17 abril 2007

Gestão...

...do balneário

«Responsabilidade

Jesualdo Ferreira livrou-se do mal e não se deixou cair na tentação de criticar Carlos Xistra. E era tão fácil fazê-lo. Um treinador menos inteligente ter-se-ia queixado das dúvidas que certamente o assaltaram no lance da grande penalidade que permitiu à Académica diminuir a desvantagem perto do fim do jogo, ou então das certezas em relação ao excessivo rigor do árbitro de Castelo Branco na amostragem de sete cartões amarelos aos jogadores do FC Porto, cinco dos quais agora em risco de suspensão, especialmente quando comparado com a permissividade em relação aos jogadores academistas. Outro treinador menos inteligente teria, dessa forma, desresponsabilizado a sua equipa pela aflição que sentiu nos últimos instantes do jogo com a Académica, dando-lhe uma reconfortante palmadinha nas costas e arranjando-lhe uma boa desculpa para não se incomodar muito com o que possa correr mal no próximo encontro porque, afinal, a culpa é do árbitro. Ora, quando faltam apenas quatro vitórias para o FC Porto renovar o título de campeão nacional, quando faltam apenas doze pontos para o próprio Jesualdo Ferreira finalmente juntar um título a uma carreira a todos os níveis brilhantes, desresponsabilizar a equipa, arranjar-lhe desculpas à priori para o que possa correr mal, é um risco que Jesualdo não pode, nem deve correr. Por muito fácil e tentador que fosse criticar Carlos Xistra depois do jogo com a Académica.»

Jorge Maia In O Jogo

...dos amarelos

«Bessa em risco para sete titulares

Juntando a lesão de Pepe à guilhotina dos amarelos precipitada pelos cartões vistos em Coimbra, a conclusão é alarmante: Jesualdo Ferreira corre o risco de perder sete dos onze jogadores mais utilizados do plantel para o jogo do Bessa. É verdade que esse cenário negro exigiria a conjugação de uma série de factores, mas não deixa de ser possível. De uma só vez, o treinador poderá ver-se privado da dupla de centrais preferida; do trinco mais utilizado; do médio usado em todos os jogos; de uma alternativa que cobre dois lugares do lado esquerdo, na defesa e no meio, e dos dois extremos. Por nomes: Pepe, Bruno Alves, Paulo Assunção, Lucho, Cech, Lisandro e Quaresma. A estes junta-se ainda Jorginho, que tem feito parte das opções recentes de Jesualdo. Mesmo que o cadastro fique limpinho com o Belenenses, o perigo de ficar privado de parte substancial dos elementos nucleares da equipa arrastar-se-á nas jornadas seguintes, o que não deixa de ser um factor-extra de pressão.

Há outro ângulo. Mesmo que Jesualdo prefira sublinhar a importância do jogo com o Belenenses, desvalorizando o impacto futuro arrastado pela acumulação de cartões, a questão não perde pertinência. Afinal, até que ponto pode condicionar o rendimento da equipa? O treinador já tinha sido confrontado com um esboço do problema, em escala menor, quando escolheu o onze que defrontou o Marítimo. Na altura, Raul Meireles e Lisandro foram poupados por causa dos amarelos. Correu bem. A margem de manobra para gerir parece agora mais apertada, ainda que seja inevitável pensar que a atribuição do título pode ganhar contornos mais decisivos no Bessa, isto porque, nessa mesma jornada, Benfica e Sporting têm duelo agendado.»

In O Jogo

PS: Depois da ajudinha que o nosso eterno capitão nos deu ontem, estou com esta sensação de que o ex-segundo classificado ainda nos vai dar o título daqui a duas jornadas, porque será? Mesmo assim cuidado, muito cuidado. A guerrilha vai endurecer e a campanha intensiva de desinformação que estava preparada para este final de campeonato vai ter de, afinal, sair ainda mais cedo para as bancas. Cuidado.

20 comentários:

  1. O GLORIOSO ESTOUROU!

    Eu não acredito que as galinhas, depois de prometerem o primeiro lugar naquele fatídico 1 de Abril pelas 11 horas, tenham pura e simplesmente desistido no "sprint final", o tal que a Bola, tão excitada, falava há uma semana atráz.
    De facto, aquela agremiaçãozinha desportiva do Bairro de Benfica não aprende de uma vez por todas que a história dos 6 milhões e dos 20 mais ricos e outras palhaçadas nas quais só eles acreditam, não ganham titulos só por si.
    Só é arrogante quem pode e não quem quer, e aqueles idiotas continuam-se a alimentar diariamente com uma arrogância depravada e totalmente injustificável porque a realidade é só uma: Estão a anos luz do Fc Porto, quer em termos de plantel, equipe técnica, condicões de treino, administração, tudo, tudo, tudo!
    Fazem lembrar aqueles acrobatas que exigem a atenção do publico, mandam rufar os tambores e depois caem, na rede, desamparados, tristes e sós. É esta a senda do tal "glorioso".

    ResponderEliminar
  2. Se o Porto ganhar o Campeonato e tem grandes condições para o conseguir será mesmo uma vitória do David frente ao Golias!...E digo isto tão só pela tremenda campanha feita especialmente neste último ano!...Agora há que ter muita cabecinha para gerir bem os amarelos dos que foram "postos" à bica do 5.º cartão. Temos de ser inteligentes e não embarcar nas provocações, mas temos de lutar e isso não se compadece com o tirar o pé ou o não colocar a cabeça...Vai correr tudo bem -tenho muita fé- estão muitos jogadores também a regressar dos seus processos de recuperação, para poderem ajudar a equipa nesta fase crucial.

    ResponderEliminar
  3. O ideal para o benfas-sporting, seria mesmo o empate, dada a situação actual da tabela classificativa. O sporting ficaria a 6 pontos e o benfas a 7. Não acredito q percamos dois jogos até ao final do campeonato, não acredito que percamos um sequer. Para além disso, não adianta estar com poupanças, enquanto os jogodores estiverem disponíveis há que utilizá-los, pois verem o cartão amarelo é uma mera hipótese e não uma certeza, portanto, há q arriscar.

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Queria ser campeão em casa, ou em último caso em Paços de Ferreira, e não os outros a darem-nos o título, embora seria muito engraçado eles darem-nos o título, era como uma ironia amarga para eles.

    Quanto à campanha, acho que ela foi guardada para outras alturas, esta semana vai ser a vez de Pinto da Costa falar, já que o livro sai no dia 19 .
    O que vamos, aliás já estamos, a assistir é uma, já habitual, sobrevalorização do derby que irá atribuir o 2º e 3º classificado.

    mas convêm estar atentos, muito atentos.

    ResponderEliminar
  5. O penalty que ninguém fala...

    http://www.youtube.com/watch?v=CzPg6YB0aoI

    VEJAM Lá q um jogador da académica tb deu mão talvez ainda pior q o do R.Costa.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros, atenção aos lagartos, caladinhos mas aí e, em caso de empate com vantagem sobre nós.
    Os lampiões agora só nos podem dar geito pois tem que ganhar aos lagartos para irem à Champions, eu quero é ganhar o campeonato rapidinho e não gostaria de ter de jogar os ultimos jogos como se fossem finais, dá cabo dos nervos.
    Agora temos de garantir a mesma atitude, concentração e vigilância, em Coimbra vi os jogadores entusiasmados, espero que continuem assim.
    Quanto a poupar jogadores, acho que não, entrar com o Belenenses com a melhor equipa e depois, se der para gerirentão sim. Mas só se der.
    Domingo, todos em força ao Dragão.
    É um imperativo.

    ResponderEliminar
  7. Todos em força ao DRagão. Jogo fulcral. Faz hj 25 anos q um homem assumia a presidÊNCIA DO fcp... Fiz um post alusivo a este tema no meu blog.

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao jogo do Benfica só quero acrescentar uma coisa, se o Braga jogasse contra o FCPorto sem sem Luis Filipe, Rodriguez, Andres Madrid, Andrade, Wender, Maciel e Ze Carlos, o que não iriam dizer.

    Mesmo assim o Braga mostrou-se uma equipa lutadora sem nunca desistir da bola, nem de procurar a vitória, achei mesmo ser uma equipa claramente à imagem do Jorge Costa.

    Lucho esse lance da mão do jogador da Académica dentro da área é um claro exemplo do assunto que discutiamos na caixa de comentários anterior. Sobre esse lance houve, se tanto, uma repetição, ao contrário do que sucedeu no lance do Ricardo Costa em que vimos imagens de todas as câmaras que o filmaram, ou seja os próprios realizadores fazem o trabalhinho de andar com uns ao colo e de tentar queimar outros. O que mais me admira é como a instituição com tantas ajudas, com tantos a mandarem os outros abaixo, com tantos a darem tanta moral (ver jornais de ontem), nunca conseguem fazer nada de jeito e qd o fazem tem de ser formas realmente muiiiito escandalosas como o último campeonato que ganharam, é preciso serem mesmo muito medíocres.

    Enfim. Contra tudo e contra todos conseguiremos este campeonato, num ano em que tudo fizeram para o tirar, mas assim saberá bem melhor.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Amigos,

    Tenho estado sem participar mas não tenho deixado de vos vir visitar.

    Vinha aqui para escrever acerca do lance que o Lucho acaba de referir.

    Ao invés do que acontece com os lances que supostamente no beneficiam, os lances que nos prejudicam poucas vezes são abordados pela comunicação social.

    É uma vergonha mas é o que sucede.

    O que é que vemos a ser abordado na imprensa, na tv e usado como arma de arremeso pelos nossos adversários ?

    o lance do Ricardo Costa.

    e o mergulho do Filipe Teixeira ?

    e o lance da mão que daria a grande penalidade contra a Académica ??

    Nada ou quase nada.

    Temos que ser mais activos na defesa e na apresentação dos lances que nos prejudicam.

    Reparem que nem o Tribunal nem o Coroado na sua crónica de hoje referem esse lance da mão do jogador da Académica.

    Imagino que ontem o Dia Seguinte (que me recuso a ver) tenha abordado esse lance.

    !! Rui Moreira, espero que o refira Trio mesmo que não haja imagens !!

    Ou seja, para a maioria dos adeptos a imagem que passa é que nós fomos beneficiados !

    estou mesmo farto desta m**** !!

    A época passada havia um blog ( http://levadoaocolo.blogspot.com/ )muito interessante que abordava os casos que envolviam os 3 grandes.

    Podia não concordar com todas as apreciações mas fiquei com a ideia de que o seu autor fazia a respectiva análise dos lances com seriedade.

    A conclusão óbvia foi de que o Porto foi um justo campeão e de que não o foi à custa de erros de arbitragem e que o SCP foi o mais beneficiado.

    Vem isto a propósito de que actualmente não temos um site ou blog que coloque as imagens ou videos dos lances que nos prejudicam.

    Ainda tive esperanças de que o http://roubosdeigreja.blogspot.com/ pudesse realizar esse trabalho mas o blog não é actualizado há muito.

    Assim o que temos são videos dipersos pelo youtube ou por diversos blogs, no que resulta que a sua pesquisa e consulta seja na maior parte dos casos muito difícil.



    Para concluir

    precisamos de pensar, em jeito de projecto para 2007/08, num blog que reúna todos os lances quer através de imagens, videos, crónicas, etc que compile todos os lances em que o Porto é prejudica pela arbitragem tenham estes lances influência ou não no resultado final do encontro.

    Fica a ideia e gostaria de obter a vossa opinião acerca desta questão.


    (desculpem o texto longo e algo desorganizado mas prometo voltar com mais tempo)

    ResponderEliminar
  10. Zirtaev o Zé Carlos estava castigado, mas ontem também me lembrei disso e dos comentários do jogo do FCP-Marítimo.

    ResponderEliminar
  11. OffShore é uma excelente ideia. No próximo sábado em princípio vou estar com a pessoa que penso ter colocado esse video no youtube e vou propor-lhe uma parceria para criarmos um blog para colocar todos esses vídeos. Se ele me estiver a ler que se acuse :-).

    Menphis, eu sei que o Zé Carlos estava castigado e tb sei que o Andres Madrid estava lesionado, mas pergunto, se fosse contra o FCPorto eles interessavam-se por essas razões?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. O offshore lançou à discussão um tema muito interessante. É que também estou farto desta mediocridade da nossa (pouco isenta)comunicação social...

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Esse link da mão do jogador da académica foi-me colocado no meu blog pelo pentadragão do http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  16. Ladrões para o fim-de-semana:
    Porto-Belenenses, João Vilas Boas
    Sptng-Naval, Elmano Santos
    mrtmo-bnfca, Paulo Baptista

    Olha, nenhum é internacional. O idiota do Cervan deve apreciar.

    Já todos apitaram jogos do Porto, Sporting e Benfica esta época.

    E, até lá, as semifinais da Taça, com dois jogos em Lisboa, tem dois árbitros do Porto: Paraty em Alvalade, Jorge Sousa no Restelo.

    Queremos Brize, olé
    Queremos Brize, olé
    Queremos Brize, olé

    ResponderEliminar
  17. O Miguel Sousa Tavares esclarece bem sobre os lances do Academica-FCPORTO:

    Ver no blog http://www.souportistacomorgulho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Eu a pensar que o Braga, equipado com aquela camisola de lixeiros, estava a estagiar para ganhar no Restelo e sai-me isto:
    COVEIROS PROTESTAM FRENTE À CÂMARA DE LISBOA
    Cerca de cinquenta coveiros manifestaram-se, esta terça-feira, em frente à Câmara Municipal de Lisboa (CML), onde entregaram duas moções a exigir a continuidade dos refeitórios ao fim-de-semana e a normalização das urnas funerárias, noticia a agência Lusa.

    Os coveiros municipais aprovaram hoje, durante o protesto, as duas moções, que entregaram ao chefe de gabinete do presidente da autarquia lisboeta, Carmona Rodrigues, pedindo à CML para regulamentar que as urnas funerárias tenham pegas funcionais e robustas e travessas de travagem.

    Os trabalhadores dos sete cemitérios municipais da cidade reivindicam ainda a continuidade de laboração das cantinas ao fim-de-semana.

    Nas moções, os coveiros enunciaram os problemas identificados em cada cemitério, como a falta de botas e impermeáveis para a chuva, de óculos de protecção, de máscaras com filtros individuais, a existência de máquinas avariadas e a falta de instalações sanitárias para os funcionários

    ResponderEliminar
  19. Zé Luís, lá mandaram o Elmano para tentar enterrar o Sporting, é que o 2º não pode ser só uma miragem. Têm de tentar tudo. Eles que se entendam.

    Qt ao João Vila Boas, não tenho nenhuma lembrança especial dele. Que não invente é o que se pretende.

    Essa dos jogadores do Braga serem os coveiros está boa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. O João Vilas Boas apitou o Porto-Paços e expulsou nem o Edson por agressão (pontapé sem bola jogável).
    Mas no E. Amadora-Benfica marcou uma falta inexistente sobre o Karagounis de que resultou o golo de Petit e, já vem daí, não deu 5º amarelo ao Simão por simulação de falta numa entrada pela esquerda, falta inexistente mas que o árbitro marcou e que Simão atirou esquinado para fora além do 2º poste.
    O Elmano é só para segurar o 4º amarelo ao Liedson, embora este faça tudo para não jogar os jogos importantes e a seguir os leões vão à Lixeira.

    ResponderEliminar