28 fevereiro 2008

Resgatar a história da censura do regime

Como na Espanha franquista se adulterou o golo mais importante da selecção
para que um jogador de Madrid fosse preponderante em vez de um de Barcelona. É como se Maradona não marcásse à Inglaterra e atirásse ao poste...

A edição das imagens televisivas, nos jogos em directo e nos resumos posteriores, tem estado na ordem do dia em consequência da irresponsabilidade (inimputabilidade?) dos seus responsáveis. Quanto mais jogos, mais broncas: não chegam os comentários distorcidos e falaciosos, há sonegação de imagens, branqueamento de acções com relatos a contradizer o que se vê e, com tantos meios técnicos, não faltará quem suspeite que muitas imagens são adulteradas. As televisões fazem orelhas moucas, mas não evitam o achincalhamento do seu trabalho jornalístico.

Pense-se agora o que é o tratamento da informação, e das imagens, num regime ditatorial. Temos o exemplo do salazarismo e há aquele sentimento de protecção do antigo regime ao clube preferencial, aquele de quem se transmitia mais jogos entre os raros visualizados em directo.

A Espanha não tem medo do passado. A transferência de di Stéfano, desviado do Barcelona rumo a Chamartin, não tem mais dogmas, nem brumas. Por decreto, o maior jogador de sempre, segundo alguns, reforçou o Real Madrid projectando-o para o colosso que é ainda hoje.

Mas no país vizinho foi-se mais longe. A provar como o regime protegia o Real Madrid, um simples cruzamento para o golo vitorioso de Marcelino na final com a URSS no Europeu-64, no então Santiago Bernabéu, está devidamente actualizado: não foi o madridista Amâncio, mas o culé Pereda a cruzar para o 2-1 final no prolongamento.

Basta respigar o que o site Maisfutebol escreveu ontem para se perceber a história e a vergonha que o esclarecimento actual não apagará nunca!


«O golo que mudou 44 anos depois
O golo da vitória da Espanha na final do Euro-64 continha um erro histórico que foi agora finalmente corrigido pela TVE, 44 anos depois. O autor da assistência para o golo decisivo foi deturpado pelo montador, pelo que as imagens transmitidas pelo NO-DO, um noticiário documental do regime que era projectado no cinema antes do filme em si, foram manipuladas.

As imagens do golo de Marcelino, que valeu o título europeu à selecção espanhola, eram precedidas de uma assistência de Amancio, quando foi Chus Pereda a fazer o passe decisivo. Assim, e depois de o Canal + e a Tele 5 terem levantado a questão, a TVE admitiu o erro e acabou por revelar outras imagens da altura, em que é possível confirmar, de outro ângulo, que a assistência é de Pereda.

Antonio Garcia Valcárcel, o próprio montador do vídeo, prestou-se a explicar o que realmente se passou: «O golo de Marcelino tinha falhas. O operador que filmou o jogo não podia gravar todas as jogadas porque era impossível na altura. E o que se passou? Escolhemos uma jogada em que não se tinha passado nada de especial e colámos a imagem ao plano onde Marcelino marcava o golo.»

Um dado que pressupõe ainda a existência de um dedo do regime na história do golo mais importante de sempre do futebol espanhol é o facto de Amancio ser jogador do Real Madrid e de Pereda defender as cores do rival Barcelona. O jogador do Barça teria sido, desta forma, o grande herói da final, uma vez que fez o primeiro golo da Espanha e, afinal, assistiu Marcelino para o segundo golo.

Hoje, os dois envolvidos brincam com a situação. Pereda diz que já lhe tinham explicado por que tinha sido feita a confusão e não lhe dá muita importância. «O mérito não é de Amancio, nem meu. É de Marcelino, veja-se o cabeceamento. E o meu cruzamento foi uma lástima! Na verdade, o passe bom foi o falso, o de Amâncio», disse o antigo jogador, numa entrevista ao jornal As.»
In MaisFutebol

Assista ao vídeo que explica toda a confusão.

11 comentários:

  1. O que me impressiona é a lata do inenarrável "realizador" da TVE...António Garcia Valcárcel: "O golo do Marcelino tinha falhas...O operador que filmou o jogo não podia gravar todas as jogadas porque era impossível na altura."
    Estranho não é? Então não é que afinal sempre existiam imagens dessa jogada?...Reparem:
    "Assim e depois de o Canal+ e a Tele5 terem levantado a questão, a TVE admitiu o erro e "acabou" por revelar outras imagens da altura em que é possível confirmar, "de outro ângulo", que a assistência é de Pereda..."
    Os "sublinhados" são meus...

    Lá como cá, aparece sempre cada "Manhoso"...Só falta saber quem será o Corneado Espanhol!...Como se chamará?...El Corneadito?...Mui bien, mui bien, a Bem da Nação!...

    ResponderEliminar
  2. Curioso este caso, estes espanhóis são peritos nisso, já agora vejam isto

    http://www.youtube.com/watch?v=Fca-MbAKOV0&feature=related

    Será que a flecha entrou ou não ?

    Quanto a Portugal, o jornalista da TVI diz que parece que o golo do Sporting está em fora de jogo, não há certezas, faz-me lembrar o resumo o FCP-Naval o mesmo jornalista a dizer " ora vejam Taborda a facilitar, ora reparem o espaço que o jogador do Porto tem na grande área, reparem só..."

    ResponderEliminar
  3. A mim nao me impressiona que os jornalistas digam que o lance do Purovic é duvidoso. Porque em varias repetiçoes ele até parece estar em jogo. Em caso de duvida beneficiar quem ataca, pois claro.

    O que me deixa sem esperança na recuperaçao economica do meu pais, sao os comentarios dos mesmos jornalistas, ao lance do segundo golo do Porto contra o Paços de Ferreira, ou a diferença de analise entre o lance de Lisandro e Farias na primeira parte (em que ambos seguem isolados para a baliza sem estarem fora de jogo) e o lance do segundo golo do Sporting no ultimo Sporting-Porto em que o jogador da casa esta um metro adiantado.

    Isto demonstra muita coisa:
    Servilismo cobarde e bacoco;
    Falta de cultura democratica;
    Falta de coragem e ombridade para assumir e mostrar a verdade;
    Ignorancia e incompetencia;
    Gosto pelo culto da incompetencia.


    Isto traz desinformaçao que 'tolhe' a abertura de pensamento e de analise das pessoas. Todos sabemos como os regimes se apropriam dos média para controlar as linhas de pensamento e acçao dos mais ignorantes. Hoje, nos paises latinos continuamos a assistir aos mesmos episodios de subserviencia dos média para agradar às maiorias.
    Ainda assistimos ao fenomeno Berlusconi em pleno séc XXI.

    O que mudou no Universo das comunicaçoes e da informaçao nos ultimos anos foi a Internet.
    A geraçao que tem agora acesso a este poderoso instrumento tem a possibilidade de ver varios angulos da mesma situaçao e avaliar diferentes pontos de vista, para além de tomar conhecimento de realidades que nuca antes conheceu.

    Certamente que muitos 'cegos', quando leem este blog, se deparam com pontos de vista e verdades que desconheciam totalmente. Espero que as proximas geraçoes sejam educadas de maneira diferente para que esta fraquissima qualidade dos média comece a desaparecer.

    Nos EUA, os média teem inclinaçoes politicas e desportivas marcadas. A sociedade assim o permite, a sociedade assim funciona, sao as regras do jogo, a olho nu.
    Na Europa, na generalidade, as tendencias politicas existem mas nao se assumem directamente. Assumem-se com cronicas, opinioes. Muitas vezes com hipocrisia.
    Nao sendo nos uma sociedade que se diz aberta aos lobbies, mas que os pratica incessantemente, e onde chegou um sentimento de banalizaçao das acçoes ao ponto da corrupçao em cargos politicos e a promiscuidade com as grandes organizaçoes serem tidas como normais, o que agora assistimos é a uma governaçao central, local e empresarial em que, aquilo que consideravamos hipocrisia e mentira passou a um laxismo e desmotivaçao completos.

    Com a ajuda da descomunicaçao social, que da enfase a casos sem pés nem cabeça, a cabalas de perseguiçao pessoal e partidaria, como sao os casos da tentativa de linchamento publico de Pinto da Costa ou a tentativa de destruiçao de toda a direcçao do Partido Socialista no caso Casa Pia, o sentimento de banalizaçao e impotencia vai continuar a aumentar depois das 'montanhas parirem ratos'.

    Os titulos do FCPorto sao titulos de resistencia e muito suor. Sao frutos da vitoria de uma guerra contra o regime ditatorial que nao acabou com Salazar. As vantagens politicas e economicas dos clubes de Lisboa, principalmente do Benfica, estao bem à vista de quem as queira ver, embora os média Salazarentos as tenham escondido durante as ultimas décadas.

    Quando a esperança de que as coisas podem mudar me assola, logo dou de caras com comentarios de provincianos a insurgirem-se contra aquilo que a eles chamam de provincia. Essa 'coisa' que lhe deu de comer anos a fio e que eles nao param de tentar destruir.

    What goes around comes around.

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante este último comentário do Soren, identifico-me totalmente. Eu próprio leio os jornais ( e leio muitos jornais ), vejo a tv ( confesso que cada vez menos) e tomo a atenção a certas coisas que dantes não tomava,como por exemplo aos comentários dos jornalistas nas narrações dos resumos e da forma como eles dão as noticias. Foi a Internet,até mais concretamente blogs como este, aliada à minha curiosidade, que me fez "evoluir" nesse sentido, tenho pena que a minha geração se esconda destes problemas e que a forma de os resolver seja apenas um simples encolher de ombros.

    ResponderEliminar
  5. Impressionante o sentir do soren, também concordo, ainda que a massificação da informação não tenha a democratizado mesmo nos títulos ou tv's privados. Berlusconi, que soren citou, construiu primeiro um império de média para chegar ao poder e, ali, desfrytar dele. Não foi o suficiente para o manter, porque há regras democráticas, E DE VERDADE, que se sobrepõem aos interesses individuais.
    A informação, de resto, cá como lá fora mas em Portugal a uma dimensão mais pequena e centralizada que roça a indecência intelectual, é vendida à massa, a quem tem poder de compra, à região de mais habitantes que contribui tanto para o share, a audiência como a sondagem eleitoral.
    Este círculo é mantido com a verdade refém desse interesse económico por si dependente do poder político e do centralismo radicado na capital.
    A comparação Porto-Lisboa é um ponto pequeno da rivalidade Madrid-Barcelona, mas a cidade condal tem um prestígio, autonomia, força económica e eleitoral, autêntica independência do poder central que tem meios próprios de comunicação, jornais generalistas e desportivos, canais de rádio e televisão, actividade bancária original (La Caixa é uma das maiores instituições bancárias oriunda da Catalunha),até um idioma próprio e jornais em catalão. Madrid amesquinhou Barcelona e a queda da ditadura franquista deu asas á cidade e tecido económico, organizou uns Jogos Olímpicos, tem uma projecção cultural e de marca reconhecidas e, sendo o espelho da democratização espanhola descentralizada, torna-se um interessante e até o mais próximo ponto de comparação da nossa realidade ainda hoje subalternizada aos ditâmes lisbonenses: vejam-se projectos falados para o Porto abafados ou na iminência de serem adoptados em Lisboa, o investimento em cada região, o afunilar de obrigações que conduzam a "ter de ir" à capital para a qual se viraram a maior parte das empresas de matriz nortenha salvo a resistente Sonae.
    É por isto, por razões históricas e de evolução política, de afinidade, de afectividade, de reconhecimento, que para mim o Barça é preferido ao Madrid.
    Hoje vemos todas as instituições capitularem perante o poder sediado na capital, o regabofe da simples escolha/nomeação de um responsável pela PJ do Porto levar ao contorcionismo político vexatório para as instituições judiciais e a inacreditável ronda mediática como se fossem partes interessadas na matéria.

    ResponderEliminar
  6. Suponho que todos estão lembrados do que se afirmou sobre a "existência" das Armas de Destruição Maciça no Iraque...Essa mentira aclamada pela maioria dos intervenientes políticos Democráticos, serviu para fomentar uma guerra de que ainda hoje é imprevisível o resultado. Eu vi o Primeiro Ministro de então Durão Barroso afirmar após a Cimeira da Vergonha nos Açores, que "viu" as provas da existência dessas armas...Em recompensa, de seguida foi "guindado" -qual Henrique VIII- a plano de destaque e ainda hoje é uma figura "distinta" e "respeitada" na Comunidade Europeia...Mentir tem as suas "vantagens"...É preciso saber de que lado estamos, para que a nossa mentira traga bons "resultados"... Não me parece que alguém ignore que a mentira faz parte da nossa Natureza, é uma marca do nosso instinto de sobrevivência, sobrevive com figuras de estilo do género "Mentira Piedosa" ou "Dourar a Pílula" para eufemísticamente ser lavada da desonra e da ignomínia... Daí que eu admire sobremaneira aqueles que têm a coragem de enfrentar esse dilema ético e moral negando o facilitismo e dizerem as verdades custem elas o que custarem a si próprios...São esses os valores em que acredito, alguma coisa aconteceu na minha infância que me gravou tais sentimentos de forma indelével na consciência...De certo modo foi também por isso que eu tive sempre a tendência de me situar preferencialmente do lado dos desfavorecidos...Por isso me sinto plenamente confortável quando me revelo como Cristão...Sem dogmas espirituais...Por isso acredito que o Futuro pode ser sempre melhor e nele existe margem de manobra para enfrentar as dificuldades por mais escuras que elas se coloquem...Por isso -acredito seriamente- optei pelo Futebol Clube do Porto em detrimento do mais fácil, cómodo e maioritário pensamento da época em que me construí...Por isso não tenho receio de encarar as minhas responsabilidades ainda que elas doam e não me tragam benefícios palpáveis...Porque o maior benefício -sinto-o profundamente- é estar de consciência tranquila -para quem tem efectivamente consciência- perante o Mundo e a Vida. Mas como vimos a mentira não é característica apenas dos regimes ditatoriais, ela é um instrumento de apropriação imoral de vantagens...E vantagens existem em todos os regimes e sistemas instituidos...Preciso é, saber "ler" bem nas entrelinhas, estar atento às Novas Oportunidades e "atacar" no momento certo...Para rematar de momento, devo confessar que tenho estado a ler um "calhamaço" que se chama "História de Portugal" de Alexandre Herculano...Sinceramente estou aterrado! Aquela História não é a minha mas admito que seja a verdadeira...O que os homens fazem para atingirem os seus objectivos sejam eles quais forem! E já agora sejamos honestos para com Nuestros Hermanos, eles são nossos parentes!...Não esqueçam que a figura tutelar da nossa História é filho de uma Castelhana ou Leonesa e de um Borgunhês...E neto de um Leonês e de um Francês e primo de um Galego...Para já não falar dos tios e restante família...

    ResponderEliminar
  7. E não é verdade que a mentira seja uma prova de incompetência -os "bons mentirosos" são competentes- é sim uma prova de desonestidade...Assim como também não é certo que "a verdade seja como o azeite", na maior parte das vezes nunca aparece à superfície e se aparece, aí sim, é por incompetência de quem a formulou ou construiu...Gostei muito da Simone de Oliveira nos seus setenta anos e na sua frontalidade, demonstrada mais uma vez, junto da Judite de Sousa Mãosinhas...É necessário Gente que não tenha receio de chamar "badameco" a quem se julga importante!...

    ResponderEliminar
  8. Sobre o post já não vale a pena escrever, pois as opiniões na caixa de comentários estão mais do que fundamentadas. Subscrevo tudo o que foi escrito.

    Apenas uma informação que me chegou ontem via telemovel e que também tem a ver com TV. O benfica vai ter televisão própria e até já contratou um director. Francisco Penim de seu nome.

    O FC Porto está à espera de quê?



    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. Que o Penim tenha tanto exito como teve na SIC onde está encostado desde o regresso de Nuno Santos.

    ResponderEliminar
  10. off-shore, creio que já saiu de lá. O êxito que teve foi afundar a SIC.
    Até a mulher perdeu!

    ResponderEliminar
  11. A F.C. Porto apresentou esta sexta-feira à CMVM o seu Relatório e Contas relativo ao primeiro semestre da temporada 2007/08.

    Segundo o documento, os resultados são bastante melhores do que os alcançados em igual período do exercício anterior.

    Assim, a SAD azul e branca passou de um resultado líquido negativo de 8,3 milhões de euros para 7,3 milhões de euros positivos.

    Relativamente aos custos com o pessoal, houve uma descida interessante, totalizando agora somente 37% dos proveitos operacionais, contra 56% no mesmo período do último ano.

    Em relação aos resultados operacionais, também se pode falar numa melhoria avassaladora. Na primeira metade de 2006/07 estes números rondavam os 6,2 milhões de euros negativos. Agora subiram para 8,8 milhões positivos.

    Em resumo, os resultados financeiros da SAD do F.C. Porto melhoraram em cerca de 31%, tendo como comparação o mesmo período do ano transacto.


    in Maisfutebol

    ResponderEliminar