05 novembro 2007

Os abutres e as focas

Nesta minha estreia no “Portistas de Bancada” era para escrever sobre o balneário do FC Porto. Numa conversa com o Zirtaev, falavamos entre outras coisas, na tal união dos jogadores que transparece a cada substituição ou golo marcado. E digo era, porque depois do empate com o Belenenses fui mais uma vez confrontado com os habituais assobios em forma de comentários. É sobre essa falta de confiança de muitos adeptos que pretendo abordar neste texto de opinião.

Estavam decorridas oito jornadas imaculadas e esses assobiadores “bloguistícos” já não se faziam ouvir. No início do campeonato e mesmo com excelentes vitórias em Braga e Leiria, e em casa com Sporting e Boavista estes mesmos críticos assobiavam com toda a força e pediam a cabeça do Professor Jesualdo. A sequência de vitórias batia um recorde interno de 50 anos aliado a uma boa prestação na Champions e estes deixaram naturalmente de se fazer ouvir. Cheguei a ler comentários de portistas que outrora descontentes com as exibições do FCP já pediam desculpas e eram agora adeptos felizes batendo palmas com um nível técnico semelhante ao das focas do Zoo de Lisboa.

A perda de pontos era inevitável e não me surpreende que tenha acontecido com o Belenenses que é a equipa portuguesa melhor orientada do ponto de vista táctico. Vieram ao Dragão jogar de forma arrumada e mesmo encontrando pela frente um FCP dominador na raça e no querer, conseguiram um precioso e moralizador ponto. Com isto aconteceu o que já se esperava – os jornais falaram em falhanço do objectivo das 13 vitórias, do golo irregular de Postiga (esquecem-se de meter os óculos no anulado ao Lisandro) e para finalizar a propaganda de intoxicação escrevem que o FC Porto é dependente de Lucho e que o campeonato está relançado…

Com este empate caseiro, voltaram as duvidas e as criticas. Os tais assobiadores “bloguistícos” com a capa do Jogo, Record ou a Bola debaixo do braço vieram a terreiro criticar o Professor, a equipa, os reforços, o preço dos lugares anuais, os aviões de papel, as bifanas, a qualidade da cerveja e tudo o mais que sirva para assobiar. São os mesmos que nas vitórias assobiam para o lado e nas derrotas correm a blogosfera ou as bancadas de lenço branco em riste. Não existe paciência e as criticas pecam sempre por serem genericamente pouco sustentadas e com argumentos superficiais e exclamativos como “Jesualdo Rua!” e “Jesualdo é medroso!”. Serão adeptos desses que a equipa necessita? Não entendem que um treinador não pode agradar a gregos e troianos e que este no nosso caso até é só o melhor técnico português em actividade? Não entendem que o nosso clube necessita de união e tranquilidade numa época em que as nossas vitórias são mais do que nunca questionadas pelos adversários? Não entendem que estar em 1º lugar há mais de um ano é fruto do trabalho do Professor? Não entendem que um treinador também pode cometer erros? Não entendem que os lenços são para assoar o nariz e os assobios para chamar um táxi, trautear a ultima canção do David Fonseca ou em ultimo caso para fazer um piropo a umas boas pernas?...

Eu não entendo estes “irmãos”. Pessoalmente, só pedi a cabeça de um treinador aquando da época em que o Octávio Machado afundou o clube e considero que nesse ano os motivos eram mais que muitos e em nada idênticos ao momento que vivemos actualmente.

Estamos em Novembro e fizemos 13 jogos oficiais, desses, 9 são vitórias, 3 são empates e apenas uma solitária derrota. Excluo propositadamente a Taça da Liga porque sinceramente sou daqueles que considera que no actual formato é competição que não interessa nem ao menino Jesus.

Nós somos Dragões! O nosso espírito de adepto deve ser regido por uma postura de defesa e apoio a quem está diariamente a trabalhar contra tudo e contra todos. Não peço que sejamos avestruzes mas este tipo de criticas não ajudam em nada a equipa e irrita-me que sejam sempre os mesmos a vestir a pele de Dragão quando na verdade estão mais próximos daquilo que significa uma águia que ao longo dos tempos tem sido mais abutre que outra coisa qualquer.

No Estádio, no café, na imprensa, na rua ou em casa, aquilo que eu dispenso são os abutres. Estava habituado a vê-los de encarnado ou verde, mas torna-se insuportável que agora esse “Carnaval” tenha chegado às bancadas do Dragão.

Vamos ser campeões e depois estaremos novamente todos unidos. Comecemos por nos unir já!

PS: Esta crónica serve como apresentação do Miguel Teixeira como novo convidado do blog. Por certo já o viram por aí nas caixas de comentários mais propriamente com o nome de A Tasca do Teixeira, nome do próprio blog que alimenta. Agora ele tentará apresentar-vos, como grande "Portista de Bancada" que é, como são vistos por um portista que vive em plena "capital do império" os assuntos do nosso FCPorto. Sê benvindo Teixeira.

33 comentários:

  1. A comunicação social destrutiva vermelha e verde, é muito "engraçada". Há 1 erro a favor do Porto, até houve 2 contra, fazem logo capa desse erro a favor (há que alimentar o mito, do FCP grande beneficiado pelos árbitros). Os outros 2, não interessam, não existiram, acabou-se. Há 1 erro a favor do SLB (e quem diz 1 erro agora, diz 2 ou 3 ou 4 ou por aí adiante, noutras ocasiões), não interessa, não se mostra, não existiu, acabou-se. Assim, têm vindo a construir paulatinamente, o mito do FCPorto sempre beneficiado e do Benfica e do vizinho chorão, coitadinhos, sempre prejudicados. Ocultando os erros contra o Porto e dando toda a ênfase e mais alguma, a qualquer erro que haja a favor. Já com SLB e SCP, obviamente a estratégia é precisamente a inversa. Só há erros contra, os muitos a favor, não interessam, não existem, acabou-se.
    Mas ainda bem que assim tem sido. Este clima de autêntico sectarismo, de indesmentível perseguição, de verdadeiro racismo (não é exagero afirmar-se isto, em Portugal existe um tipo específico de racismo, genuínamente nacional, sentido e praticado por quase 8 milhões de portugueses, chamado anti-portismo), é que nos tem feito fortes e serviu como mola propulsora para nos transformarmos num dos maiores clubes do mundo.
    Obrigado, comunicação social destrutiva lisboeta, raivosamente anti-portista. Obrigado, adeptos dos clubes da 2ª circular, anti-portistas raivosos. Agradecemo-vos sinceramente, tudo aquilo que têm feito por nós, FCPorto. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  2. boa cronica.

    mas discordo numa coisa,se formos a ver pelo teu ponto de vista o melhor treinador portugues nesta altura é o manuel jose e nao o jesualdo

    ResponderEliminar
  3. Acho que uma das tácticas que nos adormecem é sermos considerados de quando em vez os melhores, os mais capazes, etc...Depois à primeira escorregadela voltam à cantilena do costume -hoje até falaram várias vezes, na derrota do Porto- e nesse registo as coisas melhoram para nós porque a verborreia que nos servem ao pequeno almoço é motivadora e unificadora, portanto continuai assim que só nos fazeis bem...
    Um abraço de saudação para a entrada triunfal do "Miguel Teixeira" -os meus cordiais e sinceros cumprimentos- que veio de propósito da Capital do Império, depois de encerrar "momentaneamente" as portas da "Tasca.do.Teixeira" para poder escrever à vontade sem com isso correr o risco de ser assaltado e lhe levarem as bebidas todas! Entrando no assunto do Post posso dizer-te, aceito as tuas palavras Teixeira, mas devo confessar que sou um crítico do Prof. Acreditava que o Título da época passada lhe teria feito bem e dado "o empurrão" de que ele necessitava para sair definitivamente da concha! Parece-me que me enganei, falta-lhe qualquer coisa -aquele feeling "assassino", o instinto matador- para arrumar com os adversários quando eles estão KO e a precisar do "tratamento terminal"...Mas não, parece que lhes estende a mão -talvez com pena- para que eles se ergam e ponham tudo em causa novamente...Posso estar enganado, mas tenho medo de não estar! No entanto sou bom observador e cooperante, vou deixar de criticar as suas opções tácticas e estratégicas e esperar para ver...Da minha boca -melhor do meu mail- não sairá crítica ao Professor, apenas aquelas trivialidades do costume: foi golo, não foi fora-de-jogo, o Coroado é um bom sacristão, a Micas rompeu um pedaço mais de terreno da nossa cidade, os aviõezinhos de papel eram muito giros mas voaram pouco, assim entramos para o Guinness ou não(?), etc, etc, etc...Um grande abraço para ti Teixeira e felicidades no teu novo "post'o" de trabalho!

    ResponderEliminar
  4. "Cheguei a ler comentários de portistas que outrora descontentes com as exibições do FCP já pediam desculpas e eram agora adeptos felizes batendo palmas com um nível técnico semelhante ao das focas do Zoo de Lisboa."
    - Acho um bocadinho triste a comparação se levarmos em conta de que estás a falar de Portistas que como tu tem direito a uma opinião.
    Já li alguns disparates que escreveste anteriormente e nunca te comparei aos papagaios do zoo da Maia.
    Acho perfeitamente normal que um adepto que viva intensamente o seu clube se sinta frustrado e irritado com aquele futebol de merda que o Fc Porto apresentou até ao jogo com o Marselha como também acho normal que esse mesmo adepto depois de ver o jogo de Marselha e do Dragão contra o Leixões sinta uma espécie de alivio ao ver uma evolução positiva no futebol da equipe e tenha vontade de bater montes de palmas.

    ResponderEliminar
  5. "(...)aquele futebol de merda que o Fc Porto apresentou até ao jogo com o Marselha (...)"

    Aquele que faz com que o Porto esteja na frente do campeonato, na corrida na Champ's e que (esperemos) te fara festejar mais um titulo? Aaah Ok!

    Muito boa cronica!
    Quac!

    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Primeiro de tudo, um abraço directamente para a capital, especialmente para o Teixeira ;)

    Todos os portistas são treinadores de bancada e todos temos opinião, além disso é um direito que nos assiste, agora alguns comentários que li aquando do empate contra o Belenenses já não soam ao tal nível de exigência alto dos adeptos dragões, mas sim a ignorância.

    Uma coisa é dizer mal da equipa no jogo, a outra, e foi isso que alguns fizeram, foi dizer mal da equipa no campeonato jogado até agora, o que é inadmissível. Os adeptos dos nossos rivais ganham aos últimos classificados e fazem uma festa de todo o tamanho, nós andamos sempre a nos queixar. Nem 8, nem 80, é preciso bom senso e compreensão.

    Não consigo conceber a ideia de como um adepto muda de opinião sobre um jogador só porque ele não teve um dia feliz. Ontem tínhamos estrangeiros de categoria, hoje não , ontem o Stepanov era melhor do que o Pepe ( um claro exagero ), hoje não, enfim uma grande variedade de palermices que não me apetece, nem convêm esmiuçar agora.

    Penso que quem assobia no Dragão sejam mesmo os adeptos mais antigos, aqueles adeptos em que afirmam que antigamente é que o FCP jogava bem, naquele tempo em que bastava entrar no tabuleiro da ponte para já perdermos as partidas, no tempo em que nada ganhávamos.

    Além disso, considero que o FCP não teve assim tão mal, demonstrou união e ATITUDE, como disse o Zirtaev num dos seus comentários, a equipa falhou tacticamente, andou perdida quando o Lucho saiu e aí teve dificuldade para controlar o meio campo. Se calhar, se o Jesualdo pusesse o Bolatti a equipa renderia mais, mas, provavelmente, ele ouviria assobios porque a plebe queria o Leandro Lima.

    Depois, acho que existe muita gente que vem aqui escrevem com a cabeça quente, a descarregar a sua frustração por não ter conseguído um resultado positivo, e por isso ás vezes o que escreve não é bem o que sente.

    amanhã lá estarei, como sempre, a apoiar a equipa e, seja qual for o resultado e se a equipa manter a mesma atitude do ultimo jogo, despedirei-me da mesma maneira do que na sexta feira, ou seja, aplaudindo de pé e a gritar pelo meu clube.

    ResponderEliminar
  7. Embora aqui possa criticar a equipa ou as decisões do treinador, no estádio não assobio embora me passe com as diatribes do quaresma.Sou um sócio antigo com um número redondo - 4000 - estou habituado a boa ópera mas também sei que de vez em quando há que aguentar a musica pimba.
    O que lamento, não foi o resultado mas a forma como se parte em vantagem e depois se gere o resultado. Compreendi isso com o Leixões,2-0 era confortável mas a mania de segurar o 1-0 é perigosa e custa caro às vezes.
    Também não concordo com certas opções do Jesualdo mas acho que treinador português naõ teria feito melhor que ele.
    E por isso reservo-me o direito de dizer aqui o que não acho certo,com criticas construtivas, os blogs são para isso.
    Para não podermos criticar já basta o 1º ministro que coloca a policia a controlar as manifs.
    De resto, FCP SEMPRE mesmo nos maus momentos.

    ResponderEliminar
  8. ”Penso que quem assobia no Dragão sejam mesmo os adeptos mais antigos, aqueles adeptos em que afirmam que antigamente é que o FCP jogava bem, naquele tempo em que bastava entrar no tabuleiro da ponte para já perdermos as partidas, no tempo em que nada ganhávamos.”

    Caro Menphis_Child, desculpe que lhe diga, mas este comentário até parece que algo lhe move contra aos mais velhos. Sempre me pareceu pessoa ponderada e com bom senso que nunca procurou rotular ninguém, muito menos os mais velhos.

    Vou citá-lo mais uma vez: ” e por isso ás vezes o que escreve não é bem o que sente.”

    Os mais velhos com a experiência que têm, e o caro amigo se Deus quiser irá passar para o lado dos mais velhos, verificará que a velhice, será o processo entre o inicio e o fim da vida, que torna os seres humanos mais sensatos e ponderados, não reagindo com emoções, fazendo-o quase sempre com a razão.

    Não duvido que alguns o possam fazer, mas de certeza absoluta que serão uma pequena minoria.

    Num jogo de futebol os mais velhos privilegiam todas as vertentes do jogo e não fundamentam os seus argumentos em questões de pormenor. Isso de assobios é um disparate que nem se admite à equipa adversária. Olhe os assobios que ainda se pode tolerar serão aos Lucilios, Paixões e outros passarões.

    Relativamente ao post, acho que fica bem a tentativa de unir e nunca dividir, como aliás foi sempre o meu lema, ao contrário de outros...

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  9. Ontem li um referência ao grande poeta Bocage nascido a 15 de Setembro de 1765 e nela é feita uma citação a um poema do próprio Bocage, em forma de auto-retrato...Não posso resistir a transcrevê-la:

    "Magro, de olhos azuis, carão moreno, bem servido de pés, meão na altura,
    Triste de facha, o mesmo de figura, nariz alto no meio, e não pequeno.
    Incapaz de assistir num só terreno, mais propenso ao furor do que à ternura,
    Bebendo em níveas mãos por taça escura, de zelos infernais letal veneno,
    Devoto incensador de mil deidades (Digo, de moças mil) num só momento,
    E somente no altar amando os frades;
    Eis Bocage, em quem luz algum talento;
    Saíram dele mesmo estas verdades, num dia em que se achou mais pachorrento."

    Retirando os "olhos azuis" -talvez ele fosse um portista por "antecipação" e quisesse referir metafóricamente isso- e a questão dos frades -nem no altar os conseguirei amar- revejo-me em tudo e faço dele o meu auto-retrato! Ele ficaria por certo satisfeito que eu utilizasse as suas palavras, para com elas me poder melhor caracterizar....

    ResponderEliminar
  10. Muito bom post Miguel Teixeira, bem vindo a este excelente blog.

    Concordo contigo quando dizes que devemos estar unidos. Mas sei que vão sempre existir aqueles que falam por falar e é sempre mais fácil falar ao sabor da corrente do que contra ela.

    Vamos esquecer quem assobia hoje e aplaude amanhã.

    marinheiroagaudoce a navegar

    ResponderEliminar
  11. Desculpa mas não concordo com alumas das tuas opiniões, mas respeito-as, claro. E eu sou daqueles que falei dos preços dos lugares anuais, mas não exigo vitórias, exigo vontade de ganhar do 1º ao último minuto, qualquer que seja o jogo. Apenas isso.
    Claro que "fizemos 13 jogos oficiais, desses, 9 são vitórias, 3 são empates e apenas uma solitária derrota.", mas deves concordar comigo que dificilmente encontaremos aqui no Dragão um Liverpool tão acessível (porque jogou pouco ou nada, e não pelo valor do plantel)e somos a única equipa do grupo que ainda não ganhou aos reds. De certeza que concordas comigo que era fácil ter derrotado este Marselha em França ( e aqui penso que faltou vontade; depois de sofrer, rapidamente chegamos ao empate e ... ficamos por aí.
    E a taça da liga, como bem dizes, é uma competição, logo é para ganhar, seja a 1ª ou 99ª edição, seja contra os mouros ou contra o Fátima. Se a conquistassemos, nunca mais seria esquecido, o FCP era o 1º vencedor e seria sempre lembrado; como fomos arrumados, não tem interesse, o formato não é o ideal, blá, blá, blá... Eu não penso assim, e tenho deixado sempre a mesma opinião no blog.
    Se contra o Belenenses tivessemos jogado durante 90 minutos como jogamos depois de sofrer o empate, obviamente que, frustrado, aceitaria o empate; como andamos a poupar (possivelmente para a champions) depois do 1-0 aqui ficaram e ficam as minhas criticas para todo o grupo.

    ResponderEliminar
  12. Este post do Teixeira vem em boa altura e principalmente o objectivo principal com que ele foi feito, exactamente o de unir os adeptos. Isto apesar de ir por caminhos talvez um pouco polémicos, devido principalmente às metáforas que utiliza. Está bem escrito o texto e faz mexer com muitos portistas que se poderão ou não sentir atingidos e, apesar de todas as opiniões merecerem o devido respeito, é de salutar essa tentativa de chamar à razão aquela a que eu chamo a "massa assobiativa" que exaspera com demasiada facilidade. Mas cada um tem aqui a oportunidade de se defender.

    No meu caso, embora me sinta apenas ligeiramente atingido, tenho de dizer que concordo com quase tudo e como disse num comentário a um post anterior os assobios à própria equipa são apenas uma grande arma para os adversários. Mas isto no estádio, já que à posteriori e com a devida moderação as criticas devem ser feitas, quer o treinador tenha os jogos todos vencidos, quer não. Por isso não me coibi de criticar as opções do treinador no jogo com o Belenenses, para mim ele inventou qd não tinha necessidade disso e o problema foi que não correu bem e não há nada a fazer, ele sabe que o futebol são os resultados. Tem os seus atenuantes como é evidente e tenho tudo isso em consideração, mas se não gosto de algo tenho o direito a dizê-lo. Tudo isto não quer dizer que ache que o professor não sirva para o FCPorto. Bem pelo contrário, ele já mostrou ter grandes virtudes e acredito piamente que nos levará ao tri-campeonato.

    Em relação ao que o Menphis diz e à reacção do FCLimpa, sou obrigado a dar razão ao FCLimpa, para mim, e vou repetir o que disse num comentário a um post anterior e que volto a dizer:
    O que penso é que, precismente os que assobiam, são aqueles que é raro irem ao futebol e são os mesmos que aplaudem o Quaresma por ele ir marcar um canto e que aplaudem um toque de calcanhar que não vai para lado nenhum, mas isto qd não estão a comer pipocas, porque qd estão só sabem assobiar.
    O conhecido tribunal da Antas era muito mais justo e sabia ver futebol, estavam habituados às emoções próprias de um jogo, raramente assobiavamo durante o jogo e se a equipa dava o litro, mesmo que perdesse, eram capazes de prestar uma grande homenagem aos jogadores. E ontem, apesar de tudo, viu-se que o problema era mais táctico do que de falta de empenho dos jogadores, e por isso ouvi muitos aplausos juntamente com os assobios no final do jogo. Seriam o s adeptos que aplaudiram o que resta do tribunal da antas?


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Eu tb n gosto do Jesualdo. N gosto e nunca hei-de gostar. Mas assobiar Mariano Gonzalez logo na 1ª vez q tocou na bola (leixões) n lembra ao diabo...Há q rever estes comportamentos.

    ResponderEliminar
  14. f.c.Limpa Tudo - começando pelo fim tirou uma frase fora do contexto onde estava inserida na segunda parte eu não estou a referir aos "velhos", mas sim a todos NÓS que escrevemos aqui. Penso que muita gente vem aqui desabafar de uma forma dura que se tivesse sido escrita no dia a seguir diria, pelo menos, numa forma diferente. Se eu tivesse escrito na 6ª feira depois de chegar do jogo se calhar diria coisas que mais tarde me arrependeria porque sempre fui adepto de pensar sobre o assunto, de ponderar e de pensar as razões de um mau resultado com a cabeça fria.

    Segundo, eu não estou contra os adeptos mais velhos nem quero mandá-los para um " velhómetro" como o sketch dos Gato Fedorento,desculpe mas penso que foi um exagero da sua parte, quem me conhece sabe que até tenho muito estima e consideração pelas pessoas mais velhas, aliás como por toda a gente de todas as idades.

    Também sei que é só uma minoria que assobiam, eu falei dos adeptos mais velhos porque com os portistas que convivo e pelo que vejo à beira do meu lugar anual, de facto, os mais críticos, aqueles que criticam mais fortemente são mesmo os adeptos com mais anos, eu estava a falar da minha vivência pessoal, dos portistas que conheço os mais "agressivos" são os adeptos com mais anos de sofrimento por esta causa que NÓS sofremos.

    Mas sei que não são todos, ou não estivesse à beira de pessoas onde sou o mais jovem e todos concordamos que não se pode ganhar sempre, mas todos nós aplaudimos de pé a equipa.

    Por último, acho que no meu comentário não fiz qualquer menção de dividir a massa associativa, nem sequer acho que isso seria possível através num comentário, e já agora digo uma coisa que se esqueceu de sublinhar ou seja "
    Todos os portistas são treinadores de bancada e todos temos opinião, além disso é um direito que nos assiste", quer dizer que continuo a ser uma pessoa com bom senso.

    um abraço e amanhã lá estaremos sempre a apoiar o NOSSO clube.

    ResponderEliminar
  15. Zirtaev, talvez seja devido à minha idade, mas não tenho essa visão romântica do Tribunal.

    Aliás o que me recordo é de vir a chorar do Estádio das Antas porque o Tribunal tinha-se fartado de insultar um jogador que deu muito ao FCP ou seja, Fernando Gomes.

    Concordo que eles tinham uma visão apaixonada do FCP, mas acho que aquilo era mesmo fanatismo demais.

    ResponderEliminar
  16. Boa entrada em jogo, Teixeira. Importante e educado é não assobiar, ao menos que o silêncio seja cawstigador suficiente, mas assobiar não.
    No estádio notei mais frieza que assobios. Não senti um apoio forte, à parte os SuperDragões, o resto do pessoal esteve adormecido tal como a equipa.
    A equipa acomodou-se, o público tqambém. A equipa cresceu com o empate, o público entusiasmou-se. Normalmente é á equipa que puxa pelo público, o Dragão é uma sala de espectáculos e há muito snobismo na maior parte das bancadas, a equipa tem de puxar pelo público senão aquilo não tem ambiente.
    Acho que o FC Porto fez um jogo fraco, sem andamento vivo nem antes nem depois do golo, a 2ª parte foi bem melhor mas Jesualdo teve departir a equipa em duas e até tirar o LL que tinha metido pelo Lucho.
    A folgada diferença pontual permitiu a Jesualdo gerir as coisas e fazer opções que, à partida, não partilho. Potiga a titular: com que justificação? Para levá-lo à montra e vendê-lo em Janeiro, é a única que encontro. Depois, Tarik que começara bem com o Leixões e voltou ao banco? Pouco sensato, até porque a sair Lucho ficou só Quaresma a concentrar as atenções azuis e foi mais fácil o Belém operar, até porque Lisandro na direita ficou longe da área e menos letal.
    Não gostei do jogo, mas também não me suscitou assobios que "aprendi" a não fazer.
    Concordo com muitos pontos de vista aqui defendidos, do luís, do menphis, mas também do fclimpa e do Zirtaev quanto às "invenções" do Jesualdo mas que, inelutavelmente, passa pela gestão do plantel e do calendário.
    O ritmo baixo do FC Porto facilitou a subida esporádica do Belém. Cech confirmou-se, para mim, péssimo a lateral, disfarça melhor a médio (talvez amanhã com o OM) mas treme sempre a passar e a cortar.
    Cech deitou a bola fora e, com ela, o espírito da equipa no conceito de fair-play que queria implementar. É "comido" no golo e assim o FC Porto, mesmo sem fazer um jogo por aí além, perdeu dois pontos. Carregar, sem sorte, à procura da vitória só animou a malta um bocado, mas nem sempre elas entram nem os árbitros estão para "ajudar" o FC Porto.
    Além do ritmo baixo e baixa intensidade, o FC Porto parece confiar não só que os golos surgirão num golpe de magia - mas Quaresma fez o seu pior jogo esta época - mas que os árbitros não estarão sempre no "contra".
    Estão, estão os árbitros como Paulo Batista que no recente Sporting-Setúbal nega uma gp aos sadinos e concede uma gp generosa ao Sporting.
    Ora, aí vamos ao ponto que alguns aqui falam, a Imprensa destrutiva, o destaque a erros de arbitragem a favor do FC Porto (raríssimos) e o esconder debaixo do tapete as situações em que o FC Porto é prejudicado.
    Ainda esta manhã, ao ouvir o jornal da RTP-1 das 8h, lá deram o resumo do Sporting, o do Benfica e depois o do Porto. Pois o bacoco do alegado jornalista de serviço lá referiu que o golo portista foi em fora-de-jogo, o penálti sobre o Quaresma nem vê-lo e a dúvida do Lisandro a marcar 2-1 ficou na prateleira. Tal como, antes, a falta inexistente do golo do 2-1 do Benfica em Paços não foi mencionada.
    Isto é a tal desonestidade intelectual que faz muitos adeptos inimigos vituperarem os erros de arbitragem a favor do FC Porto.
    Só espero que esta jornada não tenha sido a percursora do que foi a 2ª volta da época passada, com erros de arbitragem a permitirem a aproximação dos rivais ao líder FC Porto. É uma falsa maneira de se criar a ilusão de uma competitividade que não existe mas que, para o bem da competição quiçá ao preço da sua credibilidade e dos patrocindores de uma Liga ainda de Boa Imprensa, faz aumentar o interesse dos adeptos e espectadores só se os grandes andarem juntinhos na frente até ao fim - sempre à custa dos pequenos, como temos ouvido dizer do Fátima ao Paços, do Marítimo ao Setúbal, da Académica ao Leiria.
    É importante fazer as críticas, em qualquer quadrante, com fundamento e daí não haver necessidade de responder aos mais inclementes que o Teixeira, e bem, aqui deixa o reparo.
    Quanto ao campeonato alegadamente relançado, deixá-los pousar... E, entretanto, venha a Champions.

    ResponderEliminar
  17. Caro Menphis_Child

    Eu sei que o seu comentário não foi para dividir, até porque já conheço muito das suas opiniões aqui no Portistas de Bancada.

    Nem quando me referi ao post, estava a escrever que o pretendia. Estava sim a comunicar que o post muito bem, pretende a união, que sempre defendo e defendi, independente da idade, antiguidade e opinião menos favorável que tenhamos a respeito do treinador, jogadores ou membros da direcção.

    Também comungo da mesma ideia do Zirtaev, relativamente a quem assobia, penso que são as pessoas, que esporadicamente vão ao Futebol. Como tal sentem-se (porque eventualmente compraram o bilhete), no direito a assobiar. Mas este fenómeno creio que é em todo lado.

    Nós os Portistas também somos muito exigentes. Esta exigência é que nos permite termos o nosso Clube ao mais alto nível.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Ó lampiãozito frustrado (lf), vocês, só neste jogo com o Paços, tiveram 2 golos irregulares. E o penaltie dado ao SLB pelo "benfiquista até à morte" Ricardo Esteves, na jornada anterior, quando julgou que era um jogador de vólei? Que dizes disso? É só irregular, ou será mais um caso de polícia? E o penaltie falhado pelo Makukula, que ele fez questão de marcar (falhar), quando não era ele que estava encarregado de o fazer, deixando furioso o respectivo treinador? Só em 2 jornadas, já estamos em 2 golos irregulares e 2 casos de polícia. Achas que vale a pena continuar? A esta média, quantos golos irregulares e quantos casos de polícia já serão, para o gang lampiónico? Uma dúzia, ou passará? És palhaço, com pouca graça e ainda por cima cegueta.

    ResponderEliminar
  20. Acho que o Teixeira esqueceu-se dos camelos no post. Mas o lf já veio aqui porque estávamos a sentir falta de um...

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. O Porto desenvolveu um futebol pouco atractivo até Marselha. Este é um facto indesmentivel.
    O Porto esta a léguas da concorrencia em termos de qualidade e organizaçao. Indesmentivel. Somos bem mais fortes que a concorrencia. Temos sido sempre.

    Tal como no ano passado, ou direi nas duas decadas passadas a concorrencia aproxima-se com golos fantasma e brindes de ocasiao, prontamente mascarados e omitidos pelos jornaleiros do regime.

    O Prof. Jesualdo é o melhor portugues a treinar em Portugal. Indesmentivel.
    Com 8 vitorias e 1 empate, nao ha ninguém que nao esteja satisfeito com os resultados da equipa.

    A equipa é muito solidaria dentro campo e isso ja lhe valeu muitas vitorias.

    Nao quer dizer que esteja tudo bem no reino do Dragao.

    1- Acho que o treinador nao tem pulso para controlar impetos de egocentrismo e falta de profissionalismo.

    2-Deixa de fora jogadores trabalhadores que rendem golos e trabalho defensivo visivel, para colocar outros que nao suam a camisola e nao teem qualidade nem profissionalismo para pertencer ao plantel.

    3- Nao sabe mexer no xadrez da equipa quando a isso é obrigado (embora neste campo esteja melhor do que no ano passado.

    4- Para ja so vejo o Bolatti para fazer a posiçao do Lucho e nao sei que rotina apresentara em tal funçao.

    5- A SAD continua a fazer pressao para a realizaçao de determinados negocios que podem lesar desportivamente o clube. O filme Adriano-Postiga tem agora sequela.

    Quando fizemos aquela exibiçao estrondosa em Marselha fiquei muito contente. Porque sei que temos um sistema interiorizado pelos jogadores no qual 12 ou 13 sabem jogar. Até disse que jogamos melhor do que com Mourinho. E se jogamos.
    Mas nao temos substitutos com rodagem nem com experiencia de futebol europeu para substituir os que la estao e falta o tal numero dez explosivo no meio campo.

    Nao sei se pertenço aos tao chamados assobiadores ou detractores do espirito portista. O que sei é que sou portista de alma e coraçao e quero ver o Porto ganhar, com uma estrutura de futuro e com os melhores a darem o seu melhor em campo.

    Nunca vou ter um Porto perfeito. Mas vou sempre apontar os defeitos e as virtudes. Nao so as virtudes.

    Nao sei o que se passa no Dragao porque estou longe de Portugal.
    Ja vi muitos jogos nas Antas e uns poucos no novo Dragao. Nunca assobiei a equipa. Mas quando nao estou satisfeito ou acho que ja é demais mando a minha 'boca'. Nao sei o que é o carnaval que vai nas bancadas do Dragao. Vou tentar saber em Dezembro quando regressar a Portugal. Mas vendo o que vi

    Espero que o Teixeira nao me veja como um qualquer animal de nenhum zoo, porque isso é uma tremenda falta de respeito. Também sou contra abutres.
    Nunca faltei aqui ao respeito a ninguém. Sempre respeitei os comentarios do Teixeira.
    Espero ler alguma coisa do Teixeira a este respeito.

    Quero dizer mais uma vez, que entendo os adeptos que nao estao satisfeitos. Eu proprio nao estou satisfeito com algumas coisas.
    Também quero dizer que fui dos primeiros a dizer que Jesualdo deveria ficar no Porto.
    Também digo que se nao mudar a atitude o Porto perde algum do balneario que construiu esta época.

    Todos teem o direito à sua opiniao e uns nao sao mais portistas que os outros so porque teem uma opiniao diferente.
    E olhem que eu também joguei à bola e conheço pessoas ligadas ao futebol. Podem ter a certeza que o que vos digo tem algum nexo.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  23. Dos poucos comentários que vou colocando, devem perceber que estou, quase, totalmente de acordo com este post. PARABENS ao autor e ao Zirtaev que o colocou!

    Estou quase totalmente de acordo, porque sei que há muitas decisões a tomar e não se pode acertar sempre. Claro que destruir é o mais fácil, já que dificil é construir! E Jesualdo têm construido, isto é, GANHO.

    Em relação ao "QUASE", ou seja, em relação ao facto de não estar totalmente de acordo, deve-se a 2 pontos:
    - Não acho, como alguem já disse, que seja o melhor treinador português em actividade, e se o é tem haver com o segundo ponto;
    - O Jesualdo ganha porque esta no PORTO, como muito outros ganharam.

    Todos dizemos que o Mourinho é um super treinador e o melhor de sempre Portugês. Para mim só será quando ganhar outra Liga dos campeões!!
    Com isto quero dizer, que se alguém tem mérito são os que ficam, incluindo nós, sócios e adeptos simpatizantes do FCP!!

    ResponderEliminar
  24. ola tudo bem? vi o blog na revista J e resolvi passar por cá, uma vez que tambem sou portista e tenho um blog sobre o meu idolo...o Quaresma, so para dizer que o blog esta fantastico, e que foi uma pena nao termos conseguido a 9º vitoria consecutiva, mas nao deixamos de ser os melhores...amanha vai correr melhor, estarei na bancada a torcer pelo Porto

    ja agora vou te adicionar aos links do meu blog e espero por uma visita tua

    http://rquaresma07-fas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. LF se é para vires para aqui armado em "vedeta" só para provocar, podes dar meia volta e regressar para o meio dos teus onde podes dizer as maiores asneiras e ainda te aplaudem.

    Manas7, sê benvinda ao blog e espero que seja a apartir de agora tb uma Portista de Bancada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Estou de acordo com a opinião expressa nesta crónica.
    Houve muito mais mérito do Belenenses do que demérito do Porto.
    E até acho que jogamos razoavelmente após o golo, com mais coração do que cabeça é certo.
    Venha daí o Marselha para pagar as favas!
    Viva o FC PORTO!

    ResponderEliminar
  27. o golo que me referia era o do empate... - enfim isto de publicar antes de visualizar...

    ResponderEliminar
  28. Eu espero ter sido bem entendido...Quando disse que do meu mail não sairia mais crítica ao Prof. é porque compreendo o apelo feito à unidade do grupo de trabalho, daí ficar na expectativa e deixar o Professor trabalhar à vontade. Aliás sinceramente acredito, ele está-se marimbando -presumo eu- para o que eu digo ou escrevo, até diria que mais do que provavelmente nem sabe o que aqui é dito ou escrito, portanto o que eu aqui escrevesse era irrelevante, mas admitindo que o Prof passa nesta "estação" e também nela espreitem alguns -pelo menos os que sabem ler Português- dos prestigiados elementos do plantel eu vou resguardar-me um pouco mais e ser mais contido nas minhas críticas. Mas atenção, quando chegar a ocasião de poder soprar no "trombone", vou fazer uma força do caraças!...Até porque eu mesmo que quisesse não poderia ser dos que engrossam a claque assobia.activa, por duas razões: raramente vou ao Estádio e porque não tenho nem nunca tive esse hábito! Devo confessar que à segunda assobiadela só sai cuspo e pouco mais!...Haverá gente bem treinada para esses feitos, eu não...Então aquele assobio que consiste em colocar os dedos paralelamente na boca e soprar o ar violentamente -vou-vos contar- alguns fazem-no com tal potência -grandes e iméritos "assopradores"- que até fico com dores de cabeça se casualmente estou por perto! Quando eles começavam a "aquecer as turbinas", mudava logo de bancada com receio que eles derrubassem a estrutura de Betão Armado! Um abraço à Bancada.

    ResponderEliminar
  29. Soren, Miguel_Canadá e outros que possam ter ficado ofendidos, nomeadamente com a alusão a focas.

    Espero que entendam que este post não foi escrito a pensar em algum comentário específico que tenha sido feito neste blogue. Quem perde tempo para ler os meus comentários sabe que eu não pretendo mandar calar ninguém que não pense como eu. Na época das eleições fui um dos que criticaram - continuo a criticar - a SAD. A crítica é um direito que nos assiste. Eu próprio no texto opinei que também não devemos ser avestruzes. Agora o que eu não continuo a entender é que se peça a cabeça do Jesualdo desde Agosto. Despedir o treinador por "dá cá aquela palha" é aquilo que eu desejo que aconteça nos rivais. Nós que "geneticamente" nem temos tradição nessas coisas da impaciência com treinadores e quando cometemos esses erros viu-se no que deu, devíamos ser mais disciplinados na forma como espicaçamos a equipa. O ambiente que todos fazemos a assistir no Dragão, no café ou em casa e em comentários na blogosfera acaba por ser como a teoria do caos. A nossa postura é sempre sentida pelo grupo de trabalho. Pedir o despedimento do Professor é dar razão aos Postigas e outras "vedetas" que pensam que a culpa do seu insucesso individual é do treinador. E é também dizer aos que trabalham pelo FCP que o seu líder é um palhaço com destino traçado que ninguém tem consideração.

    A minha falta de compreensão vai para esses adeptos que começam a proliferar no nosso clube. O benfica sofre imenso com os adeptos que aplaudem as fintas e assobia para onde está virado. Queremos seguir esse mau exemplo?

    Somos superiores até nisso. Não concordam?

    Abraço a todos e um agradecimento especial ao Zirtaev que me proporcionou escrever neste espaço que tanto prezo.

    [[]]

    ResponderEliminar
  30. Teixeira:

    Nunca pedi a cabeça do treinador.
    Fui um dos primeiros a dizer que deveria ficar, para poder continuar a trabalhar numa época sem pseudo apitos, a bem da estabilidade.

    Desde ha semanas, mal o Postiga ficou em condiçoes fisicas de jogar, temos um dos filmes da época passada a repetir-se. Na época passada o suplente do filme salvou-nos.
    Acho que o treinador deve continuar muitos anos. Acho que tem qualidade mas também muitas coisas a melhorar. Uma delas é o pulso que é necessario para contrariar decisoes duvidosas da SAD ou egocentrismos e faltas de profissionalismo de certos jogadores.

    La porque queremos que o clube ganhe nao temos que fechar os olhos a estas evidencias.

    Alias o Porto, que sempre teve uma estrutura muito forte de apoio ao Presidente, também sempre se pautou por ter adeptos exigentes que nao admitem faltas de profissionalismo.
    O que eu nao gosto de ver é o Quaresma a ser apludido sempre que vai marcar um canto mesmo quando perdeu 10 bolas nas 10 jogadas anteriores.

    Nao critico por criticar e acho que a superioridade do Porto também esta nos adeptos que, sempre me pareceram mais conhecedores do futebol e dos seus meandros do que os adversarios.

    Espero que amanha ganhemos e demontremos a superioridade daquela primeira parte em Marselha.

    ResponderEliminar
  31. Já percebi que os critérios para apagar comentários foram alterados.
    Segundo diziam, o critério era manter alguma elevação de linguagem e não utilizar o insulto. Agora, pelos vistos, passou a ser não dizer aquilo que não convém ser lido.

    ResponderEliminar