02 novembro 2007

Para quê inventar?!

FCPorto 1-1 Belenenses
H. Postiga 20' e José Pedro 49'Equipa: Helton, Fucile, B. Alves, Stepanov, M. Cech, P. Assunção, R. Meireles, Lucho (L. Lima 11')(Tarik 60'), Lisandro, H. Postiga (Adriano 69')

38.426 espectadores

Na antevisão do jogo avisei para o facto de os jogadores não poderem descansar sobre as vitórias conseguidas, sobre o facto de nada ainda ter sido ganho e sobre o facto de tudo isso não poder moldar a mente dos jogadores sob a pena de as coisas correrem mal. Em comentário disse também que, tanto os jogadores, como os adeptos, deveriam estar preparados para uma eventual derrota que, quer se queira, quer não, poderia aparecer a qualquer momento. A realidade é que estas palavras, quase premonitórias, tinham razão de ser e, apesar de não ter sido uma derrota, o facto é que o empate, embora com alguns atenuantes para ter sucedido, surgiu e agora só temos de esperar que não afecte significativamente o rendimento da equipa que tem pela frente um dos jogos mais decisivos da época.

Jesualdo resolveu entrar quase com a equipa a 100%, fazendo como única alteração a entrada de Postiga para o centro do ataque, não se sabe bem com que objectivo. Poupar o Tarik?! A equipa entrou bem, tal como sucedera com o Leixões e os lances perto da área do Belenenses foram-se sucedendo, embora a equipa do Restêlo não se remetesse unicamente à defesa, colocando sempre em sentido a defesa portista. Por volta do minuto dez aconteceu o que é um grande soco no estômago de qualquer treinador, Lucho, jogador fulcral na manobra da equipa azul-e-branca saiu lesionado. A equipa ressentiu-se disso, todos sabiam que Leandro Lima não seria, nem de perto, nem de longe, a mesma coisa. Ainda assim e num lance em claro fora de jogo, em que o auxiliar deveria estar a olhar para outro local, já que se estivesse devidamente concentrado tinha-o visto claramente, Postiga adiantou a marcha no marcador fazendo talvez a única coisa de jeito em todo o jogo, já que conseguiu ser uma total nulidade.

Com a vantagem sabia-se que o FCPorto iria abrandar o ritmo, mas o que aconteceu foi que o controle do meio-campo foi totalmente perdido. Se Leandro Lima atacava de forma um pouco atabalhoada, fruto da sua ainda pouca adaptação à realidade europeia, perdendo numerosos lances, a nível defensivo fazia grande diferença para Lucho pela quase nulidade na ajuda prestada. Raul Meireles e Paulo Assunção iam tentando segurar dessa forma o sector intremediário da equipa de Belém que por essa altura tinha o controlo das operações nessa zona do terreno, conseguindo assim aparecer variadas vezes a incomodar a defesa do FCPorto, tendo este conseguido aguentar-se sem sobressaltos de maior até ao intervalo.

Sem qualquer alteração na equipa, a segunda parte voltou com mais do mesmo. O Belenenses entrou com maior domínio e num lance em que foi aberta uma avenida a um médio dos azuis do Restelo, e contando depois com uma falha de Marek Cech, José Pedro, isolado frente a Helton, fez de excelente forma o golo do empate. Era altura de o FCPorto acordar do marasmo do chamado descanso activo. Jesualdo resolveu retirar logo de seguida Leandro Lima metendo Tarik, mas… e Postiga que andava lá a fazer? Então em jogos anteriores não nos demos tão bem com Tarik e Quaresma nas alas e Lisandro no meio? Para quê o continuo erro de Postiga no meio e Lisandro amputado na sua melhor qualidade desta época, encostado a uma das alas? E Tarik a jogar atrás do ponta-de-lança? Para quê inventar? E Adriano porque não entrou antes? Poupanças? Está visto que não. Invenções, digo eu.

Era necessário dar mais velocidade ao jogo procurando novamente um golo, não duvido das boas intenções do professor, mas juntando a essas invenções um Quaresma em muito má forma, que só se preocupa em pedir aplausos ainda antes de fazer algo para os merecer, sem um Lucho que transforma qualquer meio campo num luxo e com um Postiga que apenas faz número, as coisas pareciam demasiado complicadas.

Juntamente com Paulo Assunção, que fez um jogo quase perfeito, aparecendo até muitas vezes no ataque, Tarik foi, no pouco tempo que esteve em campo, um dos mais inconformados e imprimiu a tal velocidade necessária, criou vários lances de perigo na área adversário e chegou mesmo a marcar um golo que foi invalidado por um fora de jogo cirúrgico, tal como um outro de Lisandro a que aconteceu exactamente o mesmo (terá sido a mania das compensações dos árbitros portugueses). Além destes lances, outros de relativo perigo foram aparecendo, mas o Belenenses fechou-se sempre muito bem e foi então com naturalidade que o jogo acabou empatado.

Não é grave, um jogo mau pode acontecer e o Belenenses é um adversário complicado para qualquer equipa portuguesa e teve mérito no resultado que obteve. O professor embora com um grande atenuante que é ficar sem o Lucho logo no início do jogo e apesar de o jogo poder ter sido ganho, tivemos oportunidades para isso, inventou, quando tudo parecia simples, mostrou que não saberá gerir bem o plantel, não tendo muitas vezes jogadores à altura para substituir outros. Agora o que é necessário é revitalizar a equipa, aproveitar o mau resultado de uma forma positiva para poder enfrentar o importante jogo de terça-feira. O recorde das 13 vitórias nunca foi uma obsessão, mas era algo bonito a ser conseguido por esta equipa, agora não há recorde para bater, mas há um tri para ganhar e os jogadores, que apesar do empate tiveram, na sua maior parte, uma atitude de grande vontade de vencer e determinação, nunca deverão ter desculpas para perder a motivação. Nunca. Não neste clube.

42 comentários:

  1. cheios de sorte ! um golo oferecido pelo juíz de linha e mais uma expulsão perdoada ao Quaresma ! Este fim de semana tenho mesmo de ir ver o Corrupção !

    ResponderEliminar
  2. "Deve haver alguma confusão sobre conceitos de corrupção e cenários para iludir parolos.

    O FC Porto, mais uma vez, não é deste filme." POIS NÃO .. ZÉ LUIS, POIS NÃO ... VIU-SE HOJE

    ResponderEliminar
  3. o zeist, adepto da equipa corrupta, não reparou no penalty que ficou por assinalar e no golo legal de Lisandro

    ResponderEliminar
  4. O Zeist se quiser ir ver o filme que tanto o "emociona" tem que levar uma caixa de "lencinhos" para poder limpar o "nariz" -ou outra apêndice qualquer- pois aquilo é simplesmente um filme Pornográfico não é um filme romântico/dramático qualquer e cuidado, dizem os mais optimistas que vão estar por lá cerca de cem mil "caçadores" de javalis ou outros animais em vias de extinção...Pois, o seu Clube passou a ser -a partir de hoje- segundo as declarações oficiais proferidas em directo do Centro de Treinos da Caixa Geral de Depósitos, o Clube de Caçadores de Lisboa tendo um Cabeçudo de respeito à frente da vossa fanfarra! Cuidado com as "espingardas"...E com as braguilhas...

    ResponderEliminar
  5. Falando de futebol o Porto hoje acusou aquilo que eu tenho posto a nú: a falta de Bosingwa desequilibra a defesa, rumando o Fucille para a direita ficamos sem o nosso melhor defesa esquerdo e com um defesa direito em ritmo de falsete...Depois a lesão do Lucho foi crucial. Ele é o cérebro da equipa, com a sua saída era difícil encontrar uma solução à altura. Talvez Bolatti junto de Assunção -muito bem novamente- e adiantar o Raul Meireles um pouco mais...O Prof preferiu o Leandro lá terá as suas razões. Para mim o Leandro poderá fazer uma das pontas, para isso o Lisandro teria de ir para o centro e o Postiga sairia. Mas pronto temos que aceitar, "manda quem pode, respeita quem deve" o golo do Postiga é precedido de fora de jogo, é verdade que sim, mas para mim o Lisandro teve em contrapartida o golo da vitória anulado indevidamente, estava em jogo fez bem o golo e assim Paulo Baptista compensou o irregular que deixou passar na primeira parte com uma irregularidade na segunda, duas borradas em um só raciocínio. No lance da área do Belenenses ficamos sem saber o que se passou verdadeiramente, estranho que com tantas câmaras ali presentes -e tão lestas a mostrar tudo e mais alguma coisa- não houvesse uma que nos conseguisse retirar as dúvidas...Daí eu poder supor -com toda a minha legitimidade de constante prejudicado- que foi mesmo Penaltie atendendo aos antecedentes, se não há imagens -melhor dizendo se não as mostram- é porque as que existem comprovam que foi mão na bola! Temos que aceitar a divisão de pontos, mas para mim houve pelo menos três erros de "Casting" -já que estamos em maré de realizações cinematográficas...Fucille, Cech e Postiga...Leandro foi a "vítima" escolhida dos erros do realizador!

    ResponderEliminar
  6. O patrão do zeist comprou-lhe uns oculos em Penafiel!Ouve lá oh seu grande zeist quando fores ver o filme tira os óculos senão pensas que o nicolau é o eusebio!

    ResponderEliminar
  7. Tenho que fazer algumas referências positivas: Bruno Alves -um gigante na defesa- Lisandro -um eterno e magnífico lutador- Paulo Assunção -a formiguinha de pés de veludo e aço- Raúl Meireles -a vontade de vencer- e quem mais...Stepanov -um pouco trapalhão na hora de colocar a bola na frente, mas conjuntamente com BAlves os esteios da defesa- Quaresma -tem de corrigir aquelas entradas, mesmo que passem o tempo a zurzir-lhe- Tarik alternou o bom com a infelicidade e Leandro que lutou muito mas foi infeliz, mesmo na interpretação do árbitro em alguns lances, Postiga esteve esforçado mas continua a perder quase todos os lances no vértice do ataque, o primeiro toque é dele, o segundo é sempre de quem o marca...Amigos não há que chorar, mas aquelas coxinhas....

    ResponderEliminar
  8. Um golo dado pelo fiscal de linha e outro tirado pelo mesmo fiscal de linha. A expulsão do Quaresma perdoada mas um penaltie por marcar a favor do Porto. Resumindo, a arbitragem esteve mal para os 2 lados, mais ou menos na mesma medida, não foi por aí que o Porto empatou o jogo. Foi pelo erro de casting Postiga (no lugar de Tarik), apesar do golo offside, foi pela perda nas duas laterais, de Bosingwa na direita e Fucile na esquerda, e foi principalmente pela lesão de Lucho. Sem Lucho, o Porto foi-se desorganizando à medida que o tempo passava, e na 2ª parte, o Belenenses teve muita liberdade de movimentos no meio campo e criou mais oportunidades de golo que aquelas que o Porto habitualmente permite quando joga com equipas desta dimensão. O golo foi muito consentido. Cech foi "comido" de forma infantil.
    Para o jogo com o Marselha, espero que Lucho recupere, porque é o único jogador que neste momento faz do Porto uma equipa, tem o mesmo peso que Deco tinha, é um jogador insubstituível. E que Bosingwa também recupere. Se ambos recuperarem e Jesualdo meter de início Tarik em vez de Postiga, o Porto tem tudo para ganhar o jogo.

    ResponderEliminar
  9. Começa a já não haver pachorra para aturar os caprichos e maus humores de Quaresma. Este rapazinho tem que ser metido na linha, para voltar a jogar para a equipa e deixar de fazer asneiras, como fazia no tempo de Adrianse. Se, por acaso, agora voltar a haver castigos através das imagens televisivas (não me admirava nada), e Quaresma levar 1 ou 2 jogos de castigo, quem sai prejudicado é o clube. E no ano passado, os problemas do Porto começaram precisamente com uma asneira de Quaresma em Leiria.

    ResponderEliminar
  10. Um curto comentário de passagem. O Belenenses mereceu o empate no Dragão. Não porque o FCP tenha jogado mal e que inclusive não pudesse ter ganho o desafio, mas simplesmente porque o Belenenses provou frente ao Bi-Campeão que é uma equipa muito bem estruturada.

    Continuo com os niveis de confiança intactos.

    PS: Lisandro a ponta de lança. Adriano a entrar. Postiga fora.

    [[]]

    ResponderEliminar
  11. Então não és grande coisa, meu lagartão, vê se começas a pensar em mudar de Clube!
    Aqui o pessoal é menos aristocrata, mas mais lutador e vertical em todos os sentidos...

    ResponderEliminar
  12. Mais um jogo e mais do mesmo, excepto, infelizmente ou não, o resultado. Penso que já era de esperar que mais tarde ou mais cedo isto viesse a acontecer. E o que me refiro é a falta de atitude ganhadora desta equipa e deste treinador. É a teoria do jogar q.b. Estando a ganhar passamos ao controlo do jogo, numa de poupanças para a Champions. Já com o Leixões foi desagradável para quem como eu foi ao estádio e só viu 10 minutos de futebol. Tudo o resto foi paisagem. E por isso referi acima que pode não ter sido mau de todo este empate. Porque não merecemos mais, porque não temos treinador capaz de mexer o jogo, porque somos incapazes de virar um resultado menos bom e porque pode ter sido o acordar do Dragão.
    Até porque sabemos jogar à bola como se viu depois do golo do Belenenses, até somos capazes de encostar o adversário às cordas e perder a cabeça porque queremos GANHAR!!
    Não é por o adversário ser o Fátima, o Atlético ou por estar a chegar um jogo da Champions que devemos facilitar. Sempre os melhores e sempre para GANHAR! Quando estiverem cansados jogam outros.

    Não sou um admirador do Jesualdo. Não entendo algumas opções, não o vejo capaz de ganhar jogos a partir do banco, não me parece que seja capaz de passar aos jogadores as suas ideias.

    Quanto ao jogo estivemos mal, o Postiga sempre a mesma nulidade (nem no golo fugiu ao fora-do-jogo, chega sempre atrasado e em esforço, perde sempre na antecipação). o Stepanov, penso que já deveria ser melhor qualquer coisa nesta idade, mas continuo a acreditar, apesar de preferir o Pedro Emanuel. O Fucile esteve irreconhecivel. E o chec treme demasiado sempre que é chamado. Devia perceber que as oportunidades não duram sempre.
    Para último, sobre o jogo, deixei algo que continuo sem perceber (já para não falar da substituição de Leandro). Porque raio o Tarik jogou 30 min atrás do PL e o Lisandro nas alas?!?!?

    P.S.- o substituto de Lucho, com qualidade e mais experiência do que o que temos no Olival, está a jogar e bem no Flamengo. A quem se deveria pedir responsabilidades?

    ResponderEliminar
  13. Por mim quaresma ia para a bancada uns jogos ou então ia para o banco.Haja coragem. Com Adriaanse já lá estava.
    De resto mais uma pobre exibição com mais algumas falhas do Jesualdo e o grande azar do Lucho que mostra que não temos alternativas para ele o que +é preocupante.
    Bom jogo dos pasteis mas não justifica tudo.
    Aprender para não voltar a errar.

    ResponderEliminar
  14. De acordo. Quaresma devia estar sentadinho. E o Stepanov, não augura nada de bom.

    http://expressdooriente.blospot.com

    ResponderEliminar
  15. A maior parte das opiniões estão acertadas.
    Não se entende porque razão jogou Postiga a ponta de lança em vez do Lisandro.
    Marcou o golo (em fora de jogo) é um facto,mas falhou outras quatro oportunidades de golo bem mais faceis e não fez mais nada do que perder bolas e mais bolas.
    Neste momento,todos estamos de acordo:Pontas de lança- 1º Lisandro depois Adriano e a seguir logo se vê.
    A falta de rotatividade de alguns jogadores tambem é gritante-Lucho e Quaresma já deveriam ter sido poupados e esta falta de frescura fisica nos ultimos 10 mns de jogo deixou-me preocupado!
    Tambem é verdade que a 1ª parte foi miserável e a 2ª parte foi bem melhor que em outros encontros.
    Excelente Lisandro, Assunção e Meireles e uma palavra para o Leandro lima-é muito jovem, não pode jogar tão recuado, pois sujeita-se a perder muitas bolas, terá de jogar algo mais adiantado,(talvez)mais encostado ao ponta de lança e tambem não podemos exigir muito dele neste momento.
    De uma coisa tenho a certeza:
    NÃO temos substituto para o Lucho!
    ...
    A arbitragem beneficiou o FCP no golo e eventualmente numa possivel expulsão de Quaresma dirão os nossos adversarios!-entre eles a TVI, que na sua analise não encontrou mais lances polemicos!
    O facto é que tirando estes lances prejudicou-nos em todo o resto!
    Não marcou um livre sequer a nosso favor á entrada da area e contei pelo menos 3 faltas perigosas que não assinalou!
    Anulou um golo limpo ao Lisandro..poderá haver pelo menos um penaltie..mas nem vou por aí.
    Contribuiu para o anti jogo da equipa adversaria e em caso de duvida apitou sempre contra nós e
    basta verificar a forma como este arbitro conduz o jogo: O leandro lima não podia desarmar nenhum adversario que marcava sempre falta e se faziam falta sobre o rapaz ,mandava seguir...ENFIM
    Mas o que conta é a opinião dos especialistas e as cronicas dos jornais de hoje, QUE metem NOJO!
    ...
    Temos de jogar bem melhor, manter a cabeça levantada para enfrentar os proximos desafios, uma vez que terça feira é para ganhar..senão...
    Cump.

    ResponderEliminar
  16. É por estas e por outras que não consigo simpatizar com Jesualdo. Numa altura em que Lisandro está em topo de forma, cheio de confiança e a marcar golos uns atrás dos outros, eis que mais uma vez o Prof. resolve inventar e estragar tudo.
    O problema, para mim, não foi Lucho ter-se lesionado, pois acho que a equipa continuou a jogar relativamente bem (também não passa disto!) especialmente na segunda parte.O problema foi ter Postiga no lugar que é de Lisandro. Estou capaz de pedir a alguém neste blog que me explique que raio de cena é esta com o Postiga que passa de dispensado a titular e vice-versa com uma frequência que começa a incomodar! Ora não joga e esta definitivamente fora das contas, ora joga a titular. Como não faz nada volta a encostar e depois volta ao onze!!! Não entendo!
    O Leandrinho, para mim, nunca terá lugar no onze Portista antes de rodar um ou dois anos por empréstimo. Nem o Porto é o S.Caetano nem Leandro tem um terço da classe de Anderson ou Deco.
    Quanto à série incrível de vitórias, bem, um dia tinha de acabar! só não estava a espera e que fosse no Dragão...contra o Belenenses.
    Relativamente ao Adepto do Sporting que veio para aqui dizer disparates típicos de um suburbano adepto de um clube da capital Salazarista de um Império corrupto por tudo quanto é canto, aconselhava-o a esperar pelo joguinho medíocre que a sua equipezinha medíocre irá provavelmente fazer e perder mais uns pontinhos e mandar mais uns berros para o ar contra a arbitragem e nessa altura já terá pouca ou nenhuma vontade de vir para aqui mandar bitaites só ao alcance de imbecis.
    P.s - Sim, o Ricardo Quaresma está definitivamente a precisar de BANCO...Mas o Vieirinha está no Leixões...!

    ResponderEliminar
  17. Poi claro..livre inexistente e tres pontos oferecidos pelo Bruno Paixão aos Mouros!
    Estou como disse o Zirtaev: Tambem já não me recordo qual o ultimo jogo em que não foram beneficiados!
    É obvio..não jogam NADA e só assim se vão safando!
    Sao estes os livres ..que nós não tivemos na sexta feira...

    ResponderEliminar
  18. Louro,
    queria fazer apenas um reparo no teu comentário. Dizas tu que "A arbitragem beneficiou o FCP no golo e eventualmente numa possivel expulsão de Quaresma dirão os nossos adversarios!-entre eles a TVI, que na sua analise não encontrou mais lances polemicos!" e isso não é verdade. Hoje, por volta das 12h30 deu o resumo na TVI e os comentários ao jogo. E posso te garantir que descobriram pelo menos outro lance neste jogo: o do golo anulado ao Lisandro. INACREDITÁVEL!! Mostraram aqueles grafismos do fora-do-jogo, vê-se pela linha que o Lisandro esá em jogo, e estes reles comentadores com enorme lata mentiram a todos os espectadores: "LISANDRO LIGEIRAMENTE ADIANTADO. BEM ASSINALADO O FORA-DO-JOGO." Posso vos garantir que a repetição com o dito grafismo não esteve no ar mais do que 2 segundos. Era importante que o Dr. Rui Moreira voltasse a repisar o assunto no Trio, tal é parcialidade deste gajos que manipulam a opinião pública.

    P.S.- mais uma vez os lampiões ganham no fim do jogo, com dois golos de faltas inexistentes (no 1º o Rui Costa de calcanhar atira a bola à mão do defesa que está , no máximo, a 1 metro) na minha opinião. Além disso, e se alguem conseguir arranjar a foto, na 1ª parte, o Leo, com medo de sujar a camisola, cortou com o braço a bola dentro da area num livre do Paços, cobrado pelo defesa esquerdo. Espero que se possa arranjar a imagem, porque da TVI não levamos nada.

    ResponderEliminar
  19. Confirmo o que o Pedro diz sobre o lance do Lisandro passado na tvi. Não tinha ainda visto o lance na tv, no estádio tenho tendência a acreditar no árbitro e dado o facto do Lisandro ter aparecido completamente isolado nem protestei, mas qd o Coroado diz na rádio que é fora de jogo claro, logo desconfiei. Qd vi na tvi e ainda por cima com linha virtual colocada a provar que o Lisandro está precisamente em linha, fiquei incrédulo ao ouvir os anormais dos comentadores de serviço a confirmarem que tinha sido tomada uma boa decisão e isto com total convicção. Mas que gente tão facciosa, poderiam disfarçar e dizer qq coisa como "foi fora de jogo por muito pouco", mas não, para eles foi claro. Enfim. Já no lance do Tarik tb ele está em linha.

    Atenção que até acho normal o auxiliar assinalar os dois lances como fora de jogo, são lances muito complicados para eles e ainda por cima o trio de arbitragem deve ter sido informado ao intervalo do erro do golo do FCPorto, começando com as habituais compensações, mas não posso achar normal os mouros da televisão com as imagens à frente deles acharem com toda a convicção e sem dúvidas que são fora-de-jogo.

    É esta escumalha que vai moldando a opinião pública e vai branqueando tudo o que não lhes interessa mostrar. É esta a verdadeira corrupção e não lances como o do primeiro golo do FCPorto que foi uma claro erro e sem intenção alguma de o fazer, já que agora aquele auxiliar será perseguido até ao fim da carreira por esta mesma escumalha que manda no futebol.

    Mas haverá algo que possamos fazer?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Já agora outra questão. Os assobios à equipa.

    A massa assobiativa consegue ser do pior que existe. Como que é possivel esses adeptos esperarem que a equipa jogue melhor sobre a pressão dos assobios???
    Como é possível que, por exemplo, o Quaresma, e não usando meias palavras, que acho andar a meter nojo, faça uma melhor jogada só porque é assobiado???
    Como é que é possivel um clube ter os próprios adeptos a assobiar a própria equipa, qd esta vai em primeiro lugar no campeonato, qd esta só tinha como vitórias todos os jogos realizados, qd até a equipa está a ganhar???

    Eu peço desculpa se ofendo alguém, mas são uma vergonha de adeptos e adeptos destes não fazem qq falta no estádio.

    Tenho dito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Zirtaev, penso que posso falar disto porque nem sei assobiar, mas provavelmente quem o faz são adeptos que, como eu, tem lugar anual, estão lá em todos os jogos, pagam no mínimo 250 euros por ano, e todos os fds veêm a mesma atitude da equipa e a mesma atitude do treinador serem veneradas. Ou outro exemplo, o do Quaresma, que parece ter regredido ao tempo em que jogava sozinho, para ele e pensava poder decidir jogos com remates disparatados (como ontem, já nos descontos). O mais inacreditável, e disse-o à minha "vizinhança" nas bancadas, é ver e ouvir assobiar o Leandro por tudo e por nada, quando o Quaresma faz as mesmas cenas, as mesmas asneiras, já devia ter sido expulso uma série de vezes (sempre pelo mesmo tipo de falta - o que revela que o Jesualdo nem isso consegue lembrar no balneário) e ainda por cima se marcar 10 cantos por jogo, por 10 vezes começa a bater palmas para a bancada em vez de estar concentrado no jogo.

    P.S.- por favor, tentem arranjar imagens do lance que referi em cima.

    ResponderEliminar
  22. Pedro, desculpa não concordar, mas eu acho que é precisamente o contrário. Eu tenho lugar anual e pago valores próximos dos que falas e precismente por ir a quase todos os jogos, já estou habituado às emoções do jogo e penso que maior parte dos adeptos que têm lugar anual tb está. O que penso é que, precismente os que assobiam, são aqueles que é raro irem ao futebol e são os mesmos que aplaudem o Quaresma por ele ir marcar um canto e que aplaudem um toque de calcanhar que não vai para lado nenhum, mas isto qd não estão a comer pipocas, porque qd estão só sabem assobiar.

    O conhecido tribunal da Antas era muito mais justo e sabia ver futebol, estavam habituados às emoções próprias de um jogo, raramente assobiavamo durante o jogo e se a equipa dava o litro, mesmo que perdesse, eram capazes de prestar uma grande homenagem aos jogadores. E ontem, apesar de tudo, viu-se que o problema era mais táctico do que de falta de empenho dos jogadores, e por isso ouvi muitos aplausos juntamente com os assobios no final do jogo. Seriam o s adeptos que aplaudiram o que resta do tribunal da antas?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. No caso do fora de jogo assinalado ao Lisandro os dois jogadores -o avançado e o defesa- em confronto, estão em linha, os seus pés mais próximos da linha virtual estão em simetria, os corpos é que diferem porque difere o movimento que ambos estão a fazer, o do Belenenses vem a sair para colocar o Lisandro em fora-de-jogo e o Lisandro está a realizar o movimento oposto. É como se observássemos dois corredores a sair da mesma linha em direcções contrárias. Mas estão em linha no momento em que a bola é metida, só que com intenções diferentes um quer caminhar para a baliza, o outro quer sair rapidamente dali para fora, a linha imaginária marca indelevelmente os seus pés colocados mais próximo dela...No do Tarik não pude aperceber-me, mas nesse do Lisandro é claro eles mostraram, alinhadinhos e bem alinhadinhos...Só que eles -os Córneados, deficientes da Córnea claro- são como os camaleões, têm um olho que olha para um lado e outro que olha para o outro para a posição diametralmente oposta! Isto é -na minha pobre óptica- nem conseguem ver bem de um olho nem verão melhor do outro, pois aquelas cabecinhas de "camaleão esverdeado" -que me perdoem os bichinhos que não tem culpa das imitações- não devem conseguir processar "informação simultânea" ou então "camaleões ao poder já", que os "filhos deles" já lá moram...
    Caro Zirtaev concordo contigo quanto ao Postiga, pensei eu que ele estivesse em grande forma para sair assim repentinamente do anonimato, mas o que se vê não dá para perceber isso, bem pelo contrário, o Adriano é melhor que ele duas vezes...Realmente se o Tarik entra, forçosamente deveria ir ocupar uma das faixas e o Lisandro subiria para mais próximo da área. Não seria preciso meter o Leandro e talvez fosse preferível então entrar o Bolatti para garantir melhor o meio campo. Estou convencido que a ganhar-mos 1-0 como estivemos, com ele o Assunção e o Meireles em campo, os de Belém não marcariam. José Pedro é o melhor jogador deles, gostaria de o ver de Dragão ao peito, se calhar agora já é tarde, mas que continua um grande jogador é verdade!

    ResponderEliminar
  24. Zirtaev, possivelmente tens razão e serão esses adeptos a assobiar. Mas, e concordo que tacticamente levamos um banho, temos de entrar a matar, a dominar e jogar assim até ao fim. O grande FCP somos nós.
    Mas detesto ver o Helton a queimar tempo, o Bosingwa a ter uma lesão muscular sem ter dado uma única corrida.
    Se o público sentir que eles querem ganhar e dominar, de principio a fim, e não se limitarem ao q.b. acho que isso de assobiar acabaria depressa.

    ResponderEliminar
  25. Não concordo que tacticamente tenhamos levamos uma banho, a minha opinião tal como meti no outro coment é que, este empate, só advêm da mentalidade retrógrada das equipas portuguesas, -descansar por estar a ganhar apenas por 1-0!!! -.
    Se continuassem com aquela vontade de ganhar que tinham até marcar o golo, certamente o resultado seria outro, e não teriamos notado a falta do Lucho em campo...
    Agora sem Lucho contra o Marselha, as coisas complicam-se e muito, não vejo ninguem ali para o substituir,-onde está o Ibson?- com tantos medios (Raul Meireles, P. Assunção, Bolatti, Kaz, L. Lima, Castro, Mariano -tb pode fazer o lugar-), aceitam-se palpites de quem vai jogar no centro!!
    Na minha opinião se o Bosingwa recuperar, teremos uma adaptação, isto é.. Cech.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. - É alguma novidade que temos de jogar contra 14, enquanto rivais jogam com mais 3 jogadores?

    - É alguma novidade termos toda a imprensa a atacar-nos permanentemente? Por eles o Porto desaparecia do mapa.

    - Jesualdo não tem o nível que muitos desejam para o nosso clube. Será que o Rui Barros, o Jorge Costa, o Domingos, o João Pinto.. não serviriam melhor o clube como treinadores principais? Esses sentem o clube. E tendo como adjuntos um Azenha e um Greveraars não seria suficiente?
    Jesualdo tem medo como os galináceos, não sabe reagir a imprevistos e ideias ou invensões novas até nos fazem tremer a espinha..

    - O que raio anda o Postiga a fazer? É melhor que Lisandro?Não. É melhor que Adriano? Não. É melhor que Farías? Não. Embora este nem convocado seja..e os adeptos vêm o clube gastar quase um milhão de contos por um goleador e nem têm o direito de saber porque ele nem convocado é!

    - Será que não é preferível ter no plantel um Paulo Machado do que jogadores estrangeiros sem qualidade, que não sentem o clube e que não acrescentam qualidade nenhuma?

    - Não foi o senhor professor que quis trazer o Kaz do Boavista? O que é feito dele? Apercebeu-se agora que o jogador não tem valor?

    - Ibson e Rentería não teriam lugar neste plantel?

    - Se Jesualdo nem coragem tem para dar ordens para outros jogadores marcarem um simples canto, como querem que tenha coragem para dar um sermão a Quaresma ou tirá-lo do onze? Todo o trabalho que tinha sido feito com Quaresma foi ao ar..

    - O nosso Presidente anda ausente e agora até com vergonhas de aviõezinhos de papel para o guiness book levamos..

    - Não reconheço os adeptos que vão para o Dragão comer pipocas e assobiar a equipa. Faz falta o Povo! Que sente a equipa e que tem paixão pelo clube. Serão os sinais da mudança no futebol. O povo vê bola num café, enquanto os ricos vão ver bola enquanto comem pipocas e assobiam a equipa.
    São os adeptos que vão ao estádio quando a equipa ganha e a abandonam nos momentos difíceis. São aqueles que jamais pensam em fazer sacrifícios para ir ver o Porto fora, a não ser que seja para uma final Europeia...

    ResponderEliminar
  27. Como é possível assobiarmos a nossa equipa quando ela faz a alegria de qualquer desportista que se preze?

    Só no nosso Clube.

    Estamos à longos anos habituados a comer lagosta e caviar... e já não temos o palato, acostumado a comer umas sardinhas fritas ou assadas.

    Estamos armados em novos ricos!

    Um bocadinho de humildade não nos fazia mal.

    ResponderEliminar
  28. "Portistas de Bancada" na revista J d'O Jogo de hoje.

    Abraço.
    Bruno Sousa

    ResponderEliminar
  29. Site oficial do "filme" Corrupção foi "hackado"!!!

    http://www.corrupcao.net/

    Bruno Sousa

    ResponderEliminar
  30. Gostaria apenas de saudar todos os portistas... Foi com prazer que adicionei este blog à minha lista de "favoritos" uma vez que compro sempre OJogo e hoje, na revista, descobri o Portistas de Bancada... Saudações e viva o nosso grande Porto...

    ResponderEliminar
  31. Para ilustrar melhor o que eu dise um pouco antes neste Post, aqui vos deixo dois comentários sobre um fora de jogo do tipo do Lisandro agora marcado a Cardozo...

    Jorge Córneado:
    «Cardozo estaria no máximo em linha no momento em que o passe foi efectuado. "A fronteira era muito ténue". Compreende-se a intervenção do assistente, que foi, contudo, errada.»
    Soares Dias:
    «O fora-de-jogo é um pouco duvidoso, porque Cardozo "tinha metade do corpo adiantado" em relação ao penúltimo defesa. Aceita-se a decisão do árbitro, embora seja difícil julgar o lance, pela sua rapidez.»

    Percebem o meu ponto de vista? Para uns o copo está sempre meio vazio...Para outros, sempre meio cheio!
    Mas esta duplicidade de critérios de avaliação já nos deve passar ao lado, embora "quem não se sinta não seja gente de bem"! A Imprensa faz tudo o que pode para alimentar as sangue sugas dos leitores ávidos dos Clubes da 2ª Circular, estes comentadores armados ao sério fazem o papel deles para poderem garantir um lugar na panela da distribuição salarial! "Corruptos" é a palavra certa...Não se vendem por meninas, fruta ou "chicolati" mas sim por dinheiro vivo que não fala, nem dá desarranjos intestinais! As meninas já passaram à história para eles -observem bem o colar de prata que o Córneado mostra "no bico do seu decote" felpudo...Mesmo à "azeitoninha" da Mouraria! Agora está na fase de só recolher dividendos...O material desgastasse!

    ResponderEliminar
  32. Para rematar o comentário do articulista:
    «Bruno Paixão realizou um trabalho "meritório", num jogo sem outras situações de difícil julgamento, pecando apenas num fora-de-jogo inexistente de Cardozo, quando este se preparava para fugir em direcção à baliza do guarda-redes Peçanha.»
    No jornal OJOGO de hoje!

    ResponderEliminar
  33. Gostei da intervenção do Francisco! Muito bem!

    Com todo o respeito pelos restantes, é o costume, criticar depois de as coisas acontecerem, e fazerem uma analise de quem só vê os jogos aos domingos. Assim tb eu sei FALAR ALTO, se quiser!! É muito fácil criticar e pôr em causa, mas dificil é construir e conseguir os objectivos propostos!

    Por isso, em relação ao jogo de sexta... aconteceu! Algum dia tinha de ser. Agora só é preciso encarar com serenidade e tentar vencer os dois próximos jogos que são importantissimos. Contra o Marselha pq pode (quase) garantir o acesso à fase seguinte, e contra o Setubal para manter a pedalada no campeonato. Depois há 15 dias para "descansar" e pensar melhor nos próximos jogos (ou recuperar jogadores)!

    Em relação ao jogo de sexta tenho a dizer o seguinte:
    -o FCP tem 12/13 jogadores preparados para jogar, o resto ou não tem qualidade, ou ainda estão em adaptação. Por isso, não dá para jogar 90 min "a rasgar", de 4 em 4 dias, e há que gerir esforços com esses jogadores.
    -Depois critica-se sempre a substituição tardia, o jogador que entrou, isto e aquilo. Destesto o Postiga, mas penso que jougou pq esta melhor preparado que o Adriano, e porque o Jesualdo queria um jogador mais fixo na frente para segurar os centrais do Belenenses (como sabemos o grande Lisandro recua mais a buscar jogo).
    - E o Lisandro que esta num momento excelente de forma falhou um golo isolado, e ninguem fala? Acontece!
    -o Quaresma "mete nojo". Indiscutivel! Mas tb me meteu nojo na Turquia e no final lá meteu o golo...
    -Ibson? Deixa-o lá estar! Mal de nós pensar que ia ser o salvador da pátria! É um jogador com alguma qualidade, mas "enrola" mt a bola, e tem de evoluir, e sabia-se que no Porto tinha pouco espaço, daí a sua cedência.
    -Lucho é insubstituivel, daí os problemas que surgiram, e só pode ser substituido pelos restantes 10 jogadores que jogarem, que terão de fazer um pouco mais para "compensar".
    -Cech e Stepanov, têm de estar mais concentrados, pois falharam em muitos lances, inclusivé no golo!

    E está tudo bem? Não há criticas ao Jesualdo? HÀ!! onde?
    - Cantos? Qt's cantos houve no jogo e qt's foram os lances de perigo? ZERO, ou mt próximo!! Como sabemos hoje em dia bolas paradas são decisivas, e contra o Belenenses não vi nenhum lance de perigo, por isso há que treinar!!

    Resumindo, penso que o empate aconteceu, com merito do Belenenses, e alguma falta de saber (e sorte) dos jogadores e treinador. Por isso, há que treinar para nos jogos futuros a sorte nos sorria...

    ResponderEliminar
  34. Nao ganhamos porque Jesualdo nao tem caracter para pegar na equipa e sujeita-se.
    Nao tem mao no Quaresma, nao tem capacidade para se impor no caso do Postiga (vai queimando o Adriano, que tanto jeito tinha dado ontem) e depois os adeptos nao teem direito de assobiar?

    1- Quaresma é um jogador mimado e sem maturidade. Nao tem humildade e é egocentrico, bem ao estilo da escola de extremos do Sporting (salve-se a excepçao do Figo).

    2- Jesualdo adora jogadores mimados, que nao gostam de defender e nao teem humildade. Isto prova-se pela entrada do Postiga, que serve para vender o jogador no final do ano. Que grande empresario que tem este rapaz e que SAD corrupta esta do Porto que compromete resultados para encher os bolsos (ja tinhamos tido o exemplo de Marselha, como gostaram, repetiram).

    3- Nao ha trabalho tactico para a posiçao do Lucho. Segundo o esquema do Jesualdo, pelo menos, o Bolatti ja deveria estar rotinado para fazer a posiçao. Como ja foi aqui dito e bem, o Leandro é muito novo e deve jogar mais à frente, no apoio a um ponta de lança existente (nao a uma inexistencia como o Postiga). Nao ha Lucho, nao ganhamos jogos. Näo ha ninguém preparado para fazer o lugar. Isto é preocupante.

    4- Vamos voltar a ter problemas de balneario. Jesualdo nao o sabe gerir e os conflitos de interesses com a SAD estao a dar cabo de trabalho de valor que o Jesualdo tem vindo a fazer. O treinador tem que dar um murro na mesa. Sem balneario nao se ganham titulos. Isto é ainda mais importante dado o proteccionismo de que os nossos adversarios sao alvo. As galinhas voltaram a ganhar com um lance virtual e os repteis continuam na senda de: discute-se naquela vez em nao sao roubados; nao se discute nas outras 10 vezes em que sao protegidos.

    Depois podemos dizer que nao ganhamos por falta de sorte e fomos a unica equipa que quis ganhar o jogo, também é verdade. Mas isto sao coisas que nao podemos controlar. As equipas jogam sempre fechadas com o Porto e às vezes nao se acerta com a baliza.

    O Teixeira diz que a confiança esta intacta. Eu concordo. Mas so se o Jesualdo acordar e der seguimento aquilo que tem feito, sem mudar o rumo e tendo mais pulso para nao destruir o balneario. Se nao o fizer vai continuar a sujeitar-se a resultados destes. As suas invençoes continuam a dar maus resultados e a falta de trabalho na posiçao do Lucho é suicida.

    Se ele nao alterar o sistema contra o Marselha, se colocar o Bolatti no lugar do Lucho, senao inventar na frente, nem com Marianos nem com Postigas, tenho a certeza que ganhamos o jogo.

    Sera que ele tem coragem para proteger o seu proprio trabalho? Espero que sim.
    Sera que tera a capacidade de improviso para alterar quando é necessario, sem destruir o xadrez da equipa? Nao sei.

    Eu nao costumo assobiar mas entendo os que o fizeram. Ha mimos a mais, interesses a mais e pulso a menos.

    Estamos habituados a caviar? Pois estamos, mas so continuamos a come-lo se formos justos.

    ResponderEliminar
  35. Meireles, parece-me que a expressão é "quem não se sente não é filho de boa gente".

    Quanto ao nosso crescente isolamento e ostracização por parte da comunicação social, parece-me notar cada vez mais na atitude d'O Jogo uma opção editorial virada para a conquista de uma quota de mercado no muito apetecível e dilatado mercado não-portista ou anti-portista. Sentem seguro o mercado portista, visto que não existe outra opção menos adversa, e acham que o continuaremos "a comer lá" mesmo que comecem a servir pratos mais do gosto de outros paladares e nos destinem as piores mesas.
    Por mim, desde que "O Pato" do Tavares-Telles desapareceu (mesmo com aquela mania de meter religião e política ao barulho), vale apenas pela penúltima página e quando há crónicas do Jorge Maia ou do José Manuel Ribeiro. É muito pouco!

    ResponderEliminar
  36. Parabéns! gostei muito dessa perspectiva, comungo inteiramente da tua opinião e também me irritam esses "chamados" portistas, que só sabem é criticar, quanto aos outros, nem se fala.
    Abraços
    Tiago Costa

    ResponderEliminar