06 abril 2007

Em contagem decrescente rumo ao bi

Esta deve ser uma das piores fases de que me lembro no que respeita a lesões no FCPorto. O professor, depois de ter passado com um suficiente no teste da Luz, terá de fazer mais uma vez uma equipa diferente de qualquer outra que tenha feito esta época. Por incrível que possa parecer, e quando já haviam 8 lesionados, ontem tivemos mais uma desagradável surpresa, João Paulo um dos jogadores que poderia substituir um dos indisponíveis Meireles e Assunção, também não estará disponível para o jogo de hoje. Por este andamento, e em jeito de brincadeira, ainda se vão lesionar mais um ou dois jogadores durante o aquecimento do jogo.

Mas a situação está longe de ser para brincadeiras e o próprio Jesualdo Ferreira já alertou que este será ainda um jogo mais difícil que o jogo em que empatamos com o 2º classificado. E não é para menos, o adversário é uma equipa que precisa de vencer este jogo como quem necessita de pão para a boca, e poderá não haver qualquer exagero nesta última frase, jogamos com um meio campo em que os jogadores nunca jogaram juntos e logo num jogo em que a perca de pontos poderá significa a perca do campeonato, aliás como todos os jogos até ao final do campeonato. De outros lados não deverão haver facilidades, pelo menos estão prevenidos para isso, já que o SrLB irá comer ovos moles e a cidade da paixão será Braga.

Com quatro jogadores lesionados, só no meio campo, e dois deles habituais titulares, será então muito difícil adivinhar quais serão as opções do treinador. Será que opta por um 4-3-3 ou por um 4-4-2 e quem colocará nesse meio campo? De qualquer das formas temos o plantel mais caro da liga e é nestas ocasiões que temos de demonstrar a sua utilidade.

A minha aposta vai para um 4-3-3 de ataque, já que não duvido que teremos um autocarro na frente da baliza de um adversário que irá fazer tudo para conseguir um pontinho, ou será para tirar dois pontinhos ao FCPorto? Adiante. Esperemos apenas que não lesionem nenhum jogador do FCPorto e se nos lembramos do jogo da primeira volta…

Colocaria Alan no onze inicial, é um extremo e nestes jogos precisamos de alguém a ir centrar à linha, ou então Vierinha que também tem essas características, mas é uma incógnita a sua situação e Alan pelo menos tem mostrado espírito de sacrifício. Conto que Anderson, mesmo que não esteja no seu melhor, seja opção inicial, isto, dadas as circunstâncias. Caso colocá-lo de início seja arriscar muito, Jorginho entraria no lugar dele a acompanhar Lucho e Marek Cech no meio campo. Se tudo estiver a correr bem, na segunda parte colocaria em campo o miúdo André Castro. Aqui vai a minha aposta para o onze inicial:

Bem mais que dos lesionados, o que o FCPorto mais precisa nesta contagem decrescente de jogos rumo à vitória final é do apoio dos seus adeptos e principalmente nesta terrível fase do campeonato em que todas as armas irão ser escassas para tão grande quantidade de inimigos. O momento é de luta e a equipa precisa de nós, por isso vão ao estádio portistas e ajudem o mais que poderem o nosso FCPorto a ser bi-campeão.

FCPorto - V. Setúbal, 20H00 - SportTv1

13 comentários:

  1. Obrigado Zirtaev pelo esclarecimento para voltar a participar.

    A condiçäo fisica do plantel preocupa-me.
    Deploravel.
    Aquilo em que eramos sempre superiores aos nossos adversarios, agora enfraquece-nos.

    Ricardo.

    ResponderEliminar
  2. Alguns bitaites sobre algumas discussões recentes:
    1- Votei Fernando Gomes SAD porque acho que tem o Perfil humano e profissional certo: Economista(acho) com competencia e experiência no clube e nos meandros futeboleiros, suficientemente distante das estórias negras que infelizmente existem , homem de confiança de PC, ex atleta do clube, etc...
    Apesar de simpatizar com R Moreira, acho que está demasiado fora do sistema, seriam 2 ou 3 anos só para conhecer a coisa por dentro...acho que é uma cara simpática que nos tira a imagem de parolos da aldeia, mas substância não me parece. Concordo que Pc e parte da sua comitiva deveria sair no fim da época, apesar de ter sido o maior, o seu passado inibe-o de defender o clube actualmente como deveria e arrasta no presente ainda o clima de suspeitas sobre o nosso clube, que nos prejudica todos os jogos e ainda por cima temos de estar caladinhos sempre!
    De facto existe muita podridão na sad: salários exorbitantes para prejuizos constantes, promiscuidade com os SD e as suas vias menos lícitas( isto é verdade não é ficção),comissionismo no critério de entrada de novos jogadores, como tb nas camadas jovens que rejeitam novos valores desde que não haja comissão na pessoa do irmão do R Teles, esse que é visto frequentemente no casino da Póvoa a gastar milhões com sobrinhas loiras, ou jantar com o caldeira em famalicão acompanhado de 6 ou 7 primas mais novas e estrangeiras, tudo isto sem pudor e sem descrição...ou seja nós damos armas de aremesso aos nossos inimigos viscerais!!!!!
    2- Não percebo tanta lesão! Será só azar ou falta de preparação física?
    3 - Acredito no jesualdo...não nenhum mourinho mas dada asituação do clube não encontro alternativa à altura, e talvez com tempo e mais uma época possamos fazer grandes resultados com ele. Dêem tempo ao homem.
    4- Acredito que jovens como HBarbosa; PMachado; Vierinha; Ivanildo, Bruno Vale e outros devem voltar para a próxima época e despedirmos o alan, jorginho,Marech C, R costa,Postiga e poderiamos comprar barato o Kasmierzack Boavista( talvez não se escreva assim), Sogwou U leiria(talvez não se escreva assim), Zé castro AT Madrid e Diego e A Madrid mais um bom defesa esquerdo e central e um bom ponta de lança, e assim nem precisariamos de deixar de vender o pepe, o quresma, e o lucho, pois na realidade é necessário $$$$$. O renteria não tem dinámica e velocidade, não sei se isso é problema de adaptação ou se apreende, mas ainda tenho esperança neste jogador...gostava do futebol dele no I Portalegre...o B ALves também era uma nódoa e agora até me faz calar!!!!!
    5- Contra o benfica fomos indecentemente prejudicados, como quase sempre, lembro duma jogada em que david luis faz uma virada com a perna para a direita albaroando fucile e o PP marac falta contra nós! Incrível! Os jornais e a televisão branquearam tudo são benfiquistas até o tutano...é que nem disfarçam...no record por exemplo quando faço comentários simplesmente não deixam passar...sem insultos mas com algumas verdades...talvez só queiram opiniões de portistas burros para cultivarem a ideia dos portistas da parolos aldeia...aí se algum diz coisas inteligentes...não pode.
    6- Todos os dias me revolta o que se passa á nossa volta...e eu que acho a cidade de Lisboa linda , até mais que o nossa cidade do Porto, em quase tudo abomino a má cultura lisboeta( não de todos), do faz de conta, do complexo de superioridade, do gozo ao sotaque, do egocentrismo, da cunha, das licenciaturas compradas, dos crimes de colarinho branco( como da indeminizações de 2.5 m€ ao administrador PT, o caso moderna e independente, etc), da falsa e hipócrita cortesia social, da moral bacoca e apenas para os outros...realmente para esta cultura existem os filhos e os enteados: se são os SD são uns selvagens labregos( que são!), se são os DV ou JL são os jovens que se excitaram um pouco( são tão ou mais selvagens>>>> já viram chelas benfica buraca massamá etc? estes benfiquistas parecem-vos do jet-set?)! Que país este onde PC é o pai de todos os males e o LFV é o impoluto paladino da verdade!???!!! Aliás ele enriqueceu do nada por ir todos os dias á missa!!!São públicos os PDMs alterados nas camaras que o beneficiaram, as 2 ptas que tinha já com 18 anos no cais do sodré, o seguro dos pneus recauchutados...enfim isso agora não interessa nada! Sou antes de tudo lusitano português, e tenho todo o orgulho na nossa história e no nosso futuro, mas prefiro ir directamente a vigo, barcelona, lonfres , Nova Iorque...do que ir a Lisboa e as pessoas( algumas)ficarem pasmadas por eu ter um BMW, e não ter sotaque, e viver numa casa t4( e não 5 assoalhadas como eles dizem)falar inglés e alemão, ter uma licenciatura e ser educado e SER ADEPTO FERRENHO DO FUTEBOL CUBE DO PORTO...Não pode porque no Norte só existem analfabetos desdentados e mal cheirosos, pobres que andam de carroça de bois e trocam os bs pelos vs....não acho que sejam assim todos os sulistas, os meus amigos por exemplo não são, mas a cultura vigente, os mass-média, os políticos,os aspirantes a jet set são-no sem dúvida assim estúpidos e ignorantes, mesquinhos e invejosos como dizia Eça no séc XIX... e desse portugal não tenho orgulho!
    Abraço a todos e desculpem lá KK

    ResponderEliminar
  3. Não se entende razão para tantas lesões no plantel,desde há muitos anos que somos a equipa com mais jogadores no estaleiro por epoca!(será infelicidade ou métodos de treino incorrectos?)
    Temos de combater com muito suor e dedicação pelo clube:
    A minha aposta:Helton,Fucile,Pepe,B.Alves e Marec Chec,Bosingwa, Lucho e Jorginho,Quaresma Vierinha e Adriano..o Andersson deve entrar na 2ª parte para jogar 20,25 minutos independentemente do resultado.
    Temos de vencer.Força Porto!!
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais bem vindos aos novos comentadores.

    David, não vivo em Lisboa e conheço pouco os lisboetas, mas dá para entender que ainda existem algo que os faz sentir seres superiores em relação ao pessoal das outras regiões do país, principalmente ao pessoal do norte. Vou usar uma palavra forte e se calhar exagerada, mas dá mesmo a ideia de existir uma espécie de racismo encapotado. Espero não estar a ser injusto, principalmente porque muitos não são assim, mas é a ideia que tenho. Eles chamam-nos provincianos, mas eu como muitos, conhecemos muito de Portugal inclusive Lisboa que é realmente uma cidade que acho bonita, Pergunto eu, quantos deles conhecem mais que Lisboa ou o Algarve? Como disse espero não estar a ser injusto.

    Louro, não concordo contigo com isso de sermos o clube com mais lesionados por época e até acho o nosso departamento médico muito bom e competente. Repara bem nos outros grandes e vê bem os casos clínicos que têm e muitas vezes casos que se arrastam, arrastam e arrastam. Penso que, como ressalvou o professor é mesmo azar, já que se tratam na sua maior parte de casos traumáticos e não lesões musculares.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão, onde diz:

    FCPorto - V. Setúbal, 20H00 - SportTv1

    Devia dizer:

    FCPorto - V. Setúbal, 20H00 - Estádio do Dragão

    Porque o importante é que os portistas vão ao estádio, e não fiquem em casa a dar audiências a esses gajos que gostam de dar repetições até à exaustão de tudo o que não interessa, e ainda inventam repetições que dão casos inexistentes!! Já para não falar no facto de terem cortado à TVTel o sinal, tirando a muitos portuenses e portistas possibilidade de usufruiur dos canais.

    ...

    ResponderEliminar
  6. Concordo 100 % com esta equipa.

    A única alteração poderia ser talvez pôr o Cech na esquerda ,Fucile na direita e Bosingwa no meio.

    Agora acho que devíamos regressar, de uma vez por todas, ao 4x3x3, o 4x4x2 só nos deu vitórias morais, ainda não ganhamos com essa táctica, é tempo de regressar àquela identidade que tínhamos.

    um abraço e encontramos-nos lá a gritar pelo nosso Porto.

    ResponderEliminar
  7. Também acho que preferia ver jogar o Bosingwa no meio campo e colocar o Cech na esquerda e Fucile na direita.

    Alan? Mais uma vez a termos que jogar ao "pé-coxinho".

    O novo presidente do Setúbal pagou parte dos ordenados. O que mais precisavamos agora era de equipas súbitamente moralizadas...

    Mais uma final.

    Abraços à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  8. Mais de 30% dos residentes de Lisboa são do Norte. Racismos encapotados? Não me parece.

    Não conheço ninguém que depois de visitar o Porto não se apaixone pela cidade. E aqui englobo muitos "fanáticos" benfiquistas.

    Tens razão numa coisa Zirtaev. Muitos lisboetas só conhecem Lisboa, Algarve e Badajoz.

    Não sabem o que perdem.

    [[]]

    ResponderEliminar
  9. Teixeira tens toda a razão, racismo é uma expressão exagerada para o que queria dizer. Talvez a expressão mais correcta, em relação a uma parte dos lisboetas, atenção uma parte nunca todos, será uma qualquer espécie de preconceito contra o que eles chamam de "provincianos". E qd falas que 30% são nortenhos, fico na dúvida de se esses, depois de chegados à grande capital, não serão os piores.

    Nuno é apenas uma questão de dar a informação aos portistas. Muitas vezes, como eu, eles não sabem a que horas é e em que canal dá. Mas o certo é que só deveriam saber a hora para se apresentarem no Dragão e apoiarem a equipa.

    É evidente que a equipa fica manca com Alan porque este não se compara ao Quaresma, mas por exemplo contra o Sporting gostei de o ver jogar. Qt ao Bosingwa no meio campo, é uma ideia e tem sido muito falada nos média, mas gosto muito mais de ver o Bosingwa a correr aquele corredor direito todo e com a velocidade que tem acho que dará mais jeito aí.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. hmm...
    costumo concordar (mais pormenor, menos pormenor) com as "tuas" equipas iniciais, zirtaev, mas desta vez...;) por motivos diferentes, retirava o anderson e o alan desse plano estratégico e colocava o jorginho e o vieirinha. quanto ao anderson, não creio que esteja preparado para aguentar 90 minutos, nem fisicamente nem psicologicamente... e se é para jogar apenas metade do jogo, então eu diria que é melhor substituir do que ser substituido (e aqui estou a jogar com o plano meramente psíquico). não nos esqueçamos que o rapaz veio de uma lesão gravíssima, precisa de uma injecção de confiança e força anímica, e definitivamente não pode sentir sobre os ombros a pressão de ser o salvador da pátria numa altura em que o meio campo se ressente de lesões. por outro lado, o jorginho é um jogador com potencialidades. tem técnica que chegue, sem qualquer dúvida, falta-lhe calma para a aplicar... aquilo que eu acho que é um certo nervosismo miudinho fá-lo muitas vezes passar por trapalhão, e o facto de ele ainda há bem pouco tempo ser um dos eleitos da massa "assobiativa" nunca o deixou mostrar o seu real valor. ele tem mais para mostrar, estará, supostamente, em forma, terá a motivação extra de querer ganhar um lugar (coisa que o anderson não terá, já que ele sabe que, assim que voltar à sua forma máxima, tem lugar na equipa e ponto final) e será, na minha opinião, a melhor opção para esta noite. quanto ao alan... reconheço que é um jogador muito esforçado, e isso, só por si, é uma grande virtude. mas reconheço-lhe pouco para além disso, com muita pena minha. já o vieirinha tem tudo para ser um fenómeno: tem técnica, confiança e aquele talento inconfundível que é a marca de qualidade daqueles que se distinguem. no início da época em que, como sabes, não estava em portugal, foram-me chegando vídeos dele, através de amigos e colegas e algumas pessoas que simplesmente queriam saber a minha opinião. e a minha opinião é que ele vai longe. muito longe. mas os caminhos de génio começam a ser trilhados desde cedo, e o miúdo precisa de lugar na equipa. ou as potencialidades começam a ser desenvolvidas com tempo, ou podem ficar eternamente adormecidas. tenho defendido, já desde o início da época, que este FCP é uma equipa em construção. e equipas em construção implicam correr riscos de incluir miúdos, eles próprios, em construção. convenhamos: ninguém cresce no banco. normalmente as pessoas perguntam-me se eu deixaria o lisandro no banco para fazer entrar o vieirinha: claro que não. o lisandro tem lugar no onze. mas é no lugar dele, como ponta de lança de raiz, onde ele já fez jogadas de deixar deliciado qualquer adepto. pô-lo como ala é um subaproveitamento gritante das suas capacidades. por isso, não, eu não tirava o lisandro para pôr o vierinha: eu punha o lisandro à frente, apoiado nas alas pelo quaresma e pelo vieirinha. já que o lisandro, infelizmente, não é opção para hoje, que entre o adriano, um jogador esforçado e capaz de fazer a diferença.
    mas seja qual for a equipa e as opções do treinador, que eu, por princípio, respeito (já que ele estudou para isto e eu sou só amante, e como tal, muito parcial), lá estarei logo para fazer a minha parte e apoiar a equipa. rumo ao bi, pois então. outra coisa não se espera de uma equipa talhada para ser campeã.

    PS: não deixo de achar curioso que, depois de uma paragem ESCANDALOSAMENTE gigante no natal, que, só por acaso, nos deu cabo do ritmo e pôs em causa um campeonato que já podia estar ganho, agora os jogadores tenham que jogar em feriados religiosos e não tenham direito a pausa de páscoa. enfim... assim se vai andando por estes lados.

    ResponderEliminar
  11. Caros companheiros desta causa apaixonada e nobre de ser Portista.
    Não falarei do Futebol, falarei apenas do sentimento nada encaputado, ao contrário do que dizem, que graça em Lisboa e sua população contro as gentes da nossa terra.
    Sei do que falo pois muita da minha infância foi passada por lá, e tenham a certeza se alguém se sente melindrado, se alguém se sente complexada esse alguém não é o tripeiro que lá vai, esse alguém é o residente da capital...
    Disseram que 30% de Lisboa será de gente nortenha, não será assim tanto mas verdade é que Lisboa é cidade de poucas raízes, existem muitos nortenhos mas muitos mais Beirões e Alentejanos, e estes sim os "imigrantes" e sua prole são a génese de todo este mal estar, pois reagem como se de um novo-riquismo se tratasse; pois têem raiva de ver que outros fizeram aquilo que eles foram incapazes de fazer, alcançar sucesso na sua terra natal.
    Basta um de nós ter um sotaque mais carregado e verão como logo são apontados a dedo...
    Lisboa cidade bonita, povo vazio de sentimentos.

    ResponderEliminar
  12. não sei se souberam mas saiu uma sondagem, publicitada no jornal Metro, que dizem que aquilo que os lisboetas menos gostam são...dos lisboetas.

    O que mais gostam os portuenses são..as pessoas do Norte.

    Enfim, é caso pra ironizar : se eles não gostam uns dos outros vamos nós gostar deles ?

    Estou na brincadeira, tenho amigos lisboetas, mas eles sentem mais à vontade comigo do que com os outros funcionários .

    ResponderEliminar
  13. O Alan??? Não acho que seja uma opção real para jogar contra o setúbal em casa, o ano passado gostava do Alan porque o rapaz só jogava aqueles 15 minutos finais, em que entrava cheio de energia para as suas correrias, e os defesas já estavam cansados, o Alan não consegue jogar numa equipa que vai jogar em ataque continuado, porque não tem capacidade para isso, para além de se fintar a ele próprio, não sabe centrar e os lances que ganha são sempre aqueles em que lhe metem a bola para a frente tentando chegar lá em velocidade primeiro que o adversário, aqueles lances de contra ataque.
    O Alan faz-lhe lembrar o Douala do Sporting, mas mais fraquito, bola para a frente e o homem a correr atrás dela até à linha de fundo.

    De resto acho que o Prof. Pardal também não vai lançar o Anderson de inicio, ainda não deve ter condição para jogar de inicio.

    Sendo assim apostava no Jorginho para o lugar do Anderson e prai no Postiga para a frente.

    Depois como o Cech a entrar pela ala quando a equipa atacasse, ficando o Jorginho e o Lucho pelo meio.

    ResponderEliminar