09 novembro 2007

FC Porto + 10

"Podem sempre dizer que o "se" não vale, que não é científico e que se tivesse rodas a avó dele era um camião. Mas, ainda assim, até perante tamanha improbabilidade da anciã transformar-se num veículo motorizado, imagine-se na mesma o que seria este FC Porto "se" Quaresma estivesse em forma. Ele joga bem, já sabemos todos, joga à brava, acrescentarão boa parte dos adversários, mas por estes dias o seu rendimento é uma pálida imagem, uma imagem tão distorcida da realidade que é uma alegria encontrá-lo. Aliás, é bem capaz de ajudar a melhorar o contrato do lateral-direito, quem sabe a renovar a ligação por mais um bom par de anos. Por exemplo, Bonnart é hoje, melhor defesa do que o treinador do Marselha pensava ter. Mas não foi, nem será sempre assim, o que torna a actual carreira do FC Porto num feito ainda mais extraordinário. Afinal, não vai há muito tempo defendeu-se que o FC Porto era Quaresma+10. Como há um ano nasceu o dogma de que seria mais ou menos Anderson+Quaresma+9 e que por estes dias seria Lucho+10. Não foi assim, revelando o FC Porto, depois de aprender com os erros cometidos com o Belenenses, que o melhor mesmo é ser apenas um. Um grupo. Facto que Quaresma não esqueceu, ainda que no presente pareça que sim, pelo menos é o que se pensa quando o vemos perder-se entre os defesas. Ilusão, porque da mesma forma que surpreende os defesas, Quaresma foi do "onze" em dois momentos do jogo de terça-feira: no primeiro Lisandro acertou na barra; no segundo o argentino fez o golo da vitória. Quando voltar a estar em forma, até o individualismo de Quaresma será um momento colectivo do FC Porto+10.

Matemática
Benítez
O treinador do Liverpool disse, no final da goleada ao Besiktas, que o FC Porto ficou preocupado. Terá ficado, mas nem a mais robusta das vitórias -o que será improvável - permitirá a Benítez colocar os "reds" à frente do FC Porto na tabela classificatica. Se aos portistas uma vitória basta para seguir em frente, ao Liverpool nem seis pontos podem ser suficientes.
"

Jorge Maia in O Jogo

17 comentários:

  1. noticia do jn

    "Seis árbitros afastados
    por erros grosseiros
    Novo critério da Comissão de Arbitragem penaliza juízes com um ou dois jogos de suspensão. Duarte Gomes, Jorge Sousa, Rui Costa, Paulo Pereira, Paulo Baptista e Vasco Santos visados"

    que pena o joão pode ser ferreira não estar na lista. vai-nos dar cabo do fim-de-semana este fdp. contem com isso.

    ResponderEliminar
  2. e o ladrão do Bruno PAIXÃO, não nos tirou a supertaça? não deu ao slb o 2º golo em paços? então? pq não está nesta lista?

    ResponderEliminar
  3. Mais, reaparem nas duas últimas saídas do SLB tiveram J.Ferreira e B.Paixão, assumidamente vermelhos e nas duas últimas saídas do scp 2 lagartos assumidos, Lucílio e Xistra (agora este domingo no braga-scp)... Isto está claramente inclinado, aliás o paulo baptista e seus assistentes ao intervalo devem ter sido avisados do off-side do Postiga e vejam aquela 2ª parte sempre de apito contra nós, este paulo baptista q roubou este ano o setúbal em alvalade n vendo aquele penalty de gladstone...

    ResponderEliminar
  4. Parece que este texto não suscitou muito interesse aos Portistas de Bancada. Fica no entanto a a promessa de aqui colocar mais logo a última crónica do Rui Moreira do jornal A Bola de hoje que tb está muito boa.

    Qt a este texto, que está excelente, parece que vem no seguimento do último post o Menphis em que ele falava das dependências que atribuem à equipa do FCPorto (será que o Jorge Maia lê o Portistas?).

    Tem piada que no FCPorto há sempre dependências, mas o que é certo é que qd esses artistas não jogam o FCPorto vence na mesma para acabar com essas teorias.

    Qt à questão dos árbitros que o fcpsempre aqui coloca, é de desconfiar e o que me dá a entender é que existirão jornadas em que não haverão árbitros para apitar :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. ( que dia de trabalho...ufff) só agora tive tempo para espreitar aqui mo Portistas e ainda não tinha lido esta crónica do Jorge Maia, o jornal ainda está no baú à espera que eu lhe pegue :)

    Mas a questão é mesmo aquela que referi no meu último post, para o FCP existe sempre dependentes para os outros não, o conjunto é que vale.

    Fiquei muito curioso ao ler ontem o comentário do Zé Luís quando ele chama a atenção que os comentadores dizem que o Sporting facilitou ou o Benfica estendeu a passadeira, cada vez mais irei estar mais atento a esses comentários de jornalistas frustrados.

    ResponderEliminar
  6. A última que ouvi, não de jornalistas, mas de adeptos de outros clubes, foi que o golo do Tarik é muito consentido e que nem na distrital se vêm defesas tão permissivas como a do Marselha.

    Enfim, até onde pode chegar a inveja!!! Agora imaginem aquele golo marcado por um jogador de um dos de Lisboa, era primeira página dos jornais durante um mês.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. outra coisa, de destacar a excelente fotografia que está aqui do Quaresma.
    Zirtaev, photoshop aqui ou não ;: ?

    PS - Tu sabes o que eu estou a falar hheheehehehe.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. LOL Menphis. A única coisa que te digo é que não se chama PhotoShop... :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Já tinha lido esta crónica de "O Jogo", que além de bem escrita usa de uma ironia socrática (o original) saborosa. Afinal, mesmo que fossemos "qualquer um dependente", ele era do nosso plantel e não dos da segunda circular, roidinhos de inveja. Logo, o mérito é todo do FCPORTO.

    Mas isso de ser ou não ser também assenta no chamado "jornalismo de sargeta e invejoso" que cada vez mais prolifera no país e que dá primeiras páginas e manchetes de segunda (circular), quase sempre avermelhadas de raiva e sem interesse noticioso, mesmo quando o FCPORTO ganha internacionalmente.

    Acontece que a manipulação jornalística me repugna duplamente, como PORTISTA e porque sou licenciado em CS e tenho uma pós-licenciatura em Jornalismo, sendo mais sensível a este tipo de manipulação (des)informativa; também por isso, há anos que não compro os tais jornais desportivos, nem mesmo "a bola" às terças, como o fazia, pois as crónicas do MST também se leêm na blogosfera, restando-me ainda "O Jogo" que vou comprando, às vezes.

    Por outro lado, o negócio do "jornalismo de sargeta" vinga no nosso meio. Os jornalistas cada vez decidem menos; outros, nas redacções, ou fora delas, impõem a forma e os conteúdos.

    Profissionalmente, não sou afectado porque desenvolvo a minha actividade fora desses meios, mas todos sabemos que a exploração de certos "negreiros" do jornalismo, como um ex-candidato benfas fazia com jovens licenciado(a)s, também ajuda a este "mal-estado-de-coisas".

    Mas a desinformação jornalística no futebol acontece porque o FCPORTO é muito grande e é o MELHOR!!! Não nos esqueçamos que uma das características da genética e do atraso nacional chama-se INVEJA.

    Por isso, vale tudo, porque o "maior", do livro onde está registado o "mais grande" pão com chouriço que se avermelhe de raiva. Já ganharam décadas de campeonatos abafados e o mais recente à vista "armada" de jogadores mal inscritos, de jogos algarvios irregulares, de golos-kararé, mas sempre com CUNHA certa e LEAL na Liga, como fora anunciado sem pudor pelo homem dos pneus e outros pós.
    E quanto aos "fidalgos hipócrito-falidos" que recentemente levaram uma supertaça pelo braço do Tonel, um campeonato, que era o nosso hexa, pela Paixão dum chorrilho de apitos num campoMaior de má memória e uma Taça que há uns anitos um tal "chinês" Luis nos "roubou" na véspera da viagem ao Império do Meio, etc., etc., que continuem a fazer papel de pobres "calimeros", que já ninguém tem pachorra para aturar.

    Bem podem insistir em libertar o fel da mentira e da desilusão. Nós continuaremos fortes. Desde há muito que somos imunes! Desde que os "roubos de igreja" foram denunciados e deixámos de ser a "equipa simpática" que era secundarizada...

    Pessoalmente, aborrece-me perceber essas manipulações e aberrações jornalísticas, mesmo que academicamente embrulhadas em certos momentos tadeias, manhas, ruizinhos e outros "manhosos", sempre que manipulam um acontecimento, cerceando-o do seu todo, para alimentar o coro "pró-botabaixismo portista".

    Confesso que me transformo num incontinente verbal nesses momentos defronte do ecrã. Porém, cada vez mais, vejo menos esses programas, até por prevenção de sanidade mental e tensão arterial.

    Acontece ainda que o FCPORTO nem sempre consegue ocupar o lugar adequado entre os comentadores e fazedores de opinião. Nos programas televisivos mais ou menos futeboleiros com "residentes sempre honestos", apesar de uns serem mais honestos que outros, noto "representantes" portistas bem comportados de mais, acabando por prejudicar a sua posição no painel, caso do Rui Moreira, ainda assim o melhor e por quem até nutro simpatia, ou então perfeitamente prejudiciais à imagem e interesses do FCPORTO, como o Guilherme Aguiar por quem não tenho nenhuma antipatia pessoal, mas recorrentemente mal preparado, desbocado e deixando-se (!?!)manipular pelo "dono da bola" e pelos parceiros da segunda circular. Na rádio, também o Miguel Guedes, sempre muito claro e ponderado nas suas intervenções, mesmo quando constantemente interrompido, é muito simpático com as alfinetadas do Medeiros Ferreira e, especialmente, com o arrogante, intratável e cuspidor de insultos Eduardo Barroso, sempre acarinhado pelo moderador do programa. Enfim, resta-nos a "PortoTV" das segundas à noite.

    As manipulações vão continuar, os INVEJOSOS a ladrar e o FCPORTO a ganhar!!!

    Domingo, espero estar na Reboleira para mais uma vitória! Será um colectivo PORTO+10, como escrevia e bem o Jorge Maia.

    ResponderEliminar
  10. Terá que ser mesmo assim Porto+10 e se assim for eles, não terão hipóteses por muito que barafustem...Quanto aos árbitros deviam ser todos "enjarrados" por muitos e muitos anos, até ganharem "grelos ou cogumelos", podia ser que se se apresentassem assim "decorados" apitassem melhor...às vezes um defeitozito físico até ajuda. Tinha um amigo que um dia começou a cruzar melhor que anteriormente, desconfiados, à sucapa verificamos que o "craque" tinha "ganho" um calo no pé -que tinha mais à mão- o que o obrigava a chutar de forma diferente e com isso corrigia a mira mesmo sem o querer...Pormenores. Estou convencido que se os árbitros usassem umas talas tipo "burricos de carga" eram capazes de acertarem mais nas suas decisões. Dada a asneirada generalizada que costumam fazer, a serem obrigados devido às palas, a verem num só sentido -sempre em frente- até cometeriam menos erros! Há males que vêm por bem...O treinador do Liverpool está todo inchado com a passadeira que os Turcos lhe colocaram em Anfield, mas sabe que com o Porto terá que usar de outras armas daí esta inicial jogada de "psicologia para totós"...Ele que se prepare para defender bem no seu meio campo, senão leva no pêlo, o Tarik come aquela equipa em dois tempos...Com a fome que ele acumulou no Ramadão, esmifra-os a todos! Então ao treinador com aquele aspecto de leitãozinho da Bairrada...Vai numa só dentada!

    ResponderEliminar
  11. jdm.dragão.lisboeta,

    excelente comentário.



    [[]]

    ResponderEliminar
  12. Grande comentário jmd, e não estou a falar do tamanho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Isto de sermos dependentes deste ou daquele jogador é conversa dos adversarios com dor de cotovelo.
    Serve para justificar sucessos e insucessos e para desvalorizar todos os outros.
    Foi o Quaresma, Lucho, Deco , Jardel, Drulovic, Kostadinov entre outros mas a falta deles não impediu que conquistassemos muitos trofeus.
    O Tema quente da semana é o castigo imposto aos arbitros, por errarem no passado fim de semana,um deles( Paulo batista) no Dragão para ambos os lados...mas curiosamente nas sete jornadas anteriores, nenhum foi castigado!
    Já paracem os cstigos ao Mc Carthy e só a ele, visionados apos os jogos e que este ano ainda não fizeram qualquer vitima(O BYNIA só dá pancada, mas o rapazito nem com as imagens é castigado..obrigado UEFA!!)
    Outro tema é a convocatoria do Soco Lari-Quer dizer o Postiga não jogava no clube e era convocado ,agora que joga já não é convocado.
    O Moutinho( natural substituto do Deco) não foi convocado porque?- a pedido do clube para o poupar?
    Criterios suspeitos, atitudes sem coerencia-é este o nosso futebol, depos só falam no apito dourado!
    cump.

    ResponderEliminar
  14. O Lucho e o Quaresma são jogadores difícies de substituir e é natural que a equipa se ressinta um pouco disso, quando um deles está ausente ou não está na melhor forma. Embora eu gostasse de ver o Porto com mais opções de segunda linha para os substituir, é verdade que os jogadores têm um forte espírito de grupo e de sacrifício que permitem que a equipa vá superando, com maior ou menor dificuldade, essas ausências.

    Em relação ao Quaresma, eu confesso que não percebo algumas críticas que ouço e leio de portistas e muito menos os assobios ao jogador. É verdade que o Quaresma não tem estado no seu melhor nível, que que por vezes é demasiado individualista, que falha jogadas, que perde bolas, mas quando chegamos ao final do jogo, vamos ver as estatísticas e são do Quaresma as assistências para golo e para as jogadas de maior perigo do Porto. Ou seja, mesmo sem estar no seu melhor, o Quaresma continua a ser um jogador decisivo.

    O Benítez tenta fazer jogo psicológico, mas a verdade é que quem deve estar preocupado é ele. Porque se o Liverpool não ganhar, coloca em sério risco o apuramento para a fase seguinte (e mesmo ganhando pode não chegar), enquanto que o Porto ainda tem um jogo em casa para corrigir uma eventual derrota em Inglaterra. A pressão está toda do lado dos ingleses.

    ResponderEliminar
  15. pelo que se vê o porto são 11 mais os outros tantos que dizem que jogam com eles!!

    é inveja é tão feia eheh
    O porto está de parabéns e quem não conseguir dizer isso apesar de qualquer clubismo não é adepto de futebol!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar