24 novembro 2009

Pep gozou com Mourinho


Barça vulgariza Inter sem Messi e Ibra. Mou levou banho de bola e argúcia táctica do espanhol



Foi invulgar a capacidade do Barcelona vulgarizar o Inter esta noite. E a um banho de bola, dispensando goleada que deixaria os italianos na obrigação de vencerem o Rubin em casa na última jornada (e mesmo assim terão de o fazer para não serem eventualmente surpreendidos se o D. Kiev bater o Barça a precisar apenas de um ponto), Pep Guardiola deu um banho táctico a José Mourinho.
Os comentadeiros tugas andam meses a fio a questionar a valia táctica e estratégica de alguns técnicos nacionais. Endeusam outros mesmo que sem títulos ou em plano inclinado nas suas carreiras e, agora mesmo, os palermas da SportTV não viram a asneira táctica que Mourinho nunca corrigiu em toda a partida do Camp Nou. A permanência inútil de Chivu em campo, de resto amarelado o suficiente para falhar por castigo a próxima ronda.
Mourinho tinha anunciado que jogaria a lateral-esquerdo Chivu se Messi jogasse. Guardiola não meteu nem Messi nem Ibrahimovic. Mourinho pôs Chivu e logo de início viu-se que nem o romeno tinha a quem marcar directamente, nem ajudava o meio-campo. Se Chivu podia fechar no meio, então era corredor livre para Dani Alves. Depois do 1-0 de canto, o 2-0 surgiu de um corredor deserto por onde o lateral brasileiro do Barça fugiu para cruzar primorosamente para Pedro Rodriguez sentenciar a partida. Sem bola, com um a mais atrás e poucos à frente, o Inter só rematou aos 42 minutos. Fosse com uma equipa portuguesa pouco querida de alguma sensibilidade mais crítica e os reparos manter-se-iam por toda a partida.
O Inter foi uma nulidade absoluta. O grau zero do futebol continua a deixar Mourinho apavorado na Europa desde que deixou o Chelsea. E o seu sonho do Barcelona continua a ser o seu pesadelo sempre que defronta os catalães. Pelos blues ou pelos nerazzurri. O Barça tirou o pé do acelerador e Julio César mesmo assim foi o único que se salvou e evitou pior derrota. Mais um golo sofrido significaria que o Inter desvia para 3º e o Rubin iria a S. Siro a precisar apenas de um empate para ficar à frente dos italianos.
O erro táctico Mourinho nunca o corrigiu. Chivu acabou amarelado, o Inter multiplicou faltas feias por incapacidade física e técnica de travar os soltos catalães. Nem Chivu defendeu à frente, nem teve adversário por perto para exercer a marcação que sabe fazer. Uma inutilidade a que Mourinho nunca pôs cobro e escapou por 95' aos toninhos que comentaram o jogo na SportTV.

Mourinho ainda não caiu das núvens de alguma adulação tuga sem sentido. E se dificilmente fará o Inter repor algum respeito na Europa, decerto não será desta vez que a aposta de ganhar a Champions vai ser uma realidade para Moratti.
Agora, resta ao Inter vencer para continuar na prova, mesmo o empate pode não dar a não ser para a Liga Europa para onde está confirmado o Liverpool. Esta também deve ser difícil de vencer...
Resta ver hoje como Jesualdo vai desfazer a teia de um italiano de gema como Ancelotti e o FC Porto desalojar o Chelsea do comando.
ACT. (1h)
O expert Tadeia, no resumo alargado da RTP-1, também não viu o banho táctico. Viu, pareceu-lhe, o habitual 4x3x3 do Barça. Mentira (com o ele entendido de futebol): o Barça jogou com Xavi a fazer a meia-direita mas deixando o flanco para Dani Alves fazer o vaivém. Busquets a trinco, na posição 6, Iniesta a orquestrador e Keita sobre a esquerda. Com a basculação do meio-campo do Barça, o flanco direito do Inter, sempre perigoso pelo fortíssimo Maicon, ficou anulado. O Barça teve 4 homens no meio-campo e igualou os médios do Inter. Pedro descaiu para a esquerda e Henry ficou no meio, a ponta-de-lança. Um 4x4x2 tombado estrategicamente para a esquerda. Em vez do tridente Messi, Henry e Ibrahimovic, não havia alguém à direita e Mourinho deixou lá estar sempre o Chivu, um peso-morto. Foi um banho táctico como há muito não via e muito menos com Mourinho. Estamos sempre a aprender. É preciso ter os olhos bem abertos. Mourinho não estava lá. Mas a sua aura ainda cega os tugas empedernidos do melhor treinador do mundo...

7 comentários:

  1. Por acaso vi o jogo e não concordo muito com a ideia de que Mourinho tenha levado um banho táctico.
    O banho que Mourinho levou foi mais um banho de raça, de futebol total e de querer contra um Inter que nunca teve força mental nem física para acompanhar aquela primeira parte demolidora do Barcelona.
    Aquele Pedro é um jogador fantástico, o Dani Alves é do outro mundo (quem me dera ter um Fucile assim) e depois há Xavi e Iniesta.
    O Barça entrou demolidor, espetou dois golos de rajada e o Inter, pura e simplesmente, desmaiou...até ao apito final.

    Ps. Aos 80 minutos Quaresma entra em campo e um amigo meu que estava a ver o jogo comigo disse:"Olha, o Quaresma vai meter uma trivelada lá dentro" ao que respondi: "Nem vai tocar na bola"... e não tocou!

    ResponderEliminar
  2. Miguel,

    não viste mesmo o jogo, pelo menos nos 10 minutos finais. O Quaresma tocou na bola e, mais, apesar de ser individualista, foi o único que levou a bola à frente, em arrancadas de 30 e 40 metros.

    Quanto ao banho táctico, pelo visto ninguém viu. Só eu.

    ResponderEliminar
  3. Dizer que o quaresma não tocou na bola... enfim.

    ResponderEliminar
  4. Ze Luis,
    Raramente estou de acordo com os teus comentários, mas desta vez, apetece-me dizer, aleluia que alguém que viu o mesmo jogo de que eu !!!!!
    Mourinho levou festival do principio ao fim, quer tactico, quem psicologico. Onde está o special one que ainda esta semana disse que era o melhor psicologo desportivo do mundo ??? Onde está o special one que disse os jogos em sabe que vai ganhar 4 ou 5 zero não lhe dão pica, mas estes sim ( apesar de nunca o ter visto ganhar por 5-0 )!!!

    Pois bem a comuinicação social continua obcecada com um treinador, que obviamente tem grande mérito, que à excepção do FCPorto, apenas cumpre com os minimos por onde tem passado.

    E o pior, é que o amuado do mourinho, continua a queixar-se do tratamento miseravel que tem em Portugal...enfim...vacas sagradas...

    ResponderEliminar
  5. O problema é que o Inter teve medo do Barça, complexos de inferioridade, entraram no jogo para conseguir um empate e não tiverem força nem qualidade para responder aos golos.O Inter tem uma equipa bem inferior ao Barça. Aliás eu não trocava um unico jogador do barça por um do Inter.
    Quaresma no pouco tempo que esteve dentro de campo, fez mais do que alguns (ex: Balotelli..), merece mais oportunidades.

    ResponderEliminar
  6. "O problema é que o Inter teve medo do Barça".

    O engraçado é que na antevisão o Mourinho disse que "o Barça não tem medo do Inter".

    Pepe não vai em mind games. Mostra jogo e ponto final. Uma lição de categoria, de hombridade deste el Especial.

    Creio que com tempo, para ganhar mais títulos, Pep suplantará o (meu) melhor treinador do mundo, Fabio Capello. Mas este tem o Mundial e não sei não...

    ResponderEliminar
  7. Opinião do director do Mundo Deportivo (diário de Barcelona):

    ¡Qué grande eres Pep!
    Santi Nolla - 25/11/2009 07:34

    Pep Guardiola ganó la partida a Jose Mourinho. El técnico del FC Barcelona, primero, dio una lección de fútbol al no incluir en el titular ni a Ibra ni a Messi. Siempre es preferible un futbolista en forma que uno tocado. Sorprendió, se la jugó, ganó. El Barça de ayer, además, superó al Inter en el centro del campo con la inteligente colocación de Iniesta, prácticamente como cuarto centrocampista, jugando entre líneas y situando a Alves como el jefe de la banda, atrás, enmedio, delante.

    Por la derecha subía Iniesta y driblaba a Chivu. Lo hacía Alves y superaba a Chivu, entraba Xavi y pasaba a Chivu. El mediocampo azulgrana fue muy superior. Hacía tiempo que no se veía la presión ejercida ayer por los jugadores del Barça.

    ResponderEliminar