01 novembro 2007

Corrupção (VI)

O Benfica não vai participar na Taça da Liga» enquanto este organismo
«não estiver verdadeiramente empenhado em credibilizar o futebol»
Luís Filipe Vieira em 19/5/2007

Credibilidade

Um copo à credibilidade, brindes a rodos e parta-se a taça contra a parede

A Taça da Liga ficou convenientemente arrumada. Dois clubes importantes na alta-roda (Sporting e Setúbal), dois pequenotes (Penafiel e Beira-Mar) para compor o ramalhete. Fica bem na fotografia. A final do Allgarve pode ser marcada para sábado de Aleluia.

Depois da suspeita de dois golos de Carlsberg terem toldado a sobriedade da eliminatória anterior, quando o Sporting se arriscava a perder por grandes penalidades em Guimarães e o Benfica foi milagrosamente salvo por penálti extraordinário na Roubalheira dizem que por um telefonema patrocinador de mais um golpe publicitário da corrupção instalada, a lata da impunidade deixou verdete na taça.

Aconteceu que, em Noite de Bruxas, Tonel não foi expulso por uma lambada em Fátima, depois de Liedson acariciar outro “pastorinho” com o cotovelo. Bento, afinal, tinha pronta a papa… e não deve queixar-se mais de Olegário Benquerença, com quem, aliás, Bento jogador ganhou uma Taça ao Leixões com um golo fora-de-jogo e um penálti negado aos matosinhenses, em 2002.

No Bonfim viu-se o corolário da época, da nova era da Liga da transparência e credibilidade.

O Paulo Bosta nega penálti sobre Pitbull, dá um ao Benfica e tira outro a Matheus.

O futebol está no ponto que todos pediam: credibilizado.

Mas não pela melhor das razões, por o V. Setúbal, ter futebol ao ritmo do encanto dos anos dourados de 70 e que superou a maior das arbitrariedades.

A nóvel competição, enfermando de escleroses múltiplas desde o início, tem as equipas que merece e o palco digno da corrupção já vista num estranho Estoril-Benfica em 2005… ali também com resultado viciado na Supertaça Benfica-V. Setúbal apitado por… Benquerença (falta por marcar de Giovani a anteceder o golo de Nuno Gomes).

Já agora, para memória futura, Paulo Bosta deu a Simão um penálti falso na final da Taça de Portugal de 2005, Benfica-Setúbal (1-2).

Dava um filme, mas…

Mas isto eram filmes do tempo da outra senhora, quando a Liga e os árbitros eram desonestos só até 2004.

Com Armando Vara apontado à FPF, para bem dos direitos televisivos do futebol, o novo Loureiro da Liga também pode agora descansar com a boa Imprensa.

O futebol português está no seu melhor.

No dia em que se celebram todos os santos que pugnam pela verdade desportiva.

Deve haver alguma confusão sobre conceitos de corrupção e cenários para iludir parolos.

O FC Porto, mais uma vez, não é deste filme.

11 comentários:

  1. Uma quarta feira de taça a fazer lembrar o campeonato com mais do mesmo.
    Desta vez nem com um penaltie inventado, conseguiram vencer...
    Em Fatima, tiveram muita sorte e a ajuda das bruxas do Halooween...
    ..
    tenho apreciado muito o Pitbull, julgo ser bem superior ao mariano e ao Tarik-centra muito bem com o pe esquerdo, tem boa visão de jogo e só precisa de soltar mais a redondinha.
    Merece uma oportunidade na proxima epoca !
    Cump.

    ResponderEliminar
  2. À laia de comédia, deixo aqui a reacção de um benfiquista desanimado que resopnde por "Quinhoenator", postada no inenarrável fórum do "Record online" após a derrota com o Setébal:

    " Estou a ficar envergonhado de ser do Benfica......os meus filhos querem mudar de clube e com esta incompetência toda..........estou sem animo para tentar sequer impedi-los. Tenho pena mas não posso mais ....... Estou desiludido de ser "ainda" benfiquista"

    LOL

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, deliciosas crónicas estas suas, Zé Luis. Bem vistas as coisas, a Taça da Liga tem sido um tubo de ensaio para outras maroscas. O Benfica, finalmente, foi desligado de ventilação automática e artificial onde era mantido, por uns "médicos" pressurosos em prolongar o estado comatoso do nado morto. Felizmente, a injecção ontem dada por Carvalhal colocou um ponto final na aventura da equipa do Jaime Pacheco espanhol.

    Por falar em corrupção, convido-os a lerem a sequela do "Corrupção", no Bibó Porto, intitulada, "Ele, o Presidente".

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís, pelos vistos -contra a sua vontade- não vão mesmo PARTICIPAR. Tiveram guia de marcha para as bancadas. Estou um pouco como o adepto que o Verdadeiro transcreveu: É uma vergonha ser benfiquista...Não jogam para vencer, estiveram a ganhar com um Penaltie oferecido pelo "Pai Costa" e colocaram-se à defesa mesmo após o empate e só a seguir ao 1-2 tiveram a ousadia de avançar no terreno. Gostei daquele quente desabafo do Carvalhal a seguir ao 1º golo: Fod....To...Chu...Fi....daP.........! Elucidativo do "carinho" que eles despertam pelo País fora.Realmente não há pachorra para tanto proteccionismo.

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Sporting aquele guarda redes que tanto se bateu contra o Porto abriu-se todo no último golo...É caso para perguntar, não terá ele também formação leonina?...Vitória completamente oferecida!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente não consigo entender o porquê dos clubes não quererem participar nesta prova (excepção ao Sporting que parece estar a agarrar-se a ela como salvadora da época).

    A prova está um pouco mal organizada, principalmente as datas em que são realizados os jogos, que ao FCPorto pouco interessam. Mas não deixa de ser mais um trofeu desportivo, mais dinheiro a entrar com transmissões, etc.. Custou-me que o FCPorto tivesse saído dela. Acho que era muito bom tê-la vencido no primeiro ano, era um grande prestígio e não a vou desvalorizar apenas por o FCPorto ter sido eliminado. Mas dá-me a entender que tudo o fez para tal.

    Já os vermelhos, por mais que quisessem sair, queriam mantê-los la dentro, como se viu na reboleira e como se viu ontem, nem que fosse com vergonhas. O grito do Carlos Carvalhal, como bem salientou o Meireles, foi ilucidativo do sentimento de revolta que invadia a equipa do Setúbal, seus adeptos e a generalidade dos adeptos, que não vermelhos, que viam o jogo.

    Já agora, alguém se lembra do último jogo em que o Benfica não tenha sido beneficiado?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Armando Vara ... Mais um benfas ...Do cheiro nauseabundo que tresanda no nosso futebol não vou falar... Os amigos já aqui disseram tudo.
    Pitbul ... também acho que rodadinho deverá ter oportunidade na próxima época. Afinal ainda tem um longo contrato com o FC Porto e se evoluir há que o rentabilizar na nossa equipa.

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís :

    Definitivamente , o F.C.PORTO , não é deste filme .

    Belo enredo !

    ResponderEliminar
  9. Mas ninguém viu que o golo do Purovic é fora de jogo?

    Quando o jogador do Sporting, que acaba por passar a bola ao Purovic, recebe a bola, o Puro está fora de jogo e ali fica, até receber o passe - relativamente ao qual até tenho dúvidas de que não tenha sido feito para a frente, mas admito que não - pelo que tira partido de uma posição irregular... É só ler a Lei do Fora de Jogo... é claríssimo...

    Ninguém fala disto em lado nenhum?

    Não vi nada na televisão. Alguém viu?

    ResponderEliminar
  10. Ora entao vamos rir-nos mais um bocadinho com os tontinhos dos nossos pseudo-jornaleiros portugueses e com os nossos quase adversarios:
    Isto é o Adu que volta a salvar e Rui Costa o salvador e Quim o heroi (entao depois daquele frango no ultimo fim de semana, meu deus...), Rodriguez homem bomba e Luisao o gigante...

    Mas ha desenvolvimentos:

    Capacho: "Estamos a assustar muita gente!"
    Para ja assustam 6 milhoes, vamos la a ver se conseguem assustar mais alguém.

    Capa do Record ha 2 meses e meio: "Zoro é um animal dentro do campo".
    Para ja é um animal em assistencias para golo na sua propria baliza.

    Orelhas: "Este é um Benfica para conquistar a Europa e arrasar dentro de portas".
    Para ja arrasa assembleias gerais onde como diz e bem o Ze Luis os amotinados se insurgem contra o ex-presidiario e o bebado que dirige a mesa se insurge contra as galinhas de ocasiao.

    Imaginem o que nao seria, se isto tivesse acontecido numa assembleia do Porto...mas como nessas nao ha ex presidiarios, nem bebados, nem galinhas, nao é muito crivel que aconteça.

    Como sempre: campeonato da 2a circular ao rubro. Temos que felicitar o habitual quarto classificado que subiu duas posiçoes. O melhor registo dos ultimos 3 anos. Arrasador, sem duvida.

    ResponderEliminar
  11. Gostaria de apoiar a posição do Zirtaev quanto à luta pela competição da Taça da Liga. Deveríamos ter feito mais e melhor, mas olhando friamente aquilo que se passou, na verdade estivemos em Fátima com uma equipa de recurso e só sofremos verdadeiramente no momento do desempate pelos Penalties...Aí chegados, é uma questão de sorte e muita concentração, atitude essa que especialmente o guarda-redes manteve insuperável. Lamentável que essa capacidade lhe tenha sido "retirada" nos dois jogos com o Sporting. Será que também se formou em Alvaláxia?...É muito estranho o seu desempenho em dois dos três golos sofridos, então no definitivo o que os elimina a 7 minutos do fim, deixa de ser estranho e passa a ser caricato...Quanto ao Botelho parece ter sido ultrapassado mesmo em cima da meta...É caso para se dizer "cá se fazem, cá se pagam..."
    -Aquela entrada "Hollywoodescomafiosa" da Carolina a retalho, foi fenomenal!...Para mim o Joe -José ou Rosé para os amigos- está por detrás disto, ali -cheira-me- anda dinheiro do Millenium...Mais um calote. O João ficou-se pelos bancos da Avenida, provavelmente à espera de ver chegar a Leonor subindo devagar a Calçada, depois de uma "intensíssima" noite de trabalho... Deve ter estado a conversar com o Dom Afonso Henriques no Castelo de São Jorge! Estratégias guerreiras...

    ResponderEliminar