25 abril 2007

Entrevista de Rui Moreira ao Diário de Notícias

20 de Abril de 2007

Diário de Notícias -Na prática, o FC Porto já é campeão?
Rui Moreira - Ainda não é, mas seria um escândalo que não fosse.

-Se falhasse o título, o FC Porto deveria despedir Jesualdo Ferreira?
- Seria compreensível mas não justo. As substituições dos treinadores servem para amansar as feras, não para serem justas.

Jesualdo é treinador para o FC Porto?
- É o treinador adequado para o FC Porto principalmente se houver uma aposta na formação tal como a direcção tem anunciado. Nesse caso, ele pode ter um papel crucial. Jesualdo Ferreira herdou, a poucas semanas do início do campeonato, uma equipa, tal como acontecera com Adriaanse. Gostava de voltar a ver um treinador do Porto formar uma equipa e treiná-la. Seria bom centrar no treinador, como acontecia no tempo de Mourinho, algumas decisões. Pessoas que hoje decidem contratações, no tempo de Mourinho dedicavam-se a jogar às cartas nos seus gabinetes.

- Quem?
- Não interessa personalizar.

- Falando em contratações, que jogadores dispensaria no final da época?
- Posso dizer aqueles que não dispensaria. E o primeiro nome é o do Quaresma. Entre Lucho, o Pepe ou o Quaresma escolho o Quaresma, pela enorme margem de progressão.

- Jesualdo surpreendeu-o pela positiva ou pela negativa?
- Quando ele saiu do Braga para o Boavista perguntei-lhe quando é que seria treinador do FC Porto. Acho que falta ao Jesualdo um título e acho que a partir do momento em que o ganhe terá uma outra afirmação. O Jesualdo é pouco afirmativo, um pouco cauteloso, mas este ano, em várias situações, mostrou muita coragem.

- Em que casos?
- Teve coragem de ser a única pessoa com bom senso durante o período de Inverno, quando todos os dias se falava de compras e vendas que não se verificaram. Quando ele teve a coragem de dizer que não conhecia Andrés Madrid, enviou uma grande mensagem para dentro do balneário. Foi importante em termos de coesão.

- Com o processo Apito Dourado Pinto da Costa deixou de comentar, por exemplo, as arbitragens, delegando no treinador. Hoje é difícil ser treinador do FC Porto?
- Tenho criticado os silêncios sucessivos e absolutamente incompreensíveis da SAD, que têm obrigado o treinador a alguma ginástica tanto mais que ele não gosta de apontar erros aos árbitros para não desresponsabilizar os seus jogadores.

- Pinto da Costa é um presidente diminuído…
- Não é só o presidente. Alguma coisa na SAD não está bem. Há uma sensação de que a SAD do FC Porto está assustada. Há factores externos que têm provocado isso e, nesse sentido, a direcção tem contado com a solidariedade dos adeptos que, como eu e até prova em contrário, acreditam que vão ser ilibados, mas o que é facto é que se comportam como se estivessem condicionados. E isso limita a capacidade de fazer o seu papel. E obriga o treinador a fazer mais do que a sua obrigação. A SAD e a direcção deixaram de ser um escudo efectivo.

- Pinto da Costa tem estado a prejudicar o FC Porto?
- Aqueles que lhe faziam sugestões ou críticas ou foram-se afastando ou foram afastados. A SAD do FC Porto é hoje muito centrada em Pinto da Costa e nas pessoas da sua confiança. Que ele deixou de desempenhar as tarefas tal como as desempenhava no passado, não tenho dúvida. Aceito até que ele não fale mas não compreendo que não tenha na SAD quem o faça. Agora, que há eleições, é bom tomar nota desse facto. Mas há problemas maiores.

- Quais?
- O problema da sustentabilidade do modelo que o FC Porto enquanto clube com a sua SAD. Desde as vendas para o Chelsea, o FC Porto passou a gerir um orçamento superior ao dos concorrentes directos. Tinha sido uma boa altura para arrumar a casa e criar um projecto. Isso não foi feito, e pior, em Outubro do ano passado tive acesso a contas muito preocupantes. Na altura ouvi a promessa de uma terapia de choque que passava pela aposta na formação, redução do investimento no plantel, diminuição dos custos salariais e reestruturação organizacional. Era uma cura tão necessária quanto dolorosa pelo que pensei ser essa a última dádiva do presidente Pinto da Costa ao clube. Porque ninguém, a não ser ele, conseguiria explicar aos adeptos a necessidade de anéis para não perder dedos. Mas nada foi feito.

- Sente-se enganado?
- Frustrado. Na altura assinei uma lista para a recandidatura de Pinto da Costa, convencido de que essa mudança iria ter início. Não teve.

- Há risco de o FC Porto perder o controlo da SAD?
- Esse é um risco iminente se não forem tomadas medidas de emagrecimento. A operação harmónio de que se fala, significa a redução do capital até um valor muito baixo para depois se aumentar o mesmo capital e com isso atrair novos investidores. Não me parece que o FC Porto, enquanto clube, tenha dinheiro para ocorrer a esse aumento de capital.

- Não gostava de ver um milionário comprar o FC Porto?
- Não. Até o modelo estar exausto a SAD deve pertencer aos portistas. Vender essa participação maioritária, vender jogadores por critérios unicamente de mais valia e, ainda mais perigoso, vender os direitos televisivos do futuro é pôr em perigo esse mesmo futuro.

- Apesar de frustrado, vai votar Pinto da Costa?
- Não vou votar porque normalmente não vou a assembleias gerais.

- Mas se votasse…
- Para se apresentar a mais três anos de mandato, Pinto da Costa deveria ter dito aos sócios não só que se impõe a tal terapia de choque como de que forma a tencionaria implementar. O clube tem uma dívida de gratidão com Pinto da Costa. Foram 25 anos excepcionais mas isso não justifica que se apresente a um novo mandato dizendo apenas que vai construir um gimnodesportivo.

- Vale e Azevedo foi preso quando perdeu as eleições no Benfica. Acha que Pinto da Costa ponderou esse dado nesta candidatura?
- Estou convencido de que Pinto da Costa vai ser ilibado. Não acredito que queira servir-se do clube. Julgo que ele continua a acreditar que faz falta ao clube até porque nunca escolheu um herdeiro.

- Vai ser oposição a Pinto da Costa nos próximos três anos?
- Oposição, nunca. Serei sempre um crítico leal e construtivo.

- Se fosse convidado para um cargo executivo, aceitava?
- Não. Porque no momento actual não interessa ser administrador.

- Quer entrar no FC Porto pela porta da presidência…
- Já disse que, como qualquer outro sócio, gostaria de ser presidente do FC Porto. Mas não estou a tratar paulatinamente disso. E só admitiria ser presidente caso entrasse pela porta do clube e este tivesse o domínio da SAD. Se o FC Porto passar a ser apenas um activo, não contem comigo.

- Vai ser candidato um dia?
- Sinceramente não sei.

- Gostou da forma como Mourinho deixou o FC Porto?
- Não. O FC Porto esqueceu-se que não teria sido campeão sem Mourinho e Mourinho esqueceu-se de que não seria campeão europeu sem o FC Porto. Foi constrangedor e mau para o clube. E os clubes são, também, feitos de símbolos. O FC Porto deveria ter continuado a olhar para Mourinho como um símbolo e vice-versa. E penso que ele deveria ter sido homenageado.

- A culpa foi de Pinto da Costa?
- Pinto da Costa deixou que fosse assim. Mas também li o que diz no seu livro. E acredito quando se refere à vontade de Mourinho deixar o FC Porto. E depois houve aquele incidente com as claques. Que abriu um precedente. A partir do momento em que fizeram aquilo ao Mourinho e não foi condenada, estava a ver-se o que mais tarde aconteceu com Co Adriaanse. Eu avisei.

- Pinto da Costa não controla as claques ou não quer controlar?
- O presidente nunca controlou esses acontecimentos. Não controla as claques nem devia controlar mas devia ter na SAD alguém que influenciasse o comportamento daquela gente.

- Continua sem ler o livro de Carolina Salgado?
- Sim, e até fiquei furioso pelo facto de um filho meu o ter comprado.

- Que justificação encontra para o facto de Pinto da Costa ter-se deixado ficar nas mãos de uma namorada?
Há mistérios inexplicáveis. Talvez por causa da entourage, ou pela própria solidão do poder. Há risco de nos rodearmos de cortesãos que nos induzem a cometer imprudências.

- Há alguma acusação do livro em que acredite?
- Pergunto-me se o livro foi feito por ela. Não tenho dúvida de que há alguma maquinação.

- A agressão ao vereador Bexiga é o episódio mais preocupante?
- É o mais preocupante mas também o mais inacreditável. Não percebo o que é que Pinto da Costa poderia ter contra o vereador Bexiga, que tem uma relação directa coma a Câmara de Valongo e não o FC Porto.


- Quando terminou a carreira, Jorge Costa disse que tem faltado mística à equipa do FC Porto. Concorda?
- O Jorge Costa foi maltratado pelo FC Porto e um dia isso vai ter de ser corrigido. Mas no último ano em que esteve no banco, em vez de fazer o que tem feito Vítor Baía, dizem-me que só levantou problemas. Por contraste julgo que o Baía tem sido o grande símbolo e através dele tem havido uma coligação de forças muito grande na equipa.

- Pelo que diz, acha que Vítor Baía pode vir a ter um papel no futuro do FC Porto?
- Não vai ser treinador do FC Porto como não vai ser um Eusébio do FC Porto. Estão-lhe reservados outros voos.

- Vítor Baía, Jorge Costa, Fernando Gomes e António Oliveira. Quatro ex-jogadores, quatro putativos candidatos à presidência?
-Vai ser muito difícil suceder a Pinto da Costa. Mas dos quatro que referiu aquele que tem carreira ímpar é o Vítor Baía. Na relação com os sócios, tem património superior aos outros. E é muito inteligente.

- Depois de Pinto da Costa defende um presidente de transição?
- Não vai haver tempo para isso. O FCPorto terá de escolher alguém diferente mas os sócios vão exigir provas de amor ao clube.

- Alexandre Magalhães é um candidato?
- Julgo que o tempo de Alexandre Magalhães já se perdeu.

- Daqui a três anos votaria em Vítor Baía?
- Se tudo correr bem, daqui a uns anos, Vítor Baía vai ser presidente. O próprio Pinto da Costa já admitiu esse cenário.

In Diário de Notícias

28 comentários:

  1. Muitas verdades.

    Infelizmente, ainda existe mais porcaria do que essa que Rui Moreira fala. E ao contrário do Pôncio Monteiro eu entendo que as verdades são para ser ditas. Nem que seja na imprensa, já que nas AG´s ninguém tem (pode ter) coragem de tocar com os dedos nas feridas. E quem o fizer já se sabe o que acontece...

    Assim, todos ficamos a saber e não há chance de cortarem o som do microfone ou de meterem os "opositores" à podridão da SAD no fim da lista para exercerem o direito ao manifesto.

    Abraços à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  2. Apesar de achar que ele poderá estar a preparar-se para se candidatar um dia, acho que tem razão em quase tudo o que disse...infelizmente! Há que dar força a esta ideia, que a aposta terá de ser pelo emagrecimento e aposta na formação e o fim dos salários chorudos e comissões para os próprios administradores!?!?!Parece um saque puro e duro e este homem é sério( e digo-o sem ter votado nele na última votação). Continuo a achar que percebe pouco de futebol e futobomanhosices...mas na realidade isso pode-se apreender! Reconheço que se trata de um rosto novo, sério, portista insuspeito, com competência profissional de economista, que se bem acompanhado com alguém que acrescentasse a ratice necessária teriamos um bom presidente que poderia dar a imagem nacional/internacional e cosmopolita e civilizada contra uma certa imagem de pequenez de irredutiveis gauleses completamente descontextualizada e anacrónica que esta SAD representa(c/ excepção do Fernando Gomes, Angelino Ferreira e Paiva Brandão!

    ResponderEliminar
  3. Agradeço ao Zirtaev o facto de nos proporcionar o acesso a esta entrevista, que acrescento não me parece tão polémica como tentaram fazer crer.

    Acho as criticas justas e a linha de pensamento comum à de muitos portistas.

    Não entendo como personalidades do nível de Pôncio Monteiro e Lourenço Pinto, que eu também prezo, se possam ter sentido incomodadas com estas opiniões (porventura mais com a entrevista ao DN)ao ponto de criarem uma nova lista para o CS.

    ResponderEliminar
  4. pois eu também acho que o homem não disse nada que não pensemos todos. eu por acaso achava pelo que tinha lido e ouvido no trio de ataque que ele era uma pessoa inteligente mas que se calhar não tinha a personalidade suficiente para se afirmar. acho que esta entrevista é a prova do contrário. bem educado e inteligente já sabia que era, fico agora com a ideia que ele tem coragem e para o futuro vamos precisar dessas pessoas. senhor rui moreira se passar por aqui fique a saber que a gente como eu que nunca sabe nada do que se passa nos meandros da sad lhe agradece por nos contar estas coisas e por nos por de alerta para as jogadas dentro da sad. percebe-se que o senhor admira o nosso presidente como eu e que o separa da gente que anda por lá e faz muito bem porque pinto da costa é um simbolo. acho que o senhor o protege como ele deve ser protegido mas ao mesmo tempo nao deixa de criticar e como bem disse ontem no trio de ataque é muito muito importante que os socios saibam e ainda bem que o senhor diz de frente aquilo que os outros dizem nas costas do presidente. o poncio monteiro devia ter vergonha, o senhor deve estar orgulhoso por ser diferente e fez muito bem em elogiar o fernando cerqueira que representa muitas vezes as vozes como a minha.

    ResponderEliminar
  5. pentacampeao
    ssa historia da lista B ter nascido para combater o rui moreira ainda por cima é mentira porque muitos dias antes de se saber da entrevista já se falava de uma lista B. eles agora estao-se a aproveitar de uma forma miseravel desta entrevista. a lista B é contra o fernando cerqueira, não é contra o rui moreira. a lista B é uma lista dos ilustres contra os portistas pésdescalços como eu.

    ResponderEliminar
  6. David, acho que a questão se ele foi, é ou poderá ser candidato à presidência do clube não deverá ser para aqui chamada. Como ele próprio diz, ele será um critico construtivo e leal, e não oposição.

    A verdadeira questão são as preocupações que ele levanta em relação à SAD e que são bastante pertinentes. E todos os portistas deveriam também as ter e não terem medo de as levantar, sob o risco de as coisas acontecerem e depois nada se poder fazer.

    Quanto à importância dada à entrevista por parte de personalidades, como o Dr. Pôncio, não dá para entender e só lhes ficou mal a eles estarem nas duas listas, ainda por cima qd o próprio Dr. Pôncio critica uma entrevista que confessou não ler.

    Qt ao resto da entrevista, ele defende PdC em quase toda ela, desculpabilizando-o e desresponsabilizando-o, culpando sobretudo quem rodeia o presidente.

    O que me fica na ideia, é que o Rui Moreira parece ser o único que não tem medo de falar. Se por um lado é mau, só haver uma pessoa com essa coragem, dados os receios e a total subserviência das outras pessoas ao presidente, por outro é bom sabermos que temos um portista com alguma visibilidade que se preocupa e que tenta, pelos meios que tem, alertar de tudo o que de mau pode acontecer na SAD e por consequência ao nosso clube. E esta deve ser a preocupação de todos os portistas e felizmente já muitos começam a ficar atentos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Já tinha dito na 6ª feira quando a li, é uma grande entrevista do Rui Moreira.

    Principalmente, quando diz que a SAD não reage quando vê as perseguições que têm feito ao FCP, e até mais concretamente, o seu líder.

    Fico satisfeito da sua vontade de querer mudar alguma coisa no futuro e, principalmente, de haver uma vontade de Vítor Baía assumir a presidência,conforme é o meu grande sonho.

    Espero que os destinatários destes recados que Rui Moreira enviou, estejam conscientes de que o seu fim poderá estar próximo, a ver vamos.

    ResponderEliminar
  8. Aqui está o artigo que o rui moreira citou e que foi publicado no JN de ontem pelo prof. alberto de castro, catedrático e portista da Universidade Catolica



    Pinto da Costa: futebol e gestão

    Na semana que passou, completaram-se 25 anos da gestão de Pinto da Costa no Futebol Clube do Porto. Durante os seus sucessivos mandatos, transformou aquela colectividade numa das empresas portuguesas de maior sucesso nacional e internacional. Ao fazê-lo tornou-se, ele próprio, numa figura da história da modalidade, motivo de ódios os mais diversos e de adoração acrítica. Não deixa, por isso, de ser paradoxal a aparente inexistência de estudos sérios sobre o seu estilo de gestão e liderança. O sucesso do clube e o seu impacto económico, directo e indirecto, que vão do turismo à imagem da cidade e do país, tornam essa lacuna ainda mais gritante. As polémicas em que Pinto da Costa persiste em estar envolvido talvez justifiquem algum pudor dos académicos. O desdém, preconceituoso, de alguns intelectuais e fazedores de opinião, terá feito o resto.
    Seria pretensioso, e uma falta de respeito, dar essa ambição a este pequeno artigo. Limitar-me-ei a deixar algumas pistas e outras tantas interrogações. Não conhecendo a biografia de Pinto da Costa em detalhe, parece-me não errar ao dizer que, com a excepção do futebol, a sua actividade como empresário e gestor não pode ser caracterizada como um sucesso. O que parece confirmar a tese daqueles que consideram não existirem “super gestores”, capazes de transformar em ouro qualquer negócio em que toquem, nomeadamente quando se trata de PME. Neste tipo de empresas, a estruturação é menor, há mais informalidade, a gestão tem uma componente pessoal mais importante, o quotidiano, a intuição, a emoção e o tácito são factores mais relevantes. Não me parece, por isso, que seja muito promissor tentar encontrar o que terá feito a diferença no FCP em inovações radicais. Pinto da Costa terá tido, antes dos outros, a intuição de que o futebol estava maduro para uma organização do tipo empresarial. Mas essa vantagem, se fosse a única, diluir-se-ia rapidamente, por ser facilmente imitável. Os seus rivais caíram nesse logro, contratando técnicos que haviam sido bem sucedidos no FCP e procurando replicar a sua estrutura. Que tenham falhado, evidencia o papel da liderança e da sua componente tácita, intransmissível e não replicável. E da cultura da organização ou, na linguagem desportiva, do “ambiente do balneário” que, como é evidente, começa, ou acaba, ali mas envolve toda a instituição. Essa será uma explicação para a dificuldade do estudo!
    Tal como muitas PME, o FCP foi crescendo. Estruturou-se, formalizou-se, profissionalizou-se. As características pessoais e estilo de liderança de alguns gestores convivem mal com processos mais formais, com uma gestão mais racional e menos centralizada, arbitrária e intuitiva. Será isto que está a acontecer no FCP, incapaz de capitalizar os sucessos desportivos do clube em resultado económicos e resvalando para uma situação financeira da SAD deveras preocupante?
    Tal como em muitas PME, o FCP viveu nos últimos 25 anos dependente de um líder. Muitas PME desaparecem, ou atravessam crises sérias, quando se dá a passagem de testemunho por este não ter sido devidamente preparado. Sendo insensato e irresponsável o discurso que o procura eternizar como líder (os guerreiros também têm direito ao descanso!), como vai Pinto da Costa encarar a questão da sucessão? Será parte activa dela, ser-lhe-á indiferente ou ocorrerá apesar dele?
    Pinto da Costa enfrenta hoje, 25 anos volvidos, os maiores desafios da sua carreira de gestor desportivo. A forma como for capaz de os resolver determinará como vai ficar, em definitivo, na história da gestão do futebol em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Boa entrevista, com "sumo", ponderada e objectiva. Uma crítica construtiva aberta que o próprio RM diz ter feito nos locais próprios que reclamam os "situacionistas" como Pôncio Monteiro. RM já chamou a atenção no Conselho Geral de que faz parte.
    E expõe bem os problemas, fora a parte do futebol em que acho ele entender pouco da matéria...
    Parabéns ao David Copperfield que percebeu muitas mensagens e remata com três nomes algo afastados das lides sérias que uma SAD deve enfrentar.
    O problema, david, é que Angelino Ferreira há muito se demarcou da actuação da SAD. Preferiu concentrar-se na construção do estádio, como se sabe. O resto dos negócios da SAD nunca foram com a sua maneira de ser e isto diz muito do carácter deste homem e do dos outros que gravitam na SAD e à volta do presidente fazem definhar o que devia ser uma estrutura directiva de sucesso a acompanhar os êxitos desportivos.
    Mas, david, mais uma, ou duas: precisamente o dr. Fernando Gomes, economista que também não partilha muito da forma de gestão da sociedade e tem conhecimentos para isso, e o dr. Paiva Brandão vão ser, com o novo mandato, mais afastados ainda, segundo me consta.
    De resto, para a filosofia de actuação opaca e de alguma forma ruinosa da SAD, como denuncia RM, vai contribuir a medíocre forma de comunicação no clube, com a entrada de pessoas para manter mais do mesmo, agora sob o mando do actual director-geral da SAD de poderes reforçados, que passou de responsável do sector de comunicação a confidente do presidente, sem nada de bom ter feito pelo melhoramento da imagem do clube, impondo agora pessoas, obviamente manipuláveis e que vivem agachadas toda a vida, da sua confiança. E é nesta cumplicidade que o clube vai viver mais três anos, com carreirismo, carneirismo, seguidismo que só tem servido para alguns se abotoarem em nome do clube, porventura gente até que nem cartão de sócio deve ter como alguém que se diz ir "reforçar" (?) o pouco afamado Gabinete de Comunicação.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Zirtaev pelo Post e essencialmente pela oportunidade da sua colocação! Hoje é uma data muito importante para mim, é um símbolo fortíssimo que nunca será destruído dentro do meu coração! Por isso considero que foi ainda mais bonito o teu gesto pelo simbolismo que inevitavelmente o acompanha! Percebes-te bem o que aqui se falou há uns dias atrás e de que se fizeram alguns comentários...Amadureces-te o pensamento e des-te a resposta adequada sem sequer teres tido a necessidade de levantar a tua voz! Se houve coisa que me maravilhou nesses dias distantes de Abril, foi aquela indescritível sensação de liberdade que me encheu por completo a alma e aconchegou a consciência de que tudo afinal é possível! E isso não se compagina com atitudes marginalizantes ou revanchistas como aquelas que observámos recentemente...As atitudes ficam com quem as toma e permitem – valha-nos isso - conhecer o carácter de quem as toma! Não há machado que corte a raiz ao pensamento!... Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Tb defendo q o Dr. Rui Moreira seria uma válida opção a integrar na nossa Sad depois de alguns necessários ajustamentos, algumas caldeiras a deitar fumo escuro.

    ResponderEliminar
  12. convido todos os portistas a irem ao meu blog e deixarem uma palavra de apreço à nossa equipa de hóquei que tão brilhantemente silenciou a Luz. Fiz um post sobre o jogo de ontem.

    ResponderEliminar
  13. Grande entrevista... depois de a ler, não percebo para que se levantou por aí uma nuvem de poeira... deve ser para tentar tapar o Sol com a peneira das... peneiras de quem se julga mais que aquilo que realmente é.
    Ao que chega esta gente que, apesar de ser legal e estatutário, não tem vergonha de surgir como candidato em duas listas!!!!!

    Ao Zé Luís, em particular, tiro-lhe o meu chapéu. Assertivo, muito bem. Os nomes que refere são de gente séria. O problema é que às vezes os sérios, à custa do amor ao clube ou às instituições, acabam por ser arrastados para a lama em que os outros vivem.

    ResponderEliminar
  14. Caro Zirtaev

    Algum tempo sem poder vir à blogosfera, e eis que deparo novamente com um assunto que entristece-me.

    A oportunidade do post, é excelente. Excelente por variados motivos. Pela data(pelo seu simbolismo que acarreta), pois foi a partir daí que o F.C.Porto iniciou o seu grito de revolta, contra tudo e contra todos. Também pelos 25 anos do Presidente, comemorados recentemente. Pela renovação da sua candidatura a mais três anos que significa mais vitórias para este grande Clube.

    Quanto à entrevista, que não tinha lido, mas pelo que tinha ouvido a propósito da mesma pelo ”Portista Pôncio Monteiro”, adivinhava algo semelhante.

    Previamente, denuncio que o novo director do DN, dá pelo nome de João Marcelino, aquisição recente ao Correio da Manhã. Como todos sabemos, pessoa muito bem quista pelos lados do Dragão.

    Quanto à entrevista, entristece-me profundamente, e com sinceridade não contava com algo semelhante por uma pessoa cordata, cavalheiro, ponderado e que previa eventualmente ser um belíssimo sucessor de Pinto da Costa, depois de algum tirocínio.

    Considero a entrevista inoportuna, populista e demagógica.

    Fundamento tais afirmações em vários pressupostos que passo a enumerar:

    ”Pessoas que hoje decidem contratações, no tempo de Mourinho dedicavam-se a jogar às cartas nos seus gabinetes.”

    Que eu saiba a responsabilidade do Departamento de Futebol pertence a Reinaldo Teles. Depreendo que a critica será toda para ele.

    São afirmações populistas que lê em qualquer blog, que normalmente têm por finalidade denegrir o Presidente. Não são afirmações com responsabilidade. Afirmações com responsabilidade seriam pôr os nomes aos bois, e não refugiar-se em banalidades(”Quem?- Não interessa personalizar.”).

    Já escrevi anteriormente, mas vou repetir, do plantel campeão europeu e da UEFA, que o Mourinho não teve responsabilidade nenhuma; Vitor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha, Maniche, Deco, Alenitchev, Paulinho Santos, Capucho, Ricardo Costa, Secretário..., dos que acrescentou com algum relevo foram: Derlei, Nuno Valente, Pedro Mendes.

    E os barretes ninguém escreve ou fala, por exemplo: Maciel, Carlos Manuel, Jorge Ferreira...e outros que agora não me ocorrem, mas farei a lista completa quando deixar o meu nervosismo de lado.

    ”Com o processo Apito Dourado Pinto da Costa deixou de comentar, por exemplo, as arbitragens, delegando no treinador. Hoje é difícil ser treinador do FC Porto?
    - Tenho criticado os silêncios sucessivos e absolutamente incompreensíveis da SAD, que têm obrigado o treinador a alguma ginástica tanto mais que ele não gosta de apontar erros aos árbitros para não desresponsabilizar os seus jogadores.


    ”Pinto da Costa é um presidente diminuído…
    - Não é só o presidente. Alguma coisa na SAD não está bem. Há uma sensação de que a SAD do FC Porto está assustada. Há factores externos que têm provocado isso e, nesse sentido, a direcção tem contado com a solidariedade dos adeptos que, como eu e até prova em contrário, acreditam que vão ser ilibados, mas o que é facto é que se comportam como se estivessem condicionados. E isso limita a capacidade de fazer o seu papel. E obriga o treinador a fazer mais do que a sua obrigação. A SAD e a direcção deixaram de ser um escudo efectivo.”


    Isto é do mais demagógico que tenho visto, choca-me profundamente. Quem não se lembra do murro na mesa do Mourinho, e de como estava sempre a retorquir contra tudo e contra todos, aliás aprendeu muito bem com o Presidente.

    Relativamente ao PITO DOURADO, acho muito bem que estejam calados, a estratégia está muito bem seguida e a seu tempo dará os frutos pretendidos.

    Serei o único que nas entre linhas verifico uma insinuação sub-reptícia na 2ª resposta?

    Não estará alguma hipocrisia encapotada, quando se afirma que não será oposição, e demonstra precisamente o oposto?

    ”Há risco de o FC Porto perder o controlo da SAD?
    - Esse é um risco iminente se não forem tomadas medidas de emagrecimento. A operação harmónio de que se fala, significa a redução do capital até um valor muito baixo para depois se aumentar o mesmo capital e com isso atrair novos investidores. Não me parece que o FC Porto, enquanto clube, tenha dinheiro para ocorrer a esse aumento de capital.”


    Mais populismo, que me interessa quem manda no Clube, o que os Portistas querem e será sempre assim, será o Clube vencedor. Olhem os exemplos do Manchester e do Chelsea.

    Depois discorre em banalidades, populistas e demagógicas que, repito não contava.

    Já que fará oposição, ao presidente, como sei que virá aqui ler este post, gostaria de o criticar como comentador do Trio de Ataque.

    1 O Sr afirma que a SAD estão calados relativamente ao Pito Dourado, então porque será que também se mantém calado como neste último programa, relativamente ao árbitro do benfica, que o nosso opositor lagarto, esteve bem melhor que o Sr?

    2 Nesse mesmo programa o Sr. Afirmou demagogicamente que o Dr Pôncio Monteiro, que não leu a entrevista, mas afirmou na mesma. Isso é uma inverdade, procure informar-se melhor, pois quem proferiu isso foi o sr que o colocou na lista.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. 1. O Senhor Rui Moreira confirmou ser um «Homem dos Tempos Modernos».

    O Porto, Clube e SAD, têm órgãos sociais - Assembleias-Gerais - nos quais se ganham e se perdem eleições. O Senhor Rui Moreira não «gosta» desses locais. Normalmente, não vai lá. Prefere utilizar (exclusivamente) os Jornais e a Televisão para, sem contraditório, dizer o que lhe vai na alma e para lançar uma série de insinuações que, ao melhor estilo de «Octávio Machado», não concretiza.

    2. O Senhor Rui Moreira confirmou ser um «Homem dos Tempos Modernos»; e o «Homem dos Tempos Modernos» é aquele que fala de tudo, quer perceba quer não perceba do assunto sobre o qual emite «opinião». Hoje fala da gestão do Porto - Clube e SAD, ontem falou da gestão da Câmara do Porto, anteontem das flores do Parque da Cidade, amanhã, sabe-se lá, talvez da pesagem das sardinhas na Lota de Matosinhos. Mas se de tudo fala, é natural que de nada fale com sustentação e que sobre muita coisa erre no modo e no conteúdo das suas opiniões.
    Daí que não seja de espantar que, numa altura em que o título de campeão estava à distância de cinco duras batalhas, o Senhor Rui Moreira não se tenha coíbido de emitir a sua douta opinião sobre quem deve e quem não deve ser o treinador do Porto, sobre o conteúdo funcional do cargo de treinador do Porto (que, pelo que ficamos a saber, não se deve pronunciar sobre um ponto específico dos jogos da sua sua equipa: as arbitragens) e, até, sobre quem deve e quem não deve ser «vendido» no actual plantel do Porto. Pelo timing e pelo conteúdo, uma opinião que em muito se assemelha às que ao longo dos últimos 30 anos fomos ouvindo de «ilustres» sócios e simpatizantes dos nossos rivais de Lisboa. Com os bons resultados que todos conhecemos.

    3. O Senhor Rui Moreira confirmou ser um «Homem dos Tempos Modernos»; e o Homem dos Tempos Modernos é o que é proto-candidato a vários cargos, mas nunca se apresenta a eleições enquanto não tiver garantida a vitória. Assim foi nas últimas eleições para a Câmara Municipal do Porto ( veja-se em http://jn.sapo.pt/2004/12/18/em_foco/aceitaria_c_andidato_pelo_ps.html ) ,
    assim voltou a ser nas eleições que se aproximam no Porto. Por isso, não é de espantar que, tendo, como tem, uma visão tão crítica acerca do modelo de gestão do Porto (Clube e SAD), tendo na sua cabeça uma visão tão clara acerca do futuro do Porto (Clube e SAD), não se tenha, já, apresentado aos sócios do Porto como alternativa. É que, como bom Homem dos Tempos Modernos que é, prefere jogar no (com o) quarto poder, do que sujeitar-se a essa coisa abominável que são os votos emitidos pelos sócios do Porto nas Assembleias-Gerais, onde, coisa aborrecida, pode haver quem não concorde com ele e, pasme-se, não «dê» o voto a mente tão esclarecida.

    Em suma, atento o teor da entrevista, se o Senhor Rui Moreira não fosse um «Homem dos Tempos Modernos» e fosse um «Homem do Porto» teria, com toda a legitimidade que a sua qualidade de sócio do Porto lhe confere, apresentado uma candidatura à Presidência da Direcção do Clube. Mas como é um «Homem dos Tempos Modernos» ficou-se pelo Diário de Notícias.


    Duarte Gonçalves

    ResponderEliminar
  16. Ó companheiro F.C. Limpa Tudo... tenha calma que ainda lhe dá uma alguma coisa ruim...

    Você estava tão nervoso que até falou do Carlos Manuel (foi jogador do Porto?) e do Jorge Ferreira (o ex-deputado do PP ou o cantor pimba?), quando se calhar queria falar do Carlos Alberto ou do Marco Ferreira... não????

    Mas então o Rui Moreira não pode ser crítico? Não pode ter opinião?

    Ora, então o Reinaldo Teles é o homem do futebol. E depois? Não me diga que vamos agora descobrir que, graças à sua afirmação, vamos descobrir que os Leós Limas e Sonkaias que têm chegado ao Dragão tiveram o beneplácito do homem. Sim, porque pela sua lógica, este é que é o homem do futebol e das contratações!

    Você não diz, mas pouco falta: o José Mourinho não vale nada... Trouxe o Nuno Valente, o Pedro Mendes e o Derlei e mais nada. Pensava que outros tinham vindo com ele, mas devo estar enganado. Quanto ao Carlos Alberto, não tenha dúvidas que com Mourinho ia longe. Aliás, o meu caro amigo, sem querer, dá-me razão: Maniche. Jogava de caraças com o Mourinho, depois era o que se via (melhor, o que não se via).
    Quanto ao Marco Ferreira, José Mourinho assumiu publicamente o seu erro.
    Quando eu vir na SAD alguém fazer o mesmo em relação ao Léo Lima, Pitbull, Sonkaya, Tarik, Leandro e quejandos...

    Se a si tanto lhe faz quem manda na SAD não percebo como articula isso com o seu zelo extremo em vir para aqui "bater" em qualquer crítico de Pinto da Costa.
    Ou você é dos que acreditam piamente que no dia em que alguém tenha poder de mando sózinho na SAD que Pinto da Costa não vai borda fora?

    Para já...

    ResponderEliminar
  17. Já calculava que rui moreira fosse atacado pelo limpatudo, que tanto criticou o zirtaev por fazer as sondagens, por fazer os posts sobre os temas quentes. claro, nós temos todos que engolir tudo, claro que o momento nunca é certo para dizer nada que perturbe a paz podre. pois muito bem eu acho que rui moreira fez muito bem em dar a entrevista porque ao contrario do senhor limpa tudo, e como sou sócio e não sou nem funcionário nem accionista (não estou a dizer que o senhor é, só estou a dizer que não sou ) NÃO ME É INDIFERENTE QUEM DOMINA A SAD DO FCP. QUERO QUE CONTINUE A SER O FC PORTO CLUBE PORQUE ESSE É NOSSO. O que ele diz parece logico, como Jorge Nuno Pinto da Costa está a sofrer ataques do exterior, precisa de ajuda dos administradores da sad. pelo contrário ´so lhe criam problemas como foi o caso da divida ao casino e nunca aparecem a defende-lo.
    E ó senhor Limpatudo recorre à demagogia quando tenta pintar as coisas de cor de rosa quando não estão. pessoalmente não conheço o rui moreira e conheço muito bem o dr poncio monteiro, um grande portista. aqui deixo o meu agradecimento por o rui moreira ter sido cuidadoso com ele no programa. eu li no jogo que poncio monteiro disse que nao tinha lido a entrevista de rui moreira mas que discordava que as criticas fossem publicas porque os jornais nao eram o sitio certo. foi isso que o rui moreira acho eu.
    a minha grande duvida está na questao do conselho superior. pelos vistos foi o fernando cerqueira que fez a primeira lista e convidou o dr poncio para a liderar e tambem o rui moreira. depois surge a segunda lista. se alguem me puder esclarecer, será que o fernando cerqueira indica os nomes sem falar com as pessoas? terá ele recolhido o ok de cada uma das pessoas? terá antes falado com Pinto da Costa, já que foi ele quem recolheu as assinaturas para a sua candidatura? era isto que eu gostava de saber para poder perceber o que se passou. quanto ao duarte, é o ataque do costume, já ouvi dizer o mesmo relativamente ao antónio oliveira quando criticou as contas, ao senhor alexandre magalhães grande glória do hoquei do nosso clube: nunca é tempo para criticar seja o que for. olhe, eu não acho que seja por o rui moreira falar da sad, já que nem criticou os jogadores ou o treinador, que o nosso clube perde o campeonato. Nisso eu sou mais portista e tenho mais fé do que o senhor no nosso presidente pinto da costa.
    pela minha parte como sócio e democrata acho que é bom que se fale do clube desde que não se falte ao respeito ao nosso presidente. acho normal que se critique a sad se nao está a cumprir a sua missao. eu sou muito clube e pouca sad. nao acho que pinto da costa esteja condicionado pela sindrome vale de azevedo que queria ficar presidente para nao ser engavetado porque tenho A CERTEZA que o nosso presidente não é culpado de nada. pela mesma razao nao quero que o clube sofra da outra sindrome vale de azevedo , a do unanimismo. viva este tempo moderno em que se pode falar e discutir e pensar.

    ResponderEliminar
  18. senhor duarte gonçalves,
    é inenarravel quando diz que o rui moreira devia apresentar uma candidatura agora. porque se ele o fizesse o senhor estava a mandar acender as fogueiras e a gritar traição. viva o 25 de abril! hoje, sempre e também no futebol.

    ResponderEliminar
  19. Caro FCLimpa,

    Como sempre basta alguém dizer que algo vai mal na SAD e o sr. sai em defesa desta. Se reparar o RMoreira em lado algum critica PdC, pelo menos directamente.

    Deverá ter em conta que RMoreira deverá saber de muito do que lá se passa, não fosse ele membro do conselho consultivo e pelo que afirma ele é que está errado e o sr. é que é o dono da verdade. Porque quem ler o que escreve pensa que a SAD é um mar de rosas e que todos o que acham que algo está mal são uns bandidos que só a querem desestabilizar. Não poderá o RMoreira ter apenas a boa intenção de alertar para o que pode acontecer ao clube que ele e nós amamos?

    Ponto prévio, João Marcelino apenas está no DN há cerca de 1 mês. Rui Moreira já colabora com este jornal há mais de um ano.

    A questão do oportunismo da entrevista é que é demagogia. Pq se não fosse agora certamente a criticavam noutra altura qq. E fazê-la qd o FCPorto já praticamente o campeonato ganho, ou seja qd a SAD está na mó de cima, pode ser considerado oportunismo?? E se a fizesse qd o FCPorto tivesse um campeonato perdido?

    Ele próprio referiu que tudo o que disse na entrevista já o disse em Outubro passado em sede própria e muito mais pormenorizadamente, mas como se pode ver entrou tudo por um ouvido e saiu por outro já que a politica seguida é a mesma. Com a renovação do mandato e da manutenção de quase todos os administradores segue-se apenas mais do mesmo.

    Eu próprio ouvi o Pôncio Monteiro dizer que não leu a entrevista e que estas coisas se deviam debater em sede própria. Mas que adianta.

    Já agora o próprio RMoreira no trio de ataque disse que muitos do que o contestam são os mesmos que pelas costas de PdC lhe vêm falar mal do presidente. Que podemos pensar de tal gente?

    Qt ao silêncio da SAD ele tem toda a razão, porque se PdC terá algumas razões para não falar ou achará que esta é uma melhor estratégia para o seu caso, já o silêncio de quem o rodeia é imcompreensivel. Só mostra que PdC está muito mal acompanhado para mal do FCPorto.

    E se RMoreira ao saber do que se vai passando se cala-se como queria o FCLimpa, não estaria a ser cúmplice de algo de que sabe que não está bem? Que lhe chamariam então?

    Acreditem que ainda lhe vamos agradecer por estar a dizer o que parece que mais ninguém tem coragem de fazer. Porque é que não têm coragem? Isso gostava de saber, tenho uma ideia, mas por boas razões não deve ser.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Caro Duarte Gonçalves, um cidadão do Porto ou um sócio do FCPorto não pode pelos meios que tem ser uma voz discordante, preocupada e credível se não se candidatar aos cargos? Era o que faltava todos os que não concordam com uma gestão, para poderem dizer o que pensam terem de se candidatar à mesma.

    Por outro lado é o que o PortistaDeParedes diz, se se candidatasse o que não diriam dele...

    Caro PortistaDeParedes, se bem sei, as pessoas são convidadas pessoalmente para os conselho superior e o Fernando Cerqueira fala pessoalmente com cada uma, em principio, neste caso, essas mesmas pessoas escolhidas terão o acordo do presidente PdC a quem Fernando Cerqueira terá dado conhecimento.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Caros Portistas

    O que me move, foi, é e será sempre a defesa dos reais interesses do F.C.Porto Clube e SAD.

    Custa-me ver ou ouvir criticas, sejam de quem for aos símbolos do Clube, nomeadamente ao nosso Presidente. Mas custam a dobrar, se vierem de meus consócios. Desse lado nunca estou preparado para discutir. É como estar a discutir com algum familiar que tenho muita consideração e não gosto.

    Gostaria novamente de informar, até porque parece-me que existem insinuações, que poderei ser alguém que será um funcionário, quiçá um dos famosos comissionistas.

    Não! Não! Não! Sou um simples sócio com lugar anual, na bancada nascente, filho de Portistas, pequeno accionista, antigo atleta do Clube, com dois filhos, também sócios desde o dia que nasceram.

    No post anterior, o Zé Luis, mais novo que eu mas sabe muito bem o que o Clube evoluiu durante estes 25 anos, sintetiza brilhantemente a história que foi é e será sempre a luta inglória contra a comunicação social Lisboeta.

    As lutas dos Portistas têm que ser tratadas por esse caminho, e nunca pela divisão que pode sempre acontecer, quando dispersam as suas inergias.

    ”Você estava tão nervoso que até falou do Carlos Manuel (foi jogador do Porto?) e do Jorge Ferreira (o ex-deputado do PP ou o cantor pimba?), quando se calhar queria falar do Carlos Alberto ou do Marco Ferreira... não????”

    Estava e estou nervoso, mas quanto ao Carlos Manuel(Setubal), foi nosso atleta, tenho dúvidas se seria do tempo do Mourinho. Claro que me referia ao Marco Ferreira, excelente jogador.

    ”Mas então o Rui Moreira não pode ser crítico? Não pode ter opinião?”

    Todos nós somos críticos, e nunca pus isso em causa. O que lamento é que uma pessoa que embora conhecido, pelos cargos que ocupa, deve muito da sua notoriedade ao F.C.Porto. Deveria no mínimo, porque também ocupa um cargo(conselho consultivo), e já que não vai às ”Não vou votar porque normalmente não vou a assembleias gerais.”, discutir aí, tirando todas as dúvidas que eventualmente não estivessem esclarecidas, e nunca como uma entrevista, que repito a considero ”inoportuna, populista e demagógica”, eivada de algum ressentimento, que porventura escapa a qualquer um de nós. ”Se fosse convidado para um cargo executivo, aceitava?
    - Não. Porque no momento actual não interessa ser administrador.”


    Que quererá dizer com isto?

    ”Se a si tanto lhe faz quem manda na SAD não percebo como articula isso com o seu zelo extremo em vir para aqui "bater" em qualquer crítico de Pinto da Costa.
    Ou você é dos que acreditam piamente que no dia em que alguém tenha poder de mando sózinho na SAD que Pinto da Costa não vai borda fora?”


    Caro Quintino, por acaso já me viu alguma vez insultar alguém? O meu interesse é pura e simplesmente, achar que o Clube deve ser defendido, quando as pessoas em causa, nomeadamente o Presidente, não têm condições de vir aqui interpelar qualquer um de nós. Será que o sr em vez de ser o F.C.Limpa Tudo fosse o Jorge Nuno Lima Pinto da Costa, teria as mesmas crticas a fazer?

    ”O que ele diz parece logico, como Jorge Nuno Pinto da Costa está a sofrer ataques do exterior, precisa de ajuda dos administradores da sad. pelo contrário ´so lhe criam problemas como foi o caso da divida ao casino e nunca aparecem a defende-lo.”

    O caro PortistadeParedes, acha com sinceridade que o Presidente, necessita de alguém para o que o sr preconiza? Tem o Presidente em muito pouca conta, porque sempre foi uma voz livre, e se tiver que solicitar ajuda, tenho a certeza que não hesitaria.

    Não pinto as coisas cor de rosa, porque sei muito bem, como está o Clube, porque ao contrário de muitos vou sempre às assembleias Gerais. O País infelizmente já não está de tanga, vai nu. Os outros Clubes estão bem piores que o nosso. Contudo verifique o que pretendem fazer ao sportem relativamente a uns terrenos lá para o lado da capital do império. Em contraponto o que fizeram ao nosso Clube, com suspeitas atrás de suspeitas, protagonizadas pelo excelente rui rio.

    ”Como sempre basta alguém dizer que algo vai mal na SAD e o sr. sai em defesa desta. Se reparar o RMoreira em lado algum critica PdC, pelo menos directamente.”

    Caro Zirtaev, ao menos defendo o Presidente do seu Clube de coração, desde já lhe digo com orgulho, Vc defende o presidente da AIP.

    ”Ponto prévio, João Marcelino apenas está no DN há cerca de 1 mês. Rui Moreira já colabora com este jornal há mais de um ano.”

    Porque razão, só agora é que é oportuna a entrevista?

    Quanto à questão do Dr Pôncio Monteiro, espero que alguém me ajude, pois li um link do Público, que mencionava o contrário do que escreve.

    Termino, esperando que entendam a minha posição com cordialidade, até porque não tenho idade para andar nestas discussões com consócios do meu Clube

    Não tenho amigos dos outros Clubes, e não quero de todo arranjar inimizades com Portistas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Senhor Limpa Tudo,
    não disse que o senhor era funcionário, aliás tive o cuidado de dizer que que não sou, (por acaso era dentista e estou agora reformado por problemas de saude) e que não sei se o senhor é, mas já se viu que se sentiu ofendido. É curioso, porque o senhor há semanas que vem a este blog para acenar suspeitas contra tudo e contra todos, e à primeira fica a tiritar de medo e a sentir-se na necessidade de dar explicações. olhe, a sua insinuação sobre o zirtaev vir defender o presidente da AIP (por acaso até se enganou com o nervoso porque esse é de Lisboa) e que o senhor vem aqui defender pinto da costa é vergonhosa sabe. dizer que o rui moreira deve a sua notoriedade ao programa de futebol é inacreditavel porque ele é preseidente da maior associação do norte ). Fique a saber que o senhor não tem direitos de autor nem de propriedade, porque todos aqui admiramos JNPC que não é propriedade sua nem dos situacionistas fanaticos. o Senhor Pinto da Costa aliás é um exemplo. era seccionista de futebol e chegou à presidencia afrontando os poderes do seu presidente de então,pegando na equipa e levando-a a treinar longe das Antas, lembra-se? porventura alguem pos em questão então ou desde entao se ele é portista? Já disse aqui sou apoiante de JNPC e vou votar nele e se daqui a tres anos aparecer o rui moreira e o baía voto no baia mas nao voto nos situacionistas percebe, porque me lembram outros tempos terriveis. voltei a ler a entrevista do rui moreira e acho que ele defende o presidente em tudo o que pode e deve e é logico que quando ele descarta a possibilidade de ser administrador faz bem. se ele dissesse talvez o senhor limpa tudo vinha aqui dizer que ele anda à procura de um tacho, não é? É que é muito facil sabe é a gente censurar a liberdade. É facil esse seu reciocinio: pinto da costa é o maior portista e um simbolo e todos os que ele lá poe sao fruto das suas descisoes sabias e por isso alguem que contesta seja o que for contesta o pinto da costa e por isso naõ é bom portista porque se fosse nao contestava... olhe, lembra-se do S no cinto da mocidade portuguesa? Era servir ou era salazar já agora? Não me lixe. E digo-lhe mais é evidente que hoje o presidente precisa de alguem que possa falar e gritar contra a arbitragem enquanto ele continuar envolvido no apito dourado, percebeu, e que essa tarefa nao cabe ao treinador a nao ser nas conferencias de imprensa a seguir aos jogos. ou o senhor está satisfeito com as roubalheiras? dantes era a sad pela voz de pinto da costa que vinha a publico. acha que fazia mal? eu acho que fazia bem. por isso acho que devia continuar e se pinto da costa nao pode como rui moreira explica então porra, alguem que fale. e se nao fala é porque estao com medo de serem conotados com pito da costa e nesse caso deviam ir embora. eu por mim falo, quero que estes tres anos sejam de vitorias, que o presidente deslinde o caso do apito de vez, que nao perca tempo a responder as carolinas e que fale conosco e nos diga o que vai fazer das contas do clube que perdeu 6 milhoes de contos num ano. a si nao lhe faz diferença mas eu acho que o fc porto deve continuar a ser dos sócios do clube senhor limpa tudo. eu tambem gosto muito da ferrari e da selecção nacional e do obikwelu mas nao sao nossos, e por isso não teho por nenhum deles o amor que tenho por um clube que também é meu e por um estadio onde está o seu nome e o meu.

    ResponderEliminar
  23. Caro FCLimpa, repare que apesar de achar que PdC não poderá estar isento de culpas, acho que nunca me manifestei directamente contra ele, aliás já disse e volto a dizer uma frase que ficou famosa "qd ele decide sozinho, normalmente decide bem". O que se passa é que, como é normal, ele não pode decidir tudo numa grande estrutura como é o FCPorto e dadas as evidências, penso que ele estará mal acompanhado e que a gestão seguida pelo clube estará por um mau caminho. Quero com isto dizer que tb defendo o presidente, já a sua direcção é outra coisa.

    Pergunta-me do porquê da entrevista ser agora e não antes. O próprio RMoreira disse que na última reunião do conselho consultivo (em Outubro) se manifestou com ainda mais pormenor sobre o que agora disse. O que é certo é que nada terá mudado e dada a altura (candidatura da mesma direcção) esta era a altura para alertar os sócios e até a própria direcção.

    Qt a Pôncio Monteiro aqui tem:
    Ao lado, Pôncio Monteiro sabia e respondeu. "Não li, mas tive conhecimento e lastimo. O FC Porto tem espaços próprios para esse tipo de críticas; não é preciso fazê-lo em praça pública. Podemos não estar sempre de acordo, mas não se pode pôr em causa a dedicação ao clube, traduzida nas vitórias que o engrandeceram. Acho de mau gosto. Criticar sim, mas nos sítios próprios".

    Caro FCLimpa, estarmos aqui a discutir isto é saudável, só pode ser saudável, tanto para o clube como para todos nós. Cada um tem a sua opinião e deve manifestá-la. Em caso algum nos devemos chatear por causa disto. Desde que não entremos pelo caminho do insulto, só nos estaremos a engrandecer. É assim a liberdade e penso que concorda inteiramente com o que disse. Um bem haja para si que vem aqui discutir este assunto e defender a sua posição de uma maneira assinalável, tomara que outros assim o fizessem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Não tenho vindo à Bancada, e agora ao ver os comentários do último post que tinha lido fiquei mais uma vez "triste" com a tentativa do FC Limpa Tudo de passar um lápiz azul (para os mais novos, entenda-se censura)nos comentários de quem não vai em carneirismos.

    Poderia defender o Rui Moreira, mas tal não é necessário pois ele já aqui foi bem defendido por portistas que sabem estar em democracia e que valorizam os que pensam pela sua própria cabeça.

    As opiniões do FC Limpa Tudo não me fariam impressão se não fossem sempre na linha do fuzilamento intelectual. Qualquer opinião dissonante desta administração é de imediato metralhada por este carissimo portista. Já me mete pena.

    O que me dá imensa alegria é ver que cada vez mais os portistas se elevam na opinião que tem do seu clube. É bom ver que estamos no caminho da maturidade para o dia em que conseguiremos(?) limpar o clube da corja que rodeia PdC.

    Zirtaev, é por estas que a opinião que te dei sobre o teu blogue sai valorizada. Estamos ou não num local em que se debatem mais os problemas e virtudes do clube do que no próprio estádio? Não tenho dúvidas disso e saudo-o com alegria.

    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  25. Teixeira

    "Desculpe lá que defenda o F.C.Porto, da maneira que eu ache a mais indicada.

    Desculpe lá por achar que actualmente o Presidente Pinto da Costa, ainda será a melhor coisa para o F.C.Porto.

    Desculpe lá por achar que o Rui Moreira, ainda não reúne condições para ser Presidente do F.C.Porto Clube e SAD.

    Desculpe lá por achar que 25 anos de Presidência ainda são poucos.

    Desculpe lá por achar que ainda somos os melhores nas contratações.

    Desculpe lá por sermos uma potência nas modalidades ditas amadoras.

    Desculpe lá por termos um estádio maravilhoso.

    Desculpe lá por possuirmos um centro de estágio dos melhores do mundo.

    Desculpe lá por termos das melhores escolas de formação do mundo.

    Desculpe lá por pertencermos ao G14.

    Desculpe lá por sermos a Instituição que mais títulos internacionais possui.

    Desculpe lá por achar que somos os melhores adeptos do mundo.

    Desculpe lá por ainda sermos os actuais Campeões.

    Desculpe lá qualquer outro defeito."

    ResponderEliminar
  26. FC Limpa Tudo,

    o "problema" não é esse. Tudo com que se desculpou são coisas que deixam qualquer portista contente. Ainda bem que somos um grande clube.

    Só me faz confusão que seja sempre o FC Limpa Tudo a não aceitar qualquer oposição que seja feita a esta SAD. Mesmo quando é bem feita dentro dos principios de construir um FCP mais forte.

    De resto, bem sei que tenta sempre virar o bico ao prego, e por isso não me vou alongar muito mais, até porque as respostas que também lhe poderia dar já foram dadas por outros portistas aqui neste espaço.

    Não se enerve e deixe a "oposição" respirar. Esta é daquelas que só quer o bem do FCP. Quando assim não for estarei do seu lado mas como não é o caso...

    Abraços à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  27. Alguém escreveu que PdC é um eucalipto, ou seja à sua volta tudo seca, até as ideias.
    Acontece que de vez enquando há um pinheiro que nasce (Rui Moreira), e é o cabo dos trabalhos para a "entourance" da SAD.
    Já repararam que o Bruno Moraes não joga em detrimento do Renteria!
    É caso para perguntar - A quem deu jeito a contratação do dito cujo?
    Será para pagar as dídivas do Casino?
    O PdC tem que fazer uma barrela, e começar a não ter medo de falar.
    Já estou com saudades de o ouvir.
    Saudações bLuEs

    ResponderEliminar