15 setembro 2006

Acho que estamos no bom caminho

Estou a gostar de ver. Apesar do empate no último jogo, acho que a equipa já mostrou que pode ir muito longe em todas as provas. Tanto assim é que os adeptos parecem já ter esquecido que o treinador entrou há apenas 3 semanas.

As lesões têm dificultado, e de que maneira, o trabalho do treinador. Serão azar ou fruto de outra coisa qualquer? Não sei, o que é certo é que neste momento estão lesionados dois jogadores importantes por cada sector, o que nos dá mais esperanças de uma equipa melhor para o momento em que estiverem todos a 100 %. Na defesa Pedro Emanuel e João Paulo, no meio campo Raul Meireles e Ibson e no ataque Bruno Moraes e Vieirinha. Ok, falta o Sokota, mas alguém já contaria com ele fosse para o que fosse?

Os sectores vão ficando arrumados ao jeito do professor. O 4-3-3 parece ser o seu esquema de eleição e para já não tem estado mal. Mas o 4-4-2, parecido com o da última época de Mourinho, em que Anderson faz de Deco, Paulo Assunção faz de Costinha e Lucho e Ibson de Alenitchev e Maniche respectivamente, é também uma opção válida que de certeza Jesualdo vai usar, sendo que na frente ficariam Lisandro ou Postiga e Adriano. Mas, como é óbvio, ainda há muito para melhorar.

Guarda-Redes
Penso que o lugar está bem entregue a Helton e se pensarmos que a opção é Vítor Baía ficamos todos muito descansados.

Defesa
Embora não tenhamos jogadores de alto nível, parece estar a entrar nos eixos. Com Pedro Emanuel ao lado de Pepe ela melhorará substancialmente, quer em qualidade, quer em experiência. Bruno Alves continua a não me dar garantias mas com um pouco mais de concentração talvez venha a dar jogador, lembram-se do Pepe? Um melhor central poderia e deveria ter sido contratado, mas temos que ter fé. Ezequias não esteve mal e serve perfeitamente de opção ao Mark Cech, pelo menos nos jogos do campeonato. E temos ainda, para a direita, Fucille que ainda é uma incógnita, mas terá que se esforçar muito para ser titular já que Bosingwa tem mostrado que o lugar é seu.

A rotina para a nova situação de quatro defesas vai-se ganhando aos poucos. Foi um ano a jogar só com três defesas e não é de um momento para o outro que os jogadores cumprem as suas tarefas sem o subconsciente os poder atraiçoar.

Linha média
Com Anderson a deslumbrar e Lucho a subir de nível a cada jogo, a linha média parece ser o nosso melhor sector. Paulo Assunção é certinho e dá mais consistência defensiva, a opção Raul Meireles dá mais qualidade de passe e “poder de fogo”. Ibson é uma excelente alternativa para o Lucho apesar de achar este insubstituível estando ainda a “correr” para a sua melhor forma. Notou-se isso no último jogo em que na última meia hora quase não conseguia fazer um sprint.

Anderson é o grande destaque, aliás como já referi num post que dediquei ao “puto”. Este tem tudo para vir a ser um dos melhores do mundo. Tem que aprender a gerir melhor o esforço físico para poder durar todo o jogo porque a equipa precisa dele para mais que somente os primeiros 60 minutos de cada partida. É para já, também, insubstituível, sendo que a alternativa é, digamos, não muito boa, Jorginho.

Ataque
Custa-me falar do sector avançado do FCPorto. As opções são mais que suficientes em quantidade, já em qualidade a conversa muda de figura.
Para ponta-de-lança Hélder Postiga é o jogador mais “cotado” e foi o mais caro, mas todos sabemos que não executa a sua tarefa da melhor maneira e essa tarefa é marcar golos, aliás como Adriano que ainda assim tem sido melhor e para o nosso campeonato vai servindo. Os médios têm a criatividade que se exige, mas a “pedalada” dos avançados para tamanho número de oportunidades criadas fica-se muito aquém do esperado. Bruno Moraes dava mostras de ser a melhor opção, mas as lesões continuam a fazer parte do seu dia a dia. Daí os adeptos do FCPorto tanto insistirem na contratação de um avançado de nível internacional. Sokota já nem sei se faz parte do plantel.

Quanto a extremos, Vieirinha, faz-nos acreditar que Alan e Tarik, para mim jogadores medianos, apenas seriam opções para o banco. Mas para já também uma lesão o faz estar fora da equipa. Quaresma tem as qualidades que lhe conhecemos, mas este início de época não lhe está a correr da melhor maneira. De certeza que subirá de forma e estará ao seu melhor nível, a não ser que “sinta falta” de Adriaanse. Mesmo assim nota-se quando está na equipa que o ataque flúi muito bem pelo seu lado, quer esteja na esquerda quer esteja na direita.

Assim, em jeito de conclusão, esperemos que o treinador faça render muito mais alguns jogadores que têm muito ainda para dar e que daqui a uns meses nos esqueçamos de tudo o que ainda está mal na equipa. É preciso é paciência e dar apoio à equipa lembrando-nos sempre de todas as peripécias desta pré-temporada. Algo que parece já não acontecer, já que no último jogo e apesar de tudo os assobios voltaram ao Dragão. Para mim é muito triste os adeptos terem memória tão curta.

4 comentários:

  1. Concordo em pleno com o post. Parabéns pelo texto Zirtaev. Creio que todos nós, de cabeça fria, ao analisar o jogo de quarta-feira de cabeça fria e olhando para o nosso plantel creio que podemos ficar descansados. Temos boas alternativas para qualquer um dos sectores. Ezequias, afinal não esteve assim tão mal como disse, na segunda parte é que lhe faltou o fulgor físico. Bruno Alves tem ainda o futuro à sua frente, temos que ter paciência e dar tempo ao tempo e fazer com que o professor o ensine a controlar os ímpetos.
    Fucile é uma aposta pessoal de Jesualdo, que já o tinha observado para o levar para o Boavista, mas o clube não tinha capacidade financeira. A ver vamos como é.
    Quanto aos centrais, João Paulo está quase recuperado e pode descansar os nossos corações, pois temos mais uma alternativa viável para o eixo da defesa, além de Ricardo Costa (que me parece em claro declínio emocional).
    No meio-campo só estou preocupado com 2 coisas: Anderson tem de ser protegido da Imprensa que o tem elevado a um grande nível, que ele se pode deslumbrar e acontecer-lhe como Ronaldinho: aparece a espaços, não defende e preocupa-se mais com a imagem do que com jogar futebol. Além de Anderson é preciso também proteger o Lucho. è notório que os índices físicos do argentino estão em baixo e forçá-lo muito pode significar perdê-lo por tempo indeterminado... e para isso já não há Ibson nem Meireles durante um mês.
    No ataque, as alas estão bem entregues. alan e Tarik não são objectivos nem regulares, mas podem desiquilibrar a qualquer instante, e isso pode ser bom. Temos que ser pacientes com eles. Quanto a Quaresma e Vieirinha, não há nada a apontar, estão bem onde estão.
    No ataque, também estamos bem servidos. Apesar de contra o CSKa ter falhado Adriano, ter falhado Lisandro e o Postiga não ter imprimido ritmo eu estou tranquilo. O Adriano já nos deu garantias, um jogo menos bom não é caso para alarmar. O Liedson também é um grande ponta-de-lança e ainda não marcou um único golo este ano. Postiga tem que ganhar ritmo e quando o ganhar pode ser um caso sério. Depois outra coisa: POR FAVOR NÃO PONHAM O LISANDRO NA ALA! Assim é claro que ele não rende! Ano passado em 9/10 jogos seguidos fez 6 golos. È um grande ponta-de-lança, só precisa que não o encostem à ala.
    Por fim, nota para o facto do Bruno Moraes dar-me grandes garantias de qualidade e eu tenho nele uma fé inabalável. Quando ele recuperar para sempre (desde que vi a recuperação do Baía acredito em tudo, muito mais num jovem de 22 anos), pode ser o nosso ponta-de-lança.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. gostei do blog

    passa pelo meu

    adicionad aos links

    ResponderEliminar
  3. Pedroz, obrigado pelo texto de resposta.
    A ver pelos comentários parece que foste o único a dar-se ao trabalho de o ler. É compreensivel dado o tamanho do texto. Apercebi-me disso só quando acabei de o fazer. Mas tb n
    ao o ía deitar fora.

    Quanto ao que escreves subscrevo completamente. Há matéria no clube para trabalhar e fazer da equipa uma muito boa equipa.

    Desde o ínicio que tenho tido esse cuidado de que falas com o Anderson. Mas ele faz qq adepto do futebol "saltar da cadeira" e fazer coisas que acredito não se fazem normalmente. Acontece isso comigo e até certo ponto compreendo os jornais. Pena já ter ouvido falar de um acordo com o Barça. Mas vou investigar melhor.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Eu também já ouvi que o Anderson já tem um acordo com o Barça.
    Mas penso que é só um rumor da Impreensa Espanhola.
    Espero eu...

    Cumprimentos Tripeiros
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar