17 setembro 2006

E ainda só fez meia dúzia de jogos...

Parece que a nossa "pérola" está mesmo a ser cobiçada e não durará muito tempo no nosso clube. Pode até ser só especulação, mas o que é certo é que ninguém é já indiferente às qualidades de Anderson.
Pelo menos para já não existe nenhum contrato com o jogador, mas os "tubarões" estão a aproximar-se. O Barcelona e o Chelsea estarão na frente segundo um artigo do "El mundo deportivo" e segundo o mesmo diário têm estratégias diferentes, sendo que o Barcelona contrataria o jogador e deixa-lo-ia ficar emprestado no FCPorto por mais um ano, como podem ler na seguinte passagem:
«La táctica del Chelsea es diferente a la del Barça y por ahí es por donde intentará tomar ventaja el club inglés. Lo que quieren Abramovich, Mourinho y Arnesen es hacerse con los servicios del jugador a partir de la próxima temporada, con lo que el Oporto recibiría todo el dinero del fichaje en cuestión de un año. En cambio, la estrategia del Barça pasa por atar a Anderson ahora y dejarlo cedido un año o dos en el equipo portugués. A cambio, evidentemente, no abonaría de golpe y en un solo plazo todo el dinero del fichaje.»
In El Mundo Deportivo (Podem ler o artigo completo aqui)
Alegado acordo com o Barcelona é falso segundo "O Jogo"
«O jornal espanhol "Mundo Deportivo" deu ontem conta de um alegado acordo entre o Barcelona, Anderson e respectivos representantes para a compra de cinquenta por cento do passe do jovem prodígio. Segundo a notícia do periódico catalão, o Barça já teria chegado a entendimento com o jogador e com Jorge Mendes, apontado como proprietário de grande parte da percentagem que não está na posse do FC Porto. Os espanhóis dizem ainda que, para concretizar o negócio, falta apenas convencer os dragões, afinal a outra parte interessada. Para o fazer, o Barça estaria disposto a adquirir Anderson cedendo-o depois, por empréstimo, durante uma ou duas temporadas, de forma a que ganhasse mais maturidade e experiência do futebol europeu, antes de ingressar no plantel do campeão espanhol. O problema é que os dados da notícia não são correctos, a começar pelo mais importante: conforme O JOGO escreveu em devido tempo, o FC Porto detém mais do que cinquenta por cento do passe do jogador. Para além desse detalhe, há obrigações contratuais a cumprir que tornam impossível o dito acordo com os proprietários da percentagem restante e, por último, o campeão português não considera este o momento adequado para negociar. Nem este nem, ao que parece, nenhum outro esta época, pelo menos. É ainda suposto que o Barcelona já tenha sido devidamente informado desta indisponibilidade.»
Quem ganhar fica na frente: Naval - FCPorto - 21H15 SportTv

2 comentários:

  1. A verdade é que o Barcelona está mesmo interessado em adiantar-se ao Chelsea na aquisição de Anderson. No entanto, e face à pobreza dos cofres portistas, talvez a SAD se interesse mais na proposta do Chelsea: milhões a pronto a entrar nas contas do clube.
    No entanto, e apesar de achar que a venda do Anderson seja boa para o clube a nível económico, acho péssimo a nível desportivo. O Anderson deveria ficar pelo menos mais uns 2 anos ao mais alto nível no Porto, com contrato no Porto e a pensar exclusivamente no Porto. Se o Barça «saca» o Anderson e o empresta ao Porto, acontece-lhe como o Rochemback no Sporting: sempre que jogava melhor dizia-se logo que ia voltar ao Barça blá blá, e isso desmotivou-o. Foi escorraçado pó Middlesbrough no último ano de contrato.
    Quanto a vender o Anderson ao Chelsea por uns milhões é infrutífero. Há liquidez na altura... e depois? Quem assume o seu lugar? Vendemos o Carvalho ao Chelsea por 30 milhões e andámos um ano a roer as unhas com o Pepe (agora é que ele atinou e ninguém dá pelo Carvalho). Há que pensar que o Porto é um clube de futebol, não uma empresa.

    P.S.: Parece que o Porto tem outro Anderson em potência a brilhar na SuperLiga. O seu nome é Hélder Barbosa e, rezam as críticas dos jogos da Briosa, o miúdo é o único que se destaca pela positiva, pela velocidade, técnica e consistência imprimida... A rever.

    ResponderEliminar
  2. Pedroz, também acho que onde há fumo há fogo, e estas notícias devem ter mesmo alguma coisa de verdade. Não acredito que haja já contrato, mas que houve realmente contactos do Barcelona não duvido.

    As opções não são muito agradáveis, mas a opção de o Anderson fazer o contrato com o Barça e continuar mais um ano no FCPorto é a menos má. E de qq maneira ele sabe que não teria lugar neste moemnto no Barça e por isso ia tentar dar o seu melhor no FCPorto para qd fosse para lá ser aposta.

    O Helder Barbosa ainda é novo e o Professor Jesualdo para o ano vai aproveita-lo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar