28 setembro 2006

Massa "assobiativa", o regresso

O FCPorto perdeu o seu primeiro jogo oficial com o comando técnico de um treinador que chegou, faz hoje precisamente um mês e dez dias, e que, e todos são unânimes, conseguiu pôr a equipa a jogar um futebol razoável com o que lhe deram. Estabilizou “qb” a defesa, no meio campo não inventou e pôs o ataque a dar o que tem para dar, que como sabemos não é muito. Isto, depois de mudar um sistema táctico a que os jogadores estavam habituados

Até à passada terça-feira às 20H00, poucos tinham algo a apontar-lhe. Não o achavam um treinador defensivo e inexperiente. Muito menos se lembravam que ele tinha outra cor.

O treinador terá errado no modelo táctico e no onze inicial. Terá errado na mensagem que passou à equipa. Mas quem me garante que de outra forma as coisas não seriam piores? Nunca saberemos, tudo não passarão de “ses”. Sou o primeiro a dizer que a imagem dada no jogo com o Arsenal foi péssima, pior que a derrota, mas será só culpa do treinador? Só dos jogadores? E o adversário, sabem qual era?

Uma derrota consegue destruir muitas coisas. Mas uma derrota em que o adversário é o vice-campeão europeu, que tem uma equipa construída há dez anos, que esteve a nível táctico quase perfeito, que tem um jogador que sozinho muda a direcção de um jogo, não deveria ser suficiente para pôr em causa todo o trabalho de um treinador, que ainda por cima pouco tempo teve para fazer melhor.

Os bons resultados, como já tinha dito aqui no blog, elevaram demasiado as expectativas. Avisei para isso, escrevi até: «É preciso é paciência e dar apoio à equipa lembrando-nos sempre de todas as peripécias desta pré-temporada. Algo que parece já não acontecer, já que no último jogo e apesar de tudo os assobios voltaram ao Dragão. Para mim é muito triste os adeptos terem memória tão curta.»

Pois é, prevê-se o regresso em grande escala ao Dragão de um tipo de “adeptos” que no FCPorto é muito comum. Eu chamo-lhe “massa assobiativa”. Um tipo de adeptos muito peculiar que usa o assobio como seu único meio de comunicar com a equipa o que lhes vai na alma, até certo ponto compreendo-os. Mas este tipo de adeptos tem um nível de exigência fora do normal, só se contentam com a perfeição. Sim, disse bem, perfeição. Não lhes chega ser campeões e vencer taças a nível interno. Perder com o Arsenal, esse “clubezito” de um bairro de Londres? Nem pensar! Têm de ser todos os anos campeões europeus.

Assobiar quando no fim as coisas correram mal? Não, claro que não! Todos sabemos que no nosso trabalho, se tivermos 40.000 pessoas a assobiar-nos quando fazemos algo errado, passaremos imediatamente a fazê-las bem.

Estes (des)apoiantes, no Dragão, antes de assobiarem o adversário, antes sequer de assobiarem o árbitro, esses “adeptos” vão assobiar... a própria equipa.
É caso para dizer que o FCPorto tem uma excelente massa "assobiativa".
PARABÉNS FCPORTO
Hoje 28 de Setembro de 2006, fazem precisamente 113 anos que o nosso grande clube se fundou. Neste mesmo dia à 113 anos, mais precisamente em 1893, António Nicolau de Almeida, na qualidade de presidente do clube, dava início ao que é hoje e sempre o melhor clube português. Parabéns FCPorto.

14 comentários:

  1. o problema é que acho que esses adeptos são logo os primeiros a gozarem os amigos de clubes rivais quando o FCP ganha. Quando perdem e como não sabem justificar uma derrota eis que batem em toda a gente, pelo menos o Tarik não jogou.
    Acho que essas pessoas a nível pessoal são frustradas, uns tristes na vida e têem o futebol como um escape da sua vida pessoal.
    às vezes enerva mesmo ir ao Dragão, as pessoas agora tornaram-se snobs, querem tudo perfeitinho, os passes errados são pra assobiar ( menos do Quaresma é claro ), não se pode ter paciência.
    Mas também eles não queriam que o Adriaanse fosse embora nunca se soube bem porquê, agora já querem mandar o homem embora?
    Eu tenho um antídoto, ponho o rádio nas alturas e não os ouço.
    Bem, hoje, nós verdadeiros portistas estamos de parabéns, são 113 anos de glória.Parabéns pra nós e excelente post

    ResponderEliminar
  2. Caro Zirtaev,
    1 – (Massa “assobiativa”...) ? Mais um título estupendo !!!! Soberbo e original !!! Fico banzado com os seus títulos !!! E o post está ao mesmo nível.
    2 – Há adeptos que não têm noção do que fazem. Como diz e bem, para alguns, ou somos Campeões Europeus, pelo menos, pelo menos, repito, de 2 em dois anos ou então a época é miserável. Até me dão vontade de rir....não têm noção do ridículo !!! Se ainda fosse de 2...0 em 20 anos !!! Pena é que prejudiquem o Clube com esses assobios sem sentido.
    2 – O Jesualdo, em pouco tempo, tem feito MUITO e BEM.
    3 – Claro que isto não me impede de dizer, com a mesma frontalidade, que o Jesualdo em Londres esteve miserável – aquela atitude é inqualificável !!!
    4 – Espero (e acredito) que não volte a repetir-se.
    5 – Para não pensarem que me lembrei agora de o criticar deixo aqui, para se quiserem ler e tiverem paciência para o fazer, um extracto do primeiro texto que escrevi após a sua contratação, em Agosto deste ano:

    “(...)
    Venha então Jesualdo.
    Que tenha a melhor sorte do mundo.
    Mas, se bem repararam, eu intitulei o meu post de “A minha dúvida”.
    E qual é ela ?
    É fácil – eu concordo que Jesualdo é experiente (a nível nacional) rigoroso, metódico, competente, conhece muito bem o futebol português, já trabalhou na formação, etc., etc.,
    Mas eu pergunto, e esta é a minha dúvida – será um vencedor ?
    É que para treinar o FCPorto essa é uma condição “sine qua non” !!
    Eu confesso que, sinceramente, nunca tive essa sensação.
    De facto, lembro-me sempre de um célebre jogo nas antas - FCPorto (Mourinho)- Vermelhos (Jesualdo)– em que nós conseguimos, depois de estar a perder, virar o resultado, com menos um jogador (expulsão do Jorge Costa durante a primeira parte).
    Ainda não me esqueci do comportando (felizmente, na altura) totalmente medroso como os vermelhos entraram na segunda parte desse jogo.
    Mas tudo bem, vou acreditar que foi só pelo facto do FCPorto dessa altura meter medo a qualquer um do mundo inteiro, o que também era a mais pura das verdades.
    É que ainda por cima, confesso também que nunca gostei muito dele.
    Com uma única excepção – a entrevista fabulosa que concedeu recentemente ao Trio de Ataque, onde, curiosamente, o Rui Moreira, tal como fez ao Manuel José, terminou as suas perguntas da seguinte forma - pensa que vai treinar o FCPorto ?
    Não sei o que Jesualdo respondeu, mas se o fez afirmativamente, acertou bem mais cedo do que certamente estaria à espera...”

    Depois de Londres, infelizmente, mantenho a minha dúvida...

    Parabéns ao cada vez maior e inigualável FC PORTO !!!

    P.s – Zirtaev, desculpe a extensão do comentário.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo o que escreve o «Situacionista». Na íntegra.

    Quanto à massa assobiativa, penso que mesmo aí se deve distinguir entre os que assobiam por assobiar (e mesmo aí de forma selectiva) e aqueles que, por exemplo, como acontece neste blogue gostariam de ver mais respostas às dúvidas legítimas que apresentam.
    Para mim, por exemplo, a nível de gestão financeira e de activos humanos.
    É que são estas duas que têm permitido algumas das asneiras que depois vemos em campo.
    De qualquer modo, também concordo que equipas como o Porto só através da conjugação feliz de vários factores conseguem ser campeões europeus.
    Jogadores à altura e treinadores audazes nem sempre chegam.
    É preciso sorte no sorteio, no calendário, na gestão de lesões, nos árbitros...
    Já agora, volto a frisar que perder 2-0 com o Arsenal não é nenhuma vergonha. Preocupante é a aparente falta de capacidade de resposta.
    Uma última pergunta: é só impressão minha ou a pré-época do Adriaanse serviu e muito para estourar fisicamente com muitos jogadores (e não falo dos lesionados)?
    Finalmente: parabéns Porto!!!! 113 anos são 113 anos. E duas vitórias na Intercontinental, uma na Champions e uma na Taça dos Campeões, uma Supertaça europeia, uma Taça UEFA...
    É palmarés internacional capaz de deixar o Arsenal de cara à banda. Essa é que é essa.

    ResponderEliminar
  4. Fikei a conhecer recentemente este blog, e xtou a gostar imenso dos posts!
    Como adepta portista a viver no Sul, não vou tantas vezes a Dragão como keria, mas sp k vou vejo-m obrigada a aturar adeptos k pasam 90 min a criticar tds os jogadores e tds as jogadas! As pesoas realm têm memoria curta e sao dificeis de satisfazer!
    Quanto ao jogo com o Arsenal so tenho 1critica a apontar à equipa, k foi msm a falta d garra demonstrada, sobretudo na 2ª parte!
    Nada é impossivel, e eu ainda acredito na passagem!
    Parabens FCPORTO!

    ResponderEliminar
  5. GRANDE DIA PARA OS PORTISTAS DE TRAS OS MONTES CASA DO DRAGÃO DE MIRANDELA ABERTURA DIOA 30 DE SETEMBRO JUNTO AO PAVILHÃO DA REGINORDE. JUNTA-TE A NÓS. MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG

    WWW.FCPMIRANDELA.BLOGS.SAPO.PT

    ResponderEliminar
  6. Zietaev:
    assino por baixo. com todas as letras. creio que já o sabes. curiosamente, não é quando tudo corre bem, e as vitórias se sucedem, que me custa estar tão longe e não poder ir ao Dragão todos os 15 dias. é quando dói. quando há um percalço de caminho e eu sei que a massa assobiativa vai lá estar, e piorar a situação, desmotivando jogadores e treinadores. é nestas alturas que sinto que as minhas palmas fazem falta. é bom saber que pessoas como tu vão lá estar e preencher o espaço que eu deixo vago. bem-hajas.

    ResponderEliminar
  7. Mais um excelente post.
    Quanto ao nosso clube ... PARABÉNS
    Se passarem pelo meu blog (http://forcaporto-2006.blogspot.com/) poderão recordar alguns dos momentos marcantes dos 113 anos de vida.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Amigo Zirtaev... hoje não tive oportunidade de fazer a minha ronda pelos blogs que mais admiro... e por isso, só agora vai o comment.
    Ora bem...não podia estar mais de acordo contigo, acredita que estou a ser sincero... e estou mesmo!!
    Mas... há sempre um mas, não é?
    Quando tenho que protestar, protesto e ponto final!!
    Tenho bem consciência, só um louco pensaria diferente, que não podemos ser campeões europeus todos os anos... de 20 em 20, já é bem bom, digo eu!!
    Eu já estive em Sevilha, em Gelsenkirchen, no Mónaco... quantos antes de mim estiveram?... e depois de mim, quantos irão estar?... pois, i now... eu sou um felizardo do caraças... já vivi coisas inesqueciveis... eu posso dizer... EU VI... EU ESTIVE LÁ... EU OUVI... nunca se apagarão essas memórias.... nunca!!
    Sei bem, porque muitas vezes apanho cada cromo que lá vai parar perto de mim... que só me dá por vezes vontade de os mandar "para aquele sitio»... tamanhas são as barbaridades que debitam da boca para fora... chegam por vezes ao cúmulo do ridiculo de nem saber o nome do jogadores, enganarem-se na identificação do mesmo e continuar a insultar quem anda noutras zonas do campo... acredita, ás vezes é preciso dose de santo para aturar cada um... rsssssss
    Mas, eu próprio, tb admito, quando as coisas não me agradam, quando vejo erros de casting, quando vejo falta de atitude, quando vejo falta de garra, quando vejo palermices a uma velocidade anormal... tb vocifero... tb reclamo... tb mando alguns para aquele sitio!!!... mas que mal vem ao mundo isso???
    Nenhum!!!... digo eu!!!
    É verdade... na 3ª feira, fiquei possesso com o treinador, com os jogadores, com a atitude passiva e medrosa em campo... vociferei, é verdade!!!... onde vem mal ao mundo nisso?... nenhum digo eu!!
    Agora... ASSOBIAR o meu clube, NUNCA!!!
    Assobiar, para mim é ponto assente... NEVER!!!
    Por isso... digo e repito... entendi muito bem para quem é essa chamada de atenção... eu, tb conheço alguns e ouço ainda mais... então, daqueles adeptos de jornal que nem sabem de que cor são as camisolas do nosso FC Porto, uuuuiiii, isso era um fartote... a mim não me serviu a carapuça, de certeza absoluta!!
    aKeLe aBrAçO aMiGo,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Caro Zirtaev! Concordo plenamente com tudo o que dizes. Sou frequentador assíduo do Dragão, e é mesmo muito aborrecida aquela malta para quem basta um passe mal efectuado, e toca a sair assobiadela. E é engraçado (ou não) ver que essa malta é altamente parcial consoante se trate de um jogador popular (Quaresma) ou de um jogador menos querido (Jorginho)...

    Só há 3 "gentes" que eu assobio no Dragão: os jogadores adversários, os árbitros (quando gamam), e os Super Dragões quando começam a cantar o "slb fdp slb" e nem estamos a jogar contra o Benfífias.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos, antes demais quero agradecer aos que elogiaram o post e o título do post :-) e quero dizer à "prikams" que é muito bem vinda mais uma opinião feminina aqui ao blog, aliás penso que todos agradecem.

    Quanto à questão do assobio, bem, é apenas um gesto de manifestação de quem mais nada pode fazer e que compreendo perfeitamente (às vezes tb queria saber assobiar). Mas essa manifestção qd vai de encontro de quem nós estamos a apoiar deveria ser muito bem ponderada.
    Os enormes e, principalmente, constantes assobios aos nossos jogadores só podem ter reflexos negativos. Quando à mais pequena coisa o jogador ouve o assobio, ele vai-se hábituar e qd fosse realmente necessário um raspanete o jogador já não liga, pura e simplesmente. E depois é a questão da pressão, ninguém trabalha bem sob muita pressão, principalmente qd as coisas já estão a correr mal.

    Ok, uma vez de vez qd... eu não consigo de qq maneira, mas aqui o problema é que é sempre! A qq coisinha, lá está o assobio. Não dá para compreender, não dá para os jogadores jogarem melhor e acima de tudo tenho receio que funcione como bola de neve. Um jogador é assobioado, a seguir o outro, a equipa passa a ter 3 ou 4 elementos a quem a bola queima nos pés, por isso passa tb a não render. Se não rende, de quem é a culpa? Do treinador claro... e lá se vai ele embora e... voltamos ao mesmo...

    Gostava que todos os portistas compreendessem isto.

    Ainda não sei sinceramente como a equipa do ano passado resistiu a tanto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Já me esquecia. o tal Ivan, sê benvindo aqui ao meu blog. Espero a tua opinião aqui mais vezes, e olha que eu sei como a tua opinião é válida ;-).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Ó amigo o tal Ivan, tens razao, quando se está no estadio não tem lógica nenhuma os Super cantarem o slb slb fdp slb, mas vendo alguns jogos do nosso FCP pela televisão de um café, a coisa começa a ter mais lógica, e até sabe bem ouvir, depois de ouvir tambem energumeros a vociferar enormidades contra e tudo e contra todos os que vestem de Azul, sabe tão bem que logo após o 1º golo do FCP esses vermelhos se vão embora do café, agora tens razão, se não tamos a jogar com os vermelhos esse cantico nem deita a equipa adversária abaixo nem motiva a nossa.
    Fiquem bem
    Ah, quanto ao arsenal quantos titulos europeus tem?, para mim e é só a minha opinião, começei a dizer mal da vida quando vi na net que o RCosta tava na equipa inicial

    ResponderEliminar
  13. Malaicos, antes de mais benvindo, que não seja a última vez.
    Quanto ao que dizes, não achas que é dar importância demais a esse clube? Não achas que é rebaixarmo-nos ao estar sistematicamente a falar desse clube?
    Eu até entendo o que queres dizer, em tempos tb via jogos do FCPorto no café e é realmente de tirar a paciência a um santo, mas nós temos identidade própria, aliás em termos internacionais somos o clube português mais respeitado e mais bem cotado. Para quê estar sempre a falar de um clube menor.

    Eu compreendo a rivalidade, aliás detesto mesmo esse clube, por tudo e mais alguma coisa, mas acho que a maior "bofetada" que lhes posso dar é ignorá-los pura e simplesmente.

    Como todos poderão ver no blog, nunca falei nem tenciono falar desse ou de outro qq clube, apenas aquando dos jogos em que os defrontarmos.

    E posso dizer-vos, era bem mais fácil falar dele aqui no blog. Temas não faltariam para escrever aqui todos os dias. Nem imaginam o que tenho que resistir. Mas foi algo que me impus a mim próprio, este blog é principalmente para portistas e SÓ sobre o FCPorto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Boas amigo Zirtaev, pelo que li aqui ( e gostei), nao vai ser de certeza a ultima vez que vou comentar, quanto ao teu post tens toda a razao e alias se nao existi-se salazar tambem o eramos a nivel interno, agora a comunicação social ainda tenta fazer dos vermelhos aquilo q nao são, até o " o jogo " já entrou nesse esquema vermelhusco e capitalista. Agora alguem (e acho que a esta altura o Grande Pinto da Costa já o deve ter feito) devia explicar ao Jesualdo o que é treinar uma equipa como o FCPorto.
    Abraço e continua que tens um blog muito bom

    ResponderEliminar