14 setembro 2006

Alguém está a pensar no Hesselink?

FCPorto 0-0 CSKA Moscovo
Parece impossível como se falham tantos golos “feitos”. Parece impossível como se perde a oportunidade de ganhar o chorudo prémio deste jogo e principalmente os três pontos. Parece impossível que voltemos ao mesmo mas com tácticas diferentes.
A primeira parte foi excelente, bom… excelente não porque não temos um ponta-de-lança que acerte pelo menos na baliza para ver se o guarda-redes falha. Que eu me lembre só o Adriano teve pelo menos 4 (quatro) oportunidades flagrantes para que ao menos um golo tivesse sido feito. Alguém duvida que um avançado de mais classe marcava pelo menos dois golos naqueles lances? Mas não vou mais “bater no ceguinho”. Ainda assim o Adriano estava lá para falhar, algo que não vi o Postiga sequer fazer na segunda parte.
Mas passemos ao jogo. O FCPorto nos primeiros minutos parece ter entrado nervoso e aproveitou o CSKA para tomar contas das operações, sendo que foi “sol de pouca dura”. A partir dos dez minutos o jogo começou a ser controlado pelo FCPorto e Anderson começou o seu “show”. Os “slaloms” que fazia eram uma das melhores maneiras de passar pela aquela defesa russa de dez homens atrás da linha da bola. Quaresma parecia querer competir com ele e Tarik estava pasmado a ver tudo isto. Lucho era o elo de transição no meio campo e aparecia em todo o lado.
As coisas estavam a correr bem, até a defesa, que confesso quando vi Ezequias na equipa me assustou, como dizia até a defesa estava a controlar deixando poucas hipóteses aos avançados adversários, isto apesar de um escorreganço do Pepe que fez lembrar outros tempos. Não esteve perfeita a defesa, ainda tem muito para melhorar, mas esteve até certo ponto segura. Se o FCPorto marca por exemplo no grande remate do Anderson que foi ao poste, o jogo estaria a ser perfeito.
Na segunda parte saiu o “espectador” Tarik e entrou o Postiga que deu mais algum movimento ao ataque. O primeiro quarto de hora continuou muito bom, mas a partir daí o Anderson e o Lucho “estouraram” por completo e com eles apagou-se o fogo do dragão que não teve mais lances de ataque com princípio, meio e fim. E aí se notou a ausência de Raul Meireles e Ibson. Um dos dois médios precisava de sair mas no banco não estava ninguém capaz de fazer o lugar deles. Ainda pensei quando ía entrar o Lisandro que sairia o Anderson e que o “Licha” jogaria atrás de Adriano, mas não. E foi aí que acho que o Jesualdo cometeu um erro já que Anderson pouco mais rendeu. Então o CSKA começou a sair um bocadinho da “toca” e até se tornou perigoso criando algumas chances de golo, mas felizmente, ao menos aí, não tivemos azar. Ainda assim o FCPorto criou mais duas boas oportunidades, uma pelo Lucho e outra pelo Lisandro, mas o guarda-redes russo também estava em noite sim e jogo acabaria com um mísero empate.
Muito ainda há a melhorar, principalmente na defesa que ainda tem de criar mais rotinas para ter mais consistência, mas na frente não sei o que poderá ser melhorado, as coisas até funcionam, não têm é quem lhes dê o ponto final.
O Hesselink já "facturou" contra o Manchester United.
PS: Obrigado a todos os visitantes que se inscreverem na "Liga dos Portistas de Bancada". Neste momento já temos 16 concorrentes, reparem que já tem tantos como a Liga Bwin. Lembrem-se os outros que estão sempre a tempo de se inscreverem, ainda está tudo muito no ínicio. Para já é liderada pela equipa "Valrico FC" do portista Filipe Silva com 85 pontos.

17 comentários:

  1. Frustração... eis como se fica depois de um jogo como o de ontem.
    Apesar de o CSKA ser uma equipa rotinada, onde cada um parece saber bem o que tem de fazer, quer-me parecer que com pouco mais de velocidade no jogo teria ajudado a abrir as linahs mais recuadas dos russos.
    Quanto ao Porto...
    A defesa, embora não tenha comprometido, deu a entender que contra equipas mais fortes, vamos passar por sérios problemas (pelo menos, enquanto o Pedro Emanuel estiver no estaleiro). Tenho curiosidade em ver como é que esta dupla de centrais se vai desenrascar contra o Arsenal e o Hamburgo. Referência para o Ezequias que, sem deslumbrar, também não comprometeu. Se calhar, com o Cech a proteger-lhe o flanco pela esquerda, seja uma solução a considerar para alguns jogos.
    O meio campo deu o que tinha a dar, mas também é verdade que a determinada altura do jogo Lucho e Anderson deram o «estouro».
    Aquela linha avançada é que, de facto, parece não conseguir carburar...
    Quaresma anda completamente perdido num mundo de fantasia (aquela não chamada ao Mundial 2006 parece que lhe rebentou com o cérebro), Tarik não se decide a mostrar argumentos... Quanto ao Adriano, apesar do bom poder de impulsão, é como o míudo do iogurte: falta-lhe um bocadinho assim... Aquelas cabeçadas ao lado e acima da baliza se fossem com o Mário Jardel que esteve nas Antas!!!
    Hélder Postiga continua a confirmar as credenciais que fazem dele uma espécie de interruptor: tanto está em jogo, como se esquece do que lá anda a fazer.
    Alan é um Tarik brasileiro.
    Mistério, mistério é o que se passa com o Lisandro.
    Se a tudo isto juntarmos que as alternativas que por lá andam são o Bruno Moraes e o Sokota, então se calhar é caso para chorar a ausência de um avançado capaz...
    Resta a esperança de ganhar em casa ao Hamburgo e pontuar com o Arsenal (já dava 5 pontos) e depois tentar ir buscar pontos fora. Mas antecipo que a tarefa vais ser complicada. É que para fazer os tais 9 pontos, os 2 que ontem perdemos são um autêntico... rombo!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não conseguimos ganhar, em casa, a uma equipa que joga nesse "esquema suicida" de 3-4-3.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade Adriano deixou mt a desejar. 4 excelentes situações q n conseguiu aproveitar, mas o problema n se resume a hesselink...ontem os alas n funcionaram

    ResponderEliminar
  4. Quintino, eu até acho que na primeira parte o Quaresma esteve bem, apenas jogamos com menos um que foi o Tarik e mesmo assim fizemos uma boa 1ª parte.

    Nuno tens razão, mas não te esqueças que o CSKA joga nesse esquema há 3 anos e praticamente com os mesmos jogadores. E a rotina é essencial neste esquema.

    Lucho, não se trata propriamente do Hesselink mas sim de um Ponta-de-lança em condções de meter a bola na baliza nas poucas oportunidades que possamos ter e ontem tivemos muitos. As alas só não funcionara do lado do Tarik.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. espectador Tarik e Quaresma também, não achas?

    ResponderEliminar
  6. Quanto à questão do Quaresma presumo que não me tenha explicado bem...
    Para além da lesão com o União de Leiria, o que eu quis dizer é que o Quaresma que esteve em campo não é aquele que nos habituamos a conhecer.
    Incisivo e decisivo.
    Não entrando em polémicas, porque cada um de nós tem os seus pontos de vista, fintar-se a ele próprio e marcar cantos de maneira displicente como aconteceu pelo menos com um, não dá!
    No Bruno Alves ainda se tolera...
    De qualquer modo, o que conta é que no fim o Porto deixou voar 2 pontos.

    ResponderEliminar
  7. Sim Quintino, concordo que ele não esteve como o conhecemos, a questão é que acho ter criado boas jogadas não sendo dos piores. É certo que perdeu muitas bolas com as fintinhas mas acho que ele faz isso mesmo quando está ao seu melhor nível. Mas que ele pode render muito mais concordo plenamente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Rais parta isto... rais parta isto... e mais uma vez, começamos logo de inicio a complicar as contas... que vicios estes tipos têm de complicar o que é fácil... rssss
    Só na 1ª parte, entre os 10 e os 45 minutos, contabilizei 5 oportunidades de golo... resultado? ZERO!!!
    Assim não... assim não dá...
    Depois na 2ª parte, mais com o coração com a cabeça e o resultado está à vista... 2 pontos perdidos!
    Vai uma aposta que esse actual gorducho do Jardel... que está aqui mesmo ao lado... nas 4 oportunidade do Adriano... enfiava lá 2???... apostava em dobro, claramente... rais parta isto.
    Vá lá que o Arsenal cumpriu a sua parte e não nos complicou as contas...
    Lá mais para a frente, veremos se o copo ontem à noite, ficou meio cheio ou meio vazio...
    Rais parta isto... como o meu coração sofre... rsssss
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. A chave do jogo foi a falta de irreverência. Estivémos confinados o jgoo todo a rasgos do Anderson. Todos os outros se retraíram, com medo de falhar. Faltou um quaresma, nos melhores dias para partir pra cima do defesa, faltou a irreverência do Vieirinha, faltou a classe do Lucho, faltou a eficácia do Adriano e do Lisandro, faltou imaginação ao alan, talento ao Tarik e faltou um defesa esquerdo que subisse (Marek Cech), visto que o Ezequias quando foi là à frente, deu um lançamento ao CSKA. Faltou (mais uma vez) capacidade de cruzamento ao Bosingwa, faltou a meia-distância do Meireles... e quando falta tanta coisa, nem nos lembramos que houve Paulo Assunção em grande, Postiga a cavar espaços na defesa do CSKA, Anderson a amarrar os trincos do CSKA e libertar Lucho e o Pepe a secar o Vagner Love. Talvez tenhamos todos ficado iludidos com a vitória confortável sobre o Estrela e nem nos tenhamos apercebido de tudo o que nos falta neste momento. A fé só acaba à 6ª jornada, no Dragão, contra o Arsenal... e aí talvez nos faltem menos coisas que ontem.

    ResponderEliminar
  10. O problema do Hesselink éra ser caro demais para o FC Porto e por isso não vale a pena andarmos a falar nele sempre que marcar um golito. O Morientes marcou mais e no entanto ninguém pensa nele. ;)

    Acabei de postar no Portogal estas e outras Estatísticas da Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  11. O Hesselink não vale nada, porque a Direcção do nosso clube o afirmou. É muito pior que o Postiga. Muito pior que o Almeida. E os 50 jogos de experiência que Hesselink tem na Champions de nada valeriam ao Porto, que até está muito bem servido de avançados. Fica portanto assim a questão encerrada.

    Posta de lado a versão oficial, não deixa de ser irónico que se chegue agora à mesma conclusão que chegou o antigo treinador, e que lhe custou o emprego.

    Custa-me confirmar aquilo que já aqui disse: assim não vamos lá.

    A minha opinião é um pouco influenciada pelo facto de não perceber a insistência acéfala no menininho Hélder. Quanto tempo e quantas oportunidades perdidas até que se chegue à conclusão do costume? Um jogador que não serviu para tantos treinadores (tirando Scolari, o que não ajuda nada...), de Mourinho a Adriaanse, e que não serviu ao Tottenham e ao St. Etienne vai agora servir para o Porto?

    Quem é o responsável por estas decisões? Porque é que somos a única equipa da Champions sem um avançado de jeito?

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  12. quem disse q o postiga o bruno alves e o tarik eram jogadores da bola...enganou.os... tristes jogadores..contratem um bom defesa e um bom ponta de lança para jogar ao lado do adriano

    ResponderEliminar
  13. Alvaro, Hesselink foi só nome que circulou no início da época e que resolvia o problema que agora temos. Eu tb acho que ele era caro e até acho que a direcção fez bem, mas a questão tem a ver com a necessidade de um ponta-de-lança de nível internacional que não temos, pura e simplesmente.
    Precisamos do ponta-de-lança e depois do jogo de ontem e ao saber que ele tinha marcado pensei imediatamente nisso, tal como muitos portistas.

    Ladylover, tens razão, acabamos por todos chegar à mesma conclusão, mas , e se o mercado de transferências já está fechado, não vale a pena bater mais no ceguinho, temos que nos governar com o que temos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev, estou de acordo contigo quando dizes que precisamos de um homem golo e estou convencido que a Sad pensa o mesmo. ;)

    O problema é que Adriaanse, teimoso como é, não tinha nem aceitou outras opções para além do holandês e o tempo foi passando...e quanto mais ele falava no jogador, mais o preço aumentava...até que a história chegou ao fim. Agora temos que nos governar com o que existe no plantel e esperar pelo Natal para termos novidades.

    PS- Podes meter aqui o teu e-mail ou então enviar-me um para o e-mail que está no meu blog? Gostaria de te fazer uma proposta mas não sei como entrar em contacto contigo e atrvés do comentário não dá... ;)

    ResponderEliminar
  15. Pois zirtaev 2ª feira n esqueças aquela data:)

    ResponderEliminar
  16. o Postiga foi aposta do Mourinho na conquista da Taça Uefa (falhou a final por causa dos amarelos) e na UCL tb fez bons jogos... quer-me parecer é que só mourinho conseguia pô-lo a jogar à bola, ainda assim gostei mais de o ver a jogar do que aquela abécula do Adriano!!!!

    para mim o FCP facturará mais se apostar num 4-4-2 com Lisandro e Postiga na frente, e não é preciso "sacrificios"!!!!

    helton
    bosingwa, Pepe e (o manco q o treinador quiser), Cech
    Anderson, Lucho, Ibson (ou Assunção ou Meireles, por esta ordem mesmo), Quaresma
    Pootiga e Lisandro

    pode derivar para o "losango de mourinho" com a entrada de Assunção (por exemplo) , Anderson não é estranho à posição esquerda e mesmo assim, com Cech (que é capaz de fazer todo o corredor esquerdo) pode descair para o centro do tereno e fazer asneiras nas costas dos pontas-de-lança...

    ResponderEliminar
  17. Gil tinha acabado de falar desse losango no post que ainda agora coloquei com o qual concordo ser uma táctica boa para este FCPorto.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar