26 setembro 2006

Anestesia quase geral

Arsenal 2-0 FCPorto
(Henry, Hleb)
E quase porque se salvaram dois ou três jogadores, que pouco mais poderiam fazer tal a prisão de movimentos do resto da equipa durante grande parte do jogo.
Jesualdo Ferreira resolveu surpreender. A inclusão de Ricardo Costa na equipa principal e ainda por cima a defesa esquerdo deixou-me estarrecido. Mas pensei que terá feito a alteração talvez pela não recuperação a 100% do Raul Meireles, subindo assim Marek Cech para o meio campo defensivo.
O FCPorto entrou assustado, talvez com o ambiente do estádio e os primeiros cinco minutos foram sufocantes, mas a equipa sobreviveu ao sufoco. Parecia que o pior já tinha passado, isto porque começamos a controlar o jogo. O nosso meio campo parecia chegar perfeitamente para segurar o Arsenal, mas quem tem jogadores da qualidade da equipa londrina pode sempre esperar o virar da situação e assim foi, uma simples jogada parece ter deitado tudo a perder, com Pepe a deixar rematar em zona proibida o melhor ponta-de-lança da actualidade, Henry.
Para os jogadores do FCPorto parece que o jogo acabou naquele momento. Não mais se viu a equipa a fazer fosse o que fosse com pés e cabeça. A falta de ambição, a falta de garra, a falta de querer, o medo, tomaram conta dos jogadores.
Contribuiu para este estado o segundo golo dos ingleses logo no início da segunda parte. Quando esperávamos uma reacção contundente por parte dos nossos jogadores, esse golo, parece ter agravado os sintomas já descritos.
Postiga, Adriano e Lisandro, mostraram claramente que o “tal” ponta-de-lança era mesmo necessário. Quaresma, Anderson e Lucho eram supostamente a nossa grande esperança e pura e simplesmente não estiveram lá. Pepe esqueceu-se de Henry, Cech esqueceu-se de Hleb. Van Pierse parecia que passeava pela nossa área. A falta de experiência de alguns jogadores a este nível fez equipa atemorizar-se depois de sofrer um golo.
Salvaram-se Helton, que evitou que mais bombas rebentassem, Bosingwa, que, apesar de Henry, parecia sozinho tentar dizer para onde era o caminho, e o Marek Cech da primeira parte. Muito pouco, mesmo muito pouco. Pede-se mais chama, mais garra e que nunca se baixe a cabeça seja em que momento for.

PS. Uma nova pergunta sobre o jogo com o Arsenal já está na «opinião da Bancada». A «opinão da Bancada» sobre o melhor jogador do FCPorto-BeiraMar afinal recaiu sobre Anderson com 34% dos votos seguido logo de perto por Quaresma.

12 comentários:

  1. A derrota foi o menos, o que me deixou muito desiludido foi a atitude, ou melhor, a falta dela durnate os 90 minutos!
    Fomos tão pequeninos...

    ResponderEliminar
  2. Que equipa sem ambição. Que grande medo...de ser feliz. Nunca vi um Porto assim. Que falta de personalidade.

    Volta Adriaanse, estás perdoado...antes perder de pé, a atacar do princípio ao fim , do que isto...

    Antes mostrar ao mundo alguma arrogância do que esta vergonha. Nem se lutou como deve ser.

    O que mais me impressionou foi a falta de velocidade da equipa.

    A perder dois a zero, alguns jogadores estavam muito bem dispostos e a cumprimentar alguns dos seus ídolos dos resumos de fim-de-semana.

    Nunca vi um Porto com uma equipa tão defensiva e tão dócil. por acaso temos vocação para bombo da festa?

    A culpa é desta direcção e de um treinador medroso que, pelo contraste com o anterior, nunca mais terá a confiança da equipa.
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  3. Enfim, já acalmei...mas continuando em jeito de desabafo, deixem-me dizer o seguinte: a equipa do ano passado, para o mal e para o bem, tinha rapidez de processos, futebol ao primeiro toque e uma ambição desmedida.

    A equipa deste ano e por influência do seu treinador é uma equipa envelhecida de métodos, lenta e conformada.
    Recuámos uns anos no tempo. Como em tão pouco tempo se pode estragar o que custou tanto a construir...

    Que longos bocejos esta equipa me inspira, desde o início da temporada. Que seca...É só caldos de galinha.

    Voltámos ao espírito provinciano. E agora pergunto eu: de quem é a culpa?

    Abaixo as secas. Viva o futebol de ataque. Viva Robson! Viva Adriaanse! Viva Barcelona! Viva Lyon! É a única forma de crescer.
    Alguém alguma vez disse Viva entrar-num-jogo-para-meter-nojo-
    e-defender-numa-de-anti-jogo-tipo-
    amadores-do-luxemburgo?

    Mas isto é, especialmente para os mediáticos do costume, "bom futebol". Muitas cautelas, muitos defesas, muito medo porque os outros podem fazer-nos dói dói...

    Que saudades de ver um Porto mandão dentro do campo...

    Já aqui vaticinei há muito tempo que assim não iremos longe.
    Para bem de todos nós, espero estar errado.
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  4. A Liga dos Campões, a jogarmos assim, acabou mal começou.
    Podemos considerar que perder 2-0 com o Arsenal é um resultado previsível e aceitável, mas já não se pode achar aceitável o que se passou em campo.
    Lentidão de processos, pressão excessivamente baixa, falta de compensação e de movimentações que abrissem espaços: tudo isto é mau de mais para ser verdade.
    Ricardo Costa, para mim, mostrou ontem que não é solução para nenhuma das posições da defesa.
    Quaresma parece um fantasma perdido em campo... sem garra, excessivamente individualista...
    Hélder Postiga e Adriano continuam a mostrar que não servem para estes palcos.
    Lucho e Lisandro numa forma física desesperante...
    «Volta Adriaanse que estás perdoado»? Basta que se tenha memória: o jogo com o Inter de Milão em S. Siro não lhes diz nada? Os jogos com o Artmédia também não?
    Adriaanse, queiram ou não, não tinha nem soube preparar uma equipa para os ditos jogos grandes... Aliás, se fosse um mestre na arte de treinar saberia bem que uma equipa se começa a construir de trás para a frente... e que se saiba nunca perdeu grande tempo no que concerne a jogadores para aquelas posições (Sonkaya... Kronkaamp - que andou miseravelmente por Espanha e Inglaterra... a teimosia em César Peixoto a lateral em vez de ir ao mercado... a teimosia em considerar Ricardo Costa indispensável...
    O problema é que Jesualdo Ferreira também parece não ter a ousadia suficiente para grandes rasgos de estratégia. Digo isto com muito à vontade porque aquando da saída do holandês apostava noutras soluções que não esta.
    Mas a verdade nua e crua é que não vejo este nosso Porto com capacidade para pontuar duas vezes frente ao Hamburgo (3+1, no mínimo), pontuar com o CSKA e Arsenal... No mínimo faltam-nos 8 pontos... vamos fazê-los onde? Ganhar em casa ao Hamburgo e Arsenal? Ganhar fora ao Hamburgo e CSKA? Ganhar em casa ao Hamburgo, ganhar fora ao CSKA e Hamburgo?
    Contas complicadas, à boa maneira portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez ficou demonstrado que os treinadores Portugueses nos grandes jogos,não sei porquê mas têm de inventar,Ricardo Costa na Esquerda,mas a jogar junto dos centrais e deixou o corredor direito da equipa adversária para fazer o que bem lhes apeteceu e só não foram mais porque o persi isolado mandou para as nuvens, que falta de ambição,onde está o trabalho do treinador que deve incutir na equipa uma mentalidade onde os jogadores não se sintam inferiores,pelo contrário parecia que o Porto estava a jogar contra uns Deuses do Olimpo onde está o espirito do Mourinho todos os jogos são 50% 50%, não, o jesualdo diz vamos tentar pontuar, isto é um empate e depois já se sabe,quando se joga para o empate dá derrota . Os jogadores do Porto a perder 2-0 e não se passava nada estavam espera do final do jogo para trocarem as camisolas, joguem á bola e com espirito guerreiro e esperem que vos venham pedir as camisolas e não andem como coitadinhos atras das vedetas para lhes pedir a camisola

    ResponderEliminar
  6. Hoje estou triste ... não por termos perdido mas sobretudo como perdemos, ontem fiquei assustado com aquela equipa, aquela atitute aquele medo do Super Adversário Papão.~

    Nós já fomos assim, a festejarmos sempre que empatavamos na Europa, mas não é assim que agora pensamos.

    O Sr. Jesualdo ERROU:

    - Não se coloca 2 jogadores desposicionados logo num jogo destes (Cech e R. Costa);

    - R. Costa nunca tinha jogado esta época e o FCP tinha sofrido 1 Golo até ontem, mudar para quê?

    - Não se tira de campo o ÚNICO jogador que pode e estava a criar alguns (poucos) desiquilibrios ao Arsenal;

    - E o mais importante: ATITUDE! O fcp tem encarar estes jogos todos para ganhar, tem que pressionar o adversário, tem que ir à procura dos 3 pontos, com personalidade! Sr. Jesualdo: Não está no Braga, nem no SL Merda!

    Claro está que o Arsenal é uma excelente equipa e que obviamente poderiamos perder, mas aqui o que faltou foi Mentalidade de Campeão, Ganhadora ... do FCP.

    Que não se volte a repetir ...

    Abraço

    TDI

    ResponderEliminar
  7. Somos tão pequeninos na europa... isso é que angustia... fizémos o papel de uma equipa que jogou pela primeira vez a Liga dos Campeões. Jogámos à retranca, sem chama para o ataque, a tentar tapar todos os caminhos e a não querer subir... isso angustia qualquer um de nós! Sinceramente, preferia que o Porto tivesse perdido 4x0 ou 5x1, mas que tivesse jogado ao ataque, exibindo argumentos de equipa do 2º pote da Champions League! Não é jogando à defesa, a tentar parar o Henry e a adiar ao máximo o primeiro golo do Arsenal. FIZÉMOS O PAPEL DO LEVSKI CONTRA O BARCELONA! Isso é vergonhoso! O que se passa no nosso clube??? O Adriaanse era ofensivo foi a Milão ano passado contra o Inter e defendeu! O Jesualdo no campeonato quer dinâmica de ataque, vai a Londres e defende! Por isso é que nunca ninguém vai ser como o Mourinho, que não jogava em função de ninguém, os outros é que tinham que jogar em função do Porto. Se continuarmos assim, continuamos sem passar na fase de grupos, continuamos a ser pequeninos e qualquer dia deixamos de respeitar a excelente posição que temos no ranking da UEFA (Pote 2 da Liga dos Campeões). Os jogadores não tiveram culpa, tirando nos buracos concedidos na defesa que não deram golo mais cedo porque, porque... vi o Pepe com medo do Henry e de qualquer um que lhe aparecesse à frente, o Lucho nervoso, O LUCHO!!! Ontem foi mau demais para ser verdade... Temos agora uma dupla jornada de capital importância para ver se queremos afirmarmo-nos como equipa na Champions, jogar SEMPRE para ganhar e seguir em frente, se queremos ser uma equipa mediana e lutar pelo segunda lugar com o CSKA ou contetarmo-nos com a Taça Uefa, ou se somos uma equipa fraca e inexperiente, que coitadinha lá fez uns pontitos, e arrumamos em último lugar. 2 anos seguidos seria mau demais, mas se não arrepiamos caminho e começamos a jogar À PORTO... vamos ver os oitavos-de-final da Champions, outro ano, no sofá...

    ResponderEliminar
  8. Eu compreendo perfeitamente a vossa indignação, eu próprio fiquei indignado. Aceito perfeitamente que digam que o Jesualdo foi medroso, que foi. Mas não vamos já pôr tudo em causa.
    Ele de certeza que aprendeu com esta derrota, mas os jogadores tb são muto culpados, eles é que não mostraram atitude. Era deles a responsabilidade de agir. Treinador emendou o que pôde.
    A falta de mística e de experiência é culpa principal dos jogadores. Eles não correram como deviam, não suaram como deviam.
    Depois tb há o mérito do Arsenal que esteve tácticamente perfeito. Eles não são uma equipa qq.
    Não vamos já deitar tudo a perder e criar instabilidade na equipa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Tal como pus no meu artigo logo no final do jogo ... é que nem à palavras para ver o nosso FCP a jogar como jogou, fiquei desiludido e eu que fui a Londres ver o jogo, mas a esperança é a última a morrer.

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Quase 24 horas: foi o tempo necessário para conseguir abrir um diário desportivo. Não que não tivesse já adivinhado o que ia encontrar - os críticos fáceis têm essa piada de não variarem muito a tónica - mas fiz um leitura em diagonal para me inteirar do estado da nação. E demorei-me um pouco mais nos comentários do Record, para me inteirar do estado dos adeptos. A mais que repetida "volta, Adriaanse, estás perdoado!" de tão triste e ridícula, até chegar a ter piada. Independentemente da minha opinião sobre o holandês, faz agora mais ou menos um ano que as mesmíssimas páginas eram percorridas por autênticos atestados de imbecilidade ao homem em questão, para não falar das quase literais ameaças de morte. Haja paciência. Um ano depois querem-no de volta, porque o Jesualdo cometeu a primeira falha grave. Ou nem tão grave: se havia jogo desta fase que tínhamos "licença para não ganhar" era este. Por favor: foi uma derrota, foi feia, mas não foi o fim do mundo. Sim, o Jesualdo não têm experiência na CL: mas vai ganhá-la, e está no melhor sítio para o fazer - ou alguém nasce experiente?, alguém aprende alguma coisa sem dar meia-dúzia de vezes com a cabeça na parede? Porque raio é que toda a gente pede sucesso imediato e ninguém tem um pingo de paciência para esperar que a equipa cresça e o entrosamento surja? Toda a gente se esqueceu muito rapidamente que esta equipa não teve pré-época... sim, porque pré-época com métodos, ideologias, treinadores e jogadores diferentes dos que efectivamente formam a equipa não conta. De repente 12 pontos em 4 jogos não vale nada, e tudo o que realmente interessa é uma noite desinspirada... e se toda a gente se lembrasse de respirar fundo e ter calma?! Eu não estou a querer desculpar a equipa, atenção! Eu sou a primeira pessoa a acreditar que o primeiro passo para aprender é assumir os erros. E há que assumi-los. O Jesualdo, os dele. E os jogadores, os deles. Há que assumir os erros e pensar no que falhou: o Pepe nunca podia ter deixado passar o primeiro golo, foi demasiado infantil para ser verdade; o Postiga não serve para ala, é demasiado lento, e já começa a irritar a quantidade de vezes que é apanhado em fora de jogo - e que tal correr um bocadinho?; o ricardo costa foi um perigo constante; Lucho e Anderson (este último BEM substituído) estiveram irreconhecíveis; o meireles podia não estar a 100%, mas a solucão ricardo costa e cech adiantado não resulta; etc, etc, etc. Todos vimos, todos aprendemos, inclusivé a equipa técnica. Sim, há muitos erros para assumir, mas não vale ficar a lamber as feridas! Agora é levantar os olhos e voltar à luta, ao trabalho, ao muito trabalho que espera esta equipa. É por a fé no horizonte e os sonhos nas nuvens, voltar a acreditar que somos capazes. E afinal, alguma coisa está perdida? É em frente, gente. O caminho é em frente!

    PS: perdoa-me, zirtaev, a tua crónica do jogo está equilibrada e as minhas críticas não são de todo para ti. mas de facto irritam-me estes histerismos típicos de passagem de bestial-a-besta numa noite. todos os dias eu faço erros, todos os dias aprendo com eles e ando em frente: é isso que faz a vida de uma investigadora, mas não só - é isso que faz a vida em geral. ninguém tem o direito de exigir a perfeição a ninguém. e o FCP neste ínicio de época, de curta que foi, até nem esteve longe disso.

    ResponderEliminar
  11. Excelente texto Catarina. Gostava que todos os portistas se dessem ao trabalho de lê-lo, mas acima de tudo de compreendê-lo.

    Já tinha pensado em fazer um post mais ou menos com a mesma ideia. «Não é por morrer uma andorinha que se acaba a primavera». Mas eu tenho um tom mais crítico sobre os adeptos, principalmente os que vão ao estádio (des)apoiar a equipa, os desapoiantes. A chamada "massa assobiativa".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Aconselho a leitura deste artigo...eu não acrescentaria mais uma palavra que fosse!

    http://www.ojogo.pt/22-219/artigo581489.htm

    ResponderEliminar