02 novembro 2007

A caminho do recorde

A moral está elevada, tanto para os adeptos, como para os jogadores, o que não é para menos depois dos resultados que têm vindo a ser obtidos e depois de, finalmente, o futebol jogado estar a ser verdadeiramente convincente. Mas há algo que é necessário não sair da nossa mente, mas principalmente da mente dos jogadores, ainda não ganhamos nada esta época. É essencial não se perder esta realidade dos factos e até os objectivos estarem devidamente concretizados, a concentração deverá estar sempre ao máximo. Ninguém do FCPorto deve embalar-se com todos os elogios que agora têm aparecido e com os resultados positivos destas batalhas que travamos até agora, sob a pena de a guerra poder ser perdida.

O Belenenses, adversário de hoje, deverá ser uma das equipas mais difíceis que passarão pelo Dragão esta época, nada tem a ver com o adversário de segunda-feira, embora este ano esteja um pouco mais fraco que na passada época, mas não deixa de ser uma equipa bem organizada e com grandes valores individuais que deverá querer fazer deste jogo o trampolim para uma época mais bem conseguida que aquilo que tem vindo a fazer. Por isso todos os cuidados serão poucos e só ao máximo o FCPorto poderá levar de vencida a equipa lisboeta.

Bosingwa é o grande ausente da convocatória. Os problemas sofridos no último jogo com toda a certeza fizeram o treinador não querer arriscar a sua utilização, preservando o jogador para o importante jogo da próxima terça-feira para a Champions. De resto Paulo Assunção, após um jogo de “repouso”, voltou aos convocados e deverá também voltar à equipa, apesar de algumas boas indicações de Bolatti. A maior novidade na convocatória será mesmo o regresso de Adriano, mas com Lisandro na forma que está, o brasileiro apenas servirá para ser utilizado no decorrer do jogo. Acredito que Jesualdo Ferreira não mudará substancialmente a equipa inicial. À excepção de Bosingwa não deverão ser feitas mais “poupanças” e a equipa deverá ser esta:

O exemplo do jogo contra o Leixões é o melhor para encarar este jogo. Entrar forte, com toda a garra e energia de forma a resolver o jogo o mais cedo possível, mas sem nunca se pensar no próximo jogo. Entrar concentrados, empenhados e à procura da nona vitória, para no final do jogo todos podermos adicionar mais uma linha à nossa tabuada dos três e podermos continuar a pensar em bater o tão ambicionado recorde de treze vitórias consecutivas da longínqua época de 1945/46.

FCPorto - Belenenses, SportTv - 20H30

10 comentários:

  1. Pelos vistos desencantaram um desconhecido de Portalegre -atenção, PortoAlegre- cuidado com o Pisco...O ElmanoFabiano vai com os Lagartos e o BrunoPaixãoAssolapada para as tocas das Àguias...Um Sportinguista a socorrer o Benfica e um Benfiquista a gerir o comportamento do Sporting...Cumplicidades cruzadas! Para nós um ilustre "desconhecido", para vós Flores perfumadas...Em dia de fiéis defuntos, mais vale acender uma lamparina, pelo sim pelo não, não há que arriscar...

    ResponderEliminar
  2. Estou a sentir uns comportamentos estranhos no meu Computador...Estarei a ser "observado"?...Vou ter que contar isto à comunicação Social.

    ResponderEliminar
  3. o recorde parece que vai ser outro. mas o que é isto? andam a brincar connosco?

    Aviões de papel para bater recorde nos céus do Dragão

    O F.C. Porto pretende lançar um novo recorde do Mundo, desafiando os seus adeptos a dar asas ao sonho e ao maior número de aviões de papel pouco antes do apito inicial do encontro da nona jornada da Liga, frente ao Belenenses.

    A iniciativa, que cruzará os céus do Dragão às 20h00 de sexta-feira (o jogo principia meia hora mais tarde), pretende estabelecer novo recorde mundial do «Guinness», fazendo voar o maior número de aviões de papel, ao mesmo tempo e no mesmo local.
    http://www.fcporto.pt/Info/NoticiasGerais/infogeral_geralavioespapel_311007_30662.asp

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ouvir o Jesualdo Ferreira a dizer que " se hoje falam do recorde, é porque se o FCP não o conseguir bater, as pessoas dirão que o FCP falhou".

    Excelente afirmação e a partir de hoje a questão do recorde nem deveria ser abordada pelos jogadores.

    O que interessa são mesmo as vitórias, o record virá por acréscimo.

    ResponderEliminar
  5. Zirtaev

    Brilhante, a analogia com a tabuada dos três!
    Espero que venhamos a ter ocasião de a recitarmos, sem interrupções, até e para lá do habitual 3 x 10.

    ResponderEliminar
  6. Só agora é que eu reparei, sem querer estabeleci uma quadra ou rima interessante, mas tenho que a retocar para que faça mais sentido:

    «Cumplicidades cruzadas, para vós um ilustre "desconhecido", para nós flores "perfumadas"...»

    -Como são "eles" os cozinheiros de toda esta grande caldeirada, tive que ajustar os tempos verbais, senão dava um grande nó mental.

    Um grande abraço à bancada e um aviso: atenção aos toques estranhos no telefone e às complicações imprevistas a nível cibernáutico!... Isto -para mim- anda aqui mãozinha de SIS's...Deve ser aquele Sindicalista Judiciário que sabe mais do que se passa na sua área -onde ele deve passar pouco tempo- que o Ministro da Administração Interna e do que o Procurador Geral da República! Grande MELGA...Fosgasse!...

    ResponderEliminar
  7. Não sabia dessa dos aviõzinhos de papel e do recorde que querem bater. Muito sinceramente acho uma parolice de todo o tamanho e digna de outras latitudes em POrtugal. Não sei qual será a intenção se gozar com os lampiões, se a entrada no guiness por um qq golpe publicitária de uma qq transportadora aérea, ganhando a sad dinheiro com isso. De qualquer maneira não tenho nada contra e possivelmente nem estarei no estádio à hora do evento, por isso não me afectará minimamente.

    Qt ao que interessa, tb tal como o Menphis disse, as declarações do Jesualdo, muito sóbrias e bem ciente do que corre na comunicação social portuguesa. Acho que só lhe faltou dizer, tal como me lembro de ouvir Mourinho um dia, que a primeira derrota pode aparecer a qualquer momento, que seja tarde, mas o certo é ela aparecer e assim tirava muita pressão dos jogadores e baixava as expectativas dos adeptos que penso estarem demasiado altas. É que nenhuma equipa é invencível e a preparação para uma possível derrota, fazendo com que ela não abale muito a equipa qd tal acontecer, acho ser essencial.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev, Jesualdo deu um "toque" sobre o assunto na conferência de imprensa após o jogo com o Leixões, citando:

    "Estamos em primeiro lugar por mérito, ganhámos os jogos todos, mas ainda vão haver muitas partidas e ainda vão haver muitas coisas. Vamos perder pontos, pretendemos perde-los o mais tarde possível, se vier a acontecer esse facto."

    ResponderEliminar
  9. Este empate, só advêm da mentalidade retrógrada das equipas portuguesas, onde é que já se viu, descansar por estar a ganhar apenas por 1-0? vejam os jogos em Inglaterra.. só descansam depois dos 3-0 ou 4-0.. palhaçada!!

    ResponderEliminar