30 abril 2010

A perversão nos mais diversos modos

Os dias de hoje são mais ou menos encarados assim.
Comecemos pelo confronto parlamentar de hoje, sob o tema do estado da economia alvo de "atentados especulativos" de gente sem nome algures no mundo contra o Estado português e a conotada dívida pública muito nacional e nossa:
Primeiro-Ministro - ... o estado da nossa dívida tem sido alvo de especulação e saberemos resistir a isso...
Francisco Louçã - Senhor Primeiro-Ministro, as nossas contas sofrem um abalo, a finança internacional ataca a dívida pública, rebaixa a credibilidade de a pagarmos, dificulta a vida a todos nós e o desemprego sobe, ainda hoje, 30/4/2010, subiu ainda mais o recorde de 10,5% de desempregados inscritos no IEFP.
PM - ... não nos abalarão, o PEC será cumprido e as grandes obras públicas prosseguirão, sem desfalecimentos, criando emprego...
FL - Mas aos ataques de especuladores internacionais, o Governo reage reduzindo as prestações do fundo de desemprego; contra os movimentos especulativos da alta finança, o Governo quer tirar dinheiro ao subsídio de desemprego como se fossem os desempregados a pagar a factura...
PM - O senhor Francisco Louçã acha bem que um desempregado ganhe mais no Fundo de Desemprego do que a trabalhar?
FL - O Governo, no seu portal oficial do IEFP, tem uma proposta de trabalho a 2 euros à hora e se fizer as contas comigo são 80 euros numa semana de 40 horas de trabalho e 320 euros por mês que é o que representam 4 semanas a 80 euros cada uma. Tudo isto, 320 euros, abaixo dos 419 euros que é o subsídio mínimo de desemprego. Patrocinado pelo Governo, este serviço inscrito num portal de emprego.
PM - Não nos desviaremos do PEC, nem do caminho traçado, nem das grandes obras públicas.
(o diálogo foi mais ou menos assim, na essência, e cito apenas de cor do que ocorreu esta manhã na AR)
A perversão (II)
A propósito do Barça-Inter, um diálogo possível e verosímil entre surdos, para não dizer mudos...
Fulano - O Inter fez um jogo extraordinário, o Mourinho deu uma lição táctica e o Barça, que sim senhor admiro e admito que joga tão bem quanto é inigualável, foi eliminado. Justamente. E por um técnico sagaz tacticamente.
Sicrano - Mas o Inter mal passou com a bola do meio-campo e submeteu-se a uma defesa tão recuada e porfiada que não só desmente a teoria da pressão alta como modelo de jogo de Mourinho, como desfaz o mito de quem tem a bola ganha o jogo, da mesma forma que arriscou-se a sofrer mais um golo, de ressalto, com a mão, de penálti e a ser eliminado sem fazer nada por evitá-lo a não ser... não fazer nada no jogo, só defender, de forma exaustiva, exasperada e mesmo desesperada.
Fulano - Ah, mais jogou com 10 cerca de uma hora de jogo e defendia o 3-1 da 1ª mão, não lhe competia atacar...
Sicrano - Estamos numa semifinal da Champions e deduz-se que todos os semifinalistas sabem jogar a bola, até estão habituados a tê-la, a ganhar jogos e o facto de ter 11 na primeira meia-hora não fez o Inter passar da linha de meio-campo e só o fez para marcar um livre, a 40 metros da baliza, que o Chivu atirou rápido ao lado, sem convicção, como que a aliviar e depressa para trás que temos de defender.
Fulano - Mas o Barça não passou e pronto!, ficará na história que passou o Inter contra a que será talvez a melhor equipa do mundo.
Sicrano - O Inter já está na história precisamente pelo tipo de jogo que 50 anos depois voltou a praticar. E o mundo continuará a esperar que o Barça desenvolva bom jogo, para agradar às pessoas e entretar o espectáculo. De resto, todos sabemos que nem sempre os melhores ganham, já era assim e não deixará nunca de ser assim.
Fulano - Era a única maneira de o Inter parar o Barça.
Sicrano - Se todos jogarem assim, sobrará apenas o Barça para jogar a bola?
Fulano - O Mourinho é o melhor do mundo!
Sicrano - O Castro Santos também empatou 0-0 contra o Porto mas o Leixões descerá de divisão.
Fulano - O Mourinho merece tudo o que ganha!
Sicrano - O Mexia e o Zeinal foram eleitos grandes gestores por uma instituição norte-americana e por cá só se debate o que eles ganharam, propostos pelos accionistas...


A perversão (III)
Nas vésperas do Porto-Benfica, ainda se escalpelizam as incidências ao longo do campeonato que muitos não quiseram crer.
Benfiquista - Se não for no Dragão, o Benfica será campeão na última jornada com o Rio Ave.
Portista - Campeão agora ou na última jornada, importa pouco para o FC Porto sendo que está nesta altura afastado do título e de a decisão poder caber-lhe em sua casa, não fossem tantas coisas mais ou menos estranhas mas não aleatórias durante a prova.
Benfiquista - Temos mais vitórias, seremos justos campeões.
Portista - Têm mais penáltis a favor, já são 11 e faltam duas jornadas. O máximo de penáltis numa época para uma equipa são os 17 do Sporting em 34 jornadas em 2001-2002 e o Benfica pode tornar-se a equipa com mais penáltis a favor se lhe apitarem mais um, desde que o campeonato passou a ter 3 pontos por vitória desde 1995-96.
Benfiquista - Jogámos o melhor futebol...
Portista - Num incomensurável número de jogos jogaram sempre 11 contra 10, foi a tónica na maior parte do tempo e nalguns jogos os adversários cedo começaram a perder jogadores por expulsão, fosse aos 26 minutos com o Leixões a jogar com 9 ou aos 8' com o Olhanense a jogar com 10.
Benfiquista - Marcámos mais golos...
Portista - Muitas faltas inventadas para livres preciosos que valeram vitórias, golos irregulares como aquele contra o FC Porto na Luz, penáltis indevidos.
Benfiquista - Jogámos bem toda a época, muito regulares.
Portista - Os árbitros nunca avaliaram de forma tão dura, e às vezes nem era preciso serem muitos severos nas sanções disciplinares, as acções faltosas do Benfica em comparação com a forma como avaliavam os adversários, daí tantos terem ficado reduzidos a 10 e 9 jogadores.
Benfiquista - Temos menos golos sofridos.
Portista - O FC Porto podia ter mais pontos e mais golos, mas anularam 4 golos indevidamente a Falcao, tantos quantos os penáltis que permitiram a Cardozo e ele falhou-os, até aqui a luta pelo título de melhor marcador foi deturpada.
Benfiquista - Seremos campeões e pronto, agora ou na próxima semana...

A perversão (IV)
Parece que as greves de transportes, retirando menos hipóteses de circulação para quem queria ir trabalhar, não impediu que nos dias de calor as praias - especialmente na zona de Lisboa, a que se reportam as notícias destes dias - se enchessem.
Parece haver aqui contradição, mas pode significar, e isso não foi estudado, que a maioria das pessoas vive perto do mar e tinha a praia ali ao pé, fosse na Linha ou na Costa da Caparica.
Tal como a "tolerância de ponto" para a visita do Papa impõe estas perplexidades, muita gente irá à praia se estiver calor ou para fora, passear, como alternativa, ainda que muitos acorram à missa papal no Terreiro do Paço e em Fátima. Ao que ouvi hoje na rádio, o Governo deu "tolerância" às escolas para dia 13, pelo que ficamos sem saber como será no Porto que o Papa visitará no dia 14... Bem, aí é 6ª-feira, afigura-se um fim-de-semana prolongado, mas isso é com os empresários e o espírito liberal do Norte conceder ou não facilidades aos seus assalariados. No Estado, no Governo, em Lisboa, está assim previsto...
E bom fim-de-semana. Com ou sem PSP por perto. Protejam-se contra as melgas. Aproveitem as máscaras contra a gripe A que não chegaram a ser utilizadas no auge da crise epidémica que nos venderam.
Por último, esta ironia: http://www.cmjornal.xl.pt/Noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=4E2AE311-350B-421E-B3D5-CFEDF398DE65&h=1
TEMOS DE IMPORTAR ESPERMA DE ESPANHA!
Eu não preciso. E também não sou dos que "devem" não sei quanto por conta do défice português. Não devo nada a ninguém, fdp!

Sem comentários:

Enviar um comentário