10 abril 2007

Qual destes nomes queriam ver como presidente do FCPorto?

Conforme prometido, e uma semana depois, volto ao tema da presidência do FCPorto, agora que faltam cinco dias para o fim do prazo para apresentações de candidaturas. Tinha dito no post de apresentação dos candidatos que colocaria novamente a votação, e numa espécie de segunda volta, os três nomes mais votados pelos Portistas de Bancada. O resultado da votação deu-me razão por querer fazer esta segunda volta, é que, como poderão ver nos resultados apresentados no quadro de votações (cliquem na imagem para ver melhor), existiram muito votos dispersos pelos vários candidatos. Dos 287 votos (relembro que cada visitante só teve direito a um voto), cerca de um terço dos votos foi dividido por catorze dos nomes da lista, justificando assim uma votação só com os três candidatos que mais se destacaram.

Além dos três nomes mais votados, outros nomes se podem realçar, como é o caso do Vítor Baía com 24 votos, Miguel Sousa Tavares e Fernando Gomes (ex-jogador) com 16 votos cada e António Oliveira que obteve 14 votos.

Em relação aos três nomes que se destacaram e que agora coloco a votação (em que novamente cada visitante só tem direito a um voto) não vou tecer quaisquer considerações, essas ficam para os comentadores do blog, quando justificarem o seu voto. Fica apenas o quadro para os Portistas de Bancada votarem.

Quem queriam como presidente do FCPorto?
Belmiro Azevedo
Presidente da SONAE, ex-jogador de andebol do FCPorto e ex-director da natação do FCPorto
Pinto da Costa
Presidente do FCPorto e FCPorto Futebol SAD (Detém 1% das acções)
Rui Moreira
Empresário, membro do conselho consultivo do FCPorto Futebol SAD, presidente da A.C. Porto e comentador do Trio de Ataque

Nota:
Muito se disse, principalmente aqui no blog, sobre este assunto, e sobretudo a uma conclusão se pode chegar, para muitos portistas não é sequer admissível discutir este tema, é um completo tabu. Quem ousou, como eu, lançá-lo para a discussão de todos os portistas, por achar que o mundo do FCPorto necessitava desta discussão, teve direito a ser acusado de tudo e mais alguma coisa. É incrível o que fui lendo desde que coloquei esta pequena votação, que nem sequer é muito representativa, a decorrer; é incrível como tanta calúnia foi correndo por aí, tanto neste blog como noutros; é incrível como fui ofendido por pessoas que se consideram mais portistas que eu só porque não pensam como eu; é incrível como alguém pode sequer colocar em causa o portismo dos outros só porque ao contrário desse alguém, existem pessoas que não se limitam a olhar para o passado; é incrível como se pode colocar em causa o portismo de alguém que há quase um ano se dedica a um blog por amor ao clube que ama; é incrível. Isto não é uma vitimização, é uma triste constatação e também um desabafo. Mas desenganem-se os que pensam que algum dia colocarei pessoas acima do clube que amo e acima de tudo desenganem-se os que pensam que algum dia com calúnias, ofensas e pressões me calarão por fazer o que acho melhor para o meu clube de coração, o FCPorto.

PS: Não se esqueçam de actualizar as vossas equipas do Fantasy Football para a Liga da Bancada.

PS2: Apesar do suspeito do costume (Sr.LB), o Beira-Mar ontem deu uma ajudinha ao FCPorto. Faltam assim ganhar cinco dos seis jogos que ainda faltam no campeonato para que o Bi seja uma realidade.

52 comentários:

  1. zirtaev,
    o Beira-Mar só não ajudou mais porque não o deixaram.
    Lucílio Calabote voltou a fazer das suas.

    ResponderEliminar
  2. 1) eu bem te avisei, Zirtaev...
    2) Lucílio Vigarista. Sempre.

    ResponderEliminar
  3. Votei em Rui Moreira...Antes já tinha votado em Miguel de Sousa Tavares, porque entendo ser demasiado suave o perfil e o estilo de Rui Moreira! É necessário estar preparado para um eventual clima de constante guerra institucional, psicológica e verbal, com que se vai decerto deparar e ter de enfrentar com ânimo e galhardia! Não votei em Pinto da Costa porque acho que é tempo de ele parar para reflectir e descansar, não o faço como se fora um castigo a aplicar, porque seria tremendamente injusto sequer pensá-lo, no entanto as circunstâncias obrigam-no a tentar desanuviar e clarificar o panorama criado na opinião pública nacional! Isto só será conjecturável se ele se afastar, seja qual fôr o resultado final do caso Apito Dourado...Se fôr o que esperamos, isto é, a declaração da sua inocência tanto melhor, será uma dupla e tremenda vitória: moral e legal! Mas o que eu continuo a pensar é que será sempre necessário criar esse espaço de abertura que só uma nova figura poderá originar, caso contrário haverá sempre a dúvida e o preconceito instalados...Neste tipo de raciocínio, só poderia em sintonia com o meu pensamento escolher entre as três figuras restantes a de Rui Moreira! O ideal seria correr tudo bem e nada disto seria necessário, então Pinto da Costa -num cenário bem optimista, que tem a ver com o desfecho final do "AD"- ganharia um estatuto tal perante aquela "opinião pública" que seria personalidade completamente indiscutível... Mas voltemos a voar mais baixo e pensar que o resultado poderá não ser "exactamente assim"...

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao PS2: Se não fossem os árbitros destes últimos dois jogos - já nem será necessário falar dos restantes- o Benfica e o Sporting estariam a seis pontos do Futebol Clube do Porto!!!...Investigar...MJM...Investigar...Ou será que o marido "fiscalista" não deixa???...

    ResponderEliminar
  5. Rui Moreira...dadas as alternativas finais, apesar de continuar a achar que percebe pouco de futebol e dos meandros futeboleiros que resultam da experiência (que é fundamental em qualquer ramo e demora a conseguir alcançar). Talvez com a companhia de Fernando Gomes (SAD-minha escolha) e Angelino Ferreira e Paiva Brandão pudessem fazer uma boa equipa: reconheço-lhe seriedade e independência face aos inúmeros vícios que corrompem a SAD e o clube mas falta-lhe algo...
    Belmiro, se não fosse a idade já avançada seria sem dúvida a escolha ideal...é talvez o maior português dos últimos 50 anos, pelo menos no esforço, inteligência e eficiência.
    Pinto da Costa obrigado por tudo, mas o lugar idela para ele era a reforma com o titulo honorífico de Presidente Vitalicio(não executivo)...era fazer-lhe a estátua e dar o seu nome ao estádio.
    É altura de avançarmos para um patamar superior que precisa de novas caras e atitudes para partirmos para a globalização do nosso clube!
    PS: Isto não ker dizer que PC não possa hganhar mais 5 Titulos nacionais...mas outros poderiam fazer igual e livres da suspeita permanente.
    PS2: Acho, tal como Zirtaev, apesar do apoio incondicional ke o nosso presidente merece para todo o sempre, a instituição está acima de tudo...O Porto do nosso coração! Embora talvez a altura ideal para discutir e eleger uma nova lista fosse o fim eda época.
    PS3: A arbritagem do lucílio calabote deixou-me doente...mas os comntários do valdemar verborreia duarte deixaram me em estado de REVOLTA perigoso!

    ResponderEliminar
  6. Não sou portista, mas tenho a dizer que o Pinto da Costa é o melhor presidente, que alguma vez passou em portugal!!

    ResponderEliminar
  7. O meu voto foi obviamente para Rui Moreira. Já admiti vezes sem conta que gosto mesmo muito dele.
    Aparte da admiração que nutro por ele, sei que Rui Moreira não precisa do Futebol Clube do Porto para enriquecer. Como tal, acabaria de certeza com a fantochada das comi$$ões e da dança dos Empresários. Tenho a certeza de que com ele, os jogadores comprados pela SAD serviriam os reais interesses do clube e não as reais carteiras de muita malta que se farta de mamar à pála do Fc Porto.
    Concordo com o Copperfield. Temos de globalizar o Fc Porto e creio que precisamos de novos métodos para o conseguir.
    Quanto ao Benfica, deixou de me preocupar. Absolutamente.

    ResponderEliminar
  8. "...o Beira-Mar ontem deu uma ajudinha ao FCPorto."

    Tem cuidado com o que escreves. Ainda vais preso. "Deu uma ajuda" já deve chegar para seres constituído arguido. Não seria a primeira vez...

    ResponderEliminar
  9. Num só lance, Lucílio deu um ponto ao Benfica e dois ao V. Setúbal.

    ResponderEliminar
  10. Quanto à votação, hesito entre 2 nomes, que acho que poderiam ser excelentes presidentes do FCP. Na primeira volta, votei em B. de Azevedo. Na 2ª volta, e apesar deste candidato ter passado, votei "estrategicamente" em R. Moreira (porque considero que o objectivo prioritário será o início de um novo ciclo).
    O R. Moreira tem, sobre o B. de Azevedo, a vantagem da juventude. E, de resto, não sei se Belmiro estará inclinado para aqui.

    ResponderEliminar
  11. Caro Zirtaev

    Vou colocar, esta obra prima escrita pelo Anibal Letra, que a colocou como post no (http://fecepe.blogspot.com/), espero que ninguém leve a mal, incluindo o próprio Anibal Letra.

    “Porque será?
    Ao longo da história, exemplos não faltam de verdadeiros heróis desfigurados pelo povo em algozes, à custa de um ou outro erro que os esmaga para todo o sempre. A gratidão é um sentimento que um povo, como um todo, dificilmente cultiva mas mais impressionante é a velocidade e consistência com que um povo transforma em verdades absolutas pensamentos e reflexões de casa de banho. A idiossincrasia de um grande número de pessoas unidas por interesses comuns é de facto apaixonante… mas infelizmente é também revoltante.

    Pinto da Costa é presidente do F.C.Porto há cerca de 25 anos. Conquistou um infindável número de campeonatos e Taças de Portugal, às quais juntou dois títulos de Campeão da Europa e de Campeão do Mundo, para além da Taça UEFA e Supertaça Europeia. Deu dimensão ao clube, aumentou a capacidade do Estádio das Antas, construiu o Dragão, pôs um centro de estágio à disposição do clube, defendeu-o de todos os ataques que sofreu e continua a sofrer e manteve um ecletismo a nível de modalidades amadoras ímpar. Lançou as bases do F.C.Porto do século XXI. Ele foi o melhor presidente que este clube já teve e muito provavelmente alguma vez terá. Claro que para os teóricos de casa de banho, gerir um clube é do mais básico que há… basta contratar bons jogadores e ganhar títulos. A complexidade da obra de Pinto da Costa é ignorada, esquecida e violentada… propositadamente ou não, não quero saber. Colocar um clube de província, como o melhor clube de futebol em Portugal, num país tão massacrado pelo centralismo, é um feito inolvidável e que merece de todos os portistas que vibraram com as vitórias históricas do Porto, uma gratidão intemporal. Apontar-lhe e coleccionar-lhe os erros é um exercício que quem nunca fez nada na vida e se escondeu de todos os desafios, pode se dedicar com estoicismo… mas, para um portista, ignorar a obra deste homem, é muito triste.
    “Ah… mas agora está velho, cansado e demente!” Demente está quem acredita nestas “estórias” fabricadas pelos que estão ansiosos por vê-lo fora da cadeira.
    “Ah… a SAD é uma corja de comissionistas, mafiosos e chupistas!” Esta é corriqueira e talvez a acusação mais repetida por essa blogosfera. É uma espécie de facto inquestionável… a SAD é o bicho papão… a hidra de tudo o que de mal acontece ao FêCêPê. Fantástico! Ao falarmos sobre o F.C.Porto faz-se necessário ter alguma elevação, mas sem informação, ou com escassa, há quem consiga ditar sentenças e definir rumos estratégicos e financeiros… há quem consiga afirmar que o melhor para o clube é que venha o Quim, o João ou o António, sem lhe conhecer as ideias, os objectivos ou sequer as intenções de candidatura. Dizem que o melhor é mudar… também concordo! Ganhar cansa… e o melhor será mudar! Há gente que precisa de aprender por experiência própria o que é voltar a ser o clube de província que Lisboa calcava e ludibriava a seu bel-prazer. Precisa de aprender o que era ter um presidente que depois de sermos roubados “ipsis verbis” numa final da Taça, ia confraternizar com o adversário. Mas vocês aprendem!
    Muitos defeitos colecciona Pinto da Costa… muitas coisas fez e faz de errado… o que é estranho é tanta gente não portista o querer ver fora do poleiro. A pergunta continua a ecoar na minha cabeça sem resposta aparente: Porque será?

    Tenho consciência da minha heresia… reconheço o mal que fiz e a forma despropositada como defendi alguém que não tem defesa possível! Sem dúvida que só a fogueira é digna desta atitude. Sejam rápidos!”

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  12. Votei Rui Moreira.Porque o FCP precisa actualmente de um outro estilo. E n digo mais nada para n me insultarem. Qt ao Lucílio Calabote já esperava mas o q temia é q esse penalty dessa vitória...N deu, estamos + próximos do bi.

    ResponderEliminar
  13. Tal como já o tinha dito o Rui Moreira só vai a votos quando o PdC não se candidatar mais...

    Uma evidência que me deixa triste e nada satisfeito com o que para aí vem.

    Quando PdC sair para o ano, teremos um estádio. Teremos equipa? Duvido. Esta SAD vai tratar de fazer as ultimas comissões antes de arrumar as secretárias.

    Depois virá Rui Moreira para gerir um passivo enorme e uma mão cheia de dúvidas quanto ao destino dos euros de 2005.

    Terá que também tratar das dezenas de desvinculações de jogadores principescamente bem pagos e inúteis.

    Em 2008 teremos uma reestruturação complicada de se fazer no Clube.

    Uma pena a falta de coragem para assumir uma candidatura. Resta-nos esperar mais uma época. Entretanto vou olhando para o camarote presidêncial...dizem que andam lá umas brasileiras jeitosas.

    Abraço à bancada
    [[]]

    Abraços à bancada

    [[]]

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev a mim choca-me o facto de Adelino Caldeira ter merecido 2 votos.
    Repito esse dirigente da nossa SAD confia tanto no seu trabalho que não é detentor de nenhuma acção da mesma, para não falar do seu afecto clubístico.

    Pinto da Costa sempre, desde que ele ou alguém da saua direcção assumam a voz de um CLube que tem vindo a ser vilipendiado, e não deixem esse ónus para o treinador ou jogadores.
    Se for para estar calado Rui Moreira

    ResponderEliminar
  15. Boas amigos Portistas, em especial ao Zirtaev (já consigo comentar, obrigado), eu sou daqueles teimosos que acha que o melhor para suceder ao PDC é o PDC e mais não digo, Rui Moreira é bom a falar mas tem de fazer um estagio antes de embarcar na Presidencia de um clube como o nosso FCPORTO.
    Abraço
    Malaicus

    ResponderEliminar
  16. Segundo Miguel Sousa Tavares (na Bola), parece que PC vai anunciar a sua candidatura a mais 3 anos na próxima 6ª.
    Assim sendo, tudo indica que se vai cumprir a longa tradição de eleições de candidato único.

    ResponderEliminar
  17. f.c.limpa tudo: Concordo totalmente com o texto que postaste e sei que ao fazer o comentário que acima fiz e outros que antes já fizera, corro o risco de estar a ser de uma injustiça e crueldade enormes...Mas a verdade é que a imagem de um homem quando é correcta ou incorrectamente vilipendiada, fica sempre manchada e essa mancha dificilmente se poderá apagar...O ser humano é pródigo em deslealdades e ingratidão, faz parte da sua natureza, mas também é verdade que quem for minimamente consciente disso, tem que assumir um posicionamento intocável, especialmente se tiver responsabilidades que ultrapassam e muito o âmbito da sua própria vida pessoal e familiar...E aí acho que Pinto da Costa não mediu bem certas atitudes -e nem falo da Carolina, ou da sua substituta, que por sinal é bem mais bonita e estruturada que ela, porque no coração de um homem, ninguém se deve intrometer- atitudes que foi tomando ao longo do tempo em que foi dirigente do nosso tão estimado Clube...Bem sei que podem ter sido acções sempre direccionadas no intuito de auxiliar ou não impedir, os seus propósitos como dirigente desportivo e até podem ter sido acções não passíveis de ricriminação de um ponto de vista moral e legal mas, o que ficou foi outra imagem e essa é que conta e permanece, quer o queiramos ou não. Pinto da Costa deveria saber como homem experimentado que é e era que esse tipo de relacionamentos tarde ou cedo se deterioram e vêm à superfície e conhecimento da opinião mais geral e quando isso acontece está posta por terra toda a credibilidade de um ser humano. Vejam a questão tão actual dos "senhores" Armando Vara e José Sócrates, engenheiros aparentemente feitos à pressão pelo aparelho Partidário...Desta suspeita nunca mais vão escapar e esta é uma nódoa dificilmente retirável dos seus haveres e curriculuns como homens credíveis...Por isso tenho dito ao longo do tempo que dificilmente um homem honesto, mas integralmente honesto, poderá alcançar êxitos sem o apoio dos homens ou da Fortuna -refiro-me especialmente à Sorte...Faltando-lhe qualquer um destes ingredientes essenciais, o melhor é admitir que o seu percurso na vida terá que se pautar por uma certa invisibilidade social!...

    ResponderEliminar
  18. Todos sabemos que NINGUÉM se candidatará contra o Pinto da Costa.

    O Rui Moreira não se candidata porque confia no Pinto da Costa, e porque não quer arriscar indo a eleições contra ele, a sua imagem iria ser muito afectada, conjuntamente com a sua grande amizade que tem pelo presidente.

    O problema são os abutres que o rodeiam e, quando falo em abutres,falo em jornalistas e em directores da SAD.

    Só que os abutres só comem o que está morto, e acreditem Pinto da Costa continua vivo e bem VIVO.
    Vem aí agora um livro de Felicia Cabrita, segundo o que li na FNAC, no site, aquilo poderá ser mesmo a resposta para todos que questionaram o seu silêncio.

    O presidente tem é de estar atento a quem o quer tirar o tapete e arrumar com eles quando o Apito Dourado terminar.

    O meu voto foi, novamente, para Pinto da Costa, se ele não se recandidatar, já disse que o meu sonho era ver Vítor Baía a presidente do clube e Rui Moreira a presidente da SAD.

    ResponderEliminar
  19. Quanto ao campeonato em si, tenho que destacar a recuperação de jogadores do FCP para Coimbra e os bilhetes baratos. Infelizmente, não poderei ir , nem sequer tenho a certeza se vou ver o jogo ou não. É que irei assistir a um enforcamento ( leia-se casamento ) de um amigo meu, o que vale é que o telemóvel funciona para essas situações, uma mensagem vinda directamente de Coimbra dos meus pais irão me descansar e vibrar por mais uma grande vitória.

    Ah..já comecei a fazer contagem decrescente: faltam 5 vitórias para o Bi.

    ResponderEliminar
  20. Caro Meirelesportuense

    Tenho um respeito enorme pelo que escreves, por isso não me vou alongar, nem desviar para assuntos que não queria repetir. Contudo vou colocar outro post brilhante do Anibal Letra, que a colocou como post no (http://fecepe.blogspot.com/), espero que ninguém leve a mal, incluindo o próprio Anibal Letra.

    "Futebol Clube do Porto
    Há momentos em que um adepto de futebol, mais concretamente um Portista, se apercebe da beleza e de quão fantástico é ser do Futebol Clube do Porto. Há momentos em que nos damos conta da sorte em termos nascido azuis. Do prazer que se retira em ser Portista. Do valor das vitórias e das conquistas. Algo que nenhum outro clube, em Portugal, pode sentir.

    Um desses momentos aconteceu ontem, aos 90' do Beira-Mar/Benfica. Ou melhor, o momento foi acontecendo, a partir do golo do Delibasic que punha o Beira Mar em vantagem. A seguir a esse golo, seguiram-se estas belas situações:

    - Um penalti inexistente a favor dos vermelhos com o árbitro a acompanhar o lance por trás. Simão Sabrosa nem precisou de fazer uma grande actuação teatral. Até já ia a cair antes de tentar provocar o contacto.
    - Ouvir o locutor da TVI a garantir a pés juntos que seria penalti. "Evidente!", dizia o respeitável senhor!
    - Fora de jogo aos jogadores do Beira Mar que se encontravam no seu próprio meio-campo, impedindo que se isolassem.
    - Uma entrada violentíssima de André Luiz à entrada da área vermelha, onde Lucílio Baptista nem sequer falta assinalou. (O cartão amarelo era evidente, mas já vi jogadores serem justamente expulsos por muito menos)
    - 3 minutos de desconto transformados em 6 minutos (fosse antes do 25 de Abril e teriam sido transformados em 20!)
    - Faltas inexistentes marcadas a favor do benfica.

    Momentos destes repetem-se na história. E continuarão a repetir-se neste país tremendamente centralista (a vizinha Espanha, por exemplo, descentralizou grande parte dos seus acontecimentos mediáticos com os resultados que estão à vista).

    Enquanto isto, 6 milhões de adeptos espumam porque "diz que o FCPorto comprou árbitros para ganhar ao Estrela" e noutros momentos fantásticos. Vão vivendo de ilusão! Enquanto vão acontecendo barbaridades como o fantástico trabalho de Lucílio Baptista ontem há noite (O que é preciso para o Simão ver um amarelo? Jogar sem fazer a depilação peitoral?) 6 milhões de "vaquinhas do presépio" continuam a falar de um pretenso golo que Vítor Baía terá sofrido (que depois de milhares de repetições ninguém consegue dar uma resposta 100% segura). Enquanto Luís Filipe Vieira, o salvador da pátria, profere declarações insultuosas a torto e a direito, parecendo ter carta branca para isso, ofendendo instituições do estado, nós, Portistas, vamos gramando com arbitragens como a de Leiria, com não sei quantos jogos seguidos sem que marcassem um penalti a nosso favor, com o desdém da imprensa e de grande parte da população e com o fraco reconhecimento por parte das autoridades máximas do país em relação ao fantástico trabalho que o nosso clube desenvolve além fronteiras.

    E é por estas e por outras, que ser do Futebol Clube do Porto é fantástico. É por estas e por outras que ser azul e branco é um exercício e uma homenagem à justiça, à persistência, à liberdade e ao orgulho. E este sabor, este sentimento, é ainda mais intenso e delicioso, sabendo que grande parte da população nunca na vida irá sentir o que nós sentimos. É provavelmente isso o que despoleta tanto ódio em relação ao Azul e Branco.

    Continuemos a ganhar."


    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  21. Não fosse o facto de vir novamente a ser pai esta semana também ia a Coimbra dar o meu apoio ao Mágico Porto.

    os bilhetes estão a um preço acessível. espero que haja uma resposta massiva dos nossos adeptos.

    ResponderEliminar
  22. Caro Offshore

    Desde já os meus parabens, por brilhante acontecimento. Espero que rápidamente tire uma fotografia, depois preencha a proposta, e teremos mais um Portista.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. Votei PC.

    Na 1ª votação tinha votado MST, por ser um estilo próximo do PC, mas que em princípio.

    Assim sendo voto PC, porque melhor que ele não há... só espero que no clube como na SAD se rodeie de mais gente capaz (e de gente mais capaz também).

    ResponderEliminar
  24. f.c.limpa tudo, quem escreveu este último post foi o Michael Knight e não o Aníbal Letra.

    ResponderEliminar
  25. OffShore os meus sinceros parabéns e que corra tudo bem.

    O meu motivo para não me deslocar a Coimbra, já que os preços estão bastante acessíveis, é parecido com o seu, não por ser pai novamente, mas por ser pai de um bebé que festeja o primeiro aninho esta semana e fazer a festa no dia do jogo.

    Já agora seria interessante o seu filho nascer no dia 12 :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Off shore, muitas felicidades para o teu/tua dragãozinho/a e que tudo corra bem .

    ResponderEliminar
  27. Já agora, hoje faz 4 anos que estava a caminho das Antas para assistir um festival de chuva e de futebol : FCP 4 - 1 Lázio.

    ResponderEliminar
  28. Caro Zirtaev,

    3 GRANDES nomes.
    3 grandes PORTISTAS.

    O meu voto vai para o insuperavelmente melhor - o NGP. Apenas porque é aquele que dos 3 me pode assegurar mais alegrias ... mais vitórias .... mais títulos.... no fundo, mais FUTEBOL CLUBE DO PORTO !!

    Ou não fosse ele quem mais sabe de futebol a dormir (FERRADO...) do que todos os outros (e não me refiro a Belmiro de Azevedo nem a Rui Moreira) juntos e com as pestanas bem abertas ... mesmo acolitados numa comunicação social vergonhosa ...

    ResponderEliminar
  29. Offshore muitas felicidades para o nascimento de mais um(a) portista.

    :)

    Quanto à ida a Coimbra, também não posso porque também tenho o casamento de um grande amigo.

    Mas sei que de Cascais vai sair um autocarro de portistas com 26 inscritos.

    Por aqui, já se fala na criação de uma casa do FCP.

    Menphis, eu também tenho o sonho de ver o Vitor Baía como presidente do FCP. Espero que os abutres não lhe façam a cama como fizeram ao J. Costa ou ao F. Gomes noutros tempos.


    Abraços à bancada

    ResponderEliminar
  30. Quanto a Rui Moreira, tenho imensa consideração por ele, acho-o uma pessoa com excelentes capacidades, é inteligente, cordial e bastante correcto, é Presidente da ACP, um grande portista e portuense.
    Agora, temo que não esteja ainda bem preparado para ser presidente da SAD e do Clube, falta-lhe o "calo" necessário para estas coisas.
    Daí ter votado em Pinto da Costa, apesar dos problemas relacionados com o apito, é sem dúvida quem dá garantias, desde que faça um saneamento aos abutres SAD e resolva de uma vez a desastrosa política de aquisições e rescinda com os inúmeros emprestados de segunda pois as finanças não aguentam este desvario.
    Penso também que a transição deve ser de forma pacífica e não seria mau Rui Moreira ser convidado para a Direcção, juntamente com outros elementos ( Baía se acabar a carreira, F. Gomes - o da Sad ...) , ir aprendendo e depois ser o sucessor natural mas já com outra experiência, que isto do futebol tem que se lhe diga, não basta ser excelente gestor.
    Quanto ao jogo das galinhas com o Beira Mar, até que enfim um jornal coloca a boca no trombone, falo da capa do Jogo.Gostei.
    Agora ... Tudo a Coimbra.
    Felicidades para o rebento do OFF Shore

    ResponderEliminar
  31. Carlos Xistra para Coimbra.
    O João? Pode ser o João (Ferreira) e LFV vai tê-lo no jogo com o Braga, porque o Benfica precisa dos árbitros para ganhar.
    Jorge Sousa no Sporting-Marítimo.
    Nesta altura da época, em toda a 2ª volta, à 3ª feira só quero saber o nome dos ladrões indigitados para o fim-de-semana da bola avermelhada.

    ResponderEliminar
  32. Zé Luís, o Xistra não é dos piores tenho-o até como um dos melhores. Já o do jogo do Benfica tem direito a um grande LOL. Mas acho que nem com esses.

    Vamos ver pelo lado positivo, o SrLB só daqui a 3 jogos pode calhar ao benfica, será que ainda vai a tempo do Sporting? E o Capitão João só daqui a 4?

    Eles estão mesmo desesperados e estão a gastar os trunfos maiores agora. Mas o que não lhes faltam é trunfos.

    Um abraço.
    PS: Alguém sabe onde posso ler a crónica do MST sem comprar jornal e não ter pagar ao jornal dos lampiões?

    ResponderEliminar
  33. O bibó porto, carago do amigo Blue Boy costuma publicar, mas parece que é amanhã.

    Andas por aí, Blue Boy ?

    ResponderEliminar
  34. Obrigado a todos.
    é uma dragãozinha. já tenho um dragãozinho em casa que diz que o Porto é o maior :)

    em relação ao texto do MST. eu lia-o sempre no blog souportistacomorgulho mas parece que o seu autor anda com pouco tempo e coloca os textos do MST com algum atraso.
    Havia também o http://textosmst.blogspot.com/ mas desde Janeiro que não é actualizado.

    Mas prefiro ler a crónica do Miguel com atraso do que comprar aquele pasquim vermelho.

    ResponderEliminar
  35. Eu também considero Xistra um dos árbitros mais equilibrados e honestos. Um tipo que sabe até reconhecer os erros e pedir desculpa sem... desculpas esfarrapadas.
    Já o João, pode ser o João, é a tábua de salvação e tem mesmo um rasto de destruição em jogos do Braga e em particular em jogos entre Benfica e Braga com prejuizo sempre dos mesmos.
    Acabava de dizer a um amigo sportinguista que desta maneira o Benfica tem o 2º lugar protegido.
    E o Porto é que não tem direito sequer a escorregar, apesar dos 3 pontos, porque a coisa está encarniçada, além de encarnada.
    Espero sinceramente que o azul e branco do Espanyol volte a brilhar.
    Off-shore, tenho uma pequenita equipada, tal como a maiorzita, no ecrã do meu pc, a propósito da estreia dela esta época no Dragão logo à 1ª jornada. Não tardes...

    ResponderEliminar
  36. Estou agora a pensar que realmente esses artistas já não calham ao benfica, mas ou muito me engano ou o FCPorto ainda vai ter de gramá-los nas últimas e decisivas jornadas. Assim já começo novamente a ficar apreensivo.

    Zé Luís e OffShore não se esqueçam do mais importante, de colocar os rebentos a sócios do FCPorto. A minha já o é desde os três meses. Com 25 anos tem direito ao dragão de prata que o pai só terá direito daqui a 10. De pequenino se torce o pepino.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Zirtaev, pensei que as inscrições de sócio estavam fechadas...
    Sobre os árbitros, não há dúvidas que em breve levaremos com Lucílio e Paixão, à falta de notícias do Apito Dourado...
    Sobre Xistra e Lucílio, este ainda agora na RR vinha com a desculpa esfarrapada de não ter os meios tecnológicos para ajudá-lo, coitado...
    O jornalista não lhe impõe é a pergunta de ele favorecer sempre o mesmo em todo o jogo, com faltas e faltinhas, cartões para uns e nada para outros...
    Afinal, e como sempre fui contra os meios tecnológicos em vez de confiar na seriedade e categoria dos árbitros -- embora não seja para todos! --, estive a pensar se mudaria de opinião mas mantenho-a:
    - se o golo do Benfica contra o Porto foi irregular e não se deu conta disso, em geral, admitindo-se (ouvi dizer do Coroado) que por centímetros a decisão de não marcar fora-de-jogo tinha de se aceitar
    - por centímetros Nuno Gomes está em fora-de-jogo mas a decisão de assinalá-lo, em Aveiro, já não é passível de ser aceite porque a generalidade dos relatos da Imprensa de ar condicionado diz que o golo é limpo e o Benfas foi prejudicado.
    Com argumentação destas, bafienta e salazarente como sempre, não vale a pena meter meios tecnológicos a ajudar os árbitros, porque as decisões por centímetros continuam à discrição dos árbitros e dos comentadeiros ou carpideiras do regime como lhes chamo.
    Vim eu de férias para encontrar toda a mesma merda e o Sócrates ainda sem dizer que via o canudo em qual Universidade da Vida fosse ela Independente ou no Intendente...

    ResponderEliminar
  38. Pinto da Costa sempre....
    É incrivel como se esquece facilmente 25 anos de dedicação a este clube e se anda a fazer o jogo do adversário!

    Pinto da Costa não tem rival.

    http:\\dragaonortenho.blogspot.com


    Saudações Dragonianas

    ResponderEliminar
  39. "f.c.limpa tudo": obrigado pelas palavras atenciosas e sinceramente retribuo o cumprimento...Relativamente ao texto apenso fico satisfeito por ver que essa mística azul e branca vai ganhando fôlego e alargando a sua área de influência e também me parece e com isso, sinto-me igualmente bem -e tranquilo- se a vaga de fundo fôr como parece ir, no sentido de manter PDC à frente dos destinos do Clube...É uma atitude nobre da massa associativa e apoiante...Uma palavra de apreço para o "offshore" incluindo óbviamente a mãe e o rebento que está para ver a luz do dia neste Planeta Azul: as maiores felicidades e qualidades possíveis para ele(a)!....

    ResponderEliminar
  40. Ah,ah,ah. Que rica sondagem!!!

    MST é como o BE do Louça: Nunca quererá ser governo, para estar sempre no contra e dizer mal de tudo e de todos sem ter que apresentar nem gerir porra alguma.

    Rui Moreira é como Santana Lopes ou outro qualquer que ficou mediatico à custa de aparecer na TV: Só lhe falta ir para o Big Brother ou quinta dos ranhosos, que então é que seria popular. Fora disso é um administrador de porra nenhuma de jeito reconhecido.


    Belmiro de Azevedo? ahahah. Então o Pinto da Costa está velho, e é esse poço da juventude com 70 anos ou perto disso que vai trazer um rejuvenescimento ao FCP.

    Pinto da Costa? Jamais!!! É bom demais, teve lutas demais, conquistou demais, colocou o clube num patamar grande demais para tão mediocres adeptos que agora o insultam.

    ResponderEliminar
  41. Gostava que estes tão sensíveis adeptos do FCPorto me dissessem porque onde é que ao colocar uma sondagem destas é sinónimo de esquecimento do que fez PdC? É que eu ainda não entendi.

    Põe-se a falar da glorias e dos feitos do PdC como se eu não os conhecesse, como se eu não os tivesse vivido. Mas pensam que têm alguma coisa para me ensinar do do que é ser do FCPorto? Do que é ser portista? Pensam que me ensinam alguma coisa do que é PdC e tudo o que ele me deu? A qts assembleias do clube foram os que me criticam? A quantos jogos à chuva no vehlinho estádio das Antas foram os que agora me criticam? Olhem por exemplo o jogo de que o Menphis fala contra a Lazio, cheguei a casa como um "pito" mas feliz e orgulhoso como nunca. E vocês onde estavam?

    Ingratidão?! Porquê?! Por ver algumas coisas que acho não estarem bem e tentar pô-las em questão? Só quem diz bem é que é bom adepto? E pôr em questão a direcção faz de mim menos portista que todos vós? Porquê? No máximo faz de mim menos "cego".

    Nunca disse que não apoiava PdC, nunca ninguém me leu ou ouviu a pedir outra pessoa para o cargo.

    Desafio quem quer que seja a provar-mo.

    A mim ninguém me ensina o que é o FCPorto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  42. Existe para aí muita gente a confundir discussão democrática com falta de amor ao FCP.

    Existe também muita gente a confundir Futebol Clube do Porto com Pinto da Costa.

    Enfim. Muitos deles não devem ter idade para perceber o que é votar/discutir assuntos em democracia. Se assim for está "perdoada" a confusão...

    Sinceramente não vejo qual é o problema em discutir nomes para uma sucessão a PdC e à sua SAD.

    No meu caso pessoal, não deixo de ligar PdC à SAD porque alguém tem que ser responsabilizado pelos abutres que lá andam.

    O passado de PdC nem está em discussão. Será sempre para mim o melhor presidente desportivo que já existiu. Agora seria tempo de mudar. Parece que ainda não vai ser desta.

    Abraço à bancada

    ResponderEliminar
  43. Vejo que o PRESIDENTE ainda tem muita gente que acredita nele,eu incluido!Não se trata de confundir o FCP com Pinto da Costa,mas sim e em minha modesta opinião manter a fé num homem que demonstrou grande capacidade para gerir o FCP!Eu quero que o PRESIDENTE saia do FCP pela porta grande,e não escorraçado como um qualquer só porque a corja lampeónica grita histéricamente!Penso e não quero que os meus amigos levem a mal,pois eu sofro todos os dias pelo FCP,que a escumalha da capital já tem uma grande vitória,que é dividir a massa associativa e adepta do FCP em relação ao PRESIDENTE!Depois de outra roubalheira como a que eu vi ontem em Aveiro,e acima de tudo com as tentativas de branqueamento que foram feitas por parte da comunicação social vermelha só me resta dizer que isto está mesmo dificil!

    ResponderEliminar
  44. Ontem no Trio de Ataque, Rui Moreira escusou-se a responder à pergunta sobre o que achava de uma recandidatura de PdC...

    Muito estranho.

    Condor, óbviamente que eu não censuro ninguém por querer a continuidade de PdC no FCP. O que eu censuro são os que criticam quem não pensa dessa forma ou que simplesmente como o Zirtaev, que fomenta uma discussão saudável sobre o tema.

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  45. Zirtaev:

    A tua indignação não tem razão de ser. Só gera a discussão, só propõe alternativas, quem quer e fomenta a mudança. Tens todo o direito de fazer o que bem entendes, não podes é esperar que toda a gente perceba que ages de boa intenção e que apoias Pinto da Costa só porque o afirmas aos gritos. Até podes agir de boa fé... não faço ideia porque não te conheço mas não podes escapar ao facto de estares a contribuir para a desestabilização e numa altura tão crucial como esta.

    Lazio? Isso eram as meias-finais... qualquer portista de meia-tigela esteve no jogo da Lazio... até não portistas foram ver o jogo. Whressam... foste? O pior tempo que possas imaginar, na primeira eliminatória e depois de termos perdido 1-0 em Gales... e fomos eliminados.
    Ser um enorme portista foi ter estado décadas sem ganhar e continuar a ir ao estádio sem vacilar. Ser portista de vitórias é fácil... e metade dos que agora de intitulam portistas são mais adeptos de vitórias do que do F.C.Porto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  46. Perguntas pertinentes (ou não):

    Não será o meu caso porque escolhi o FCP como clube antes de este voltar a ganhar um titulo nacional. Ainda assim deixo a pergunta ao amigo Carlos:

    Será menos portista um adepto que tenha nascido depois dos anos 80?

    Ou que vá obrigatóriamente a todos os jogos?

    Será mais portista um sócio com lugar anual do que outros que por falta de dinheiro não o possam adquirir?

    Será mais portista alguém que tenha acções da SAD?

    O que eu considero que é factor de desunião e destabilização é alguns "irmãos" dragões que se consideram mais portistas que outros por um qualquer facto que lhes dê jeito.

    É que se assim for eu também tenho uma enorme lista de valências para enumerar...

    Como diz o "outro":

    Só sei que não vou por aí...

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  47. Caro Carlos,

    Com todo o respeito, onde me viram a apoiar ou não PdC? E mais uma vez, onde me viram apoiar ou não outro candidato qq?

    Tentei sempre mandar para a discussão nomes ou alternativas tentando sempre manter isenção. Neste aspecto não me podem acusar de nada por mais que tentem.

    O que me interessa é o FCPorto e o que quis foi fomentar uma discussão que pensava ser saudável para todos os que gostam do FCPorto.

    Se quero mudança, claro que sim, uma mudança na atitude do presidente e SAD perante tudo com que somos bombardeados constantemente e isto para não falar de outras coisas. Este é o PdC de quem aprendi a gostar? Não é, nem é o PdC de quem vocês aprenderam a gostar. Podem dizer o que quiserem mas não é. Falam do PdC do passado e de toda a gratidão que lhe devemos (e que concordo a 100%, foi e será sempre o melhor presidente que tivemos, merece a estátua de que alguns falam), mas, onde está esse PdC?

    Nada disto seria assunto de discussão se tivesse o PdC presidente do FCPorto a tempo inteiro, a defender-nos, a defender o clube. Nada disto será mais assunto de discussão se ele voltar a ser quem era.

    A solução poderá passar por várias hipóteses. Qual a melhor? Cada um teve direito a dar a sua opinião e a justificar-se. O que não antecipei foram acusações reles que li contra a minha pessoa, contra o meu blog e pondo em causa o meu portismo. Isso deixou-me de rastos, acredite. Não só pelas acusações mas tb por ver que existem portistas que parece não saberem discutir e explanar as suas ideias, difamando e caluniando sem sentido.

    Acusam-me de desestabilização, mas qd traria o assunto a discussão? Depois da altura das candidaturas.

    Se este blog tem esse poder de desestabilização que dizem (o que acho alguma piada, mas que me deixa muito contente), talvez tb tenha poder para fazer o nosso presidente mudar de estratégia e para o fazer mudar alguns elementos da SAD na sua nova candidatura.

    Seja como for, e como já disse embora não incondicionalmente, se ele continuar como acho que irá acontecer, ele será sempre meu presidente, mas não pode é esperar estar isento de críticas qd eu achar que o devo fazer.

    Qt à questão de qq adepto de meia tigela ter visto o jogo da Lazio, foi apenas um exemplo, que por acaso o Menphis falou num comentário daqui. Não me lembro se fui ver o jogo de que fala, perdi a conta aos jogos que já vi do FCPorto tanto nas Antas como no Dragão, mas já fui ver muitos jogos nas Antas em que não estavam sequer 8mil pessoas, e o Carlos em qts desses jogos esteve?

    De qq modo, é como o Teixeira diz, o que é que isso interessa? Não me sinto mais portista que os outros só por ter visto mais jogos. É uma divisão entre adeptos do FCPorto que me recuso a fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  48. Teixeira:

    É óbvio que não é mais portista quem vai aos jogos, ou que é portista há mais tempo ou que tem lugar anual... até porque, como eu disse, há muitos portistas de meia tigela que vão aos jogos. Mas sem dúvida que valorizo mais um portista que aguentou firme décadas sem ganhar... essencialmente porque viveu essa experiência e conseguiu atravessá-la e manter-se portista. Eu, felizmente ou não, não passei por isso...

    Zirtaev:
    A questão aqui não é o maior ou menor portismo... isso é secundário. Mas, nas Antas, nos primeiros tempos do futebol na TV, já estive em muitos jogos certamente com muito menos de 8 mil pessoas.
    Como disse... tens todo o direito de fazeres o que der na gana, não podes é esperar que todos entendam as tuas intenções. Elas estão sujeitas a críticas, tal como PC está sujeito a críticas.
    Ficas tocado quando põem em causa o teu portismo? Eu também ficava, mas conheces aquele ditado: "Quem semeia ventos..."

    O problema não é o alcance da desestabilização... é a desunião de uma massa de adeptos que neste momento devia estar é concentrada em cobrir Coímbra de azul e branco. Mas pronto... são opções que só a ti dizem respeito.

    Repito... não critico a discussão, que deve ser feita, até porque Pinto da Costa não é eterno. Não concordo com a forma... pelas razões que já enumerei. Fui!

    ResponderEliminar
  49. Caro Carlos,

    É evidente que estou sujeito a críticas e as aceito. Tal como aceito as suas, ainda por cima qd se deu oa trabalhao de as explicar.

    São normais e até já esperava algumas já que qt à votação eu próprio pensei ser numa altura pouco oportuna, só que a questão das candidaturas à presidência no FCPorto é sempre nesta altura todos os anos, ou seja nunca ninguém vai poder fazer seja o que for pq é sempre numa altura decisiva do campeonato. Por isso resolvi arriscar em colocar o assunto aos portistas.

    Aceito críticas e que até duvidem das minhas intenções, embora não concorde, o que não quer dizer que aceite que me tentem difamar e até caluniar, como tenho visto por aí.

    Critiquem mas não ofendam, porque no mínimo sou tão portista como todos vocês.

    Numa coisa concordamos de certeza absoluta, é tempo de união e devemos cobrir Coimbra de azul-e-branco.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  50. Parece-me haver muito exagero nos ataques que são dirigidos ao Zirtaev. Ele tomou uma iniciativa que no fundo se vinha anunciando há muito nos meios ligados ao Futebol Clube do Porto e que neste caso é meramente especulativa...É uma simples auscultação ao pulsar e sentir dos Portistas no rescaldo em que estamos de uma enorme refrega em que se transformou o Apito Dourado e as diversas peripécias que se foram forjando ao longo destes últimos meses. As pessoas questionaram-se legitimamente se toda esta enorme confusão criada, não iria em última estância prejudicar apenas o Clube...Desenharam-se diversos cenários apocalípiticos que embora continuem ainda a brotar aqui e além, tem vindo progressivamente a acalmar um pouco por todo lado e a aplacar-se a clamorosa fúria sentida de há dois anos para cá...A poeira parece estar a começar a assentar e a escandaleira notória construida em volta de um protecionismo intolerável aos Clubes de Lisboa -tão cristalina agora- tem ajudado a desanuviar o panorama, vá lá, vá lá...O mundo tem destas coisas, deseja-se tanto uma coisa, de forma tão exaltada e cega que acontece por vezes o resultado obtido, ser exactamente o contrário daquele que foi tão "afanosamente" procurado...É caso para se começar a afirmar "O Rei vai completamente nú"! Toda esta imparável ânsia nacional, por uma justiça desportiva exemplar, acabou por revelar o seu verdadeiro conteúdo e natureza: aquilo que os mais incansáveis vociferadores e paladinos nacionais dessa luta querem é uma justiça muito peculiar, exactamente "aquela que lhes sirva apenas os seus particulares e inconfessáveis interesses"! Mas no meio de todo este turbilhão nós podemos e devemos questionarmo-nos, questionar muita coisa e discuti-la sem preconceitos. O resultado vai acabar por ser benéfico para nós por esclarecedor e também unificador! Da discussão nasce a luz e o conhecimento e limam-se as diferenças e incompreensões! As posições tornam-se conhecidas, quem tem pecados vê-os abertamente denunciados e face a essa exposição deve no mínimo tentar corrigi-los num breve trecho, para poder continuar a inspirar e merecer confiança, caso contrário corre o risco de ser completamente ultrapassado pelo rumo da história!...Portanto aproveitemos bem esta oportunidade única!... Sem preconceitos!...

    ResponderEliminar