15 novembro 2007

Colinho

"Colo. Os pedopsiquiatras dividem-se sobre a sua importância e consequências. Há os que dizem que nunca é demais e os que acham que colo em excesso pode estragar os miúdos. Pois bem, o Sporting parece finalmente ter arranjado quem lhe dê colo. Depois de anos e anos a choramingar pelos cantos por causa dos árbitros o Sporting arranjou finalmente quem lhe passe a mão pela cabeça, lhe enxugue as lágrimas e lhe dê um chupa enquanto ameaça os árbitros com um reconfortante tau-tau: Vítor Pereira, nada menos que o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga. Primeiro, numa demonstração de clara preocupação com o rumo que o campeonato estava a tomar, resolveu pôr na jarra os árbitros que cometeram erros nos jogos do FC Porto, oferecendo o benefício da dúvida aos árbitros e erros restantes. Agora, decidiu baixar as notas atribuídas a Pedro Proença e Pedro Henriques nos clássicos entre o FC Porto e o Sporting e o Benfica e o Sporting, homologando os pareceres da Comissão de Análise que ele próprio escolheu. E fê-lo apesar de, no final do jogo do Dragão, ter telefonado a Pedro Proença para dar os parabéns ao árbitro pelo trabalho realizado. Pelos vistos, entretanto, Vítor Pereira terá mudado de ideias. Ou então alguém lhas mudou, mas qualquer das possibilidades é pouco lisonjeira para a firmeza do seu carácter. Seja como for, é de louvar a disponibilidade do presidente da Comissão de Arbitragem para dar colo ao Sporting, nem que seja à custa dos árbitros e dos observadores dos jogos. Afinal, todos sabemos que a equipa de Alvalade anda a precisar de colinho...

LISANDRO Prémios...
Como se pode ler aqui ao lado, Lucho González foi considerado o melhor jogador do mês de Outubro pelo Sindicato dos Jogadores. Uma distinção justa para o organizador de jogo do FC Porto. Contudo, não deixa de ser notável a ausência de Lisandro López na lista dos 10 primeiros classificados. Alguém se esqueceu do melhor marcador do campeonato.
"
Jorge Maia in O Jogo

Em relação à arbitragem é caso para dizer que quem não chora... Além de que existe um que nem precisa de chorar para ter o colinho. E onde é que fica o FCPorto no meio disto?

7 comentários:

  1. «Uma das coisas que me preocupa não é a Comissão de Análise analisar uma grande penalidade ou um cartão vermelho, mas sim lances de pequena importância como está a acontecer. Penalizarem-me por não mostrar um cartão amarelo num lance do qual nem me lembrava, junto à linha lateral... E é uma imprudência dizer que o jogador [Di Maria n.d.r.] devia ter sido advertido. Quantas vezes o árbitro não substitui o cartão amarelo por um apito mais forte ou então por uma conversa para tranquilizar os jogadores? A isso chama-se fazer a gestão do jogo», contestou Pedro Henriques em declarações ao Maisfutebol, confessando ainda: «Outro dos aspectos a ter em conta é que são os clubes que têm a iniciativa de apresentar estas reclamações e tenho dúvidas se o árbitro daqui a uns meses, quando voltar a apitar jogos desse mesmo clube, vai conseguir abstrair-se do que aconteceu e vai conseguir ser rigoroso e desempenhar o seu papel da melhor forma. Tenho algum receio.»
    «Fui notificado na segunda-feira e não sei a atitude que vou tomar. Tenho direito a reclamar, mas a nota para mim tem pouca importância. Quero servir o futebol. Se acharem que tenho cabimento neste futebol óptimo. Se acharem que não, da mesma maneira que entrei no futebol saio.»
    «Não sou penalizado no lance do Katsouranis pois foi-me dada razão», diz Pedro Henriques que foi penalizado por não assinalar penalty sobre Romagnoli e sobre Adu, e pelos dois amarelos que não foram mostrados.

    ResponderEliminar
  2. Todos sabem a minha opinião muito negativa sobre os árbitros portugueses, mas agora acho que têm razão.
    O Pedro Henriques coloca o dedo na ferida: a Comissão de Avaliação devia agir e não reagir a queixas dos clubes. Se ela avalia, se influencia notas, se "mexe" com os árbitros devia fazê-lo pedagogicamente, apoveitando os erros nos cursos de aperfeiçoamento ao longo da época. Agora, reagirem em função dos clubes queixinhas...
    Olha se fosse o FC Porto a protestar? O coro que por aí não correria...
    Assim, a CA e Vítor Pereira aproveitam a deixa e atacam quem quer, poupando os amigos. Como é possível Bruno Paixão não ficar castigado após o Paços-Benfica com uma falta inexistente que resulta na vitória encarnada?
    E na Taça da Liga, da Liga repita-se, a pouca vergonha que foi Paulo Costa no Setúbal-Benfica, não devia contar?
    A arbitragem vai mal por isto: tratam-se mal, apesar do espírito corporativo da classe.
    Afnal, lembre-se que vai para julgamento um dirigente, Pinto de Sousa, que entre outros alegadamente viciaria as classificações com factores de correcção arbitrários, mas o que agora se vê é mais do mesmo com outra capa, outro nome e outras pessoas a viciarem as classificações dos árbitros.
    Há quem ache que os árbitros gostavam do "sistema", chamemos-lhe assim, que vigorava. Então, são eles que aceitariam os eventuais "fumos" de corrupção.
    Andamos a julgar o quê?
    E ainda lamentável é que Vítor Pereira, que dirigiu jogos em Mundiais e foi da CA da FIFA em 2006 na Alemanha, aplique ou deixe aplicar normas que são proibidas pelos organismos internacionais. Ele devia demitir-se.
    Mas, afinal, hoje já veio dizer na RR que a nota de Proença até pode ser corrigida, percebendo-se que subiria de novo...
    Isto é o descrédito e andam com fantochadas em tribunais a fazer de conta de justiça quando os agentes desta trapaça são os próprios árbitros e a classe toda.
    É por isto que não confio neles e eles não confiam em quem os dirige.
    Como é possível uma nota de um árbitro ser dada por um observador, admita-se que credenciado para o efeito, que vê o jogo na bancada sem recurso a imagens, e depois vêm uns chicos-espertos, ex-árbitros, darem-se ao desplante de julgar o trabalho de um árbitro pela TV? Com repetições e vários ângulos?
    Isto é uma vergonha!
    Mas há mais: como é que alguém em campo, como Rui Costa, podia ver que Lisandro ajeitou a bola com a mão, se a ajeitou, no primeiro golo ao Leixões? Ninguém vê a olho nu no estádio!
    É claro que os árbitros mais recentes nos jogos do FC Porto figuraram logo no alto dos montes onde se apedrejam os erros dos árbitros.
    Agora, com ironia a defender a sua nota, Pedro Proença já veio dizer que se acham que Quaresma devia ter sido expulso com o Sporting, por uma entrada a Miguel Veloso que o árbitro achou valer amarelo, então que a CD da Liga suspenda o jogador.
    Isto parece brincadeira, não fosse o fulano em questão ser sócio do Benfica de camarote e pedir castigo para Quaresma... não jogar na Luz.
    Tudo somado: como é que pode dar-se crédito a esta bagunça toda?
    Árbitros estrangeiros, já!

    Sobre os prémios: em tempos apontei discrepâncias de análise dos desempenhos dos jogadores em jornais da especialidade. O FC Porto somava vitórias mas os seus jogadores não lideravam, e até estavam bem longe disso, as classificações desses jornais. E concluí, então, que o FC Porto não é deste campeonato.

    ResponderEliminar
  3. [xii... estamos muito sexys, Zirtaev...(; gosto deste azulinho, gosto pois: muito straight-forward, muito FCP]

    ResponderEliminar
  4. Como no filme de Scorcese, "tudo bons rapazes". O bom rapaz Pereira e os outros bons rapazes, parece que querem mesmo que o Benfica ganhe à força, ainda mais que há 3 épocas atrás. O post centra-se no Sporting, que acaba por ser o gerador da situação, mas em termos muito prosaicos e depois de tudo muito bem espremido, a mensagem que surge e que eles querem que surja, clara e inequívoca, é: - Vocês (árbitros) erram a favor do Porto e estão tramados; Erram contra o Benfica, e estão igualmente tramados. Se errarem contra o Porto e a favor do Benfica, aí não há problema nenhum, afinal, errar é humano.
    Por a filosofia do bom rapaz Pereira e respectivos conselheiros ser esta, é que erros grosseiros e inexplicáveis como aqueles que Bruno Paixão fez na supertaça contra o Porto, ou o golpe de karaté no Helton, na última jornada, não existem, não aconteceram. E também não aconteceram os erros grosseiros, uns atrás dos outros (Amadora, Setúbal, Marítimo, Paços, Boavista, etc.), a favor do SLB. Nas televisões só se têm visto dois lances: Aquele em que Pedro Proença marcou (ainda por cima bem) livre indirecto contra o Sporting, mágicamente transformado em grande benefício ao Porto. E aquele em que Pedro Henriques não marca penaltie sobre Adu. Em vésperas de Benfica x Porto, e com a agremiação lampiónica com os jogos antecipadamente ganhos e só 4 pontos atrás do Porto, com este a ter que jogar antes, com uma equipa que ainda não perdeu com ninguém, eles esfalfam-se e fazem os possíveis e os impossíveis para que daqui por duas jornadas seja o início da arrancada triunfal do calabótico clube dos vários regimes. Mas acho que eles vão ter duas surpresas, a 1ª no Dragão e a 2ª, uma jornada depois, na Luz.

    ResponderEliminar
  5. Penso que isto só aconteceu mais para " abanar " a estrutura, ou seja, acho que as notas vão ser repostas, com maior ou menor polémica, os árbitros ficaram satisfeitos, a vida continuará, mas o essencial já está feito : condicionar.

    Os árbitros agora estão, cada vez mais, condicionados e pressionados, Vítor Pereira já sentiu isso na pele na altura em que os " Calimeros Viscondes" fizeram o luto pelo verdade desportiva. Verdade desportiva essa que só existe quando ganham, mesmo que incorrectamente, continuo a afirmar que me irrita mais a arrogância dos Calimeros Viscondes do que os outros.

    Cabe-nos agora estar atento a tudo o que se vai passar nos nossos jogos, e já agora nos outros, não tenho medo das perseguições e dos condicionalismos à nossa equipa, temos uma equipa forte que já demonstrou ser mais forte do que eles, mas convém estarmos muito atentos ao que aí vem.

    ResponderEliminar
  6. hoje uma grande noticia finalmente fora do campo o Porto tambem a ganhar, estou a falar de ao fim de tantos anos da Sad do nosso clube ter apresentado uns numeros muito positivos lucro de 2,3 mais abatimento de 24 milhões ao passivo corrente e sem inclusão da venda de Pepe por 30 milhões parece que tambem nas contas estamos no bom caminho

    ResponderEliminar
  7. Certo, certo é que o choradinho resultou e está-se mesmo a ver os condicionamentos para os próximos jogos de todos os árbitros da liga. E já se sabe quem sai a perder com isto. E se tivermos atenção o jogo que se aproxima, já se está a ver que teremos de ser ainda mais superiores que o costume e não duvido que os dois árbitros mais "mediáticos" em questão e que tiveram as suas notas reduzidas poderão bem ser escolhidos para o jogo da luz. Mas isto está bonito está...

    Ainda o que me vale é confiar que a nossa equipa tem valor e forças suficientes para ultrapassar tudo isto.

    Estou muito apreensivo tb com o próximo jogo com o Setúbal que por si tb já seria muito difícil, até porque vimos do empate da amadora que deixa sempre marcas e se juntarmos a isto mais o factor arbitrgem ainda pior que o que é costume...

    Tripeiro, essa é uma boa notícia, tendo em conta que o negócio do Pepe não está incluído, mas eu pergunto e as aquisições desta época estão elas tb incluídas? Mas não deixa de ser uma boa notícia. De qq forma tenho de ver mais pormenores e ir analisando as análises que por aí se vão fazendo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar