18 janeiro 2007

Reduzir para melhorar

Depois do jogo entediante de domingo na Vila das Aves e da fraqueza do adversário, que infelizmente não é caso único nesta liga em que o FCPorto tem de jogar, e que mesmo não estando a grande nível venceu com alguma tranquilidade, dei comigo a pensar que realmente o futebol português é fraco porque os seus “donos” o deixam ser.

Há muito tempo que uma ideia me atravessa a mente, ideia que não tenho a presunção de dizer que é minha, mas que acho que melhoraria e de que maneira a competitividade da primeira liga. A ideia iria mexer com todos os clubes que ano após ano apenas lutam para se manterem na principal divisão do futebol português e por isso teria à partida grandes dificuldade de ser concretizada.

A ideia consiste acima de tudo na redução de cubes para um máximo de 12 e a organização poderia ser feita de duas maneiras diferentes:

Opção 1- Campeonato a 4 voltas
Esta é a pior opção já que teriam de ser feitas 44 jornadas, o que, e com todas as competições em que os grandes clubes estão envolvidos, seria vetado logo à partida por estes clubes.

Opção 2 - Campeonato com duas fases
Esta seria para mim a melhor opção. As equipas lutariam pelos principais lugares da classificação entre as 12 iniciais. No fim da primeira fase as seis primeiras lutariam entre si para serem campeãs e as seis últimas lutariam pela manutenção. A primeira fase teria 22 jogos ao que seriam acrescentados mais 10 jogos da segunda fase. 32 jornadas no total, por aqui os clubes não teriam por que reclamar, lembro que o actual campeonato tem 30.

Este tipo de prova é um formato tirado do actual campeonato de hóquei em patins e as vantagens, penso, serem mais que muitas. Para os grandes e caso se apurassem todos para lutar pelo campeonato, teriam mais hipóteses de o vencer, caso a primeira fase não tivesse corrido pelo melhor, além de que teríamos o dobro dos clássicos, logo, mais competitividade, mais emoção e mais receitas. E reparem que os últimos 10 jogos seriam feitos ao mais alto nível. Para um pequeno clube que conseguísse o apuramento para os seis primeiros o mesmo se passaria, já que jogariam mais duas vezes com os três grandes, com tudo de bom que isso lhes proporciona.

Os clubes mais pequenos, neste formato, lutariam mais para tentarem ser apurados para a fase de decisão do campeão, que funcionaria para eles como uma pequena Liga dos Campeões e mesmo que saissem derrotadas em mais jogos na primeira fase da prova, poderiam sempre mudar as coisas na segunda fase, ou seja, nada estaria perdido.

É evidente que também existiriam algumas desvantagens, mas as vantagens (que não serão só as que enumerei) não as compensariam? Claro que alguns pormenores teriam que ser acertados, como por exemplo, que pontuação seria transferida para a fase seguinte, quantos clubes desceriam, para não falar de outros.

Além de tudo, com 12 equipas, clubes que apenas vêm para a primeira liga para lutarem para não descer (como o D. Aves) deixariam de existir, porque como todos sabem, por mais desculpas que se arranjem, que este campeonato com 16 equipas reduz-se na realidade a não mais de 10.

16 comentários:

  1. Zirtaev, é mt interessante a tua ideia! Eu sou fã do Hoquei em Patins e tenho acompanhado a evolução da estrutura do campeonato dessa modalidade!
    E o único problema k surge é k kuando se inicia a 2ª volta as equipas vão a zeros, tornando indiferente as pontuações alcançadas na 1ª volta? Ou será k deveria haver um critério k permita às equipas manterem uma diferenciação, baseada nos resultados alcançados na 1ªvolta?
    Enfim, são coisas a ponderar! Mas a ideia agrada-me! Apesar k não nos podemos esquecer k a época passada foi bastante emotiva na recta final, na luta pelos lugares p/a UEFA e p/evitar a despromoção! Só k normalmente na recta final é k surge essa emoção da luta..
    Ricardo, concordo ctg kuanto à restruturação da 2ªLiga, e tal como no Hoquei em Patins, deveria ser por zonas, seja Norte, Centro e Sul, ou como no HP(2ª Divisão), Zona A,B,C e D! =P Mas k tb são divididas geograficam/,claro! Era o ideal, visto as deslocações serem caras, como dizes Ricardo!
    No Hoquei em Patins dps no final do Campeonato, é realizado a Fase Final p/ver kem sobe e kem desce, entre as equipas dos 1ºs lugares e dos últimos, respectivam/, sendo apurado o Campeão da 2ª Divisão em 2 mãos!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  2. Boas Amigo Zirtaev,
    Antes de ir ao que interessa, as minhas desculpas pela ausência momentânea dos últimos dias, mas tanto que fazer, que nem tenho tempo para dar uma vista d'olhos à blogosfera azul... tem de ser mesmo à noite. Mas não escapo a dar uma volta a todos os meus blogs de eleição, mesmo que não comentando.
    Mas vamos lá ver se as coisas dentro de uns dias, voltam a acalmar...
    Ora bem, vamos lá por partes:
    1) parabéns pela referência ao teu blog no Trio d'Ataque... bem o mereces, pq a seguir ao meu (obviamente... lol), és o 1º clique da blogosfera azul... continua, pq concerteza todo o nosso trabalho (eu, tu e todos os outros) um dia será reconhecido.
    2) Não me arranjas um 'clone' do Zé Luis para me ajudar a fazer aquelas crónicas 5 estrelas (e meia) para o meu blog?... que grandissima contratação!! Parabéns Zé Luis... estou a ficar viciado nos teus escritos.
    3) Quanto ao Presidente que irá um dia secundar o Enorme PdC, maybe, maybe, Rui Moreira... se bem que a minha preferência ia inteirinha para o Dr. Pôncio Monteiro, mas tb já não está numa idade para estas curvas. Na altura, veremos quem serão essas caras.
    4) Quanto ao tema de hoje, a opção 2 era excelente... para todos!... se bem que tb não fosse mau um misto, tipo futebol escocês a 3 voltas em vez de 4 voltas. Existe muito coisa para repensar no futebol depois deste 'emagrecimento' que origina cada vez menos jogos, mais férias, e sempre com a mesma meia dúzia de equipas interessantes, o resto, é mesmo para encher, mas parece que os 'experts' não estão muito interessados em discutir isso. Vamos a ver no que dá.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
    PS - Vamos lá a ver se 'volto' novamente à rotina diária dos meus comments... vamos lá ver se é desta.

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev e amigos,
    eu precisaria de um longo post para tentar fazer-vos compreender que por mais voltas que dêem "isto" não tem solução. Há muitos factores a ponderar e, sem ofensa, penso que das vossas dicas avançadas, decalcadas de qualquer sítio, não têm razoabilidade. Estou firmemente convicto, ao longo de muitos anos a ver o fenómeno, que reduzir muito curto e esticar com algumas voltas ia ser pior a emenda que o soneto.
    Tentando resumir:
    1) esse sistema a que aludem é excepção (3 ou 4 países) não a regra. Logo, o normal, como sempre foi por cá, é um campeonato a duas voltas.
    2) Já resumi esta semana o que fizeram Áustria, Suíça e Escócia. Nada resolveu. Curiosamente, cada um com modelos diferentes a meio caminho. Austríacos fazem 4 voltas (10 clubes) são 2 campeonatos num só. Suíços fazem a regular season (1 campeonato normal, 12 clubes a 2 voltas) e o play-off com 6 primeiros para o título e 6 últimos para a manutenção. Curioso é que só nos helvéticos se divide a meio a pontuação ao fim da 1ª fase (34 pontos passa a 17, 32 a 16 e so on). Os escoceses têm a regular season a 2 voltas (12 clubes) e uma 3ª volta apenas com os melhores classificados a jogarem em casa 3 vezes e 2 fora (6 equipas sobrantes, 1º, 2º e 3º com direito a mais um joguito em casa, os outros fazem 2 em casa e um fora). Como vos disse, non result, non sense, non progression.
    3) Não há estudo algum que demonstre que com play-offs e quejandos ia ser melhor. Mais, ou pior: ninguém garante que haverá mais dinheiro. Até Filipe Soares Franco (in O Jogo, ontem) disse não estar convicto de nada nestas matérias, porque nada está estudado e garantido.
    4) Por mim, perdendo-se mais clubes perde-se a base do futebol, da pirâmide. Se ela desaparece, se os clubes não têm incentivos (jogar na I Liga, poder aceder a ela) não fazem formação, não há mais jogadores, não há diversidade.
    O jogo tem uma base social e é começado pelos miúdos. Acabem-se equipas, clubes, percam-se campos e as camadas jovens desaparecem. E daí para cima. Vejam como anda a formação do Boavista sem campos para treinar e jogar...
    5) O Paços, a Naval, até o Setúbal têm sobrevivido com pouco. Mas batem o pé aos grandes. Diminuindo a base, onde caberá mais o Paços que, nos seus limites, dá uma lição de orgulho, gestão financeira e competitividade. Esse não quero perder. Não cedo ao dinheiro. O jogo é do povo.
    6) Por isso, recuso ter 4 jogos de liga com o Benfica ou Sporting. Para quê? Mais barulho do Filipe Vieira? Mais deturpações desportivas? Mais manchetes ridículas nos jornais? Mais energúmenos a comentar nas TV's? O manicómio não teria emenda. O mediatismo levaria à loucura. E daí...
    7) Mas admitindo o modelo, quem pensa que Marítimo, Boavista e até Braga se manteriam por muito tempo. O Guimarães já caiu. Algum clube teria de ser despromovido. E que manobras mais de bastidores não ocorreriam para evitar, por exemplo, que num ano mau o Benfica caísse na poule de despromoção? Ainda em 2000 ficou em 6º. Um da poderia ficar rem 7º... Imaginam a pouca vergonha que hipóteses deste teor suscitaria? Esta também dispenso.
    8) O modelo do hóquei em patins. Bom, o modelo já mudou tanto que nem sei a quantas ando. E mudou porquê? Porque em qualquer variante o FC Porto é campeão. Por mais voltas que dêem, não destronam o FC Porto. No futebol seria igual, só que seríamos todos sujeitos a um escandaloso corrupio de Mourões e Cebolas, Cd's e Ca's nas manigâncias que já hoje nos cansam.
    9) Depois, acho pouco correcto que, em play-offs ou confrontos directos (eliminatórias), se decida um campeão que deve ser da regularidade. Por exemplo, o Brasil experimentou após 48 jornadas um play-off há uns anitos. Todos ficaram decepcionados: 6º contra o 1º que deveria ser o campeão e acabou eliminado. Creio que o Botafogo foi campeão e terminara em 4º ou 5º. Não, já acho execrável que o 4º da Bundesliga, da Série A ou da Premisership possa ser campeão europeu. O Bayer Leverkusen nunca foi campeão alemão e perdeu por pouco o título europeu de 2002, tendo sido 4º na Bundesliga.
    10) Para terminar, que não quero maçar-vos, lamento que o campeonato de 18 clubes tenha terminado. Os últimos 5 ou 6 anos deram-nos dos melhores campeonatos de sempre. Tudo devia ter continuidade, a melhorar seria a exploração comercial de clubes e Liga, pubs, tv's, tudo a funcionar bem. Mas como a Liga geria mal o jogo, o negócio, como as decisões burocráticas, administrativas, disciplinares, eram uma vergonha, a coisa não pode dar lucro. Lembro os enormes campeonatos a 20, por alargamentos políticos (esta redução foi... política, ditada de cima como sabem) e de ocasião a colmatar erros de apreciação de casos como o do Mateus. Mas quando se reduziu para 18, quando os clubes se adaptaram, o nível de exigência subiu, o profissionalismo cresceu, e hoje chegou-se à altura de dizer que em todos os clubes se trabalha bem. E é um facto. Os treinadores, há 15 anos, pediam oportunidades. Mereceram-nas. O futebol português em geral subiu muito de nível competitivo e melhorou algo no capítulo organizativo. Apareceram mais jogadores. Com mais clubes. Vejam, agora, a roda a andar ao contrário...
    Para rematar, a 2ª liga deve competir no formato em que as equipas promovidas encontrem condições como as que se lhes depararão na 1ª. Voltar ao tempo das zonas geográficas e das confusões de rivalidades que não valem o barulho de freguesia que criam, era ver sempre os clubes do centro a subir e descer. Os do sul idem. Assim se criou um maior número de clubes do norte no topo. Que, habituando-se aos mais altos voos, foram sabendo fixar-se lá em cima: Paços, Gil, Rio Ave, mesmo Varzim. Clubes que apanham os excedentários dos plantéis ricos. Jogadores que, com menos clubes, não terão onde jogar.
    As diferenças económicas entre os clubes jamais se abaterão. Mas muitos clubes desaparecerão.

    ResponderEliminar
  4. Já tenho pensado que a solução para a nossa Liga passaria algo semelhante ao que propõe (Opção 2). Creio que no hóquei as equipas transportam para a 2ª fase metade dos pontos conquistados na 1ª, o que me parece razoável. De facto, é uma ilusão pensar que temos campeonato para mais do que uma dúzia de clubes.

    Só um aparte não relacionado: fiquei desolado ao saber do azar do P. Emanuel. É um jogador que aprendi a admirar, pela coragem e pela inteligência que tem em campo. Até me custa a acreditar que um jogador pode ficar afastado durante uma época inteira por uma lesão estúpida como aquela, contraída num aquecimento! Espero que as coisas lhe corram agora pelo melhor e que possa voltar a jogar o mais rapidamente possível.

    ResponderEliminar
  5. Zé Luís li com atenção tudo o que escreveste, e admito teres razão em muito do que dizes até porque tens muito mais experiência e conhecimento do futebol que eu.

    Mas houve algo que me chamou a atenção e é facto de dizeres que não há estudos que demonstrem que com play-offs seria melhor. Quando falo em play-offs não falo em eliminatórias, nunca, também não as acho justas, sempre poules de seis equipas a fazerem todos os jogos entre si e com a redução de pontos na passagem da fase. Mas eu pergunto, porque não fazem tais estudos? É evidente que noutros países não terá dado resultado, mas as realidades são diferentes sabemos perfeitamente de como mexe as pessoas o futebol em Portugal e principalmente os 3 principais clubes. Não podes comparar a Escócia já que só uma cidade vive o futebol com os seus dois principais clubes.

    Depois dizes outra coisa, em que até acho que podes ter alguma razão, mas que nunca posso aceitar, é o partir-se de um pressuposto, completamente errado (pode ser real, mas é errado), de que existirão ainda mais "maroscas" num esquema de campeonato destes. Nada se faria se se partisse seja para o que for desse pressuposto. Eu acredito que haja corrupção no futebol, mas acredito que ela não será suficiente para alterar resultados nos campeonatos e o melhor acabará por vencer, pelo menos na maior parte das vezes. Se assim não fosse teria desistido à muito tempo de me "chatear" com o futebol.

    A única coisa que digo é experimente-se, estude-se, faça-se qualquer coisa e que clubes como o Aves sejam uma única excepção.

    Já tens toda a razão qd dizes que muito mais se pode fazer mesmo nos moldes actuais.

    Nuno a lesão do PEmanuel é uma lesão grave, rompeu o maior tendão que temos e já se sabia que tal poderia acontecer. Parece que foi operado hoje novamente. Que volte em força no início do próximo, se não for mais que seja para o balneário que é onde faz mais falta.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Ricardo e Prika, os clubes da 2ª liga vão sempre viver na esperança de alcançar a 1ª, seja em que esquema for, por isso o melhor era pouparem o máximo possível e dividirem-se em 2 zonas pelo menos, como diz o Ricardo.

    Blue, é imperdoável o teu desaparecimento. O Dr. Pôncio está melhor, mas acho que já não tem forças para essas andanças. Qt ao Zé Luís, bem, é um achado, e aproveito mais uma vez para lhe agradecer "publicamente" a disponibilidade que tem para o blog.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Não estou de acordo com os play-off pois como diz o Zé Luis o campeonato deve ser uma prova de regularidade.Nunca gostei dos modelos do hóquei..
    Acho que deveriamos ter um campeonato a 18 equipas com 4 a descer e que a divisão de honra devia ser dividida em duas zonas com dois de cada zona a subir.

    ResponderEliminar
  8. Caros bloguistas

    Subscrevo na totalidade o ponto de vista do Zé Luis, contudo gostaria que a liga caminhasse para algo semelhante como a NBA, mas sem play-ofs, 18 a 20 equipas com estádios com padrões mínimos de conforto, de relva, segurança com orçamentos rigorosos, que se não fossem cumpridos haveria lugar a penalizações., tudo muito profissional.
    Quanto aos escalões secundários, seriam um campeonato em duas séries norte e sul, que no fim disputariam o campeão, sem acesso a subir para o grau de elite.
    Talvez seja uma utopia, especular não custa, se o país caminhar para graus de desenvolvimento, quem sabe?
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  9. PORTISTAS,o campeonato para mim e pequeno,quanto a qualidade das equipas esta bem,tirando o F.C.Porto,se nao fosse o nosso Porto,havia 3 ou 4 equipas que esta epoca ainda podiam ser campeas,por isso cada equipa que ganhar ao Porto devia ganhar 5 pontos,o Porto ganha conta 2 pontos,empate 0 ponto,perde -1 ponto.
    Concordo com o Ze Luis,e penso que nao devemos inventar,que devia haver equipas + fortes e verdade,so que em vez de nos apontarem o dedo(com vacas,com apitos)que aprendam.

    ResponderEliminar
  10. Não se esqueçamm q o nosso lucho faz anos amanhã dia 19...

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev, não há estudos mesmo. Uma vez ouvi na Liga os tipos da Deloitte e só havia projecções, mas sem pressupostos conhecidos. Não tem a ver com eliminatórias, mas sim com o que propunham, como hipótese para rendibilizar tudo aquilo, um campeonato a 10 ou 12 clubes e 4 voltas. Se o próprio Filipe Soares Franco é taxativo quanto ao que desconhece destas matérias, eu sei que é assim. De concreto não há nada. E se duvidas que a exasperação pela competição no salve-se quem puder (ainda hoje em voga, aliás) com muitos jogos entre os grandes trairia é por não dares conta do que sucede na América do Sul onde há dezenas de torneios e múltiplos confrontos entre os grandes. Até os brasileiros se encheram de tantos fla-flu ou vasco-botafogo. Não há pachorra. Nem na Liga dos Campeões que a UEFA irá em breve aligeirar e para a qual dei a minha opinião.

    ResponderEliminar
  12. Tomen nota desta, fresquinha, e vejam se é possível fazermos disto:
    A Liga Inglesa formalizou um acordo para as transmissões televisivas do campeonato que chega quase aos mil milhões de euros de lucro. E só para o estrangeiro. Ou seja, a transmissão de jogos da Premiership para fora de Inglaterra foi cedida por 625 milhões de libras (mais de 950 milhões de euros).

    Esta soma astronómica é mais uma fonte de receita para os clubes, pois, o bolo é em grande parte dividido por aqueles. O campeão inglês da próxima época pode, assim, de acordo BBC, encaixar à volta de 50 milhões de libras (cerca de 76 milhões de euros) considerando as receitas das transmissões televisivas domésticas e contratos de Internet.

    Só a título de exemplo das «novas receitas» de que os clubes passarão a dispor, o último classificado da próxima temporada da Premiership poderá receber 30 milhões de libras (cerca de 45 milhões de euros); tanto como o campeão Chelsea ganhou na última época.

    Os maiores responsáveis para estas somas chorudas que os clubes recebem em Inglaterra são os números impressionantes que envolvem os contratos das transmissões «internas». Duas estações televisivas dividiram entre si a difusão dos jogos, num leilão que, pasme-se, resultou em 1.700 milhões de libras (mais de dois mil milhões e meio de euros - cujo número exacto lhe deixamos aqui à taxa de conversão de hoje, 18 de Janeiro: 2.584.450.728 €).
    O 20º da Liga inglesa recebe mais dinheiro do que o campeão europeu.
    É obra!

    ResponderEliminar
  13. Tomem nota desta, já agora, ainda e também:

    O treinador brasileiro de futsal do Benfica, Adil Amarante, foi castigado por um ano pelo Conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Em causa está a agressão (uma cabeçada) ao técnico do Boavista, Rui Pereira, durante o Torneio Ibérico de Futsal da Cidade do Bombarral no Verão passado.

    O director-geral dos encarnados, Luís Moreira reagiu com indignação ao castigo e garante que vai recorrer ao Conselho de Justiça da FPF, bem como à UEFA e FIFA.

    “Mais uma vez ao verem o Benfica no topo da classificação, a mafia voltou a atacar. É urgente banir estas pessoas do futsal é uma autêntica vergonha o que se está a passar, vamos fazer uma exposição à UEFA e FIFA", assegura Luís Moreira.

    E prossegue: "Iremos lutar com todas as nossas forças para que a verdade prevaleça. Os responsáveis por isto, se houver justiça, irão ser punidos e eu acredito que há justiça em Portugal."

    O director-geral dos benfiquistas alega que não se tratava de um torneio oficial, por conseguinte não houve relatório do árbitro, por isso, não entende em que se baseou o Conselho de Disciplina para proferir o castigo.

    "Como é possível o castigo sair neste momento? Agora para isto tudo ficar completo, só falta tirarem mais um coelho da cartola.Mas não pensem que é assim que nos vão parar, mesmo a lutar contra tudo e contra todos, vamos ser campeões”, remata.

    Recorde-se que aquando do incidente, Adil Amarante foi suspenso pelo Benfica durante seis meses. Entretanto, o técnico brasileiro já fez saber que vai marcar presença no banco no próximo sábado no encontro entre os encarnados e o Sporting, quie terá lugar no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, a partir das 21.30.

    Pergunta-se: os exemplos não vêm de cima? Quem tem tiques trauliteiros? Quem ameaça órgãos de soberania e governantes? Quem silencia Imprensa e Tv's? Quem vocifera teorias da conspiração?

    ResponderEliminar
  14. Zé Luís, essas verbas para os clubes ingleses são extraordináias, mas se queres que te diga não abona nada em favor deles. Se pensarmos bem temos batido sempre o pè aos ingleses na Europa. É certo que o campeonato deles não tem comparação com o nosso, mas a verdade é essa.

    Qt a essa dos benfiquistas, não há muito a dizer. Não têm escrupulos e ponto final. Como é possível.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Estes vermelhos dentro do campo não são grande coisa,mas fora dele temos de reconhcer,são mais chatos que a putassa!Quando será que aparece alguém que os ponha no seu lugar,e que lhes meta nesse berlinde que teem em cima dos ombros que não estão acima da lei?

    ResponderEliminar
  16. Provavelmente o que se disse (Zé Luis) sobre a rentabilidade do Futebol Inglês, é possível que seja apenas uma projecção daquilo que é a economia e a imagem do seu País a Inglaterra? Isto é, a Inglaterra será a mais bem sucedida economia Europeia e por arrastamento o Futebol Inglês tira daí os seus benefícios? Sendo assim concordo que o Futebol Português não tem qualquer hipótese de lhes fazer frente em termos financeiros, e neste pressuposto o Futebol Clube do Porto deve ser considerado um autêntico caso de gestão desportiva exemplar! Sendo objectivo é perfeitamente admissível que assim seja e Portugal parece realmente ser uma placa giratória de jogadores oriundos preferencialmente do Brasil que aqui mostram mais ou menos os seus dotes ao Futebol Europeu e depois partem para os Países mais fortes económicamente como a Espanha, Itália, Inglaterra ou Alemanha...Dentro desta óptica compreende-se que outros Clubes que não apenas os grandes adoptem esta estratégia para rentabilizar os seus proventos. Aliás parece ter sido o que aconteceu com o Diego do Braga versus Penafiel. O Porto mostrou algum interesse nesse jogador ou alguém fez sair para a praça pública essa pretensa intenção e o Braga disparou logo na sua recolocação e reavaliou-o para uma eventual transferência...Neste caso parece lícito pensar que o Penafiel foi cúmplice nesta jogada, porque não acredito que o Diego estivesse lá sem qualquer garantia de permanência, veja-se o caso do Hugo Almeida relativamente ao Hamburgo...

    ResponderEliminar