20 março 2007

Questões pós-clássico

Será que o problema sábado foi só falta de raça e atitude ou será apenas uma notória falta de qualidade?

Quaresma joga para si próprio, é individualista demais e não defende, mas o que seria do ataque sem ele?

Cinco jogadores importantes não estavam disponíveis para o treinador (Lisandro, Ibson, Anderson, Pedro Emanuel e Bosingwa) e se eles estivessem em condições de jogar?

A táctica não terá sido a mais correcta, mas que treinador sobrevive quando para substituir Lisandro tem um Alan, quando para substituir Lucho tem um Jorginho, quando para substituir Adriano tem um Bruno Morais?

Porque acusam o Jesualdo de temeroso quando jogou no habitual 4-3-3?

Dada a ausência de Lisandro e querendo jogar em 4-3-3, quem acham que deveria jogar em vez de Alan?

E se, como se poderá vir a confirmar, Lisandro tiver de ficar parado até ao fim da época?

Lucho tem jogado abaixo das suas possibilidade, dizem que por sofrer de uma pubalgia, mas quem temos para fazer o seu lugar?

Será que Bosingwa fazia melhor que Fucile?

Porque Assunção e Meireles fizeram pressão tão atrás, junto à sua defesa?

E se tivéssemos entrado logo de início com a equipa e a táctica da segunda parte, ganharíamos o jogo?

O que fez o clube de Alvalade na segunda parte para merecer a vitória, além de um lance de génio de um dos seus jogadores?

Porque não marcou o árbitro um livre indirecto (no mínimo) no último lance do jogo em que Polga entra com o pé em riste evidente sobre Pepe?

Noutros tempos, esse lance passava em branco pelos dirigentes do FCPorto?

Se o FCPorto tivesse empatado nesse lance, será que haveria a contestação que há agora?

A equipa tem estado mal fisicamente, principalmente nos últimos minutos, mas no sábado terá sido esse o problema ou a falta de ideias no ataque?

Quem é o preparador físico da equipa principal do FCPorto?

Uma equipa que à viragem da primeira volta tem 8 pontos de avanço sobre o segundo classificado e que passadas 5 jornadas tem apenas 1 ponto de vantagem, merece ser campeã?

Alguns falam da motivação que o treinador não terá aos jogadores para este jogo, mesmo que tenham razão, que motivação é necessária dar a um jogador para um clássico?

Não estará o treinador demasiado sozinho perante tudo o que se tem passado no FCPorto?

Será que a derrota não se deverá, e muito, também ao mérito do adversário?

Jesualdo tem tentado retirar pressão à equipa, neste jogo disse que se perdêssemos continuávamos em primeiro, não jogará melhor a equipa sob pressão?

Terão sido Renteria e Lucas Marek escolhas de Jesualdo?

Afinal, esta não é a mesma equipa que fez grandes jogos no final do ano passado?

E se, em jogos muito difíceis e a 5 minutos do fim, os adversários do FCPorto deixassem a baliza aberta em livres a 35 metros de distância?

49 comentários:

  1. Demasiadas questões para um dia de ressaca.Vamos por pontos:
    1ºO plantel tem qualidade, mas a falta dela tambem( se calhar devido ás lesões).Acima de tudo falta-nos um ponta de lança de qualidade e um nº10 (que seria o Andersson se estivesse apto).
    2ºfalta a mistica de anos anteriores e isso viu-se contra o Sporting e contra o Chelsea, pois os jogadores "não comeram a relva".
    3º O treinador não tem a qualidade suficiente para treinar o FCP.As tácticas a utilizar variam conforme os adversários e ele falhou contra o SCP.
    4º A Preparação fisica deixa a desejar (é evidente)
    5º-Muitas contratações falhadas e a não aposta na prata da casa.
    6º as arbitragens são desfavoráveis,pois em caso de duvida apitam contra.
    Básicamente são estas as razões, contudo não devemos pensar nisso agora(..) temos de acreditar que é possivel ganhar o campeonato, até porque ainda estamos em 1º lugar.
    Uma questão:Viram o jogo da Amadora? Não parecia que a equipa da casa estava a fazer umm jogo treino tal as facilidades?.. e a arbitragem britanica que beneficiava sempre os mesmos empurrando o adversário para sua área....enfim parecia o P.Henriques no dragão mas com actores diferentes(...)
    Para terminar uma história...Á cerca de 10 anos atrás residia na Amadora e fui ver um jogo do Amadora contra os Vermelhos, junto dos associados da casa.o Amadora marcou e dos cerca de 500 adeptos locais(são menos que os de Leiria), só cerca de metade gritou golo, mas quando foi golo dos mouros festejaram 2\3 dos adeptos da casa.Fui logo embora para casa decepcionado com o que vi!!.. mas se voces soubessem com que animosidade o nosso FCP é recebido lá(...)
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  2. Para mim, e digam o que disserem, o fio do problema começa em Jorge Nuno Pinto da Costa e na sua $AD de mercenários. Eles esvaziaram a qualidade no plantel do Porto. O Porto neste momento e na devida proporção, claro, faz-me lembrar o Real de Madrid do tempo dos galáticos. Era uma equipe com 5 ou 6 fantásticos e o resto era massa para encher chouriços.
    Temos de facto 5 ou 6 jogadores bestiais, o grupo A: Anderson à cabeça, Ricardo Quaresma, Lucho, Pepe, Lisandro Lopez, Paulo Assunção e, já se pode começar a incluir neste lote dos acima da média, Bruno Alves.
    Depois temos alguns "jeitosos" com tendencia para o fraco em jogos de alto grau de responsabilidade, o chamado grupo B, com Bosingwa, Raul Meireles, Helton, Cech, Fucile Ibson e Adriano.
    Depois temos o grupo C, mais conhecido como pasta para engorda com Alan, Jorginho, Bruno Moraes, Ricardo Costa, Lucas Mareque, Renteria, João Paulo, Vieirinha e Postiga. Neste grupo, e aqui é que doi, não nos podemos esquecer de incluir Ezequias, Tarik Sektioui, Diogo Valente, Sonkaya, Claudio Pitbull, Leandro do Bomfim, Leandro, Areias e dezenas de outras abéculas que mamam salários àquela SAD sem um minimo de retorno desportivo.
    No fim, o grupo S, que é o grupo dos Senhores onde estão Baia e Pedro Emanuel que por questões de idade já não se podem incluir no grupo A.
    O futuro do Fc Porto passa obrigatóriamente por eliminar totalmente o grupo C ou reduzi-lo à expressão minima. Com os ganhos obtidos dessa operação temos de aumentar o grupo A para um minimo de 13 ou 14 jogadores se queremos realmente ser competitivos não só cá dentro como principalmente lá fora e contratar um treinador que permita aumentar a capacidade de resposta do grupo B.
    Ate fico tolo quando me lembro que em 2004, na final da liga dos campeões, contra o Monaco, o Porto tinha no banco Pedro Emanuel, Dmitri Alenitchev, Bosingwa e Benni McCarthy! Hoje temos R.Costa, Alan, Jorginho e Renteria!!!Sintomático caro Pinto da Costa, sintomático!

    ResponderEliminar
  3. Quero só acrescentar para a discussão duas partes da crónica do MST de hoje que achei interessantes:

    «-Tanto na análise de A BOLA, como na dos especialistas do O JOGO, o Polga (sempre ele…) não cometeu falta para penalty no último lance do desafio. E todos o justificam dizendo que ele simplesmente jogou a bola. Convido-vos, porém, a reverem o lance na televisão, tal como eu já o fiz várias vezes: vê-se o Pepe a armar o remate à baliza e vê-se o Polga a entrar (de pé em riste) ao conjunto Pepe-bola; a seguir, vê-se o Pepe a levantar voo como um pião ( e ele não é homem de fitas ou simulações), e vê-se, sobretudo, que a bola não se mexe do mesmo sítio. Como é que o Polga jogou a bola, se ela nem se mexeu?

    Mas, nestes tempos de intimidação penal que se vivem, é preciso saber também tomar decisões sábias: só um suicida é que se atreveria a assinalar um penalty decisivo a favor do FC Porto, no último segundo do jogo.

    -Anotem: foi o segundo jogo de título disputado no Dragão este ano. Não houve quaisquer declarações provocatórias ou incendiárias dos dirigentes, técnicos ou jogadores do FC Porto, antes ou depois do jogo; não houve quaisquer incidentes causados pelos adeptos portistas com os jogadores ou adeptos adversários, e os dirigentes destes assistiram ao jogo no camarote da Direcção, em paz e tranquilidade; nenhum jogador adversário saiu do campo com uma perna partida ou lesionado devido a uma entrada de um portista; e, no final, com razões ou não para tal, não houve queixas de arbitragem nem falta de fair play, tanto na vitória como na derrota. Anotem e façam igual.»

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Dada a ausência de Lisandro, talvez arriscasse um 4-4-2 "diamante" para a Luz.
    Os defesas seriam Bosingwa, Pepe, Alves e Fucile. Meio-campo com Assunção, Marek (lado esquerdo do losango), Lucho (lado direito) e Anderson. Ataque com Quaresma (falso ponta-de-lança) e Adriano.

    Dada a preferência do treinador pelo 4-3-3 (pessoalmente, não é o meu esquema preferido), desconfio que vai usar a mesma defesa que descrevo atrás. A única diferença será a troca de Marek por Meireles, sendo Anderson o extremo-esquerdo (se não recuperar, provavelmente terá de usar Alan, enquanto no 4-4-2 a alternativa seria Jorginho).

    Sinceramente, acredito que com o 4-4-2 teríamos mais hipóteses de ganhar. Tem a palavra o treinador.

    ResponderEliminar
  5. ZIRTAEV - Em relação às suas questões aqui ficam as minhas respostas:

    - Temos falta de raça, atitude e falta de qualidade… Você deve lembrar-se bem como eu do Freitas. Defesa central sem técnica, mas que não inventava… e suava a camisola… É só um exemplo de jogador que compensava o que lhe faltava com garra e querer… A maior parte dos nossos de agora…

    - Quaresma é individualista e penso que ou muda rapidamente ou dali não haverá mais nada a esperar…

    - Ao Sporting faltavam Liedson e Tonel, pelo menos…

    - Substitutos naturais: Alan, Jorginho e Bruno Moraes (este, a par do Marco Ferreira, confirma que até Mourinho se enganava) …

    - Não devia Jesualdo ter optado por um 4x4x2? Ou o modelo de jogo é sempre o mesmo seja o adversário o Joane ou o Milan?

    - Lisandro parado até ao fim da época e Lucho com uma pubalgia levam-nos a outras interrogações: sendo uma delas o mistério do preparador físico da equipa? Quem é?

    -Se o Porto tivesse empatado eu, pelo menos, continuaria a fazer barulho.
    Quem quer ser campeão tem de demonstrar outra atitude, outro querer… daí que uma equipa que à viragem da primeira volta tem 8 pontos de avanço sobre o segundo classificado e que passadas 5 jornadas tem apenas 1 ponto de vantagem, não merece ser campeã se continuar a arrastar-se em campo... É que já no Marítimo o jogo foi o que se viu…

    - Que motivação é necessária dar a um jogador para um clássico?

    Nenhuma. Basta que cumpram com a sua obrigação. É o mínimo que se pede.

    Mesmo que os salários não estejam em dia...

    - Se Renteria e Lucas Mareque não foram escolhas de Jesualdo, ele faz o quê no Porto?

    - Esta não é a mesma equipa que fez grandes jogos no final do ano passado… basta ver como joga…

    LORUO - você tem razão quando diz que os árbitros, na dúvida, deixam passar ou apitam contra nós.

    Isso, por muito que se diga que não, é consequência directa do Apito Dourado.

    Os árbitros, neste momento, pensam assim: se é tudo a bater em Pinto da Costa e ninguém quer saber das chamadas de Vieira e Veiga, são estes que mandam. Se são estes que mandam...

    Repare, eu não estou contra as investigações e espero que se prove o que houver a provar.

    Estou contra é esta aparente dualidade de critérios.

    Não sei se repararam mas no dia em que se fala que o Fisco vai apertar clubes e empresários há um jornal que, na mesma notícia, afirma que Vieira pediu para ser ouvido por causa da transferência de Mantorras.

    MIGUEL VARETA CANADA - Temos mesmo um pequeno e restrito grupo de bons jogadores (para mim são Pepe, Paulo Assunção, Anderson e Lisandro; Lucho não enagana, não engana mas anda lesionado e Quaresma tem de arejar aquelas ideias) e um grupo relativamente grande a despachar.

    No plantel dava guia de marcha a Bosingwa, Ricardo Costa, Jorginho, Alan, Helder Postiga, Bruno Moraes, Alan, Vieirinha, Mareque, Raul Meireles, João Paulo e mantinha, em teoria, como segundas lindas Fucile, Cech, Ibson e Adriano.

    O Porto, meus caros, precisa de encontra outro Artur Jorge ou outro Mourinho que faça limpeza de balneário.

    Para isso, é preciso que os sócios e adeptos façam uma limpeza na SAD. É que também houve por aí quem dissesse que com Adriaanse e Jesualdo estávamos a assistir ao ressurgir de Pinto da Costa nos seus tempos auréos que comprava bome barato. Para cima da mesa, dois nomes: Madjer e Mlynarzyck.

    Já agora: há quanto tempo não tem o Porto um Geraldão, um Branco, um Timofte ou outros que em cada 5 livres marcavam 3 pela certa?

    ResponderEliminar
  6. Quintino nesse seu segundo lote de jogadores acho que cabiam perfeitamente Bosingwa e Raúl Meireles, mas esta é apenas a minha opinião, de resto concordo com as dispensas.

    Lembre-se de uma coisa, a maior parte dos treinadores, em muitos casos, tem de se subjugar à entidade patronal, afinal é quem manda. A partir daí... O que ele faz no clube? Treina com o que lhe dão. Repare se foi contratado talvez o único jogador que ele pediu, Madrid. Infelizmente deverá ser assim que funciona e os comissionistas estão nos lugares do poder. Mas isto sou eu a dizer.

    Sobre a sua última questão Quintino, foi precisamente o que disse para a pessoa ao lado aquando, e depois do livre do Tello, o FCPorto teve um lance idêntico: Quem temos para marcar livres? O Quaresma vai mandar para a bancada, mas tem de ser ele a marcar sempre, claro, o menino bonito. Será que o Cech não marcaria melhor, ainda por cima num local mais apropriado para o seu pé esquerdo? Aqui culpa do treinador que dá total liberdade a Quaresma. Depois dei comigo a pensar se não valeria a pena vender meia dúzia de jogadores para comprar um, nem que fosse mediano, que marca-se livres na perfeição.

    Nuno dou-lhe quase a certeza que se Lisandro não estiver apto para a Luz que o Prof. vai jogar em 4-4-2 com ou sem Anderson.

    Louro quanto à questão do Estrela, primeira basta olhar para quase toda a defesa do Estrela: Rui Duarte, José Fonte, Amoreirinha e Paulo Lopes. Vêm aqui alguma coincidência? Tb eu, mas deve ser só coincidência. Já agora se tiverem oportunidade leiam isto

    Mas isto não interessa investigar, claro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Até o grande Mourinho, pelo que sei, teve de "gramar" com o Shevchenko e com o Balack, contra a sua vontade. Pelo que sei, é esta a razão de fundo dos desentendimentos com o Abramocich, por causa dos quais irá sair.

    De há largos anos para cá (peno menos desde os tempos do Fernando Santos), penso que o Mourinho terá sido o único treinador do FCP com autonomia para fazer a equipa sozinho. O caso do Postiga, neste defeso, é bem o exemplo disso. E estou em crer que a contratação de Renteria não terá sido de Jesualdo. O treinador é um funcionário do clube, ao qual pode ser dada mais ou menos autonomia (e claro que o treinador sujeita-se ou não às regras do clube conforme a sua personalidade e a sua "cotação de mercado").

    Dado o funcionamento da SAD do FCP, tenho algum pudor em acusar treinadores por contratações falhadas. E enquanto não se resolver o problema da SAD, não vale a pena cruxificar treinadores pelas contratações. Estes ou aceitam o que têm ou saem do clube em conflito.

    ResponderEliminar
  8. As minhas opiniões já são por demais conhecidas e respondem a muitas das perguntas feitas pelo Zirtaev. Ainda assim arrisco a repetição em 2 ou 3 pontos.

    Os motivos que levam à posição a que estamos submetidos transcendem a equipa de futebol. A responsabilidade é da política desportiva do FCP e como já o disse anteriormente são problemas que não vem de hoje. Mourinho foi a excepção mas se nos recordarmos dos avisos do "louco" mas certinho de apreciações Octávio Machado poderemos chegar a algumas conclusões interessantes e verdadeiras.

    A SAD está a minar o nosso clube há demasiado tempo sem que tenha uma oposição da parte dos associados. Estamos reféns de uma "ditadura" que sempre primou por instigar o ódio sobre os adversários e que agora parece se refugiar em camarotes nada fazendo para nos defender dos problemas que eles próprios criaram.

    Não interessa se existe uma óbvia campanha contra o FCP por parte da imprensa e da justiça. Olhar apenas para isso não é a solução. Se a política desportiva, tanto de formação como de aquisições fosse bem e honestamente preparada não precisariamos de nos preocupar com o futuro nem com arbitragens e campanhas orquestradas para nos prejudicar.

    Mourinho deixou-nos uma herança que em nada foi aproveitada. Vendemos os melhores activos de forma ignóbil e contratamos demasiado joio.

    Infelizmente a maioria dos adeptos não parecem estar consciencializados deste cancro que nos devassa o clube. A cada crítica aqui feita à SAD ou aos seus pitbuls (entenda-se SD), cai o Carmo e a Trindade. Parece que os críticos nada percebem de futebol (dizem alguns), e que somos os profetas da desgraça. Enfim, a seu tempo a verdade dará razão aqueles que como eu desde 99 nos opomos à continuação de PdC como líder. Se este tivesse saído do clube em tempo útil, hoje teria uma estátua em frente ao Dragão, coisa que cada vez mais me parece longe de se poder concretizar. A não ser que sejamos invadidos por uma perigosa aura de saudosismo à imagem do que alguns fascistas ainda fazem neste país.


    Quanto à limpeza de balneário, parece-me que não vai ser fácil. Os ordenados e os contratos que temos de (saber) respeitar vão ser inibidores de mercado, a não ser que se ofereça o nosso património. Dou como exemplo máximo uma possivel venda de Postiga. Quem dará hoje em dia 5 milhões de euros por este avançado...

    As limpezas de balneário não são muito amigas do sucesso. Entendo que teremos dispensas prioritárias a fazer mas não sou adepto de uma sangria total.

    Uma última nota para o B. Moraes que me parece ainda o melhor avançado que temos. Não nos podemos esquecer que este vem de uma paragem de quase 2 anos e que está longe ter adquirido ritmo competitivo, seja por força da lesão, da fraca utilização ou pelo facto de nunca jogar na sua posição natural. Sou adepto do futebol de Moraes e não quero que seja dispensado.

    Um abraço a todos e voltarei para mais bitaites de bancada...

    [[]]

    ResponderEliminar
  9. Estou com Jesualdo.

    Faltava-me afirmar isto.

    [[]]

    ResponderEliminar
  10. eu vou dar a minha opiniao em relaçao a jogadores k deviam ir com a a nossa senhora e a possiveis contrataçoes.

    emprestava-paulo ribeiro,lucas mareque,jorginho,renteria,bruno moraes

    vendia-ricardo costa,alan,leo lima e esses gajos sul americanos k ja ninguem se lembra k tao no porto

    chamava de volta-helder barbosa,hugo almeida,bruno vale,paulo machado

    e comprava-filipe teixeira,andres madrid,rossato(outra vez),e um desses avançados k sao baratos mas nao deixam de ser bons avançados(linz,dame,saganowski,meyong,ze carlos)
    ficava assim:
    GR:helton,V.B,Bruno V.
    DD:fucile,bosingwa
    DE:cech,rossato
    DC:pepe,B.A.pedro E.joao P.
    Medios-Assunçao,Meireles,lucho,madrid,ibson,anderson,f.teixeira,paulo machado
    avançados(alas incluidos)-quaresma,barbosa,vierinha,lisandro,postiga(ja sei k vou ser insultado,mas continuo a gostar deste jogador),adriano,H.almeida,e um dakeles avançados de falei.

    eu axo k é um plantel jovem,equilibrado e nao era preciso gastar muito dinheiro para fazer este plantel.

    Só uma nota final,eu escolhia o rossato para defesa esquerdo porque na epoca da "revoluçao" (depois da vitoria na liga dos campeoes)eu gostei muito da pre epoca k este jogador fez.desde a altura do N.Valente k nao temos um defesa esquerdo de qualidade e dos k passaram por la depois foi o k me pareceu com melhores possibilidades de vingar nesse lugar.

    ResponderEliminar
  11. Caro Zirtaev,

    Só para dizer o seguinte – se o FC Porto, este ano, não for campeão isso significará a falência total e absoluta da política desportiva do nosso Clube.
    De facto, nos últimos 5 anos sermos campeões apenas 3 vezes é INTOLERÁVEL !!!

    Então, se também formos campeões este ano (4 em....5 !!!), só vejo uma solução – fechar o clube....

    Aliás, esta já era a minha opinião em 1982....

    ResponderEliminar
  12. Os benfiquistas/sportinguistas situacionistas da inércia também se convenceram que nunca iriam perder a hegemonia ao mesmo tempo que era evidente o cancro que devastava os seus clubes.

    A mim parece-me que mais vale remediar aquilo que é incontestável e que não oferece dúvidas. A falência da estratégia desportiva da SAD.

    Situacionismo:

    situação política dominante;
    permanência de uma situação política.

    A inércia mata o progresso.

    [[]]

    ResponderEliminar
  13. Eu com Jesualdo já perdi a paci~encia, são erros a mais meus caros, com tantos anos de bola, custa-me a aceitar tanta besteira... Enfim, mas como ele é o nosso treinador há q respeitar e esperar uma inspiração divina.

    ResponderEliminar
  14. Caro Situacionista, compreendo a sua ironia e aceito a sua posição, até achei graça ao que escreveu. Sabe que tb estou muito grato ao NGP, mas há algo de diferente agora que nunca aconteceu (pelo menos que tenha visto) nos 25 anos de presidência de PdC, ele está fragilizado como nunca, está à vista de todos. Penso que o momento dele ponderar e muito a saída está a chegar. Não queria muito entrar nesta discussão numa altura tão crucial do campeonato, mas tinha que dizer isto. Tudo tem um fim e PdC no FCPorto está a chegar a esse fim por todas as razões que conhecemos. Sabe que assinei a lista de pedido de recandidatura do presidente no anterior jogo, não neste, por isso estou há vontade para dizer o que penso. Assinei, mas nunca me custou tanto fazê-lo e só ainda não me arrependi porque espero que se PdC se recandidatar leve uma equipa completamente nova consigo, porque senão, serei o primeiro a votar num outro candidato.

    Guga a sua ideia parece realmente interessante. Qt a Rossato foi um nome de que me lembrei no que toca à marcação de livres, acho que ele era muito bom nisso, não sei se continua.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. equipa para a luz:
    helton, zé, b. alves, pepe, fucile, p. assunção, r. meireles, ceh, anderson, quaresma e adriano.

    ResponderEliminar
  16. Acho que o tal jogador bomba que o Porto precisa, é um centro campista com muita qualidade mais essa. Marca livres de forma superior e raramente falha. Joga no Belenenses e chama-se José Pedro. Eu juntaria-o ao rol de possiveis aquisições.

    ResponderEliminar
  17. SITUACIONISTA - espírito irónico quanto baste. Sim senhor.
    É a sua opinião e eu respeito-a.
    Agora, não se esqueça é do seguinte:
    5 anos -
    2 campeonatos com quem? com quem?
    Bem me queria parecer. Foram anos de ouro, anos de ouro.

    1 campeonato desperdiçado (na minha modesta opinião, claro está)

    1 ganho com esse ínsigne vulto das Letras e lides futebolísticas chamado Co Adriaanse (está a treinar esse potentado do futebol mundial chamado Metalurg na Ucrânia) e cujo mérito que lhe reconheço foi o da disciplina. Também os teve no sítio para mandar a SAD às malvas mas aí também mostrou o seu egocentrismo...

    1 campeonato perdido ou ganho com Jesualdo? Palpita-me a resposta, palpita-me a resposta.

    No resto, meu caro amigo, quando os Caldeiras, Teles, Costas, Henriques e quejandos abandonarem o barco cá estarei para ver alguns dos que hoje se deliciam com a sua gestão a deitar as mãos à cabeça!!

    ResponderEliminar
  18. Caríssimos:
    mais que nunca o tempo é de união.
    Questões acerca da filosofia da SAD não podem ser colocadas só qd se perde. Em Novembro /Dezembro não me lembro de nng os questionar. A avaliação à sua actuação deve ser contínua e não apenas baseada neste ano. E conforme já disse há mt tempo não é de agora que falha em relação a treinadores. Lembro que desde Oliveira (pelo menos para mim) foram barretes uns atrás dos outros, excepção ao Special One. Lembro Fernando Santos (que conseguiu perder o hexa), Octávio, Del Neri, Fernandez, Couceiro. Até mesmo Adriaanse (aposta pessoal do presidente pela disciplina) falhou em certos aspectos, nomeadamente na capacidade de lhe transmitirem a cultura e mentalidade do FCPorto.
    Daí que digo não se avalie só pelo passado recente, mas pelo que vem mais de trás.
    Independentemente disso é hora de união: a campanha para levar os vermelhos ao colo já aí está, os jogadores deles já prometem dedicar o título aos adeptos no fim. Por tudo isto é preciso unir, espicaçar o orgulho dos nossos jogadores, fazer com puxem dos galões e se esfarrapem todos.
    O meu medo é ler os relatos dos treinos como o que vem hoje no Mais Futebol. Numa altura que devia ser de concentração e de cerrar dos dentes vejo muitos sorrisos e descontracção. Mas espero que seja só manha....

    ResponderEliminar
  19. Guga,
    Esqueceste o Ivanildo e o Diogo Valente, sempre são jugadores tugas escusamos de andar com Pitbuls e Leos Lima.

    ResponderEliminar
  20. DRAGÃODEAGUEDA -

    Meu caro amigo você escreveu que "questões acerca da filosofia da SAD não podem ser colocadas só qd se perde. Em Novembro /Dezembro não me lembro de nng os questionar"...

    E eu respondo-lhe: olhe que não, olhe que não...

    Já há muito tempo que algumas (muitas) vozes insuspeitas têm trazido aqui a lume algumas questões incómodas para a SAD...

    No resto tem o meu amigo razão nalgumas coisas.
    O Oliveira (de quem eu até nem gosto como homem) ainda cumpriu com o que se lhe pedia, o Fernando Santos, pelo menos, era um cavalheiro...
    Mourinho era Mourinho.
    No resto, as apostas pessoais passaram por Octávio, Del Neri, Fernandez (embora aqui se calhar em jeito de recurso de última hora), Couceiro, Adriaanse e até Jesualdo...

    É por isso que eu digo: se o treinador falha, quem o escolheu também.

    No resto: os jogadores ainda precisam de mais apoio? Se calhar... mas para isso era preciso que as portas do Olival fossem abertas aos sócios e simpatizantes... e, que eu saiba, não são. Deve ser com medo que algum ainda ouça o que não quer!!!!

    ResponderEliminar
  21. Passem no blog do lucho e deixem a vossa opinião sobre o momento q se vive actualmente no dragão

    ResponderEliminar
  22. Caro Quintino,
    nenhuma dúvida em relação a essa política de relações públicas que sugere quando fala dos treinos no Olival. Até nisso Mourinho era diferente: quando se perdia o treino seguinte era nas Antas à porta aberta.
    Quanto à SAD quero deixar uma coisa bem clara: não os defendo. Aliás custa-me pensar que alguém que é adepto ou sócio de um clube (suponho que os elementos da SAD o sejam) ganhem milhares e milhares por mês. Mas deve ser da minha ingenuidade.
    Por último reforço: vamos passar por cima de algumas coisas e unir-nos todos.
    O momento exige-o.
    Volto a perguntar: equipa para a Luz? Sugestões? Agora que parece que já todos perceberam que Lisandro estará out?
    Bosingwa deve subir para o meio campo, para dar pressão e velocidade?

    ResponderEliminar
  23. Boas aquisições para a próxima época seriam:

    Marco Ramos-Lateral esquerdo do Lens,vejam um jogo Lens e percebem a diferença entre este jogador e Cech,Mareque,Roosato e Areias que ainda pertencem ao FCP.

    Bruno Amaro-médio do Nacional,trata-se de um jogador bastante agressivo no bom sentido e é muito bom na marcação de bolas paradas.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  25. Depois sonhando um pouco:

    GERAERTS-médio do Standard Liege,joga como trinco e não deve ser muito caro.
    Aqui fica a opinião de Luis Freitas Lobo:
    Tecnicamente dotado, lutador, polivalente (pode jogar no centro ou na ala, até como lateral-direito, lê o jogo de trás para a frente, partindo de posições recuadas, Geraerts é um médio todo-terreno que fisicamente resistente (1,80m. e 78kg.) trabalha para a equipa durante 90 minutos com a mesma intensidade. Tem visão ofensiva e poder de remate. Esta época já fez 6 golos em 12 jogos.

    ResponderEliminar
  26. Continuando a sonhar:
    OSCAR CARDOZO-avançado do Newell´s Old Boys.
    Aqui fica também a opinião de Luis Freitas Lobo:
    Alto (1,93m. e 83kg.) esguio, canhoto, com grande domínio de bola e rápido a executar em espaços curtos, tem um remate forte e colocado com o seu pé esquerdo. Tanto pode jogar em cunha na área, pois é também exímio a jogar de cabeça, como mais solto, fugindo da área para procurar depois espaços vazios de penetração, embora não seja muito rápido.
    Ingressou esta época no Newell`s (11 golos em 16 jogos) vindo do Nacional do Paraguai. Um nº9 que é proibido perder de vista.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Ou seja é presiso INVESTIR na qualidade em vez da quantidade,por isso só apostaria na aquisição de quatro bons jogadores para as posições que referi e faria regressar Paulo Machado e Hélder Barbosa.
    E também ficaria com o defesa central Eliézio.

    ResponderEliminar
  29. São questões a mais, mas vou dar alguns palpites:::
    Neste momento com as ultimas lesões stamos limitados e os jogadores à disposição para substituir não tem de facto qualidade.
    F+ísicamente e psicologicamente, tudo muito mal.
    O silencio do Presidente pesa.
    A mística está a acabar e isso é um desastre.
    A política de aquisições deve ser toda repensada já falei anteriormente que imensos jogadores tem de ir embora e há que rescindir ou vender imensos com grande prejuízo para de novo termos um crescimento que seja sustentado e não à sorte como até aqui.
    Culpa disto??? A $ad.
    Jesuldo anda à deriva mas tem algumas atenuantes, embora poucas pois tem metido água mesmo com o plantel mais completo.
    Que fazer???
    Atitude e gamhar na capoeira, ganhar o campeonato e dpois então preparar a nove época como deve ser.
    Presidente, fale e mande uma mensagem dura lá pra dentro.

    ResponderEliminar
  30. Portistas atentem a isto, PdC está rodeado de cobras venenosas:

    «Se a isto [notícias sobre a divida de Reinaldo Teles ao casino Solverde] juntarmos o facto do “24 Horas” ser de Joaquim Oliveira, com quem Pinto da Costa já não fala, nem quer que lhe falem dele e o “Correio da Manhã e Record” serem da Cofina, empresa da qual, o presidente do Conselho fiscal da FC Porto, Domingos Matos,é administrador, melhor se entende como vai a política no seio de um dos maiores clubes portugueses, assim como a vontade de substituírem o “Papa”. Será que o vão conseguir?»

    Já não sei o que pensar. Estão a fazer a vida negra a PdC de dentro do próprio clube.Ao querermos que PdC saia só estamos a dar apoio a estas cobras.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. O presidente do Conselho Fiscal Domingos Matos é realmente accionistas e faz parte da direção da empresa Cofina que por sua vez tal como o Zirtaev muito bem refere é dona do Correio da Manhã e do Record e ainda acionista do grupo Impresa que detem a SIC.
    Por isto e outras coisas é que acho que FCP precisa de renovar os seus quadros começando pelos seus orgãos sociais.

    ResponderEliminar
  32. O maior problema do FCP neste momento é sem dúvida a pessima gestão desportiva que está baseada em interesses que pouco ou nada têm haver com o FCP.
    Quanto a Jesualdo Frreira é verdade que não escolheu o plantel e que não lhe deram os reforços que ele realmente queria em Janeiro,mas a deficiente preparação fisica por exemplo já é da sua responsabilidade pelo que a sua continuadade deve ser bem avaliada no final da temporada.

    ResponderEliminar
  33. alguem sabe se o anderson esta operacional para a luz? eu penso que o problema principal da equipa do porto está no meio campo. como diz o dr rui moreira e com razao o lucho em cada jogo faz passes decisivos mas o que é certo é que ele para mim ja entra em jogo cansado! no ano passado era ele pautava o jogo do porto, este ano limita-se a ver jogar os outros! porque sera que o jesualdo mete sempre o lucho!!!

    ainda acredito no titulo!

    força PORTO

    ResponderEliminar
  34. com este comentario nao quero responsabilizar o lucho pela má forma da equipa! é só um comentario construtivo! qem é o nosso preparador fisico? foi alguem que veio com o professor jesualdo!

    ResponderEliminar
  35. Calma portistas!
    O que se passou este fim-de-semana não tem desculpa, mas temos de recuperar!
    Ou não somos nós os Campeões Nacionais, líderes do campeonato nacional, e o FC PORTO!!!
    O nosso clube tanto faz bons jogos, como de seguida parece que os jogadores nem se conhecem. Algo está mal.
    Mas espero que o Jesualdo Ferreira aproveite estas duas semanas para ver bem os erros, pois agora não podemos voltar a escorregar.
    O campeonato está no último terço e neste momento só a vitória nos interessa seja em que jogo for.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  36. Zirtaev, o teu ultimo comentário vem exatamente ao encontro daquilo que venho dizendo há meses. A SAD do Fc Porto precisa de uma limpeza geral. É óbvio que se por um lado Pinto da Costa está desgastado e, devido aos seus 69 anos de idade, já não tem a astucia de outros tempos, depois há exatamente as cobras venenosas que circulam à volta dele e que ainda tornam a coisa bem pior. O que fazer? Foda-se! Eleições! Malta nova. Livrarem-se desses comissionistas de uma vez por todas. Mantenham-se as secretárias e os escriturários mas renove-se a administração e os altos cargos todos.
    Já conheço o Dr.Rui Moreira e a sua familia há muito tempo. Vivi na Foz toda a minha vida e conheço os corredores todos daquele Palacete fantástico na Av.de Montevideu.
    São pessoas de altissimo nivel. O Dr.Rui Moreira é uma pessoa inteligentissima que ama o Fc Porto e que tenho a certeza absoluta que saberia guiar o clube no futuro assente na mistica e na grandiosidade que PdC fantásticamente construiu.

    ResponderEliminar
  37. Quanto ao Zé Pedro do belenenses? O que acham?

    ResponderEliminar
  38. Quantos nomes de clubes pequenos brilharam e depois vieram para o Dragão e nada feito?

    O plantel do FCP é jovem e pode evoluir muito, embora existem muitas lacunas.

    Dos emprestados, Elizio, Paulo Machado ( já nos júniores era o único que corria e o Vieirinha era o maior ), H. Barbosa voltavam.

    Já agora, quantos jogos o Mareque jogou ? E esteve assim tão mal ?

    Jogadores que gosto, Zé Carlos ( Braga), Madrid ( Braga ), Luís Filipe ( Braga ), Bruno Amaro ( Nacional ), Filipe Teixeira ( Académica ), Linz ( Boavista), poderia dizer 24 jogadores, mas bem vistas as coisas, contratar esses jogadores não era a mesma coisa do que fizemos quando veio o Alan, o Clayton, o Marco Ferreira, etc, são jogadores que só brilham nos pequenos ? E isso é normal em TODOS os clubes, as camisolas pesam a alguns jogadores, agora é necessário é reduzir a margem de erro e isso cabe aos olheiros.

    Quanto ao presidente e treinador, já se falaram aqui tantas coisas que quando escrever a próxima crónica eu dou a minha opinião.

    Mas, amigos, neste altura é mais fácil bater quem está em baixo, o que me desgosta é ver portistas a bater pior do que os nossos rivais.

    Atenção, quando digo bater, não digo criticar, isso sempre, mas criticar para construir, agora só destruir, para isso não contem comigo.

    ResponderEliminar
  39. Zirtaev,
    Continuo a não poder dizer quem sou e mesmo para escrever o que escrevo sei que corro risco. gostei da cronica de MST e estou muito curioso como que Rui Moreira vai dizer hoje à noite. Com vamos ainda à frente, não vai partir muita loiça mas vamos ver. são as duas vozes que na bola, no record e no trio de ataqu vão dizendo umas verdades. agora toda a gente começa a perceber melhor se calhar tambem o que eu ja escrvi aqui. sei que para muita gente não se pod atacar a sad, não se pode falar dos erros proprios. a lei do silencio impera. cá dentro o ambiente anda de cortar à faca e já se fala que vem ai o oliveirinha para ajudar o pinto da costa a fazer mais um mandato. vai ser bonito quando eles se pegarem.
    o professor é a pessoa menos culpada como alguns já perceberam. pediu ovos de galinha para a omolete, trouxeram-lhe uma codorniz argentina e um que nao jogava. lixaram o balneario com as vendas que nao se venderam. ninguem fala com ninguem, as portas fechamse e ouvem-se sussurros. dinheiro não há. uma pergunta: se o fcp ficar em 3º o que vao dizer? e pode ficar muito bem em terceiro porque se perder na luz fica a dois do benfica e o sporting só 3 atras. eu gosto muito do que o zé luis escreve é mais inteligente do que o situacionista. quer animar a malta e não deita a toalha ao chao, como faziam as velhas equipas do nosso fcp. ao situacionista falta conhecer o que se passa no clube o que lhe enevoa a vista. mas nao tenham duvidas que o rui santos tem razao e a era de jnpc já terminou. agora é uma gestao muribunda, salve-se quem puder, ganhe-se o que se pode nas negociatss enquanto é tempo. uma pergunta final:
    a sad é uma sociedade cotada na bolsa e tem um administrador que tem 60000 contos de dividas de jogo no casino? que exemplo é este para quem cá trabalha todos os dias que já anda com o credo na boca para ver se leva ordenado para casa. porra, não somos o FC Sicilia nem o atletico das galinheiras. e não digo mais porque o resto vai aparecer quando nao houver caroço para pagar os ordenados. podem vender as transmissoes até 2099 que noa há dinheiro que vede isto meus caros portistas.

    ResponderEliminar
  40. ..." E se, em jogos muito difíceis e a 5 minutos do fim, os adversários do FCPorto deixassem a baliza aberta em livres a 35 metros de distância? "...

    Resposta :

    Mandava-se juntar o auto ao processo !

    ResponderEliminar
  41. miguel vareta sempre tive uma admiraçao por esse jogador,assim como pelo ricardo nascimento.mas é o k se chama de eternas promessas k nunca saiem de clubes pequenos.
    Dragaodeagueda a minha ekipa para o cesto de pao(luz)seria a seguinte:helton,ze,pepe,Alves,fucile,assunçao,lucho,meireles,cech,quarsma,adriano.

    ResponderEliminar
  42. Amigo Zirtaev,acabo de ler no JN que foram apanhados miúdos a roubar no sábado carros..e eles foram presos..tens noticias ?

    ResponderEliminar
  43. Estou completamente aterrado com o que acabei de ler. Este fulano que diz que não se pode identificar trabalha na SAD. É bom que ele nos vá pondo ao corrente do que ali se vai passando que é para abrir os olhos a muito boa gente.
    Eleições já, já, já...

    ResponderEliminar
  44. é muito preocupante o que essa pessoa da SAD nos conta.
    já há algum tempo que se fala em divergências entre os elementos da SAD mas chegar ao ponto de poder não haver dinheiro para salários é outra conversa.

    inadmissível e injustificável !!

    ResponderEliminar
  45. o pinto da costa é e sera sempre o nosso presidente... foi ele que nos fez ver grandes vitorios do nosso grande clube que jamais esquecerei.... sempre apoiei o pdc e sempre apoiarei.

    ResponderEliminar
  46. Acho muito estranho que surja este informador temeroso precisamente neste momento! Se é elemento da SAD está a ser desonesto com o elenco a que pertence e seria melhor falar abertamente nas reuniões em que participa e denunciar nesses locais sem medo o que afirma aqui! Um comportamento deste tipo não é nada abonatório para quem o faz, deixa-me a pensar em questões como oportunismo, cobardia e até carolinismo contagiante...

    ResponderEliminar
  47. "E se, em jogos muito difíceis e a 5 minutos do fim, os adversários do FCPorto deixassem a baliza aberta em livres a 35 metros de distância?" - Que mal perder (nos dois jogos); será que não reparaste que a bola toca no defesa do Estrela?? Será que estas a confundir o guarda redes do Estrela com o do Leiria há uns anos atrás? - é que, ao contrário do outro, eu tenho a certeza que o do Estrela não vai para o Benfica para o ano como forma de prémio!!!

    ResponderEliminar
  48. oh Meireles ... que inocência é essa? De que mundo és? Estas a ser hipocrita ou a ser falso moralista?

    ResponderEliminar