23 setembro 2006

Postiga abriu a porta do autocarro

FCPorto 3-0 Beira-Mar
(Postiga, Lisandro e Tarik)
Ao contrário do esperado para um jogo àquela hora, os adeptos do FCPorto disseram presente ao irem ao estádio num número razoável. 31423 espectadores foram ver o o jogo em que Jardel regressou à sua primeira casa em Portugal e não deram o seu tempo por mal empregue.
Surpreendetemente Jesualdo Ferreira não colocou Anderson de início, talvez devido ao jogador ter treinado pouco durante a semana devido a uma gripe. Colocou Jorginho o que não é a mesma coisa como todos podemos comprovar e em particular o próprio treinador.
O Beira-Mar, como tinha dito no post anterior, veio jogar à defesa, sempre 10 homens atrás da linha da bola, tentando atrasar ao máximo o golo portista. O FCPorto conseguiu fazer uma forte pressão no meio campo adversário não deixando quase nunca a equipe de Aveiro avançar no terreno.
Logo nos primeiros 10 minutos o FCPorto teve várias oportunidades de golo, estando mais uma vez Adriano no centro das atenções, mas pela negativa, já que desperdiça as oportunidades ao mesmo ritmo que elas lhe são proporcionadas. Está em clara má forma e foi nessas várias oportunidades que imaginei o Jardel, que não teve nem uma oportunidade durante todo o jogo, a jogar do outro lado.
A primeira e única vez que o Beira-Mar rematou à baliza foi aos 18 minutos numa bela jogada em que Helton mostrou porque foi chamado à sua selecção. A equipa de Augusto Inácio desiludiu por completo. É certo que uma equipa só joga o que a outra deixa jogar, mas o Beira-Mar pareceu não ter mais intenções que apenas defender o zero a zero.
Apesar de dominar e ir criando oportunidades, o FCPorto mostrava que faltava qualquer coisa ao seu futebol. Jorginho que até tinha começado muito activo foi-se apagando e Quaresma mostrava-se muito egoísta apesar de ser o único em campo que parecia conseguir romper com a defesa adversária. O técnico do FCPorto viu isto tudo e à meia hora de jogo punha a aquecer Anderson e Lisandro Lopez. E assim chegava o intervalo.
Para a segunda parte fizeram-se as substituições que todos esperavam. Anderson substitui o inoperante Jorginho e o desperdiçador Adriano dá lugar a Lisandro, passando Postiga o centro de ataque e ficando Lisandro com o lado esquerdo. Uma maior velocidade por parte do FCPorto parece ter entrado também ao intervalo e as oportunidades foram novamente surgindo, até que Hélder Postiga numa bela jogada inaugura o marcador.
A porta do autocarro estava aberta e a partir daí o Beira-Mar teria que fazer algo mais. Começou a abrir espaços na defesa e o FCPorto ia criando lances de perigo uns atrás dos outros com Anderson a fazer passes fantásticos e Quaresma muitos cruzamentos. Postiga sai, e que bem que esteve, foi talvez o melhor do FCPorto, entrando Tarik para o seu lugar. Lisandro passava a ser o ponta-de-lança e aproveitou bem a oportunidade. No seu já conhecido estilo de guerreiro não desistiu de uma bola e fez pressão sobre o defesa aproveitando para marcar o segundo golo. O FCPorto continuou o mesmo futebol até ao fim. Rápido, incisivo e eficaz. Um futebol atraente que só poderia dar em mais golos. E assim já no final do jogo, numa tabelinha com Lisandro, Tarik remata para o terceiro pondo um ponto final a uma excelente segunda parte.
Uma nota para a bela homenagem que Jardel recebeu do público do Dragão e que me emocionou também a mim a ver em casa. Até os Super-Dragões estiveram bem ao cantar a música do Jardigol, que saudades que me deu…
PS: Aproveito para dizer que está uma nova pergunta na «Opinião da Bancada». A questão é eleger o melhor jogador deste jogo.
Informo que o jogador mais votado na «Opinião da Bancada» como melhor jogador do Naval-FCPorto foi Marek Cech com 38% (14 votos) de opiniões favoráveis.

10 comentários:

  1. Ainda bem que o público do Dragão não o esqueceu, foi a homenagem justa a um jogador que tantas alegrias nos deu!

    Quanto ao jogo, a primeira parte mostrou aquilo que já se sabia - Jorginho não é jogador para assumir o futebol do FC Porto, muito lento, desposicioando e escondendo-se do jogo. Na segunda parte com Anderson tudo mudou, o miúdo é fantástico! Absolutamente genial, dá gosto vê-lo jogar!

    No final, vitória justa e moralizante para o confronto com o Arsenal!

    Saudações Desportivas do Na Bancada Central

    ResponderEliminar
  2. Boas!
    Depois da boa exibição é hora de fazer balanços!


    Visita o nosso Blog e deixa o teu comentário sobre o Postiga!


    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt
    ps: obrigado pelo link

    ResponderEliminar
  3. Bela e merecida homenagem ao Jardel, o nosso puto grande: cá de cima, a milhares de km, fiz a minha parte e bati-lhe palmas de pé. Não sei se ele ouviu, mas eu senti.
    Quanto ao FCP... o Inácio acertou quando disse que só por ver o Anderson jogar já valia a pena o preço do bilhete. Pergunto-me até quando o miúdo vai continuar a surpreender.
    Fiquei muitooooo feliz pelo Postiguinha! Ah rapaz, que este seja o primeiro de muitos:). Mostrou, sem sombra para dúvida, que tem mais técnica e futebol jogado num dedo mindinho que o Adriano tem no corpo todo. Mas atenção: o Adriano tem mais entrega e vontade! O Postiga tem que trabalhar e muito - tem que perceber que o enorme talento que tem não chega para fazer uma enorme carreira. Dá-lhes, rapaz, mostra que és bom:).
    E o Lisandro... na sua posição preferida - ali no meio dos centrais - finalmente conseguiu mostrar a arte e o faro que possui:).
    O Porto apático da primeira parte, muito por culpa de um Jorginho inconsequente e de um Adriano esforçado mas desastrado, deu lugar a um Porto dinâmico e de grande futebol na 2ª... joguem sempre assim, rapazes, and make me proud:).

    PS: aquela infantilidadezita do Postiguinha ao festejar o golo - tirar a camisola - e que lhe valeu o amarelito é que era escusada, não? Percebo perfeitamente o tamanho da emoção dele, mas que diabo, ele é profissional, que se comporte como tal!... ainda ao menos se eu estivesse lá para desfrutar o espectáculo de perto, vá que não vá, agora assim, não teve piada nenhuma!:)

    ResponderEliminar
  4. Vim cá dar a minha ajudinha no teu inquerito e dar a minha opinao o Pstiga men of the macht eeheheh
    Boas

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vitória do nosso FC Porto.
    Gostei da exibição principalmente da segunda parte. Quaresma para mim foi o melhor.
    Anderson também esteve em grande. Nota-se que o Porto está cada vez mais a depender dele. Parabéns ao Postiga pelo golão que marcou e ao Helton pela chamada à selecção.
    Estive no estádio e fui um dos que aplaudiu de pé Mário Jardel.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Catarina, muito boa análise. Eu sei que pode parecer preconceituoso mas não é normal ver uma mulher ver o futebol de maneira tão esclarecido. Espero que voltes que fazes falta.

    Estou a ver que o Postiga tem muitos fãs. Eu por acaso nunca o achei grande "postiga" :-) mas espero estar redondamente enganado e que ele continue a ajudar assim o FCPorto, já que ontem esteve bem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. A Catarina vê aquilo como gente grande. Eu até telefonei a um amigo a dizer que o Postiga ia ficar na 2ª parte e com ele não íamos lá. Inventou um golaço, pena é ser táo raro. O Adriano não pode perder a confiança por não marcar, precisa de fazer golos porque é mais demolidor do que Postiga, ainda que o brasileiro seja tecnicamente fracote o que compensa com grande atitude e muita colaboração para a equipa.
    ~Postiga falha golos escandalosos, tem de acertar mais.
    Anderson maravilhoso. Lucho um cérebro, Quaresma a ganhar a vontade de partir a loiça aos outros.
    Agora, tenho avião para Londres ir na 3ª e vir na 4ª, mas não tenho biklhete para o Arsenal.
    Compro um bilhete do jogo ou vendo o meu de avião.
    Interessados chamem joseluisresende@clix.pt

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev: és um ganda preconceituoso pá:)
    as mulheres gostam e falam de futebol tão bem como os homens. é evidente que os dois sexos têm visões diferentes do jogo - da mesma forma que conduzem de maneira diferente, reagem de maneira diferente à bebida ou têm formas diferentes de organização mental - é biológico. mas, e como presença assídua no Dragão (bem... quando estou no Porto...:)) não vejo uma grande diferença entre o número de homens e mulheres nas bancadas. a diferença mais significativa, aliás, está nas filas para os wc, e aí quem ganha somos nós (para mal dos meus pecados!:)). E não te preocupes que eu volto. Os suecos são muito boa gente, mas não vão muito à bola com a Bola, e eu preciso de escapes onde possa deixar fluir à vontade o meu espirito de amante de futebol:).
    abraço.

    PS: ok, o exemplo da condução NÃO foi um bom exemplo, as mulheres são efectivamente trengas no que toca a conduzir... tirando eu, claro!:) Eu sou a catarina schumacher da VCI:)

    ResponderEliminar
  9. Catarina eu até nem tenho razões de queixa quanto a mulheres gostarem de futebol. A minha mulher acompanha-me sempre e sabe muito de futebol, então do FCPorto...

    Tens razão quando dizes que no estádio a homens e mulheres se equivalem. Talvez seja um pouco exagerado, mas que se vêm agora muito mais mulheres que há uns anos, não tenho dúvidas. Saúda-se e muito isto.

    Quanto à condução tb não tenho razão de queixa, ela conduz muito bem.

    Um abraço e um beijo.

    ResponderEliminar
  10. bLuE fRiEnD Zirtaev...
    Depois de uma primeira parte assim assim, pró fracota, com a entrada do Anderson, aquele triangulo Anderson-Quaresma-Lucho começou a partir a loiça toda... e só paramos nas 3 secas.
    Jesualdo continua a surpreender-me pela boa análise que faz do jogo e das mexidas que têm estado quase sempre a resultar a 100%.
    Meu caro amigo... 4 jogos... 12 pontos!!!
    Melhor?... só na farmácia!!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar