21 abril 2007

O jogo mais difícil? É sempre o próximo

Para os Portistas de Bancada e através da votação colocada no início da semana (que poderão ver no quadro), este é o jogo mais difícil dos que faltam ao FCPorto na presente época. Acredito que não seja tanto pelo valor do adversário, que não é de todo de desprezar, mas sim por usarem a velha máxima de que o mais difícil é sempre o próximo adversário. E é assim que um Dragão tem de encarar todos os jogos.

Das finais que faltam, a próxima é já amanhã, com uma vitória e sem se saber os resultados de outros jogos, restarão apenas três vitórias para alcançar o tão desejado título. O professor, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, já disse que a equipa está com a concentração ao máximo e que aprendeu a não facilitar nunca mais enquanto os títulos não estiverem nas mãos. Nada de faixas antecipadas, nada de foguetes antes da festa, até porque ainda falta muito para o fim e é assim com esta mentalidade que queremos que o FCPorto se apresente.

O adversário vem de uma meia-final com 120 minutos de jogo, está desgastado fisicamente, mas o nível psicológico está como nunca esteve depois de se apurar para a final da taça de Portugal e como disse o próprio Jesualdo, «quando se ganha, a fadiga é mais facilmente recuperável». Assim não se esperam facilidades da equipa que ocupa actualmente o quarto lugar da liga, e, como disse novamente o professor, não podemos cair no erro de achar que a fadiga trará facilidades ao FCPorto.

Depois da vaga de lesões, e apesar de ainda alguns jogadores estarem “de baixa”, Raul Meireles está apto, assim como Lisandro Lopez e Ibson. O português poderá até, e pelo que se ouve na comunicação social, ser já opção para o onze inicial, ficando a dúvida se Lisandro depois de tanto tempo de paragem estará com o ritmo competitivo necessário para poder jogar de início ao melhor nível, já Ibson será apenas uma opção no banco à disposição do professor. Tenho a esperança que Anderson também já possa contribuir com a sua magia desde início e isto apesar de com isso ter retirar da equipa Jorginho, que tem estado simplesmente excelente, sendo um verdadeiro jogador de equipa. Assim, trocando apenas M. Cech e Jorginho, respectivamente, por R. Meireles e Anderson e usando a mesma táctica do jogo anterior a minha equipa seria esta:

Este é mais um grande, importante e decisivo jogo rumo ao 22º título do FCPorto. Este é mais um jogo em que o estádio tem de estar lotado para que o apoio à equipa seja uma mais valia decisiva no desenrolar da partida. O Dragão tem de deitar fogo até o título estar “carimbado” em definitivo. O 12º jogador é cada vez mais importante na carreira da equipa neste campeonato. Nenhum portista neste momento deve, na medida do possível, descartar-se da responsabilidade que tem em apoiar equipa, por isso, AJUDEM A ENCHER O DRAGÃO PARA FAZER DESTE CLUBE NOVAMENTE BI-CAMPEÃO.

FCPorto - Belenenses, Domingo, 19H15 - TVI

PS: Quero só acrescentar a este post o que Jesualdo Ferreira disse sobre o presidente, para ele, Pinto da Costa tem «uma liderança incontestável e assume uma postura frontal contra o poder instituído», disse ainda «Os 25 anos de Pinto da Costa na presidência do FC Porto tiveram como resultado o crescimento impensável de um clube que era visto como sendo de província. Na altura, era inimaginável que o FC Porto pudesse atingir uma dimensão global, alcançando níveis competitivos e organizativos invejáveis. Pinto da Costa fez do FC Porto o clube português com mais títulos internacionais e só não é aquele que tem mais títulos nacionais devido ao regime vigente que o precedeu e o qual teve de afrontar. Conflituar para ganhar e para ser mais forte é uma atitude muito nobre e estou seguro de que tem ainda muito para dar ao clube, apesar do muito que já deu.»

11 comentários:

  1. apareçam DOMINGO NO OLIVAL PARA APOIAR A EQUIPA DOS SUB15 NO IMPORTANTISSIMO JOGO DECISIVO PARA A PASSAGEM Á FASE DINAL DO CAMPEONATO......11H NO OLIVAL......F.C.PORTO X V.GUIMARÃES

    ResponderEliminar
  2. Pois é, já começou a crucificação de Jesus, esse eterno marioneta que, apesar de estar a fazer um bom trabalho no Belenenses só tem azia para o FCP.

    Depois, de ter visto a sua equipa a ser beneficiada com um golo que não foi marcado ao FCP, e não fazer nada na 1ªvolta e veio para os jornais que a culpa foi do árbitro, agora vem desculpar-se a dizer que o FCP não quis adiar o jogo para 2ª feira, e que o FCP fez mal e tal...um palhaçito..é ganhar e por muitos, meus senhores.

    ResponderEliminar
  3. Então ese Jesus fala em adiar o jogo e não se importou tanto por o Braga ter menos dias de descanso, ainda por cima ganhou como ganhou, com um lance duvidoso.
    Amanhã vamos encher o Dragão apoiar até ao fim. È a hora das grandes decisões.
    Gostei de ler as palavras do Jesualdo em relaºção ao Presidente e à questão da luta contra o " poder instituído ". Vindo de um homem com simpatias clubisticas sulistas e que passou tanto tempo lá pra baoixo, ele lá sabe do que fala. Muito bem tal como dizer que os outros só são candidatos se nós deixarmos. A nível de discurso tivemos Homem.
    Agora é esperar que com os belenenses as coisas corram bem, com capacidade e muita vontade.

    ResponderEliminar
  4. Essa do Postiga voltar a jogar a titular deixa-me sempre nervoso...

    Preferia (por necessidade) encostar um pouco o Anderson à linha e colocar o Jorginho no meio.

    Deviamos perguntar ao Blackburn se por acaso não querem o Postiga em vez do Benny...

    OFFTOPIC:

    As listas A e B encabeçadas pelo Pôncio Monteiro são para rir?

    E o facto de ele apenas ter marcado presença na apresentação pública da Lista B é para quê? Para rebolar no chão a rir?

    Para quê duas listas? Para se dar a imagem de um clube democrático?

    É que não basta parecer. Sinceramente, desiludiu-me esta estratégia eleitoral.

    Rui Moreira ao aceitar entrar na Lista A também foi uma enorme desilusão. Deixou-se manipular.

    Para o C.S. vou votar no Pôncio, no Pôncio ou em branco?...


    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  5. Eu compreendo esta 2.ª lista apresentada à última hora para o Conselho Superior...É uma espécie de recado ao Doutor Rui Moreira! Independemente da justeza desta atitude vinda de parte de alguns associados e figuras importantes eu sinto que cheira a vendetta e portanto não é um gesto bonito! Não honra quem a tomou e só a posso aceitar porque eventualmente aquele gesto tido por RM na passada terça feira e que salientei, foi considerado desaforo por muitos e tida como merecedora de castigo! A lista "A" inclui uma série de nomes que são – pareceu-me - a quase totalidade dos que compõem a actual manta directiva com a excepção relevante salientada por Pinto da Costa de Domingos de Matos...A lista "B" faz uma recomposição dos nomes e exclui uma mão cheia dos anteriormente propostos por PC...Também me pareceu que a ser verdade que RM já estava na lista que ia ser apresentada por PC era de todo dispensável aquele arrufo de última hora que RM teve na terça feira perante as câmaras! Teria a oportunidade de o fazer no local certo, como eu sempre disse: dentro do Clube e sem receios!

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao jogo de amanhã ou o do Boavista eu creio que o jogo do Bessa envolve maiores riscos porque é fora e porque os axadrezados não gostam de nós e jogam muito duro, aliás é o que eles sabem fazer melhor! Amanhã contra o Belenenses vamos apanhar em princípio uma equipa um tanto desgastada pelo jogo de 5.ª feira...Mas isso é problema deles como na 5.ª foi problema do Braga, os Belenenses não atenderam a esse facto e aproveitaram-no ao máximo! Isto claro é tudo teoria, na prática só no jogo se vai saber, por vezes os jogos dificeis tornam-se fáceis e vice-versa!

    ResponderEliminar
  7. Teixeira e Meireles, que eu saiba este género de conselhos, têm pouco a ver com a direcção em si. Servem apenas como conselheiros e as pessoas são convidadas sem saberem quem são as outras pessoas convidadas. Não têm qq poder de decisão e não têm nada a ver com a candidatura de PdC, pelo menos não directamente.

    A questão de ter 3 nomes repetidos, é um pouco para esses nomes estarem garantidos no Conselho Superior do FCPorto, logo não é nada estranho isso acontecer, penso ser consensual, por exemplo, termos a certeza de que Pôncio Monteiro deve estar no conselho superior do FCPorto. Agora os sócios votam conforme os outros nomes. Numa lista o nome mais sonante é Rui Moreira, noutra lista o nome mais sonante é Vitor Baía, curiosamente dois amigos e dois grandes portistas que tentarão não fazer descansar a direcção e tentarão sempre que esta faça o melhor pelo clube. De qq das formas Rui Moreira já pertence ao conselho consultivo e a sua opinião estará salvaguardada.

    Qt a Postiga na equipa, bem, ele não esteve assim tão mal em Coimbra e por outro lado Lisandro ainda não estará a 100%. Mas se Lisandro entrasse de início no lugar do Postiga não me admiraria.

    Já agora, o Petit fez penaltie que o árbitro não marcou e livrou-se de um amarelo que o impedia de jogar para a semana. David Luiz agarra um jogador que ia isolado para a baliza e livra-se do vermelho que o impedia de jogar para a semana.

    E siga a rusga. É a bem da nação...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Agora já entendi onde o Teixeira e o Meireles queriam chegar. Não fazia a mínima ideia.

    «Fernando Cerqueira frisou com insistência um apoio inequívoco a Pinto da Costa e, ontem, esse ponto ganhou uma leitura acrescida por causa da entrevista de Rui Moreira, um dos nomes que fazem parte da Lista A, ao "Diário de Notícias". Nessa entrevista, foram feitas críticas ao silêncio do presidente portista e, entre outras coisas, foi sublinhado o carácter preocupante das contas. "Cada um tem direito à sua opinião", limitou-se a referir Fernando Cerqueira sobre essas afirmações. Um trunfo que Faria de Almeida capitalizou. "Nesta lista, todos apoiam Pinto da Costa sem reservas". Perguntaram-lhe, claro, se essa declaração era uma indirecta a Rui Moreira. "De modo nenhum; sou amigo e nem sabia disso". Ao lado, Pôncio Monteiro sabia e respondeu. "Não li, mas tive conhecimento e lastimo. O FC Porto tem espaços próprios para esse tipo de críticas; não é preciso fazê-lo em praça pública. Podemos não estar sempre de acordo, mas não se pode pôr em causa a dedicação ao clube, traduzida nas vitórias que o engrandeceram. Acho de mau gosto. Criticar sim, mas nos sítios próprios".»
    O JOGO, 21/04/2007

    Nem comento mais nada para não me chatear.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Ontem na Madeira assistimos a mais uma roubalheira descarada.

    Assim não sei se o meu optimismo para que o FCP vença o campeonato seja aceitavel...

    Investigue MJM!


    Abraço bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  10. O que assistimos ontem já era de prever, por lá anda tudo doente, é necessário arribar a malta.
    Que roubalheira descarada, mas a luta deles já não é a nossa, eles que se matem pelo 2º lugar.

    ResponderEliminar