24 janeiro 2007

Está tudo doido ou todos estão em causa?

Bastaria publicar o quadro abaixo para se entender a questão. Mas convém sempre dar umas dicas para se perceber o que se pretende revelar.

Simplesmente dei-me ao trabalho, a que muitos se poupam, de saber que árbitros apitaram jogos do FC Porto, Benfica e Sporting. Consultei as fichas de jogos disponíveis e sistematizadas em revistas de fim de época até recuar a 1994-95. Uma boa fatia da História recente. Não contando com a época em curso (mas cuja actualização tenho feito em cada jornada), sempre são 12 anos de campeonatos, 8 deles ganhos pelo FC Porto, 2 pelo Sporting, 1 pelo Boavista e 1 pelo Benfica. Parece um bom começo. Recorde-se que, antes dessa época que marcou o início da saga do penta portista (até 98-99), FC Porto e Benfica distribuíam os títulos entre si com muita regularidade e algum equilíbrio desde 1984-85.

Do equilíbrio…

Como tenho boa memória e retenho muito do que vejo, graças também a boa memória visual porque gosto de ver e não que me venham contar, lembro, rapidamente, que ano a ano os títulos iam ficando assim: 84-85 e 85-86 para o FC Porto, 86-87 Benfica, 87-88 FC Porto, 88-89 Benfica, 89-90 FC Porto, 90-91 Benfica, 91-92 e 92-93 FC Porto, 93-94 Benfica. Uma bagatela de 6-4 títulos neste período favorável ao FC Porto mas que não atemorizava nem fragilizava o detentor do recorde de títulos nacionais. Mesmo assim, como um “bis” já era muito, como foi o “bis” de 77-78 e 78-79, o sistema vigente lá impedia que houvesse um “tri”.

… À hegemonia

Pois, mas de 94-95 para cá ficou tudo muito pior. O FC Porto ganhou 8 dos 12 títulos desde então. O Benfica venceu em 2004-2005 da forma que se sabe…

E a teoria da conspiração, de um polvo, sistema, manigância ou outro nome qualquer deu azo a que se atribuísse o mérito dos títulos portistas ao controlo das arbitragens. Inclusive, chegou-se ao desplante de engrossar a má fama portista com factos com outros intervenientes, nomeadamente o Francisco Silva irradiado por ter sido apanhado com a mão na massa num Penafiel-Belenenses, um José Guímaro condenado por idêntico problema num Leça-Ac. Viseu (da II Divisão) com o presidente leceiro José Manuel Rodrigues também suspenso pelos quinhentinhos. Pelo meio, a fama de um tal José Silvano era tal em favor do FC Porto que, à falta de lembrança de um caso comprometedor, o que veio à baila foi um penálti de gargalhada assinalado a favor do Benfica num jogo nos Barreiros contra o União da Madeira (1990).

Criminosos…

Atenta a lista em baixo, a que pode ter-me escapado um ou outro nome mas sem desfazer a conclusão a tirar, note-se o número de 62 árbitros que, de 1994-95 a 2005-06, apitaram jogos dos três grandes. Bom, pode ser tão grande como lista de eventuais criminosos como é o rol de títulos que, de uma forma ou outra, o FC Porto ganhou com eles como protagonistas.

Comparem-se, agora, alguns números que envolvam, por exemplo, árbitros visados no chamado Apito Dourado, como Martins dos Santos e Augusto Duarte, com números de árbitros mais cotados, bem vistos, aparentemente acima de qualquer suspeita. Destes, Jorge Coroado é reputado comentador em rádio, TV e jornais, Vítor Pereira hoje é o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, veteranos como Paulo Paraty e Paulo Costa, azarentos (contra o FC Porto) como Lucílio Baptista e João Ferreira ou outros credenciados já retirados há mais ou menos tempo como Isidoro Rodrigues e António Costa.

Note-se bem o número de jogos por eles apitados. Uns com mais jogos do FC Porto (19 de Vítor Pereira), outros com boa média (18 de Paulo Costa e Paraty) mas inferior à de presenças em jogos do Benfica (23 e 27, respectivamente) e do Sporting (14-27).

Ninguém saberia que Vítor Pereira apitou o dobro de jogos do FC Porto do que do Sporting (19-9)! Tal como Coroado (16-11)! Ou que Martins dos Santos dirigiu mais jogos do Sporting (18) do que do FC Porto (15)! Ou que Isidoro Rodrigues, de Viseu berço de muitos adeptos leoninos, tenha apitado 23 jogos do Sporting, quase o dobro do FC Porto (14)!

… e (In)Competência

A outra conclusão -- notando que Augusto Duarte apitou 9 jogos de FC Porto, tantos como do Benfica e do Sporting, ou Carlos Calheiros (3 cada) que também já andou na berra, ou Jacinto Paixão envolvido no FC Porto-E. Amadora agora de novo em apreciação tenha repartido as suas actuações pelos três grandes mas menos pelo FC Porto – é que ou todos os árbitros foram incompetentes, para não dizer que todos foram corrompidos, ou havia muito mérito nos títulos do FC Porto, o que custa mais a engolir a muitos adeptos rivais.

Sabendo os portistas que Lucílio Baptista não marca penáltis para o FC Porto em Alvalade incluindo quatro num só jogo (2003) e até na Luz (1996) levou António Oliveira a ajoelhar-se junto à linha lateral por um penálti flagrante não marcado sobre Zahovic, como é possível os dragões terem sido tantas vezes campeões com o árbitro que mais jogos dirigiu (26) entre todos estes aqui considerados?

O que fez o FC Porto de tão brilhante para superar prejuízos e sequelas (lembram-se de Aloísio, atleta exemplar na lisura de processos e a quem nunca se ouviu levantar a voz, ser frequentemente expulso por Jorge Coroado?) em 20 jogos com José Pratas, 16 com Coroado, 19 com Vítor Pereira, 24 com António Costa, 9 com Bento Marques, 14 com Isidoro, até aos 18 dos que ainda estão no activo como Paraty e Paulo Costa, 12 de João Ferreira, 13 de Olegário, 9 de Elmano Santos, 6 de António Marçal e 5 de António Rola estes dois também retirados?

Mais os “roubos de Igreja”

Se José Maria Pedroto fosse vivo, os famosos “roubos de Igreja” não estariam confinados à poeira da História. Talvez um dia se faça o ranking dos “roubos de Igreja” modernos, sendo certo que o Campomaiorense-FC Porto, apitado por Bruno Paixão em Fevereiro de 2000, seria imbatível na eleição da mais vergonhosa arbitragem num jogo de futebol que teve a coincidência de prejudicar impunemente o FC Porto. Mesmo negando quatro penáltis aos dragões, como Lucílio em Alvalade, Paixão ainda anulou um golo portista com justificação nunca conhecida.

Há tempos prometera pôr os “nomes aos bois” (sem ofensa) e aqui ficam aqueles a que, para muitos rivais, estarão indissociavelmente ligados os triunfos, entre alguns inêxitos, do FC Porto que tanto faz estrebuchar Lisboa.

Como alguém ironizou, o FC Porto pode ter sido duas vezes campeão do Mundo, mas falta convencer os arredores…

(Clique na imagem para ampliar)


34 comentários:

  1. Parabéns pelo teu trabalho, mais completo é impossível. Até apetece pôr nos jornais, mas aposto que mesmo assim as pessoas interpretavam ao contrário, por exemplo, dizerem que o Lucilio arbitra menos jogos do FCP para prejudicar os outros e beneficiar o FCP, mas isso já é mostra da ignorância que habita lá pros lados da 2ª circular. Mas a frase de que foi campeão do mundo 2 vezes, mas falta convencer os arredores é a frase mais certeira que já ouvi.

    Agora, só uma perguntinha, ps totais não deviam dar todos 403?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Zé Luís: tenha cuidado que ainda vai ser acusado pelo duplo V (Veiga/Vieira) de estar a tentar perturbar o trabalho da Justiça!!!
    É que nestas questões (assim como em muitas outras) em Portugal não se costuma gostar muito de quem tem memória e se dá ao trabalho de apresentar números e factos com esta clareza.
    Basta ver que ainda ontem o António Pedro Vasconcelos (no Trio de Ataque) depois de afirmar, preto no branco, que o Lucílio Batista é um árbitro incompetente se atirou ao director desportivo da União de Leira por, no fim do jogo da Taça, ter dirigido uns mimos ao senhor do apito. Isto é, há uns que podem dizer o que querem e outros têm de estar calados! O que é preciso é que a cor clubista seja a "certa".

    ResponderEliminar
  3. Zé Luis, os meus sinceros parabéns, está tudo dito, os números não mentem, grandíssima análise, é assim que com dados objectivos se desmontam as cabalas.
    Quanto ao antónio pedro, mais uma vez este senhor que se quer tão digno se portou bastante mal pois as justificações que deu perante os desvarios de arbitragem do lucílio a favor dos lampiões foram completamente ridículas e ainda teve a lata de dizer que o beneficiado foi ... o FC Porto pois o Harrison não joga contra nós.
    É mesmo um cavaleiro da triste figura.

    ResponderEliminar
  4. Só uma pergunta : vocês perdem tempo a ver aqueles programas de TV, dito desportivos, onde os seus comentadores, vulgo paineleiros, defendem os seus clubes fac ciosamente e mandam recados que os seus dirigentes lhes mandam dizer, como o Vasconcelos e o Seara fazem ?

    Não é melhor juntarmos todos nos cafés e estarmos a discutir comendo umas moelinhas e bebericando umas cervejas, pelo menos não temos uma câmara de tv por perto e não somos "carteiros ", nem politicamente correctos. Ou, em último caso, nos blogs que são as tertúlias de cafés do sec. XXI.

    Ás 3ºs feiras, vejo os The Sopranos no Hollywood e divirto-me mais.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, em Campo Maior eu contei 6 penáltis, de verdade, mas sou condescendente e há quatro que não podem ser escamoteados por ninguém.
    Menphis, a legenda do quadro indica que há árbitros com mais clássicos apitados e assim contam mais vezes para dois dos clubes e não para os três grandes. Como referi, pode até ter-me escapado algum em centenas de fichas de jogos que consultei, mas não desmancha a análise global a falta de dois ou três.
    Quintino e Jorge, já disse por aqui que ao fim do primeiro ano de Trio deixei de ver o programa. É um fraco meu, não ter paciência para tudo. Mas sou feliz no zapping. Ou então leio um livro.
    Sobre o Lucílio, já destacado no post por ter sido o árbitro que mais vezes apitou o FC Porto nestes 12 anos, sempre o considerei mau e muito ruinoso para o FC Porto. Na Luz foi só a vergonha do costume. A expulsão do Harison nem é novidade. Em Paços expulsou o Luiz Carlos por pretensa mão na bola na zona de ataque do Paços, e assim equilibrou as contas depois de ter expulso o Leo (e bem!).
    Lucílio é mau árbitro porque sempre trata de forma diferente as equipas. Já o vi até em "jogos menores" e é sempre a mesma porcaria. É mesmo um desprestígio para ele nunca ter ido a uma fase final importante sendo dos árbitros mais antigos em actividade. O dirigente leiriense que o chamou de internacional de aviário teve toda a razão. O seu estatuto entre os árbitros portugueses é incompreensível e choca até porque não teve tradução em provas internacionais.
    Por cá já rivalizou com o Bruno Paixão ao não marcar quatro penáltis para o FC Porto em Alvalade. Desde a 1ª jornada, no Sporting-Boavista com queixas boavisteiras na condução do jogo (desigual o tratamento às duas equipas), está sob fogo. O Porto-Benfica e a forma como distribuiu os cartões foi só mais outro exemplo. No domingo carregou os leirienses de amarelos, na proporção dos que poupou ao Benfica. E, de facto, nas transmissões dos jogos não há comentários à condução do jogo por parte do árbitro. Nos jornais passaram por cima disso, tal como o 1º golo irregular do Sporting frente ao Rio Ave graças a outro abencerragem do apito que é o algarvio incompetente Nuno Almeida.
    Enfim, isto dos árbitros dá pano para mangas e não só pelas manobras de diversão que queiram criar para desviar as atenções dos factos.
    Então com tantas árbitros deste calibre medíocre e pestilento, invariavelmente a prejudicar o FC Porto, ou são todos parvos e incompetentes ou o FC Porto teve o mérito extraordinário de ser campeão muitas mais vezes, mesmo assim, ao ponto de ainda hoje ser verdade que cada título é ganho contra tudo e todos e um título valer por dois.
    Por hoje digo só que fico preocupado como o medíocre do Elmano Santos a apitar o Leiria-Porto.
    Amanhã darei outra leitura do desmascarar de alegados favores de arbitragem ao FC Porto: em penáltis!

    ResponderEliminar
  6. obrigado pela explicação, e amanhã cá estarei para ver a tua outra análise. Parabéns mais uma vez .

    ResponderEliminar
  7. Zé Luis... mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa.
    Contudo, este trabalho tem 2 leituras, que já perceberás o que quero dizer com isso.
    1) esta é a verdade dos factos, indesmentiveis e que desmonta completamente o facto de que somos 'sempre' apitados por árbitros que são conotados com o azul-e-branco, o que é totalmente mentira, até porque os árbitros em portugal, ao contrário da tendência normal do país, em que a maioria é 'cor de vinho', neste caso, são quase todos de tonalidades azuis... é a desculpa dos 'outros'.
    2) depois, os 'outros', perante esta análise, fazem logo a leitura que mais lhe convém, ou seja, como não têm por onde fugir perante o seu discurso hipócrita e invejoso, dão 1 passo em frente dizendo simplesmente que: 'pois e tal, eles não vos beneficiam, mas a nós é que nos prejudicam, o que vai dar à mesma coisa'. E é assim com discursos destes, em que a culpa se não é da calças, é do 'cú', que se enganam 'tolos'.
    A nós é que eles não nos enganam!!
    E para comprovar aquilo que eu digo, já reparei que muitos já fizeram a leitura que eu próprio fiz ao ver a 'roubalheira' de domingo. Estava a ver o jogo e dizia eu para o lado: vai uma aposta que o discurso dos ridiculos amanhã vai ser que 'o Lucilio Cabalote não beneficiou o Benfica; está é a beneficiar o próximo adversário do Leiria com tantos amarelos e expulsões no jogo'. Agora pergunto eu: quem é o próximo adversário do Leiria? Eu sabia que vcs sabiam!! Parece que não errei nas minhas previsões.
    O mundo gira e mais gira, mas há coisas que nunca mudam... e esta é uma delas!
    O melhor mesmo é deixá-los debitar 'invejas' e simplesmente ignorá-los!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Fantastico trabalho de investigação melhor, mesmo muito melhor do que alguns jornalistas, sim porque esses nem sequer se dão ao trabalho de investigar, ouvem dizer e é verdade.... como aqui ja foi dito esta tabela pode ter duas opiniões, uma a verdadeira realidade é que jogo apos jogo, epoca apos epoca somos sempre roubados e os arbritros são sempre o mesmo para todos, a outra opinião que é aquela opinião que eu vou chamar dos fracos, fracos porque a falta de argumentos tentão inverter as coisas, digo mais á falta de argomentos vendem-se e compram-se porque o mais importante para eles é dizer mal não só do F. C. Porto porque isso ja não chega, mas tambem a Pinto da Costa....
    A esta tabela imprimia para juntar ao meu arquivo porque hoje como 10, 15 ou 20 anos vai continuar os "roubos de Igreja" mas aquilo que não vai mudar mesmo é que vamos ano apos ano continuar a ganhar contra tudo e contra todos ... hoje ja não faz sentido dizer que cada titulo ganho por nós vale por dois pois eles valem é por 3 ou 4.

    "...campeão do mundo 2 vezes, mas falta convencer os arredores..."

    Uma frase para não esquecer...


    Saudações AZUIS

    Dragão Azul

    ResponderEliminar
  9. Aquela arbitragem do Bruno Paixão em Campo Maior é mesmo um mito da Era Moderna.

    Lanço aqui o repto para que alguém com acesso ao video do jogo faça uma compilação dos roubos consecutivos para pôr no Youtube.

    Este episódio negro da história do futebol português merece uma prova física e não apenas ser passado oralmente de geração em geração.

    E não sei se já repararam mas o Bruno Paixão é sempre nomeado cirurgicamente para arbitrar os jogos do Porto em que há o risco de dispararmos na tabela.

    Foi assim na época passada com o Braga no Dragão em que ele consegui fechar os olhos a um fora-de-jogo claro do João Tomás para depois inventar um penalty que daria o empate ao Braga no último minuto.

    E nos jogos da Taça nem se fala.

    No ano passado fomos jogar contra a Naval na Figueira e o Bruno Paixão, quando o jogo estava 1-0 para o Porto, conseguiu transformar uma bola na mão do Marek Cech em penalty para o golo do empate da Naval. E depois quando um defesa da Naval cortou ostensivamente a bola com a mão dentro da área, já se preparava para continuar o jogo. Teve de ser o fiscal-de-linha do outro lado do ataque do Porto a agitar veementemente a bandeirola e ameaçar fazer um escândalo para o Paixã assinalar o penalty a contra-gosto.

    E na difícil eliminatório contra o Marítimo no Funchal, quem foi novamente nomeado? Exactamente, Bruno Paixão. 1-0 para o Porto e na primeira oportunidade (ainda na 1ª Parte), lá conseguiu o Bruninho "cavar" mais um penalty para o golo do empate. Deu o primeiro amarelo ao Pepe pela "falta" e deu-lhe o segundo amarelo praí aos 50 min por outro "falta" numa jogada sem perigo nenhum, quando o Pepe protegia a saida da bola pela linha de fundo, perto da bandeirola de canto.
    Só não conseguiu defender o golo do McCarthy no prologamento mas não duvido que o fizesse se conseguiusse chegar à bola...

    Só que mesmo assim o Porto ganha, por isso é que não se tem falado tanto neste sujeito.

    E, como veêm, este Bruno Paixão continua a roubar DESCARADAMENTE o Porto. Sem pudor ou vergonha nenhuma.
    O seu "modus operandi" é que mudou. As decisões já não são tão escandalosas. Limita-se apenas a ajuizar todos os lances minimamente duvidosos (especialmente dentro da área) sempre como falta se for na área do Porto ou casualidade se for na área dos nossos adversários.

    Mas para os encornados que controlam as arbitragens, digamos que se limitou a "ganhar experiência".

    ResponderEliminar
  10. Jardel, o algoz do jogo com o Marítimo para a Taça, no Funchal, foi o mesmo de sempre, outro, sim, o Lucílio Vigarista. Garanto-te de memória!!! E sem o jogo ter dado na tv, foi a meio da tarde, tive colegas que foram lá ver e chegaram angustiados com o que viram. A roubalheira, uma vez mais, não funcionou.

    ResponderEliminar
  11. Terá sido um erro meu então.
    Só mostra a semelhança nojenta entre as arbitragens destes dois gatunos.

    ResponderEliminar
  12. Sim, porque na Taça, na Naval, o Paixão ia fazendo o mesmo. Mudam as moscas...

    ResponderEliminar
  13. Este documento e o anterior são dois trabalhos de investigação que deveriam fazer roer de inveja todos os jornalistas que tentam esconder as realidades deste nosso futebol. Aliás, o próprio FCPorto deveria usá-los em seu favor nos actuais processos e até publicá-los na sua página oficial. Quem dera à página oficial do clube ter um Zé Luís nos seus quadros. Fica a dúvida se o Zé Luís não será pseudónimo de Pôncio Monteiro que possuía o tão conhecido arquivo sobre árbitros :-).

    Passando ao artigo em si, só uma pergunta me vem à mente: Como é que o FCPorto conseguiu ser campeão todos estes anos, quando árbitros como o B.Paixão, L.Baptista e João Ferreira (para não falar de outros) apitaram tantos jogos?

    Respondendo à pergunta anterior e à pergunta do título: nem são todos doidos, nem estão como é óbvio todos em causa (ou se estão não é por favorecerem o FCPorto). O que é certo é que todos se fazem de doidos para tentar justificar o que não querem fazer de outro modo: O FCPorto é o melhor.

    Para completar o trabalho falta mesmo só desmascarar todos os lances de suposto nosso favorecimento que tantas comichões causam aos adversários. E sobretudo faltaria mostrar a todos os lances que favorecem os rivais de Lisboa, mas isso dava praí uma centena de posts.

    Parabéns Zé Luís pelo enorme trabalho e pelo grande contributo que dás a este blog.

    Já agora vou cometer o abuso de alterar a tua última frase:
    O que é certo é que o FCPorto foi duas vezes campeão do mundo e não interessa se convence ou não os arredores.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev, imaginas o FCP a fazer um dvd como a Leiria agora quer fazer sobre o Lucílio Vigarista? Esgotava os socks de dvd e teria de montar um estúdio só para isso.
    Eu, por exemplo, sempre estive em sintonia de pensamento com o presidente. Particularmente quando os jogos passaram a ser transmitidos com regularidade.
    É que só não viu quem não quis.
    Eu, se fosse editor numa tv qualquer, pegava em todas as imagens que tenho gravadas na memória, procurava as datas dos jogos e fazia montes de filmes sobre a aldrabice das arbitragens e fazia a prova documental que falta mas muitos se recusam a fornecer e outros não querem ver preferindo a boataria...
    Além das imagens, ouvir-se-ia o ridículo de comentários e análises às mesmas para perceber como as mentiras foram montadas e os energúmenos continuam à solta.
    Até acrescentaria casos relatados em jornais de desinformação pura e intoxicação permanente. Exemplo: o alegado golo de Petit na Luz que nenhuma imagem provou ter existido e que A Bola e Record meteram na primeira página, como se as fotos mexessem, que foi golo.
    É evidente, por fim, que o campeão do Mundo não se discute. Mas deixamos a alfinetada para registo...

    ResponderEliminar
  15. Zé Luís e a todos os visitantes deste blog, aconselho-os a irem ao blog: http://bicampeoesdomundo.blogspot.com/
    lerem um post do Situacionista com o nome: O Apito Avermelhado e o Despacho de MJM !

    Desmascara por completo o despacho sobre a reabertura do processo ao nosso presidente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Caros Zirtaev e Zé Luís,

    O que este blog está a fazer é ABSOLUTAMENTE extraordinário !!!

    Estes dois últimos posts são VERDADEIROS TESOUROS !!! Repito, T-S-O-U-R-O-S !!!

    Arrasta para o RIDÍCULO a "cassete" antiportista. E transforma os seus autores (da cassete) em tristes e básicos pobres de espírito. Que fazem da INVEJA a sua melhor qualidade.

    Posts como estes 2 últimos do Zé Luís, possíveis apenas com excepcional DEDICAÇÃO e muito, muito TRABALHO, pela IMPORTÂNCIA "CAPITAL" que assumem deveriam ser repetidos ILIMITADAMENTE !!

    Temos de ter bem presente duas coisas:

    1) A "corrupção" desportiva em Portugal SÓ acabará quando o BI-Campeão do Mundo começar a perder.
    Por mim não acabará !!

    2) Há que LUTAR sem cessar contra a corja anti-portista !! E para isso nada melhor do que arremessar ... FACTOS !!! INDESMENTÍVEIS !!
    Tenho procurado coloborar no que posso !!

    Obrigado Zé Luís e Zirtaev por tão valioso contributo para a "CAUSA PORTISTA" !

    ResponderEliminar
  17. ...acabo de ler o último comentário do Zirtaev...ele há coisas...

    ResponderEliminar
  18. Penso que será unanime para todos os Portistas que voçês tem feito um excelente trabalho.

    seria interessante descascar alguns numeros desta tabela, por exemplo dos 31 jogos do scp arbitrados pelo lagartão baptista quantos resultaram em vitória do scp e nos confrontos com o FCP qual a tendencia de resultados.

    Dei este exemplo porque levamos sempre com o Lagartão e somos sempre espoliados escandalosamente, mas certamente que haverá outros números bem curiosos.

    Grande abraço a todos

    ResponderEliminar
  19. Já existe no youtube qualquer coisa desse celebre jogo, podem ver aqui http://www.youtube.com/watch?v=mVIepjh50tM

    mas não mostra tudo, é só uma amostra.

    Zé Luis, grande post e grande trabalho de investigação

    ResponderEliminar
  20. offshore, tenho os jogos todos, um a um, de cada árbitro, do sporting-estrela ao porto-espinho ou benfica-alverca. Seria fastidioso meter todos. Agora, do meio daquela massa de números já é difícil extrair os clássicos.
    Mais fácil será, pelos dados que compilei, meter cada árbitro e os jogos que fez época a época.
    Aí poderá ver o que Lucílio ou Paixão fizeram.
    Quanto a Lucílio, a malvadez foi tanta e vi tanta coisa ao vivo que sei de memória uma dezena de casos:
    1996, Benfica-Porto, ganha o Porto 1-0 (Jardel) e Zahovic é derrubado na área, Oliveira nem acredita e ajoelha-se, cruza as mãos a rezar na linha lateral a olhar para o vazio sem Lucilio marcar o penálti.
    2002, Sporting-Porto (1-0) expulsa Costinha sem falta sobre JVP;
    2003, Sporting-Porto (0-1), 4 penáltis e 2 expulsões perdoadas aos leões (um deles no lance do golo de Costinha)
    2004, Sporting-Porto (1-1), 2 penáltis assinalados contra o Porto, um duvidoso mas aceita-se e Rochemback rematou sobre a barra tal era a "inclinação" do campo ditada já pela arbitragem; outro que dá 1-1 mas inexistente por carga de ombro de Paulo Ferreira sobre o enganador Liedson, na sequência da jogada escandalosa do lançamento lateral de Rui Jorge quando o árbitro deixa reatar o jogo sem todos os jogadores estarem cientes disso e mesmo os técnicos no banco sem se aperceberem por causa da paragem por suspeita de lesão grave de JVP.
    2004, final da Taça no Jamor, Lucílio não vê agressão de F. Aguiar a Derlei no começo da 2ª parte com 1-0 para o FC Porto e domínio em todos os capítulos, depois o árbitro expulsa J. Costa por encosto em Nuno Gomes na terra de ninguém do meio-campo.
    2005, Sporting-Porto, já agora, com o triste João Ferreira expulsa Benni e Seitaridis sem razão, o FC Porto sofre derrota a jogar com 9.
    2005, Porto-Sporting penálti descarado a cruzamento de Quaresma com mão na bola de Polga e jogo fica 1-1 (com Adriaanse)
    2005, Porto-Benfica com entrada de Katsouranis a Lisandro digna de expulsão mas nem amarelo houve, a afastá-lo do jogo aos 22', algo que se repetiu esta época entre Katsouranis e Anderson com o mesmo complacente Lucílio Baptista.
    Uff, tenho de ir recarregar a bateria...

    ResponderEliminar
  21. Pena os jornais não publicarem, pode ser q copiem do teu blog...do teu magnífico blog...abraço...lucho

    ResponderEliminar
  22. Zé Luis, só uma achega, se bem me lembro quem lesionou o Lisandro (ele que até saiu a chorar do relvado) não foi o Katsoiranis mas sim o Karagounis.
    Aliás, esse facto até suscitou mais uma tentativa de escandaleira pública envolvendo o Porto nos últimos tempos, só porque um comunicado oficial do FC Porto Futebol SAD se referiu a estes dois como "jogadores gregos". Enfim...

    ResponderEliminar
  23. pinto da costa, já estou grego. Claro que foi o Karagounis. Kara, vai dar tudo ao mesmo ou não?

    ResponderEliminar
  24. O bando que mais quer ver o FCP afundar - repito bando - é o das galinhas da Luz. Aliás o seu chefe não pára de falar no assunto e andou a combinar com o Loureiro árbitros para a Taça...
    Passem nos Passarinhos Fritos.

    ResponderEliminar
  25. Não vou estar a entrar nesta onda da corrupção da arbitragem pois já chega de deitar achas para a fogueira. Para além do mais o futebol tem perdido adeptos muito por culpa deste clima de desconfiança que se vive no futebol português. É claro que me custa ver os clubes da 2ª circular serem favorecidos mas felizmente o nosso clube consegue superar isso e por isso deixei de me chatear (diferente de fechar os olhos!) com isto.
    No entanto, não posso deixar de felicitar o Zé Luís pelo excelente post e pela pesquisa feita. A qualidade dos seus posts já começa a ser imagem de marca!
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  26. Antes de mais, parabéns pelo excelente post, bravo.

    Alguém aqui pediu um vídeo do youtube com o jogo de Campomaior. Eu descobri este aqui, que não tem o golo anulado, mas já mostra alguns dos penaltis roubados, bem como uma estalada do tal central ao Jardel, da qual eu nem me lembrava.

    Cumprimentos para todos, e continua com a excelência, caro Zé Luís!

    ResponderEliminar
  27. Grande trabalho o seu Zé Luís. Deve manter todos estes dossiers disponíveis, pois penso que eles vão ser muito úteis na hora de se jogarem todos os dados! Menciona nomes de árbitros de que eu já me tinha esquecido, embora todos eles sejam relativamente recentes na sua -deles- actividade e passou-lhe ao lado um nome muito importante: o de Carlos Valente, também muito e muito querido dos Lisboetas! É espectacular verificarmos que a ser verdade o Porto ter o controle dos árbitros em Portugal, tivesse deixado passar tantos e tão bons agentes dos nossos Inimigos.Dando de barato pela sua total e completa incompetência alguns nomes como José Pratas, nomearei aqui Carlos Valente, António Rola, Bruno Paixão, Elmano Santos, Francisco Ferreira, Hélio Santos, João Ferreira, João Mesquita, Jorge Coroado, Lucílio Baptista, Nuno Almeida, Olegário Benquerença, Pedro Henriques, Pedro Proença, Paulo Paraty, Pinto Correia, Vitor Pereira....Estes são nomes indiscutíveis nos prejuízos constantes que nos provocaram ao longo de muitas épocas em jogos essenciais e nomeados constantemente -eu diria exaustivamente- para jogos entre nós e os outros grandes! Vítor Pereira, Paulo Paraty, Lucílio Baptista, Jorge Cororado, Pedro Proença, Carlos Valente e Veiga Trigo, eram figuras constantemente presentes nas mais importantes batalhas que o Porto disputou ao longo de décadas e alguns como Fortunato Azevedo e aquele algarvio magricela apanhado com a "fruta ainda fresca" no bolso e por quem os senhores da Capital Comunicacional derramaram tantas lágrimas de crocodilo quando ele foi apanhado. Elevaram-no ao patamar dos mártires da Inquisição! Fizeram peditórios nacionais e até lhe arranjaram um lugar numa rádio local Algarvia, para ele poder continuar a lançar os seus humores, sobre quem o apanhou com a "batata quente" na mão! Lourenço Pinto foi afastado perante um enorme clamor Popular por ter feito este acto de elementar justiça! "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"... Devo confessar que se existiu o tal Sistema Azul ele foi completamente ineficaz! Os mais considerados pelo Inimigo eram os que apareciam sempre e estavam melhor posicionados nas classificações ano após ano! Eram sempre os nomeados para os jogos vitais de todos os grandes candidatos! Ineficácia ou impossibilidade séria do Sistema em actuar em boas e perfeitas condições? Haveria um Sistema muito mais complexo, indetectável e objectivo do que o Sistema Azul? Existiriam afinal dois Sistemas, um aparente dado a entender à sociedade e outro mais sibilino, sombrio e eficaz? Inclino-me para esta segunda hipótese e quem o controlava não eram os Azuis concerteza! O "Padrinho" de toda esta Mafiosa actividade, deste verdadeiro Polvo, continua lá bem presente e indiferente a toda esta tempestade e certo da sua inexpugnabilidade e intocabilidade!

    ResponderEliminar
  28. Fui ver o teu reduzido video do jogo de Campomaior e relembrei esse dia de vergonha! O Jardel estava totalmente por conta do Central do Campomiorense o que se passava ali era completamente indiferente a Jacinto Paixão! Ele tinha recebido instruções do Padrinho para deixar arrumar com a estrela portista e cumpriu á risca as instruções! Mas o Sistema não era suposto ser Portista? Já não estou a perceber!....Quem foi campeão esse ano, será que foram os "finesses" viscondes e marqueses, mais Santaninhas Lopes do Sporting Clube de Lisboa?

    ResponderEliminar
  29. Caro Zé Luis
    Excelente post, revelando mais uma vez, a capacidade intelectual de uma pessoa, que deveria estar num grande órgão de comunicação social, como editor, que provavelmente a nossa voz chegaria mais audível.
    Como diz e bem o Meirelesportuense, o Carlos Valente, não consta dos seus arquivos, talvez porque se reformou antes das datas a que faz referência.
    Tal personagem, segundo parece, continua na penumbra, como membro do concelho de arbitragem da FPF, penso que, quando o orelhas faz a referência “Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)”, o outro lado será entre outros esta biltre figura.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  30. Limpa tudo, bem visto e já me ajudou no esclarecimento ao meireles. O Carlos Valente é de antes de 94, tal como o Fortunato.
    O Carlos Valente tinha uma azia das grandes contra o Porto e uma vez assisti num jogo da Taça na Luz à sua vingana tipo chinês a marcar um penálti inexistente numa vitória do Benfica de 2-0 com esse golo desnecessário no último minuto.
    Ele até fez isso porque esse jogo, de desempate, seguiu-se ao 1-1 das Antas com José Pratas a permitir um golo do Benfica no último minuto de livre directo e depois de perdoar várias expulsões aos benfiquistas apesar de ter mandado o Mozer para a rua.
    Sim, acredito que o Carlos Valente é da inteligentzia lisboeta e ajuda a fazer as coisas por outro lado, tal como o Carlos Esteves que é do Conselho de Arbitragem da FPF e está nos arguidos do Apito Dourado.

    ResponderEliminar
  31. Já que não tem nada mais importante para fazer nas vossas vidas ... será quepoderiam ajudar o Ministério Públicoa arranjar ainda maisprovas paraprender o Pinto. ë que reparo que investigar é com voçes (só é pena mostrar o que vosinteressa).
    Se todos fossemos tolos e fanáticos poderiamos afirmar que o FCP foi sempre roubado ...
    Vamos ter bom senso em certos comentários por favor, e já agora deixem eles serem apanhados (mas depois não se suicidem pois a vida não é só futebol - para alguns...)

    ResponderEliminar
  32. Gostei muito de ler o post do amigo Zé Luis,que me fez recordar coisa de que já me tinha esquecido,e dar-me a conhecer outras que desconhecia,portanto,muito obrigado!Embora agradecendo,não deixo de dizer que é obrigação de todos os portistas que teem os conhecimentos dos factos,os meios e a capacidade para os divulgarem,faze-lo para que essa corja que nos quer destruir não pensar que somos burros!Li alguns comentários de amigos dizendo que este trabalho faria inveja aos jornalismo!Bom acho que sim,faria se o jornalismo desportivo nacional,salvo poucas e honrosas excepções estivesse interessado na verdade!Eu sempre fui e sou dos que diz que o FCP é prejudicado nos jogos e depois é prejudicado nas análises e comentários feitos após os mesmos!Saudações DRAGONIANAS!

    ResponderEliminar
  33. condor, estou como você, o FC Porto foi sempre, sempre muito mais porejudicado do que beneficiado. E estou certo de que os outros não podem dizer o mesmo.
    Por exemplo, o amigo soares franco que agora nos visitou não está convencido das estatísticas. Ele quer encontrar um nexo de causalidade. Não distingue estratégias e salvaguarda dos interesses que cada clube deve ter no que lhe diz respeito, das coisas que se passam em campo. E no campo o FC Porto é sempre melhor, era há 15 ou 20 anos mas agora é esmagador. Dantes os rivais davam um desconto. Agora estão aterrorizados. Se o FC Porto não ganhasse tanto não havia esta tremideira.
    Ao amigo soares fraco, pelo nick pretendendo adivinhar de onde vem, veja a estatística de 5ª feira dia 25 sobre os penaltis e como o sporting foi o mais beneficiado.
    E não se queixe.

    ResponderEliminar
  34. @Soares Franco

    nao te suicides tu quando a montanha parir um rato... espera e verás!!!

    nós sabemos bem a orquestração dos jornais centralistas e bairristas na tentavia de julgar em praça pública aquilo que deve ser julgado em tribunal!!! Mesmo que sejam todos inocentados a opinião publica já está manipulada no sentido contrário, não há volta a dar, e entretanto vai-se encombrindo as verdadeiras escolhas de arbitros, ao telefone, e os agradecimentos com direito a beijinhos e tudo!!! Pois, a malta não se esquece. A verdade dói, não dói?? aguentem é que vos digo, aguentem que ainda vão ter que empurrar com o dedinho ainda mais para dentro!!!! bebados, drogados, ladroes, só vemos esta corja a sair do clube de ciclistas do bairro, de mais lado nenhum, esses sim, são os verdadeiros criminosos, o resto é areia para os olhos para disfarçar incompetência. A verdade está nesta mão cheia de artigos do Zé Luis, um bemhaja para ele.

    Zé, se eu fosse a ti imprimia tudo, fazia um dossier e enviava, por correio AZUL (pois tá claro) direitinho para o gabinete do PdC!!!! Isso é que era bonito de se ver...

    ResponderEliminar