30 maio 2015

FA Cup Final: os 10 melhores golos com Gerrard on top of it


Os de Birmingham estiveram na última final em Wembley antes da demolição, em 2000, perdendo com o Chelsea por 1-0 quando os Blues eram todos estrangeiros mas a era-Abramovich estava longe de chegar e Mourinho mais ainda... Mas este ano eliminaram o Liverpool e impediram um clássico dos Reds nas finais com o Arsenal: este vai tentar manter o troféu que há um ano esteve quase a perder, com 0-2 para começar com o Hull City e ganhando 3-2 no prolongamento. Mas ainda há uns anos o favorito Arsenal perdeu em Wembley a Taça da Liga para o Birmingham City da II divisão... O Aston Villa tem 7 conquistas, a última em 1957, como Liverpool e Chelsea, o Arsenal pode chegar às 12 descolando do Man. United.

Voltando aos golos das finais de há meio século para cá, que a BBC deixou em votação:
Essa final de 1981 teve 1-1 no primeiro jogo com Tommy Hutchinson a marcar para o City e a igualar na própria baliza. Depois, na repetição, o Manchester City deu a volta (2-1), os Spurs empataram e Ricardo Villa fez um slalom a solo que deu a vitória. Lembro-me do golo de Steve McKenzie, um dos eleitos, um remate de fora da área de primeira a um ângulo superior da baliza dos Spurs que tinham, além de Villa, Osvaldo Ardiles no meio-campo e a um ano de Inglaterra e Argentina combaterem na Guerra das Malvinas que tornou a vida dos dois argentinos menos agradável em Londres.
 
Já o golo de Gerrard, em 2006, foi notável, pela distância (quase 40 metros), por ser o último minuto do prolongamento onde o Liverpool esteve a perder 3-1 com o West Ham em que pontificava um tal Frank Lampard que com Gerrard depois compôs a dupla de médios centrais da Inglaterra. Gerrard mancava, tivera cãibras, mas arrancou um pontapé fenomenal que levou o jogo a penáltis - a 2ª final consecutiva decidida assim (Arsenal-M.U. em 2005 estreou com 0-0) e a última jogada no Millenium de Cardiff até Wembley estar refeito - considerada a melhor final de sempre na FA Cup.
 
Não tinha ideia do golo de Charlie George, na dobradinha do Arsenal em 1971 nem se a RTP transmitiu o jogo. Nalguns anos não o fez, lembro-me de 1975, que marcou a despedida de Alan Ball no Fulham, e 1984 quando o Everton ganhou ao Watford cujo presidente, a chorar na bancada e com a esposa ao lado..., era Elton John. Já em 1985, sim, lembro-me do golo monumental de Whiteside na final que teve a 1ª expulsão da história na FA Cup em Wembley, Steve Moran, com o jovem norte-irlandês a resolver de forma soberba ante o campeão inglês que ganhara também a Taça das Taças ao Rapid Viena e contra 10 não chegou ao Treble uma equipa com um 11 base quase indestrutível durante 3 anos com Howard Kendal e que Bobby Robson, relutante, demorou a transpor para a selecção inglesa depois de ter perdido com Portugal na arrancada do Mundial-86 no México.

Outras finais de Taça por aí na Europa:
A tarde de hoje começa com um fora-de-série, literalmente, Inverness-Falkirk totalmente imprevisto em Glasgow, depois de os homens das Highlands terem eliminado o Celtic campeão e com quem perderam 5-0 no fecho da Liga. Acho que só nos anos 20 era capaz de se compor um cartaz deste género, quando Kilmarnock e Albion Rovers se defrontaram. O Inverness estreia-se na final da Taça da Escócia, a 130ª edição, ao passo que o Falkirk venceu duas, em 1913 (cartaz com o Raith Rovers...) e 1957 (com o Kilmarnock na negra e em 1997 a vingança na reedição do confronto e a última presença do Falkirk em Hampden Park) - 1957 curiosamente o último êxito do Aston Villa na Taça de Inglaterra.
 
Há ainda o Dortmund-Wolfsburgo em Berlim a uma semana da final da Champions a jogar também no Olímpico, para a despedida de Klopp dos amarelos do BvB e a confirmação do sensacional 2º lugar dos verdes lobos na Bundesliga.
 
O Auxerre, 9º da II Divisão, "recebe" o campeão Paris SG, quase um derby no Stade de France e uma provável dobradinha do PSG tricampeão tricolor.
 
E, claro, o Barça a repetir com o Athletic de Bilbau uma das muitas finais entre os dois clubes (última em 2009 e também o 4-1 do Barça rumo ao Triplete ampliado depois ao Sextete histórico), na Taça do Rei em que são quem tem mais troféus; uma final em que os catalães jogam em casa - o Real Madrid não quis ceder o Bernabéu, onde as duas equipas tiveram uma tabalha em 1984 para escândalo do Rei Juan Carlos e Maradona de cabeça perdida; agora os bascos não temeram o estádio do adversário preferindo também o "aforo" - com a curiosidade de os dois clubes terem ganho sempre que as finais correram no Camp Nou mas hoje só pode ser um e o campeão procura a dobradinha antes de tentar o Triplete em Berlim com a Juventus no próximo sábado.

O Athletic que com Valverde defrontou o FC Porto nos grupos da Champions e perdeu os dois jogos (1-2 e 0-2) quando andava mal na Liga mas recuperou n 2ª volta até chegar ao 6º lugar e ganhar o regresso à Europa que parecia perdido.

Sem comentários:

Enviar um comentário