocasiões e mais uma defesa enorme do g.r. adversário.

    A resumir tudo isto, com Jesualdo muito mau a mexer na equipa quase com medo de fazer pior do que o que se vinha a assistir, duas notas:

    - o melhor apontamento aqui trazido, porque esteve lá, e que também não denotei na reportagem televisiva (aquele moço da Madeira é uma lástima a fazer trabalho na pista, para não dizer pior), é saber agora que o Belluschi aqueceu 60 minutos e não entrou.
    - este não é o pior jogo da época, é o pior da era Jesualdo e, como alguém aqui bem lembrou, o pior desde Octávio Machado, sem dúvida, sublinho e subscrevo inteiramente.
    - este é tão mau que consegue ser pior do que os maus jogos com Leixões e Naval na época passada.
    - porque pela primeira vez em muitos e muitos anos, mesmo em tempos conturbados pós-Mourinho, nunca vi o FC Porto MERCER PERDER e levar mesmo um BANHO DE BOLA do adversário. Não me lembro da última vez que tal aconteceu, mas deve ter sido no tempo de Octávio, possivelmente.

    Repito: a vitória do Marítimo dispensava aquele golo pateta e vergonhoso e o seu sofrimento no final, porque o seu jogo teve mais brilho do que os acidentes do jogo que a embaciam levemente sem pôr minimamente em causa o triunfo que justificou ser mais expressivo.

    ResponderEliminar
  30. Semedo Nr10, tens toda a razão, o juju apenas tem fama de lançar jovens!! Porque na verdade jogadores vindos da formação, não lançou nenhum já vamos para 4 anos. Têm visto o Castro a jogar? o Ukra?... já andam espanhóis atrás deles, quase que aposto que pelo "Mestre", serão dispensados.
    Eu não acredito -até porque já vi muitos deles jogarem - que nos juniores não haja soluções, alias, o Sérgio Oliveira mostrou na taça que pode ser uma solução, agora é preciso é tomates para apostar neles. O Mariano não fez uma recepção de bola; o Álvaro P. era "comido" cada vez que o Djalma aparecia à sua frente; O Sapunaru defende mal e ataca ainda pior, Nuno André Coelho (apesar de central) já demonstrou por diversas vezes que joga melhor, será por ser Português e da casa que não tem oportunidades? Podia dar mais uns quantos de exemplos, mas vou ficar por aqui. Para finalizar dizer que ou o juju se faz de Homem e Treinador e mete os que realmente estão em forma, ou não vai aguentar a pressão.

    ResponderEliminar
  31. Fdasss até quando vamos aguentar com isto, 1 ou 2 jogos maus, paupérrimos mesmo ainda aguentamos, agora todos os jogos esta merda de exibições dão-nos cabo da paciência. Será possível descer tão baixo, o que é que aquele grupo faz durante a semana para apresentar aquele marasmo ao Domingo ?. 3 campeonatos consecutivos do Jesualdo dã-lhe concerteza mérito, mas a verdade é que não é possível jogar tão mal e tantas vezes como tem acontecido. Será que vamos a tempo, ou vamo-nos enterrar cada vez mais quanto ao título. No fundo a tática do Jesualdo é sempre igual: tansição rápida e pontapé pra frente, tem sido disto nestes 3 anos, tem dado certo mas parece ter chegado ao fim. Uma miséria, uma grandiosa miséria

    ResponderEliminar
  32. Uau..parece que já toda a gente abriu os olhos finalmente!!! demorou mas chegaram lá!!

    o pior é que se para a semana o FCP joga assim tao mal (como sempre joga) mas ganhar, o jesualdo já é o maior outra vez lolol

    enfim..é esperar para ver a coerencia :)

    ResponderEliminar
  33. Nestes momentos dificeis todas as fraquezas do FCP se revelam, mas nem todos as querem ver, ou pelo menos, não as veem da mesma forma.

    A atitude, presunçosa e arrogante, de campeões moribundos no campo à espera do toque a rebate. Atitude essa protegida pelo treinador, pois não há mudanças, sinal inequivoco que defende. E de facto é o que transparece. Um método e uma filosofia de tracção negativa, ou no mínimo, mínima. O recheio não ajuda, ora forçada pela SAD, ora perfilada pelo técnica, mas sempre em consonância perfeita. As saídas inconsequentes com pré-epocas perdidas: Bruno Alves e Meireles. Tugas nativos ou por adopção por aí perdidos (Viana, outrora Manuel Fernandes, Manuel da Costa, Pelé, Joao Pereira, Ruben Micael, Néné, Moisés,...) em detrimento de argentinos de segunda (Tomás Costa, Benitez,...). No finalmente saber sair é uma virtude. Perdemos nós meses e perderam outros. Quiça agora fora dos planos para a alameda.

    No terreno de jogo o que digo desde a epoca passada: tracção traseira, linha defensiva e média junta à entrada da área, o catanaccio; avançados longe à espera da explosão. Circulação de bola em progressão inexistente. Má condição técnica, treino sem repercurssão oficial. E muito mais.

    O que me preocupa? Preferia estar no lugar do SCP. As mexidas seriam mais provaveis. Como está, não acredito. Uma vitória e tudo normal. Contra o belém e a Académica ganhamos, logo estava tudo bem. O farias foi o único que li lamentar a péssima 1ª parte, para os outros foi azar. O Prof. Jesualdo até consegui achar este pior que os outros que ja haviam sido muito maus. Sair daqui só com nova filosofia e nova atitude. Até o Paulo Bento os colocava a correr. Mas há também um Manuel Machado que anda sempre lá perto do cimo com pior materia prima. Um villas Boas que continua uma incógnita para mim. Um domingos que também não acho nenhuma certeza.

    Agora vem aí um Varela, um Belluschi que deve jogar mais perto da area, um Guarin que deve jogar no lugar do Meireles, Um Hulk mais livre, um Miguel Lopes agerrido e a libertar Fucile para a esquerda o que por si só pode fazer descansar ou subir Pereira para o meio-campo, um Beto que tem de esperar. CURIOSO, O HELTON QUE TODAS AS ÉPOCAS TEM UMA LESÃO QUE DURA UM MÊS, ESTE ANO JOGOU, PELOS VISTOS, COM ENTORSES NOS DOIS PÉS!!

    No fundo é preciso mudar alguma coisa!!

    ResponderEliminar
  34. Depois de tanta porrada no treinador, como é normal nestes casos, digo apenas que o ano passado por esta ocasião não estávamos melhor, e no entanto foi com Jesualdo que o FCP deu a volta. Lembro que houve um famoso e celebrado campeão de Inverno, e não fomos nós. Este ano continuo a acreditar que ele vai novamente consegui-lo. Acho que a paragem do campeonato vem em boa altura.
    Já sei que me vão chamar uma quantidade de nomes pouco simpáticos! Paciência. É o que eu penso.

    ResponderEliminar
  35. Oh nelson barbosa, isso é um facto inegável que nem ouso discordar mas diz-me uma coisa... viste o jogo com o marítimo? Viste o jogo com o belenenses? É este o Porto que queres?
    Ficas satisfeito com dois meses de futebol agradável após sete de exibições a roçar a mediocridade pura?

    Não te esqueças de uma coisa... no ano passado, quando acabou o ciclo da miséria exibicionista, o primeiro classificado, o tal campeão de inverno, ia a uns escassos pontos de vantagem e a jogar ainda pior do que nós.
    Este ano, conforme já terás reparado, o panorama é diametralmente inverso.
    O Professor vai dar a volta quando? Quando formos a 15 ou 20 pontos de atraso? Aí será um pouco tarde, não achas?

    ResponderEliminar
  36. Nelson Barbosa, nao posso concordar consigo.

    O FCPorto, no ano passado nao deu a volta com Jesualdo. O FCPorto deu a volta com a estrutura do clube que obrigou Jesualdo a mudar.
    Foi a pressao de ter a cabeça pronta para ir para a bandeja que o obrigou a mudar. Foi a pedido que Hulk, depois de 3 meses entrou definitivamente na equipa.

    A entrada de Hulk na segunda parte em Kiev e o golo do Lucho depois de grande jogada de Hulk e Lisandro, no ultimo minuto, é que mudaram o panorama e a época da equipa.

    Foi a estrutura do clube e a classe dos seus jogadores que fez a mudança. Jesualdo é um condutor de tractores (vulgo Octavio), com um Airbus A-340 nas maos.

    Se nos outros anos disse que equipa tinha sido sempre melhorada, embora tivesse criticado veemente a compra do Anderson por nao se ter comprado ninguém à altura (Leandro Lima, um barrete), nesta pré-época fartei-me de escrever que as coisas foram mal preparadas e que o plantel esta mais fraco. Também disse que o treinador com um plantelk mais fraco nao saberia dar a volta. E nao sabe.

    O Porto, nao deveria ter vendido Cissokho e deveria ter contratado um médio ofensivo possante, com bom remate e explosao, para que Falcao, Rodriguez e Hulk pudessem dar continuidade ao seu futebol.

    Falamos aqui 100 vezes da necessidade de um ponta de lança de area, alto (parece que ha um nos juniores) que desse outras opçoes tacticas ao inflexivel futebol do Porto, do regresso de Ibson, que o proprio Presidente tanto quis (viagens ao Brasil, notas de espera e de antecipaçao pela sua vinda, etc. - negada por Jesualdo).

    Nao vou malhar nos jogadores. Sapunaru é um bom jogador. Provou-o a época passada na Liga dos Campeoes. Com uma equipa desorganizada a meio campo e sem fio de jogo e transporte de bola é natural que os laterais sofram, mais do que qualquer outro jogador, os desiquilibrios defensivos que se geram.

    Enfim, ja disse o essencial nos outros dois comentarios.

    Jesualdo tem aprendido muito no Porto. Mas se lhe dao um plantel pior nao vai conseguir dar a volta. Disse-o aqui variadissimas vezes na pré-época.

    O proximo jogo vai ser de uma pressao tremenda. Porque a estrutura e o treiandor do Porto foram teimosos e gulosos. Nao venham depois criticar os assobios.

    ResponderEliminar
  37. Mais uma vitória do Lucílio Calabote!

    A vergonha do costume. Basta atirarem-se para o chão que é falta!

    ResponderEliminar
  38. Jogo decepcionante na sequência de um conjunto de jogos de fraco nível, que nem mesmo a passagem aos oitavos de finais de CL conseguiu disfarçar.

    Os problemas que a equipa atravessa são mais que muitos com origens diversas: A necessidade de vender os melhores activos, a dificuldade de integração dos novos, o inicio do trabalho a conta gotas em função de aquisições tardias e chegada dos internacionais com semanas de trabalho já decorridas e por último as lesões que têm afectado um melhor rendimento.

    Estou convencido que uma boa parte das aquisições tem potencial para se impor nesta equipa. Mas Jesualdo não permite.

    Não compreendo como onze aquisições não tenham servido para nada!

    Resta-nos apelar à nossa paciência e paixão clubista para continuar a acreditar que ainda é possível levar a nau a bom Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  39. F.C. Porto recebido no aeroporto com insultos
    Cerca de quinze adeptos mostraram o descontentamento de madrugada

    A chegada da comitiva portista ao Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, depois da derrota na Madeira, esteve longe de ser pacífica. A equipa viajou num voo regular da TAP que aterrou pouco antes das duas manhã, mas a hora tardia não afastou a contestação. Jogadores e técnicos foram recebidos por cerca de quinze adeptos descontentes.

    Ouviram-se então insultos e vaias aos elementos do plantel que passavam, mas nada que atingisse um tom preocupante. Os cerca de quinze adeptos em questão estão descontentes depois do segundo jogo consecutivo sem ganhar, mostraram a indignação normal e exigiram o regresso aos bons resultados nos próximos encontros.

    Entre os visados, Hulk terá sido dos jogadores mais vaiados, com os adeptos em questão a exigirem-lhe mais.

    MaisFutebol.iol.pt

    ResponderEliminar
  40. O Dragao está em decadencia. Depois de uma vitória com uma péssima exibicao, um empate com outra má exibicao, pois que chegou a derrota com a pior exibicao da época (até aqui) ,o FC Porto a nao aproveitar os resultados favoraveis dos concurrentes e a mostrar-nos um futebol miserável, nada daquilo a que estamos habituados.

    ResponderEliminar
  41. Esta foi sem dúvida a pior exibição a que assisti nos últimos anos. Mau demais, conforme já aqui foi dito e pelo menos o Jesualdo teve a clarividência de achar o mesmo. Não consigo perceber porque é que um clube como o FCP não consegue durante quase 80 minutos criar uma única oportunidade golo. Se fosse contra um colosso Europeu até percebia (mas mesmo assim ficava desiludido) mas o Marítimo?!?

    As coisas estão piores do que más, não tanto pelos resultados mas porque não me parece que mantendo a actual estrutura a equipa passe de um momento para o outro,a jogar bem. E para ajudar à festa, principal rival vai de vento em popa (e já a 5 pontos!). Neste momento, o meu prognóstico é acabarmos como eles no ano em que ganhámos e ficámos a 20 pontos...
    Pessoalmente sou adepto do Jesualdo por muitas razões e considero-o um dos responsáveis pelos bons resultados dos últimos anos, mas não sei se ele vai conseguir dar a volta ao assunto.

    Claramente a equipa tem um enorme déficit animico e de criatividade futebolística para conseguir ganhar jogos de forma categórica.

    Mas também não podemos começar a disparar em todas as direcções. Não vamos agora dizer que são todos incompetentes: jogadores, SAD e treinador. Na minha opinião existem alguns pontos onde claramente há margem de melhoria mas quando a equipa está mal, todos parecem incompetentes. Lembro que nos oitavos e quartos de final do ano passado, até o Sapunaro e o Mariano pareciam ser craques (e eu nunca fui fã do Sapunaro...).

    Olhem, já nem sei o que vos diga...

    Temos duas semanas até ao próximo jogo mas, honestamente, só de pensar, fico angustiado. Vai ser um jogo com o onze do costume (eventualmente com varela e fucile), muita pressão no estádio e assobios se não estivermos a ganhar aos 5 min. Se a exibição for fraca (mais do que provável) lá estarão os lencinhos brancos.

    Aconteca o que acontecer, por amor de Deus não façamos desacatos com vidros de carros partidos a afins. Se há coisa que me dá algum alento no meio de toda esta miséria é que ao ler os Vossos comentários vejo que apesar de tudo mantem-se o mesmo espírito e a mesma clarividência que nos tem trazido sucessos nos últimos anos. E esse espírito sem dúvida que vive também na organização do Porto. Os que lá estão pensam em grande parte como nós. Também sofrem por verem os lampiões a ganhar e à frente e também pensam e procuram soluções para este embróglio. Haja esperança.

    ResponderEliminar
  42. Os acontecimentos no aeroporto são protagonizados por um duzia de imbecis que foram fazer horas para o aeroporto antes de assaltarem carros por encomenda.
    São os mesmos inegrumes que atiram very-lights para debaixo do carro do co adriaanse; dao chapadas no adriano, presseguem o paulo assunção, ameaçam o mourinho, enfim uma cambada de criminosos que tanto são autenticos moços de recados da SAD, como que por vezes, julgam que mandam no clube.

    ResponderEliminar
  43. Toda a gente malha nos jogadores dizendo que os que não estão cá é que eram os melhores assim e assado.
    Todos temos razão e no fundo estamos a ficar com o mesmo trauma dos calimeros, devido à onda benfiquista que tudo leva na frente, e se calhar até a eles um dia destes.

    Vamos por partes.
    As derrotas coincidem com a ausência do Belusshi, porque este era o único que mandava às malvas o sistema do professor e jogava mais a meio, e mais perto do ponta-de-lança, fazendo triangulações, quer com o extremo quer com o ponta. Mas como o Jesualdo gosta que os médios formem uma linha paralela ao meio campo, e que estejam todos certinhos, o nosso meio campo, não ganha ascendente sobre o adversário, já que ficando Fernando atrás dessa linha paralela, o FCP apresenta 3 para 4 ou 5 médios adversários. A unica maneira que Jesualdo têm, para dar a volta a este sistema, é fazer descer o ponta de lança, para esta linha, ganhando o meio campo mas perdendo espaço na frente de ataque. Este não tem o pique de Lisandro, e chega tarde ou em esforço aos cruzamentos. Ora Guarim e Mariano, são exemplos de numeros 8 típicos que não se metem no jogo como nºs 10. E o único que assim o faz, é o Belusshi. Este trabalho é muito exigente físicamente, desgastando completamente o jogador que faz essa posição, já que faz de 8 quando defende e só avança para 10, quando o avançado ganha a bola no meio dos defesas.

    Todos os treinadores sabem, que se querem jogar e ganhar a Jesualdo é jogar em 4-4-2 losango.
    Perguntem ao treinador do Maritimo se não o sabe. Joga com Manu e Paulo Jorge, na direita para estorvar Rodrigues e manter Alvaro a defender já que Manu é muito rápido. Sai Manu, avança Paulo Jorge e mete outro defesa direito, mantendo pressão sobre o corredor esquerdo do Porto. Que faz Jesualdo? Mete Mariano ( lento ) para a nossa direita e Hulk para a esquerda. Deveria ter metido Mariano na esquerda que defende melhor e mantinha Hulk na direita já que o Maritimo não poderia mudar o defesa esquerdo e que já estava cansado. Já aqui o afirmei e continuo a dizer. Jesualdo têm que ter coragem de arranjar um numero 10 puro se quiser ganhar este campeonato, pois até o Benfas joga em losango, com aimar e saviola com vértices.

    O engraçado disto, é que P.Bento quis montar um sistema igual ao de Jesualdo no FCP, e deu-se mal. Quando tentou voltar ao seu losango, perdeu novamente pois não tinha jogadores para o fazer, já que tinha perdido Derlei e o argentino, que tão bem fazia o sistema funcionar.

    Jesualdo continua a não saber jogar contra equipas que se apresentem muito bem físicamente e que trabalham bem os movimentos do losango.

    Mais do que questionar jogadores deve ser questionado o posicionamento destes e o que fazem quando não tem a bola, e quando a têm. è triste uma equipa não fazer mais que dois passes certos numa jogada. O 3 passe sai sempre falhado. E quando as ordens são complicadas e ninguêm as entende, o capitão toma a iniciativa e vai disto lá para a frente.

    Para mim só existe um culpado, nesta situação. É o sistema que está a ser utilizado por JUJU à 4 anos. Acorda meu. Já toda a gente sabe como tu jogas.

    Coloca o miúdo Oliveira, que jogou contra o Seranense, pois é a solução enquanto Belusshhi estiver no vai não vai.

    Se dizes que estão todos cansados, imagina o que sentimos nós adeptos a ver estes jogos em que a emoção são golos na própria baliza.

    ResponderEliminar
  44. Por esta altura... é tal a bílis acumulada por causa do Jesualdo que recuso a depreciar seja que jogador for...

    Como é que posso criticar um Meireles, que é a sombra do passado… se é usado até à exaustão, nos mesmo moldes que foi feito com o Lucho… mesmo a arrastarem-se continuam com lugar cativo e em desgaste?

    Como posso criticar a ausência de qualidade na posse de bola de todos os jogadores… se o único que podia pegar na batuta aquece 60minutos e na altura de mudar o jogo e imprimir ritmo, permanece em aquecimento?

    Como posso criticar o Belluschi pelo dinheiro que custa… se não é dada a oportunidade e confiança total, para como diz o juju “crescer dentro da equipa”, e lhe é pedido que seja um Lucho que já cá não mora negando-lhe a liberdade de ser um 10 mais tradicional?

    Como posso criticar um Guarin… se ora entra, ora sai, ora joga a médio defensivo ora querem dele um 10 que não existe nos seus pés e cabeça?

    Como posso criticar o Hulk se é o único com capacidade, vontade e confiança para ter a bola nos pés quando todos os outros estão longe e bem longe e com os pés a queimar sempre que tocam na bola?

    Como posso criticar os exageros do Hulk… se, sendo o único a conseguir fazer a posse de bola e progressão com bola, tem o treinador que opta por mantê-lo único nessas funções?

    Diria até mais… como posso criticar um jogador fraquinho como o Mariano, quando face ao deserto futebolístico que existe no meio campo é ainda assim dos poucos que com a sua entrega e empenho a fazer alguma dinâmica ofensiva!

    Como podem os adeptos absterem-se de assobiar se o futebol praticado é um “zero”… já ando farto desta ladainha… ando nisto desde o Natal de 2006.

    Detesto este treinador e o futebol que implementa… despeçam-no o quanto antes… se ele chegar ao Natal já o campeonato vai estar mais que arrumado!

    ResponderEliminar
  45. Já toda a gente sabe como o FCP joga e o que vai fazer quando se encontra a perder. É o chamado vira o disco e toca o mesmo...juntando a isso má forma e sobranceria, o resultado só podia ser o de domingo na Madeira.

    ResponderEliminar
  46. "Quem sofre são os adeptos" Concordo. Quanto maior é a influência de Jesualdo no plantel e na equipa menor é a qualidade do jogo e dos próprios jogadores. O grande erro já foi cometido com a renovação por 2 anos. 1 já era muito mau, 2 é trágico. Por razões distintas, Jesualdo também está há mais 4 meses no FCPorto tal como Paulo Bento esteve no Sporting. O problema é que para haver saída teremos, aparentemente e pela confiança que Pinto da Costa parece ter neste treinador, que fazer uma época horrível.

    Já agora, fica aqui o meu blog:

    http://reflexoesfutebolisticas.blogspot.com

    Convido-vos a visitá-lo.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar