29 março 2007

Se o F. C. Porto ganhar só pode ser por engano

«Por muitas e variadas razões a equipa do F.C. Porto está obrigada a ganhar o jogo que vai disputar com o Benfica no dia dos enganos.

Esta crónica não vem publicada na secção desportiva deste jornal (espero eu...) e bem, porque o Benfica-F.C. Porto de domingo é muito mais do que um simples jogo de futebol.

No 1.º de Abril é costume contar-se mentiras. No clássico do próximo dia dos enganos, as aparências iludem. Um campo relvado, a moldura humana condizente garantida, uma bola, 11 de cada lado e um trio de arbitragem à primeira vista parece que só temos um jogo de futebol, mas, na verdade, temos bastante mais que isso.

A equipa do clube e da SAD de que Jorge Nuno Pinto da Costa é presidente (desde sempre, na memória dos maiores de 25 anos...) tem de ganhar no domingo por várias razões, nem todas desportivas.

Primeira razão. Desbaratada a vantagem pontual conseguida na fase inicial da prova, qualquer outro resultado que não a vitória terá consequências negativas. Uma eventual derrota ditaria a perda da liderança e aproximaria perigosamente o Sporting; e mesmo o empate, conservando o primeiro lugar, induziria um stress pós-Benfica de grande intensidade, sobretudo quando o seu calendário final é objectivamente pior. Para ser campeão, o F.C. Porto deve ganhar. Não chega pontuar.

Segunda razão. O orçamento da SAD portista para o futebol é o mais bem nutrido de todos os clubes portugueses. Apesar de essa superioridade não ter impedido as últimas vitórias europeias do F.C. Porto contra clubes de orçamentos infinitamente maiores, ganhar não deixa de ser uma obrigação de quem mais investe. Os sócios não gostarão e os accionistas não entenderão que seja de outra forma.

Terceira razão. É fundamental pôr uma pedra na suspeição lisboeta generalizada de que o F.C. Porto só vence campeonatos com ajuda dos árbitros. A verdade, doa a quem doer, é que para a arbitragem funciona a teoria dos alcatruzes da nora. Nos grandes números as coisas sempre se equilibram entre os "grandes" e, quando muito, serão os mais pequenos que poderão ter razões de queixa dos três maiores. Acontece que este ano é o Benfica que anda a ser "levado ao colo" e esta suspeição, tão mediatizada pelas violações do segredo de Justiça do processo Apito Dourado, tem implicado um prejuízo extraordinário aos dragões. Ganhar este ano, é reviver o primeiro título conquistado por Pedroto ao cabo de 19 anos de poder da capital. Contra tudo e contra todos…

Quarta razão. Está em curso a mais violenta ofensiva dos últimos 25 anos contra Pinto da Costa. Mesmo percebendo aqueles que dizem que ele se pôs a jeito em várias ocasiões, não podemos esquecer que o ataque público às suas "virtudes" privadas só existe porque Pinto da Costa é presidente do F.C. Porto e, sob o seu comando, Benfica e Sporting deixaram de poder partilhar as vitórias e o poder do futebol em Portugal.

Isto é tão mais grave nos dias que correm, quanto o futebol deixou de ser apenas um jogo para se transformar num negócio que pode envolver milhões, se a cabeça dos dirigentes e os resultados da equipa derem uma ajuda.

Quinta razão. Embora disponha hoje de uma afirmação e de um reconhecimento nacional e internacional, o F.C. Porto tem sido a bandeira do Norte, que se tem de erguer mais alto sempre que os políticos falam e voam mais baixinho, como é o caso actual.

Num ano em que as estatísticas arrasam a Região Norte, uma derrota no futebol só contribuirá para diminuir a auto-estima e potenciar a depressão, atrasando o suplemento de alma indispensável ao combate que é preciso travar no Norte, para melhoria das nossas condições de vida.

Como a vida me ensinou a não acreditar em milagres, vistas estas razões, acho que só deixarão o F.C. Porto ganhar se for por engano.»

Manuel Serrão in Jornal de Notícias

32 comentários:

  1. Se percebi o que Manuel Serrao nos quiz elucidar com este texto, parece-me um bocado de negativismo desnecessario. E logico que nos vao fazer a vida negra na Luz mas acho que todo o departamento de futebol do Fc Porto ja sabia disso. E logico que nao vamos poder fazer faltas naqueles 10 metros a frente da grande area, e logico que nao vai valer a pena cair ao chao nas proximidades da area do Benfica, mas o que teremos de fazer e jogar futebol total e nao dar hipoteses. Secar o Simao o Piccoli e o Padeiro do Petit primeiro e partir para cima deles sem medo.
    Nem que so facamos 3 ou 4 jogadas com pes e cabeca, uma delas vai ter de dar golo e se o Porto marca nos primeiros 10 ou 15 minutos o Benfica desaba.
    Se as coisas tiverem a correr bem, poupa-se o Anderson, se as coisas tiverem a correr muuuito bem, ao intervalo, poupa-se o Quaresma tambem

    ResponderEliminar
  2. Realmente o M. Serrão está mais negativista do que nunca.

    Sinceramente, estou muito confiante para o jogo. Sem percalços de última hora e com um Lucho mais fresco faremos um bom resultado.

    [[]]

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que ele está a ser irónico.

    Mas excelente mesmo é a fotografia escolhida, parabéns Zirtaev.

    ResponderEliminar
  4. Tens razão Menphis. Embora a última frase dele me pareça de facto negativista. Não existem milagres e só deixarem o FCP ganhar se for por engano é demasiado redutor. Mas percebe-se a ironia...

    [[]]

    ResponderEliminar
  5. «Director municipal de planeamento ligado a Vieira
    Luís Filipe Vieira beneficiado com alterações ao PDM de Lisboa
    28.03.2007 - 09h07 José António Cerejo PÚBLICO


    A viabilização de um loteamento de grandes dimensões em terrenos adquiridos por Luís Filipe Vieira à Petrogal, nas imediações da Expo, teve por base um projecto elaborado por um “atelier” de arquitectura com o qual o director municipal de Planeamento Urbano da Câmara de Lisboa, Fernando Pinto Coelho, colaborou durante muitos anos.

    Pinto Coelho foi um dos principais responsáveis pela alteração do Plano Director Municipal de Lisboa que, em 2004, tornou possível a aprovação de projectos como os que o presidente do Benfica tem para aquele e outros terrenos industriais da zona oriental da cidade.

    O director municipal nega que as alterações ao PDM tenham algo que ver com interesses de Vieira, mas confirma que trabalhou para ele no Algarve e confirma que mantém estreitas relações com o arq.º José Vaz Pires, que define como o seu “melhor amigo”, com o qual assinou muitos projectos em co-autoria, sendo coproprietário, com ele e um colega, da vivenda do Restelo onde funciona o seu atelier. Em todo o caso, garante, não teve qualquer intervenção no deferimento, em Novembro passado, do pedido de informação prévia subscrito por Vaz Pires.

    Em consequência da proposta então aprovada pela maioria camarária, vai ser possível construir nas antigas instalações da Petrogal na Rua da Centieira um total de 674 fogos, além de 3243 m2 de lojas. O pedido de informação prévia do loteamento foi apresentado em Junho de 2005, salientando a memória descritiva que “corresponde a um trabalho iniciado há ano e meio e vem no seguimento da publicação das alterações em regime simplificado [ao PDM] levadas a cabo pela autarquia e que permitiram as condições técnico-legais para desenvolvimento desta proposta”.

    Graças a essas alterações, o artigo 64 do regulamento do PDM passou a permitir que as “áreas consolidadas industriais” – como é o caso – sejam ocupadas por “superfícies comerciais, serviços, habitação e equipamentos colectivos”, embora tenham que continuar a ser “predominantemente” ocupadas com indústria. Até aí era possível fazer alguma habitação e comércio, mas essas construções não podiam ultrapassar os 30 por cento da superfície construída.

    Segundo Fernando Pinto Coelho – que trabalhava nos Espaços Verdes até ser convidado por Carmona Rodrigues para director do planeamento –, as alterações aprovadas em Setembro de 2003 (com o voto contra do PCP e a abstenção do PS) e publicadas em Março de 2004 foram decididas para “reconverter certas áreas obsoletas e trazer novos habitantes” a Lisboa.

    O próprio Governo, acrescentou, deu instruções para que essas alterações fossem feitas, de forma a adequar o PDM ao plano regional de ordenamento do território. Publicadas as alterações, os proprietários das diversas parcelas industriais ficaram com os seus terrenos valorizados. Mas nem todos passaram a poder beneficiar por igual com elas.

    Embora o novo texto do regulamento nada diga nesse sentido, os serviços camarários passaram a interpretá-lo como se a predominância dos usos industriais – ou seja, a obrigação de os manter em 50,1 por cento dessas áreas – se se medisse em relação à totalidade da zona oriental e não em relação a cada uma das parcelas, ou até das diferentes manchas industriais. Quer isto dizer que das alterações efectuadas beneficiam, antes de mais, os primeiros a chegar. Quando estes estiverem servidos pode acontecer que estejam esgotados os 49,1 por cento, para além dos quais não pode haver transformação de usos – e quem vier a seguir já nada poderá construir.

    A decisão de interpretar o regulamento desta maneira, diz Pinto Coelho, foi ditada por razões técnicas e “determinada superiormente”. Como boa parte destas áreas está há muito ocupada com usos terciários que não vão ser abandonados, e como Vieira comprou e está a comprar outras parcelas na zona, tudo indica que será ele – que o PÚBLICO não conseguiu contactar – o grande beneficiário da polémica alteração do PDM de Lisboa.»

    -Um brinde para todos os que se
    interessam com a verdade!...Esta notícia foi publicada no Público em 28/03/2007 no suplemento Local!...

    ResponderEliminar
  6. Bom dia a todos

    Uma prenda aqui do mitico:

    Ontem coloquei este link no comentário ao post mas acho que todos devem ver porque é disto que o país precisa... HUMOR!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=EyLiTqLE3vE

    Abraço a todos!!!

    PS: Cuidado!! Querem matar o benfica!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Descontando a eventual ironia, que não é perceptível a não ser pela conclusão final, as premissas têm algo de idiota ressabiado e ao lê-las pensei tratar-se de algum benfiquista, nem que fosse camuflado.
    O negativismo detectado advém do facto de o Manel pensar mesmo assim, julgo eu que não o escreveu por acaso. Essa "vaga de fundo" que justificaria o "contra tudo e todos" para rematar que "só nos deixam ganhar por engano" é um exercício especulativo que não apaga o sentido do autor na veracidade das premissas - que me parecem erradas.

    Sobre a OBRIGAÇÃO de ganhar:
    Esse é um mal de que padecem os adeptos. Ninguém tem obrigação de ganhar se tudo fizer para o conseguir e não o lograr.
    Não é uma final, onde se impõe essa lógica de conquista do "matar ou morrer", só um pode ganhar mas há muitas maneiras de lá chegar. Mesmo não jogando para ganhar.

    Com o FC Porto subitamente debilitado pela lesão do Lisandro e atendendo à forma como correu o jogo, frente ao Sporting o empate já era bem bom. Continuo a achar que por infelicidade, a falta da pontinha de sorte que acabou por sorrir ao adversário, o FC Porto não pontuou na última jornada. Quem tinha de ganhar era o Sporting e não me pareceu muito convicto disso, na 2ª parte jogou para empatar e...
    A Selecção acabou de empatar na Sérvia porque do banco não saíram sinais para ganhar. Mas o empate servia e Scolari ficou satisfeito. Mais uma vez, a Selecção não subiu uns degraus classificativos por mérito seu, mas porque a Finlândia perdeu em Baku, como no sábado a Sérvia perdera em Almaty. Portugal sem pouco fazer a não ser bater uma medíocre Bélgica está agora em posição privilegiada, apesar de ter empatado na Finlândia onde merecia perder, apesar da derrota na Polónia onde merecia ser goleado e apesar do empate em Belgrado onde com o vento pelas costas e limitado a remates de longe que lhe deram um "chouriço" contra o vento logo no início fez o serviço mínimo e obteve o mínimo dos resultados com pouco dispêndio pelo menos de algum rasgo vindo do banco - o que nunca sucedeu com este infame seleccionador em 4 anos de mandato que valeu pela sorte que nos trouxe à Selecção.
    Isto para dizer que o FC Porto não tem OBRIGAÇÃO de ganhar na Luz. Empatar e continuar com o Benfica a um ponto não é nada do outro mundo, antes só manterá a equipa concentrada nos limites para fazer até ao fim sempre melhor do que o adversário, com a certeza de a vantagem do confronto directo ser do FC Porto (em caso de empatar domingo, essa a premissa).
    Não significa que se deve jogar para empatar, algo que não vejo o FC Porto fazer. Mesmo numa 1ª parte fraquita com o Sporting, não se jogou para empatar, jogou-se foi mal em função do adversário que colocou dificuldades tácticas não superadas. Mas a vontade está lá, sempre, e esse mérito a equipa mantém-no intocável e não perde para ninguém nessa comparação.
    Acredito na vitória, mas não para provar alguma coisa a alguém. O que importa é continuar em 1º e como sempre disse de 3 resultados possíveis há 2 favoráveis ao FC Porto.
    Se a lógica de Scolari é aceite na Selecção e ninguém contesta, a de que empatar foi bom e sem Portugal estar em 1º, imagine-se um empate na Luz...
    Não percebo, mais uma vez, é como os portistas são um factor de pressão acrescido pela cega evidência da OBRIGAÇÃO de ganhar.
    Como disse na época passada, nem me importaria de perder os dois jogos da Liga com o Benfica se o FC Porto fosse campeão. Fiquei satisfeitíssimo da vida com o título e as duas derrotas com os encornados embora custem a engolir são um mal menor.
    Tal como deve ser a lógica no domingo. Ao menos o empate e não acredito que o FC Porto perca o título. Aliás, nem com derrota acredito que o FC Porto deixe de ser campeão - e porque estou sempre convicto de haver três resultados possíveis no futebol mas só uma equipa campeã no final da época, por muito que não convença o resto dos adeptos como o título de 2005 não convenceu Manuel Vilarinho ao lembrar que no tempo de Jorge de Brito é que o Benfica jogava bem.

    ResponderEliminar
  8. eu acredito na alma desta equipa...mas todos têm q remar para o mesmo lado...e todos terão q suar a camisola...venha dái um 4-4-2 e Anderson de início. Para ficarem cheios de medo logo no início...força porto!!

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o Zé Luís. Também me pareceu que o texto era de um adversário, e tive de ir ao fim ver o nome do autor para me convencer do contrário.
    É de um negativismo muito exagerado e conclui com uma fase absurda - a de só nos deixarão ganhar por engano. Mas alguém se lembra do FCP ter facilidades nestes jogos? Na 1ª mão, tivemos o pior árbitro que podíamos esperar (o P. Proença é um pouco melhor), à segunda entrada violenta sobre o Anderson partiram-lhe a perna - sem que fosse marcada falta - e nem por isso deixamos de ganhar. Foi engano? Não, foi o habitual. Fomos suficientemente superiores para ganharmos contra todos.
    Contra o Sporting, fica por marcar um penalty por falta sobre o Pepe. Foi diferente do habitual? Nem por isso. O penalty teria sido marcado, se fosse ao contrário? Sem dúvida. No entanto, continuamos a poder encontrar as respostas para a derrota em nós próprios. Simplesmente, estivemos muito longe do habitual. E, assim, mesmo com algum azar e apesar da arbitragem, a derrota não causou escândalo.
    Discordo em absoluto de que o nosso calendário é mais desfavorável. Após este jogo, temos o calendário mais fácil dos três candidatos - e o Benfica e o Sporting ainda tem de jogar entre si. Por isso, o empate ainda nos deixa boas perspectivas para sermos campeões (e voltamos a ser a única equipa a depender apenas de si própria). Mas, mesmo sem Licha, e talvez até sem Lucho, a vitória está ao nosso alcance - se entrarmos em campo com a garra habitual.

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas

    O que o Manuel Serrão pretende dizer, e estou plenamente convencido que todos nós pensaremos da mesma maneira, será que temos de ganhar, para de uma vez por todas exorcizar todos os itens que ele aponta, nomeadamente vantagem desbaratada, orçamento da SAD, suspeição lisboeta, ofensiva ao Presidente e a bandeira nortenha.

    Rematando com a sua ironia, que vai ser difícil deixar-nos ganhar, tendo em conta o dia dos enganos e pelos motivos anteriores, mas deixa bem claro que só a vitória interessa.

    Claro que isto é também um pouco psicológico, pensando eventualmente em algum recado para os jogadores, que ao lerem a crónica, jamais podem pensar noutro resultado que não a vitória. Todavia concordo que lá mais para o fim do jogo, o resultado mantém-se empatado, serve perfeitamente os objectivos.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  11. e dp com o adepto do slb pedrinho proença todos temos q concordar q n vai ser nada fácil ao fcp...mas há q acreditar

    ResponderEliminar
  12. Continuo a achar uma boa nomeação na medida do possivel. Agora já se sabe em arbitragem portuguesa tudo pode acontecer...

    ResponderEliminar
  13. Não vejo assim tanto negativismo por parte do Manuel Serrão. Pelo contrário. Ele abrange todos os grandes problemas que atravessam a vida presente do FCPorto. Além das dificuldades do costume, este ano, temos mais algumas e ao dizer que o FCPorto só ganha se for por engano, quer dizer que é quase impossível uma equipa ganhar com tantas adversidades, ou seria, se não se trata-se do FCPorto. Ao dizer que é obrigatório ganhar, ele diz precisamente que só uma equipa o pode conseguir contra tudo e contra todos, o FCPorto, ou seja só uma equipa pode conseguir o tal milagre em que ele não acredita. Isto para mim é um grande voto de confiança.

    É assim que vejo o texto, mas aceito outras interpretações.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Reparem nisto:

    "o juiz [Pedro Proença] disse e repetiu ao JN, várias vezes, que não é arguído no processo "Apito Dourado". "Nem sequer suspeito como refere o dito jornal... Não brinquem comigo nem com o meu nome! Sou um homem de bem. Nem costumo falar à Imprensa mas desta vez teve mesmo de ser"
    "Sou apenas e só assistente do caso. E tratou-se de uma decisão voluntária minha"
    In JN

    É incrível como um jornal (correio da manhã) no dia seguinte à nomeação manda uma noticia daquela para a primeira página. Que vergonha. O Correio da Manhã deve estar atolado de processos até ao pescoço por calúnias e mesmo assim continua com elas, será só para vender mais jornais ou tem alguém que os protege nestes casos? O que ganham a vender meia dúzia de jornais a mais dará para pagar todas as indemnizações a que são condenados?

    Enfim...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Do Proença e do CM eu não vos dizia, ontem, o que achava?
    Tou como o Teixeira, a nomeação podia ter sido pior, lembremo-nos que estava lá o slb.
    Contudo, facto mesmo é que Proença é sócio de camarote na Luz.
    Mas agora há que jogar com isto tudo. Mas a Imprensa já pode escolher saídas para análises possíveis consoante o resultado. O árbitro só estará livre de suspeita se o Benfica ganhar. Caso contrário, mesmo sem erros, alguém lembrará como ele estaria condicionado pelas notícias a seu respeito.
    Em suma: uma má nomeação que não protege o árbitro, essa é a verdade.

    ResponderEliminar
  16. Isto cumpre com a Deontologia de um jornalista:
    -A imparcialidade:

    Isto é uma crónica de um frustado e doente mental do Rascord:

    O crédito do apito

    "Realmente, vamos acreditar em quê e em quem? Pinto da Costa viu mais um processo do caso Apito Dourado ser arquivado. O presidente do FC Porto saiu ileso do crime de que era acusado relativamente à da Taça de Portugal de 2002/03, embora nada limpe a memória das notícias que o indiciam como criminoso. Também não é nada que o preocupe, pois já passou o tempo em que se preocupava com as notícias.

    Agora, volta a estar mais preocupado em falar dos jornais, do que propriamente de outras matérias. Falta saber o que acontecerá nos restantes processos em que está indiciado, mas a verdade é que, de arquivamento em arquivamento, o Apito Dourado vai perdendo crédito e dá razão a quem se achou que, feitas às contas, seria só fumaça. E será? Desejo que não, esperando apenas justiça.

    Há factos que não podem passar impunes e não quero acreditar que o trabalho dos inspectores da Polícia Judiciário seja tão desvalorizado, E, depois, está também em xeque a credibilidade dos magistrados.

    Autor: MARCO AURÉLIO

    Viva o Demol!

    ResponderEliminar
  17. retirei do blog do António Boronha.
    fica aqui a título de curiosidade

    "
    não vou por em causa a afirmação de manuel vilarinho quando diz que desde os inícios dos anos noventa o benfica não joga tão bem... fui, no farense, contemporâneo da presidência de jorge de brito e não tenho essa convicção, tão enraizada.
    recordo, até, um jogo na luz, por alturas da páscoa de 1992, em que o benfica conseguiu empatar com o farense (1-1) depois da hora, com um golo em fora-de-jogo. o árbitro foi um 'artista' de leiria chamado lourenço ferreira.
    a saída do estádio da luz, acompanhado pelo álvaro braga jr., ainda tivémos a oportunidade de sofrer a intimidação e a ameaça de um 'figurinha' que defendia a actuação do árbitro com unhas e dentes. o então 'isento', 'insuspeito' e muito 'competente' membro do conselho de arbitragem da federação portuguesa de futebol, porfírio alves.
    creio que continua na folha de pagamentos do benfica. agora oficialmente, é claro.
    "
    e penso que o António Rola também fará parte desta (suponho muito extensa) folha de pagamentos do slb.

    ResponderEliminar
  18. 1 de abril, não sabia mas nem admira.
    O que impressiona é que, hoje, o Olival voltou a ser FECHADO para o Record.
    Não por causa das barbaridades do dia anterior nesse ROL que menciona, mas por causa da entrevista de hoje de um gato fedorento que estava a brincar com a coisa e a história de ganhar 15-0 já nem é nova e ele repete-a sempre - de resto nem lhes acho piada, mas enfim...
    Pois é assim que se fazem leituras (analfabetos!) na SAD.
    Que alegadamente tem um gabinete de comunicação. Que alegadamente Antero Henrique era o director de comunicação muito mal parida e que fez mais por descridibilizar o clube. Que alegadamente tem gente a dar cum pau lá para lidar com os jornalistas, mas só servem de porteiros.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  19. Zé Luís:

    Vivo em Espanha.
    Uma crónica destas cá é normal porque a Marca, o Ás, o Sport, o El Mundo Deportivo, assumem a sua faceta clubistica. Até chateia,acredita. A partir do momento que os jornais assumirem a sua orientação deixará de haver toda esta controvérsia.
    Já qui foi referido,que foi nos anos do Penta que mais jornais se venderam.
    Os jogos europeus do clube que amamos são sempre os que mais audiências cativam.Os 6 milhões são uma mentira!A Comunicação Social lisboeta, volto a repetir tem tiques dignos de uma Coreia do Norte. Sem esta CS o clube da mentira,provavelmnete teria levado o destino do Salgueiros,do Farense,do Felgueiras,da Ovarense e,muito provavelmente do Setubal.
    O problema destes ultimos é que só jogam contra o clube da mentira lá para o final do campeonato.Não haverá um traficante de droga e de pneus a oferecer a um Chumbita qualquer 1.000.000€,uma semana antes.Morgada,investiga,Caralho!


    DEIXMOS DE SERMOS COMIDOS POR LORPAS E MORCÕES!
    TEMOS QUE REAGIR DE ALGUMA MANEIRA, AMIGOS PORTISTAS!

    ResponderEliminar
  20. O Blog da Bola está hoje no seu melhor:

    CERTEZA 1
    "Claro que o homem (Pinto da Costa, já se vê) se vai candidatar.
    INCERTEZA 1
    O que se pretende saber é quem é ele leva com ele,
    INCERTEZA 2
    pois ou muito me engano ou a administração da SAD vai mudar, a não ser que não possa ser…
    PROBABILIDADE X
    é que os tempos não estão fáceis e com toda esta confusão provocada pela Morgado, é bom não dar mais um tiro no pé, como foi o caso de Carolina. Se a mulher estivesse calada, se calhar o Apito Dourado já estava arquivado.
    INCERTEZA 3
    As minhas dúvidas residem em saber se Fernando Gomes continua ou não.
    CERTEZA 2
    È que, ao contrário do que se tem dito por aí, Pinto da Costa não fez as pazes com Joaquim Oliveira, coisa nenhuma.
    PROBABILIDADE Y
    A única coisa que mudou foi, se calhar por coincidência, quando se soube que Pinto da Costa tinha 10 mil assinaturas para apoiarem a sua candidatura,
    CERTEZA 3
    os processos reabertos do Apito Dourado, foram novamente arquivados.
    CERTEZA 4
    Isso tem movimentado os corredores obscuros do Dragão e os vira casacas, já estão a surgir de joelhos a pedir perdão pelos seus pecados ao Papa.
    INCERTEZA 4
    Só não se sabe se recebem a bênção ou levam um pontapé no cu

    Acreditem ou não, este arrazoado é mesmo escrito de seguida, apesar dos ziguezagues.

    NÃO HÁ PACHORRA!

    ResponderEliminar
  21. Tenho sauddes de ver o Manel Serrão comentar na TV. Mita gente não aprecia o seu stilo um pouco desbocado e às vezes trauliteiro e gozão, mas dáva-me um gozo do caraças vê-lo afrontar os galinácios e levar o Farinha e uma vez o sala quase a uma apoplexia.
    Gostei do comentário dele, fala em questões importante e no fim é irónico, quanto a mim.
    Mas também penso como o Zé Luís que o empate será também bom, mas teremos SEMPRE que jogar para ganhar senão arriscamo-nos a perder.

    ResponderEliminar
  22. Relativamente ao Record, há alguma lei que obrigue deixar essa escumalha entrar em quaisquer instalações do Fc Porto? Estádio incluido?
    Se o Porto proibir esses filhos duma Puta de entrarem no Dragão é multado?
    E se for multado, o valor será maior do que os ordenados que se pagam a jogadores que estão emprestados?
    Se não, vendam esses jogadores a saldos e com o que se poupa em salários, paga-se a multa por impedir essa corja de entrar ou sequer se aproximar do nosso teatro dos sonhos ou centro de treinos.
    Eu BANIA o Record.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Lendo tudo isto e principalmente este último comentário do Zé Luís, só espero que o gajo do Blog da Bola tenha razão, se PdC avançar mesmo, que não perdoe alguns e lhes enfie um bom pontapé no rabo.

    E mais nem quero dizer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Zirtaev, aquele tipo não identificado que falava de dentro da SAD chegou-se a identificar no teu e-mail?
    Sim ou não?

    Eleições no Fc Porto: Se Pinto da Costa se candidatar a mais um mandato mas sem Adelino Caldeira nem Antero Henrique, estarei 80% com ele. A 100% só com Rui Moreira.

    Zé Luis : que mistério!!!

    ResponderEliminar
  26. Aproposito de Record,leiam nesse jornal "o crédito do apito" do Sr. Marco Aurélio ...

    ResponderEliminar
  27. Por acaso e por tantas, desde a bufaria do Vieira à entrega do título ao Benfica, por força da procuradoria Morgado, como da perna partida ao Anderson, só por engano o FC Porto pode ganghar isto, quando ainda se escolhe para árbitro um sócio do clube adversário, que "não quer dizer que Pedro Proença não está à altura de apitar este jogo, muito pelo contrário, mas esta nomeação não é nada boa (...). Devia ser protegido." In "Blog da Bola".
    http://blogdabola.blogspot.com/#
    "Caso cometa um erro a favor do Benfica não se vai livrar do estigma de ser sócio do clube da Luz. Caso erre a favor do Porto, Luís Filipe Vieira não o vai poupar mais uma vez e o Benfica pode vir a ficar com 149.999 sócios.
    Diz-me o bom senso que num jogo onde vai ser jogado o título, não devia ter sido nomeado um árbitro sócio do Benfica."
    E então o Manuel Serrão já lá saberia, pois sabia o resto, tá visto.

    amelie

    ResponderEliminar
  28. Miguel, lamento desapontar-te, mas corro o risco, não do degredo algures entre Alberta e o Lago dos Ursos, mas que me atirem do ar ao meio do Atlântico...

    ResponderEliminar
  29. Miguel o anónimo nunca se chegou a identificar, nem faço a mínima ideia de quem será. Logo que o faça, faço questão de dizer aqui que ele se identificou, resguardando logicamente a identidade, mas credibilizando o que diga.

    Zé Luís só uma pergunta: o presidente sabe disso?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Ja estou farto de procurar e nao encontro esse texto do marco aurelio no record... alguem me ajuda?

    ResponderEliminar
  31. Para que os adeptos do Dragao se lembrem, aquilo que os outros tentam fazer apagar, vou fazer o copy/paste dum artigo publicado no blog do Antonio Boronha. A Zezinha Morgado devia investigar porque o Benfica tem na sua folha de pagamentos ex-arbitro como Porfirio Alves e Antonio Rola.
    Aqui esta o que diz o Blog:
    Não vou por em causa a afirmação de manuel vilarinho quando diz que desde os inícios dos anos noventa o benfica não joga tão bem... fui, no farense, contemporâneo da presidência de jorge de brito e não tenho essa convicção, tão enraizada.
    recordo, até, um jogo na luz, por alturas da páscoa de 1992, em que o benfica conseguiu empatar com o farense (1-1) depois da hora, com um golo em fora-de-jogo. o árbitro foi um 'artista' de leiria chamado lourenço ferreira.
    a saída do estádio da luz, acompanhado pelo álvaro braga jr., ainda tivémos a oportunidade de sofrer a intimidação e a ameaça de um 'figurinha' que defendia a actuação do árbitro com unhas e dentes. o então 'isento', 'insuspeito' e muito 'competente' membro do conselho de arbitragem da federação portuguesa de futebol, porfírio alves.
    creio que continua na folha de pagamentos do benfica. agora oficialmente, é claro.

    ResponderEliminar
  32. Só há uma coisa que me mete medo.
    O medo intrínseco do nosso treinador!!
    Tou mesmo a ver que o Anderson não vai jogar, e isso é que me rói todo.
    Viva o FCP

    ResponderEliminar