14 julho 2008

A bola já rola na Alemanha


Desde a passada sexta-feira que o FCPorto já se encontra instalado no Klosterpforte Hotel situado em Marienfeld, localidade alemã escolhida pelos responsáveis do clube, onde a equipa encontrou o sossego e as condições necessárias para apurar o físico nestas sempre puxadas pré-temporadas. Curiosamente o mesmo hotel onde a selecção portuguesa ficou instalada aquando do mundial da Alemanha de há dois anos.

Para a Alemanha seguiram os seguintes jogadores:
Guarda-Redes
Helton; Nuno Espirito Santo; Ventura

Defesas
Jorge Fucile; Bruno Alves; Stepanov; Rolando; Pedro Emanuel; Nelson Benítez; Lino; Cristian Sapunaru

Médios
Mario Bolatti; Tengarrinha; Fernando; Lucho Gonzalez; Tomás Costa; Freddy Guarín; Raul Meireles

Avançados
Ricardo Quaresma; Tarik Sektioui; Mariano Gonzalez; Cristian Rodríguez; Candeias; Lisandro Lopez; Ernesto Farías e Alan

Já na passada semana o FCPorto tinha realizado e goleado o Ribeirão num jogo treino à porta fechada no centro de treinos do Olival por oito a zero e ontem voltou a jogar e a golear uma equipa vizinha da vila alemã que recebeu os tri-campeões portugueses por quatro a um, desta feita num jogo a que todos poderam assistir em Gutersloh contra a equipa local e em que o FCPorto ainda não contou com os jogadores internacionais que se apresentaram no estágio no fim da passada semana.

Ficha do jogo contra a equipa alemã:
FC Gutersloh 1 - 4 FC Porto

Equipa: Ventura, Jorge Fucile, Pedro Emanuel, Rolando, Nelson Benítez, Mário Bolatti, Lucho Gonzalez, Tomás Costa, Candeias, Ernesto Farías e Mariano Gonzalez

Jogaram ainda: Hélton, Lino, Tengarrinha, Fernando e Alan

Golos do FCPorto: Heeinrich (PB), Ernesto Farias, Lucho Gonzalez e Lino

Agenda de jogos para o resto da Pré-Temporada:
16 de Julho > FCPorto - PAOK
18 de Julho > Hannover 96 - FCPorto
20 de Julho > Bochum - FCPorto
26 de Julho > FCPorto - Celtic (Jogo de Apresentação)
1 e 3 de Agosto > Torneio da Cidade de Braga (Equipas: SC Braga, Leixões e Cagliari)
10 de Agosto > FCPorto - Lázio

Início da época 2008/2009:
16 de Agosto > FCPorto - Sporting (Supertaça)(Estádio do Algarve)
24 de Agosto > FCPorto - Belenenses (1º Jogo do Campeonato)

23 comentários:

  1. Zirtaev, o Tengarrinha não é defesa central ? Admito que, depois das férias sem saber nada do que se passa em redor do futebol em geral e do FCP em particular, possa ter as ideias ainda mais confusas, mas parece-me que ele é defesa central.

    Já agora, e como fiquei mesmo alheado disto tudo, será que vamos ter um Lino diferente ?

    ResponderEliminar
  2. Menphis, na ficha do site ZeroZero ele aparece como médio. Podes ver aqui.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. ele nos juniores tanto jogava a central como a trinco!
    vi-o mais vezes a trinco, mas tb o vi a central, mmo na intercalar chegou a jogar a central!
    bom jogador... mas se era pa ficar com um central trazia-se o bura ou ficava-se com o andre pinto!
    se e um trinco que o jesualdo quer.. acho que tem ali um bom jogador

    ResponderEliminar
  4. O Tengarrinha é um Jovem que o FC Porto «sacou» ao Benfica.
    Defesa Central de boa mobilidade e com boa facilidade em iniciar a transição Defesa/Ataque de forma jogável. Dada essa característica, muitas vezes esta Época ele jogou a Trinco, especialmente quando o FC Porto optava por apresentar uma Defesa composta por 3 Elementos, tal como sucedeu na «Era Adriaanse» na nossa Equipa Profissional, desempenhando o mesmo «papel» que o Paulo Assunção.

    Na minha opinião, é um jovem com futuro, competitivo, que necessitará de fazer a sua aprendizagem como tantos outros que por aqui já passaram.

    ResponderEliminar
  5. Pois sim.

    E o "Comité de Apelo da Uefa decide manter o Porto na Liga dos Campeões." Sic, 13.21

    A declaração vai ser anunciada amanhã.

    E eu sempre tive a ideia que, desde que o Porto é o único detentor da razão não lhe fugiria a sorte que lhe toca, para mais quando um bate na mãe outro envolve pneus em pó verdadeiro e os dois vão rezar a mesma cartilha para a Uefa, uma entidade que se gere de leis, de regras, e não de intriga e invejas.

    ResponderEliminar
  6. è verdade.. o Tengarrinha, jogava nos benfas, até sofrer uma grave lesão, e ser dispensado. O FCP acreditou nele, e levou-o para as camadas jovens.. Sem dúvida, tem muita qualidade e margem de progressão..

    Quanto ao outro "jovem" do plantel, Candeias, também tem muita qualidade,deu show no jogo de ontem.. mesmo que não tivesse a concorrencia do Quaresma, Rodriguez, Mariano.. o juju, não lhe dava hipotese, porque não é estrangeiro, e é formado no Clube.. bahhhh

    ResponderEliminar
  7. simon que o UEFA decida manter o porto na liga dos campeoes... nao e surpresa nenhuma!
    mas seja qual for a decisao so amanha!
    alguem sabe se o sintra, ponta de lança dos juniores deste ano renovou contrato de senior ou foi dispensado?
    e que era dos melhores que por la andava e eu nunca mais ouvi falar nele

    ResponderEliminar
  8. "A razão está do lado do F. C. Porto"
    Advogado acredita que recursos de Benfica e Vitória levarão chumbo no TAS
    01h05m
    almiro ferreira
    "A razão está do lado do F. C. Porto" e é nessa convicção que o advogado suíço Antonio Rigozzi acredita que o TAS chumbará os recursos do Benfica e do Guimarães. Esta terça-feira já se sabe a decisão do tribunal arbitral.

    Na observação distante - geográfica e, sobretudo, civilizacional -, o advogado suíço Antonio Rigozzi, que patrocina a defesa do F.C. Porto na UEFA e, agora, também no Tribunal Arbitral de Desporto (TAS), olha para as convulsões da justiça desportiva portuguesa, espanta-se com a intentona jurídica no Conselho de Justiça da Federação e comenta ao JN: "Visto aqui da Suíça, tudo isso que se passou no CJ, aí em Portugal, é incompreensível…".

    Seja como for, o causídico helvético estará, hoje, em Lausanne, na audiência do TAS, para argumentar a favor do F.C. Porto, numa exposição elaborada em co-autoria com o compatriota Jorge Ibarrola, outro barra em direito desportivo, que se juntou à causa do clube das Antas. Ibarrola é nem mais nem menos que o ex-conselheiro do TAS (exerceu até Maio de 2007) que julgou e sentenciou um dos casos que fazem jurisprudência favorável aos dragões. Foi este advogado hispano-suíço que arbitrou o "caso Valverde" e que concluiu pela irrectroavidade dos regulamentos da União Ciclista Internacional, que pretendia aplicar, a anteriori, as normas que aprovara já depois de o corredor espanhol ter sido envolvido num escândalo de doping, o "caso Puerto".

    O caso do Anderletch

    Ibarrola é também contemporâneo de outro acórdão do TAS favorável ao F.C. Porto: em Abril de 2007, o tribunal de Lausanne verificou a irrectroavidade dos regulamentos da UEFA para o caso de corrupção que envolveu o Anderlecht em 1984.

    Hoje, do lado de cá da barra, Ibarrola e Rigozzi exporão as razões do F.C. Porto e farão o contraditório aos recursos convergentes do Benfica e do Vitória de Guimarães, que contestam a decisão da UEFA de reintegrar os tricampeões nacionais na Liga dos Campeões e que argumentam, com base nas "decisões" de cinco dos membros do CJ, o trânsito em julgado do processo a Pinto da Costa, pretendendo, nessa presunção, ver os dragões fora do maior torneio de clubes da Europa.

    Uma equipa de advogados, reforçada com o ex-conselheiro do TAS, passou a última semana a elaborar uma exposição, para contrariar os argumentos aduzidos pelo recurso "conjunto" do Benfica e do Vitória. Comprometido com as cartilhas deontológicas, Antonio Rigozzi não quis alongar-se em análises a um processo em curso, mas sempre verificou, convictamente, que "a razão está do lado do F.C. Porto".

    "Juridicamente - acrescentou -, tudo é possível, mas a razão está do lado do F.C. Porto. Preparámos a nossa exposição, que defenderemos, em Lausanne, e acredito que a decisão do TAS será favorável ao F.C. Porto".

    Processo longe da resolução

    Seja como for, mesmo que a decisão dos juízes do TAS não lhe seja favorável, mesmo que a UEFA retroceda, Rigozzi deixa escapar, implicitamente, que o processo ficará longe da resolução. O advogado vai observando que há muitas peças soltas e "muitas questões a verificar".

    "A aplicação retroactiva do regulamento será só uma dessas questões. É claro que a UEFA não pode aplicar um regulamento de 2007 sobre facto ocorridos ou pretensamente ocorridos em 2004. Isso abriria outro problema", disse Rigozzi, sem especificar o "outro problema".

    Embora tacitamente, "maître" Rigozzi não se referiria apenas ao facto de os regulamentos da UEFA, sediada em Nyon, terem de estar conformes à Lei Geral da Confederação Helvética, a qual, na observância de um princípio universal caro a qualquer Estado de direito que se preze, não aplica leis retroactivamente. "Outro problema" aludido pelo advogado será uma referência às eventuais e incalculáveis consequências jurídicas e financeiras que possam derivar do facto de a UEFA não se ter lembrado de aplicar o regulamento, instituído em Janeiro de 2007, à Fiorentina e à Lazio, equipas certificadas, em Junho de 2007, para jogarem a edição 2007/8 da Taça UEFA, como se nada lhes tivesse sucedido no "calcio caos". O mesmo se pode dizer da Juventus, relegada à segunda divisão italiana, por comprovada corrupção de árbitros, e agora regressada, impunemente, à Liga dos Campeões.

    E apanhada como foi em evidente duplicidade de critérios - até o próprio Comité de Apelo, mais do que verificar a irrectroavidade do regulamento, apelou a todas as cautelas... -, a UEFA não estará nada interessada em abrir uma caixa de Pandora, de efeitos imprevisíveis, jurídicos, desportivos e económicos. Com repercussões imponderáveis. Lá e cá!
    in JN

    ResponderEliminar
  9. Responsável do DIAP-Porto bate com a porta
    Conflitos ao longo de dois anos com PGR e carreira ditampedido de saída da chefe dos investigadores do MP
    01h35m
    Nuno miguel maia
    Hortênsia Calçada pediu para sair do DIAP do Porto. A procuradora invoca razões de carreira, mas a decisão terá sobretudo a ver com o clima de mal-estar com a PGR. Para a substituir, Pinto Monteiro deverá escolher alguém da sua confiança.

    A transferência da procuradora-geral adjunta para o Tribunal da Relação do Porto deverá ficar confirmada amanhã, numa reunião do Conselho Superior do Ministério Público (MP), que deverá confirmar um anteprojecto de movimento anual de magistrados. E é pouco provável que Hortênsia Calçada conclua a comissão de serviço à frente do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP do Porto, que só terminaria no próximo ano.

    Isto porque a Procuradoria Geral da República (PGR) terá o entendimento de que não pode requisitar a procuradora à Relação do Porto para continuar a dirigir o departamento com quem o procurador-geral, Pinto Monteiro, tem tido piores relações.

    De acordo com informações recolhidas pelo JN junto de fontes que lhe são próximas, Hortênsia Calçada, ao pedir a transferência, pretende evitar a hipótese de, no final da comissão de serviço em 2009, ter de ir para a Relação de Évora ou outro tribunal distante, por entretanto ter sido preenchida a vaga ainda existente no MP junto da Relação do Porto.

    Só que, na base da decisão, estarão também vários conflitos com a PGR. Começaram em Dezembro de 2006, com o livro de Carolina Salgado e criação da equipa do Apito Dourado, liderada por Maria José Morgado, prosseguiram com a instauração pela PGR de um processo que abrange procuradores do Porto e terminaram com a criação de uma equipa, em Lisboa, para investigar crimes na noite do Porto (ver ficha).

    Também com intenção de saída está o procurador conhecido como "número dois" do DIAP do Porto. Almeida Pereira - indigitado há meses para director da PJ-Porto, mas que viria a renunciar ao convite ao perceber que não era do agrado de Pinto Monteiro - pediu a promoção a procurador-geral adjunto e transferência para a Relação de Évora. Porém, como há um ano renunciou à promoção, não é líquido que o CSMP lhe permita a saída do DIAP-Porto.

    Com estas saídas no horizonte, Pinto Monteiro fica com o caminho aberto para tentar colocar um nome da sua confiança pessoal à frente do segundo maior DIAP do país, ao qual já por várias vezes impôs a sua vontade por via da autoridade, dando origem a uma "guerra" Lisboa-Porto no MP.

    Ao que o JN apurou, vários são os nomes que se perfilaram para suceder a Hortênsia Calçada. O candidato terá de ser aprovado pelo CSMP, mas a votação ainda não está formalmente agendada

    in JN

    ResponderEliminar
  10. Operation: Takeover.

    Incrivél como o procurador gera tanta animosidade.

    ResponderEliminar
  11. noé, o saloio beirão politicamente correcto é uma figura própria deste regime, para o regime, a bem do regime. E quem se aproveita dele tem o beneplácito do regime.

    É o Portugal actual. A Educação é uma treta e o Emprego tremula sobre um fio de nylon acima do Grand Canyon?

    Pois os portugueses têm falado, precisamente, que o pior de tudo é a... Justiça.

    Este saloio procurador muito contribuiu para isso. Os grandes processos fizeram todos marcha-atrás ou avariaram no meio do deserto, assim como a margem sul.

    Só um processo avança. Kafkiano, mas avança. Custa mais ao erário público do que a própria eminência na PGR e suas lancetas adjacentes.

    A primeira coisa a limpar no País nem é a FPF, é a PGR e o M.P.. Depois, com uma Justiça no seu lugar e a fazer o que deve, investigar, culpar ou absolver, trata-se da Educação, para que os portugueses que se alimentam de discursos e vinho aprendam pelo menos o Português, que na Matemática vamos avançando, isto para não falar na conjuntura do Direito que melhora a olhos vistos.

    Talvez daí viesse uma melhoria do empreendedorismo e, assim, mais Trabalho, Emprego, Estabilidade Social.

    O País afunda-se neste triângulo das Bermudas.

    ResponderEliminar
  12. Sapunaru, confirmado, na página do FCP!

    http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futcomunicadosapunaru_140708_36435.asp


    5 épocas, e cláusula de rescisão prevista é de € 25.000.000,00.

    ResponderEliminar
  13. Tomás Costa ainda se fez passar (dizer) que era parecido com o Deco. Não á ninguém que se compare com o Deco.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Confirmado... TAS dá razão a Platini.

    Porto fora da Champions por um ano!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. A afirmação aqui colocada sobre a decisão do Tas não é verdadeira.
    Aliás basta ver na bola online a reacção do representante do Benfica.

    ResponderEliminar
  18. Estes tipos devem andar loucos! haver rectroactividade e a UEFA tem de esclarecer a alinea em questão?! Isso acontecendo o FCP recorre para o comité de apelo ou directamente para o TAS e volta tudo ao zero...

    ResponderEliminar
  19. O Vila Cova deve ter razão, deixo aqui o coment de um dos advogados do Benfas e o que ele lança boca fora abre a perspectiva de terem sido atirados ao tapete...Mas isto a ser verdade, só os deixa mal colocados perante a UEFA, confirmam aquilo que nós afirmamos sempre: -Não respeitam ninguém!...

    «UEFA navega contra os próprios estatutos» (Paulo Gonçalves)

    Após mais de sete horas de reunião, o representante do Benfica no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) defende que a «UEFA navega contra os próprios estatutos», após ter alegadamente colocado em causa as decisões tomadas na polémica reunião do Conselho de Justiça.

    "Paulo Gonçalves
    ASF
    «Chegámos aqui porque a UEFA quis esperar pelas decisão tomadas pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Agora, o TAS alega que essas decisões não são definitivas e que [o FC Porto] ainda pode recorrer para os tribunais administrativos. A UEFA navega contra os próprios estatutos», explicou Paulo Gonçalves, em declarações à TVI.

    O TAS divulgará amanhã, oficialmente, a decisão sobre o recurso interposto por Benfica e Vitória de Guimarães."


    Estão mais que "aparentemente" f.d.d.s!...Espero que sim!

    ResponderEliminar
  20. FC Porto - Paok FC

    A seguir:

    Hannover 96 - FC Porto

    Excelente

    ResponderEliminar
  21. A razão está do lado do F. C. Porto" in JORNAL NOTÍCIAS
    Advogado acredita que recursos de Benfica e Vitória levarão chumbo no TAS
    01h05m
    almiro ferreira

    "A razão está do lado do F. C. Porto" e é nessa convicção que o advogado suíço Antonio Rigozzi acredita que o TAS chumbará os recursos do Benfica e do Guimarães. Amanhã, já se sabe a decisão do tribunal arbitral.

    Na observação distante - geográfica e, sobretudo, civilizacional -, o advogado suíço Antonio Rigozzi, que patrocina a defesa do F.C. Porto na UEFA e, agora, também no Tribunal Arbitral de Desporto (TAS), olha para as convulsões da justiça desportiva portuguesa, espanta-se com a intentona jurídica no Conselho de Justiça da Federação e comenta ao JN: "Visto aqui da Suíça, tudo isso que se passou no CJ, aí em Portugal, é incompreensível…".

    Seja como for, o causídico helvético estará, hoje, em Lausanne, na audiência do TAS, para argumentar a favor do F.C. Porto, numa exposição elaborada em co-autoria com o compatriota Jorge Ibarrola, outro barra em direito desportivo, que se juntou à causa do clube das Antas. Ibarrola é nem mais nem menos que o ex-conselheiro do TAS (exerceu até Maio de 2007) que julgou e sentenciou um dos casos que fazem jurisprudência favorável aos dragões. Foi este advogado hispano-suíço que arbitrou o "caso Valverde" e que concluiu pela irrectroavidade dos regulamentos da União Ciclista Internacional, que pretendia aplicar, a anteriori, as normas que aprovara já depois de o corredor espanhol ter sido envolvido num escândalo de doping, o "caso Puerto".

    O caso do Anderletch

    Ibarrola é também contemporâneo de outro acórdão do TAS favorável ao F.C. Porto: em Abril de 2007, o tribunal de Lausanne verificou a irrectroavidade dos regulamentos da UEFA para o caso de corrupção que envolveu o Anderlecht em 1984.

    Hoje, do lado de cá da barra, Ibarrola e Rigozzi exporão as razões do F.C. Porto e farão o contraditório aos recursos convergentes do Benfica e do Vitória de Guimarães, que contestam a decisão da UEFA de reintegrar os tricampeões nacionais na Liga dos Campeões e que argumentam, com base nas "decisões" de cinco dos membros do CJ, o trânsito em julgado do processo a Pinto da Costa, pretendendo, nessa presunção, ver os dragões fora do maior torneio de clubes da Europa.

    Uma equipa de advogados, reforçada com o ex-conselheiro do TAS, passou a última semana a elaborar uma exposição, para contrariar os argumentos aduzidos pelo recurso "conjunto" do Benfica e do Vitória. Comprometido com as cartilhas deontológicas, Antonio Rigozzi não quis alongar-se em análises a um processo em curso, mas sempre verificou, convictamente, que "a razão está do lado do F.C. Porto".

    "Juridicamente - acrescentou -, tudo é possível, mas a razão está do lado do F.C. Porto. Preparámos a nossa exposição, que defenderemos, em Lausanne, e acredito que a decisão do TAS será favorável ao F.C. Porto".

    Processo longe da resolução

    Seja como for, mesmo que a decisão dos juízes do TAS não lhe seja favorável, mesmo que a UEFA retroceda, Rigozzi deixa escapar, implicitamente, que o processo ficará longe da resolução. O advogado vai observando que há muitas peças soltas e "muitas questões a verificar".

    "A aplicação retroactiva do regulamento será só uma dessas questões. É claro que a UEFA não pode aplicar um regulamento de 2007 sobre facto ocorridos ou pretensamente ocorridos em 2004. Isso abriria outro problema", disse Rigozzi, sem especificar o "outro problema".

    Embora tacitamente, "maître" Rigozzi não se referiria apenas ao facto de os regulamentos da UEFA, sediada em Nyon, terem de estar conformes à Lei Geral da Confederação Helvética, a qual, na observância de um princípio universal caro a qualquer Estado de direito que se preze, não aplica leis retroactivamente. "Outro problema" aludido pelo advogado será uma referência às eventuais e incalculáveis consequências jurídicas e financeiras que possam derivar do facto de a UEFA não se ter lembrado de aplicar o regulamento, instituído em Janeiro de 2007, à Fiorentina e à Lazio, equipas certificadas, em Junho de 2007, para jogarem a edição 2007/8 da Taça UEFA, como se nada lhes tivesse sucedido no "calcio caos". O mesmo se pode dizer da Juventus, relegada à segunda divisão italiana, por comprovada corrupção de árbitros, e agora regressada, impunemente, à Liga dos Campeões.

    E apanhada como foi em evidente duplicidade de critérios - até o próprio Comité de Apelo, mais do que verificar a irrectroavidade do regulamento, apelou a todas as cautelas... -, a UEFA não estará nada interessada em abrir uma caixa de Pandora, de efeitos imprevisíveis, jurídicos, desportivos e económicos. Com repercussões imponderáveis. Lá e cá!

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desport … _id=967730

    ResponderEliminar
  22. Agora que o F.C.Porto está na alemanha, saiu deste ambiente sufocante.

    ResponderEliminar