28 novembro 2007

Fazer história

O jogo não é fácil, muito longe disso. Uma derrota em Liverpool é um resultado normal para qualquer potência do futebol mundial. O vice-campeão europeu, para além das dificuldades que colocaria a qualquer equipa, fosse em que circunstância fosse, no seu mítico estádio, necessita de vencer para manter aspirações a continuar na champions. Mas este facto até poderá jogar a nosso favor e sabemos que o FCPorto nos habituou a lutar pela vitória em qualquer estádio do mundo, mesmo nos mais difíceis ambientes, não deixando de ter a perfeita noção de que Anfield Road é mesmo dos mais complicados para um visitante.

Os Dragões encontram-se numa posição confortável nesta edição da Champions, liderando o seu grupo, e um empate poderá, já hoje, garantir o acesso à fase seguinte, caso o Besiktas no seu jogo na Turquia não vença o Marselha. Mas jogar para o empate normalmente não resulta e o FCPorto tem apenas de tentar impor o seu jogo habitual depois de superada a pressão inicial que os ingleses com toda a certeza farão. Vencer, além de dar a garantia da manutenção do primeiro lugar, seja qual for o resultado do outro jogo, faria com que o FCPorto estivesse a apenas um pequeno passo de conseguir o primeiro lugar da classificação nesta fase da prova, com o que isso traria de bom face aos difíceis primeiros classificados de outros grupos.

A equipa terá de ser a de sempre, com o esquema com que tem vindo a jogar e a que os jogadores estão rotinados. Nos últimos dois jogos feitos em Inglaterra, já com Jesualdo no comando da equipa, a equipa foi alterada e, apesar de com o Chelsea a primeira parte ter sido boa, o que é certo é que os resultados foram negativos, mostrando talvez que o ideal é não ser alterada a filosofia de jogo a que a equipa se habituou. A única dúvida no onze inicial é entre Pedro Emanuel, que esteve bem no seu regresso no passado sábado, e Stepanov que, apesar de mais inexperiente, tem mais velocidade e um porte atlético mais capaz para fazer face aos avançados do clube inglês. Ainda assim arrisco a continuação de Pedro Emanuel, que além do referido, poderá servir de voz de comando dentro do campo, não deixando nunca os níveis de concentração baixarem.

Já no Dragão ficou provado que este Liverpool pode estar perfeitamente ao alcance do FCPorto. Com uma vitória hoje estes jogadores entrariam para a história, já que nunca o FCPorto o conseguiu fazer em Inglaterra, e esse terá de ser o estado de espírito que domina a mente dos jogadores. Vamos fazer história.

Liverpool - FCPorto, SportTv2 - 19H45

Liga Intercalar
Inicia hoje a Liga Intercalar, competição criada este ano e organizada pela Associação de Futebol do Porto, em que participa o FCPorto. Esta competição, já debatida no Portistas de Bancada aqui, tem como objectivo principal dar competição aos jovens jogadores que saiam das camadas jovens do clube e por outro lado dar ritmo aos jogadores menos utilizados do plantel principal.

O FCPorto neste primeiro jogo de hoje contra o Trofense, que está marcado para as 15H00 no Centro de Treinos do Olival, será orientado por João Pinto e Rui Barros, contando também com a colaboração do treinador dos sub-19 Patrick Greveaars.

Um jogo por jornada terá transmissão televisiva no PortoCanal e como curiosidade fica a informação que os comentadores serão dois senhores da rádio bem conhecidos de todos nós, o mítico Gomes Amaro e Bernardino Barros.

FCPorto - Trofense, 15H00 - CTFD

7 comentários:

  1. Fazer historia, é isso mesmo Zirtaev.
    Penso que todos saberao o que fazer em campo e que Jesualdo, este ano mais capaz, nao ira inventar. Todos saberao que se Gerrard nao conseguir jogar, o Liverpool nao consegue impor o tal ritmo alto que interessa por vezes quebrar.
    Depois ja vimos que os centrais sao muito bons pelo ar, mas nao sao muito rapidos e Lisandro, Tarik e Quaresma poderao aproveitar isso mesmo.

    Vai ser um jogo como tantos outros que o Porto ja fez, em mais um estadio mitico e com uma atmosfera em que todos os jogadores querem estar. A motivaçao de certeza estara em alta: primeiro lugar do grupo, estadio mitico, actual vice-campeao da Europa como adversario. Esta é a grande montra do futebol mundial e os jogadores sabem disso.
    Tenho a impressao que vamos impressionar. Acho que vamos ganhar e fazer historia.

    ResponderEliminar
  2. Logo se jogarmos para ganhar tudo será possível...Força Porto!

    Jorge Sousa, árbitro da AFPorto foi nomeado para o SLB-FCP. É um árbitro q aprecio mas q dá sorte aos mouros e azar aos dRAgões. O ano passado apitou-nos duas vezes, em casa com o estrela e no bessa, 2 derrotas... Mas o homem parece-me sério e honesto. Confio nele. Um dos fiscais de linha é q traz água no bico, JOsé Luis Melo, o benfiquista de valongo, lembram-se? nUM SALGUEIROS-benfica deixou passar um golo do slb em off side de km... Cuidado com os off sides.

    ResponderEliminar
  3. Estou confiante numa grande exibição, mas penso que vai dar um empate, para depois vencermos o Beskitas aqui e ficarmos em 1º lugar no grupo.

    Penso que vamos ter um Liverpool a jogar sobre brasas, que vai querer marcar cedo e vem logo para cima do FCP, mas à medida que o tempo passe, se o golo não aparecer aí o público poderá se virar contra eles.

    ResponderEliminar
  4. creio que hoje joga ou mariano ou postiga ou kaz na equipa titular...
    nao sei mas acho que o tarik nao joga...

    ResponderEliminar
  5. Acabei de saber que, para a Liga Intercalar, o FCPorto venceu o Trofense por 3 a 1 e já é o primeiro classificado. Marcaram Adriano 2 golos e 1 golo do Rui Pedro. Este Adriano é uma máquina e é sempre bom tê-lo de reserva para Lisandro, mas nem 2ª opção tem sido. É uma pena, parece que Jesualdo não gosta dele. É mesmo uma pena.

    Qt ao jogo de Anfield Road, se Jesualdo jogar com o onze habitual acredito muitíssimo na vitória, se alterar, como o diz o Xas, desconfio muito e perco muita da fé. A equipa está rotinada de uma forma para quê inventar. É isso que não consigo compreender.

    Vamos ver, já não falta muito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Desejo mt sorte aos nossos jogadores, tenho a certeza que se jogarem concentrados e fizerem o que melhor sabem a vitória não nos escapa eheh

    vamos a eles campeões!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  7. Helton, Bosingwa, Stepanov, B.Alves e M.Cech,P.Assunção, Lucho e Kaz, M.Gonzalez, Lisandro e Quaresma.Não acham que o Jesualdo está a inventar?Porque não joga o R.Meireles? Porque é que ninguém ainda não disse nada, sobre o celebérrimo Benfiquista de Valongo, José Luís Melo que é um dos árbitros auxiliares de J.Sousa para o jogo de sábado?

    ResponderEliminar