29 setembro 2006

Vitória do medo

«Já dizia não sei quem que o medo é como um microscópio que aumenta o perigo até o tornar visível, mesmo quando não há lá nada para ver. Parece-me, a mim que vi o jogo pela televisão e não ao microscópio, que o FC Porto teve medo do Arsenal e que se encolheu. Tanto que, em comparação, os ingleses pareciam enormes e assustadores, muito maiores do que são de facto. Ora, como é evidente, há vários problemas com as equipas que se encolhem, para além de fazerem os adversários parecerem maiores. Primeiro, encolhidas, não se conseguem mexer. Depois deixam imenso espaço livre para os adversários explorarem e, finalmente, ficam demasiado longe da baliza contrária para conseguirem lá chegar com fôlego suficiente para fazer estragos. Ora, apesar disso, há equipas que conseguem viver assim, encolhidas, como presas que sobrevivem à custa da distracção dos predadores. São equipas desenhadas para se encolherem, habituadas a desfazer, constituídas por especialistas em demolição. O FC Porto não é uma equipa dessas, não sabe jogar assim, nem tem jogadores desses e fica tão desajeitada nesse papel como alguém que tenta correr com sapatos uns números acima. Se o jogo com o Arsenal teve algum mérito, foi o de esclarecer isso mesmo: o FC Porto é uma equipa maior do que a que se viu no Emirates Stadium. É a equipa que ainda não sofreu golos num campeonato que lidera só com vitórias e no qual disputa cada jogo como favorita. E se for essa equipa a receber o Arsenal no Dragão, daqui por algumas semanas, vai ser mais fácil perceber que, afinal, os ingleses não são assim tão grandes, nem tão assustadores.»
Inquérito “Porque perdeu o FCPorto em Londres?”
Não poderia vir mais a propósito o comentário que acabei de colocar acima. Segundo a opinião dos leitores deste blog, na “Opinião da Bancada”, a atitude medrosa com que o FCPorto entrou em campo em Londres foi a causa principal da derrota com 35% das opiniões (13 votos). De muito perto a opinião de que foi a falta de garra com 24% das opções (9 votos) e logo a seguir a táctica desajustada com 22% (8 votos).
Quando coloquei o questionário tinha em mente que teria sido um pouco de tudo isso, mas depois de ver as opiniões mais certo se tornou e podemos todos chegar à conclusão que este não é o FCPorto que conhecemos. Porque se se perdoa uma táctica desajustada, qualquer treinador pode errar, já a falta de garra e o medo é algo que não rima mesmo com FCPorto. Que tenha servido de lição.
Lição para Braga
«Jesualdo Ferreira também não ficou contente com o jogo de Londres e sabe que a melhor forma de digerir a derrota com o Arsenal passa por uma vitória frente ao Braga, na próxima jornada do campeonato. Tanto assim que já começou a trabalhar nesse sentido, tanto física e como psicologicamente. O discurso do treinador no treino de ontem não deixa margem para dúvidas e faz lembrar José Mourinho: o próximo é que paga. »
PS: Uma curiosidade a propósito do inquérito que fiz, hoje ao ler o jornal O Jogo deparei-me com o seguinte:"A culpa da derrota averbada pelo FC Porto em Londres foi exclusivamente do Arsenal. Mais de 38 por cento dos inquiridos considerou que o maior poderio da equipa inglesa foi o factor fundamental e capaz de justificar o resultado negativo da passada terça-feira. Neste cenário, o sistema táctico utilizado por Jesualdo Ferreira, a má exibição colectiva ou os erros individuais de alguns jogadores foram relegados para segundo plano pelos 7485 participantes no inquérito online."

8 comentários:

  1. ;) li este artigo - o do Jorge Maia, em cima - durante o jantar e pensei que tinha que te chamar a atenção para ele, que irias gostar. afinal, não foi preciso:). subscrevo inteiramente: "Se o jogo com o Arsenal teve algum mérito, foi o de esclarecer isso mesmo: o FC Porto é uma equipa maior do que a que se viu no Emirates Stadium."
    hasta!

    PS: alce, homem. aquilo é um alce! agora um burro... :)

    ResponderEliminar
  2. Este não foi sem dúvida o FCPorto que nós conhecemos...
    Após o jogo do Arsenal pensei em tanta coisa que decidi "postar" num fórum algo que nada tinha a ver com o próprio jogo, mas para mim é algo que faz muito sentido e por isso gostava de partilhá-lo aqui convosco apesar de ser totalmente off-topic...

    "Fala-se muito da falta de mística, uns dizem que faltam referências, outros culpam SAD, e por aí em diante. Eu tenho uma ideia diferente relativamente a isso. Felizmente tive a sorte de ter passado uma infância nas redondezas das Antas e como tal era muito fácil passar lá umas manhãs, ou umas tardes.

    Lembro-me perfeitamente de ir com o meu pai assistirmos aos treinos, não só da equipa principal como também aos das camadas jovens, por vezes ao treino da equipa de hóquei e de vez em quando até dava para ver uns treinos da equipa de basquetebol...por fim, um lanchinho no bar da piscina!!!

    Nesta altura tinhamos tudo, podia não ser as instalações mais modernas mas eram "nossas"...

    Era o reino do Dragão e ali havia uma união que ia desde os miúdos da escola a querer autógrafos, os idosos que passavam lá o dia mostrando os seus dotes de treinadores de bancada, os atletas com deficiências que passavam junto aos campos de treinos e que todos conheciam, até ao próprio jogador de futebol que muitas vezes parava para ter uns dedos de conversa com os que assistiam aos treinos, às vezes até com uma discussãozita por causa desse jogador ter falhado um golo no último jogo ... isto era a mística e foi assim que cresceram jogadores como o João Pinto, André, Jaime Magalhães...a velha armada!
    Infelizmente tudo isto acabou, tudo virou um negócio e até a loja do Dragão deixou de ser uma loja para ser um armazém!!! Deixou de existir amor ao clube e passou a haver amor aos resultados!
    Mudam-se os tempos..."

    ResponderEliminar
  3. vazini, invejo-te positivam esa tua infancia.. as minhas visitas à cidade do Porto eram normalm apenas 1 fim-de-semana por mes, mas sp k ia era obrigatoria 1visitinha ao velhinho Estadio das Antas, mesmo k ñ houvesse jogo!
    Devo dizer k é mt dificil ser portista aki a Sul de Lisboa, sobretudo de levar com lampioes td o santo dia! Mas poso dizer k sou uma pesoa bastante paciente graças a iso! :)
    Ah, e ja agora, para perceberem a minha sina, eu moro mesmo no Seixal! Se calhar ñ tao bem a ver a gravidade da situaçao, mas moro a metros de distancia do centro de estagios dos lampioes!!! É ve-los a pasar d carro tds os dias..
    Enfim, mas ainda bem k ha Internet p poder desabafar c kem me entende! :p
    Kuanto ao artigo de "O Jogo", tb concordo plenamente! Ainda bem k ainda existem jornalistas k sabem escrever..
    E tou com fé, k kuando o Arsenal vier ao Dragão, o jogo seja dominado por nós!!!

    ResponderEliminar
  4. Vazini, toda a minha vida morei nas Antas e sei muito bem do que estás a falar.
    Há uns poucos anos atrás, o FC Porto era vivido de outra forma.

    Lembro-me de assistir aos treinos no antigo campo de treinos nº1, em que no fim jogadores e sócios caminhavam lado a lado até aos balneários do estádio a discutir tudo o que se passava com a equipa da perspectiva dos adeptos. E depois disso ainda ficavam a conversar com os sócios à porta do estádio antes de se dirigirem (mais uma vez entre os sócios) até aos respectivos automóveis.
    Neste tempo à pouquíssimos anos atrás, os jogadores tinham consciência da influência das suas atitudes nos adeptos e eram chamados à atenção pelos seus erros, de tal forma que não havia espaço para qualquer tipo de vedetismo por parte de nenhum jogador da equipa do Porto.
    Hoje em dia é o que sabemos, os jogadores treinam em regime de semi-reclusão no Centro de Treinos e Formação Desportiva do Olival e o único contacto que têm com os adeptos durante a semana é quando passam pelos portões do centro de treinos dentro das suas bombas, muitas vezes nem se dignando a parar. E claro que isso depois se reflecte nas mentalidades cada vez mais tacanhas e egocêntricas dos nossos jogadores (especialmente aqueles que se acham vedetas e que acho que nem vale apena aqui especificar) cuja única motivação para jogar bem é o facto de quererem ir para um clube "maior" ganhar mais dinheiro.

    Que saudades dos tempos em que as instalações do Porto eram um verdadeiro mundo aberto para todos os portistas. O FC Porto era a vida de muitas pessoas que passavam o dia inteiro a assistir aos treinos e jogos da equipa principal de futebol, da equipa B, dos júniores, das equipas de hóquei, andebol e basquetebol...
    Não havia distanciamento entre os adeptos e o FC Porto. Todos se sentiam parte da estrutura deste clube e todos davam o seu contributo à sua própria maneira.

    Agora, o que move o FC Porto, em especial a SAD, não é a paixão dos sócios/adeptos mas sim o dinheiro, só isso.
    Todas as modalidades sem o potencial económico do futebol só sobrevivem à custa da dedicação e trabalho de certas pessoas que ainda se importam realmente com este clube, e cuja única remuneração é a satisfação de saber que estão a ajudar o FC Porto.

    Actualmente, o mais perto que os sócios estão do FC Porto é ir ver os jogos de futebol no Dragão ou na televisão (só quem paga Sporttv pode ver os outros...) e receber uma factura com as quotas para pagar ao fim do mês.

    É assim que queremos que as futuras gerações sintam o FC Porto? Acham que se algum pai quiser mostrar aos filhos o que é realmente a mística do FC Porto e o sentimento de ser portista o consegue fazer levando um filho ao Estádio do Dragão?! Porque é só isso que neste momento se pode fazer...
    As crianças já nem podem conhecer os seus ídolos só porque os jogadores são agora máquinas treinadas apenas para jogar futebol e não devem ter de se importunar com outras coisas que os possam desconcentrar como dar autógrafos ou uma palavrinha às crianças que os adoram.

    E assim se caminha para a banalização daquele que era o clube com a maior mística e vontade de vencer do Mundo e que agora, apesar do esforço dos sócios que ainda se preocupam, se está a transformar apenas em mais um...

    É triste mas é assim que a mística se vai esbatendo e prevejo trsitemente que no futuro poucos serão aqueles que sentem o FC Porto como nós ainda sentimos...

    Desaculpem o mau texto mas foi escrito à pressa.
    Abraço a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  5. Pois é prikams, eu tive essa sorte! Eu e muitas outras pessoas como é o caso do dragón que sabe exactamente aquilo que eu estou a falar e que está muito bem descrito no comentário dele.
    Dragón, o teu texto foi escrito à pressa mas ficou muito bem escrito e descreve na perfeição esses bons tempos, em que a sala de troféus não estava tão recheada, mas...eram bem melhores!

    ResponderEliminar
  6. Catarina, por acaso já tinha lido o artigo da parte da manhã e já tinha programado colocá-lo hoje. Mas de qq maneira obrigado por te teres lembrado de mim. Qt ao PS, parecia um burro, parecia :-).


    Vazini e Dragón, os vossos testemunhos são agora apenas uma bela recordação, fruto das "inovações" do futebol. Creio que isso se passa um pouco por todo o lado. Tb eu vivi essas experiências, apesar de não viver ao pé, de vez em qd lá ía eu ver um treino do FCPorto, uma tarde bem passada para mim. Lembro-me de falar com o Jardel, o Feher, o Capucho, o JCosta,etc., de os acompanhar à chegada, entrada e saída do treino. Tirei fotos com eles, via os treinos. Falei com Mourinho, sim, foi à pouco tempo à pouco mais de 3 anos. Palavras de circunstância é certo, mas dava para eles sentirem o pulso dos adeptos.
    Desde aí nunca mais vi um treino, nunca mais falei com um jogador, nem sequer os vi de perto, apenas os vejo da minha (arqui)bancada, um bocado longe demais para realmente os adeptos lhe fazerem sentir a mística que fez deste clube o que ele é hoje.

    Ainda outra situação se levanta com o texto do Vazini, a questão da distribuição das modalidades, ou meljor da não concentração das modalidades nas Antas. Espero para breve a construção dos pavilhões junto ao dragão para bem dessas mesmas modalidades, já que nunca mais vi um jogo sequer de qq uma delas.

    Mas logo que tenha oportunidade faço uns posts sobre estes assuntos.

    PrikaMS és um herói, aliás como qq adeptos do FCPorto nessa zona do país.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Já que somos ambos leitores assíduos da deliciosa ironia do Jorge Maia, já espreitaste o artigo de hoje? Passo a transcrever um excerto:
    "2 Aqui há uns dias fui surpreendido por um anúncio na televisão que assegurava que o detergente xis tinha sido eleito pelos consumidores portugueses como o melhor produto do ano 2006. Ora, sendo eu um consumidor português e tendo eu a firme convicção que o melhor produto do ano 2006 é o pão quente da padaria lá da minha rua, fiquei surpreendido com a notícia da tal eleição de que não tive conhecimento e em que não fui tido nem achado. Vai daí, como cidadão preocupado, liguei para a Comissão Nacional de Eleições. Atendeu-me uma senhora simpática que me explicou que não houve exactamente uma eleição, que ela própria achava que o melhor produto do ano 2006 era a feijoada que servem à quarta-feira no restaurante que frequenta e que tudo não passava de uma jogada publicitária. Uma jogada publicitária! Ontem fui surpreendido pela notícia de que o Benfica foi eleito Marca de Excelência. Estive quase para ligar para a CNE..."

    ihihihihihihih

    PS: eu dou-te os burros e os camarões, dou dou....:-)

    ResponderEliminar
  8. Catarina está excelente esse artigo (mais um) já o tinha lido e juro-te que se quisesse dar-me à baixeza de falar desse clube no blog tinha-o postado.
    Mas mais uma achega sobre esse assunto, ontem o LFV fez uma festa de apresentação da candidatura (ou qq coisa do género) e o mais engraçado é que meia-duzia dos benfiquistas que estavam à volta, dele, na mesa principal, pertencem à comissão de escolha da "marca de excelência". LOL

    Mas eles vão engolindo. Que clube tão ridiculo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar